D.Jeronimo Osorio, Bispo do Algarve

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

D.Jeronimo Osorio, Bispo do Algarve

#13618 | guimaraespinto | 01 dez 2001 18:18

D.Jeronimo Osorio da Fonseca foi o mais ilustre humanista portugues do sec.xvi, cujas obras latinas foram no seu tempo "best sellers" de imensa repercussao no mundo cultural europeu seu contemporaneo.Solicito a este forum todo o tipo de informaçao, especialmente genealogica, que me permita enriquecer o seu retrato biografico, tendo em conta especialmente a sua possivel descendencia e a instituiçao de um morgadio que por vezes tem sido associado ao seu nome.

Com os meus melhores cumprimentos

Antonio Guimaraes Pinto

Resposta

Link directo:

RE: D.Jeronimo Osorio, Bispo do Algarve

#13651 | FCS/FATCS | 03 dez 2001 12:42 | Em resposta a: #13618

Caro Senhor Guimarães Pinto

1 - Sobre a sua pretensão quanto a dados genealógicos, posso desde já adiantar-lhe que sobre a sua ligação familiar à família GOUVEIA
é vital consultar a obra que sobre os "Gouveias Humanistas" publicou no Boletim da Academia Portuguesa de Ex-Libris o Dr António Pedro de Sousa Leite (1965/1966 ?)

2 - Quando refere descendência, presumo que se refira à dos seus colaterais, que herdariam o morgadio por si instituído, pois segundo julgo saber o mesmo não teve descendência (!?)

3 - De acordo com o que sei, permita-me não ser tão "absoluto" para dizer que "foi o mais ilustre humanista português do séc XVI" pois assim estaremos a excluir de tal grandeza a seu primo, o famoso humanista e jurisconsulto "António de Gouveia", que embora tenha tido acção sobretudo em Itália (onde ainda hoje é reconhecido e cujo centenário celebraram, ao contrário do que aconteceu em Portugal) não deixa de ser Português.
(Penso contudo ser de justiça referir o estudo
que na ocasião (1965?) foi publicado pelo Prof Doutor Veríssimo Serrão na revista da Fac Direito Lisboa).
Penso que melhor será afirmarmos que "foi um dos maiores", pois ambos são fruto da acção continuada da gesta familiar de célebres humanistas, a quem a cultura portuguesa muito deve, e que ambos souberam sublimar.

Cumprimentos
Fernando Correia da Silva

Resposta

Link directo:

RE: D.Jeronimo Osorio, Bispo do Algarve

#13701 | guimaraespinto | 04 dez 2001 15:04 | Em resposta a: #13618

Caro Sr. Fernando Correia da Silva:

1. Começo por agradecer-lhe o interesse que manifestou pelo sítio que abri sobre D. Jerónimo Osório. Quanto às informações bibliográficas que gentilmente me dá, tenho a comunicar-lhe que já as conhecia, delas me tendo servido nas anotações que fiz à minha tradução da "Vita Osorii" (escrita em latim pelo sobrinho homónimo do bispo silvense), anteposta ao livro: D. Jerónimo Osório, "Tratados da Nobreza Civil e Cristã", Tradução, introdução e anotações de A. Guimarães Pinto, Lisboa, INCM, 1996, pp. 33-79.
Sem falsas modéstias, e como resultado do longo trato que tenho mantido com a obra e percurso biográfico de D. Jerónimo Osório, creio ter esgotado (infelizmente, diga-se!) as relativamente escassas fontes impressas que versam sobre este autor.
2. Relativamente à legítima perplexidade que revela perante a minha referência à "descendência" osoriana, devo confessar-lhe que tenho fundadíssimos motivos para manter a redacção da minha nota tal qual a leu, e acrescento que a remota esperança de encontrar pistas novas nesse sentido foi o motivo primeiro que me levou a abrir este sítio.
3. Quanto ao juízo crítico sobre a primazia a atribuir a D. Jerónimo Osório numa avaliação do Humanismo português, sem pretender diminuir o valor da obra de André de Gouveia e não desejando entrar agora numa polémica meramente literária, que teria de avaliar os méritos da latinidade dos dois eminentes vultos em questão, devo dizer-lhe que a minha asserção pode escudar-se em critério apenas "estatístico" e fundar-se na verificação objectiva de que a obra de D. Jerónimo Osório, além de ter abrangido quase todo o espectro da actividade cultural então considerada importante (história, teologia, exegese bíblica, filosofia, epistolografia, ética,...), ter também alcançado um grau de difusão no mundo cultural europeu muito mais vasta e diversificada em destinatários do que aquela que conseguiu o eminente jurista bejense seu primo.
Reitero os meus agradecimentos e envio-lhe as minhas mais cordiais saudações

António Guimarães Pinto

Resposta

Link directo:

RE: D.Jeronimo Osorio, Bispo do Algarve

#13705 | guimaraespinto | 04 dez 2001 15:10 | Em resposta a: #13701

Por lapso, como reparou, troquei o prenome do jurista Gouveia pelo do seu parente "André". Leia-se, pois, "António", onde escrevi "André".

Saudações cordiais
A. Guimarães Pinto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 01:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen