Fam. José Augusto Teixeira de Oliveira, Rio, Bras.

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Fam. José Augusto Teixeira de Oliveira, Rio, Bras.

#135621 | mpa | 27 nov 2006 16:29

Procuro o parente acima referido e/ou familiares, para incorporar correspondente info. na árvore geneológica da família.

Última info. conhecida: andou na Escola R. do Peru, em P. M. Penha (?), no Rio de Janeiro(?) em 1957 (com 9 anos na altura). O Pai era natural de Salreu, distrito de Aveiro, e chamava-se José de Oliveira (salvo erro). Os avós paternos eram Joaquim de Oliveira e Maria José Vieira (naturais da Glória, Aveiro e de Salreu, Estarreja, respectivamente).

Alguem conhece?

Os meus agradecimentos antecipados

mpa

Resposta

Link directo:

RE: Fam. José Augusto Teixeira de Oliveira, Rio, Bras.

#135653 | malimo | 27 nov 2006 19:06 | Em resposta a: #135621

Prezado mpa,

A população da cidade do Rio de Janeiro é de seis milhões de pessoas. José de Oliveira é nome comuníssimo. O seu parente, que em 1957 teria 9 anos, deve ter nascido por volta de 1948 e, se vivo, teria hoje 58 anos. Se você procurar o sobrenome Teixeira de Oliveira ou Oliveira nas listas telefônicas vai encontrar uma infinidade de pessoas. Pode ser que ele tenha vivido no bairro da Penha e estudado no bairro do Méier onde há uma escola pública República do Peru ( mas não terão como atendê-lo) . Pode ser ainda que convivesse com os membros das comunidades de imigrantes portugueses do Rio de Janeiro. O Consulado do Rio de Janeiro talvez possa ajudá-lo com o endereço das comunidades. O que fazia o pai ? Quando chegaram ?

Cordialmente,
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Fam. José Augusto Teixeira de Oliveira, Rio, Bras.

#135703 | mpa | 27 nov 2006 22:47 | Em resposta a: #135653

Cara Maria Alice,

Em primeiro lugar agradeço toda a informação que me está a dar.

Não fazia ideia da vulgaridade desses apelidos no Rio de Janeiro; mas tinha noção de que o meu pedido era um "tiro no escuro".

Este meu parente é filho de pai português mas não tenho certeza da nacionalidade da mãe. O José Augusto é Brasileiro de nascença e a única coisa que temos desse parente é uma foto dele aos 9 anos, donde extraímos a informação que acima indico.

Poderei vir a conseguir mais informação sobre a chegada do pai dele ao Brasil mas a partir daí poderá ser bastante complicado conseguir mais informação. Daí o apelo.

Já se ganhou algo, a quase confirmação de que os dados apontam para o Rio de Janeiro, que é o que "dizia" na família.

Mais uma vez os meus agradecimentos.

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Fam. José Augusto Teixeira de Oliveira, Rio, Bras.

#135818 | mpa | 28 nov 2006 19:38 | Em resposta a: #135653

Passado um dia do meu e-mail ocorreu-me que, com a data de nascimento do parente referido (21/05/1948) e os outros dados acima referidos, talvez haja forma de obter o assento de baptismo ou certidão de nascimento dele.

É possivel? Como sugere eu avance a partir de Portugal?

Obrigada e melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Fam. José Augusto Teixeira de Oliveira, Rio, Bras.

#268991 | mpa | 21 jan 2011 19:25 | Em resposta a: #135818

Caros Confrades,

Passados mais de 4 anos desde o meu pedido inicial ainda não soube mais nada de muito relevante sobre estes meus parentes (excepto que o pai era marinheiro???).

Continuo à procura deste meu parente que, por sua vez, será a chave para descobrir, o que houver para descobrir, do meu bisavô que, como muitos, foi para o Brasil para não mais voltar por volta de 1911. Sobre este último, José Marques Abrantes, tenho procurado nas listas de passageiros que alguns confrades gentilmente colocam neste site mas sem sucesso. Também não encontro no site do Arquivo Nacional listas de passageiros de 1911 e 1912.

Alguém conhece este meu primo afastado ou tem contactos de comunidades portuguesas a quem posso pedir ajuda?

Por fim, como e onde poderei obter certidão de nascimento com a informação que tenho.

Agradeço todas as ajudas que me possam dar.

Melhores cumprimentos
mpa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 11:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen