familia Tito Augusto Duarte de Noronha

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

familia Tito Augusto Duarte de Noronha

#135401 | jorge de s | 25 nov 2006 14:13

Tito Augusto Duarte de Noronha (1834-1896). Era natural de Lisboa (Benfica). Engenhairo no Porto onde viveu e morreu ( Rua S. Braz). Deixou uma biliografia on se destaca uma Gramatica da linguagem portuguese no século XVI em conjunto com o Visconde de Azevedo.
Alguem possui outros dados sobre a sue vida, detalhes sobre a dita bibliografia, casamento com (?).
Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: familia Tito Augusto Duarte de Noronha

#135408 | FGR | 25 nov 2006 16:29 | Em resposta a: #135401

Caro Jorge de Sousa

Se não estou em erro, quem foi o co-autor da Gramática da Linguagem Portuguesa (2ª Edição da de 1536) juntamente com o Visconde de Azevedo, foi o seu filho, Tito de Borbon e Noronha.

Cumprimentos,

Filipe Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: familia Tito Augusto Duarte de Noronha

#135501 | jorge de s | 26 nov 2006 15:54 | Em resposta a: #135408

Caro Filipe Gonzaga Ribeiro,
Obrigado pela sua resposta. Segundo informaçao na Arruda trata-se mais provavelmente de Tito Augusto Duarte como co-autor da dita gramatica (?). Procuro igualmante informaçao sobre uma peça de teatro da autoria entao do meu bisavô Tito de Bourbon e Noronha.

Resposta

Link directo:

RE: familia Tito Augusto Duarte de Noronha

#135529 | FGR | 26 nov 2006 19:31 | Em resposta a: #135401

Caríssimo

Pesquisando na net, verificamos que esta segunda edição da Gramática da Linguagem Portuguesa foi publicada pela Imprensa Portuguesa em 1871 no Porto.
Sendo assim, pela data, não restam dúvidas que o co-autor foi o seu trisavô Tito Augusto Duarte de Noronha (* 1834 + 1896) e não o seu bisavô Tito de Bourbon e Noronha (* 1861 + 1946) que apenas tinha 10 anos de idade nessa época .

Cumprimentos,

Filipe Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: familia Tito Augusto Duarte de Noronha

#135531 | FGR | 26 nov 2006 20:14 | Em resposta a: #135401

Caro Jorge Nunes de Sousa Noronha

Envio-lhe um link onde poderá ver todas as obras publicadas pelo seu trisavô Tito Augusto Duarte de Noronha.

http://purl.pt/166

Cumprimentos,
Filipe Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: familia Tito Augusto Duarte de Noronha

#135571 | jorge de s | 27 nov 2006 10:21 | Em resposta a: #135531

Caro Fiipe Gonzaga Ribeiro,
Muitissimo obrigado pelo envio deste link que me permitiu ter ume ideia das publicaçoes do trisavô. Essas "memorias de un charuto" devem ser curiosissimas, tentarei consltar na BN quando for a Lisboa.
Penso que o Filipe é filho do Mario Gonzaga Ribeiro ?
Cumprimentos, Jorge.
www.jorgedesousanoronha.com

Resposta

Link directo:

RE: familia Tito Augusto Duarte de Noronha

#135580 | FGR | 27 nov 2006 11:36 | Em resposta a: #135571

Caro Jorge de Sousa Noronha

Não, o Mário é solteiro e sem filhos. Sou primo em segundo grau do Mário. O meu pai, Luís Gonzaga Ribeiro Junior, era primo direito do Mário. A minha avó paterna (Ester Maria Gonzaga Ribeiro) e o pai do Mário (Gregório José Gonzaga Ribeiro) eram irmãos entre si e filhos de Mário Gonzaga Ribeiro e de Judite Nunes Ferreira (que foi casada com o seu bisavô em segundas núpcias).
Também mora na Arruda?
Quando conseguir algum documento novo ou alguma certidão do seu bisavõ que tenha algum dado referente à minha bisavó Judite, avise-me porque também tenho muito poucos dados dela.

Cumprimentos,

Filipe Gonzaga
filipegonzaga@netcabo.pt
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=337607

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 09:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen