Bravos ( Algarve séc XVII )

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Bravos ( Algarve séc XVII )

#13552 | zmcm | 29 nov 2001 09:26

Procuro informaçãoes sobre a família Bravo ( Algarve séc. XVII), mais própriamente da zona de Lagoa.

Desde já a atenção dispensada,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Bravos ( Algarve séc XVII )

#32572 | Portuguez | 01 jan 2003 09:34 | Em resposta a: #13552

Caro Miguel Cabrita Matias

Só agora vi este seu tópico, e aproveito para lhe chamar a atenção para o que se diz em Pereira do Lago, http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=32570#lista, dada a origem em Tavira de D. Isabel Rodrigues Bravo, que parece instituiu o morgadio dos Bravos em Alenquer. Pelas contas e pelo que diz o meu primo Nuno, será da época aludida.
Cumptos.

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Bravos ( Algarve séc XVII )

#32584 | zmcm | 01 jan 2003 16:18 | Em resposta a: #32572

Caro Alexandre Tavares Festas :
Agradeço a sua dica. É bem possível que D. Isabel Rodrigues Bravo seja da família que procuro conhecer melhor.

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Bravos ( Algarve séc XVII )

#32585 | zmcm | 01 jan 2003 16:20 | Em resposta a: #32572

Caro Alexandre Tavares Festas :
Agradeço a sua dica. É bem possível que D. Isabel Rodrigues Bravo seja da família que procuro conhecer melhor.

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Bravos ( Algarve séc XVII )

#32672 | rgc | 02 jan 2003 21:05 | Em resposta a: #13552

Caro Miguel

Antes de tudo os votos de BOM ANO NOVO para si e família.
Tenho um 6.ºavô,MANUEL GONÇALVES,casado com a minha avó MARIA GUERREIRO,filha de António Gomes e de Isabel Guerreiro,da Soalheira-Santana da Serra,onde aparece o apelido -Braba,ou seja-BRAVO.

MANUEL GONÇALVES,morador no Pero Garção,freg.de Santana da Serra,filho de MANUEL GONÇALVES,nat.da freg. de SÃO BARTOLOMEU de MESSINES e de MARIANA FURTADO,da freg.de Santana da Serra-casaram aos 11-nov.-1742-paroq. de Santana da Serra-Arq.Dist.de Beja(aparece também como Mariana Furtada Martella,a madrinha foi uma Tereza Martella)neto paterno de MANUEL GONÇALVES,e de MARIA BRABA,da freg. de São Bartolomeu de Messines e neto materno de BARTOLOMEU DIAS,da freg. de São Barnabé e de AGUEDA RODRIGUES,da freg. do Alferce,termo de Silves.
Um abraço.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Bravos ( Algarve séc XVII )

#32674 | zmcm | 02 jan 2003 22:09 | Em resposta a: #32672

Caro Rafael :
Que é feito de si? mandei-lhe uma mensagem de boas festas...não recebeu? espero que estja tudo bem consigo!!

A prepósito dos Bravos : também já encontrei em S. B. Messines esse apelido Braba ou Brabo...será mesmo Bravo? ou será Barba que tb os há em S.B.Messines?

abraço e bom ano...
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Bravos ( Algarve séc XVII )

#32756 | rmfrp | 05 jan 2003 12:28 | Em resposta a: #13552

Caros colegas:

Tenho encontrado algumas referências ao apelido Bravo ou Brabo, surgindo por vezes ambas as grafias aplicadas à mesma pessoa.

No início do século XVII já existia uma família Brabo na região de Portimão, conforme o atesta o casamento na Mexilhoeira Grande, a 10 de Maio de 1632, de Francisco Marreiros de Sampaio, do Alvor, com Brites Brabo, filha de Vicente Álvares e Brites Brabo, defuntos, que haviam sido moradores na Mexilhoeira Grande.

Tenho ainda conhecimento de uma família Rodrigues Brabo, descendente de Manuel Rodrigues Brabo, natural de Fronteira, e de Ana Maria Mera, natural de Arronches, nascidos provavelmente cerca de 1670. A maioria das pessoas que conheço desta família viveu em Mértola. Não sei se existirá ligação aos Rodrigues Bravo do morgadio de Alenquer, de que apenas agora tomei conhecimento através deste tópico. A família que refiro tem presença em Tavira mas apenas no século XIX, tanto quanto sei, pois o Coronel António Rodrigues Brabo viveu naquela cidade os últimos anos da sua vida falecendo viúvo e penso que sem geração no ano de 1840.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Bravos ( Algarve séc XVII )

#32795 | zmcm | 05 jan 2003 23:52 | Em resposta a: #32756

Caro Rui :
Eu procuro os antepassados de uma Ana Bravo filha de Francisco Bravo e Inês Gomes moradores em Lagoa no princípio do séc. XVII.
Sabe alguma coisa desta gente?

um abraço
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Bravos ( Algarve séc XVII )

#32830 | rmfrp | 06 jan 2003 14:07 | Em resposta a: #32795

Caro Miguel Cabrita Matias:

Sobre as pessoas que refere não tenho qualquer informação. Como Lagoa não é muito longe da Mexilhoeira Grande e do Alvor, talvez haja relação com os que se ligaram aos Marreiros de Sampaio.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Bravos ( Algarve séc XVII )

#32850 | rgc | 06 jan 2003 20:16 | Em resposta a: #32830

Caros amigos

ANTÓNIO RODRIGUES BRAVO-capitão do Regimento de Milícias da comarca de Ourique,cav.ºda Ordem de Santiago da Espada,correio-mór da vila de Mértola e natural de Castro-Verde,filho de Carlos Rodrigues Bravo e de Cristina Maria Rosa;neto pat.de António Rodrigues Bravo e de D.Laura Guiomar de Arnedo e neto mat.º de Francisco Álvares e de Maria Catarina da Rosa.Armas:escudo partido em pala;na primeira as armas de Rodrigues e na segunda a dos Bravos -Br.20 Set.1798-Cartº da Nobreza.liv.VI Fol.41.N.º 328-do Arq.ºHer.-Gen.º do visconde Sanches de Baena.
Boa noite a todos
Rafael Carvalho

Para o Miguel Cabrita Matias:
O que tiver sobre -Bravos-de São Bart. de Messines,agradeço que me envie,e outros dessas paragens algarvias.
R C

Resposta

Link directo:

RE: Bravos ( Algarve séc XVII )

#32851 | rgc | 06 jan 2003 20:37 | Em resposta a: #32850

Miguel
Como se interessa por-Bravos-de Lagoa,aos 17-5-1659 faleceu nesta vila um Vicente Bravo.Mas parece-me que tem "A HISTÓRIA DO CONCELHO DE LAGOA-por Rossel Monteiro Santos-ed.Colibri-por isso fico por aqui.
R C.

Resposta

Link directo:

RE: Bravos ( Algarve séc XVII )

#32853 | zmcm | 06 jan 2003 22:27 | Em resposta a: #32851

Caro Rafael :
De facto tenho a obra. De relance vi que a minha avó Maria Bravo era Nobre e bastante abastada ( segundo a dita obra, pelos bens que deixou e os escravos que tinha...), mas não vi mais nada...vou consultar outra vez...
De qualquer forma esse Vicente Bravo seria ou irmão ou primo da minha avó, já que o pai era Francisco Bravo.

um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Bravos ( Algarve séc XVII )

#32854 | zmcm | 06 jan 2003 22:34 | Em resposta a: #32850

Caro Rafael :
Já vi efectivamente Bravos em S. B. Messines, contudo não os tenho estudados, os meus avós Bravo são de Lagoa, Maria Bravo, filha de Francisco Bravo e de Inês Gomes casou com o Cap. Francisco Cabrita, cavaleiro, filho do Cap. Bartolomeu Afonso Santos e de D. Brites Cabrita ( mais um ramo que apanhei dos descendentes deste casal e do qual sou tb descendente - já é o 3º filho deste casal do qual descendo...). Fiquei a pensar se Inês Gomes seria irmã do Cap. Bartolomeu Afonso Santos, já que este último teve 3 irmãs ( que eu conheça)e uma delas era Inês Gomes cujo casamento não encontrei...

um abraço
Miguel


Um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Bravos ( Algarve séc XVII )

#32855 | zmcm | 06 jan 2003 22:38 | Em resposta a: #32850

Caro Rafael :
Já vi efectivamente Bravos em S. B. Messines, contudo não os tenho estudados, os meus avós Bravo são de Lagoa, Maria Bravo, filha de Francisco Bravo e de Inês Gomes casou com o Cap. Francisco Cabrita, cavaleiro, filho do Cap. Bartolomeu Afonso Santos e de D. Brites Cabrita ( mais um ramo que apanhei dos descendentes deste casal e do qual sou tb descendente - já é o 3º filho deste casal do qual descendo...). Fiquei a pensar se Inês Gomes seria irmã do Cap. Bartolomeu Afonso Santos, já que este último teve 3 irmãs ( que eu conheça)e uma delas era Inês Gomes cujo casamento não encontrei...

um abraço
Miguel


Um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Bravos ( Algarve séc XVII )

#32857 | zmcm | 06 jan 2003 22:39 | Em resposta a: #32851

Caro Rafael :
De facto tenho a obra. De relance vi que a minha avó Maria Bravo era Nobre e bastante abastada ( segundo a dita obra, pelos bens que deixou e os escravos que tinha...), mas não vi mais nada...vou consultar outra vez...
De qualquer forma esse Vicente Bravo seria ou irmão ou primo da minha avó, já que o pai era Francisco Bravo.

um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Bravos ( Algarve séc XVII )

#32876 | rmfrp | 07 jan 2003 07:53 | Em resposta a: #32850

Caro Rafael Carvalho:

António Rodrigues Bravo é exactamente o que referi como Coronel e falecido em 1840. Entre outros cargos exerceu o de Capitão-Mor de Castro Marim. Já vi o nome escrito nas formas Bravo e Brabo, sendo esta a mais frequente e a que consta de seu testamento, feito nas notas do tabelião Carlos Manuel Nogueira Mimoso.

O avô paterno António Rodrigues Brabo era filho de Manuel Rodrigues Brabo e Ana Maria Mera, já por mim referidos neste mesmo tópico. D. Laura Guiomar de Arnedo, avó paterna, era irmã de meu sétimo avô, o tabelião Eugénio de Arnedo Velasco.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Bravos ( Algarve séc XVII )

#32998 | rmfrp | 09 jan 2003 09:01 | Em resposta a: #32855

Caro Miguel Cabrita Matias:

Encontrei mais uma referência a Brabos no Barlavento algarvio.

Casamento em Tânger a 30 de Janeiro de 1645:

Domingos Brabo, filho de Domingos Brabo e Madalena Afonso, naturais de Budens
com
Luísa Rebelo,filha de Baltazar Rebelo e Maria Rodrigues, naturais de Tânger.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Bravos ( Algarve séc XVII )

#32999 | zmcm | 09 jan 2003 09:38 | Em resposta a: #32998

Caro Rui :
Agradeço as informações.

Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 06:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen