João Pereira Soares de Albergaria

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Títulos

João Pereira Soares de Albergaria

#135350 | jacques | 24 nov 2006 19:30

Caros Confrades
Há dias, pesquisando Soares de Albergaria na net, apareceu-me, no site da C.M. de Mesão Frio, o que a seguir transcrevo:
"João Pereira Soares de Albergaria (nobre Fidalgo Salteador), este fidalgo-salteador era filho bastardo de Manuel Soares de Albergaria, da mais alta nobreza do reino. Viveu na Casa de S. Tiago, na Rede, Vila Marim, e foi possuidor de vínculos e outras casas importantes em Aveiro, Oliveira do Conde, Cinfães, Midões, Resende e Vila da Feira. Diz-nos um credenciado autor oitocentista que este João Pereira Soares de Albergaria foi, durante muito tempo, o açoute e terror das terras do concelho de Mesão Frio: « valente, desordeiro e chefe de uma quadrilha de malfeitores, praticou muitos excessos e crimes de toda a ordem». Foi finalmente preso e fuzilado no Fundo de Vila, no segundo quartel do séc. XIX, por uma força de caçadores, mandada expressamente para esse fim de Vila Real. Encontra-se sepultado no interior da antiga igreja paroquial de S. Martinho de Vila Jusã."
Será que algum dos confrades tem mais alguma informação a acrescentar, p.ex. conjuge, filhos?
Muito embora o este indivíduo não faça parte desta base de dados sei que foi cunhado do 1.º Visconde de Oliveira do Conde, casado com sua meia-irmã Ana Rita Soares de Albergaria Pereira.
Grato pela atenção
Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: João Pereira Soares de Albergaria

#135570 | RCCORREIA | 27 nov 2006 10:09 | Em resposta a: #135350

Sugiro-lhe que procure aqui mesmo pelos Condes da Feira e Condes de Fijó. São desta família.

Resposta

Link directo:

RE: João Pereira Soares de Albergaria

#135655 | jacques | 27 nov 2006 19:11 | Em resposta a: #135570

Caro RCCorreia
Muito embora não esteja registado na BD do Genea, sei perfeitamente a ascendência do indivíduo em questão; o pai, Manuel Soares de Albergaria Pereira era o primogénito dos sres. de Oliveira do Conde, Casa da Rede de Mesão Frio, etc e irmão do meu Tetra-avô, José Justino Soares de Albergaria. Uma sua meia-irmã legítima deve ter herdado a maior parte dos bens e o seu côjuge foi o 1.º visconde de Oliveira do Conde.
Eu queria saber mais pormenores da sua biografia ( p.ex.: se teria casado, teria tido descendência, etc.).
De qualquer modo agradeço-lhe a resposta,
Com os meus melhores cumprimentos
Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 00:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen