familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#136255 | roz | 02 dez 2006 17:22

Procuro ascendentes ou descendentes de Maria Alexandrina Vaz, filha de Joao Vaz e de Ana Goncalves de Miranda.
Tambem procuro parentes de Francisco Jose Ferreira, filho de Antonio (Amaro ou Dias) Ferreira e Maria Agueda Goncalves.
Todos de Tourem, Montalegre e todos nascidos no seculo XIX.
Obrigada por qualquer informacao.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#207050 | roz | 02 set 2008 20:23 | Em resposta a: #136255

Caros confrades

Havera' aqui no forum mais pessoas com ascendentes de Tourem, Montalegre?

Gostaria de trocar impressoes.

Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#207186 | mbp | 04 set 2008 00:36 | Em resposta a: #207050

Rosario,

Não tenho ascendentes em Tourém mas vou lá com alguma frequência (por exemplo, vou estar em Tourém nos dias 6 a 11 de Setembro). Posso ser útil em alguma coisa?

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#207237 | Miranda 1 | 04 set 2008 15:42 | Em resposta a: #207050

Caro Rosario

Até que enfim aparece alguem que quer trocar impressoes sobre Tourem e Montalegre!...
Ainda nao tenho os nomes que procura mas tenho uma ANNA VAZ que pode ser
irma, ela casou com Francisco Fernandes de Miranda, sao pais de Manuel Fernandes de Miranda, este nasceu cerca de 1785 em Tourem Montalegre.
Todos estes nomes podem ser encontrados aqui.

Comece por Joao José Teixeira Braganca de Miranda.

Tambem tenho grande interesse na continuacao do apelido MIRANDA, nao só de Tourem mas sim de todo o Concelho de Montalegre.

Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#207238 | roz | 04 set 2008 15:44 | Em resposta a: #207186

Caro Miguel Brandao Pimenta,

Comeco por lhe agradecer imenso a sua simpatica oferta. Nao sei exactamente como me podera' ajudar mas vamos a ver.

Meu pai era natural de Tourem mas foi para Lisboa com cerca de 15 anos (em 1920) e so la voltou de ferias quando tinha perto de 80! Contudo sei que ainda ha primos por la com quem falei uma vez por telefone mas nao foram muito claros nas informacoes.
Sei que 'e um sitio pequeno e que mais ou menos todos se conhecem ou sao familiares por isso pode ser que o Miguel ate conheca alguem ou consiga alguma informacao atravez da Igreja ou no cemiterio. Disseram-me que ainda existem umas casas onde irmas/tios do meu pai viveram.

Vou dizer-lhe o que sei. Meu pai chamava-se Jose Ferreira Vaz, (nas. 1905, era o 3o. de 6 irmaos), filho de Francisco Jose Ferreira e Maria Alexandrina Vaz (tambem Goncalves de Miranda Vaz e outras vezes sem algum destes apelidos!).
Neto paterno de Antonio Dias Ferreira Junior e Maria Agueda Goncalves e bisneto paterno de Antonio Dias Ferreira e Maria Rodrigues, e ainda de Joaquim Goncalves e Agueda Goncalves.
Neto materno de Joao Vaz e Ana Goncalves (de Miranda) e bisneto materno de Jose Vaz e Antonia Goncalves, e ainda de Antonio Goncalves (do Forno) e Maria Pires? ou Pina?, nao esta' legivel.

Minha avo Ma. Alexandrina tinha 6 irmaos: Joao, Manuel, Antonio, Emilio, Germano e Albino Vaz. Creio que os parentes que ainda existem em Tourem sao os descendentes destes mas pode ser que tambem haja do lado Ferreira/Goncalves/Miranda e eu nao saber.

O que realmente pretendo 'e conseguir mais ascendentes mas faltam alguns livros no AD Vila Real devido a um incendio/invasoes francesas e 'e dificil pesquisar. Vivo em Inglaterra, o que tambem nao facilita, e assim tentava procurar pessoas de la que talvez tivessem informacao. Claro que se conseguir encontrar informacoes de descendentes sao tambem muito bemvindos ja que nao sei nada desta parte da familia, nem conheco ninguem.
A pessoa com quem falei disseram-me que 'e prima mas nao sabem como entronca com a "arvore" que aqui deixei. Chama-se Lucilia e 'e dona da "Casa dos Bragancas" , Turismo de Habitacao.

Desculpe de me ter alargado tanto mas quiz dizer-lhe tudo o que sei para ver como me podera' ajudar.

Fico aguardando as suas noticias e mais uma vez muito obrigada pela sua oferta.
Com os melhores cumprimentos.
Rosario Vaz Wadie

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#207243 | roz | 04 set 2008 16:18 | Em resposta a: #207237

Caro Manuel Miranda,

Sao os meus sentimentos exactamente. Parece que as pessoas de Tourem nao tem interesse por genealogia.

Creio que ja nos cruzamos sobre este assunto no topico "Familias de Tras-os-Montes". Imagino que num lugar tao pequeno nao houvesse muitas familias diferentes "Miranda" e "Vaz" mas como pode ver acima sei pouquissimo ainda. A unica data que sei e que omiti na mensagem ao outro confrade 'e:
Minha avo Ma. Alexandrina (Goncalves de Miranda) Vaz nasc. 1873 e tinha mais 6 irmaos mas nao sei em que ordem nasceram, por isso 'e dificil calcular a idade dos pais para procurar.

Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#207260 | mbp | 04 set 2008 18:25 | Em resposta a: #207238

Cara Rosario,

Conheço bem Tourém, inclusivamente algumas famílias da região. Recuando no tempo havia duas famílias importantes em Tourém, Braganças e Mirandas. É uma pena que a maioria dos registos paroquiais tenham desaparecido, mas não tenho a certeza de terem ardido. Poderão estar depositados em Ourense, na Galiza. De qualquer das formas há sempre a hipótese de recorrer a outro tipo de documentação. Por exemplo, no Arquivo Distrital de Braga existem algumas inquirições de genere relativas a Tourém, uma das quais referentes a um Teixeira de Bragança. Como lhe disse vou para Tourém nos próximos dias e vou tentar saber alguma coisa na região. Falarei por exemplo com os actuais proprietários da "Casa dos Braganças". Mas note que a actual proprietária nada tem a ver com esta família. A casa foi vendida há cerca de trinta talvez quarenta anos aos actuais proprietários.E falarei também com outras pessoas de Tourém entre os quais o actual presidente da Junta (Paulo Barroso) que, tenho a certeza, conhece todas as famílias da região.
Se não conhece Tourém posso dizer-lhe que é uma das aldeias mais bonitas (talvez a mais bonita) da região.Fica situada a cerca de 900 metros de altitude colada à fronteira com a Galiza e rodeada de montanhas com frondosos carvalhais. Menos a norte, pois aí existe um albufeira de águas muito calmas. Está integrada no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#207265 | roz | 04 set 2008 19:07 | Em resposta a: #207260

Caro Miguel Brandao Pimenta,

Agradeco a sua rapida resposta e tambem tudo o que me diz.
Sei que os donos (a Lucilia e o filho Fernando) da "Casa dos Bragancas" nao pertencem a essa familia. Sao esses que creio serem meus primos mas nao consegui entronca'-los nos meus Vaz, para isso sera' necessario chegar aos meados dos 1800.

Na outra mensagem nao mencionei datas, mas no caso de ajudar digo-lhe que o avo Francisco Jose nasceu em 1868 e a avo Ma. Alexandrina nasceu em 1873. Nao tenho outras datas.

Conforme disse, nao sei se a minha avo' "Miranda" pertencia aos "Miranda" importantes mas sei que pelo menos no's, nao somos "importantes", so' normais.....!

Fiquei contente embora admirada por me ter dito que 'e uma aldeia muito bonita. Nunca tinha pensado nisso nem nunca vi fotografias. Sou de Lisboa e quando vou a Portugal de ferias fico por ali perto. Nunca se porporcionou ir ao Norte.

Desejo-lhe uma boa estadia em Tourem e ca fico aguardando as suas novidades.
Muitissimo obrigada pela sua amabilidade e por tudo o que esta' fazendo por mim.
Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#207299 | mbp | 04 set 2008 23:28 | Em resposta a: #207265

Cara Rosario,

Importantes no sentido em que eram as famílias mais ricas. Mas penso que eram familias normais como todas as outras da região. Quanto à sua avó Miranda é bem provável que fosse originária da casa que pertenceu aos Miranda, por sinal a mais bonita das casas de Tourém.
Relativamente a Tourém é de facto bonita, sobretudo pelo enquadramento pouco comum. Mas é muito isolada. Para se chegar a Tourém é necessário atravessar um extenso planalto com mais de mil metros de altitude média (única via pelo território português). A paisagem é fantástica, sobretudo pelo perfil do planalto a contrastar, no horizonte, com as enormes cristas do Gerês. A descida para Tourém inicia-se pelos 1400 metros terminando no vale do rio Salas depois de se percorrer uma longa estrada serpenteada mas com um panorama divino. No Inverno o clima é duro, a aldeia fica por vezes isolada (pela neve) e só há saída pela Galiza. Mas apesar do isolamento é uma aldeia de gente simpática e civilizada. Talvez não se interessem pela genealogia mas procuram defender o seu riquíssimo património cultural e natural. E têm iniciativas interessantes. Há três semanas assisti em Tourém ao lançamento de um livro sobre a história da região (bem estruturado e bem escrito) ao mesmo tempo que assisti à abertura de um exposição de fotografia (preto e branco) de uma fotógrafa nascida na aldeia (Helena Prego). E posso-lhe dizer que a qualidade era grande. Um dia que venha de férias visite a aldeia dos seus antepassados porque vale a pena.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

PS Dar-lhe-ei notícias depois do meu regresso.

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#207344 | Vínculo | 05 set 2008 13:10 | Em resposta a: #207243

Caro Rosario

Conforme informação prestada pelo confrade Manuel Miranda já existe "alguma coisa" sobra as gentes de Tourem.

O meu avô nasceu na chamada Casa dos Bragança.

O meu pentavô é o Abade de Tourem, Caetano Teixeira de Bragança. Teve um filho Paulo, enquanto presbítero, que foi legitimado por Carta Régia de D. josé registada no Livro 19º do Registo Geral.

Esses dados encontram-se na base do Genea.Sobre os Mirandas há pouco mas tb estão no Genea.

Cps

Amiel Bragança de miranda

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#207358 | roz | 05 set 2008 14:57 | Em resposta a: #207299

Caro Miguel Brandao Pimenta,

Sobre "importantes e normais", claro que estava a brincar consigo mas eu que sei? Ate podiam ter sido.

Os seus elogios a Tourem fizeram-me procurar na internet e ja encontrei varias fotografias e artigos. Tudo muito curioso e interessante e as vistas sao lindas de verdade.

Na outra sua mensagem mencionou que os registos poderiam estar em Orense e lembrei-me de que nos assentos de baptismo dos avos diz Concelho de Montalegre, Diocese de Orense. Pela igreja Mormon procurei pelos filmes de Tourem e nao encontrei, por isso pode ser realmente o caso. Vou tentar contacta-los sobre isso.

Boa viagem e ate breve.
Os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#207362 | roz | 05 set 2008 15:10 | Em resposta a: #207344

Caro Amiel,

Obrigada pela informacao que vou guardar ate ver se realmente os meus "Miranda" tem ligacao aos seus. Os meus sao mais recentes e faltam varias geracoes para poder confirmar se ha ligacao. De momento nao tenho outros dados que me ajudem e nao consigo encontrar pela igreja Mormon, os filmes da freguesia de Tourem. Como vivo no estrangeiro nao tenho a possibilidade de pesquisar ai.
Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#207513 | Miranda 1 | 06 set 2008 18:34 | Em resposta a: #207243

Ola Rosario

Realmente no Concelho de Montalegre somos muito poucos os que mostram interesse pelo passado, mas nao faz mal somos poucos mas BONS.

Mas nestas coisas nunca nos podemos dar por vencidos, e quando se procura sempre se encontra, e o seu caso nao é difícil, porque tem os livros de ascento desde 1860, tem a freguesia que é Tourem, tem um nome e tem uma data que é 1873, agora é só pesquisar na Biblioteca em Vila Real. Como parece que reside na Inglaterra tem os MÓRMONES.

Nestes ainda pode pesquisar melhor porque pode tirar cópias dos ascentos, na Biblioteca só sao permitidos apontamentos, e de certeza que perto da sua residencia deve de haver uma sede ou ( Igreja ).
Desejo muita sorte e tambem uma pouca de paciencia.
Fico sempre a disposicao

Renovo os meus cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#207520 | roz | 06 set 2008 19:49 | Em resposta a: #207513

Caro Manuel Miranda,

Obrigada por encorajar-me. Na verdade tenho uma Igreja Mormon a 15 minutos de casa onde tenho feito toda a minha pesquisa e nalguns ramos ja cheguei a 1600 e tal. O meu problema 'e que la procuraram e dizem que nao ha os filmes para Tourem. Ja procurei tambem no "Site" deles e de facto nao aparece. Nos assentos dos meus avos diz freguesia de Tourem, concelho de Montalegre e Diocese de Ourense (Orense) e nao sei se sera' por isso que ha alguma confusao.
Agora necessito os assentos dos bisavos que devem ter nascido antes de 1850. Sera' que ha livros para essas datas? Tem alguma sugestao em como encontrar os filmes dos Mormons? Qualquer indicacao que tenha sera' uma boa ajuda.
Os meus agradecidos cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#208077 | Miranda 1 | 12 set 2008 14:24 | Em resposta a: #207520

Caro Rosario

Deve de continuar com a Freguesia de Tourem na Igreja Mormon, porque eu tenho a certeza que os livros de ascento até 1860 foram fotografados por eles
E esses livros sao do A D de Vila Real, e nao de outra qualquer.
Que sorte nós tinhamos que os livros estivessem em Orense aí nao teria desaparecido os anteriores a essa data.
Quando for fazer a pesquisa pode dar a Palavra TOUREM de varias formas pode ser que esteja mal escrita por eles, e o PC nao a encontra.
Quando fizer a pesquisa e encontrar algum "Miranda" dessas redondezas diga.
Tambem sei a historia, porque Tourem pertenceu à diocese de Orense sendo território Portugues, se estiver interessado diga.

Sempre ao dispor
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#208178 | mbp | 14 set 2008 00:21 | Em resposta a: #207358

Cara Rosário,

Voltei hoje de Tourém e quero-lhe dizer que pouco adiantaram as minhas perguntas. As pessoas desconhecem o passado recente. Não encontrei ninguém que soubesse informar-me sobre os irmãos de seu avô. Tanbém fui à Casa dos Braganças e a actual proprietária disse-me que talvez fosse bom a Rosário falar com uma parente de Lisboa de nome Elisa Vaz. Tem bastante idade (100 anos) e goza de uma boa memória, o que é uma vantagem. Pelos visto é sua parente. Mora na rua Cláudio Nunes, 79, 1º Dirº em Lisboa. O telefone que me deu é 7160549 (agora que escrevi o número parece-me incompleto). Mas talvez já não seja novidade para si.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#208254 | roz | 14 set 2008 20:55 | Em resposta a: #208077

Caro Manuel Miranda,

Vou continuar a "batalhar" para encontrar mais dados sobre a minha familia e se descubrir algo nao me esquecerei de si. Entretanto se tem qualquer historia ou informacao sobre Tourem estou sempre interessada e agradeco-lhe muito que me conte.

Melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#208255 | roz | 14 set 2008 21:08 | Em resposta a: #208178

Prezado Miguel Brandao Pimenta

Estou-lhe muito reconhecida por todos os seus esforcos e espero que nao lhe tenha tomado muito do seu tempo la em Tourem. Irei telefonar 'a dita senhora e vamos a ver se me adianta alguma informacao. Ao numero de telefone so falta 21 que 'e o indicativo de Lisboa, de resto parece-me que esta' bem.

Se necessitar alguma coisa de Inglaterra estou 'a sua disposicao.
Muito obrigada pela sua simpatia e disponibilidade.
Com os meus melhores cumprimentos.
Maria do Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#209036 | Miranda 1 | 23 set 2008 14:53 | Em resposta a: #208254

Olá Rosario

Tal como prometi aqui vai a história, e tome atencao nas terras que vou mencionar
porque sao importantes para a sua pesquisa nos " Momones".

Pequena resenha histórica sobre o Couto Misto de Rubías:
Esta história já é minha conhecida, mas para nao haver más interpretacoes vou citar um pequeno resumo, que vinha pubicada no Jornal "Noticias de Barroso" do dia 30-01-2008, em que é o seu Director, o Professor Carvalho de Moura.

O Couto misto de Rubiás, constituído pelas aldeias Santiago, Rubiás e Meaus, era um local onde Portugueses e Galegos viviam comunitariamente numa espécie de principado, ou República sem pertencer a nenhum dos paises, nem a Portugal nem á Espanha.
Embora se desconheca a origem, sabe-se que o Couto Misto esteve desde a Idade Média ligado ao Castelo da Piconha, e Tourem como Capital.
Constituía-se numa pequena área fronteirica de cerca de 27Km2 com organizacao própria. Entre os direitos e privilégios deste pequeno território encontravam-se o asilo para os foragidos da justica portuguesa ou espanhola, o de nao formar soldados nem para um reino nem para o outro, isencao de impostos, liberdade de comércio, etc. etc.
Até à assinatura e entrada em vigor do tratado de Lisboa 1868 ( que se definiu as fronteiras entre Portugal e Espanha cada habitante do Couto elegia livremente a nacionalidade espanhola ou portuguesa.

( TOUREM ELEGEU A NACIONALIDADE PORTUGUESA, o meu respeito, vai inteirinho para todos os nomes "VAZ" "MIRANDA" e tantos outros que vao ficar anonimos para todo o sempre, porque a nacionalidade que escolheram nao soube conservar os livros de Assento em que os seus nomes constavam ).

A partir do Tratado os seus domínios passaram para a soberania da Espanha, integrados nos Concelhos de Calvos de Randím e Baltar.
Gostou ?
Como vê entre estas gentes nunca houve fronteira, e sempre casaram e tinham propriedades tanto de um lado como do outro da "Raia" .

É aqui que está a sua sorte porque deve pesquisar nas localidades de Calvos de Randín, Rubiás, Santiago e Randín, pertencem todos a Orense. Na parte Portuguesa em Covelaes, que pertence a Montalegre - Vila Real, aqui encontra registos referentes a Tourem e Pitoes das Junias.
Se tropecar com algum Miranda lembre-se de mim, porque a minha linha já está próxima, precisamente em Parada-Outeiro.
Boa Sorte e Cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#209179 | roz | 25 set 2008 08:44 | Em resposta a: #209036

Estimado Manuel,

Ora muito me conta. Sera' por isso que os livros existentes sao so a partir de 1860. Procurei na igreja Mormon e continuo sem encontrar, contudo vou dizer o que apurei.
Para Outeiro, igreja de S. Tome so ha 1860/1883
Covelaes, igreja de Sta. Marinha ha 1860/1881
Pitoes das Junias nao ha nada
Para Calvos, Baltar, Santiago e Randin nao encontrei paroquiais mas encontrei: Census, Catastro del Marques de la Ensenada - 1753 - Interrogatorio Personal de legos, Personal de eclesiasticos, Real de legos, Real de Eclesiasticos - 1753.
Copiei exactamente o que diz no "site" deles.
O misterio continua, sabe-se la onde foram parar todos aqueles livros.

Agradeco muito o ter partilhado comigo esta historia que me deixa compreender melhor a perda destes registos. Se em qualquer altura eu conseguir mais noticias voltarei a este topico para lhas dar.

Os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#209245 | mbp | 25 set 2008 23:47 | Em resposta a: #209036

Caros Manuel Miranda e Rosário,

Tenho comigo um manuscrito datado de meados do século dezoito que descreve com grande detalhe a região de Pincães. O autor do manuscrito descreve algumas das principais casas de Pincães, mencionando pessoas, casamentos e ligações a outras localidades da região. A título de exemplo, encontro referências às povoações de Cabril, Azevedo, Parada, Sela e Outeiro (todas de Montalegre) e aos apelidos Azevedo, Miranda e Gonçalves.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#209269 | roz | 26 set 2008 11:13 | Em resposta a: #209245

Caro Miguel Brandao Pimenta,

Muito obrigada por se lembrar de nos. Estou interessada na copia desse manuscrito pois nunca se sabe se se encontra uma pista. Se me fizesse o favor podia enviar para mariawadie arroba btinternet ponto com

Ja telefonei varias vezes para aquele numero a diversas horas do dia mas nao atende e vai para a caixa de atendimento. Pode ser que estejam de ferias e entao vou esperar mais umas semanas, se nao conseguir, escreverei a ver o que sucede.
Aguardando as suas noticias.
Os meus melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#209301 | Miranda 1 | 26 set 2008 19:20 | Em resposta a: #209245

Caro Miguel Brandao Pimenta

Mas que linda surpresa!...
Pois eu tal como a Rosario estou ancioso por saber o que livro diz sobre os meus MIRANDAS de Cabril casa de Châo de Moinhos, Parada - Outeiro, Ferral etc.

Sabe o Concelho de Montalegre nao tem nenhum arquivo Histórico, quase tudo foi destruido por incendios constantes, principalmente o último ocurrido em 1921, em que arderam quase todos os que restavam dos outros anteriores incendios.
Por isso fico-lhe agradecido se me poder chegar todas as informacoes possiveis contidas nesse livro.
Receba os meus Cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#209304 | Miranda 1 | 26 set 2008 20:02 | Em resposta a: #209179

Estimada Rosario

Nao há mistério nenhum nos livros de Assento do Concelho de Montalegre, simplesmente arderam nas Igrejas, mas os piores incendios foram primeiro com a passagem das Tropas Francesas, e um outro que ocorreu na Camara em 1921.

Sim tambem cheguei à mesma conclusao, nao sei o que está nesses Census,
mas nos livros de Covelaes tambem sao para Tourem e Pitoes, o mesmo padre devia ser das tres Aldeias.
Tambem deve de pesquisar os livros de Salas - Orense, porque fica só a 6 km de Tourem.
Nao vamos desistir, ainda vamos ser " Primos " .

Os meus Cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#209406 | mbp | 29 set 2008 12:35 | Em resposta a: #209301

Caros Manuel Miranda e Rosário,

Dada a dimensão do documento vou fazer a transcrição somente no que diz respeito às casas e seus moradores. O doc. é de 1744 e vai transcrito conforme o original. Hoje apenas transcrevo o lugar de Fafião.

P.!6 ....Está este lugar de Fafião situado dentro da montanha por sima do rio Cabado (...) tem nascido e sahido deste lugar Sacerdotes para Benefícios e ocupaçoens honoríficas,como forão os três irmãos Sacerdotes aplidados os Fernazes que dizem erão da casa que hoje pussuij Paulo de Carvalho, hum destes foi Pároco em Azurar e os outros em outras partes porém dizem se diminuhio com herdeiros que a dividirão; há também tradição que da casa de Manoel Martins sahio hum Doutor F. Rodrigues que chegou a ser Provizor do Arcebispo de Braga e por aqui congeturo eu que viria a adr na casa dos Figueiras a Abbadia de Arnoso que hé no Picoto abaixo de Braga duas leguas, que é Beneficio muito pingue por serem as ditas Casas, assim as dos Figueiras como as do André Martins antigamente irmans, como se verá na descendencia de minha cunhada Isabel Barroso e na de André Martins nasceu o dito Provizor e na casa da Figuiera três abades na dita Abadia de Arnoso sucessivamente a saber Gaspar Barroso, Domingos Barroso e outro sobrinho chamado Domingos Barroso e foi ultimo abade dos três sem renunciar por não chegar a tempo de opoder fazer em seu sobrinho o Padre Simão Barroso que este anno tambem faleceu, cura de Cabril, e o thio averá quarenta annos,que he falecido e este anno se principia a ordenar desta casa um estudante chamado Gervazio Barroso e é mosso de boas esperanças, nesta mesma casa da Figueira nasceu o padre Domingos Barroso irmão do Padre Simão Barroso, este era o mais velho em quem queria renunciar seu tio abade Domingos Barroso mas recolheusse à Companhia de Jesus e dela não quis asair para sera abade de Arnozo e de lá foi com outros padres para a Missão do Japão donde deu a sua vida pela propagação da fé (...) e nella hade interceder pello augmento deste lugar e frguesia em que foibaptizado e filho de João Gonçalves e de sua mulher Maria Martins.

Cappitullo 3º
Do lugar de Pinquaens, junto com Chão de Moinho (Segue)

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#209411 | mbp | 29 set 2008 13:04 | Em resposta a: #209406

Caros Manuel Miranda e Rosário

Do luguar de Pinquaens ......Fica o luguar de Piquarns mais assima de Faião para dentro da freguesia de Cabril (...) he este luguar de Pinquaen pussuido de sette lavradores que quasi todos são possantes e ricos que tem muita família que sustentão, com boa educação e ali se diz que antigamente principiara o lugar so em tres casas a saber Cazaes que hoje érica e muito afazendada asim no mesmo lugar como no lugar da Villa de Cabril e a causa de henriquecer e ser muito honrada caza é que antigamente e no tempo dos Affoncinhos cazou do lugar da villa de Cabril,cazou para ella hum Afonso Dis ou Dias e este teve em Pinquaens da mulher com quem cazou outro Affonso Dias e este outro Affonso Dias e forão três deste nome e deste último nasceu Gaspar Affonso este comprou tantos bens na Eira Velha que com elles lhe levoua a metade da casa da fecha e por isto esta casa tem dia e muitos dias da dita águaa e junto com estas compras e os bens da villa que trouxeram os Affonsos e opatrimónio que tinha a Casa dos Cazaes ficou possante que antes disso das três dizem que era a mais pobre(...) os possuidores desta casa sempre vieram por varonia e vivião largos annos como dizia e eu lho ouvi que a elle lhe faltavam inda tantos ou quantos annos para chegar àidade de seus pais André Pereira e de seu avô Gaspara Affonso e aos mais antepassados que huns morriâo de noventa poré ele não chegou lá, e este foi o padre António Pereira que foi vigário de S. Vicente de Campos. Agora nele estácasado António Pereira Barroso filho de João Dias Magro e de sua mulher Maria Pereira que era filha de Gaspar Pereira dos Cazaes, este casou com uma filha de Domingos Alves de Paredes de Salto chamada Domingas Alves e teve o dito Domingos Alves mais dois filhos chamados hum António Alves de Souza Reitor de Salto e outro chamado João Alves cazado na casa de Paredes Cappitam de Ordenanças naquela companhia e este teve seus filhos a saber o Doutor António Alves formado em medicina e cazado na caza e o Padre Domingos Alves reitor em Viade e mais o padre Gervazio Alves Reitor em Ruivães e por não ser enfadonho passo a dizer os mas reverendos que tem descendido desta casa todos primos, thios e sobrinhos huns dos outros

Segue

Cumprimentos

MBP

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#209430 | mbp | 29 set 2008 15:30 | Em resposta a: #209301

Caros amigos

Da mensagem das 13.4

....(...) antigamente sahirão desta Caza de Pinquaens muitas pessoas que tem prendado as principais famílias destas terras, como foi francisca de Penna maiy de Diogo Martins da Freiria de que parece deram dous Abades em Sabaris e da Isabel Martins que casou na caza da Fonte em S. lourenço com Domingos Antunes pay de dous abades que forão em Santa Maria de Doçaons, que foi Gaspar Antunes e Lourenço antunes de Carvalho, irmãos, e passou a seu sobrinho o reverendo Gervazio Antunes de Carvalho que prezentemente pessui, e pessua por muitos e felizes annos. foi tambem may francisca de Penna do padre Gaspar (rasurado) Martins vigário que foi na fregusia de Rosário de Louredo e dipois foi morrer Reitor em Mourilhe, foi tammbem may de Pascoal Martins de Chelo e deste nasceu Gaspar Martins o manco, e deste Pascoal Martins pay de João Baptista qque de presente vive casado com huma sobrinha do Reitor de Viade Francisco ferreira.
Sahio mais desta casa para Ruivais Sebastiam de Penna, filho de Pedro affonso de que nasceu Matheus de Penna e deste Gervazio de Penna de Miranda e deste João Baptista Loborão de Almeida que foi cappitam mor e depois de Cavallos e agora hé Cappitam mor seu filho António José e é cavaleiro do Hábito de Christo e cazou em Goaes com huma irmam de hum abade ahi perto. (Segue)

Cumprimentos

mbp

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#209445 | Miranda 1 | 29 set 2008 18:17 | Em resposta a: #209430

Caro Amigo
Miguel Brandao Pimenta

Pela parte que me toca fico-lhe eternamente agradecido pelo seu trabalho.
BEM HAJA por trazer esta preciosidade a luz do dia.
Nao faz ideia da alegria que sinto neste momento ao ler esta maravilha, e ainda para mais longe da Pátria.
Obrigado.
Mil Vezes Obrigado, tanto a si como ao seu autor.
Nao há palavras, para descrever o que sinto.
Que DEUS lhe dê o que voce mais desejar.

Um Abraco do tamanho do Mundo
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#209463 | roz | 29 set 2008 19:41 | Em resposta a: #209430

Prezado Miguel Brandao Pimenta,

Nao sei como agradecer-lhe tamanha generosidade. Do coracao lhe agradeco o seu precioso tempo e esforco que esta' fazendo para transcrever um longo documento para nosso beneficio.
Esse documento 'e um verdadeiro achado! Acho-o interessantissimo ate mesmo para quem nao tenha familia dequela zona.
Para sempre grata.
Maria do Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#209482 | mbp | 29 set 2008 23:01 | Em resposta a: #209445

Continuação
Sahio mais da Caza dos Cazais outro filho Affonso filho do ditto Pedro Affonso que casou no Touval (ou Toural) de Santa Marta de Bouro donde sucedeu (rasurado) a casa de Salvador Pimenta freguesia de Goans e a caza sde S. Veríssimo que hé na freguesia de Figueiredo de que he unica herdeira Dona Catrina, que agora está casada com Francisco Malheiro na sua quinta do Outeiro freguesia de Santa Maria de Mourô e tem filhos do dito seu marido e deste filho Affonso precedeu também o cónego Constantino de Sousa Pimenta: teve mais o ditto Pedro Affonso outro filho que foi soldado, esteve cativo em Argel depois de resgatado se meteo religioso em hum convento do Porto donde faleceo santamente

Tambem foi filho de Pedro Affonso, António Affonso o qual cazou na Penela de Vieira de quem procedeu o Escrivão da Câmara daquelle concelho e Domingos Pereira que he administrador do vínculo que fes o Reitor de Lanhoso João Pereira de Penna como consta da sentença que tem Frutuoso Pereira de Pinquaens. Donde se segue que a Caza da fonte de S. Lourenço tem parentes em todas estas casas e famílias porque Francisca de Penna era may de Isabel Martins que nasceo na Caza da Freiria lugar de Pinquaens e que casou na Caza da Fonte no lugar de S. Lourenço com Domingos Antunes e a dita Francisca de Penna era irman de Sebastiam da Pena e de António affonso o que cazou na Pennela e de Gonçalo Affonso que casou na Torre em Rio Caldo e daquelle Pedro Afonso que casou no Touval de Santa Marta de Bouro, todos filhos de Pedro Affonso dos cazaes.

(Segue)

Cumprimentos

mbp

PS Por favor não agradeçam porque o trabalho de transcrição é de um arqueólogo que trabalhou comigo, o Dr António Martinho Baptista, investigador em Foz Coa e grande obreiro daqule Parque.
Limito-me a passar a transcrição da parte que diz respeito à genealogia. O trabalho é muito mais completo pois descreve o património natural da região em 1744.
Para além disso é bem provável que só consiga chegar ao fim da transcrição dentro de muitos dias.

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#209543 | mbp | 30 set 2008 22:58 | Em resposta a: #209445

Caros amigos,
Aí vai mais uma parte do texto

Sucedeu nesta caza, Gaspar Affonso filho do ditto Pedro affonso e este Gaspar Affonso cazou no Carril da Lameira (?) Longa com Maria Gonçalves do Carril (ou Cabril ?), a qual tinha ficado viúva de hum sobrinho do Abbade de Cabril Gaspar Fernandes, do qual não teve filhos, mas dela teve o ditto Gaspar Affonso dous filhos varoens e huma filha, o mais velho morreo solteiro sem filhos e o segundo era estudante da primária em Braga e se chamava André Pereira e a filha se chamava Domingas Pereira e este Gaspar affonso tinha o mais velho para nelle fazer caza, mas como lhe morreo consultou com seu irmão hum Sebastiam de Penna de Ruivais se tiraria a seu filho André Pereira do estudo para fazer caza nelle, ou se faria a caza em sua filha Domingas Pereira, e este lhe conselhou que tirasse o filho do estudo com fundamento de que melhor era sofrer hum empuxão do filho, que hum remoque do genro, e seguiu este conselho, e que não sucedeo mal com elle.
Porque foi André Pereira hum nobre e honrado varão, muito politico e verdadeiro, inda que de natural collérico, por que sendo Cappitam de Ordenanças do concelho de Ruivais naquellas guerras da Aclamação de El Rey D. João o 4º e tendo criado em sua companhia desde o berço a seu sobrinho Jorge Pereira filho de sua irman Domingas Pereira viúva em Lameira (?) Longa de seu marido Frutuoso Peres Rascão, e tendo valido ao dito seu sobrinho em todas as facturas de soldados, o nãp põde fazer em Monte Alegre com aquelle famoso General o Conde de S. João o Velho, que lho listou para soldado, lavando (?) o ninho donde se eriçara tal pássro, em cujos termos arremessou a gerreta de Capitam por sima de humas cazas fronteiras ao dito General, vendo a hira com que estava lha mandou buscar e entregar de novo desculpandose que em tal aperto o não podia servir, e elle ajoelhado pedio perdão do seu erro.
Foi o dito André Pereira a muij piadoso com seu pai Gaspar Affonso como tambem sua mulher Ennês Barroso por que tendo este velho sua concubina em Frades, da que teve huma filha que cazou na Fraga de Valle, e sustentava de caza, não lhe davão por isso pena, nem lhe publicavão seu erro, antes mandavão trás delle para que não prigasse em o Vau de Sibiello, não como outro Châm que se viu e publicou as vergonhas e faltas de seu pay Noé e por isso filho de maldiçam, mas estes o forão de benção porque obrarão o contrário,portousse sempre com nobreza este varão, e foi cazado co Ennês Barroso de Loivos irmão inteira do Abade que foi de Parada de Outeiro João Barroso Alves formado em Salamanca, filhos legitimos de Miguel Barroso de Loivos e de sua primeira mulher, antiados de Serafina de Macedo que foi de Ruivais, por isso lhe não compete os Macedos , estes sucederão na Caza dos Cazaes, a seu pay e sogro Gaspar Affonso.

(continua)

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#209625 | mbp | 01 out 2008 23:09 | Em resposta a: #209445

Caros amigos,
Aí vai mais um pouco da transcrição

Tiverão filhos Gaspar Pereira e Maria Pereira, o Padre António Pereira, Antónia Pereira e Anna Pereira estas duas forão cazadas huma em Varzias, outra em Villar-amonte, e ambas morrerão sem filhos por cazarem já duras, porém Maria Pereira cazou em Cavallos com Gonçalo Affonso e teve delle dous filhos primeiro Manoel Pereira e o outro Bentura Pereira, que cazarão em troco com duas filhas de João André de Canicó, e sahio do Manuel pereira Gervazio Pereira e cazou com Izabel Pereira filha de Izabel Pereira e Manuel Gonçalvez de Villaboa, este teve duas filhas solteiras, o Padre António Pereira foi vigário em S. Vicente de Campos e teve hum filho João Pereira que morreu solteiro e hua filha que cazou com João Gonçalvez da ...de Ruivães e tem filhos Ignacio, Mariana e Sebastiana; neto foi do André Pereira Bentura Pereira que cazou em Caniçó com Innês Pereira primeira vez e desta teve duas filhas Maria Pereira que cazou na casa com Domingos Barroso de Caniçó e Isabel Pereira que casou com Frutuoso Magro de Lameira que escreve os officios de Ruivães e ambos tem filhos, segunda vez foi cazado com Izabel Martins filha de Gervazio Martins de S. Lourenço e desta teve hum filho António Pereira que estudou em Coimbra, lá cazou e mais duas filhas.
Sucedeu na caza de André Pereira, innês Barroso, seu filho Gaspar Pereira, este foi varão man (?) e de bons costumes e teve educação em caza de seu tio o Reitor João Barroso Alvarez abade que foi de S. Tomé de Parada de Outeiro e delle ouve o mais groço da herança por seu falecimento, e delle contava algumas estórias que lhe ouvia (...) Outra est´ria contava de hua velha de Pitoens (das Júnias) quando este lugar foi entrado e queimado no tempo de El Rey Dom João o 4º porque se lamentava a tal velha dizendo, ah Rey Joan deixastes queimar Pitons a flor de Portugal e dava outra rizada. Foi este varão sempre bem servido de fiéis criados e bons filhos e mulher que Deos lhe deu escolhida pelo dito seu tio do qual ficou herdeiro e junto com o que seus pais lhe deixarão, fes hum grande erário, assim era conhecido pella alcunha de Pataqueiro, por que era no tempo das patacas castelhanas, tanto assim que ouve filho que de huma assentada lhe tirou duzentos mil reis, sem elle o achar menos, pello que o mesmo ao depois disse certo amigo, e todos, ou alguns dos mais ferrejavão o que podião e para tudo dava Deos e sustentou com limpeza grande família de criados filhos e parentes que para elle se chegavão, com sua copa de prata, e estanho e outras alfaias de nobreza, viveo largos annos com saúde e estimação, somente era mol dos olhos, mas como dis o rifão a bons homens doi os olhos.
Foi cazado com mulher de igual condição e nobreza, esta foi Luzia de Araújo, filha de Matheus João de Paredes do Rio, que naquelle tempo era caza muito estimada, era sobrinha do Abade de Tourém, Brás João de Veras e de dous padres da compania de Jesus (...) e também sobrinha do Vigário de Donoens o Padre Baltazar Dias; era dotada das virtudes, verdade, umildade e mancidão e foi Deos servido levala de hum accidente copletico em o mez de Agosto colhendo as misturadas para o jantar de sua casa que prezenciei com muita mágoa, porque era madrinha, em tudo leal, e me ajudava com alguns mimos para o estudo de Braga, e todos vizinhos sentirão a sua falta principalmente vendoa assim padecer

(continua)

Cumprimentos

mbp

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#209627 | mbp | 01 out 2008 23:27 | Em resposta a: #209463

Cara Rosário,

A senhora de Lisboa, Elisa Vaz, que parece ser da sua família, na realidade chama-se Elisa Veras Vaz. Repare no apelido do abade de Tourém da última transcrição enviada.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#209709 | roz | 02 out 2008 22:29 | Em resposta a: #209627

Caro Amigo Miguel,

Acabo de falar com a prima Elisa e a filha dela! A Elisa e o meu pai eram primos direitos. Ja me contaram algumas historias, deram-me umas informacoes e disseram-me que tem uma quantidade de papeis da familia. Vamos manter o contacto e a pouco e pouco espero conseguir mais mas tem de ser devagar pois ambas estao adiantadas na idade. A prima Elisa faz 100 anos este mes.
Ainda nao aprofundei os Veras mas ja sabia que a irma do meu avo paterno era casada com um Joao Veras e a Elisa 'e Veras pela mae. O que nos esta' transcrevendo torna-se agora ainda mais importante porque mesmo sendo duma 'epoca anterior, as historias dela montam aos bisavos que devem ter nascido cerca de 1810/20, pode ser bastante relevante.

Hoje foi um dia feliz para mim e a si o devo. Que Deus lhe pague a dobrar porque nao esta' ao meu alcance faze-lo como merece.

Melhores cumprimentos.
Maria do Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#209718 | mbp | 02 out 2008 23:36 | Em resposta a: #209709

Cara Rosário,

Pois ainda bem que conseguiu finalmente falar com os seus parentes. Não sei se o texto que lhe estou a enviar aos poucos vai servir de alguma coisa. Mas no meio desta gente surgirá certamente alguma ligação. E a propósito esqueci uma coisa que é fundamental: o título do trabalho e o seu autor.

Chama-se "Eppitome Familiar e Árvore de Geração de algumas Cazas da freguesia de S. Lourenço de Cabril; e especialmente da Caza dos Cazaes de Pinquaens"

Foi escrito em 1744 pelo reverendo Diogo Martins Pereira e dedicada ao Reverendo Gervazio Antunes de Carvalho, abade de Santa Maria de Doçaons (?) O manuscrito encontrado (de leitura difícil) tem data posterior (é uma cópia de 1813) e foi redigido pelo tabelião Bernardo José Antunes Pereira a pedido de António Pereira Álvares da Casa dos Casais de Pincães.

Entretanto aí vai mais um pouquinho da transcrição,

Foram estes dous cazados pais de muitos e bons filhos, hum destes foi Innes Pereira cazada em Várzias em casa de sua tia Antónia Pereira com Adrião barbosa, e desta dizião os discretos que merecia ser mulher de hum conde e teve filhos do dito seu marido a saber: Manuel Barbosa e Maria e outras que se achão solteiras, tiverão mais António Pereira também cazada em Várzias coma Manuel Antunes e delle teve muitos filhos (...) tiverão mais Maria Pereira cazada em Fafião com João Dias Magro que ouverão filhos, Manuel cazado em caza, Anna cazada na Torre de Rio Caldo, António Pereira cazado na mesma caza dos Cazaes (...) tiverão mais o reverendo André Pereira (...) tiverão mais ao Capitam António Pereira cazado em Covello com huma filha do Capitam Leandro Lopes, estes tiverão filhos o Capelão Alexandre Pereira (...) Domingos,Sebastiam e uma filha, solteiros.
Tiverão mais Gaspar Pereira e Luisa de Araújo a Simão Pereira que nelle fizerão a caza, cazandoo com Mariana Lopes filha do Capitam Lopo de Carvalho de Covello mas não ouve filhos deste consórcio.

(continua)

Cumprimentos

mbp

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#209834 | Miranda 1 | 04 out 2008 09:39 | Em resposta a: #209718

Caro Miguel

Apenas queria deixar aqui os nomes das Aldeias da Freguesia de Cabril
para ajuda de quem ler as suas mensagens:
O Padroeiro de Cabril é S. Lourenco.
Também há Lugar de S.Lourenco, de Cabril, Fafiâo, Pincâes, Barca, S. Ane, Cavalos,
Chaôs, Châos de Moinho, Vila Boa, Xertelo, Lapela a Terra do navegador Cabrillo,Cela, Sirvozelo, Azevedo, Chelo, Bostochâo, todas estas Aldeias ficam na margem direita do Rio Cávado, Assim Santa Maria do Bouro, que pertence a Braga
Na margem Esquerda, ficam Covelo do Gerês, Santa Marinha de Ferral, todas no Concelho de Montalegre. mas Já no Concelho de Vieira do Minho, Ruivaes, Salamonde, e uma aldeia importate que é Rossas.

Cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#209921 | mbp | 05 out 2008 11:46 | Em resposta a: #209709

Caros Manuel Miranda e Maria do Rosário

(Continuação)

....e ella faleceu a annos de huma penoza edroezia e deixou ao dito seu marido Simão Pereira por ser herdeiro, e este agora fas a sua casa em seu sobrinho António pereira filho de sua irman Maria Pereira e deu fim a varonia desta casa.
Dos quaes António Pereira Barroso e Domingas Alves nascerão filhos e filhas, a saber André Pereira, filho mais velho, o qual havia de suceder na caza de seus pais com boa educação de lavrador muito honrado plantador de muitas arvores e com colmieira de muitas colmeas; teve mais uma filha chamada Maria Pereira a qual cazou com Domingos Alves do lugar de Chello filho do brasileiro António Alves Braga, varam honrado que trouxe muitos dinheiros bem ganhados para esta terra (...) tiverão mais um filho por nome António Pereira o qual foi estudantee seguiu a aula de Gramática Latina e por cauza das moléstias de seu irmão dito André Pereira viejo a cazar e suceder na caza de seus pais o qual cazou com Maria Pereira filha do Capittam da villa da Ponte em troco de sua irman Domingas Alves que cazou com o Doutor Domingos Pereira Chaves filho do ditto Capitam da Villa da Ponte sucedendo na caza deste. tem o dito António Pereira e Maria Pereira desta caza dos Cazaes hum unico filho varão (...) eleito pello illustríssimo Senhor Francisco Homem de Magalhães Pizarro Tenente Coronel e Inspector Geral da Provincia de Tras- os Montes por Major do primeiro Batalhão das Ordenanças cujo posto serviu (...) Teve mais o dito Gaspar Pereira outra filha chamada Anna Pereira que cazou com Domingos Alvarez de Paradela sobrinho do abade que foi de Covas; he este Domingos Alvarez famiiar do Santo Oficio e Sargento mor de Montalegre hum homem muito honrado e estimado de todos e bem o merece pela boma educaçaõ que teve em caza de seu tio, que também se chamava Domingos Alvarez e edelle houve a honra de muitos mil cruzados e tambem ouve de sua consorte o primeiro filho que tambem se chama Domingos Alvarez e o tem o dito seu pai cazado na casa da Fonte de S. Lourenço com Luísa Josefa Pereira filha de Domingos Pereira e Izabel de Moraes e ambas as cazas assim de Paradela como a da Fonte farão hum formoso Morgado se Deos for servido, e tem ja sucessão em dous filhos, a saber Luís António e Luísa Maria, e tem mais a ditta Ana Pereira e Domingos Alvarez, ao Padre João Alvares vigário que hé em S. Vicente de Campos e Manoel Alves estudante e outro e huma filha solteiros.

(continua)

Cumprimentos

mbp

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#210022 | roz | 06 out 2008 17:54 | Em resposta a: #209921

Estimado Miguel,

As minhas desculpas de nao ter respondido mas estive sem computador! Continuo a seguir o texto com muito interesse pois mesmo que no fim nao haja ligacao directa aos meus antepassados, 'e a historia da zona onde viviam e fico a saber como era a vida por la' durante aquela 'epoca.

Tem graca que tambem tenho um parente chamado Jose Veras a quem chamavam "o brasileiro" pela mesma razao de ter regressado do Brasil com algum dinheiro. Como dizem em ingles, "history repeats itself".

Sempre tive curiosidade em saber porque chamavam 'a minha avo' Senhora "rainha" e outro dia perguntei 'a prima Elisa que me contou vir do meu bisavo Joao Vaz. Como nao havia tribunal em Tourem, havia 3 homens idoneos que eram como os representantes de Tourem (talvez como um juri mas nao eram pagos) quando havia algum caso no tribunal de Montalegre. Um deles era o bisavo e porque ele tentava sempre nao culpar as pessoas alcunharam-no de "rei" e dai em diante a mulher e filhos eram tambem conhecidos assim.

Reconhecidos cumprimentos.
Maria do Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#210046 | mbp | 06 out 2008 22:59 | Em resposta a: #210022

Olá Maria do Rosário,

Da zona que descrevo (Pincães/Cabril) a Tourém são uns escassos 15 quilómetros em linha recta. Parece perto e à primeira vista a região parecerá identica do ponto de vista natural, cultural, etc. Mas é bem diferente. A região de Pincães situa-se na vertente sul da serra do Gerês. Ali tudo é agreste e exuberante. Como dizia Pinho Leal a região "...é formada de penedias alcantiladas, fundos bréjos e inacessíveis brenhas, que alternam com matas impenetráveis, cobertas de neve a maior parte do ano...", isto em 1875. E em 1744 não seria melhor!
Tourém, cercada de montanhas pelo sul (a serra do Gerês e o planalto da Mourela), situa-se num vale elevado mas aprazível, menos chuvoso, mais luminoso e alegre, influenciando os cultivos, a disposição do casario e próprio temperamenta das pessoas. Ainda hoje é assim.
Os habitantes dos lugares da vertente sul casavam entre eles e poucos se afastavam do seu habitat. Por vezes "desciam" a Braga ou procuravam um enlace mais favorável na vila da Ponte ou em Montalegre.
Quanto aos habitantes de Tourém, por essa época, as relações faziam-se mais nos povoados galegos da raia.

cumprimentos

mbp

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#210099 | mbp | 07 out 2008 23:21 | Em resposta a: #209709

(continuação)

Caza da Freiria

Foi esta caza sempre tida e abida por antiquissima e nobre pelos seus antepassdaos porque he tradição que na entrada que fizerão os Mouros em Espanha no tempo de El Rey Godo Dom Rodrigo se rretirarão da sua tirania e viver nestas montanhas três cavalheiros que hoje chamão fidalgos, hum destes foi senhor desta caza.
Porque especialmente tenho noticia, ouve nesta caza forão tres do mesmo nome pay, filho e neto todos chamados Diogos Martins, o primeiro foi cazado com Sezillia Gonçalves da Caza de Vila Boa que hoje pessuij Domingos Pereira que athe este se aplidavão de Gonçalves (...) cuido que este primeiro Diogo Martins seria irmão ou sobrinho de huma mulher de quem dezia meu thio Gaspar Pereira que cazara para Paradela e que por nam ter filhos ficara a sua ligada para esta Caza da Freiria que hoje pessuij Frutuoso Pereira e que por isso tinha dobrados bens que a do vezinho, que há outra caza immediata que tambem se chama Freiria que hohe pessuij o Sousa e sua mulher Isabel Martins de que tambem farei Arvore dos que me lembrar, ou tiver noticia e de como foi tirada da outra de que vou fallando.
Este Diogo Martins em o anno de mil quinhentos e tantos comprou e sua mulher Sisilia Gonçalves huma leira no Batoco como consta de hum titulo que se acha nos papéis de Frutuoso Pereira e teve da dita mulher quatro filhos tres fêmias e hum varão que tambem se chamou Diogo Martins este foi o segundo deste nome e tam honrrado e virtuoso com educaçaõ. (...) ficando com a administraçam dos bens e pessoas de suas irmans as educou e criou primerosamente e quando foi tempo as foi cazando com lavradores honrados em que cazas certamente o não posso averiguar mas tudo o que sei decerto destas precedeo o parentesco que esta caza tem da Freiria, teve em caza de António Pereira da Igreja donde sahirão os Cónegos no Porto e Abades no mesmo Bispado , e os Pires em Cavallos, que forão tres irmâos Baltesar Pires, Ignacio Pires e Domingos Ferreira que cazou em Fontainho com huma filha do padre Diogo Alvarez de que procede Francisco Ferreira Reitor de Viade e outros, e destas tres irmans procedem tambem o parentesco com os da Carrilla (?) de Zebral, Busto Chão na caza do Padre Bernardo Pereira por via de João Pena e em Fafiam com Anna Dias e outros que já hoje sahirão fora do quarto grau de sanguinidade.

(continua)

mbp

Nota:O texto por vezes é confuso, de transcrição dificil.

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#210189 | roz | 09 out 2008 11:32 | Em resposta a: #210046

Bom dia Miguel,

Adoro as suas descricoes e explicacoes dessa zona que me fazem imaginar tao bem o sitio. Tenho a certeza que se la for vou reconhecer imediatamente e faz-me lembrar que as minhas tias falavam de ir fazer compras a Ourense, ou para coisas de maior, irem a Vigo e nao 'as cidades portuguesas.

Fora a sua paciencia em fazer-nos a transcricao desse precioso documento, tenho a agradecer-lhe tambem todos os conhecimentos que vai partilhando comigo.
Com os meus cumprimentos.
Maria do Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#210242 | mbp | 09 out 2008 22:30 | Em resposta a: #210189

(continuação)

Depois que este 2º Diogo ellas cazou e dotou as ditas suas irmans como fica dito se cazou a si na sua caza da Freiria com Francisca de Pena filha de Pedro Affonso e Sancha de Pena da caza dos Cazaes, lugar de Pinquaens (...) teve mais o ditto Diogo Martins e sua mulher Francisca de Pena filhos o Padre Gaspar Martins, Izabel Martins, Diogo Martins e Pascoal Martins, quando a dita Francisca de Pena faleceo declarou em seu testamento que deixava os seus bens a su filho Diogo mas que do seu terço dotasse o seu irmão Gaspar para ele se ordenar, que com efeito se ordenou e foi muitos anos cura em Cabril (...)no tempo que foi cura em cabril principiou a viver com seu irmão Diogo Martins e cunhada Maria Antunes e por esta ver que a criada andava prenha do cunhado clérigo o lançou fora de caza, e elle então foi viver para o seu património a tempo que o irmão Diogo Martins estava na guerra de El Rey D. João 4º e como estava mal com a cunhada pelo referido, a quis mexericar com o marido, e este não quis ouvir, antes deu segunda fa terma (?) ao irmão pela aleivosia da criada.
Desta concubina teve muitos filhos hum Gonçalo que morreo solteiro, huma filha Fulana Martins que cazou com Gervazio Gonçalves de Fafião e teve hum filho Lucas Gonçalves e deste nasceo Gervazio Gonçalves cazado em Frades com huma filha de João de Penna que cazou com João Gonçalves de Faldrem de que hoje não há suceção e outro filho Gervazio Martins que cazou em Fafião e teve filhos Gaspar Martins que não teve filhos, Diogo Martins que teve filhos em Fafiam e Benvindo Martins que cazou no Vilar da Veiga, ahi tem um filho cazado com Feliciana Barroso e para dar estado a estes teve cabedal que adequiriu em Cabril e Louredo e foi senhor de muito gado lançado e medidas e colmeias e só huma ves lhe arderão 80 juntas em silha de Labandeira e o incendiário se foi confessar com elle e delle ouve o perdão daquelle danno pello que elle depois dizia.
Depois que foi vigário de Louredo teve outra concubina de que teve dous filhos hum que cazou em Fiscal com hua fulana Tinoca, chamado Diogo Martins Guerra, teve filhos e descendência, e outro chamado Manuel Martins este foi cirurgião, e cazou em Sabaris com Maria Velosa e destes nasceu António Martins pay de João martins, e Custódio seu irmão, esta concubina ficou delle rico com que passr a vida, e morreo em Fornelos, e hera natural de Louredo; e a primeira concubina de que teve os primeiros filhos hera natural de Fafião tanbém inteira Christão velha chamada Maria e por alcunha o Marião pela inquietação que cauzou na Caza da Freiria, quando nella queria ser Senhora se a verdadeira Senhora Maria Antunes lhe não atalhara, lançando-a logo fora na aozência de seu marido que nesse tempo se ocupava da guerra.

(continua)

mbp

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#210276 | Miranda 1 | 10 out 2008 14:21 | Em resposta a: #210099

Caro Miguel

Faco minhas as palavras da Maria do Rosario, é realmente uma delicia que nós cá deste lado tanto apreciamos, principalmente a sua paciencia, Bem Haja.
Tambem compreendo quanto é dificil ler esse documento,pois eu tambem tenho um pequeno do ano de 1700 e eu só o consigo ler 30 por cento e o Miguel descreve-o com tanta beleza que eu ainda consigo identificar 50 por cento das localidades.
Se forem a Barroso o que realmente é lindo, mas por favor vao no verâo, porque nós temos lá 3 meses de inferno e 9 meses de Inverno.

Receba os meus Cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#210592 | mbp | 15 out 2008 00:27 | Em resposta a: #210276

Caro Manuel Miranda,

Embora o curtíssimo Verão da região seja agradável (as raríssimas noites amenas de Santa Maria das Júnias, ao som das gaitas de fole, são deliciosas) confesso que aprecio mais o Inverno do Barroso, a paisagem gelada, os montes nevados e o fumeiro.
Envio-lhe esta mensagem, a si e à Maria do Rosário, para dizer que não esqueci as trancrições. Os últimos dias foram complicados e vou estar ausente e "longe" do fórum nos próximos dias.

Cumprimentos do
Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#210660 | roz | 15 out 2008 22:55 | Em resposta a: #210592

Caro Miguel,

Esteja 'a sua vontade! Somos no's que lhe devemos o favor portanto fica para quando puder e lhe apetecer.
Os meus cumprimentos.
Maria do Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#211408 | Miranda 1 | 23 out 2008 18:15 | Em resposta a: #210660

Olá Maria do rosario
Trago boas noticias, tenho um filme de Parada - Outeiro, que estou a pesquisar nos mormones, sabe o que lá encontrei!...
Pitoes das Junias, pode ser que lá tambem se encontrem" Vaz" e pela mesma via pode ser que talvez em outra freguesia se encontre tambem Tourem incluido.
Estamos no BOM CAMINHO.

Se tiver algum nome diga-me pode ser que esteja ali registado.
Os meus cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#211972 | roz | 30 out 2008 12:31 | Em resposta a: #211408

Ola Manuel,

Desculpe so hoje responder mas 'as vezes o tempo 'e escasso....

Tambem tenho de momento 2 filmes nos Mormons que ando a pesquisar, mas de outras zonas do pai's. Quando acabar o que tenho em mao talvez ainda procure nos vizinhos a Tourem mas 'e dificil pedir 'a toa com a esperanca de encontrar qualquer coisa.

Aproveito a sua oferta e deixo aqui os nomes no caso de vir a cruzar-se com algum.

Meu bisavo Joao e seu irmao Jose, filhos de Jose Vaz e Antonia Goncalves (*1845 +-)

Minha bisavo Ana, que usava os apelidos Goncalves de Miranda mas era filha de Antonio Goncalves e Maria Pinho (ou Pinto, estava ilegivel) nascida +- 1850 e poucos.

Como a esperanca 'e a ultima a morrer, quem sabe se se encontra algo.
Com os meus cumprimentos.
Maria do Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#212040 | mbp | 30 out 2008 22:05 | Em resposta a: #210276

Boia noite Manuel Miranda e Maria do Rosário,

Aí vai mais uma pequena transcrição do manuscrito do Barroso. Por falar em Barroso, ontem pelo fim da tarde e durante a noite, caíram as primeiras neves na região, nos cimos do Gerês e do Larouco.

(...) Como Francisca de Pena e seu marido Diogo Martins se inclinassem a fazer casa em seu filho Diogo Martins, este tratou muito do estado de seus irmãos, e assim o fes patrimonio a seu irmão o Padre Gaspar Martins, cujo filho se acha na Freiria, e casou seu irmão Pascoal Martins em Chelo, em casa muito afazendada e mulher muito honrada e para tratar este casamento com o dito seu irmão sahião ambos para o meio dos campos donde ninguem os pudesse perceber e ali ajustarão o dote e conveniença de ambos que ambos erão honrados e constantes na verdade e não faltavão ao que justavão como não faltarão, e assim o cazou em Chelo que he hoje a Caza de João baptista e elle tratou logo do seu estado cazando-se com Maria Antunes do lugar de S. Lourenço filha legitima do António Gonçalves o Manco e de Izabel Antunes esta sobrinha e irmã dos Cónegos de Cobello e aquelle sobrinho de Gaspar Fernandes Abade de Cabril e deu em troco a seu cunhado Domingos antunes sua irmã Izabel Martins e destes dous conçorcios procedem muitas e boas familias como hirá vendo e todos tem o parentesco dobrado. Maria Antunes recebeu de Digo Martins « o abençoado fruto de oito filhas e hum filho e a todos criou com fartura e limpeza em sua companhia e de sua conçorte sem nunca lhe sahirem de casa mais quando lhe hia dando estado de cazadas a suas filhas. a primeira filha que cazou foi Domingas de Pena com o Ruivo na (?) de Ruivães e dele teve hua filha cuja suceção feneceo em Bento de Barros, de Geme de Regalados.A segunda filha cazou em Fontaninho cuja suceção feneceo em hum neto do dito Diogo Martins, a terceira filha foi Izabel Martins com Pedro Antunes em Quartas de Santo Estevão de Castelans (?) de que ha muita suceção por via de Domingos Antunes ahi mesmo cazado com Izabel da Motta de que teve filhos Francisco Antunes da motta, cazado ahi mesmo com Thereza Gonçalves tem filhos António José, Lourenço, Anna e outros, Natária Antunes que cazou em Magos, e tem filhos Quitéria, Josefa, Anna, e Domingos que está no Brasil, e António e outros mais, e Custódia que cazou nas Nogueiras com Domingos Mercador, e tem filhos Domingos, Liberata, e outra, e tem mais Domingos Antunes hum filho que he o padre José Antunes da Motta, em oito annos tornou com mais de doze mil cruzados bem adequiridos nas Minas, este tambem dizem tem filhinhos e huma filha que não quis cazar e está com seu irmão clérigo apartados de seu pay Domingos Antunes...

(segue)

Cumprimentos

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#213934 | procha75 | 24 nov 2008 23:42 | Em resposta a: #212040

Prezado Miguel,

Gostaria de me juntar aos confrades que já lhe agradeceram por estar a transcrever, neste Forum, o manuscrito que possui sobre o concelho de Montalegre.
Graças a este texto (e a si, que o transcreve) consegui deduzir/avançar em 2 linhas ascendentes que estavam paradas pela falta de documentos que estabeleçam a necessária ligação entre gerações.
Fico espectante com a evolução da sua transcrição e esperançado que ela permita avançar na minha ascendência originária desta região.

Cumprimentos,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#213998 | Miranda 1 | 25 nov 2008 17:31 | Em resposta a: #210660

Olá Maria do Rosário

Estou contente com mais um Confrade, assim com esta boa gente vamos chegar longe com as nossas pesquisas.
Trago algo de novo dos seus VAS, não de Tourem mas sim da aldeia vizinha Pitões das Júnias.

Maria Rosa nasceu em Pitões a 19-01- 1873 , Filha de : José Afonso e de Justina VAZ
Neta Paterna de Domingos Afonso e Ana Luisa .
“ Materna de Andre Vaz e Maria Alves Reis.

Domingos Vaz Pereira, faleceu a 10-10-1873 com 78 anos
Filho de: António Vaz Pereira e de Maria Vaz Pereira .

Maria Vaz Pereira, faleceu com 77 anos a 27-06-1874
Filha de: José Vaz Pereira, e de Isabel Loureço.

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#214013 | roz | 25 nov 2008 19:24 | Em resposta a: #213998

Ola Manuel,

Tambem notei o novo colega que, quem sabe, talvez nos traga alguma novidade.

Muito obrigada pelos dados que me da' e que vou guardar a ver se encontro uma ligacao. Tenciono ir a Portugal para o ano e a minha esperanca 'e que se a minha prima, que o nosso amigo Miguel me encontrou, ainda estiver viva, me de^ mais informacoes. Ja tentei pelo telefone mas 'e dificil porque ela ouve muito mal, assim vou esperar.

O nome Pitoes nao me era desconhecido porque lembro-me de quando era garota ouvir a minha avo e tia conversarem e mencionar este e aquele de Pitoes so claro, que nao me lembro dos nomes.

Os meus agradecimentos por nao se esquecer de mim.
Cumprimentos.
Maria do Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#214032 | MLS | 25 nov 2008 22:28 | Em resposta a: #214013

Caros amigos (e agora também o Pedro Rocha)


Não esqueci a transcrição. O tempo é que não tem sido muito.
Aí vai um pouquinho mais.

Mais suceção de Izabel Martins foi João Antunes que foi famoso enxamblador na rua Cónega em Braga e ahi cazou com Maria Ferreira de houve duas filhas hua Thersa Ferreira que cazou com Francisco Tinoco da Ponte do Porto, hé ourives de muito crédito e primor e tem filhos Luís, Maria , Anna e João e outra se chama Mariana e vive honradamente com sua irman e cunhado no estado de solteira não ostante seu pay lhe reservar duzentos mil réis e metade do que se achasse descada assima (sic), que não era pouco, e com isso muitos a pedião para sua esposa mas ella não quiz cazar.
A quarta filha que teve cazou com digo filha que cazou Diogo Martins foi Catrina Martins com Francisco Ribeiro em Sella freguesia de Louredo e deste marido teve dous filhos hum Domingos Ribeiro que cazou em sua caza chamada a Nogueira e teve a primeira filha chamada Angélica Ribeiro e a cazou tendo dezoito annos com Francisco de Azevedo de Louredo, e tem filhos Domingos, Maria, João, José, Manuel, António , Quitéria, e depois de ter esta filha cazada teve outra filha chamada Custódia está solteira por lhe não ter rezervado nada, teve mais a dita Catrina Martins outro filho João Ribeiro que cazou em Sela com Maria Martins, esta teve huma filha Andreza Ribeiro, e cazou com João de Azevedo e deste tem hum filho que se chama João.
Esta Catrina Martins cazou 2ª vez com João Ribeiro e delle teve duas filhas Marianna Martins, Custódia Martins. Marianna cazou em Sella com Estevão Peres e teve hum filho que se chama João peres e tem filhos Diogo e Maria Custódia que ? cazou em Faldrem com Custódio martins viúvo, e tem filhos Maria que cazou nas Gavinheiras, Gervázio e Thomazia..»

Continua

abraço

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#214034 | mbp | 25 nov 2008 22:36 | Em resposta a: #214013

Caros amigos

Por distracção a mensagem anterior levou as iniciais MLS (autor). Trata-se de minha mulher, que frequenta também o Geneall.

As minhas desculpas

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#214087 | Miranda 1 | 26 nov 2008 14:57 | Em resposta a: #214013

Olá Maria do Rosário

Desculpe da minha última mensagem, que não seguio na sua totalidade, mas fiquei contente por ter gostado destes nomes de Pitões das Junias, pode ser que mais tarde os consiga ligar à sua Estirpe, ou que faça jeito a qualquer outro confrade.
Para completar a minha última mensagem, ai vai mais família.

Rosa
Bap. a 19-01-1873 em Pitões das Junias
Filha de José Afonso e de Justina Vaz
NP: Domingos Afonso e de Ana Luísa. – NM : Angré Vaz e Maria Alves Reis
Padrinhos: José Gonçalves e Teresa Gonçalves.

Vou estar lá por Barroso, para os fins de Marco e Abril. Quero beber a água directa na Fonte, é muito mais saborosa!...

Cumprimentos
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#214342 | Miranda 1 | 29 nov 2008 17:58 | Em resposta a: #214013

Olá Maria do Rosário

Começo por saudar todos os participantes deste Fórum, é mais algum confrade que chegue de novo, não posso esquecer o MIGUEL, com o seu belíssimo trabalho.

Trago de novo mais uma Família do resultado da minha pesquisa no livro de assento de Pitões das Júnias – Montalegre.

Manuel, nasceu em Pitões, a 30-09-1873
Filho de : Domingos de Araujo, e de Teresa Vaz Pereira, ambos naturais de Pitões.
Neto M. de Manuel Alves Pereira e Francisca Alves dos Reis.
“ P. ?...
Padrinhos: Domingos Vaz Pereira, e sua irmã Maria Vaz Pereira

Cumprimentos do Barrosão
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#214535 | Isabel Ticas | 02 dez 2008 16:05 | Em resposta a: #207050

Sou neta de Maria Alexandrina Vaz Ferreira que era natural de Tourém e nasceu a 11/07/1910.

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#214550 | roz | 02 dez 2008 19:38 | Em resposta a: #214535

Isabel,
So podes ser a filha do Jorge!!! Estou certa?
Que maravilha encontrarmo-nos aqui. Quem diria que tambem te interessas por genealogia!!! Como esta' a mae e o Paulo?

O melhor 'e escreveres-me para o meu e-mail.

mariawadie @ btinternet. com mas nao deixes espacos. Escrevo assim porque dizem que nao se deve escrever como deve ser aqui no forum.

Estou entusiasmadissima e fico aguardando o teu contacto.
Beijinhos da prima
Maria do Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#214673 | roz | 04 dez 2008 12:29 | Em resposta a: #214342

Caro Manuel,
Que bom trabalho, so espero que tambem esteja a ser frutifero para os seus. Lamento nao poder retribuir.

Como deve ter visto apareceu mais uma parente e estou esperando que me contacte outra vez. Nao a conheco pessoalmente mas conheci o pai dela. Como sai' de Portugal com 21 anos muitos contactos familiares perderam-se, infelizmente.

Muito obrigada por se lembrar de mim.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#214698 | Miranda 1 | 04 dez 2008 19:18 | Em resposta a: #214673

Olá Rosário

Obrigado pelo reconhecimento do meu trabalho, gostava de poder ajudar mais, as pesquisas ainda não terminaram, pode ser que haja mais alguma surpresa, quem sabe?...
Não é necessário retribuir, a boa vontade chega.
Para mim também está a ser frutífero, até já tenho ajuda do Brasil!...
Veja no Fórum “Ancestrais em Portugal “ porque vou lá colocar alguns resultados do que encontrei. Agora só preciso de tempo para por tudo em ordem, e fazer todas as ligações, e quando o Miguel colocar aqui o seu trabalho com os meus Miranda, ainda será melhor.

Quero dar-lhe os parabéns pela sua parente, ela vai aparecer de novo, senão vamos todos à sua procura.
Cumprimentos
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#214904 | Miranda 1 | 07 dez 2008 09:30 | Em resposta a: #214550

Olá Maria do Rosário

Pedidos de Desculpa

Há dias enviei-lhe uma mensagem que desapareceu, não sei qual foi o motivo, talvez estivesse escrito algo fora dos regulamentos do FORUM.
Venho pedir desculpa tanto a si porque era a quem essa mensagem se destinava, e também a todos os que a visitam, e como não podia deixar de ser aos responsáveis deste Fórum
Não era a minha intenção ofender ou violar as regras, mais uma vez peço as minhas sinceras desculpas.
Obrigado
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#215608 | mbp | 16 dez 2008 00:00 | Em resposta a: #214550

Caros amigos,
As minhas desculpas pela ausência, mas tempo não está a dar para tudo. Aí vai mais um pouco da transcrição.

A quinta filha que casarão o dito Diogo Martins e sua mulher Maria Antunes foi Domingas Martins e a casarão na sua Caza da Freiria com seu sobrinho Jorge Pereira de Lamalonga, os quais czarão por contrato de escretura que lhe fizerão de seus bens e rezerva para...» ( falta aqui uma folha que espero recuperar em breve...um pouco de paciência) «....Teve por sua unica esposa a Senhora Maria Antunes filha legitima de António Gonçalves o Manco, sobrinho do Abade de Cabril Gaspar Martins digo Fernandes e filha de Isabel Antunes, irman do cónego Gonçalo Antunes em Braga no tempo do Arcebispo D. frei Bartolomeu dos Mártires que fez caza no dito seu sobrinho e em Izabel Antunes, estes tiverão filhos a dita Maria Antunes e outros que adiante direi e a cazarão em troco com o dito Diogo Martins em Pinquães em tenra idade o qual era natural vivo alegree caritativo e principiou a ter filhas do dito seu marido e as aplicou sempre deveras a fiar linho e lam qual outra mulher forte e por isso quando as quiserão cazar tinha sobrado enxoval e a sua caza muito limpa e asseada. O fim desta notavel matrona (Maria Antunes) foi com indicios de pre destinação porque na vespera do dia que Deos a chamou para Si andou san e a pé todo o dia e depois de jantar com todos os de caza sem queixa sahio paraa capela de Nossa Senhora da Freiria e ahi fes sua romaria e dahi sahio para os Cazaes e pedio de merendar e querendo-lhe a parelha a maranda disse eu não quero a vossa marenda que vos fiqueis embora que não torno aqui mais e assim foi andando pelo lugar de vezinho em vezinho despedindo-se de todos e tornou para sua caza alegre mas não quis sear e mandou chamar o confessor que então era Brás Pereira de Magalhães vendo que foi de tarde pela noute lhe disse se trazia a Santa Unção e dizendo-lhe que sim disse ella pois Senhor abadde vasse quentar que chamarei quando lhe pareceo chamou e se confessou e recebeo a Extrema Unção sem mais movomento que hum sopro em que entregou o espirito nas mãos d Deos. Sustituirão estes grandes pais de familia a sua Caza da Freiria em sua filha Domingas Martins e em seu genro Jorge Pereira que era partido mais chegado e da qual nobreza e condição de seus sogros e com elles fizerão contrato de escretura na nota de Gervazio de Penna de Miranda que foi mais a favor dos velhos que dos novos em partes e por isso passou a sua vida mais oprimido que seus sogros porque como tinhão muitos filhos e filhas cazadas e netos e a filha Maria solteira e o filho abade de Sabariz abandonarão e levantarão a rezervada escretura que era grande e que valeo a este varão a sua prudencia e a deligencia delle e de sua mulher e de ser grande creador de gados na serra do Gerês e de colmeias que tudo se lhe dava e crecia como leite ao lume o que tinha adquirido wem caza de seu thio Andr+e Pereira donde se criou.

Segue

Abraço

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#215620 | mbp | 16 dez 2008 00:54 | Em resposta a: #214904

Caros amigos,

O pequeno texto que agora envio nada tem a ver com a transcrição anterior. Faz parte de um outro documento, de 1758. Achei-lhe graça porque fala da mesma região e refere, possivelmente, duas pessoas mencionadas na transcrição da Casa dos Casais. Para além disso diz bem o que era a região naquela época.

Aí vai : «...chama-se a serra do Gerês.. principia no Bouro ao sul e finda em Larouco ao norte e tera des legoas de comprido(...) e dos altos della se descobrem muntas terras assim da Galiza como de Portugal (...) no destrito desta freguesia (Parada) nam comprhende senão os lugares della a saber o de Parada e Outeiro que estaõ ó comprido e agoas vertentes pera Poente da Morella eo de Sirbuzelo e Cella aguas vertentes pera o Nascente do Gerês e ó comprido della (...) dizem que os moradores della pagam tributo das talhas ó Senhor Duque de Bragança. as plantas de que mais abunda são silvestres (...) é de temperamento frio a do Gerês e seis meses há nella neve mas he sadavel pera os seus naturaes tanto que há quatro annos que falescio huma mulher no lugar de Sirbuzelo chamada Maria Dias de cento e dez annos de idade e no lugar de Parada vive hum Manoel Antunes em boa robustez de oitenta annos de idade...»

Para a Maria do Rosário, a propósito do temperamento frio da região e da robustez da Maria Dias e do Manuel Antunes: Tourém acordou ontem mais uma vez isolada pela neve, a terceira no últimos quinze dias.

abraço

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#215637 | roz | 16 dez 2008 09:45 | Em resposta a: #214904

Caro Manuel,

Nao tem de que pedir desculpa. Nao cheguei a ver a mensagem pois nem todos os dias tenho oportunidade de aqui vir, mas estou certa que nada teria de ofensivo para mim! Deve ter sido qualquer problema tecnico.

Os meus sinceros desejos de Bom Natal e que o proximo ano lhe traga muitas felicidades.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#215640 | roz | 16 dez 2008 10:24 | Em resposta a: #215620

Caro Miguel,

Muito lhe agradeco estas "prendas" que me/nos envia. Sabe que sao sempre muito apreciadas, nao so' pelo seu conteudo mas tambem como prova da sua generosidade e disponibilidade. Eu sei que "tempo" 'e sempre o mais precioso. Ja' li tambem a outra mensagem com a continuacao do texto. Obrigada.

Sobre a longevidade dos naturais, posso confirmar. A maior parte da familia morreu com muito mais de 80 anos (sem esquecer a prima Elisa que ja completou os 100 e continua bem, gracas a Deus) e 'e isso que de certo modo me preocupa! Mais 20, 30 ou ate' 40 anos 'e assustador.... Sera' que o frio e neve preserva? (gosto de brincar!)

Aproveito para deixar ja os meus desejos de Boas Festas e imensas felicidades para si e os seus no proximo Ano Novo.
Os melhores cumprimentos.
Maria do Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#215699 | Miranda 1 | 16 dez 2008 18:18 | Em resposta a: #215637

Maria do Rosário

Hoje para mim foi um dia cheio de surpresas, não só pelos resultados das minhas pesquisas como por toda esta simpatia da Vossa parte, e pelas “ Prendas “ do Miguel, e desta vez vem um Miranda que encaixa nos meus. Agradecer já é muito pouco, bem hajam a si e ao Miguel.

Mas também tenho uma “prenda” para si, depois de a ler não me vai dizer que nós não somos “Primos”!...

Isabel.... nasceu a 15-09-1810 – Filha de: António José Vaz , e de Ana Maria Miranda
Neta P. de: António José Vaz e Maria Alves, natural de S. Tomé de Outeiro
“ M.de Manuel José de Miranda e Luzia Pires dos Santos, natural Pardieiros Ferral
Padrinhos; Manuel José Martins Ferreira e Isabel Maria Miranda, tia da baptizada.

Tenho cópia original do livro de assento da Igreja de Santa Marinha de Ferral – Montalegre.

Aproveito para retribuir, e receba o que mais desejar nesta quadra Natalícia, são os meus sinceros Votos.

Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#215844 | mbp | 18 dez 2008 00:15 | Em resposta a: #215637

Aí vai mais um pouco da transcrição

Hé este filho legitimo de Frutuoso Peres Rascão da Caza do capittam Rascão da lameira e de Domingas Pereira filha legitima de Gaspar affonço dos Cazaes, e Maria Gonçalvez do carril de Lameira, e por esta via tinha bens em Lameira (?) os dotou a sua filha Domingas Pereira e a cazou com o dito Frutuoso que tambem juntou alguns e fizeram a Caza do Outeiro de Lameira (?) e tiverão filhos o Capitam Domingos Peres Pereira, Frutuoso Peres, Maria Pereira, Senhorinha Pereira, Jorge Pereira que foi o mais novo de todos os irmãos e assim quando morreu o paij ficou pequenino e o trouxe seu thio André Pereira e em sua caza o criou athé que foi para a gerra (sic) athé as pazes para com isso aleviar (?) sua irmã Domingas Pereira viúva do dito seu marido Frutuoso Peres Rascam, Jorge Pereira filho destes na guerra e na paz adequerio bastante dote para a despesa que lhe custou trinta mil réis cazar suas cunhadas Antónia de Penna e Senhorinha Antunes de Carvalho que governou a sua caza com que hia adequirindo do que lhe ficava da fazenda para si e pagamento de criados que dos filhos pouco se ajudou enquanto foi vivo porque cazou com a dita sua mulher Domingas Martins tendo perto de quarenta anos, e desta teve só tres filhos, o mais velho foi o Padre Diogo Martins Pereira e logo o pôs no estudo a segunda foi Maria Pereira, o terceiro foi Frutuoso Martins Pereira. Foi este varão tão pouco avarento que a seu irmão Capitam Domingos Peres Pereira de Lameira (?) lhe perduou por hua paga na nota o que podia herdar de seus pais em legados e rendimentos e só por morte de seu pai erdava mais de oitenta mil réis e com seus rendimentos e o depois o que lhe tocaria por morte de sua mai faria junto huma grande soma, nada disto recadou fazendo contas com o dito seu irmão do que lhe tinha emprestado do que adquiria em caza de seu thio André pereira lhe fes um assignado de trinta mil réis que depois de sua morte mal executou seu filho Frutuoso Pereira com os seus vezinhos e familia era afável e nada enredava a ninguem, tratava bem da sua fazenda foi grande plantador de vides de algumas oliveiras que no seu tempo dse principiou pela meijor parte da freguesia a a prantar e mandar (?) reconduzio da ribeira as estacas para isso que tinha muito quem lhas desse se mais quisesse conduzir e plantar mas não pode mais por alem de ter pouco quem o ajudace aos melhoramentos da sua caza padeceo annos humas obstrueçans no estômago e muito tempo mal lograva o que comia e por isso não chegou bem a setenta annos. Foi este varão cazado com mulher sua fiél e obediente ao preceito de seu marido que foi Domingas Martins filha legitima de Diogo Martins cuja assendencia está expilanada e Maria Antunes que melhor se dirá na Caza da Fonte de S. Lourenço donde hé ribada tambem estudante a delle pela parte de sua mai Domingas pereira na Caza dos Cazaes de Pinquaes e a de seu pai chamado Frutuoso Peres Rascão hé na caza de Rascão de Lameira (?) cuja caza foi sempre caza de destinção, e muito mais naquele tempo porque de antguidade foi sempre muito afazendada senhora dos milhores lameiros que havia em campos e lameiros e o pij deste foi Domingos Peres Rascão Capitam das Ordenanças de Ruivães em cuja caza se aquartelava sempre o Conde de S. joão o velho naquelas primeiras guerras de El rei Dom João o 4º no levantamento com toda a sua comitiva com cuja ospedaje se foi empenhando a caza.

Continua

abraço

miguel

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#215900 | Miranda 1 | 18 dez 2008 15:11 | Em resposta a: #215844

Caro Miguel

Queria dizer-lhe tanta coisa, mas falta-me a arte, para descrever o que sinto neste momento, estou a contar os dias para ir abraçar estas gentes e os locais que descreve, ou melhor “ Transcreve”. É uma delicia.
Eu sei porque a gente de Barroso adquirem tanta longevidade, é que são bem tratadas e as terras são lindas, o pão, o fumeiro, a água bebida no manancial, é tudo puro e gostoso, que até nos custa deixar este Mundo, e as doenças já são tão velhas, tão velhas que lhe custa subir as Serras, e nós lá vamos escapando. Na minha Família quase ninguém faleceu com menos de 80 anos, mesmo o meu avô materno que fez parte da Primeira Grande Guerra. Esteve em África e depois em França no total de sete anos, veio a falecer com 97 anos, não se admirem se eu chegar aos 120 ou mais.
Este Natal que lhe traga o que mais desejar, como saúde e muita PAZ para todos e que cheguem à idade das gentes de Barroso.
São os votos do Barrosão
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#215917 | roz | 18 dez 2008 20:07 | Em resposta a: #215699

Caro Manuel,

Nem acredito a quantidade de parentes que me esta' a encontrar! Um muito obrigada por partilhar comigo. Mais e mais me abre o apetite para ir a Portugal a ver se consigo as ligacoes pois sao tao obvios que ate' faz impressao.
Pela mensagem de hoje vejo que esta' quase a caminho e ..... inveja, pura inveja! que estou sentindo. Mas se Deus quizer, a minha vez chegara'.

Sabe que a minha prima que escreveu aqui uma mensagem, contactou-me e estou muito contente por a ter re-encontrado. Interessa-se por genealogia e anda 'a procura de dados mas como ainda 'e bastante nova nao sabe muito sobre a familia.

Desejo-lhe uma boa estadia no Norte, Boas Festas e felicidades para si e familia.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Entre quem é

#215953 | Vínculo | 19 dez 2008 11:20 | Em resposta a: #215608

A todos os Barrosões e não só

Santo Natal e um Novo Ano com Paz e Saúde.

Barrosão é todo aquele que sente aí as suas raízes, independentemente do local de nascença.

Não resisto transcrever umas linhas de Miguel de Torga que muitas caçadas fez na Mourela:

"Trás-os-Montes o reino maravilhoso: começa logo porque fica no cimo de Portugal, como os ninhos que ficam no cimo das árvores para que a distância os torne mais impossíveis e apetecíveis..."
É por lá que existe a "trindade tradicional do reino": os presuntos, as alheiras e os salpicões...

Para nós o "condado" do Barroso será dos mais maravilhosos do reino maravilhoso.

Grande Abraço

Amiel Bragança de Miranda

Nota: recorri à ajuda de um texto de João Cavaleiro

Resposta

Link directo:

RE: Entre quem é

#215955 | roz | 19 dez 2008 12:07 | Em resposta a: #215953

Caro Amiel,

Obrigada pela sua mensagem pela parte que me toca. O titulo trouxe-me recordacoes da familia dizer "quando alguem bate 'a porta dizemos entre que 'e, e nao, entre quem foi", querendo dizer que nao importa os pecadilhos do passado, o importante 'e o que somos presentemente.
Sempre gostei dessa filosofia e agradeco-lhe o ter-me relembrado!

Retribuo sinceramente os seus desejos de Boas Festas.
Um abraco.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#216006 | mbp | 19 dez 2008 23:34 | Em resposta a: #215900

Caro Manuel Miranda,

Muito obrigado. Para si votos de um Bom Natal.

«..Teve Domingos Peres dous filhos legitimos de Catrina Gonçalvez da Caza do Carril, hum chamado Jorge Peres Rascam que por morte de seu paij tãobem foi Capitam de Ordenança em Ruivães e este o matarão com pessonha, e foi cazado na Caza do Regedouro de Campos, Maria Pereira só teve dela hum filho tambem chamado Jorge Peres Rascam tambem capitam, este cazou em Salto na Caza dos Borralheiros donde se nomeão os Pereiras com Izabel Pereira e della teve filhos Gervazio Peres Rascão que tambem foi capitam e cazou com Maria de Penna filha de Gervazio de Pena de Ruivães e de huma mulher solteira de Esp (...?) e tiverão filhos Jorge Peres Rascão cazado com Pascoa Magra filha de Ignacio Magro de Lameira (?) teve mais filhos António Anna e Domingas.
O segundo filho de Domingos Peres Rascão foi Frutuoso Peres Rascão que cazou com Domingas Pereira filha de Gaspar Affonço de Pinquães e tiverão filhos ao ditto Jorge Pereira de que se trata, e outros muitos hum deles foi Domingos Peres Pereira que foi homem corpolento mas de bom natural era Alferes e por sessassão de Gervazio Peres foi Capittam em Ruivaes e muitas vezes Juis Ordinário e muitas vezes Almontacel e monteiro-mor e era homem muito do público estimado mas com isto foi tambem empenhando-se cazou com Joanna Pereira da Caza dos Regedouros e teve filhos o Alferes Domingos Peres Pereira o Moço que cazou em caza com Izabel Barrosa filha do Agres (?) de Paredes e tiverão filhos dous que estão vivos solteiros e filhas que hua cazou em Campos e as outras solteiras, foi mais filho do ditto Domingos Pereira o Padre Martinho Pereira que morreo mosso sacerdote de boma feição António pereira que morreo mosso solteiro, teve mais huma filha chamada Maria Pereira e a cazou em Lameira (?) com Domingos Gonçalves Meira (?) e tem filhos o Padre Sebastiam Pereira, e o Padre José Pereira e Domingos e filhas solteiras, e huma cazada ahi mesmo em Lameira (?) já tem filho não sei como se chama, nem ao paij mas só sei que naquelle lugar não há nota de nação infecta sendo mais de trinta vezinhos.
Foi mais filho de Frutuoso Peres Rascam e Domingas Pereira outro Frutuoso Pereira que este por causa de homecidio que dizem ficara com huma cacheirada fugio para caza do (...?) de Vilar de Perdizes e lá cazou, e teve huma filha que cazou (...?) cazou e teve huma filha que cazou lá mesmo e tem filhos tiverão outra filha chamada Maria Pereira que cazou ahi mesmo no Outeiro em Lameira (?) com Manoel Martins e tiverão hum filho chamado António Martins que cazou a primeira vez com Catrina Jorge de Frutuoso Jorge de Lameira (?) e tiverão filhos Domingos Martins que cazou com Maria Barrosa filha de Manoel Pereira do Posso athe (?) filhos e Catrina Pereira cazada na freguesia de Valle com o Capitam Pedro Gonçalvez e tem filhos este António Martins cazou segunda vez tambem em Lameira (?) com Madalena Gonçalvez de Soussa e tiverão ao padre Pedro (...?) Pereira e outro que morreo, foi mais filha dos sobreditos Senhorinha Pereira que cazou em Campos com Domingas Dias e teve três filhas hua Senhorinha Pereira que cazou com António Fernandes Chapado e tem filhos e Catrina Pereira que cazou ahi com Manoel Antunes da Costa e tem filhos António Manoel, Maria e Domingas solteira.

Nota: por vezes o texto parece confuso e repetitivo. Mas encontra-se conforme o original.

continua
abraço

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Entre quem é

#217380 | mbp | 05 jan 2009 00:50 | Em resposta a: #215955

Caros amigos,

Uma rectificação: no final do último texto em vez de "António Manoel Maria e Domingas solteira" deve ler-se "António Manuel Maria e Domingas e Maria solteira"


Continuação:

Tiverão os ditos Jorge Pereira e sua mulher Domingas Martins tres filhos (...?) fuij (?).. e de pequeno meu pai me ensinou a ler que lia qualquer letra e com elle aprendi a ler e me hera duro no principio mas logo foi fácil com a cura que assentou nas nádegas e logo me mandou a escrever e contar para o assento de Fornelos com o Reverendo vigário de Louredo da casa de minha thia Antónia de Penna donde comecei a Gramatica que em poucos annos soube com varios e bons mestres que me dava e tanbem retórica, hia estudando nestes trabalhos me quiz tirar do estudo com fundamento que era muito doente e não podia trabalhar nem pagar a tantos criados e induzido de alguma conversa que me queria dar alguma filha de que não tive suspeita (...?). Porem como me era livre a eleição lhe rezisti e disse que se não me desse o necessario para sustentar o estudo me não veria mais dos olhos e elle cahio na rezão e me mandou para Braga onde logo comesseij a escrever lógica e em seis annos (...?) e me ordenei Diácono.
O segundo filho que teve Jorge Pereira e sua mulher Domingas Martins foi Maria Pereira a cazou na Quintam de Fornelos com Gervazio Ribeiro e logo em sete meses ficou prenha de seu marido dele teve um filho chamado Custodio Ribeiro Pereira e cazou com Angela de Araujo filha do capittam David de Araujo e Maria de Sousa da Ventosa e tem filhos Maria Jose Teresa Custodia Quitéria foi esta viuva tão honesta que sendo só de 22 annos e ficando com o cargo da grande caza que tinha não quis ademitir segundo consorte nem dar mais irmãos a seu filho Custódio Ribeiro e quando com isto mais trabalho tinha mais louvor adequiria que todos o amavão pela sua virtude e honestidade e as mais prendas que Deos lhe deu. inda que eu e outros parentes lha aconcelhamos nuca o quis ademitir, deusse a esta em dote de suas legitimas trezentos e cincoenta mil réis e enxubal e trouxe com sua nora setecentos e despensarão com seu filho Custodio Ribeiro e sua nora Angela de Araújo de Sousa com cauza de serem das principais familias porque herão parentes no 4º grau de consanguinidade e há das principais cazas da Ribeira de Soas.
O terceiro e ultimo filho que teve Jorge Pereira e sua consote Domingas foij Frutuoso Pereira e neste fizerão e sustentaram a sua caza da Freiria (...) e nesta Freiria ficarão os ditos consortes com bens da caza em seu poder e livre administração (...) e logo comessarão a ter filhos de benção, o primeiro foi Diogo, o segundo Simão, o 3º Anna, o 4º José, o 5º Domingos e ultima Maria que todos se acham vivos e solteiros e todos de bom juizo e capazes de tomar qualquer estado que Deos for servido dar-lhe, para Anna se tinha ajustado o cazamento com Bertolo de Barros, de Geme e se faria tres ou quatro anos antes que elle morresse se não fosee a preferencia de certos esponçis (?) fingidos que lhe arguiu Maria Teresa bastarda do capitam Mor Baltazar de Souza e depois de estar tudo composto para ( segue)

segue

abraço

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Entre quem é

#218215 | Miranda 1 | 12 jan 2009 18:08 | Em resposta a: #217380

Caro Miguel

Todo este tempo tenho andado com as minhas pesquisas e a fazer as comparações com os nomes destas suas mensagens, que regularmente nos tem deliciado, os resultados são estes:
Aqui ficam alguns nomes que podem fazer jeito algum confrade que nos visite.

António Manuel, nasceu a 11-09-1767 nos Pardieiros – Ferral, e foi baptizado, na Igreja de Santa Marinha de Ferral Montalegre a 20-10-1767.
Filho de: Maria ( de Miranda ) solteira ( não consta o nome do Pai )
Neto Materno: Domingos Gonçalves e de Inez de Miranda
Padrinho: António Manuel Rodrigues Penna, este filho de: João Rodrigues Penna
Madrinha: Ozara (?) Dias Pereira, todos da Vila de Ruivães - Vieira do Minho

Como o Miguel vê, todos se encaixam perfeitamente.
Este António Manuel e o meu quinto Avô.
Cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Entre quem é

#218273 | mbp | 13 jan 2009 09:15 | Em resposta a: #218215

Caro Manuel Miranda,

Fico satisfeito pelo facto da transcrição servir alguem. Nos útimos tempos praticamente não tenho ido ao forum, por falta de tempo. Mas logo que possa irei retomar as transcrições. Creio que ainda tem para mais 50 páginas com dados relativos também a alguns lugares como por exemplo Azevedo, Sela etc.

Cumprimentos

Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Entre quem é

#218788 | Miranda 1 | 18 jan 2009 14:53 | Em resposta a: #215955

Olá Rosário

Tenho uma noticia que talvez lhe possa interessar. Esta vinha publicada no jornal o “ Noticias de Barroso” do dia 15-01-2009 . Entre as quais vinha o falecimento de José André Vaz, com 83 anos, penso que da sua estirpe. Foi pena porque com ele morreu uma fonte Histórica.
No mesmo local também vinha o nome de João de Castro, e Gracinda Lopes, ambos da mesma Aldeia, que igualmente faleceram com a linda idade de 90 anos. Só por isso merece a pena viver em Barroso.
Esta mensagem serve também para desejar uma longa vida o todos os confrades que nos visitam especialmente ao Confrade Miguel Pimenta que com a sua transcrição nos continua a surpreender com, os nomes e a História de Barroso que tanta falta fazia, porque desta Região pouco se sabe. Tenho várias perguntas para fazer mas fica para outro ocasião.

Abraços
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Entre quem é

#218832 | roz | 18 jan 2009 22:34 | Em resposta a: #218788

Caro Manuel,

Entao que tal foram essas ferias no Norte?
O nome do senhor nao me diz nada mas pode muito bem ser da familia. Tem graca que sei de um primo chamado Jose Vaz Cipreste que completou 96 anos em Dezembro e vive em Outeiro com varios filhos e filhas mas nao o conheco. Vou juntar o nome que menciona 'a minha lista para perguntar quando for a Portugal. A prima Elisa embora muito lucida, ouve mal e 'e dificil ter este tipo de conversa ao telefone.
Um abraco.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Entre quem é

#223009 | Miranda 1 | 06 mar 2009 17:52 | Em resposta a: #218273

Caro Miguel Pimenta

Já tenho saudades deste tópico, e dos seus intervenientes, aproveito para saudar o confrade, e ao mesmo tempo pedir se pode enviar mais uma transcrição, do seu manuscrito, que tanta importância tem para mim assim com para outros meus amigos que também lhe estão agradecidos pelo seu trabalho.

Cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Entre quem é

#223032 | MLS | 06 mar 2009 22:05 | Em resposta a: #223009

Caro Manuel Miranda,

Não esqueci. Acontece que as páginas seguintes estão um pouco confusas. Dentro de alguns dias retomarei as transcrições e espero levá-las até ao fim.

Um abraço

miguel

Resposta

Link directo:

RE: Entre quem é

#229833 | Miranda 1 | 20 mai 2009 08:20 | Em resposta a: #223032

Caro Miguel

Estive em Montalegre, e como é normal fui matar saudades com amigos e visitei a Biblioteca Municipal. Mostrei-lhes as suas descrições que nos tem deliciado regularmente, sabe todos eles ficaram admirados por lerem essas historias do nosso Concelho. Em nome deles venho agradecer, pelo seu trabalho e por trazer essas historias até nós.
Talvez seja do seu conhecimento que todos os documentos existentes na Câmara de Montalegre foram todos destruídos por um grande incêndio que ocorreu em 1923.
Esse manuscrito tem grande importância, por ser único. Pedia-lhe se pudesse para voltar a enviar-nos as transcrições dessa maravilha.

Um abraço
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Entre quem é

#229957 | mbp | 21 mai 2009 00:10 | Em resposta a: #229833

Caro Manuel Miranda,
As minhas desculpas por esta interrupção. Tenho andado atarefado com outras questões e tenho esquecido a transcrição. Prometo que retomarei dentro de dias. Também tenho andado por essas paragens nos últimos dias, mas por questões profissionais. Chego geralmente tarde e o tempo não tem dado para tudo.

Um abraço

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves / Bocanha (Ferral)

#243234 | LProjecto | 01 nov 2009 11:07 | Em resposta a: #218215

Caro Manuel Miranda

Tenho uma linha da minha ascendência que se encontra absolutamente estancada há vários anos, à espera de um golpe de sorte, digo isto por ter conhecimento das limitações dos registos paroquiais de Montalegre, ainda assim, aproveito para lhe perguntar se alguma vez tropeçou nos seguintes indivíduos e, caso contrário, se existe para a freguesia em questão alguma documentação alternativa, nomedamente registos notariais, inventários orfanológicos ou outra que permita ter alguma esperança na continuidade do estudo dessa linha?


Ainda por cima, a vulgaridade do nos nomes parece não ajudar em nada. Trata-se de:

Domingos José Gonçalves (que algumas vezes é referido com a alcunha ou apelido "Bocanha" - não sei se tal expressão veio do seu local de origem, mas sei que deixou esse nome associado a uma localidade da zona de Borba), natural da freguesia de St.ª Marinha - Ferral - Montalegre, filho de Miguel Gonçalves e de Joana Teresa.
Como casou, em Rio de Moinhos - Borba, a 25.6.1820, tudo leva a crer que terá nascido em data anterior mas próxima de 1800... lamentavelmente são estes os únicos elementos de que disponho.

Por toda e qualquer contribuição ficar-lhe-ei bastante grato.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves / Bocanha (Ferral)

#243295 | Miranda 1 | 02 nov 2009 08:55 | Em resposta a: #243234

Caro Luís

A sua linha está muito próxima da minha, o meu quinto Avô também é Miguel Gonçalves, não de Santa Marinha – Ferral, mas da Freguesia vizinha, Covêlo do Gerês.
Isto quer dizer que os nomes Gonçalves são mais que muitos, e até tem sorte porque os Livros de Registos Paroquiais vão até ao ano 1760, se não estou em erro.
Podem ser pesquisados:
Alguns aqui no etombo.pt o resto só na Biblioteca Regional de Vila Real, e nos Mormones. Se tiver sorte ainda pode recuar uma ou mais gerações.
A alcunha “Bocanha” nesta região, são naturais, as pessoas eram mais conhecidas pela alcunha do que pelo próprio nome, até eu tenho uma!...

Espero ter respondido a seu pedido

Cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves / Bocanha (Ferral)

#243321 | roz | 02 nov 2009 15:50 | Em resposta a: #243234

Caro Luis Projecto Calhau,

Vi a sua mensagem para o amigo Manuel Miranda e queria so' informa'-lo que falei com o Arquivo de Vila Real. Disseram que a freguesia de Ferral so' estara' on-line quando eles receberem a digitalizacao que os Mormons estao a fazer dos filmes que ja' possuem e portanto nao sabem quando sera'. Isso quer dizer que de momento, ou pede para o Arquivo por mail para lhe procurarem o baptismo (eles sao sempre muito prestaveis comigo) ou tera' que ir a um Centro de Historia da Familia dos Mormons que lhe fique mais perto para fazer a pesquisa pessoalmente.

No caso de querer procurar por outros documentos (ou outras freguesias ja' on-line) explico a seguir como podera' faze-lo, com o risco de estar a ensinar o Padre Nosso ao vigario, ja' se ve....

http://www.advrl.org.pt/documentacao/index.html

mas primeiro necessita de instalar o programa Java ('e gratis pela internet) para poder abrir os documentos.

'E um processo um pouco moroso mas ja fiz para a minha familia.

Embora os nomes de todas as freguesias estejam na lista ainda nem todas teem os documentos acessiveis.

Quando entrar no site clique em "Pesquisar documentacao" (no principio do texto)
- 'a esquerda clique no quadrado amarelo ao lado de "Paroquiais"
- clique no quadrado amarelo ao lado do nome da paroquia desejada. NAO ESTAO EM ORDEM ALFABETICA.
- clique no quadrado amarelo ao lado de "Registos de baptismos"
- Isso abre uma lista de "Livro de registos de baptismo" com um numero 'a frente. Aqui deve clicar NA FRASE "Livro de registo de baptismo" e NAO no quadradinho branco 'a esquerda.
- Isso traz, 'a direita, varias informacoes onde diz: PT/ADVRL/PRQ etc.etc. e ao fim da linha tem o sinal do ADOBE (um quadradinho branco e encarnado). Se ao lado deste estiver um outro sinal (dois quadradinhos sobrepostos) quer dizer que pode ver os registos. Se nao tiver, quer dizer que os documentos ainda nao estao assessiveis.
- Assumindo que tem os tais quadradinhos, clique neles e abre-se o livro.
Devo avisa-lo que embora aqui diga as datas desse livro muitas vezes encontrei outras datas tambem (e tambem casamentos e obitos onde dizia baptismos e vice versa).
- Ao cimo da pagina Clique no primeiro grupo de setas azuis (horizontais) para passar as paginas. Para aumentar a pagina basta rolar a roda do "rato" e para movimentar a pagina de um lado para o outro pressione o botao esquerdo do rato e arraste.

O processo 'e o mesmo se quiser procurar em Notariais, Judiciais, etc.

Espero que consiga perceber estas minhas instruccoes! e que venham a ter alguma utilidade.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves / Bocanha (Ferral)

#243373 | LProjecto | 03 nov 2009 10:23 | Em resposta a: #243321

Cara Rosário

Muito agradeço a gentileza da sua resposta, que bastante útil se revelou. Aguardarei, na expectativa, a data na qual os paroquiais de Ferral ficarão disponíveis online.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves / Bocanha (Ferral)

#243374 | LProjecto | 03 nov 2009 10:32 | Em resposta a: #243295

Caro Manuel

Fico-lhe grato pela prontidão da sua resposta.

Quem sabe se não temos ainda parentesco, na verdade, não sei de onde era natural o "meu" Miguel Gonçalves...

Fiquei entusiasmado em relação à possibilidade de poder recuar ainda uma ou outra geração. Aguardarei, na expectativa, a data na qual os paroquiais de Ferral ficarão disponíveis online.

Não percebi, todavia, quando referiu "A alcunha Bocanha nesta região, são naturais...." se a expressão "Bocanha" era vulgar nessa zona ou se, por outro lado, era vulgar o uso de alcunhas.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves / Bocanha (Ferral)

#243436 | Miranda 1 | 04 nov 2009 07:09 | Em resposta a: #243374

Caro Luís

Só o uso da alcunha!...

Cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#273332 | Emilio Vaz Moura | 26 mar 2011 00:04 | Em resposta a: #136255

Meu nome é Emilio Carlos Vaz de Moura, sou neto de Emilio Rodrigues Vaz, natural da freguesia de Tourém e julgo ser seu primo Rosário!

Resposta

Link directo:

RE: Entre quem é

#273333 | Emilio Vaz Moura | 26 mar 2011 00:22 | Em resposta a: #218832

Rosário,

José Cipreste era irmão da minha avó, Maria Alexandrina Vaz Cipreste, casada com Emilio Rodrigues Vaz.
Nasceu em Tourém mas foi viver para Outeiro onde casou e teve 3 filhos.
Infelizmente já faleceu!

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#273334 | Emilio Vaz Moura | 26 mar 2011 00:26 | Em resposta a: #207238

Rosário,

O Emilio a que a Rosário se refere era meu avô.
Alguns dos seus irmãos(o João, deste tenho a certeza) foram apara o Brasil no inicio do sec. XX.
Tudo indica que existe uma numerosa família no Brasil.

Emilio Vaz Moura

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#273335 | roz | 26 mar 2011 00:29 | Em resposta a: #273332

Caro Emilio

A mensagem nao veio para mim mas vi na mesma que 'e o importante. Que bom, pois entao 'e mesmo meu primo!!! E eu que ja' "desesperava" que nao havia interessados em genealogia do lado de Tourem......

Quer dizer que 'e tambem neto de Maria Alexandrina Vaz Cipreste? E a prima Marquinhas 'e sua tia?

Fico 'a espera de mais novidades.
Abracos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#273348 | Emilio Vaz Moura | 26 mar 2011 08:52 | Em resposta a: #273335

A Marquinhas(Maria Vaz Cipreste) é minha tia e madrinha, fez anos no passado dia 21, 89 anos se não me engano.
Já não vive em Tourém. Vive em Braga neste momento.
Está bem e estamos convencidos que irá dar-nos o prazer da sua presença por muito mais anos.
O Jose Vaz Cipreste era tio da Marquinhas e faleceu com 99 anos.
Eu não sou um profundo conhecedor da arvore geneologica da familia.
Curiosamente há ainda pouco tempo eu e o meu irmão esstivemos investigando a arvore geneologica mas o ramo da familia Cypreste.
Sobre o ramo Vaz sei apenas algumas coisas como o facto de haver um ramo da familia que emigrou para o Brasil no inicio do sec. XX e cujo contacto se perdeu.
O meu irmão tem muito mais informação sobre a familia e sabe onde poderá encontrar essa informação.
Existem arquivos digitalizados que poderão ser consultados pela internet.
São arquivos anteriores aos que se perderam no incendio em Montalegre.
Vou descobrir o link e assim que o tiver vou postá-lo neste forum.
Tanto quanto li neste forum a Rosário vive em Inglaterra. Diga.me como foi aí para pois não tinha conehcimento que havia uma ramo da família em Inglaterra. Há mais membros da família a viver aí?

Abraço,

Emilio

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#273350 | roz | 26 mar 2011 10:40 | Em resposta a: #273348

Ola Emilio

Que engracado que isto 'e! Nao estou a ver quem sao os seus pais nem quem 'e o seu irmao mas vou dar-lhe o meu mail para nos contactarmos mais 'a vontade.
maria wadie @ btinternet. com (claro que nao deve deixar os espacos)

Nao conheco a prima Marquinhas pessoalmente mas falei com ela pelo telefone ha uns anos. Nao sei se conhece, mas a Aidinha (Vaz de Melo) filha da prima Aninhas (Ana Vaz Cipreste) 'e minha madrinha (e prima tambem, 'e claro).

Eu ja fiz a "arvore" da familia atravez dos registos digitalizados, nao so' a Cipreste, e Vaz como tambem Rodrigues Leda, e Goncalves (Lopes).

Vim para Inglaterra em 1966 sozinha. O resto da familia ficou em Portugal mas casei aqui e 'e essa a familia que tenho ca' agora.

Bom, fico 'a espera do seu mail para conversarmos mais e contar coisas.
Um abraco
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#273356 | Emilio Vaz Moura | 26 mar 2011 11:54 | Em resposta a: #273350

Cara Prima,

Veja o seu mail.
Enviei-lhe uma foto de familia muito antiga!

Abraço,

Emilio

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#273359 | Miranda 1 | 26 mar 2011 13:02 | Em resposta a: #273350

Olá Rosário

Sejam vem vindos, já a muito tempo que nao visitava este Fórum, mas vejo que a família está aumentar!...
Seja todos vem vindos.
É pena a minha árvore só cruzar com a vossa na Família Vaz, mas talvez o Emílio me possa ajudar em Tourem e Parada-Outeiro, , principalmente para o apelido Miranda.
Ainda nao encontrei a ascendência de Joana Alves, nasceu em 1793 em Parada Outeiro, filha de Anna de Miranda e Domingos Alves, se poderem dar uma ajuda agradecia.

Um abraço
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#273391 | roz | 26 mar 2011 20:15 | Em resposta a: #273359

Ola' Manuel

Realmente ja' la vai muito tempo. Desde que os assentos do Arquivo de Vila Real foram digitalisados consegui encontrar imensos antepassados mas nao se consegue ir mais alem de 1860. Alguns que faleceram por essa altura e onde mencionava a idade ainda deu para recuar mais um pouco mas infelizmente 'e tudo. Perguntarei ao Emilio se tem algum conhecimento sobre os seus.

Um abraco e continuacao de boas pesquisas.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#273407 | Miranda 1 | 27 mar 2011 09:02 | Em resposta a: #273391

Olá Rosário

Fiquei contente por ainda estar ai desse lado em Inglaterra, e eu como sempre nesta Alemanha, tão distante do nossos
Barroso, das serras das chouriças e do belo presunto.
Já consegui ir para alem de 1860, o meu tronco principal vai de encontro à Casa Brasonada do Cerrado em Montalegre, já coloquei tudo em livro que se encontra na Biblioteca de Montalegre.
Como pode calcular já vou bastante adiantado, apenas com alguns acertos aqui e ali, mas para isso temos que ir
aos arquivos de Ourense a Vila Real, aos Arquivos de Sé, mas não sei se já estão organizados.
no Verão vou andar cerca de mês e meio por Barroso, pode ser que vá lá fazer algumas pesquisas.

Um abraço
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#273452 | Vínculo | 28 mar 2011 10:57 | Em resposta a: #273407

Caro Manuel Miranda

Há muito tempo que não contactamos. Congratulo-me com as suas descobertas.
Atendendo a que a região de Montalegre é deficitária em elementos genealógicos, não seria interessante divulgá-los
aqui no Forum?

Abraço

Amiel Bragança de Miranda

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#273520 | Miranda 1 | 29 mar 2011 08:27 | Em resposta a: #273452

Caro Amiel

Sim é verdade já não contactamos desde há muito tempo. Tenho andado entretido com outros primos da Freguesia de Cabril, também eles do mesmo ramo da família Miranda.
O colocar os meus elementos aqui no Fórum, não depende da quantidade, mas sim da qualidade. O meu Avô paterno
um dia disse-me: " tudo quanto fizeres na vida fá-lo sempre bem feito"!...
Por isso acho que este trabalho não tem a qualidade que este Fórum merece.
Já coloquei todos os nomes que pesquisei num livro, mas esse livro não está publicado, é para consumo próprio devido a histórias pessoais que contém. Além disso está feito um bocado atabalhoado, precisa de uma revisão feita por pessoas que tenham mais conhecimentos que eu. Talvez o Amiel me podia dar uma opinião para melhora-lo, o que pode ser feito quando da minha estadia em Portugal, daqui a três meses.

Um Abraço
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#273521 | Vínculo | 29 mar 2011 09:48 | Em resposta a: #273520

Caro Manuel

Agradeço a resposta. Referia-me apenas aos nomes que tivessem ligação aos já existentes.
Quando quiser pode contactar-me.
Abraço
Amiel Bragança de Miranda

Resposta

Link directo:

familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#365384 | latino1111 | 25 jan 2016 01:39 | Em resposta a: #136255

ola , eu tanbem estou a procura de bento vaz e sua mulher isabel vaz que tiveram uma maria de miranda nasceu a volta de 1678 que casou com geraldo pereira em sao miguel de refojos , os pais eram de Tourem, mais nao se a onde procurar , se alguem pode me ajudar, e eu so de frança , ainda è mas complicado , obrigado

Resposta

Link directo:

familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#365388 | roz | 25 jan 2016 09:38 | Em resposta a: #365384

Caro "latino"

Infelizmente nao 'e possivel pesquisar em Tourem antes de 1860. Ha cerca de 100 anos houve 2 fogos nos registos e so' se salvaram os registos a partir de 1860. Tera' de considerar esse casal o fim de linha.
Toda a familia de meu pai era de Tourem e nao consegui passar dessa data. Quem me dera poder chegar aos 1600s!!!!

Rosario Vaz

Resposta

Link directo:

familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#372816 | BNV | 02 ago 2016 19:10 | Em resposta a: #214342

Não encontro o assento de baptismo referido, de Manuel (* 30-09-1783). Poderá haver erro nas datas?

Obrigado,

BNV

Resposta

Link directo:

familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#372818 | BNV | 02 ago 2016 19:14 | Em resposta a: #372816

Refiro-me à Freguesia de Pitões das Júnias, na mensagem em resposta (o sistema novo, não "escadeado", é mais difícil de seguir...).

BNV

Resposta

Link directo:

familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#372822 | BNV | 02 ago 2016 20:09 | Em resposta a: #211408

Os livros que encontrou nos Mórmons, de Outeiro-Parada, incluem só INDIVÍDUOS de Pitões das Júnias? LIVROS inteiros integrados na paróquia? São contemporâneos (pós-1890), ou (também) anteriores?

Por favor, pedia estes esclarecimentos (tem a ligação do familysearch em causa?).

Obrigado,

BNV

Resposta

Link directo:

familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#372823 | BNV | 02 ago 2016 20:10 | Em resposta a: #372822

... pós-1860, queria eu dizer.

BNV

Resposta

Link directo:

familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#379672 | truska | 06 abr 2017 23:38 | Em resposta a: #365388

Boa noite Rosário, Emilio e restantes integrantes deste tópico.

O meu nome é Mafalda e parece-me que sou "prima" da Rosário e do Emilio.

João Vaz e Ana Gonçalves de Miranda eram meus antepassados directos.

Rosário, o seu tio-avô António, irmão da sua avó Maria Alexandrina Vaz era o meu trisavô, pai da minha bisavó Laura com quem ainda tive bastante relação já que morreu com noventa e muitos quando eu tinha 14 anos.

Comecei há alguns anos a procurar informação genealógica sobre a minha familia e confesso que sou completamente amateur. Tive de deixar o estudo da familia por motivos de saúde mas agora voltei a recuperar o estudo (e é um pouco como começar de zero porque na altura não registei a origem/fonte do que ia encontrando e estou nesse processo agora).

Tenho uma árvore no site My Heritage com vários elementos da familia Igrejas/Cipreste de Tourém entre outros (https://www.myheritage.com.pt/site-family-tree-32634631/moreira-gouveia-da-costa) e, Emilio, recentemente adicionei a árvore do seu irmão à minha (o mundo é muito pequeno).

Adorava receber mais informação da familia de Tourém (povoação que ainda não conheço mas ouvi muitas histórias da minha avó e não só e tenho muita vontade de visitar, como por exemplo a importância que teve durante a guerra civil espanhola devido às vidas que salvou) e estou disponível para fornecer a informação que me for possível.

Obrigada,
Mafalda Gouveia da Costa

Resposta

Link directo:

familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#385039 | mill.andrade | 04 out 2017 01:20 | Em resposta a: #136255

Boa Noite a todos!

Muito Obrigada a todos pelas informações que me forneceram, principalmente o conhecimento dos incêndios que levaram à destruição dos registos que nos são a todos tão preciosos!
Sou Nascida em Lisboa, mas a minha mãe nasceu na aldeia de Loivos, freguesia de Fiães do Rio, Concelho de Montalegre.
A sua mãe e todo o lado materno até onde existem documentos (1860), são naturais do mesmo lugar. A alcunha da família era: "As Felizardas"
Já do seu lado paterno, era filha de pai incógnito mas que todos sabiam quem era e que nunca negou que tinha aquela filha.
Este avó de Nome António Gonçalves Dias era natural da Aldeia da Ponteira, Freguesia de Paradela do Rio. Era conhecido pela alcunha do "Soldado" e a família pertencia aos "Crocinhas".
Já tenho alguma informação sobre esta família na Árvore Familiar do FamilySearch e estou aos poucos a acrescentar fontes que comprovem as informações que possuo.
Sinto um grande orgulho quando digo que sou descendente de Transmontanos do Concelho de Montalegre e quando visito aquelas terras a emoção salta-me pelo coração e não tenho palavras para descrever o que sinto quando vejo aqueles montes, os cheiros, os animais, etc.
Se algum dos confrades tiver alguma informação sobre as gentes de Fiães do Rio, Paradela, Covelães, Mourilhe e Cambezes do Rio; agradecia muito!
Sou Mórmon e tenho acesso a todos os registos digitalizados que estão disponíveis no site do FamilySearch. Se alguém precisar de ajuda...é só dizer!
Se algum de vós souber de registos ou documentos úteis à pesquisa que estejam guardados noutros locais que não os Arquivos Distritais, podem informar-me, pois tratarei de fazer chegar esse conhecimento aos responsáveis da Sociedade Genealógica de Utah para que possam chegar a um acordo com os proprietários, para que esses documentos possam ser digitalizados e disponibilizados para que todos tenham acesso, quer directamente através do Site do FamilySearch ou através dos Centros de História da Família.
Um muito Obrigada ao Sr. Miguel por todo o trabalho de transcrição que fez e por disponibilizar toda essa informação!

Com os melhores Cumprimentos

Isabel Andrade

Resposta

Link directo:

familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#385040 | mill.andrade | 04 out 2017 01:42 | Em resposta a: #209406

Caro Miguel Brandão Pimenta
Obrigada pela transcrição do documento que tem na sua posse. O tempo e trabalho que teve ao ler e escrever para nós, é deveras...sei lá, nem tenho palavras!
Sou descendente de Transmontanos também do Concelho de Montalegre, mas da Freguesia de Fiães do Rio (Loivos) e Paradela do Rio (Ponteira).
Reparei num referencia a Loivos e vou estudar melhor a sua transcrição. Muito Obrigada!
Acredito que esse documento poderia ajudar muitas outras pessoas que infelizmente não têm acesso a este site se ele pudesse ser digitalizado e disponibilizado para todos.
Sou Mórmom e ajudei a digitalizar os registos paroquiais da Ilha de São Miguel e Santa Maria nos Açores quando morei lá por alguns anos e acredito que a Sociedade Genealógica de Utah estaria muito interessada em digitalizar esse documento, para perseverar toda essa informação e como já mencionei anteriormente para que todos possam ter acesso a ela.
Acha que isso seria possível?
Conhece outros documentos que possam ser igualmente úteis?
Posso pô-lo em contacto com os responsáveis da SGU se assim o desejar!

Mais uma vez...muito Obrigada por tudo e aguardo resposta sua!

Com os melhores cumprimentos

Isabel Andrade

Resposta

Link directo:

familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#387061 | roz | 30 nov 2017 16:35 | Em resposta a: #372822

Caro BNV
Nao sei se ainda procura informacoes. Eu deixei de freguentar o forum e como nao recebo alertas das mensagens nunca vi as suas.
Os registos de Pitaes das Junias tambem so comecam em 1860, portanto ha o mesmo problema. O mesmo acontece com Outeiro.

Cumprimentos.
Roz

Resposta

Link directo:

familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#387063 | roz | 30 nov 2017 17:24 | Em resposta a: #379672

Ola Mafalda
Andamos muito desencontradas! Eu deixei de participar no forum e de resto ha anos que tinham deixado de me avisar das mensagens por isso nao vi a sua de Abril. Pensei que o mesmo tivesse acontecido consigo e enviei mensagem privada no Facebook mas como nao somos "amigas" la' deve ter-lhe passado despercebida! Nessa mensagem falava precisamente da sua bisavo Laura. Transcrevo aqui:

"Afinal ainda somos primas mas nao pelo lado Cipreste. A minha avo' paterna era irma~ do pai de Laura, sua bisavo'!

http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1069703 imagem 10.tif,, registo N.o 18, ao fundo 'a esquerda. O pai era Antonio Evangelista Vaz.

Antonio nasceu a 13/9/1882 em Tourem, era filho de Joao Vaz e Ana Goncalves de Miranda; neto paterno de Jose Vaz e Antonia Goncalves ; neto materno de Antonio Goncalves de Miranda e Maria Pires. Tinha mais 7 irmaos e uma irma~ (a minha avo' Maria Alexandrina).

Ainda conheci uma meia-irma~ de Laura, chamada Elisa Veras Vaz que faleceu com quase 101 em 2009 e a filha dela ainda esta' viva."

Dava-lhe tambem o meu mail para lhe enviar mais algumas informacoes no meu ramo. Assim Laura e o meu pai eram primos direitos, eu e o seu avo^ ou avo' somos 2.os primos. A seguir a Laura nao tenho mais informacoes.

Nao sei se entretanto ja tera' conseguido estes dados mas vai na mesma. Embora nao tenha mais informacoes dos Cipreste, tenho sobre a ANTÓNIA (JOAQUINA) GONÇALVES que casou com José Fernandes Arcipreste/Cipreste. Ela era filha de JOSÉ JOAQUIM GONÇALVES, nasc. cerca de 1809, fal. a 14/3/1881 c/ aprox. 72 anos, negociante, e de MARIA CAROLINA FERNANDES LOPES, falecida antes de Março de 1881, filha de José Carlos Fernandes Lopes e Maria Madalena Carneiro.
O Jose Joaquim era filho de JOSÉ GONÇALVES e de TERESA RODRIGUES.

O nosso primo Carlos Moura 'e Cipreste e sei que tem bastantes dados desses ramos.
Coincidencia que esta semana encontrei-me com ele pessoalmente pela 1.a vez embora estivessemos em bastante contacto por mail. Fui tambem esta semana pela 1.a vez a Tourem. ADOREI.

Espero que desta vez o contacto seja mais rapido e nao ao fim de tantos anos!

Rosario

Resposta

Link directo:

familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#414979 | José Barbosa | 24 mai 2019 18:06 | Em resposta a: #385039

Boa tarde!
Descendo de uma Mariana Rodrigues, nascida por volta de 1735/40, filha de Francisco Rodrigues e de Maria Rodrigues, todos de Pitões. No entanto, no tombo só aparece disponível informação depois de 1860. será que esta informação também desapareceu com o incêndio já atrás referido?

Agradeço a informação que me possam disponibilizar e, assim, começar a "desvendar" o meu lado transmontano!!!

Obrigado.

Resposta

Link directo:

familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#426957 | rodrigo cypreste | 06 set 2020 14:25 | Em resposta a: #273348

Olá Emílio, bom dia.

Sou descendente de Francisco Fernandes Cypreste que é filho de Francisco Antônio Cypreste e Escolástica Maria Fernandes (1808-1893).

Me chamo Rodrigo Resende Cypreste. Deixarei os meus contatos caso queria trocar informações e nos conhecer melhor.

WhatsApp
+55 27 999562892
studio@rodrigoresende.com.br

Resposta

Link directo:

familias Vaz e Ferreira em Tourem, Montalegre

#448972 | Carlos Silva | 14 jul 2023 21:32 | Em resposta a: #209430

Estimado amigo Miguel Pimenta,
muito interessante o manuscrito de 1744, tão cheio de boa informação genealogica. Agradeço. Pois estou precisamente a estudar esta linha do capitão João Baptista Leborão e Almeida,de Ruivães, por causa de sua filha natural Ana Maria Leborão que acho curiosamente casada em 1748 em Guardizela (Guimarães) com o galego João de Pazos Dominguez, de Arantei (Salvatarra de Miño), e com descendência.
Acabou por ser publicado o manuscrito?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 01:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen