Brasão da Família Ribadouro

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Formação

Brasão da Família Ribadouro

#135312 | Julius | 24 nov 2006 13:44

Caros Confrades,

Tendo procurado em alguns lugares e não conseguido encontrar este brasão, gostaria de saber se alguém pode me dar a descrição do mesmo e se este tem sua visualização disponível em algum lugar.
Cumprimentos,
Julius

Resposta

Link directo:

RE: Brasão da Família Ribadouro

#135375 | jacques | 25 nov 2006 02:00 | Em resposta a: #135312

Caro Julius
Não existiu uma família "Ribadouro" em Portugal, segundo a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, mas uma região geográfica onde os Gascos eram a linhagem predominante. Entenda por Gascos a família a que pertenceu D. Egas Moniz, o Aio. A designação "de Ribadouro" resulta da circunstância dessa linhagem ter possuído os seus principais domínios e solares na referida região.
Esta linhagem, uma das cinco que foram preponderantes na consecução da independência de Portugal, sub-dividiu-se em várias famílias. Obviamente não as sei de cor, mas posso adiantar as seguintes:
Coelhos, descendentes de D. Lourenço Viegas, primogénito de D. Egas Moniz, o Aio
Alvarengas, descendentes de D. Afonso Viegas, o Moço, filho do "Aio"
Magros, creio que também descendentes de D. Lourenço Viegas
Cardosos, Ataídes e outros.
Pode pesquisar on-line no Felgueiras Gaio, como já sabe de outras respostas que lhe deram noutros tópicos que abriu.
Ignoro se a GEPeB está disponível on-line, pois tem várias páginas com informação sobre a região de Ribadouro e referências a algumas das principais figuras da estirpe gascã.
Se acaso estiver interessado posso digitalizá-las (escanear, como dizem aí) e enviar por e-mail se me facultar o endereço
Com os meus melhores cumprimentos
Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Brasão da Família Ribadouro

#135377 | jacques | 25 nov 2006 02:13 | Em resposta a: #135312

Caro Julius
Sobre o brasão posso dizer-lhe que já vi, não me recordo em que obra, o que terá sido de D. Egas Moniz, o Aio. Creio que é vermelho com leão dourado ou prateado, não tenho a certeza da cor. O facto de ter o leão terá a ver com a sua ascendência à Casa Real de Leão por via bastarda, como pode verificar aqui na base de dados.
Cumprimentos
Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Brasão da Família Ribadouro

#135522 | Julius | 26 nov 2006 18:43 | Em resposta a: #135377

Caro Júlio Pereyra,

Agradeço pelo esclarecimento. Já contactei o Genea para ver como posso lhe mandar o meu e-mail.
Com os melhores cumprimentos,
Julius

Resposta

Link directo:

RE: Brasão da Família Ribadouro

#210913 | GTSPereira | 19 out 2008 02:38 | Em resposta a: #135375

Caro Júlio Pereyra

Ficaria-lhe muito grato se me enviasse as digitalizações que aqui se refere.
Acontece que estou a reunir tudo que diga respeito aos Alvarenga.

Antecipadamente agradecido
Pedrogtsilvapereira ARROBA correio do gugal

Resposta

Link directo:

RE: Brasão da Família Ribadouro

#210923 | jacques | 19 out 2008 12:07 | Em resposta a: #210913

Caro Pedro

A minha pesquisa principal é o ramo do primogénito de Egas Moniz, Lourenço Viegas, de quem descendo.
Creio que tenho alguns ascendentes Alvarenga, mas ainda não aprofundei muito.
Vou procurar toda a informação possível e enviarei durante esta semana.
Já agora porquê o interesse nos Alvarengas?
Cumprimentos

Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Brasão da Família Ribadouro

#210973 | GTSPereira | 19 out 2008 18:43 | Em resposta a: #210923

Caro Júlio Pereyra

O meu interesse pelos Alvarenga tem a haver com o facto de conseguir construir a minha árvore genealógica até Paio Viegas de Alvarenga, o primeiro a usar como apelido o nome da região que lhe pertenceu, Alvarenga (actualmente é uma freguesia de Arouca), e por a minha família ainda ter casas em Alvarenga. Vou para lá desde pequenino.
Hoje Alvarenga é uma pequena aldeia mas já foi, como em quase todas as terras deste país, palco de uma história que aqui e ali encontramos referências mas nada estruturado.
Por este facto lancei um desafio, tentar escrever a história de Alvarenga que pertenceu a nobres de 2ª linha e já foi concelho.
E para tal já foram feitos achados arqueológicos que atestam a existência desta aldeia desde a idade do ferro, bem como muitos achados da Alta Idade Média.
E é por isto que neste momento estou a reunir toda a informação possível, quer oficial quer de particulares.

Depois teremos que ver estes Pereiras, tenho também andado a construir o meu ramo e já vou (ou ainda) no 8º avô!

Cumprimentos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Brasão da Família Ribadouro

#212246 | jacques | 02 nov 2008 14:35 | Em resposta a: #210973

Caro Pedro

Os mails que lhe enviei não foram entregues,
Agradeço que me contacte para jcarpereyra arroba gmail ponto com.

Cumprimentos
Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Brasão da Família Ribadouro

#212247 | GTSPereira | 02 nov 2008 14:46 | Em resposta a: #212246

Caro Júlio Pereyra

Já enviei o meu contacto para que nos possamos corresponder.

Mcumtos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Brasão da Família Ribadouro

#251474 | Julius | 12 mar 2010 14:44 | Em resposta a: #135522

Caros Confrades,


Tendo em vista que segundo o usuário Jacques, "Não existiu uma família "Ribadouro" em Portugal, segundo a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, mas uma região geográfica onde os Gascos eram a linhagem predominante. Entenda por Gascos a família a que pertenceu D. Egas Moniz, o Aio. A designação "de Ribadouro" resulta da circunstância dessa linhagem ter possuído os seus principais domínios e solares na referida região". Sendo assim, e retomando o questionamento inicial do tópico, pergunto:
Alguém saberia me dizer como é o brasão de armas dos de "Riba-douro", e se é possível visualizá-lo em algum lugar ?

Agradeço desde já.

Obrigado.

Cumprimentos,

Julius

Resposta

Link directo:

RE: Brasão da Família Ribadouro

#251480 | hbanha | 12 mar 2010 16:31 | Em resposta a: #251474

Confrade Julius

Sobre o assunto dos Ribadouros existe um trabalho de Manuel Abranches de Soveral que pode ver seguindo os seguintes links:

http://www.soveral.info/mas/Ribadouro%20-%20origens.htm

http://roglo.eu/roglo?lang=pt&m=NG&n=Egas+Moniz+o+Aio&t=PN

Resposta

Link directo:

RE: Brasão da Família Ribadouro

#251531 | Julius | 13 mar 2010 12:43 | Em resposta a: #251480

Caro confrade hbanha,

Graças a sua ajuda, pude me aproximar do que seriam as armas dos Ribadouro. Seguindo o primeiro link, verifique o seguinte: "?(N) Pedro Veegas «de Tavares», senhor do castelo de Tavares e governador da Guarda. Numa doação ao mosteiro de Salzeda de 1203 documenta-se que era alcaide da Guarda Soeiro Veegas e senhor da mesma cidade D. Pedro Veegas de Tavares. Aqui, senhor (senior) está seguramente por tenens (governador). A filiação de Pedro Veegas de Tavares não se documenta e o conde D.Pedro só começa a tratar os Tavares com Estêvão Pires, filho deste. Genealogias tardias entroncam Pedro Veegas nos Fonseca, o que é cronologicamente impossível, já que o 1º deste nome era genro de Pedro Veegas. Mas, justamente, dizem que Mem Gonçalves da Fonseca e sua mulher D. Maria Pires de Tavares eram primos, o que nesta hipótese se verifica como primos-direitos. A indicar este entroncamento dos Tavares nos Ribadouro está sobretudo a heráldica, uma vez que os Tavares usam armas idênticas às dos Ribadouro (e dos Fonseca), tendo as estrelas menos uma ponta."
Entretanto, verifiquei também "Estevan Diaz, ca 1162 - ca 1241, senhor de Mouriz e Cête, das honras de Soveral e da Lapa, rico-homem, etc. Foi o 1º que ordenou o escudo de armas comum aos Avelar e aos Soveral. Segundo a lenda, referida nomeadamente por Manso de Lima, venceu em batalha três «reis» mouros, o que o levou a reordenar o seu escudo de armas desta forma: em campo de ouro (antiga nobreza), três faixas de vermelho carregadas com as cinco (depois passaram a três) estrelas de prata das suas armas originais. Segundo a dita tradição, estas armas originais seriam as dos Ribadouro (em campo azul, cinco estrelas de ouro em aspa, de seis, sete ou oito pontas). Mas, na verdade, também podiam ser as armas dos Urrô (depois ditas dos Freitas- em campo vermelho, cinco estrelas de prata de seis pontas em aspa), também eles, aliás da linhagem dos Ribadouro, de que terão usado as armas com diferença."
Sendo assim, é possível averiguar duas ou três descrições possíveis das armas do Ribadouro, porém, variam na cor do metal e do esmalte, bem como o número de pontas das estrelas. No segundo link só é possível visualizar o brasão matizes do cinza. Fica aqui, a pergunta: Qual seriam as cores originais das armas dessa família ? em campo de ouro cinco estrelas de vermelho (fonseca, tavares e coutinho), em campo de azul, cinco estrelas de ouro (monizes), ou em campo de vermelho cinco estrelas de ouro (freitas) ?

Cumprimentos,

Julius

Resposta

Link directo:

RE: Brasão da Família Ribadouro

#251532 | Julius | 13 mar 2010 12:52 | Em resposta a: #251531

apenas, retificando a mensagem anterior:
Onde lê-se "visualizar o brasão matizes do cinza" leia-se "visualizar o brasão em matizes de cinza". Do mesmo modo, onde lê-se "qual seriam as cores originais" leia-se "quais seriam".
Uma pena não ser possível editar os erros das mensagens.

Resposta

Link directo:

RE: Brasão da Família Ribadouro

#251675 | Julius | 15 mar 2010 14:36 | Em resposta a: #251532

Alguém saberia confirmar para mim, quais das três opções é a correta ? há alguma fonte bibliográfica confirmando qual seria ?

Resposta

Link directo:

Brasão da Família Ribadouro

#409801 | macaet | 21 nov 2018 15:17 | Em resposta a: #135312

Caro confrade,
O Dr. Gaspar Frutuoso, no vigésimo capítulo "das Saudades da Terra", a propósito de Gonçalo Moniz Barreto, descendente de Egas Moniz, o aio, diz o seguinte: "... e tinham no brasão por armas a espada na mão e a outra mão batendo no peito (...) nas quais armas está Egas Moniz vestido em uma alva...".
Melhores cumprimentos,
Maurício C. de Melo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 15:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen