Arquivo de empregados da CP

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos

Arquivo de empregados da CP

#134657 | mpa | 19 nov 2006 12:12

Caros Colegas,

Existe alguma base de dados dos empregados da CP desde o ínício (150 anos)?

Se sim, pode ser consultada? e onde?

Muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de empregados da CP

#134671 | josemariaferreira | 19 nov 2006 13:32 | Em resposta a: #134657

Caro(a)

Quanto à Região Norte e Centro propriamente ditas, não lhe sei indicar. Quanto à Região Sul, parece mentira mas é verdade, foi tudo para o lixo!!!
A CP é o reflexo do País, ninguém é responsável!!!

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de empregados da CP

#134687 | 2570 | 19 nov 2006 15:26 | Em resposta a: #134657

Caro MPA
Infelizmente o que lhe disse o confrade Zé Maria é verdade, pois se a ignorância pagasse imposta a CP era a recordista.
Como é possível uma empresa que mudou completamente o tecido humano e social do País não ter respeito pelos seus trabalhadores é que ninguêm consegue explicar.
CONTUDO, existem ainda informações e mesmo fichas de trabalhadores preservadas. Eu percorri essse caminho sem resultado, mas pode ser que o confrade tenha mais sorte, e portanto aqui vão dois endereços.
Arquivo da CP---Calçada do Duque 2O
Direcção Geral dos Transportes Terrestres e Fluiviais--Avª das forças Armadas,40
Ficam ambos em Lisboa, e a talhe de foice lhe digo que se for pessoalmente a ambos poderá ter mais sorte, isto aliado ao facto de no segundo endereço ter uma agradável surpresa relativamente ao que se encontra exposto sobre oas caminhos de ferro.
Já agora, caso encontre algo, e/ou outas fontes de informação sobre este assunto faça o favor de o divulgar aqui no forum
Boa sorte
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de empregados da CP

#134718 | artur41 | 19 nov 2006 19:11 | Em resposta a: #134687

Caros Confrades,

Estou interessado nesses registos.

Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de empregados da CP

#134755 | 2570 | 19 nov 2006 22:37 | Em resposta a: #134718

Caro Artur
O que lhe posso adiantar é que se dirija aos endereços que mencionei neste tópicoe desejar-lhe boa Sorte na demanda.
Já agora, pelo nome.....Soares de onde?
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de empregados da CP

#134765 | artur41 | 19 nov 2006 23:56 | Em resposta a: #134755

Caro Martins,


O meu avô paterno chamava-se Artur Afonso Soares e nasceu na freguesia das Escolas Gerais, Lisboa. Os antepassados dele eram da Bobadela, Viseu. Alguns trabalharam na CP (julgo que em Lisboa): meu bisavô Miguel Soares trabalhou em Lisboa, e casou-se com minha bisavó Zulmira da Conceição.

Este ramo será por mim estudado o melhor possível.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de empregados da CP

#134770 | artur41 | 20 nov 2006 00:13 | Em resposta a: #134765

Caro Martins,

A Bobadela pertence a Oliveira do Hospital, Coimbra. Oliveira do Hospital aderiu em Abril de 2004 à Comunidade Intermunicipal do Pinhal.

As minhas desculpas por o induzir em erro quando falei em Viseu!

Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de empregados da CP

#134805 | 2570 | 20 nov 2006 13:26 | Em resposta a: #134770

Caro Artur
Obrigado
A minha questao em relação aos Soares, é que também tenho Soares como ancestrais, ligados aos caminhos de ferro, mas os meus são naturais do Porto e de Baião. De qualçquer forma procure nos endereços que postei neste tópico.
Tirando estes, só posivelmente quando estiver concluido o museu da cp no entroncamento, isto é se o que resta não for também parar ao lixo como é apanágio em Portugal.
P.S. Caso saiba de qualquer organismo que possa possuir informações sobre ferroviários, faça favor de informar aqui no fórum, pois creio que vários confrades procuram informações destas.
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de empregados da CP

#134806 | artur41 | 20 nov 2006 13:51 | Em resposta a: #134805

Caro Martins,


Não tem de quê.

Farei essa pesquisa. Quando souber mais, divulgarei.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Livro dito das Folhas de Matrícula

#134825 | Eduardo Albuquerque | 20 nov 2006 19:25 | Em resposta a: #134718

Meu Caro Artur Camisão Soares,

Em resposta à sua solicitação, deixo-lhe ficar o seguinte endereço:

CP - Caminhos de Ferro Portugueses
Serviço de Património e Museologia
Estação de Porto S. Bento, 4000-069 Porto
Tel.: 22 105 24 51
Fax: 22 200 10 54/09

Até há bem poucos anos encontrava-se neste serviço um livro deveras volumoso dito das “ Folhas de Matricula”, relativo aos Caminhos de Ferro do Estado, Direcção do Minho e Douro, e atinentes a todos os funcionários admitidos, sendo os registos mais antigos do fim do século XIX.

Neste livro, era registado o nome, idade, naturalidade, estado, habilitações, progressão na carreira, com indicação dos Diários do Governo onde os actos eram publicitados, prémios, louvores e castigos.

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Livro dito das Folhas de Matrícula

#134827 | artur41 | 20 nov 2006 19:57 | Em resposta a: #134825

Meu Caro Eduardo Albuquerque,


Como tem passado?

Muito obrigado pelas informações.

Sempre a considerá-lo.


Meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Agradecimento

#134837 | Eduardo Albuquerque | 20 nov 2006 21:36 | Em resposta a: #134827

Meu Caro Artur Camisão Soares,

Agradecendo o seu amável cuidado, cumpre dizer, em abono da verdade, que me encontro cada vez mais gotoso, vesgo, surdo...enfim, maleitas próprias da idade...

Retribuindo a sua especial consideração e cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Livro dito das Folhas de Matrícula

#134839 | 2570 | 20 nov 2006 21:52 | Em resposta a: #134825

Caro Eduardo Albuquerque
Desculpe-me a impertinência mas, vou aproveitar a ajuda que prestou neste forum ao confrade Artur, neste caso dos ""ferroviários", para tentar encontrar informações de ancestrais meus.
Se bem que creio que a ideia deste forum é exactamente essa, não quero deixar de lhe agradecer esta "dica", que a realizar-se, ou seja: a existir ainda tal fonte documental será "ouro sobre azul".
Mil vezes abrigado
As suas melhoras
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de empregados da CP

#293775 | JFonseca | 01 jan 2012 23:03 | Em resposta a: #185771

Desejava saber se os actos relativos à colocação e transferência de chefes de estação eram publicados nalgum jornal oficial ou boletim.
Procuro dados relativos à década de 60 e nada encontrei no Diário do Governo.

Com os melhores cumprimentos,


JFonseca

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de empregados da CP

#293777 | guarda | 01 jan 2012 23:20 | Em resposta a: #293775

Caro

JFonseca
Durante muitos anos foi publicada a Gazeta dos Caminhos de Ferro, publicação onde se pode recolher muita informação mas na área técnica e administrativa.

A. Pissarra

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de empregados da CP

#293849 | josemariaferreira | 03 jan 2012 13:13 | Em resposta a: #293775

Caro JFonseca

Todos os trabalhadores admitidos na C.P. tinham uma folha de matrícula, onde constava todo o seu cadastro, desde a admissão até à sua demissão ou reforma, pena é que os responsáveis pelos serviços desta documentação que se encontrava devidamente arquivada nas respectivas regiões, norte ,centro e sul, não tivessem acautelado a sua preservação destes documentos. Por exemplo no sul, o arquivo que estava no Barreiro e que continha folhas de matrícula desde 1860 dos antigos Caminhos de Ferro do Sul e Sueste foi todo deitado no lixo. Ninguém até hoje , que eu saiba, foi responsabilizado por este acto de desleixo e irresponsabilidade.


Com os meus cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de empregados da CP

#293853 | Mendia | 03 jan 2012 15:05 | Em resposta a: #293849

Boa tarde,

A Gazeta dos Caminhos de Ferro tem, como foi dito, muita informação.

A gazeta tem uma coluna ou artigo chamada "Os nossos mortos". Nessa área é feito um pequeno resumo da pessoa em questão desde a entrada na CP até à sua reforma ou morte. É muito completo.

Retirei muita informação referente a um dos meus avós em 16 de Abril de 1962. O meu avô morreu a 1 de Abril de 1962.

Cumprimentos,

FM

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de empregados da CP

#293854 | joanalegri | 03 jan 2012 16:19 | Em resposta a: #134687

Os confrades que pesquisaram os arquivos da CP sabem dizer-me se naqueles arquivos constam escrituras de terras compradas (ou expropriadas, doadas) para construção de caminhos de ferro? Eu pergunto isto porque gostaria de confirmar o que se diz localmente sobre a doação de terrenos para a passagem da linha do norte por Paialvo pela família proprietária da quinta de Porto da Lage (de que falo noutro tópico).

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de empregados da CP

#293908 | joanalegri | 04 jan 2012 12:02 | Em resposta a: #293854

renovo pedido

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de empregados da CP

#293925 | JoãoGaspar | 04 jan 2012 14:04 | Em resposta a: #293849

Imperdoável.


Caro Zé Maria, não se entende como se pode destruir um arquivo histórico. Quer dizer que qualquer informação sobre a linha do Sul deixou simplesmente de existir?

Cumprimentos,

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de empregados da CP

#293934 | josemariaferreira | 04 jan 2012 16:01 | Em resposta a: #293925

Caro João Gaspar


Todo o arquivo das folhas de matrícula dos empregados dos caminhos-de-ferro da região Sul, infelizmente deixou de existir, o que foi um crime na medida que as mesmas tinham conteúdo histórico desde a formação dos caminhos-de-ferro em Portugal, incluindo as primeiras fotografias que se tiraram em Portugal! As folhas de matrícula dos funcionários dos caminhos-de-ferro, tinha conteúdo histórico, que não ficava atrás dos processos do Santo Ofício. No futuro quem quiser saber algo relacionado com um funcionário seu familiar que tivesse trabalhado nos caminhos-de-ferro da região sul, irá deparar-se com um grande vazio! A folha de matrícula era todo o arquivo relacionado com o funcionário, por ele podia-se saber as condições como foi a sua admissão na empresa, os processos disciplinares a ele instaurados, o seu estado de saúde e até de seus familiares, a sua progressão na empresa e suas promoções, o seu comportamento politico perante o regime, o seu estado habitacional, a sua filiação, o seu estado civil, os seus filhos, as concessões da empresa aos seus familiares, tudo lá estava arquivado! E bem arquivado, por ele até se poderia saber que o funcionário x pediu uma viagem para o tal dia, assim como os familiares que com ele viajaram no percurso tal, tudo arquivado numa pasta por sua vez colocada numa caixa metálica de arquivo. Foi tudo deitado para o lixo cerca de 2004. Não compreendo porque motivo se teve tanto cuidado a guardar folhas de matrícula de funcionárias desde a fundação dos caminhos-de-ferro em Portugal para que depois, de um momento para o outro, se abandonar todo aquele espólio histórico...mais grave não se encontra ninguém é responsável por esse acto...
Não tenho conhecimento do se passou com as folhas de matrícula da região norte e centro, mas se não foram destruídas, ao menos que haja alguém ainda que vá a tempo de as salvar a bem da história dos caminhos-de-ferro, a bem da História de Portugal!
Se quiser saber algo de algum seu antepassado ferroviário, entre em contacto com os Serviços dos Recursos Humanos da C.P.


Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Arquivo de empregados da CP

#390531 | civita sellium | 30 mar 2018 17:33 | Em resposta a: #134657

Boa tarde,
Também andava a procura desta informação e hoje descobri:
-Na Hemeroteca Digital da CML estão digitalizados as Gazetas dos CF
http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/OBRAS/GazetaCFPE/GazetaCFPE.htm

-O Arquivo do Museu Nacional Ferroviario
https://www.fmnf.pt/centrodocumentacao_fundos

-Boletim CP
https://www.cp.pt/institucional/pt/cultura-ferroviaria/historia-cp/boletins

Resposta

Link directo:

Arquivo de empregados da CP

#404658 | asrsm1973 | 26 jun 2018 16:45 | Em resposta a: #134805

Boa tarde.

Estou a construir a minha árvore genealógica ao pesquisar por aqui no forum encontrei esta vossa "conversa" sobre ancestrais ligados ao caminhos de ferro.

Ora bem, também eu tenho antepassados ligados aos caminhos de Ferro desde a sua fundação, sendo esses antepassados também Soares. Um Nogueira Soares de Gois e outro Lopes Soares de Santa Anna da Aldeia do Mato (agora Vilar Formoso). Ambos trabalhadores nos caminhos de Ferro e depois familiares, pois seus filhos se casaram.
Seus descendentes nasceram quase todos na zona do Entroncamento, Torres Novas, Meia_Via, Vila Nova da Barquinha, etc. e também trabalharam praticamente todos nos caminhos de Ferro.
Aliás tenho alguma dificuldade em encontrar os registos de baptismo de todos exactamente porque os irmãos não nasciam todos na mesma terra, era onde seu pai estaria colocado a trabalhar.

Também gostaria de ter informação e quiçá fotos obtidas nos arquivos da CP mas nunca consegui nada....

Obrigada pela atenção

Resposta

Link directo:

Arquivo de empregados da CP

#404659 | asrsm1973 | 26 jun 2018 16:46 | Em resposta a: #404658

Por lapso não me identifiquei...

Andreia Soares Matos

Resposta

Link directo:

Arquivo de empregados da CP

#429211 | katy | 29 nov 2020 14:45 | Em resposta a: #134657

Boa tarde, venho pedir ajuda no que puderem, já não sei onde mais procurar, na minha árvore genealógica falta um tio-avô que só sabemos o nome Mário e que trabalhava na CP (Caminhos de Ferro Portugueses) a função que exercia não se sabe, ele poderá ter nascido entre 1905 a 1920, era filho de Manuel Joaquim Lopes e de Maria dos Anjos e nasceu em Giões - Alcoutim - Faro. Já procurei no Familysearch, Myheritage, Infogestnet, Cepese entre outros sites e nada. Talvez por não ter mais dados ser mais difícil ou impossível de encontrar

Resposta

Link directo:

Arquivo de empregados da CP

#429464 | SVpetra | 06 dez 2020 17:57 | Em resposta a: #134657

Caros confrades,

Resgato este tópico para perguntar sobre a companhia de Carris de ferro de Lisboa, na esperança de que alguém saiba se estão disponíveis arquivos dos seus trabalhadores.

Desde já agradecida,

SVPetra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 19:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen