Conde de albuquerque, D. Augusto Ataíde ?

Este tópico está classificado nas salas: Títulos

Conde de albuquerque, D. Augusto Ataíde ?

#136185 | cp | 01 dez 2006 16:52

Segundo este site, o actual conde de Albuquerque, Augusto Ataíde, tem direito ao tratamento de Dom, por alvará do conselho de Nobreza de 16.12.1996.
Alguém sabe com que fundamento o conselho de nobreza atribuiu tal direito?
Já que pela ascendência constante neste site, não vislumbramos de onde lhe possa vir esse direito.

Resposta

Link directo:

Conde de albuquerque, D. Augusto Ataíde ?

#414911 | AUGUSTO DE ATHAYDE | 22 mai 2019 20:01 | Em resposta a: #136185

Muito obrigado pela sua pergunta .
Embora com anos de atraso , posso responder confirmando ter direito ao tratamento de Dom em virtude de o mesmo ter sido concedido em mercê implícita ao meu trisavô D. Duarte de Andrade Albuquerque Bettencourt , I Conde de Albuquerque em documento assinado por El Rei Dom Manuel II em 1909. Exposta a questão ao então existente Conselho de Nobreza , e tendo em atenção a então vigente Ordem Régia de 1948 assinada pelo então Chefe da Casa Real S.A..R o Senhor Dom Duarte Nuno, Duque de Bragança , a qual previa num dos seus artigos a possibilidade de mercê implícita em documento assinado por El Rei ( o que é aqui o caso ) foi considerado fixar o direito ao uso do Tratamento de Dom , o qual era de resto já usado - embora sem se ter o devido « encarte » junto do Conselho de Nobreza por meu avô materno e anterior Titular D. Duarte Diniz de Andrade Albuquerque Bettencourt .
Acresce que na linha varonil dos Condes de Albuquerque e salvo melhor opinião ou prova genealógica a varonia é a dos Condes de Vila Franca e de João Gonçalves Zarco , Descobridor da Ilha da Madeira , o que permite entroncar numa varonia com o direito ao Dom .
Espero ter esclarecido .

Resposta

Link directo:

Conde de albuquerque, D. Augusto Ataíde ?

#419378 | JMBM | 13 nov 2019 19:06 | Em resposta a: #414911

Caro Augusto de Athayde, pode-me confirmar se o Senhor seu pai faleceu em 25 de Fevereiro de 2014, em Lisboa? Se assim for, pode-me indicar a freguesia, se fizer o favor.
Sou sobrinho neto, por afinidade, do Tio Luís Hintze Ribeiro Jardim, casado com a minha Tia avó Fernanda M. A. Ivens Ferraz.
Muito obrigado pela sua atenção. José Manuel Bela Morais

Resposta

Link directo:

Conde de albuquerque, D. Augusto Ataíde ?

#419379 | CONDE DE ALBUQUERQUE | 13 nov 2019 19:50 | Em resposta a: #419378

Meu Caro amigo ,

Muito boa noite .
Sim posso confirmar que meu Pai morreu no dia 25 de Fevereiro de 2014 , na nossa casa de Lisboa sita ao bairro do Principe Real em Lisboa .
Até há pouco tempo penso que a Freguesia era a das Mercês ; mas no entanto com os agrupamentos e alterações de nomes das Freguesias , penso que a Freguesia poderá ter mudado de nome .
Enfim , espero ter ajudado .

Um abraço amigo , Augusto de Albuquerque de Athayde

Resposta

Link directo:

Conde de albuquerque, D. Augusto Ataíde ?

#419394 | JMBM | 14 nov 2019 10:43 | Em resposta a: #419379

Muito obrigado e um abraço. José Manuel BM

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 12:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen