"Monografia do Concelho de Vila Nova de Cerveira"

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Regiões

"Monografia do Concelho de Vila Nova de Cerveira"

#135582 | luis262 | 27 nov 2006 11:46

Bom dia,

Foram editados na década de 90 do séc. passado, alguns volumes, cada um deles constituindo um estudo monográfico das freguesias de Vila Nova de Cerveira.

As obras parecem estar esgotadas, ou pelo menos estão esgotadas em várias livrarias de Lisboa.
Na Férin, informaram-me que já fizeram o pedido de mais exemplares à Câmara de Cerveira, mes não obtiveram , para já qualquer resposta.A própria Livraria do "Genealogia", refere precisamente o volume que mais me interessa, o que trata da freguesia de Sopo, mas com a indicação de esgotado.

Como de momento não me posso deslocar à Biblioteca Nacional , onde poderia tentar consultar esses livros, fico muito agradecido se alguém, que possua essas monografias especialmente a de Sopo, mas também a de Cerveira ou a de Vila Praia de Âncora (se é que esta última chegou a ser publicada ...), dissesse alguma coisa neste tópico.

Na Férin foi também me disseram que não teriam sido publicadas as monografias de todas as freguesias, nem feitas novas edições das que chegaram a ser publicadas, por falta de verba...

No entanto sei que as monografias de Cerveira e de Sopo foram editadas e julgo que pelo menos mais duas o terão sido.

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Conelho de Vila Nova de Cerveira"

#135583 | luis262 | 27 nov 2006 11:49 | Em resposta a: #135582

As gralhas, são terríveis, então estas tão "básicas", são as piores.
As minhas desculpas.
LP

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira"

#135585 | luis262 | 27 nov 2006 12:04 | Em resposta a: #135583

"A emenda foi pior que o soneto", pois como não se tratava de introduzir um tema novo, mas apenas de fazer uma alteração, há menos espaço, uma letra foi cortada e o resultado foi, para além de errado, completamente deselegante...
Ranovo as minhas desculpas e fico à espera que, apesar destes desastres linguísticos alguém possa e se disponha a colaborar ...

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: V.ª Praia de Âncora, concelho de Caminha

#135595 | luis262 | 27 nov 2006 13:04 | Em resposta a: #135585

Boa Tarde:

Como Vila Praia de Âncora pertence ao concelho de Caminha, está ao contrário do que disse antes, fora do âmbito da publicação de monografias, das freguesias de Cerveira.
Aproveito no entanto , visto se de se tratarem de dois concelhos contíguos, para perguntar se algum dos participantes do fórum tem informações sobre a Quinta do Forte, também conhecida por Quinta da Água Branca, que no início do séc. XIX, pertenceu a Domingos Pereira, que aliás tinha outras propriedades na região , entre elas a Quinta de Santiago no Sopo, cuja casa , segundo me disseram está a ser restaurada.

Cordialmente,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira"

#135815 | luis262 | 28 nov 2006 19:16 | Em resposta a: #135585

Caros participantes do Fórum,

Renovo o meu pedido de informações, em relação às monografias sobre as freguesias do concelho de Vila Nova de Cerveira.
Entretanto enviei um mail à Câmara de Cerveira, na esperança de, por essa via, conseguir encomendar algm desses livros...

Cumprimentos ,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira"

#136551 | Alves dos Santos | 05 dez 2006 21:25 | Em resposta a: #135815

Caro Luís,

Tive a ocasião de adquirir há alguns meses a monografia de VN de Cerveira. Penso, ter em casa um exemplar da freguesia de Sopo, embora não esteja seguro. Queira, por favor, utilizar o email "jmalvesantosarrobayahoopontofr" para definir a informação que necessita. Terei muito gosto em fazer "scanners" das páginas que lhe interessarem e enviá-las por mail.
Nota: Só o poderei fazer a pesquisa no Fim de semana, já que me encontro ausente da minha residência.
Com consideração,
José Alves dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira"

#138381 | flordealecrim | 28 dez 2006 14:47 | Em resposta a: #136551

Caro José Alves dos Santos

Como vi que tem a monografia de Vila Nova de Cerveira, agradecia se pudesse verificar se consta algo sobre a família " Marinho " e "Ayala ".

Antecipadamente grata,

Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira"

#138401 | aguerreiro | 28 dez 2006 16:22 | Em resposta a: #138381

caríssimos
eu fiz parte da comissão de cerveirenses que iniciaram as monografias, todavia por razões várias houve desentendimentos e suspendeu-se a sua publicação, só estando editadas as de Gondarém, Sopo e Nogueira. Para quando as restantes só Deus sabe.
Encontram-se esgotadas, embora possam existir á venda na delegação do Turismo de Vila Nova, o que pode faze-lo por telefone ou por e-mail

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira"

#138403 | aguerreiro | 28 dez 2006 16:33 | Em resposta a: #138381

Isabel.
A família Ayala foi gente importante de Vila Nova nos seculos XVIII e XIX, família que se extinguiu e á qual os herdeiros alienaram a casa e quinta de S. Roque no lugar das Côrtes. Desde já lhe digo que não existe nada publicado em Cerveira sobre essa família. o que se consegue é nos Arquivos Paroquiais.
Quanto a Marinhos existem várias famílias, mas tambem nada publicado

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira"

#138405 | flordealecrim | 28 dez 2006 16:47 | Em resposta a: #138403

Caro A. Guerreiro

Agradeço as informações prestadas. Ando à procura de um casamento de Ignácio Francisco Marinho com D. Maria de Ayala.
Este Ignácio Francisco Marinho foi Capitão de Ordenanças de Vila Nova de Cerveira, cargo que o seu pai Francisco Marinho também ocupou.
Se souber algo desta minha gente, agradecia.

Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira"

#138410 | aguerreiro | 28 dez 2006 17:04 | Em resposta a: #138405

Cara Isabel Eu tenho algures Qualquer coisa compilada sobre isso e pode ser encontre. (sou demasiado desorganizado) e já li esse registo e também lhe posso dizer de memória que uma filha deste casal de nome Josepha, veio a consorciar-se com o sr da casa das Larangeiras nas Côrtes Eu vou-lhe enviar o que tiver mas só no proximo fim de semana, Já agora eram seus familiares?
um abraço

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira"

#138431 | flordealecrim | 28 dez 2006 18:59 | Em resposta a: #138410

Caro A.Guerreiro

Agradeço todas as informações que me puder disponibilizar sobre essas famílias.

Cândida Adelaide Marinho Linhares de Ayala, filha de Rita Marinho Ayala e de José Maria Alves Linhares, era trisavó do meu marido.
Esta foi exposta em Lanhelas(Caminha) e ficou legitimada pelo casamento dos pais, penso que em 1858, quando já tinha 12 anos. O pai foi escrivão da Comarca de Vila Nova de Cerveira, e era da família Linhares de Gondarém.
Ainda não encontrei o assento de nascimento de Rita Marinho Ayala, filha de Ignácio Francisco Marinho e de D. Maria de Ayala, mas penso que deve ter nascido em Vila Nova de Cerveira e casou em Lovelhe.

Um abraço

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira"

#138533 | aguerreiro | 29 dez 2006 16:47 | Em resposta a: #138431

cara Isabel Roque
Vou.lhe transcrever uma ratificação de casamento, do livro de casamentos de Vila Nova.
""
Tratado de requerimento e despacho pelo qual se propõe abrir o assento do casamento de que a petição faz menção,
Reverendíssimo senhor Arcipreste-- Diz João da Cunha Pereira Castro que tendo contraído o Santo Sacramento do Matrimónio co Dona Francisca Ritta Marinho Ayalla, ambos desta Vila Nova de Cerveira, no dia cinco de Janeiro de 1839, na presença do reverendo Parocho que então era o padre Timótheo António da Silva Mendes, que presideo ao dito e como não abrisse no competente livro o assempto na conformidade da lei e establecimento da Igreja, com aquellas formalidades e vdeclaração do que no dito houve, segundo foi público e notório, que abrisse novo acto, reconhecessem seus filhos João e Dona Rosa como Havidos da sua dita esposa.
-Pede a Vossa Senhoria Reverendíssima se sirva mandar que o actual párocho, informado da verdae lhe abra novo Assento no livro competente fazendo as notas e as declarações necessárias-- Certo de que receberá a Mercê.= Vila Nova de Cerveira, três de Janeiro de miloitocentos e cincoenta e dous annos=(ass.) João da Cunha Pereira castro.
Segue-se o parecer
= Vista a incúria do parocho que recebeu os suplicantes e não fazer o assento com as declarações precisas e necessárias como devia.
=Deve o reverendo Abbade actual fazer assento expressivo no competente livro. São João Batista de Revoreda Quatro de Janeiro de mil oitocentos e cincoenta e dous
O Abade Manoel Barbosa Pereira da Cunha.

Nada mais continha o requerimento

Segue-se o novo assento assinado por três testemunhos todos clérigos, que passo a transcrever.

DESPACHO RECTO COPIADO E COM O SEGUINTE TEOR
=João Cunha Pereira castro filho legítimo de Manoel Barbosa Pereira da Cunha e de sua molher Dona Margarida Luísa de Lacerda, assistente na sua Quinta das larangeiras , destricto desta freguesia de são Cipriano de Vila Nova de Cerveira, neto pela paterna do Doutor Crlos Pereira Pinto e de sua molher Dona Maria de Araújo desta villa e pela materna deBernardino Pereira de Castro e de sua molher Dona Aldonça Pereira Da vila de Ponte da Barca. Sem despensa de correr banhos, segundo e na forma do Sagrado Concílio de Trento e constituições deste Arcebispado, com licensa do Arcipreste deste julgado, tendo-se confessado e recebido o Sagrado Viático e o Sacramento da Eucaristia, em presença do dito parochoTimotheo António Mendes e de muito povo de um e de outro sexo, que presente estava na dita Casa e Quinta das Larangeiras, declarou o supra dito João da Cunha, que temendo as contas que tinha que dar a Deus, que recebeu por sua legítima esposa a Dona Francisca Ritta Marinho Ayalla, filha legítima o capitão Ignácio Francisco Marinho e de sua molher Dona Maria Micaella da Rocha Silva e Ayalla, e desta viúvo, bem como assim no mesmo acto reconhecia seus filhos João e Dona Roz, por serem seus e da sua dita falecida espos, neta pela paterna de Bento Luís da Rocha Ayalla e de sua molher Josepha Joaquina da vila de Amarante, e receberam as Bençãos Nupciais, sendo isto feito e practicado pelo então parocho Timótheo António Silva Mendes, em presença das testemunhas abaixo indicadas e de todo o povo como acima se disse nos vinte e cinco dias do mês de Janeiro de miloitocentos e trinta e nove, para constar este assento que assinam.
S. Cipriano de Vilanova de Cerveira aos quatro de Janeiro de1852
Abbade padre Manoel António Faria Lobo Mello Bacellar
António Manoel Pereira de Brito
Domingos António Morais .
Amiga Isabel Roque, este documento que é realíssimo cheira a esturro e foi promovido por interesses familiares o por quê não o sei e a desculpa não me satisfaz todavia já no antanho se faziam para compôr as partes e se não fosse a discordância dos nomes a cois encaixava na sua história.
Ainda tenho outro documento, mas esse fica para o ano.
Votos dum bom ano novo.

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira"

#138544 | flordealecrim | 29 dez 2006 19:36 | Em resposta a: #138533

Caro A.Guerreiro

Agradeço a sua sua tão rápida mensagem. Pelo que leio esta gente era bastante complicada!
Presumo que esta Francisca Rita era irmã da Rita Emilia Marinho Ayala, que eu ando à procura do assento de baptismo.
Encontrei o asento de baptismo o Ignácio Francisco Marinho, nascido em Vila Nova de Cerveira em 1750, mas não tenho ainda o casamento deste. Este deve ter casado tarde ou então teve os filhos tarde.
Agradeço qualquer informação sobre estes antepassados.
Será dificil encontrar a monografia de Gondarém? Talvez consta algo sobre os Linhares.

Um Bom Ano de 2007.
Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira"

#138547 | aguerreiro | 29 dez 2006 20:19 | Em resposta a: #138544

Cara I)sabel

Eu tenho-a e colaborei nela , todas as minhas raízes são de Gondarém ,3 costados , não me lembro de o ter visto ou lido e na monografia não consta seguramente. linhares é um topónimo, com umas alminhas preciosas á face de E.N. 13. Ás vezes acontece que as pessoas encorporam no nome o lugar de nascimento, outros renegam o lugar de nascimento no meu caso a minha bisavó paterna eliminou-o e era tão lindo e tão de Gondarém, mas é assim.
Linhares só o conheço como lugar da freguesia. tente contactar o Turismo de Vila Nova que pode ser que tenha algum exemplar.
Renovo os votos de Bom Ano

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira"

#139273 | flordealecrim | 05 jan 2007 12:37 | Em resposta a: #138547

Caro A.Guerreiro

Faço votos que tenha entrado bem no Ano de 2007.

Encontrei num assento de Baptismo como madrinha de uma sobrinha D. Maria Benedita Marinho Ayala, moradora no Terreiro de Vila Nova de Cerveira.
Esta era irmã de D. Candida Aldelaide Linhares Marinho Ayala.
Já se cruzou com este nome?

O marido da D. Candida era Eduardo Casimiro Vianna Pedreira, e era Director da Estação do Caminho de Ferro de Vila Nova de Cerveira.
Isto consta no assento de baptismo de uma filha, em 7 de Fevereiro de 1880.

Se tiver algo sobre esta minha gente, agradeço qualquer informação.

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira"

#141933 | flordealecrim | 27 jan 2007 15:11 | Em resposta a: #139273

Caro A.Guerreiro

Encontrou mais alguma coisa desta minha gente?

Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira"

#143742 | Francisco Queiroz | 12 fev 2007 11:34 | Em resposta a: #138547

Caro A. Guerreiro
Peço desculpa por insistir, mas gostaria que me esclarecesse sobre o conteúdo de uma mensagem que enviou para outro tópico sobre Sopo – Cerveira. Interessa-me a família de Manuel Domingos da Costa Barreira, o homem responsável pelo acabamento do Santuário dos Remédios em Lamego. Assim, gostaria de saber se alude a este mestre canteiro quando disse "o outro fê-la cá e só teve um filho que depressa a espatifou, que foi o bem conhecido cavaleiro tauromáquico do início do séc XX - o Morgado de Covas, que tanto quanto sei não teve descendentes".
Em caso afirmativo, tem mais dados sobre esta família de Sopo?
Sei o nome do pai de Manuel Domingos da Costa Barreira: o também mestre canteiro Rafael Domingos Barreira ou Rafael Domingues Barreira. Não sei ainda o nome da mãe, se tinha irmãos, onde residiam em Sopo, etc. Também não sei (e gostava muito de saber) quem são hoje os descendentes do mestre Manuel Domingos da Costa Barreira. Ao que parece deixou descendência em Lamego.
Qualquer referência, mesmo que aparentemente insignificante, pode ajudar-me a colmatar uma importante lacuna sobre o conhecimento da biografia desse mestre construtor.
Grato.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira"

#143825 | flordealecrim | 12 fev 2007 21:45 | Em resposta a: #139273

Caro A.Guerreiro

Estes nomes que lhe falei no dia 5 de Janeiro não lhe dizem nada? Tinha-me dito que tinha outro documento para me enviar, não chegou a encontrá-lo?

Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira"

#143896 | aguerreiro | 13 fev 2007 16:04 | Em resposta a: #143742

Caro francisco Queiroz

o Morgado de Covas era o único filho legítimo de Manuel Domingos da Costa Barreira. Dada a profissão dele e o andar de terra em terra possívelmente o levaria a ter outros encontros, que poderiam produzir geração, isso eu não sei, voltando a reiterar o que disse que o filho, o Morgado de Covas também não teve descendência legítima. A havê-la será dita da mão esquerda.
Com os Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira"

#143900 | aguerreiro | 13 fev 2007 16:33 | Em resposta a: #143825

Cara Isabel
De momento nunca me cruzei com esses nomes todavia tam bem não tenho pesquisado nada, por absoluta falta de tempo . os horários dos arquivos sobrepoem-se ao meu. O que tenho é o que passo a transcrever.
" Aos dezanove dias do mês de Julho de 1854 e depois de feitas as competentes denunciações na forma do Sagrado Concílio Tridentino, sem legítimo impedimento e com licensa expressa do pároco da contraente, assisti ao SANTO sacramento do Matrimónio que nesta igreja matriz de s. João Baptista de Revoreda entre si contrairam Aniceto António do Valle, filho legítimo de Domingos Francisco do Valle, já defunto e de Donna Antónia Luísa Pereira da Cunha, da freguesia de Santiago de Soppo, com Donna Rosa Josepha Pereira da Cunha, filha legítima de João da Cunha Pereira de Castro e de Donna Francisca Ritta Marinho Ayalla, naturais de Vilanova da Cerveira, receberam as Bençãos na forma do Ritual Romano e foram testemunhas o Doutor António João da Rocha advogado nesta Vila e Manoel Joaquim de Amorim Dantas desta Freguesia de Revoreda.
o abbade
Carlos Joaquim do Valle

Curiosidade o abade era tio do noivo que por sua vez foi o trisavõ do mediático advogado e ex presidente do Benfica João Valle Azevedo
Para já mais não possuo.
um abraço

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira"

#143924 | flordealecrim | 13 fev 2007 19:01 | Em resposta a: #143900

Caro A.Guerreiro

Fico-lhe muito grata por ter transcrito este registo de casamento. Se encontrar mais alguma coisa destes Marinho Ayala, diga por favor.

Um abraço
Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerve

#143945 | Chry1234 | 13 fev 2007 20:13 | Em resposta a: #143924

Caros confrades

Sem responder directamente ao que têm vindo a debater, informo, a quem eventualmente possa estar interessado, que possuo uma obra relacionada com o tema : "Inventário da heráldica concelhia" ,edição da Câmara Munic. de Cerveira, III volume da colecção - Para a história de Vila Nova de Cerveira-1981, de José Leal Diogo.
Relativamente à família Marinho (tratada em algumas intervenções) apenas uma pedra de armas localizada numa casa de Antónia da Conceição Fernandes Baixinho. Embora picada segue-se a descrição, baseada numa descrição de antigos manuscritos do Dr. Figueiredo da Guerra.
O referido livro tem um índice dos apelidos e toponímico ( freguesias).
Se puder ser útil, disponham.
Melhores cumprimentos
Rui Pereira de Matos

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerve

#143987 | flordealecrim | 14 fev 2007 09:15 | Em resposta a: #143945

Caro Rui de Matos

Se puder disponilizar o que consta nesse livro sobre os Marinho, ficava-lhe muito grata. E dos Ayalla consta algo?
Também seria interessante o índice dos apelidos e toponímico.
Se preferir pode enviar para o meu e-mail:isabel.n.roque@hotmail.com
O livro está à venda?

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira"

#144516 | Francisco Queiroz | 17 fev 2007 22:36 | Em resposta a: #143896

Caro A Guerreiro
Muito obrigado por essa confirmação de dados. Perdoe-me a insistência, mas surgem-me outras perguntas. Espero que possa responder a alguma:
1. Sabe o nome completo do tal Morgado de Covas, local e data de nascimento?
2. Morgado de Covas é alcunha ou existiu mesmo esse morgadio. Se existiu, provinha do pai? A que localidade/concelho pertence Covas?
3. O Morgado de Covas (ou melhor, o filho de Manuel Domingos da Costa Barreira) sempre foi toureiro ou também teve a mesma profissão do pai enquanto novo?
4. pode assegurar-me que Manuel Domingos da Costa Barreira não teve mais filhos e, consequentemente, descendência noutros ramos? Pode-me dar alguma pista (bibliográfica ou documental) para saber mais sobre Manuel Domingos da Costa Barreira, nomeadamente nome da mulher e onde está sepultado?
5. Por último, onde poderei saber mais dados sobre o Morgado de Covas (nomeadamente, bibliografia)? Se não existir bibliografia, pelo menos gostaria de saber onde está sepultado.
Grato
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerve

#144703 | Chry1234 | 19 fev 2007 01:38 | Em resposta a: #143987

Cara Isabel Roque

Creio não ter mais nada que a possa ajudar.A única referência s/ os Marinhos é a indicada. Contudo aqui vai o que pediu:

A casa onde existe a pedra de armas( picada) dos Marinhos localiza-se na Praça da Liberdade. Época (?).
Está reproduzida uma fotografia de um desenho do brasão.
Esquartelado; 1º-Moreira-2º-Araujo-3º-Castro(6 arruelas)-4º-cortado de Marinho(só c/ 3 faixas) e de Bacelar. Escudo francês. Sobreposta a cruz dos Pereiras. Elmo tarado de perfil. Timbre de Pereira.
Na bibliografia cita-se o tal livro " Manuscritos" de L. Figueiredo da Guerra, edição da Câmara. Possivelmente terá para si interesse mas infelizmente não o tenho.

São referidos 44 apelidos mas sobre os Ayalla nada consta.
Freguesias : Campos, Covas, Gondarém, Loivo, Nogueira, Reboreda, Sopo e V.ª N.ª de Cerveira.
Quanto à venda ignoro, mas é pouco provável devido à data da edição. Mas nada tem a perder tentando entrar em contacto c/ a Câmara. Costumam ter alguém para tratar desses assuntos.

Com os melhores cumprimentos
Rui Pereira de Matos

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerve

#144713 | flordealecrim | 19 fev 2007 09:24 | Em resposta a: #144703

Caro Rui de Matos

Agradeço muito as informações que gentilmente me prestou.

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerve

#144860 | aguerreiro | 20 fev 2007 10:53 | Em resposta a: #144713

caro Francisco Queiroz

Com alguma sorte consegui encontrar na confusão dos meus papéis o filão do chamado Morgado de Covas, de seu nome Francisco de Lima Costa Barreira, filho de Manuel Domingos da Costa Barreira e de Rosa Franco de Lima. Neto do mestre canteiro Rafael Domingos Barreira. Este Rafael notabilizou-se pela obra da igreja de Nossa Senhora do Castelo em Mangualde e daí a família ficar com bom nome nas Beiras.
Rafael teve dois filhos o já nomeado Manuel Domingos foi trabalhar para os Remédios e o seu irmão João Domingos Costa Barreira passou a substituir o pai, trabalhando no palácio da Brejoeira em Pinheiros Monção. Todos naturais de Sopo Vila Nova de Cerveira. Da geração do João não tenho notícia.
Manuel Domingos ficou conhecido como Mestre dos Remédios casou em Covas, freguesia lindante com Sopo e do mesmo concelho, com Rosa Franco de Lima, que a 8 de Maio de 1876 deu á luz, na casa paterna (dela mãe, em Covas, pois nesse tempo não havia paridouros colectivos ou socializados como hoje e sempre que possível, paria-se na casa que a tinha visto parir).
Por ter nascido em Covas e ser rico pois era filho do que hoje diríamos construtor civil e ser filho único, foi á boa maneira do Minho chamado de Morgado de Covas por de lá ser natural e o mais rico do sítio, ( Á morte do pai ficou possuidor de fortuna calculada em cem contos, se sabemos que a jorna dum oficial de pedreiro era nesse tempo de quatrocentos reis é só fazeras contas).
Cheio de dinheiro e sem ter aprendido a dura arte dos picos e da maceta e cinzel dedicou-se a fados, cavalarias e outras montarias.
Tendo entretanto casado a 5 de Julho de 1904, na freguesia da Seara no concelho de Ponte do Lima com D. Maria das Dores de Barros Mimoso de Alpoim da casa da Seara, tendo havido um filho que faleceu recem nascido no ano de 1905.
A vida conjugal tornou-se impossível e o casal separou-se.
O nosso Morgado tomou alternativa de cavaleiro em 1904 e foi delapidando saúde e fortuna pelos redondeis de Portugal, tendo toureado a última vez no Campo Pequeno em 9 de Outubro de 1919, falecendo de tuberculose em Sacavém a 14 de Março de 1920 aos 43 anos de idade. isto foi o fim da geraçao do "Mestre dos Remédios"

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerve

#144861 | aguerreiro | 20 fev 2007 11:05 | Em resposta a: #144860

caro Francisco Queiroz
Peço desculpa pois não acabe, mas a informática para mim é bicho revesso.
Estas notás fora extraídas do Anunciador das Feiras novas de Ponte do Lima do ano de1994 e assinadas pelo etnografo Amadeu Costa. O autor faz referência ao opúsculo do Dr. Francisco Cirne de Castro "Dois artistas do Alto Minho" da "Revista roteiro de Viana" de 1980.
Do Dr. Ibérico Nogueira existem também escritos que abordam o Morgado de Covas.
è tudo o que tenho, um abaço e ao dispor
Aguerreiro

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerve

#148023 | flordealecrim | 14 mar 2007 12:45 | Em resposta a: #136551

Caro José Alves dos Santos

Sem querer abusar da sua disponibilidade, solicitava-lhe o favor de ver se na Monogarfia do Sopo, consta algo sobre Aniceto António do Valle ou sobre os seus pais Domingos Francisco do Valle e Antónia Luisa Pereira da Cunha.

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira

#148918 | Francisco Queiroz | 18 mar 2007 09:53 | Em resposta a: #144861

Peço desculpa por só agora responder, mas só agora vi estas suas duas últimas mensagens (não foram afixadas como resposta à minha última e não fui notificado da existência das mesmas). Quero agradecer-lhe o incómodo que teve em procurar esses dados sobre os Barreira do Sopo. Estou ao dispor.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerve

#184933 | flordealecrim | 15 fev 2008 15:48 | Em resposta a: #144713

Caro A. Guerreiro

Mais uma vez solicito a sua ajuda, porque sei que conhece bem as gentes de Vila Nova de Cerveira, para saber algo sobre a descedência do Dr. Adélio Emilio da Cunha vale?

Antecipadamente grata.

Com os melhores cumprimentos
Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N.

#184935 | aguerreiro | 15 fev 2008 16:24 | Em resposta a: #184933

Cara Flo
O saudoso Dr Adélio Vale, que me aparou numa fria manhã de janeiro, era meu longínquo parente e distintíssimo clínico modelo no qual com frequência me procuro rever, Faleceu jovem e pessoalmente não o conheci.
Casou com Com D. Maria Isabel Cadabal de Sousa Coutinho da casa da Loureira em Gondarém, Tiveram 3 filhos, um deles uma menina que faleceu criança e dois filhos que ainda sobrevivem. a D. Maria de Fátima, casada com o sr. Manuel Gomes da Póvoa do Varzim, (ourivesaria Gomes), com cinco filhos e António josé com geração também.
É o que sei, por agora, A d. Fátima mantém a casa e quinta das Larangeiras de seu pai .
Ao dispôr
Aguerreiro

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N.

#184940 | flordealecrim | 15 fev 2008 16:55 | Em resposta a: #184935

Caro A. Guerreiro

O Dr. Adélio faleceu no dia 01.12 1953 durante um casamento na casa da Lamarosa, na freguesia de Olaia.
A esposa voltou a casar com um senhor de nome Jorge da Silva Barbosa da Póvoa do Varzim em 1957.
Confirma que os filhos nasceram em Vila Nova de Cerveira? Não sabes datas?
Fico grata pelas informações.


Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho d

#184947 | aguerreiro | 15 fev 2008 17:21 | Em resposta a: #184940

Cara Isabel

Não sei datas mas nasceram em Cerveira.Iisso é certo. Só contactando o registo civil de Vila Nova ou através de informação de Familiares , Tente a ourivesaria Gomes, A D. Maria de Fátima é muito acessível.
Ao dispôr.
Aguerreiro

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho d

#184959 | flordealecrim | 15 fev 2008 18:27 | Em resposta a: #184947

Caro A.Guerreiro

Muito obrigada por mais esta ajuda.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

Dr. Eurico de Paula Ferreira da Costa

#184993 | joaopenha | 16 fev 2008 00:34 | Em resposta a: #148023

Caros Confrades

Algum dos confrades de Vila Nova da Ceveira me pode ajudar, alguém conhece ou tem algum elemento sobre a familia da mulher de:
Dr. Eurico de Paula Ferreira da Costa n. Lisboa 6.5.1906, Licenciado em Ciências Económicas e Financeiras, Funcionário Superior das Alfandegas, (Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, vol. 39 pag. 609) Cônsul Honorário da Noruega, viveu em Angola, onde exerceu numerosos cargos, sendo a terceira geração da sua familia nas Colónias. Casou com uma senhora natural de Vila Nova da Cerveira, de que ignoro o nome, penso que talvez fosse "Gomes" de apelido, de quem teve um unico filho, também casado(?). Após a Revolução de 1974 terão vindo residir para Vila Nova da Cerveira, onde creio que ele terá morrido por volta de 1980, estando a mulher e a nora viva nessa data em Vila Nova de Cerveira.

Agradeço desde já qualquer informação,

Cumprimentos,

João Penha Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Eurico de Paula Ferreira da Costa

#185010 | aguerreiro | 16 fev 2008 09:11 | Em resposta a: #184993

Caro João

Tente contactar a papelaria "Luís Pedro", a mais antiga de Vilanova, já que a D. Maria Augusta Pinto Barbosa era, não sei se ainda o é, co-proprietária dessa papelaria. Basta ir á lista telefónica.
Ao Dispôr
Aguerreiro

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira"

#185027 | Samuel C O Castro | 16 fev 2008 12:16 | Em resposta a: #143900

Estimado A Guerreiro,

Nessa sua mensagem de 13.2.2007, das 16:33, dás o nome completo da D. Rosa Josepha Pereira da Cunha (e Castro, aqui no Geneall). Por acaso tens o nome completo e possível descendência do irmão dela João? Ambos filhos de João da Cunha Pereira de Castro e D. Francisca Ritta Marinho Ayalla.

Fico-lhe muito grato no que for possível informar. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerve

#185030 | Samuel C O Castro | 16 fev 2008 12:38 | Em resposta a: #143945

Estimado Rui,

No livro "Inventário da heráldica concelhia", se puder disponibilizar o que consta sobre os Castros, fico-lhe muito grato. Também seria interessante o índice dos apelidos e toponímico. Se preferir pode enviar para o meu e-mail: castro.genealogia arroba bol.com.br .

Dados sobre a mesma família em outras obras, também seriam muito bem recebidos. Nesse caso, peço o favor de primeiro informar do que se trata, pois poderá ser que já tenha recebido.

Muitíssimo obrigado no que for possível disponibilizar. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de C

#185043 | aguerreiro | 16 fev 2008 14:49 | Em resposta a: #185027

Caro samuel Castro
João irmão de D. Rosa, morreu solteiro e s. g.
ao Dispor

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de C

#185125 | Samuel C O Castro | 17 fev 2008 10:39 | Em resposta a: #185043

Estimado A Guerreiro,

Sabe informar o nome completo dele ?

Muito grato. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira"

#185136 | mafs | 17 fev 2008 12:18 | Em resposta a: #136551

Ex.mo sr

tenho um antepassado Maria Domingues, natural de Gondarem Vila Nova de Cerveira.
filha de Mariannna Martins e ?joao? Fernandes ; estes naturais de Santa Maria de Loivos.
teve um filho Miguel martins que casou em Rates em 1761.
tem alguns dados que me possa facultar da monografia que possui
desde do mesmo periodo tem 6 antepassados naturais de santa maria de loivos. tem alguns dados sobre esta freguesia
Sem outro assunto.
Com os melhores cumprimentos,
mafs

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira"

#185137 | mafs | 17 fev 2008 12:21 | Em resposta a: #138410

Ex.mo sr

tenho um antepassado Maria Domingues, natural de Gondarem Vila Nova de Cerveira.
filha de Mariannna Martins e ?joao? Fernandes ; estes naturais de Santa Maria de Loivos.
teve um filho Miguel martins que casou em Rates em 1761.
Do mesmo periodo tem 6 antepassados(sobrenome martins uns e fernandes outros) naturais de santa maria de loivos. tem alguns dados sobre esta freguesia
Sem outro assunto.
Com os melhores cumprimentos,
mafs

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V.

#185156 | aguerreiro | 17 fev 2008 14:52 | Em resposta a: #185125

Caro Samuel O nome que aparece no registo de óbito é João Pereira da Cunha que era a varonia da família. a sua irmã já grafava Castro, pois como também era regra as filhas seguirem a linha matrilinear e por tal assinava Rosa Pereira Cunha e Castro.
Só esta sra. casou e o seu filho já não usava o apelido Castro. mas sim Pereira da Cunha. Embora o filho desta sra, fosse de nome António Emiílio Cunha Vale. se por hipótese houvesse uma filha esta poderia muito bem chamar-se Antónia Emilia Castro Vale e seria tão Castro como o irmão. Nesse tempo as fêmeas herdavam o apelido materno e os machos o paterno. Esta regra era o normal. Havia excepções cocerteza, em especial quando um dos ramos, paterno ou materno eram mais poderosos.ou mais conveniente, sabe-se lá porquê?
Poe Ex ninguem chama a D. Maria II rainha de Portugal Maria de Saxe nem ao principe Carlos de inglaterra Carlos de Battemberg. A minha bisavó paterna, zangada por assuntos de partilha de bens mandou á fava todos os seus apelidos e passou a usar outros sem que daí viesse mal ao mundo. Só complica as pesquisas genealógicas.
Um abraço ao dispôr

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V.

#185179 | flordealecrim | 17 fev 2008 19:33 | Em resposta a: #185156

Caro A.Guerreiro

Sabe a data de óbito do João Pereira da Cunha e onde faleceu?

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V.

#185196 | Samuel C O Castro | 17 fev 2008 21:58 | Em resposta a: #185156

Estimado A Guerreiro,

Muitíssimo grato pela informação e pelos demais esclarecimentos.

Quanto a data e local de falecimento dele, ao informar à Isabel, também me será útil. O que antecipadamente agradeço. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira"

#185199 | João Mamed | 17 fev 2008 22:13 | Em resposta a: #138401

Caro A. Guerreiro,

Gostava de saber se o Sr. tem conhecimento da descendencia do Cap. Manuel de Brito Lobo e de sua mulher Maria Gonçalves, ele natural de Tentugal e ela de Cerveira (finais do sec. XVII), Sei que tiveram pelo menos 2 filhos: Maria de Brito Lobo e Manuel de Brito Lobo. A descendencia da Maria conheço bem.

Obrigado pela sua atenção.
Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Eurico de Paula Ferreira da Costa

#185494 | margaridapb | 20 fev 2008 12:35 | Em resposta a: #184993

Julgo poder dispor da informação de que necessita. Se me quiser contactar directamente para o meu email (margaridapbarbosa@gmail.com), concretizando que tipo de elementos pretende, estarei disponível para o tentar ajudar.
Com os melhores cumprimentos,

Margarida Pinto Barbosa

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Eurico de Paula Ferreira da Costa

#185526 | mafs | 20 fev 2008 19:06 | Em resposta a: #185494

Ex.mo sr

tenho um antepassado Maria Domingues, natural de Gondarem Vila Nova de Cerveira.
filha de Mariannna Martins e ?joao? Fernandes ; estes naturais de Santa Maria de Loivos.
teve um filho Miguel martins que casou em Rates em 1761.
tem alguns dados que me possa facultar da monografia que possui
desde do mesmo periodo tem 6 antepassados naturais de santa maria de loivos. tem alguns dados sobre esta freguesia
Sem outro assunto.
Com os melhores cumprimentos,
mafs

[Voltar] [Topo]

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira"

#185527 | mafs | 20 fev 2008 19:07 | Em resposta a: #138533

Ex.mo sr

tenho um antepassado Maria Domingues, natural de Gondarem Vila Nova de Cerveira.
filha de Mariannna Martins e ?joao? Fernandes ; estes naturais de Santa Maria de Loivos.
teve um filho Miguel martins que casou em Rates em 1761.
tem alguns dados que me possa facultar da monografia que possui
desde do mesmo periodo tem 6 antepassados naturais de santa maria de loivos. tem alguns dados sobre esta freguesia
Sem outro assunto.
Com os melhores cumprimentos,
mafs

[Voltar] [Topo]

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira"

#185528 | mafs | 20 fev 2008 19:08 | Em resposta a: #138533

Ex.mo sr

tenho um antepassado Maria Domingues, natural de Gondarem Vila Nova de Cerveira.
filha de Mariannna Martins e ?joao? Fernandes ; estes naturais de Santa Maria de Loivos.
teve um filho Miguel martins que casou em Rates em 1761.
tem alguns dados que me possa facultar da monografia que possui
desde do mesmo periodo tem 6 antepassados naturais de santa maria de loivos. tem alguns dados sobre esta freguesia
Sem outro assunto.
Com os melhores cumprimentos,
mafs

[Voltar] [Topo]

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira"

#185529 | mafs | 20 fev 2008 19:09 | Em resposta a: #136551

Ex.mo sr

tenho um antepassado Maria Domingues, natural de Gondarem Vila Nova de Cerveira.
filha de Mariannna Martins e ?joao? Fernandes ; estes naturais de Santa Maria de Loivos.
teve um filho Miguel martins que casou em Rates em 1761.
tem alguns dados que me possa facultar da monografia que possui
desde do mesmo periodo tem 6 antepassados naturais de santa maria de loivos. tem alguns dados sobre esta freguesia
Sem outro assunto.
Com os melhores cumprimentos,
mafs

[Voltar] [Topo]

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Eurico de Paula Ferreira da Costa

#186136 | joaopenha | 25 fev 2008 15:06 | Em resposta a: #185010

Caro AGuerreiro

Agradeço toda a sua disponiblidade tal como a sua pronta e simpática resposta.

Com os meus melhores cumprimentos,

João Penha Fereira

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Eurico de Paula Ferreira da Costa

#186862 | margaridapb | 03 mar 2008 15:11 | Em resposta a: #184993

Renovo a minha disponibilidade para obter a informação de que necessita. Para tal, agradeço concretize que informação pretende, aqui ou directamente para o meu email (margaridapbarbosa@gmail.com).
Com os melhores cumprimentos,

Margarida Pinto Barbosa

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V.

#191751 | flordealecrim | 09 abr 2008 09:51 | Em resposta a: #185179

Caro A.Guerreiro

Desculpe estar mais uma vez a incomodar, mas não sei se raparou na minha mensagem, onde lhe perguntava se sabia a data e onde faleceu João Pereira da Cunha!

Antecipadamente grata.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N.

#243430 | mafs | 04 nov 2009 00:37 | Em resposta a: #184935

ex.mo sr

desejava consultar essa obra Monografia Vila Nova Cerveira onde e como posso fazer? tenho como antepassados Tome Vale casado com Dionisia Lourença cujo filho Antonio casou em 1735. è possivel saber me alguma coisa deste casal?

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N.

#243431 | mafs | 04 nov 2009 00:40 | Em resposta a: #184935

ex.mo sr

desejava consultar essa obra Monografia Vila Nova Cerveira onde e como posso fazer? tenho como antepassados da freguesia Sopo Tome Vale casado com Dionisia Lourença cujo filho Antonio casou em 1735. è possivel saber me alguma coisa deste casal?

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: "Monografia do Concelho de V. N. de Cerveira"

#243487 | ceu.ferraz | 05 nov 2009 01:00 | Em resposta a: #185529

Caros confrades,

Alguém me pode dar informações sobre Brízida de Lyra Vasconcellos ( Vila Nova de Cerveira), casada com António Januário da Cunha Teixeira , escrivão da alfândega de Bragança, em 1783; donos da quinta de Palhares (Bragança).

Cumprimentos

Céu Cunha

Resposta

Link directo:

João Adriano Pinto

#257406 | mmtprpinto | 28 jun 2010 09:42 | Em resposta a: #185010

Bom dia Sr. A. Guerreiro

João Adriano Pinto, meu bisavô nasceu na freguesia de São Cipriano, Vila Nova de Cerveira onde foi baptizado como filho de incógnitos.
Casou em Alfândega com Dona Francisca de Jesus Martins, nascida no Sendim da Serra em 1854, falecida em Alfândega a 26 de Abril de 1891, filha de João Manuel Martins, da mesma e de sua mulher Rita de Almeida, natural dos Vales.
O que eu gostava muito de saber é se por livros antigos ou "histórias" de Familias me sabe dizer alguma coisa mais.
O meu mail é margaridarestanipinto@gmail.com
Desde já muito obrigada.
Com os meus Cumprimentos
Margarida Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Eurico de Paula Ferreira da Costa

#263871 | mmtprpinto | 13 out 2010 17:00 | Em resposta a: #186862

Boa tarde

Já enviei um mail para o endereço indicado.
Será que houve alteração?
Muito obrigada

Maria Margarida Pinto

Resposta

Link directo:

"Monografia do Concelho de Vila Nova de Cerveira"

#426650 | SVpetra | 23 ago 2020 12:22 | Em resposta a: #135582

Não sei se algum dos confrades que conhece os livros referidos ainda participa neste fórum ou se alguém me poderá ajudar, pois gostaria de saber se a monografia de Nogueira contém informações sobre as famílias não pertencentes à nobreza no século XVIII, visto que os livros de registos deste século não se encontram disponíveis no tombo.pt.

Agradeço desde já,

SVpetra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 15:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen