Conservatória do registo civil

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Arquivos

Conservatória do registo civil

#135462 | daan006 | 26 nov 2006 02:59

Boa Noite

Estou neste momento a pesquisar a árvore geneologica da minha família na Torre do Tombo. Só que aí apenas tem a documentação até 1910, a partir daqui está na conservatória do registo civil de Tomar. Eu preciso de encontrar a certidão de óbito do meu bisavô mas não tenho uma data precisa. Precisava por isso de fazer uma pesquisa por décadas, como fiz na TT. Será que me deixam consultar os livros como na TT? É que estive lá uma vez e não me pareceram muito simpáticos para ajudar, especialmente não tendo uma data fixa. Alguém tem algum feedback de uma situação parecida ou de como funcionam as coisas.

Cumprimentos
Fernando

Resposta

Link directo:

Conservatória do registo civil

#135470 | Lourval | 26 nov 2006 03:55 | Em resposta a: #135462

Caro Fernando,
Esta sua situação é "difícil". Já estive na mesma situação e consegui as datas de óbito através da Junta de Freguesia. Quem sabe você também não dá sorte.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#135476 | Jpteixeira | 26 nov 2006 10:27 | Em resposta a: #135470

Caros Fernando e Lourval:

Os documentos que se encontram nas Conservatórias do Registo Civil não são disponibilizados para consulta pública, tal como os que se encontram nos Arquivos Distritais ou na Torre do Tombo. Aliás, só podem ser disponibilizados os documentos para consulta pública que se encontrem em ARQUIVO, o que não é o caso das Conservatórias do Registo Civil, cujos documentos encontram-se como se estivessem em ACTIVO, por não terem ainda 100 anos.
No entanto, em certos casos, designadamente, em investigação, podem ser disponibilizados devendo ser instruído um pedido formal de consulta à Direcção Geral dos Registos e Notariado (Av. 5 de Outubro, 202  Apartado 14015  1064-803 Lisboa), através de documento comprovativo do carácter público, científico ou cultural da investigação.
Com esta documentação, que tem que ser autêntica, é feita uma apreciação pela Direcção Geral, que na maioria dos casos de processos de investigação leva à permissão da consulta, desde que não prejudique os próprios serviços da Conservatória em causa e ainda que os processos de consulta requeridos não contenham informações que não possam ser disponibilizadas.

Como podem verificar, o processo não é fácil, o que se compreende, pois se não fosse assim as Conservatórias eram autênticos Arquivos.

Cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#159177 | balzac54 | 12 jun 2007 20:08 | Em resposta a: #135476

Bonjour
Je cherche la date de mariage de mes grands parents paternels , je pense qu ils se sont mariés en 1920 a vila franca do doao.
Mon grand pere Norberto Delgado né le 24 09 1893 a guarda.. grand mere Maria Isabel Maximo nee le 25 03 1693 a vila franca do doao . je vous remercie beaucoup et regrette de ne pas ecrire votre langue.
Si des frais sont necessaires il suffit de me contacter merci
Mr Delgado Alain

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#159233 | MP | 13 jun 2007 14:54 | Em resposta a: #135462

Caro Fernando,

Porque não faz o pedido que pretende por correio ou e-mail? Eu pessoalmente, quando pretendo a localização de um assento junto de uma conservatória à qual não me posso deslocar, faço o pedido por correio juntamente com o dinheiro, por vezes junto um envelope com selo e a minha morada, e por norma enviam-me aquilo que pretendo...

Não sei como funciona a conservatória de Tomar, pois nunca a contactei, mas acredito que sejam prestáveis como nas outras... Aliás, nas conservatórias que contactei (quer pessoalmente que por correio), sempre se mostraram muito prestáveis, mesmo quando não tinha uma data exacta, etc...

Melhores cumprimentos,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#159827 | jorfs | 17 jun 2007 23:33 | Em resposta a: #135476

Caro Julio
A sua informação é importante par que se inicia nestas coisas de genealogia. Já agoara não me sabe dizer se a Direcção Geral dos Registos e Notariado tam pagina na net, e se posso fazer esse pedido por mail?.Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#159843 | Jpteixeira | 18 jun 2007 01:31 | Em resposta a: #159827

Caro jorfs (?)

A informação que coloquei apenas diz respeito ao acesso, ou seja, à consulta e leitura de livros dos registos existentes nas Conservatórias, que não são disponibilizadas para consulta do público, uma vez que as Conservatórias não são Arquivos passivos.
No entanto, se pretende apenas a cópia não certificada de um determinado documento de um seu ascendente, deve proceder como foi descrito pelo colega Mário Pimentel na mensagem colocada em 13-06-2007.
No entanto, se pretende fazer investigação (jornalística, edição de livro, histórica, etc.), deve contactar a DGRN, a qual lhe solicitará (segundo creio), os comprovativos que fundamentam o seu pedido.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#159864 | jorfs | 18 jun 2007 13:14 | Em resposta a: #159843

Caro Júlio,
Obrigado pela colaboração, já começo a preceber como isto funciona! Já agora o meu nome é Orlando, por lapso esqueci-me de referir.

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#231400 | LBolacha | 05 jun 2009 22:59 | Em resposta a: #159843

Caro Sr

Há algum tempo que ando de volta da minha árvore, e puz o bicho a alguns amigos. Como amigos que são, disse que os ajudava a começarem as suas pesquisas e tenho tentado eu mesmo faze-las, mas não tinha o objectivo de obter copias dos registos, apenas as informações nelas contidas.
Sabe se isso é possível? é preciso alguma autorização especial dos meus amigos, de modo a que possa ter acesso aos dados de nascimento dos seus pais e avós?

se me puder ajudar neste meu pequeno problema agradecia mt

atenciosamente
LRB

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#231552 | ksaraujo | 07 jun 2009 21:41 | Em resposta a: #159177

Monsieur Delgado Alain,

Si vous souhaitez encore trouver la date du mariage de vos grands-parents, s'il vous plaît, envoyez-moi un message à mon adresse k e l s o n (at) h o t m a i l . c o m (ecrire ensemble).

Ensuite, nous pourrons discuter plus de détails. Merci.

Mr. Kelson Araujo

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#231815 | M22F04M72 | 13 jun 2009 04:13 | Em resposta a: #231400

Caro LBolacha
Para saber quem pode pedir certidões basta ir ao Portal do Cidadão - Pedido Certidões on-line - Preguntas Frequentes e encontrará a resposta.
Atenciosamente
Maria Matos

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#231841 | LBolacha | 13 jun 2009 18:16 | Em resposta a: #231815

Cara Sra Maria

A minha questão não é quem pode pedir uma certidão, mas sim, se existe algum método de se saber o que vem escrito num assento de nascimento, sem ter de se pagar por uma certidão ou fotocopia simples.

De qualquer modo, agradeço-lhe a ajudar
Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#231855 | M22F04M72 | 13 jun 2009 23:48 | Em resposta a: #231841

Caro Sr. Levi
Peço desculpa por não ter entendido a sua questão.
Mas com a sua explicação julgo que a única forma será copiar os assentos. Neste caso, pode fazê-lo, com algum trabalho claro, um doc do Word e tentar a cópia (eu faço-o quanto encontro um assento que por qualquer dado que contenha me possa vir a ser útil). E isto quer com a pesquisa on-line quer com a presencial. Se contudo se refere a obter cópia do assento, e refiro-me aos assentos on-line já vi por aqui alguém que tem uma técnica mas pelo que pude entender é muito complicada e ilegal. Á parte ilegalidades, defacto não há como obter esses docs, se bem que nisto de informática há sempre os experts mas não é o meu caso. Lamento não poder ser-lhe útil.
Atenciosamente
Maria Matos

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#238449 | shadlan | 08 set 2009 15:12 | Em resposta a: #231815

Caro M22F04M72

Sabe se é possível pedir uma cópia não certificada através do portal do cidadão?

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#238463 | MAeJU | 08 set 2009 18:47 | Em resposta a: #238449

Caro shadlan

O M22F04M72 a que você se refere assinou em baixo da mensagem. É a participante Maria Matos. Ela tem andado ausente do fórum e por isso eu lhe respondo que o Portal do Cidadão só fornece cópia certificada. Estou respondendo porque eu também já tive esta dúvida.

Tenho uma maneira de pedir cópia não autenticada às Conservatórias ou aos Arquivos Distritais. Se tiver interesse em saber como escreva contando de onde você pretende a cópia.

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#238464 | shadlan | 08 set 2009 18:52 | Em resposta a: #238463

Interessante. Por acaso é da Conservatória do Porto.

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#238474 | M22F04M72 | 08 set 2009 20:23 | Em resposta a: #238449

Caro Shadlan
Apesar da Marli Ribeiro já lhe ter respondido por mim, o que lhe agradeço, não quero deixar de lhe responder eu própria. Tal como a Marli Ribeiro já disse defacto através do Portal do Cidadão não é possível obter cópias não autenticadas assim como não é possível pedir assentos com mais de 100 anos. Assim sendo se a data de nascimento a que se refere o pedido for anterior a 1909 deve ser feito aos Arquivos Distritais e pode fazê-lo através de consulta presencial, carta, ou e-mail. Atente porém, que a data 1909 nem sempre significa que o assento que pretende se encontre lá, mas nesse caso será informado para onde deve efectuar o pedido. Nos casos de datas posteriores a 1909 o pedido deve ser feito aos Arquivos Centrais, que se não o tiverem lhe indicam a Conservatória do Registo Civil caso saiba a naturalidade. Mas para um pedido por carta ou e-mail eu costumo telefonar primeiro para os respectivos Arquivos a perguntar se já têm os assentos do local e do ano que pretendo, o que facilita pois posso logo fazer o pedido para o local certo. Ainda á tempos precisei de um assento de 1881 e que tudo indicava que estaria já no ADViseu porém fui informada que o ano da localidade que desejava ainda estava no Arquivo Central do local. Telefonei para lá, confirmei e enviei o pedido pelo correio. Presumo que sabe que para efectuar um pedido deve estar de posse do maior n.º de dados - nome, data de nascimento (ano sobretudo), naturalidade (freguesia, concelho, distrito), nome dos pais são o minimo, mas todos os mais podem facilitar a confirmação dos Arquivos de que estão a fornecer o assento certo.
Ao dispor
Maria Matos

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#238508 | small | 09 set 2009 00:28 | Em resposta a: #238474

Cara Maria Matos

Ultimamente tenho pedido os assentos na conservatória da minha àrea de residência, referentes a qualquer parte do País mas como é óbvio sempre com o máximo de dados possível, por vezes envio primeiro um mail para a conservatória onde sei que se encontra o assento eles respondem informando o nº do assento inclusivé e assim ainda se torna mais fácil. Dependendo do sítio tenho conseguido assentos de um dia para o outro e depois é só levantar e pagar no acto.

Ao dispor

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#238509 | M22F04M72 | 09 set 2009 00:46 | Em resposta a: #238508

Olá Stella
Desculpe mas estou um pouco confusa pois ás 20:23 respondi ao Shadlan e julgo que você seja outro utilizador, isto porque o Shadlan não assina as mensagens e isso pode causar confusões. Em todo o caso a sua mensagem parece ser uma resposta á minha daí a minha confusão. Se poder esclareça, por favor. Mas no que diz respeito ao seu enunciado é claro que se fornecer o maior n.º de dados tudo se torna mais fácil e sobretudo se souber a que conservatória deve dirigir o seu pedido. No meu caso, tenho 5 conservatórias e dependendo dos anos a localização dos assentos poderam não estar em determinada conservatória. Depois as conservatórias podem já não terem os assentos uma vez que por lei do Notariado do Registo Civil, estas devem entregar até ao dia 31 de Janeiro tudo o que diz respeito ao ano transacto. Será que que não se quis referir aos Arquivos Centrais?
Ao dispor
Maria Matos

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#238517 | M22F04M72 | 09 set 2009 01:40 | Em resposta a: #238464

Caro Shadlan
Esta pergunta é para mim?
Maria Matos

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#238527 | shadlan | 09 set 2009 07:00 | Em resposta a: #238509

Peço desculpa pela falta de assinatura. Eu não sou a utilizadora Stella.

Abel Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#238528 | shadlan | 09 set 2009 07:01 | Em resposta a: #238517

Estava a responder à Marli a dizer qual a conservatória de onde preciso de informações.

Abel Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#238529 | MAeJU | 09 set 2009 07:32 | Em resposta a: #238464

Caro Abel Figueiredo

Para nós aqui do Brasil pedir uma cópia não certificada a Portugal, a xerox, significa que para pagar os 0,50 euros teremos uma despesa, inadimissível para mim, de vale-postal. Tenho então por hábito enviar o valor da cópia mais a despesa postal da remessa da cópia colocando o pequeno valor dentro de um envelope.

Mas para quem mora em Portugal, e só depois que escrevi a mensagem que me dei conta, penso que bastaria fazer o depósito bancário, após entendimento telefônico ou eletrônico com a Conservatória do Porto.

Como eu não sei onde você está, ficam as 2 sugestões.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#238534 | shadlan | 09 set 2009 10:17 | Em resposta a: #238529

Acaba tudo por se resumir a um problema de disponibilidade.
Aproveitei as minhas férias para recolher alguns registos referentes à minha esposa, mas ainda me faltam alguns.

Ainda estava na esperança de encontrar alguma forma de recolher registos civis sem ter de me deslocar à conservatória (por muito perto que ela seja). Vejo que o melhor é esperar por uma oportunidade e tirar um dia para pesquisa.

Obrigado a todos
Abel Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#238541 | M22F04M72 | 09 set 2009 11:00 | Em resposta a: #238528

Caro Abel Figueiredo
Em primeiro obrigada pelo esclarecimento. Eu sou do Porto a Marli Ribeiro é de São Paulo se houver alguma coisa que precise disponha
Atenciosamente

Maria Matos

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#238545 | M22F04M72 | 09 set 2009 11:07 | Em resposta a: #238527

Olá de novo
Eu também pensei que estava perante outro utilizador mas obrigada pelo esclarecimento. É que por norma, pelo menos neste fórum, as pessoas que colocam questões que são respondidas começam a interagir identificando-se pelo nome e a "assinar" as respostas. Isto evita certas confusões, e a "família" é muito grande.
Maria Matos

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#238586 | small | 09 set 2009 17:36 | Em resposta a: #238509

Olá Maria Matos
Efectivamente sou outra utilizadora e creio que assinei a minha mensagem. Não me referia aos Arquivos Centrais, creio que o Arquivo Central só existe no Porto, aí sim consulto primeiro o Central e depois peço as cópias na Conservatória que mais me convier que as pedem por sua vez para lá, isto para evitar estar a enviar o dinheiro por correio, ou virem à cobrança. Em relação a Lisboa tenho de consultar Conservatória a Conservatória para ficar na posse dos nºs de assento (embora saiba que não é obrigatório fornecê-lo quando peço, apenas para tornar tudo mais célere) e depois o processo é igual. No Porto existe um período que vai de 1904 a 19111, varia de Conservatória para Conservatória em que os registos ainda estão na posse das respectivas. e aí já sei que não peço ao Arquivo Central. Curioso que pode utilizar este sistema em qualquer conservatória mas no Arquivo Central do Porto só tem acesso aos assentos referentes ao Porto. Creio que agora fui mais explícita.
Melhores cumprimentos.

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#238607 | M22F04M72 | 09 set 2009 20:50 | Em resposta a: #238586

Olá Stella
Desculpe se fiz confusões, eu sei que assinou mas a responta que tinha dado foi a outro utilizador que na altura não tinha assinado. Quanto ao que menciona na sua mensagem tenho a dizer que eu direcciono os meus pedidos directamente ao Arquivo Central do Porto e faço-o presencialmente porque vivo cá. Levo-lhes uma lista dos assentos que desejo, deixo-a ficar e quando têm os pedidos telefonam-me e passo por lá, levanto-os e pago, claro. No caso de não terem algum dos assentos lá eles fazem o pedido por fax à conservatória. Na verdade, quando o fiz a primeira vez a técnica administrativa que me atendeu comentou que nunca lhe tinham feito este género de pedido, o que me surpreendeu mas respondi que apesar de achar estranho havia sempre uma 1.ª vez. Contudo pedi-lhe que se informasse se havia alguma anomalia em formalizar assim os pedidos pelo que ela se dirigiu ao responsável e este anuiu o meu procedimento. E é assim que tenho feito e tenho tido boa recepção (já passei a ser conhecida pela sr.ª das listas). Pelo que diz faz um processo inverso. Quanto a só o Porto ter Arquivo Central desconhecia isso, mas parece-me que até não é má ideia pois, como diz, em Lisboa tem de consultar Conservatória a Conservatória. Eu própria costumo indicar a conservatória que diz respeito às freguesias do Porto, dado que no site do Instituto dos Registos e Notoriado existe uma lista que indica as conservatórias todas do país e no caso do Porto uma lista com datas onde nessas alturas as freguesias pertenciam, uma vez que nem sempre corresponderam a uma conservatória determinada. Pela lei do Notoriado, as conservatórias têm que entregar no Arquivo Central toda a documentação do ano transacto até 31 de Janeiro. Sendo assim ao pedir ao Arquivo Central eu sei que eles terão obrigação de satisfazer o pedido. No caso de pedidos ao Arquivo Distrital do Porto dependendo da minha disponibilidade, ou o faço on-line caso este já se encontre informatizado e faço o pagamento por MB e eles enviam-me para casa, claro que pago um €1 para os portes, se posso passo por lá faço o pedido da mesma forma, on-line, eles dizem-me quando devo ir levantá-los ou mandam-me um e-mail e eu passo por lá, assim não pago portes. Isto no que diz respeito aos assentos que já estão disponibilizados e que felizmente já são muitos. Se não for o caso tenho de fazer a consulta presencial e requisitá-los. Quando são assentos de outros distritos antes de efectuar os pedidos procuro informar-me pelo telefone se os mesmos já lá constam fornecendo as datas e os locais que pretendo. Mediante a resposta é que me dirijo ou não às Conservatórias. Mas ao fazê-lo já tenho a informação principal que é se estão ou não lá. Cara Stella acho que cada um vai encontrando a melhor forma de "descobrir" quem eram os que nos antecederam, e todos os meios são bons desde que se consiga o obejcto do nosso interesse, não concorda? O importante para mim é não desistir e ter paciência para conseguir ir o mais longe para o passado, o meu passado desconhecido, mas sem o qual ninguém pode ser o que é hoje. Desculpe-me esta longa esplanação, mas por vezes sentimos prazer em comunicar com quem sabemos nos pode entender.
Se precisar de alguma coisa cá do Porto estou ao dispor, só não posso prometer ser célere.
Um abraço
Maria Matos

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#238608 | small | 09 set 2009 21:06 | Em resposta a: #238607

Olá Maria Matos

Muito interessante, no fundo eu faço precisamente o que a Maria faz, e precisamente no Porto até à bem pouco tempo, agora estou mais longe.
Tenho que realçar o bom atendimento do Arquivo Central do Porto, também pedi lá dezenas de fotocópias e por vezes tive de pedir colaboração em relação à s freguesias que nem sempre tinha a certeza mas sempre me atenderam muiito bem.
Em relação às de fora por acaso não tive a sua sorte, mas consegui ultrapassar na Conservatória perto da minha residência utilizando "listas" tal qual faz também.
Se necessitar de ajuda mais para o Centro, mesmo em conservatórias, desde que eu tenha disponibilidade disponha.Obrigada pelo seu oferecimento e se quiser pedir o meu contacto ao moderador esteja à vontade.
Um abraço para si também

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#239501 | roz | 18 set 2009 13:39 | Em resposta a: #231552

Caro Kelson Araujo,

Vejo aqui o seu endereco de e-mail e gostava, se fosse possivel, que me permitisse contacta-lo.

Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do registo civil

#239527 | ksaraujo | 18 set 2009 17:00 | Em resposta a: #239501

Caro Rosario,

Com certeza, sinta-se à vontade para assim o fazê-lo.

Aguardo vossa mensagem.

Melhores cumprimentos,

Kelson dos Santos Araujo

Resposta

Link directo:

Conservatória do registo civil

#413200 | lelf | 17 mar 2019 00:01 | Em resposta a: #135462

Boa noite
Tenho familiares que nasceram e faleceram em Moçambique, na década de 30 do século passado. Alguém me sabe dizer se é possivem obter certidões de nascimento e de óbito dessas pessoas, e a quem recorrer?
Antecipadamente grato pelas respostas,
Luis Figueiredo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 01:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen