Família Lami / Lamim / Lamy

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Lami / Lamim / Lamy

#134852 | lami | 20 nov 2006 23:22

Estou a começar uma pesquisa de um dos ramo da minha família. O apelido tem sofrido algumas “mutações” ao longo dos tempos, apresentando as seguintes formas:

- Lami
- Lamim
- Lamy

Descendo de José de Sousa Lamy (ou Lamim) que viveu (desconheço se nasceu mas suponho que sim) em Silves, no Algarve.

Quem tiver alguma informação que queira partilhar, agradeço desde já.

Resposta

Link directo:

RE: Família Lami / Lamim / Lamy

#134865 | rmfrp | 21 nov 2006 00:53 | Em resposta a: #134852

Caro(a) Parente:

Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as boas-vindas ao Fórum, uma vez que creio ser esta a sua primeira mensagem.

A família Lamim/Lami/Lamy tem sido bastante discutida neste Fórum ao longo dos últimos anos. A forma original do apelido é Lamim, embora hoje predomine a variante Lamy. O antepassado comum de todos os Lamim/Lami/Lamy é o Dr. Manuel Freire de Lamim, natural do lugar do Alqueidão, freguesia de Olalhas, concelho de Tomar, que exerceu no início do século XVIII o cargo de Juiz de Fora em Albufeira, Faro e Silves.

O Dr. Manuel Freire de Lamim casou com D. Josefa Maria Correia de Figueiredo Velez de Morais, natural de Portimão, e a sua descendência fixou-se na mesma zona. Os Sousa Lamim descendem de uma filha deste casal, D. Rosa Maria de Lamim, e seu marido Manuel de Sousa Bocarro.

Também sou descendente dos Lamim mas por um ramo diferente, os Aragão Lamim. Na minha linha o apelido foi usado até à minha trisavó Isabel, como pode ver aqui:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=114480
Se clicar nos sucessivos ascendentes de apelido Lamim acabará por chegar ao Dr. Manuel Freire de Lamim e aos seus pais e avós, os únicos ascendentes do mesmo que são conhecidos com total certeza. De D. Josefa conhecem-se ainda muitos ascendentes.

Quem terá mais facilidade em situar o seu ramo da família será o colega Roberto Lopes, que é descendente dos Sousa Lamim e responderá com certeza em breve a esta sua mensagem. Para já recomendo-lhe que consulte os vários tópicos do Fórum onde a família Lamim é referida, pois encontrará certamente muitos dados do seu interesse. Experimente:
http://genealogia.sapo.pt/forum/index.php?search=lamim&tema=0&pesq_por=message

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Lami / Lamim / Lamy

#134912 | roberto lopes | 21 nov 2006 16:16 | Em resposta a: #134852

Caro Lami:

Na espectativa de o puder ajudar em breve a estabelecer a ponte de ligaçao entre o seu Jose de Sousa Lamim, necessitamos de mais detalhes como datas de nascimento, casamento, obito, o nome da conjuge, os filhos e ou netos que teve este seu antepassado para pudermos situar-nos no tempo e no espaço, porque o casal de que descende o seu antepassado tiveram muitos netos e bisnetos com o mesmo nome.

Sei que em Silves existia um Alferes Jose de Sousa Lamim, talvez seja por ai que vem o seu ramo

Fico a aguardar mais informaçoes

Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Família Lami / Lamim / Lamy

#134925 | loureiro | 21 nov 2006 17:48 | Em resposta a: #134852

Caro Lami

Em Lagos existia uma familia Brak-Lamy. Não sei se terá ligação.
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=6976

Cumprimentos,

J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Lami / Lamim / Lamy

#134975 | rmfrp | 21 nov 2006 22:35 | Em resposta a: #134925

Caro J C Canelas:

Como eu já deveria ter informado na minha primeira mensagem, antecipando a sua questão, os Brak-Lamy não têm relação com os Lamim/Lami/Lamy. São uma família diferente, que se não estou em erro chegou ao Algarve apenas no século XIX.

Aproveito esta ocasião para esclarecer que quando indiquei o Dr. Manuel Freire de Lamim como antepassado comum dos Lamim/Lami/Lamy me referia apenas aos membros algarvios da família, pois terão existirido certamente ramos descendentes de colaterais do Dr. Lamim na região de Tomar.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Lami / Lamim / Lamy

#135018 | Pedro França | 22 nov 2006 11:30 | Em resposta a: #134975

Caro Rui:

Eu não tenho ascendência de Lamis/Lamys, mas talvez o confrade saiba dar-me resposta a uma questão:
- Em Agosto-Setembro de 1983, num Acampamento Nacional de Escuteiros em terras da Casa de Palmela (Calhariz/Sesimbra), conheci um dirigente com esse apelido e, tanto quanto eu pude saber na altura, era oriundo do Algarve, de Portimão ou coisa assim. Estávamos ambos a trabalhar nos serviços de campo. Ao tempo ele já era casado e pai de filhos pequenos, que andavam sempre por perto, e portanto, deverá hoje andar perto dos 60 anos.
O acampamento terminou e passou à História e não me recordo de haver cruzado com ele alguma outra vez. Sabe quem é e o que foi feito dele?
Agradeço a sua resposta.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Lami / Lamim / Lamy

#135105 | rmfrp | 22 nov 2006 22:28 | Em resposta a: #135018

Caro Pedro França:

Lamento informar que não sei responder à sua pergunta. É muito provável que a pessoa que referiu seja um dos muitos descendentes do Dr. Manuel Freire de Lamim.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Lami / Lamim / Lamy

#135347 | lami | 24 nov 2006 19:15 | Em resposta a: #134912

Agradeço desde já a atenção que dispensaram ao tema da família Lamim.

Como estou de férias, dediquei algumas horas ao Arquivo Distrital de Faro! Aqui ficam as informações que consegui recolher. Entretanto fiquei sem referências relativamente à data de nascimento ou idade. Devido ao adiantado da hora, voltarei ao Arquivo na próxima semana.

Afinal o “Sousa” não consta do registo, foi engano meu.

O meu ramo Lamim veio pelo lado da minha avó paterna: Lucinda D’Almeida Lamim, nascida em Silves (1914/11/23), filha de José Lamim, nascido em Silves (1890/6/30), casado com Cremilde Cabrita D’Almeida, nascida em Silves (1895). José Lamim foi o primogénito de João Lamim, casado com Isabel Maria e neto paterno de outro João Lamim e Ignácia da Conceição.

Agradeço qualquer informação que eventualmente me possam indicar sobre os nossos ascendentes.

Já agora, se for de interesse (eventualmente já tiveram conhecimento) encontrei o apelido Lami/m (http://ttonline.iantt.pt/) em registos de mercês e processos de autos-de-fé, entre outros. Ficam alguns nomes e descrição do conteúdo documental. O documento mais antigo remonta a 1539 e alguns destes nomes estão na árvore genealógica que me disponibilizaram.

Manuel Freire Lamim
Documento de 08/06/1709
Registo Geral de Mercês, D.João V, liv.3, fl.246 (Carta. Tença de 28$000 rs)
Registo Geral de Mercês, D.João V, liv.6, fl.25v (Carta. Juiz de Fora da vila de Albufeira por 3 anos. Filiação: Basílio Freire de Lamim)

Francisco Pedro Lamim
Documento de 17/03/1796
Registo Geral de Mercês, D.Maria I, liv.18, fl.120
Alvará. Serventia vitalícia do ofício de Escrivão da carga e descarga da vila de Portimão. Filiação: Silvestre Fernandes de Figueiredo.

José Fogaça de Lami
Documento de 28/04/1658
Registo Geral de Mercês, Ordens, liv.13, fl.10
Hábito de Avis com 16$000 rs de pensão.

Simão de Lami
Documento de 21/06/1625-10/07/1632
Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Coimbra, proc. 4301
Estatuto Social: Cristão-Velho
Crime/Acusação: Judaísmo
Estatuto Profissional: Bacharel Em CÂnones; Cónego Na Sé da Guarda
Naturalidade: Lamego
Situação Geográfica (Naturalidade): Bispado de Lamego
Morada: Lamego
Situação Geográfica (Morada): Bispado de Lamego
Pai: Gaspar de Lami Dantas, Escrivão
Mãe: Margarida de Sequeira de Almeida
Estado Civil: Solteiro
Data da Prisão: 21/06/1625
Data da Sentença: 10/07/1632
Outros Dados: M.M.C., FOLHAS SOLTAS; PROCESSO MUITO VOLUMOSO; FOI PASSADO AO RÉU TERMO DE SOLTURA E SEGREDO EM 1632-07-10.

Jerónima de Lami
Documento de 03/08/1636-30/09/1636
Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, proc. 2991
Crime/Acusação: Judaísmo
Naturalidade: Leiria
Morada: Leiria
Código Idade: Mais de 50 Anos
Pai: Mateus Nunes de Lamy Ou Lami
Mãe: Maria Lopes
Estado Civil: Viúva
Nome do Cônjuge: Manuel de Lamy Ou Lami, Cristão-Velho
Data da Prisão: 30/09/1636
Data da Sentença: 03/08/1636
Data do Auto de Fé: 03/08/1636
Outros Dados: A RÉ FOI A AUTO-DE-FÉ EM LISBOA; PARENTES PRESOS: O TIO JOÃO LOPES E OS PRIMOS MARIA E ISABEL DE FARIA E LUÍS FARTO; ... FLS., M.C., MANCHADO.

Matias de Lami
Documento de 11/03/1539
Título: “Conhecimento de Matias de Lami em como recebeu do tesoureiro da Casa da Índia 2 letras, que importaram 10 mil réis de um crédito de Lucas Giraldo para se entregarem a Diogo Lopes Barreto.”

Resposta

Link directo:

RE: Família Lami / Lamim / Lamy

#135353 | lami | 24 nov 2006 20:18 | Em resposta a: #134912

Peço desculpa mas troquei as “avós” do José Lamim. Assim, foi primogénito de João Lamim, casado com Ignácia da Conceição e neto paterno de outro João Lamim casado com Isabel Maria.

Resposta

Link directo:

RE: Família Lami / Lamim / Lamy

#135392 | roberto lopes | 25 nov 2006 12:33 | Em resposta a: #135347

Caro Lami:

As informaçoes por si encontradas relativas aos Lami são muito interessantes e talvez se possam relacionar com os nosssos Lamins mais antigos.

Em Lagoa encontro alguns Lamins, mas devera recuar mais 2 ou 3 gerações para alcançar estes de que tenho conhecimento, em Estombar tb houve forte descendencia Lamim, o que não descarto como hipotese do seu ramo ser dai proveniente.

Em Lagoa temos

Datas extremas: 1744/7/26 até 1765/?/?

11: Manoel de Sousa Bocarro + D. Rosa Maria de Lamim

Datas extremas: 1765/?/? até 1778/?/?

Irmão de Teresa, b. Lagoa 09.09.1758, António, b. Lagoa 07.04.1762, João de Sousa Lamim, Manuel de Sousa Lamim, Joaquim José de Sousa Lamim, Josefa Maria

028: Joao de Souza + Gregoria Maria (f.º de Manoel de Sousa Bocarro + D. Rosa Maria de Lamim)
038: Jose da Silva + Josefa Maria (f.ª de Manoel de Sousa Bocarro + D. Rosa Maria de Lamim)

076: Manoel de Souza Lamim + Vitoria Maria Jacinta (f.º de Manoel de Sousa Bocarro + D. Rosa Maria de Lamim)


Datas extremas: 1778/8/18 até 1796/5/12

038v: Jose de Souza + Juliana Rosa (f.º de Manoel de Sousa Bocarro + D. Rosa Maria de Lamim)
077v: Antonio de Souza Lamim + Antonia Joaquina de Andrade (f.º de Manoel de Sousa Bocarro + D. Rosa Maria de Lamim
116: Manoel de Sousa Lamim + Ignacia Jacinta Rosa (f.ª de João de Sousa Lamim + Gregoria Maria)
116: Manoel Duarte + Maria Rosa (f.ª de João de Sousa Lamim + Gregoria Maria)
140: Gregorio dos Reis Rio + Maria Victoria Lami
141: Joaquim ??? de Sousa Lamim + Paulina Theresa (f.º de Manoel de Sousa Bocarro + D. Rosa Maria de Lamim)

Datas extremas: 1803/5/10 até 1814/1/13

Irmão de Ignácio de Sousa Lamim, António de Sousa Lamim, Maria, b. Lagoa 15.10.1796

010: Jose da Souza Lamy + Custodia de Jesus
046: Jose de Sousa Lamy + Maria da Luz
071: Joao de Sousa Lamy + Maria da Conceição
086: Manoel de Sousa Lamy + Maria Jacinta (f.º do Jose de Sousa Lamim + Juliana Rosa)

Datas extremas: 1814/??/?? até 1825/??/??

019: Jose (joao?) da Ponte? + Maria Rosa Lamy? (f.º do Jose de Sousa Lamim + Juliana Rosa)
034v: Antonio de Souza Lamim + Luiza de Jesus (f.º do Jose de Sousa Lamim + Juliana Rosa)
076v: Ignacio de Souza Lami? + Maria da Conceição (f.º do Jose de Sousa Lamim + Juliana Rosa)

Datas extremas: 1825/??/?? até 1837/??/??

011: Joao Souza Lamim + Maria de Jesus
028: Bernardo Souza Lamim + Maria Rosa (f.º de Manuel de Sousa Lamim + Inacia Jacinta Rosa)
045: Joaquim de Souza Lami + Jacinta Rosa???
087v: Geronimo Antonio de ??? Lima + Theresa do Carmo Lamim
090v: Jose de Souza Lamim + Maria das Dores
100v: Jose de Sousa Lamim + Maria do Carmo ??

Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Família Lami / Lamim / Lamy

#135395 | roberto lopes | 25 nov 2006 12:52 | Em resposta a: #135105

Caro Rui:

Penso que as nossas ascendencias mais remotas dos Lamins deverao vir pelo lado da Jeronima de Lami cc Manuel de Lami, que deverao ser os pais ou avos da "nossa" Vitoria de Lamim cc Antonio Lopes Soeiro.

Se tiveres oportunidade consulta o processo!

Forte abraço,

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Família Lami / Lamim / Lamy

#135415 | lami | 25 nov 2006 17:45 | Em resposta a: #135392

É o que vou tentar lá para o meio da próxima semana.

Como tenho pouca (nenhuma!) experiência nestas andanças e apenas tenho como referência a data de nascimento (1890/6/30) do meu bisavô (José Lamim), o nome do seu pai e avô (ambos João Lamim), estou a pensar pesquisar de 1870 em diante, já que foi o primogénito e duvido que o João Lamim tenha sido pai antes dos 20.

Lá vou regressar aos livros paroquiais no Arquivo Distrital de Faro… agradeço sugestões, caso exista outro método…

Obrigado e cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Lami / Lamim / Lamy

#135416 | lami | 25 nov 2006 17:53 | Em resposta a: #135392

Já agora uma curiosidade: no Genea aparece a referência aos “Costados” e “Família”, embora limitado aos utilizadores de nível Genea. Que tipo de informação é disponibilizada?

Apenas irei aderir ao nível acima (ou o seguinte) quando conseguir aprofundar a minha pesquisa até pelo menos mais 2 ou três gerações. Aconselha o “investimento”?

( aproveito para deixar o meu e-mail - jorge.lami.leal@gmail.com )

Resposta

Link directo:

RE: Família Lami / Lamim / Lamy

#135422 | lami | 25 nov 2006 18:22 | Em resposta a: #134975

O meu lado Lamim estabeleceu-se em Lagos há pelo menos 80 anos. Conheço a família Brak-Lamy e como podem verificar no link ( http://www.sgmf.pt/NR/rdonlyres/5687C9BA-2CAD-45D8-9ACE-75DA5FB7E047/2997/Jos%C3%A9Ant%C3%B3nioFerreiraBrakLami.pdf
), descendem de Miguel José Ferreira, Capitão de milícias do terço da comarca de Lagos, embora o nome Lamy tenha vindo da avó Thérèse Lamy. Resta saber se esta pessoa residia em Lagos, se chegou a Lagos nessa geração. Embora me pareça credível que o “Lamy” seja oriundo de França, ou seja, um ramo ou família não (directamente) relacionado com os nossos Lamim.

No museu de Lagos, existe um dos mais antigos jornais (ainda manuscrito) feito precisamente por um Brak-Lamy.

Também aqui existe caligrafias distintas: Brak e Brack.

Cum.tos

Resposta

Link directo:

RE: Família Lami / Lamim / Lamy

#135513 | rmfrp | 26 nov 2006 17:54 | Em resposta a: #135422

Caro Parente:

Muito obrigado pela sua resposta.

Já tinha conhecimento da documentação que referiu, existente na Torre do Tombo, e há alguns anos consultei alguns desses documentos. Manuel Freire de Lamim é, evidentemente, o nosso ancestral comum. O nome Basílio Freire de Lamim para o pai está errado, pois o nome correcto era Basílio Freire da Silva - o apelido Lamim vem de sua esposa Maria de Lamim. Francisco Pedro Lamim é meu antepassado, sendo neto do Dr. Manuel Freire de Lamim.

Existe também uma mercê à minha antepassada D. Francisca Vitória Lamim, filha de Francisco Pedro, mas não a encontrou (nem eu, durante muito tempo!) pois no índice o apelido aparece erradamente como "Lonim":

CódigoReferência PT-TT-RGM/07/154772
Título Francisca Victória de Lonim
Datas 06/10/1816
NívelDescrição Documento Simples
CódigoReferAlternCota Registo Geral de Mercês, D.João VI, liv.12, fl.372
ÂmbitoConteúdo Alvará. Escrivão da Descarga da Alfândega de Vila de Nova de Portimão. Filiação: Francisco Pedro Lonim.
EntidadeDetentora IANTT

Este cargo na Alfândega de Portimão esteve na família durante muitas gerações e vinha de Silvestre Fernandes de Figueiredo, genro do Dr. Lamim e pai de Francisco Pedro.

Ao contrário do Roberto, eu não creio ser provável alguma ligação próxima entre os nossos Lamim das Olalhas e os de Lami/Lamy de Leiria referidos no processo de Jerónima de Lami, especialmente dada a distância que ainda vai de Leiria a Olalhas, mas também porque esta Jerónima não parece ser sequer "Lamim" com M, como comprovadamente usavam os ascendentes do Dr. Lamim.

A investigação da ascendência do Dr. Manuel Freire de Lamim está extraordinariamente dificultada pelo facto de Olalhas ser uma das muitas freguesias da região de Tomar cujos registos paroquiais foram destruídos durante as invasões francesas. No entanto, eu consegui obter muita informação do lado da família Freire Coimbra (embora a ligação exacta ao próprio Dr. Lamim não esteja totalmente esclarecida) pois os Freire das Olalhas eram claramente uma família de nível social bastante elevado, provavelmente mais elevado que os Lamim.

Dos Lamim o que se conseguiu saber foi que existiu um Padre Manuel Gomes Lamim, natural da Cabeça do Carvalho, lugar da freguesia de Olalhas, que se habilitou para ordens eclesiásticas em 1722. Era filho de João Paulo Lamim, de Santa Sofia, freg. Olalhas, e de Joana Gomes, da Cabeça do Carvalho, e neto paterno de Manuel Nunes e Francisca Nunes.

No entanto, o apelido Lamim é muito mais antigo. O registo mais antigo que conheço refere-se a um perdão concedido a 1471 a João Luís, cujo crime tinha sido abrir a porta da cadeira de Porto de Mós permitindo a fuga de dois presos, um dos quais chamado Rui de Lamim ("Ruy de Lamym").

Ainda sobre os Brak-Lamy: já em tempos vi referida a origem dessa família, e se não estou em erro Brak/Brack é alemão e Lamy é francês. Como referi em mensagem anterior, não há qualquer relação com os Lamim.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Lami / Lamim / Lamy

#135530 | lami | 26 nov 2006 19:49 | Em resposta a: #135513

Caro Rui Pereira,

Parece que tem dedicado bastante tempo nesta “demanda”! Como estou a começar, ainda não tenho praticamente informação… estou no entanto com esperança de conseguir, já na próxima semana, algum avanço.

Em relação ao nome “Lamim”, parece que foi sofrendo alterações ao longo dos séculos e parece que perdeu o “de”. Na minha família próxima, por exemplo, tenho Lamim, Lamy e Lami. Eu próprio tenho o Lami pelo lado paterno, embora o meu bisavô seja Lamim.

Assim que consiga recuar mais algumas gerações, se não for inconveniente, vou “chateá-lo”, pois parece que é uma “autoridade” reconhecida na família Lamim.

Já agora, vou tentar confirmar com o único tio-avô Lamim que tenho vivo, relativamente a um pároco em Silves, que julgo ser do lado Lamim, que seria eventualmente tio-avô ou mesmo tio do meu bisavô.

Melhores cum.tos,
J. Lami Leal

Resposta

Link directo:

RE: Família Lami / Lamim / Lamy

#135850 | rmfrp | 28 nov 2006 22:03 | Em resposta a: #135530

Caro J. Lami Leal:

Como certamente percebeu, quando escrevi na minha mensagem anterior "cadeira" de Porto de Mós referia-me evidentemente à cadeia de onde se evadiu o nosso presumível parente.

Não sou "autoridade" nenhuma na família Lamim, mas terei muito gosto em ser chateado. :-)

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Lami / Lamim / Lamy

#135976 | lami | 29 nov 2006 19:47 | Em resposta a: #135850

Caro Rui Pereira,

Percebi. Esse Lamim devia ser a “ovelha negra” da família! E pelos vistos “safou-se”!

Estou a contar ter tempo de passar amanhã pelo Arquivo Distrital de Faro para poder chateá-lo mais tarde.

Como tem tido a paciência de me responder, aqui vai: existe informação na opção “costados”, “família” e nas “opções bibliográficas” nos “Lamim” (e já agora, que tipo de informação é disponibilizada?)

Cum.tos,
J. Lami Leal

Resposta

Link directo:

RE: Família Lami / Lamim / Lamy

#135992 | rmfrp | 29 nov 2006 21:56 | Em resposta a: #135976

A opção "Costados" apresenta a ascendência de um dado indivíduo da base de dados como uma árvore (a chamada "árvore de costados") até aos bisavós.

A opção "Família" remete para o (último) apelido da pessoa que estiver consultada, dando uma breve informação sobre a origem do apelido (quando disponível - Lami, Lamy e Lamim não têm qualquer informação).

As "Notas Biográficas" dão dados biográficos sobre a pessoa, quando existem. Por exemplo, os que constam do Dr. Manuel Freire de Lamim foram enviados por mim e são:
"- Formado em Leis pela Universidade de Coimbra
- Juiz de Fora em Albufeira, Faro e Silves
- Cavaleiro da Ordem de Santiago de Espada"

Além disso, o acesso Genea Plus permite conhecer os locais de nascimento, casamento e falecimento, assim como o dia exacto dos casamentos (quando existem na base de dados, obviamente).

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Lami / Lamim / Lamy

#153357 | lami | 22 abr 2007 21:16 | Em resposta a: #135992

Estou com grande azar. Depois de algum tempo à espera de uns diazitos de férias, para tirar uma manhã ou duas para visitar o Arquivo Distrital de Faro e… azar! Não têm os registos da paróquia de Silves, parece que estão no Tombo. Lá ficou a busca adiada por mais algum tempo.

Já me disseram que os Mormons têm uma base de dados invejável e que permitem a consulta. Parece que vou tentar, já que em Faro existe uma Igreja e a Torre do Tombo ainda é longe. Alguém tem alguma informação sobre o ramo que se fixou em Silves? É que estou parado em 1870.

Já agora, estava eu a fazer umas pesquisas de Sites com informação geográfica, quando me deparei com este site. Sugiro uma pesquisa por “Lamim”, “Lami” e “Lamy”.

http://www.geody.com/geolook.php?world=terra&q=Lami&subm1=submit

Cum.tos
J. Lami Leal

Resposta

Link directo:

RE: Família Lami / Lamim / Lamy

#156337 | lami | 16 mai 2007 21:57 | Em resposta a: #134912

Caro Roberto Lopes,

Entretanto consegui mais alguma informação, na esperança que me consiga ajudar, aqui ficam:

José de Sousa Lamim (Silves * 1890-6-30; primogénito) (1) cc Cremilde Cabrita D'Almeida (Silves 1895/6/30)

(1) filho de: João de Sousa Lamim (nascido em Silves 1861-8-15; primogénito) (2) cc Ignácia da Conceição

(2) filho de: João [?de Sousa?] Lamim (3) cc Isabel Maria

(3) filho de: José [?de Sousa?] Lamim cc Rosa Maria

Em (2) e (3) a dedução do apelido “de Sousa” é minha, visto que do lado materno de qualquer deles não existe referência a este nome. As pesquisas que fiz nos livros de baptismo não consta o “de Sousa”, mas em registos mais recentes e acentos, surge esse nome, o que poderá permitir entroncar, em duas ou três gerações, no ramo “Sousa Lamim”.

Com estes nomes, conseguirá fazer alguma luz nos dados que obtive. Como data extrema, julgo que estarei entre 1820 – 1800.

Agradeço qualquer ajuda que consiga fornecer!

Cum.tos,
JLL

Resposta

Link directo:

RE: Família Lami / Lamim / Lamy

#156397 | roberto lopes | 17 mai 2007 12:03 | Em resposta a: #156337

Caro Lami:

Nao vá por essa via, procure os casamentos, os baptismos e os obitos dessas pessoas, é uma familia complicada de investigar pela quantidade de homonimos que tem, se ja esgotou o Arq. Distrital de Faro, que me parece improvavel, ja que os seus tetravos terao morrido por volta de 1880, e constam os nomes dos pais e de quem é casado o nubente e a idade que tinha, logo é fazer a conta e solicitar a Torre do Tombo o respectiva certidao.
os seus tetravos terao irmaos certamente mais novos que casaram em datas em que se pode investigar no ADF, veja todod os colaterais e vera que chegaremos a bom Porto:)

Com os melhores cumprimentos do parente,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Família Lami / Lamim / Lamy

#156478 | judiaria | 18 mai 2007 00:21 | Em resposta a: #156337

Caro confrade:
João de Sousa Lami casado com Isabel Maria Rodrigues Carapeto em Silves a 11/2/1851 é meu 2º Tio Bisavô; Filho de José de Sousa Lami e Maria Roza; Neto Paterno de Manoel de Sousa Lami e Maria Victória. No assento de casamento referido: Livro 1 - 1851 fls 31 Silves - Silves o apelido Sousa consta em todos eles. Assim já recuamos mais uma geração.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Família Lami / Lamim / Lamy

#156482 | judiaria | 18 mai 2007 00:29 | Em resposta a: #135018

Caro Pedro França
Só hoje reparei nesta mensagem mas como não a vi respondida tomei a liberdade de o fazer. Embora a mensagem seja dirigida ao confrade Rui, e com a devida vénia, informo que conheço familiares do Lami então dirigente do CNE, que deve morar em Faro, mas estando em contacto com eles lhe direi mais. Tambem sou do Algarve (Silves) e estive ligado ao movimento escotista na AEP.

Cumprimentos e uma forte canhota

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Família Lami / Lamim / Lamy

#156485 | lami | 18 mai 2007 01:19 | Em resposta a: #156478

Caro Joaquim Reis,

Fico contente com mais esta informação, para além de conhecer (ainda que virtualmente) mais um familiar.

Já agora, revi os assentos de baptismo e reparei que fiz um erro ao escrever Rosa Maria, quando de facto é, como indicou, Maria Roza. No entanto, tenho Lamim (e não Lami) em todos os registos de nascimento até ao meu pai, onde caiu o “m” (eu próprio já não sou Lamim, mas Lami)

Vou debruçar-me nos registos de casamento e óbito, mas aproveito a oportunidade para lhe perguntar se não conseguiu avançar (ou recuar!) mais, visto que a “linha” será a mesma?

Cum.tos,
JLL

Resposta

Link directo:

RE: Família Lami / Lamim / Lamy

#156539 | roberto lopes | 18 mai 2007 16:47 | Em resposta a: #156478

Caros Joaquim Reis e Lami:

Manuel de Sousa Lamim é muito sugestivo, realmente parece apontar para Mauel de SOUSA Bocarro cc D. Rosa Maria de LAMIM progenitores do ramo SOUSA LAMIM de Lagoa.

No indice do nosso confrade Oscar Barroso esta gente nao aparece, mas estou quase seguro que sou capaz de ter algo em casa sobre esta gente, nao sei se hoje ainda poderei enviar essa informaçao.

Mas tentarei

Abraço,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Família Lami / Lamim / Lamy

#156660 | Pedro França | 19 mai 2007 23:37 | Em resposta a: #156482

Caro Quim, irmão Escuta:

Muito lhe agradeço o facto de me ter respondido. Pensei que o Chefe Lami não teria lugar neste tópico porque não havia ninguém que lhe pegasse.
Eu não conheço a linha dos Lamis (ou linhas), até porque creio que está muito localizada, muito confinada ao Algarve e eu não tenho raízes algarvias senão alentejanas, do meu lado materno, do distrito de Portalegre, como província mais próxima do Algarve.
Pois o chefe Lami (ou Lamy), conheci-o mais de perto no Acampamento Nacional (ACANAC) de Sesimbra, em 1983. Ele trabalhava na parte administrativa junto ao Chefe Mário Costa (outro de que nunca mais ouvi falar), pelo menos, a tenda de campo era a mesma e era aí também que eu me apresentava diariamente para receber instruções do meu chefe superior hierárquico, o então Secretário Nacional Administrativo, o Chefe Dilão da Encarnação (de quem nunca mais soube nada). Na altura, eu e o chefe João Rafael Galvão, de Leiria, trabalhávamos na mesma equipa de apoio aos contingentes estrangeiros em campo e este serviço dependia directamente daquele SNA.
O acampamento durou 15 dias distribuídos por duas semanas e eu acabei por ficar as duas semanas já que o João Rafael, por causa dos exames de 2ª época na Universidade de Coimbra (Setembro), teve de se retirar ao fim da primeira semana. Ao tempo eu tinha 29 anos, bem frescos, no começo da vida activa, de professor, e a tirar o mestrado.
Em termos de trabalho em campo foi um dos ACANACs que mais gozo me deram; foi muito gratificante para mim.
Pois, caro Quim, se puder fazer chegar estas lembranças ao chefe Lami agradeço-lhe. Na altura lembro-me que ele tinha em campo, creio que dois filhos ainda pequenos, um casal, penso eu. Não sei se ele ainda está no activo se não; eu ainda estou ligado à Junta Regional do CNE de Coimbra embora já sem a pedalada de antes.
Não sei se ele ainda se lembrará de mim. Não voltámos a cruzar-nos de perto desde então; talvez pelos Conselhos Nacionais, em Fátima, mas os grupos de trabalho não eram os mesmos...
...E é tudo, Quim.
Uma forte canhota para si também e obrigado de novo por me ter atendido. Só o facto de ter lido as suas linhas já me deu uma enorme satisfação. Não sei explicar-lhe este efeito mágico de pertencer a esta grande família escutista. Enfim...
...O que precisar de Coimbra e eu puder valer-lhe...
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Família Lami / Lamim / Lamy

#409102 | jlamy | 30 out 2018 09:57 | Em resposta a: #134852

bom dia. o meu nome é José Ricardo Lami,natural de monchique e residente em faro .como descendente de lami(s), tenho muita matéria a acrescentar a este forum.
por agora estou no trabalho e nao tenho muito tempo. á noite voltarei.
um abraço para toda a familia

Resposta

Link directo:

Família Lami / Lamim / Lamy

#409117 | judiaria | 30 out 2018 17:53 | Em resposta a: #134852

Apesar das mensagens serem antigas, hoje alguem fez uma publicação neste topico. Tenho um 1- Capitão Jose de Sousa Lamim casado com 2-Maria Rosa cujos ascendentes são 3 -Manuel de Sousa Lamim e Maria Vitoria e de 2- Jose Gonçalves Cintra e Maria de Andrade. O casal 1 e 2 teve filhos em Silves entre 1813 e 1829 e morava no sitio da ribeira em Silves. Filhos: Maria, Jose, Francisco, Angelica e João. 3- Manuel de Sousa Lamim era filho de Manuel de Sousa Bocarro e de Rosa Lamim.

Resposta

Link directo:

Família Lami / Lamim / Lamy

#409118 | judiaria | 30 out 2018 17:56 | Em resposta a: #156539

Apesar das mensagens serem antigas, hoje alguem fez uma publicação neste topico. Tenho um 1- Capitão Jose de Sousa Lamim casado com 2-Maria Rosa cujos ascendentes são 3 -Manuel de Sousa Lamim e Maria Vitoria e de 2- Jose Gonçalves Cintra e Maria de Andrade. O casal 1 e 2 teve filhos em Silves entre 1813 e 1829 e morava no sitio da ribeira em Silves. Filhos: Maria, Jose, Francisco, Angelica e João. 3- Manuel de Sousa Lamim era filho de Manuel de Sousa Bocarro e de Rosa Lamim. Conforme o primo Roberto Lopes desconfiava.
cumprimentos
Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

Família Lami / Lamim / Lamy

#409119 | judiaria | 30 out 2018 18:08 | Em resposta a: #156337

Boa tarde no site genealogia do Algarve poderá encontrar mais informações. No entanto tenho um 2º tio avô por afinidade, e que é o 1- João de Sousa Lamim, casado com Isabel Maria Carapeto. Quanto ao seu Jose de Sousa Lamim casado com Cremilde, e nascido em 30/6/1890, não é o primogénito pois teve 3 irmãos augusto (1883) Maria (1884) e Belmira (1887) antes. O pai de José era João Sousa Lamim (filho do casal 1 ) e a mãe era Inácia da Conceição Tão Lindo. Pode pedir o meu e-mail para aprofundar este assunto.

cumprimentos
Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

Família Lami / Lamim / Lamy

#424797 | DominikyLamim | 09 jun 2020 04:09 | Em resposta a: #409119

Estou apenas lendo sobre a Família Lamim, pois não sei nada e é o meu sobrenome Dominiky Lamim Pinelli

Resposta

Link directo:

Família Lami / Lamim / Lamy

#431861 | Manuslkp | 11 mar 2021 20:32 | Em resposta a: #134852

Boa tarde a todos

Na esperança de ser ajudado e ajudar quem procura a sua ascendência da família Lamim, irei colocar a pouco informação que tenho até agora.
A minha família paterna descende da família Lamim.
A minha avó materna chamava-se Sofia de São de José Lamim Gralha, natural de Ferragudo, filha de Rodrigues da Encarnação Gralha e Maria Isabel Lamim, natural de Lagoa, Maria Isabel Lamim era filha
de Domingos Lamim e Inácia Tatanita.
Quanto ao nome Lamy, no concelho de lagoa foi muito provavelmente alterado de Lamim para Lamy, o maior exemplo sou eu e o meu pai que no nosso documento está escrito Lamy e nas certidões de nascimento dos nossos antepassados está Lamim.

Maria Isabel Lamim provavelmente nasceu entre 1903 e 1904.

Pelo que também já pude perceber os Lamim são descendentes do Dr. Manuel de Freire Lamim, que deixou descendentes em Lagoa ,Carvoeiro e Estômbar de onde é natural toda a minha família paterna.

Ficarei aguardar mais informações e toda ajuda será bem-vinda, qualquer informação relevante e que vá descobrindo sobre os meus ascendentes Lamim irei colocar neste tópico, obrigado.

Resposta

Link directo:

Família Lami / Lamim / Lamy

#434579 | Manuela Groot | 19 jun 2021 19:43 | Em resposta a: #134852

Estou a seguir com muito gosto as pesquisas do nome Lami / Lamim / Lamy porque eu tambem tenho Lamy como nome de familia da parte do meu pai.
Na certidão de nascimento do meu pai está Lami. O meu pai era filho de José de Sousa Lami e neto de João de Sousa Lami e de Inácia da Conceição.
Na certidão de casamento dos meus páis o i foi substituido por y, assim como tambem nos nomes do pai e avô dele. Duas filhas nasceram.
Na certidão de nascimento da minha irmã o y é novamente substituido mas desta vez por im Lamim. O mesmo acontece com o nome do meu pai e o nome do pai dele.
Eu a filha mais nova tenho na minha certidão de nascimento Lamy. Filha de Manuel de Almeida Lamy e neta de José de Almeida Lamy.
Tenho os três na familia. O meu pai éra Lami e mais tarde passou a Lamy. A minha Irmã éra Lamim e eu Lamy.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 11:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen