Castros

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Património | Títulos

Castros

#134572 | FEQ | 18 nov 2006 13:06

Procuro indagar da ligação familiar entre D. Maria de Castro e D. João de Castro. Passo a explicar a FEQ possui um pergaminho de 1531 que consta de uma sentença cível exarada pela Casa da Suplicação em que declara válido o testamento que D. Maria de Castro tinha feito em beneficio de D. João de Castro e para o esclarecimento da forma como a Quinta de Vila Nova veio parar às mãos de D. Emília de Castro, filha dos Condes de Resende e por sua vez a Eça de Queiroz gostaria que me ajudassem.
Sandra Melo

Resposta

Link directo:

RE: Castros

#134654 | Samuel C O Castro | 19 nov 2006 11:59 | Em resposta a: #134572

Estimada Sandra Melo,

Para eu tentar lhe ajudar, por favor, informe a localidade onde fica/ficava a Quinta de Vila Nova.
Em vista de minha pesquisa, que poderás ver em meu tópico " Castro – Todos os ramos - Grande árvore unificada" tenho grande interesse em tudo o que se relaciona com essa família, inclusive os herdeiros Castros, no decorrer dos tempos, que foram proprietários da referida Quinta. Se tiveres algo dessa família que puder me disponibilizar, fico-lhe muito grato. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Castros

#134885 | FEQ | 21 nov 2006 12:14 | Em resposta a: #134654

Ex.mo Senhor

Muito obrigada pelo interesse demonstrado. A Quinta de Vila Nova fica situada na freguesia de Santa Cruz do Douro, concelho de Baião, distrito do Porto. Esta Quinta calhou em partilhas, em 1892, à esposa do Escritor Eça de Queiroz, Emília de Castro Pamplona, filha dos Condes de Resende. Após a morte de Emília de Castro Pamplona a propriedade passou para a filha Maria Eça de Queiroz e dela para o seu filho Manuel Benedicto de Castro e deste para a sua viùva, Maria da Graça Salema de Castro que conta com 86 anos de idade e fez desta Quinta a sede da casa-museu Eça de Queiroz.
Se quiser ficar a conhcer o nosso espaço convido-o a visitar a nossa página na internet www.feq.pt.
Agradeço por isso a sua ajuda e fico a aguardar as suas prezadas notícias,
Sandra Melo

Resposta

Link directo:

RE: Castros

#135150 | Samuel C O Castro | 23 nov 2006 12:57 | Em resposta a: #134885

Estimada Sandra Melo,

Pesquisando em minha base, tenho um D. João de Castro – N-1470 (não se trata do Grande D. João de Castro, Vice-Rei da Índia) – c. c. Isabel de Sousa e Távora – N-1470 - Sr. de Penela e Roriz, Bemviver e Rezende – Ela foi dotada pelos seus pais com a Quinta de Outiz Solar de Pinheiros, em setembro de 1499.
Uma das filhas desse casal: Maria de Castro foi casada com Fernão Camelo de Miranda (ou Gonçalo Pinto de Miranda), do Porto, Sr. da Quinta de Vilar de Paraíso (não me consta a localidade). No transcorrer da descendência desse casal, também é citada parte da sucessão dessa quinta. Ainda, no transcorrer dessa descendência, consta dois casamentos entre primos, que infelizmente não consegui entroncar os ascendentes do outro lado Castro.

Na descendência de um irmão dessa Maria de Castro, chega-se no ramo dos Condes de Rezende e, consequentemente, no ramo de José Maria de Eça de Queirós.

Não sei se a Quinta de Vilar do Paraíso, trata-se da mesma Quinta de Vila Nova. Como os nomes são coincidentes e as datas se aproximam, vejo como possibilidade de se tratar de uma pista. Talvez meus dados não elucidarão sua dúvida, mas poderão contribuir nesse objetivo.

Da forma da composição que tenho em minha base, fica impossível de aqui expor tudo. Portanto, para que eu possa remeter-lhe, estou disponibilizando meu e-mail ao solicitando seu contato.

Todo e qualquer dado que tiverem e que ali se encaixar e puder me disponibilizar, serei muito grato.

Ví o site indicado. Parabenizo à todos pela belíssima iniciativa. No anexo que lhe enviarei, tem alguns dados/datas que não constam na cronologia do JMEQ. Poderão atualizar, se for o caso. O mesmo contém a ascendência da esposa o escritor, que também poderá ser útil para a FEQ.

Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castros

#135737 | FEQ | 28 nov 2006 10:42 | Em resposta a: #134572

Caro Dr. Samuel de Castro

O meu sincero obrigado pelas informações enviadas. Estas permitiram-me confirmar alguns dados sobre os Castros e a árvore geneanológica remetida é de suma importância.
Desejo somente indicar-lhe que a Quinta de Vilar do Paraíso ficava situada em Vila Nova de Gaia.
Com os melhores cumprimentos.
Sandra Melo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 07:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen