Apelido Fula

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Apelido Fula

#135421 | rosaafula | 25 nov 2006 18:19

Boa Tarde!

Procuro informações relativamente ao meu ultimo nome - Fula.
Tenho estado a procurar em diversos sitios, mas em vão..

Muitos dos meus professores, dizem que é frequente encontrarem o nome Fula em alguns documentos historicos, no entanto ate agora ainda nao encontrei nada. Nao sei se o meu apelido tem alguma relação com a tribo dos Fula, em Africa.

Agradeço desde já alguma informação relativa ao meu apelido.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Fula

#135427 | victorferreira | 25 nov 2006 19:48 | Em resposta a: #135421

Fula e Papel são duas nações importantes na zona da Guiné-Bissau.
Eu tive dois colegas de faculdade, um Fula, outro Papel.
Se não me engano os Fula são maioritariamente maometanos e os Papel animistas ou cristãos.
Quanto à origem do apelido, é provável que tenha a ver com essas referências, ou porque de descendência de alguém dessa etnia, ou porque de descendência de algum europeu que viveu nessas regiões.
Mas não se esqueça que "fula" também é sinónimo de "zangada", "colérica", e houve muitos apelidos que tiveram origem em traços de personalidade dos nossos antepassados, que deram mesmo em alcunhas muito bem situadas no "ranking". Um exemplo é "bulhão", sinónimo de "brigão", "conflituoso", e que pode ter dado origem a muitas alcunhas que se transformaram em apelidos pelo país todo.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Fula

#135438 | rosaafula | 25 nov 2006 22:00 | Em resposta a: #135427

muito obrigado pela ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Fula

#137874 | danielafula | 21 dez 2006 15:38 | Em resposta a: #135421

ola chamo me daniela fula .o que os teus profesores dizem esta correcto.o meu trisavo era o chefe da tribo fula tinha muitas mulheres mas a principal era a ana.ele chamava se damiao eram os pais do meu bisavo joao fula que apos o assassinato de seu pai pelo capanga e mais tarde de sua mae veio para portugal com um doutor que fazia parte do exercito.talvez os irmaos tenham vindo mais tarde para portugal ou outros destinos uma incognita.ha muitos anos atras um amigo foi a africa e disse que esteve com tribo fula e que estavam numa reseva.um abraco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 05:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen