Apelido Louçã - Baixo Alentejo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Apelido Louçã - Baixo Alentejo

#135299 | Ana Guerreiro | 24 nov 2006 11:59

Procuro informações sobre o apelido Louçã no Baixo- Alentejo.
Toda a familia da minha mãe tem este apelido , mas desconheço qual a sua origem.
Somos da zona de Almodôvar e penso que seremos a única do Baixo Alentejo a ter este apelido, mas somos imensos.

cumprimentos
Ana Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Louçã - Baixo Alentejo

#221777 | jfrade | 21 fev 2009 12:09 | Em resposta a: #135299

Cara Ana Guerreiro,

Sou oriundo de Ervidel (baixo Alentejo) onde tive muitos familiares de ascendência materna com o apelido de Louça que entretanto se dispersaram. Até aos 10 anos de idade conheci e convivi de perto com um tio Manuel Louça que veio a falecer por volta de 1965 no lar dos antigos combatentes da 1ª guerra em Runa Torres Vedras.
A extraordinária semelhança entre este meu tio e o actual líder do Bloco de Esquerda, reforçada pela opinião de alguns conterrâneos meus, sujere-me a convicção de uma possível ligação entre o apelido Louça e Louçã. É tudo quanto sei por agora e porque já não sou propriamente jovem já não tenho ascendentes em condições de me esclarecerem sobre isto. Se souber algo mais, informo.

Cumprimentos
Joaquim Frade

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Louçã - Baixo Alentejo

#222090 | Ana Guerreiro | 25 fev 2009 10:18 | Em resposta a: #221777

Caro Joaquim

Efectivamente , desconheço até que ponto Louça e Loução e Louçã , não poderão ter as mesmas origens , talvez por erros de ortografia o apelido se tenha vindo a desvirtuar.
Quanto ao Louçã ( Francisco do Bloco de Esquerda ) , não sei se terá origens no mesmo local .
Mas quando a minha familia fez partilhas de uma herança , eu remeti correspondência para a Ajuda ( em Lisboa ) e pelo que sei é a Zona onde vive desde sempre o Francisco Louçã e a sua familia . Provávelmente vou tentar saber se a familia dele tem origem na zona do Baixo Alentejo.
Se tiver mais informações sobre os LOUÇÃS agradeço que me diga qq coisa.

Cps
AnaGuerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Louçã - Baixo Alentejo

#222093 | MariaDavid | 25 fev 2009 11:24 | Em resposta a: #135299

Cara Ana

Estou a acompanhar com interesse este seu tópico pois também tenho Loução nos meus antepassados, mas da beira interior.

O primeiro Loução com que me deparei nasceu em 16.10.1675, na Guarda e faleceu em Belmonte em 23.06.1735. Filho de António Fernandes e Catarina da Fonseca, neto paterno de Gonçalo Loução e Maria Nunes e materno de Miguel da Fonseca e Brites Fernandes. Miguel da Fonseca foi filho de António da Fonseca e Simoa de Seixas e Brites Fernandes filha de Manuel Fernandes e Maria Fernandes.

Ora o interessante deste núcleo familiar é que aparecem como oriundos da beira interior, desde Celorico da Beira à Covilhã e não tenho quaisquer dados que me permitam perceber porque apareceu este apelido Loução. Por outro lado, quando diz que os seus Louçã são alentejanos, coloca-se a hipótese, para mim, que antepassados destes meus tenham, também, origens alentejanas, dado que alguns Fonsecas e Seixas são do alto alentejo e esses confirmei que são de lá.

Portanto, se isto que lhe contei for útil para a sua investigação, como pistas, óptimo. Se, pelo seu lado, for encontrando dados que me permitam entroncar esta minha gente ou pistas para eu investigar, agradeço que me indique.

Com os meus melhores cumprimentos
Maria


PS: A descendência de Francisco Fernandes Loução que detectei (9 filhos) não apresenta nenhum apelido igual ao pai, pois são entre eles Nunes, Henriques e Mendes.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Louçã - Baixo Alentejo

#222097 | Ana Guerreiro | 25 fev 2009 12:29 | Em resposta a: #221777

Cra Maria

O meu Bisavô nasceu em 187.... , ( não tenho presente a data certa ) e chamava-se Manuel Lourenço Louçã.
Teve 9 filhos 7 raparigas e 2 rapazes , de momento não posso postar aqui os nomes pois não os tenho de memória . Mas tenho dados completos pois a familia teve de fazer um levantamento completo por causa de uma herança .
Numa próxima oportunidade coloco aqui mais informação. Pode ser que haja informação que interesse a alguém .

Cps
AnaG

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Louçã - Baixo Alentejo

#222114 | jfrade | 25 fev 2009 17:21 | Em resposta a: #222093

Boa tarde Ana Guerreiro e Maria David.

Já solicitei aos meus familiares, que me ajudassem na procura de elementos relativos ao apelido Louça. A aventura de procurar a ascendência parental pode ter dois caminhos: ou descendemos de uma linhagem importante, o que não parece ser o meu caso, e então perdemo-nos na floresta dos apelidos ou teremos que lidar com nomes como José Maria, Maria Vitória, etc. O último descendente com o apelido “Louça” em Ervidel – Baixo Alentejo, foi um tio meu (Carlos Maximino Louça), recentemente falecido, mas seria bom, perceber porque tinha ele o apelido “Louça”. O seu pai (meu avô materno), nascido por volta de 1900 era conhecido por José Felizardo Louça. No entanto o nome dele oficialmente registado era apenas de José Felizardo, Já que nessa época era vulgar que as pessoas de condição mais humilde fossem registadas apenas com dois nomes. Tinha esse meu avô dois irmãos: Manuel Louça (meu tio-avô de quem já aqui falei) que não deixou herdeiros e outro irmão, esse sim com alguns descendentes. Desconheço por enquanto o seu nome próprio. Apenas sei que era conhecido na aldeia como profeta. Segundo dizem, profetizou entre outros acontecimentos a amputação de uma perna aos vinte anos do seu sobrinho Carlos Maximino Louça (o que faleceu recentemente). Isso, sei que aconteceu ao meu tio Carlos. O que não posso garantir é se isso tenha sido ou não profetizado pelo meu tio-avô …?... Louça. Peço desculpa por não estar a ser objectivo, mas às vezes isto pode ajudar. No fundo o que se pode considerar no meio de tudo isto é que de três “Louças” nascidos por volta de 1900 em Ervidel, um deles (o tal profeta) criou descendentes que se dispersaram. É possível que alguns desses descendentes tenham aportado o apelido de “Felizardo”. Por agora, é a ajuda possível.

Cumprimentos
J. Frade

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Louçã - Baixo Alentejo

#222192 | Ana Guerreiro | 26 fev 2009 11:26 | Em resposta a: #222114

Caro Joaquim

Consegui chegar à conversa com o Dr Francisco Louçã , atrav+es de mail.
Ele confirmou que a familia dele é do Baixo Alentejo.
O pai dele já nasceu no Algarve . Confirmou-me que efectivamente só existe uma familia Louçã , e toda com origem no Baixo Alentejo.
Vou tentar fazer pesquisa Genealógica ( junto dos velhotes ) , para saber se Louça/Loução/Louçã são a msema coisa.
Depois vou dando noticias.

AnaGuerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Louçã - Baixo Alentejo

#222211 | Ana Guerreiro | 26 fev 2009 14:22 | Em resposta a: #222192

Já agora aproveito para perguntar aqui sobre um outro apelido : AFILHADO

O meu irmão tem esse apelido , segundo a minha mãe foi uma homenagem ao
meu avô paterno.
Também não sei muito bem qual a origem deste nome .
Alguém tem conhecimento qual a origem ? De que Zona do Baixo Alentejo ?
Sei que para os lados de Sta Bárbara dos Padrões , e Neves Corvo existem pessoas com este apelido .

Cps
AnaG

Resposta

Link directo:

Apelido Louçã - Baixo Alentejo

#366640 | Inoxcrom | 29 fev 2016 05:52 | Em resposta a: #135299

Desculpem intrometer-me neste tópico, contudo, o nome Loução remonta ao séc. XIII, sendo que na Chancelaria de D. Dinis podemos constatar em 1303 num aforamento em Torres Vedras. Trata-se de um João Loução. Conheço igualmente um João Loução referido em Mourão/Monsaraz no ano de 1441.
Cordialmente,

Paulo Reis

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 09:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen