Família Mendes Moreira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Mendes Moreira

#136286 | neusa ap.2 | 03 dez 2006 01:16

alguém conhece a familia MENDES MOREIRA, que mora no Algarve, Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#139424 | memo | 06 jan 2007 16:27 | Em resposta a: #136286

Curiosamente não. Isto porque sou da família Mendes Moreira e julgava-a única. Tenho o primeiro ascendente conhecido natural de Seia. Mas...

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#141436 | neusa ap.2 | 24 jan 2007 04:50 | Em resposta a: #139424

O seu sobrenome só do seu pai ou é dos dois.
Em que cidade que vc é

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#141437 | neusa ap.2 | 24 jan 2007 04:54 | Em resposta a: #139424

estou a procura da família do meu avô, que era MENDES MOREIRA

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#141559 | memo | 24 jan 2007 21:40 | Em resposta a: #141437

O meu sobrenome é só do meu pai.
Nasci e vivo na cidade do Funchal, na Ilha da Madeira, Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#141578 | memo | 24 jan 2007 23:19 | Em resposta a: #141437

José Rodrigues Mendes Moreira, licenciado em direito casado com Maria da Piedade de Sousa Leite Cunha, nascida a 29.06.1870, tiveram:

2 - Augusto Leite Cunha Mendes Moreira, foi governador do Distrito Autónomo de Ponta Delgada (Açores) 1ª vez entre 1936 e 1937 e 2ª vez entre 1944 e 1946;

2- …Mendes Moreira, licenciado em engenharia mecânica (?)

2 Francisco Maria Leite Cunha Mendes Moreira, nasceu em Seia a 16 de Dezembro de 1892, Oficial do Exército, faleceu em Lisboa em 19 de Março de 1968.

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#142454 | neusa ap.2 | 31 jan 2007 03:32 | Em resposta a: #141578

Agradeço muito pela resposta. Desculpe por fazer mais uma pergunta, se
existiu na sua família uma pessoa chamada, por nome de Joaquim Mendes
Moreira, sei que em 1904, residia no BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#142787 | memo | 02 fev 2007 21:42 | Em resposta a: #142454

Infelizmente não sei da existencia de Joaquim Mendes Moreira, e por agora não tenho como recuar nos Mendes Moreiras além dos que já indiquei.
Não precisa de pedir desculpa por insistir em saber das informações que pede. Afinal se não perguntarmos não teremos as respostas que precisamos.
Lamento não poder ajudar...por agora.
Paulo Mendes Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#146756 | cmmoreira | 06 mar 2007 18:42 | Em resposta a: #142787

O meu nome é Carlos Mendes Moreira e até onde me é dado conhecer, a minha família tem origens em Paredes, Distrito do Porto. O meu pai chamava-se também Carlos Mendes Moreira, o meu avõ José Mendes Moreira e o meu bisavõ Augusto Mendes Moreira. Sei que o nome surgiu porém em gerações anteriores mas nunca me dei ao trabalho de averiguar quando verdadeiramente surgiu. Conheço uma família Mendes Moreira, de Coimbra, porventura oriunda de Seia. Pese embora conheça membros desta família, nunca esclareci as respectivas origens.
Carlos Mendes Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#146822 | judiaria | 07 mar 2007 02:24 | Em resposta a: #136286

Conheço uma familia Mendes Moreira, que mora no Algarve, junto de Alcantarilha concelho de Silves. Vieram de Angola em 1975, mas já existe geração nascida em Portugal.

Não tenho contacto telefónico mas conheço várias pessoas dessa familia. Joaquim, Jorge, João e o pai destes que parece chamar-se Joaquim Mendes Moreira.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#146966 | neusa ap.2 | 07 mar 2007 21:24 | Em resposta a: #146756

obrigada pela mensagem
nâo sei quase nada sobre essa pessoa. so sei que era portugues e veio p/ o brasil nos anos { mais o menos ) 1903 era religioso e vivia em um convento no brasil seu nome joaquim mendes moreira si voce teve algum parente no passado que foi catolico religioso pode ser que sejamos parentes.
estou buscando a cidadania

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#146970 | neusa ap.2 | 07 mar 2007 21:35 | Em resposta a: #146822

o joaquim mendes moreira que procuro ja morreu a muitos anos era reliogioso catolico e morava no brasil no ano 1903 mais era portugues .estou a busca da cidadania

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#166864 | Augusto Tavares | 08 set 2007 12:22 | Em resposta a: #142787

Caro Paulo Mendes Moreira,

Vi noutro tópico que descende da família Mendes Moreira, ligada à dos Condes do Ameal.
Pode dizer-me que parentesco tem com Francisco Maria Mendes Moreira e D. Maria Amélia de Sande Mexia Aires de Campos de Barros? E com Nuno Aires de Campos Barbosa e Francisco Maria de Sande Mexia Aires de Campos Barbosa Mendes Moreira?

Particularmente posso explicar a razão de ser das minhas perguntas.
Meu mail: tavares1945arrobasapopontopt

Cordiais cumprimentos,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#169159 | memo | 02 out 2007 19:27 | Em resposta a: #166864

Amigo e Senhor.

É com todo o gosto, embora tardiamente, que respondo à vossa questão.

Sou neto de Francisco e de Maria Amélia e sobrinho de Francisco e Nuno. O meu falecido pai é, Rui de Sande Mexia Aires de Campos de Barros Mendes Moreira.

Inteiramente ao vosso dispor

Paulo Mendes Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#169191 | Augusto Tavares | 03 out 2007 10:12 | Em resposta a: #169159

Caríssimo Senhor,

Agradeço a informação. Quer dizer então que Nuno Aires de Campos Barbosa e Francisco Maria de Sande Mexia Aires de Campos Barbosa Mendes Moreira são irmãos?

Acaso terá (ou saberá quem tenha) informações sobre a ascendência do 1.º Conde do Ameal?

Cordiais saudações,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#169200 | memo | 03 out 2007 13:29 | Em resposta a: #169191

Caro Senhor

Confirmo, embora sejam irmãos de casamentos diferentes.
Barbosa é o sobrenome de César, pai de Nuno, enquanto Francisco é Mendes Moreira, pelo que me parece nome indevido neste .

Ascendentes imediatos do 1º Ameal

João Maria Aires de Campos, casou com Bernarda Rodrigues, e tiveram:
2 Bento Correia Aires de Campos, nasceu em 1788 e faleceu em 1872, casou com Firmina Rita filha de Manuel Henriques da Silva e de sua mulher Mariana Henriqueta, tiveram:
3 João Correia Aires de Campos, nasceu em 1818 e falece em 1885. De Leonor da Conceição, tiveram:
João Maria Correia Aires de Campos, nasceu em Coimbra em 5 de Fevereiro de 1847 e faleceu em 13 de Julho de 1920. Foi 1º Conde do Ameal (22.06.1901), formou-se em Direito,

Cumprimentos
Paulo Mendes Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#169235 | Augusto Tavares | 03 out 2007 17:17 | Em resposta a: #169200

Caríssimo Senhor,

Agradeço as informações fornecidas e pergunto se não possui dados mais recuados sobre a ascendência do 1.º Conde do Ameal?

Poderia indicar-me, por favor, a filiação dos irmãos Nuno Aires de Campos Barbosa e Francisco Maria de Sande Mexia Aires de Campos Mendes Moreira (então, sem Barbosa). É que, segundo me parece, aqui no Genea só existe a ascendência até à geração da avó destes.

Cordiais cumprimentos,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#169254 | memo | 03 out 2007 20:52 | Em resposta a: #169235

Caro amigo e senhor

Como me pediu. Infelizmente não tenho mais antigo

Barros


1 Sebastião da Silva casou com Joaquina Teresa, tiveram:
2 Francisco Manuel de Barros, que casou com Maria Máxima filha de Manuel Carvalho Guimarães e de Ana Emília. Viveram em Alavações do Corgo, perto da Régua, no Douro, e tiveram:

3 Guilhermino Augusto de Barros. Que segue.
3 Joaquim de Barros, nasceu em 1837, foi Bispo de Cabo Verde, nomeado pela Santa Sé em 13 de Março de 1884. Faleceu em 1 de Março de 1904 em Alavações do Corgo.
3 José Augusto de Barros, formou-se em Medicina, foi em 1897 nomeado médico interino da Policia de Lisboa.
3 Balbina de Barros
3 Maria de Barros
3 Ana de Barros casada com um advogado de Vila Real de apelido Matos, tem descendência em Santarém de nome Amaral Barros de Matos (em "Cem anos ao serviço da Infância", Castelo Branco 1965).
3 Guilhermino Augusto de Barros. Nasceu em 17 de Novembro de 1828 em São Faustino, Peso da Régua.
Foi governador Civil de Castelo Branco de 1865 a 1868.
Em 26 de Maio de 1869 casou com Júlia Vaz Preto Giraldes, filha natural de João José Vaz Preto Giraldes, Cavaleiro-Fidalgo da Casa Real, par do reino por carta de 3.5.1842, senhor dos morgados da Lousa e Alcains, foi governador civil de Castelo Branco, e de Maria Júlia de Daires, residente em Lisboa.
Voltou a ser nomeado governador civil de Castelo Branco, e mais tarde de Lisboa (1877), agora pelo partido progressista, para o qual entretanto mudou.
Foi Vogal do Supremo Tribunal Administrativo.
Foi como Director Geral dos Correios (1877 a 1890) que mais se distinguiu. Escreveu várias obras sobre os correios em Portugal, esteve no congresso internacional em que foi instituído o selo único a nível mundial, e assinou o contrato que trouxe os primeiros telefones para Portugal.
Faleceu em 16 de Abril de 1900, com 72 anos.
Tiveram:

4 Guilhermino Augusto de Barros, que segue.
4 Manuel Augusto de Barros, era finalista de engenharia quando faleceu com 20 anos.
4 Maria Máxima Vaz Preto Giraldes de Barros, casou com Francisco José Mourão Pinheiro Ramos de Ataíde, tiveram 3 filhos: Joaquim Luís Vaz Preto Giraldes de Barros Ataíde, Maria José e Francisco José, este ultimo com descendência (em "Cem anos ao serviço da Infância", Castelo Branco 1965).
4 João José Augusto Vaz Preto Giraldes de Barros, Coronel de Infantaria, casou com Maria Cristina Queriol Macieira, tiveram: Henrique Macieira Vaz Preto Giraldes de Barros, com descendência; Luís com descendência; Maria Luísa com descendência; José Carlos com descendência; Fernando Manuel (em "Cem anos ao serviço da Infância", Castelo Branco 1965).
4 Guilhermino Augusto de Barros, nasceu na casa da Lousa, em 6 de Julho de 1871, formou-se na Universidade Coimbra e foi professor da Escola Normal em Coimbra. Casou com Maria de Sande Mexia Aires de Campos, filha dos Condes do Ameal, nascida a 07.05.1880 em Coimbra, a sua ascendência está descrita em -Aires de Campos (Amea/).


Guilhermino de Barros e Maria Sande de Mexia Aires de Campos
(

5 Maria Amélia de Sande Mexia Vaz Preto Geraldes Aires de Campos de Barros, nasceu em Coimbra em 8 de Outubro de 1897, e faleceu em 22 de Setembro de 1956. Casou a 11 de Janeiro de 1917 com Francisco Maria Leite Gouveia da Cunha Mendes Moreira, (ver em Mendes Moreira) nascido em Seia a 16 de Dezembro de 1892 e falecido em Lisboa em 19 de Março de 1968, oficial do Exercito, de quem teve:


6 Francisco Maria …. nasceu em .........casou com Maria José Campos, falecida em 22.09.2006, c. geração.
6 Rui de Sande Mexia Aires de Campos de Barros Mendes Moreira, (ver em Mendes Moreira).

mais tarde casou com César Barbosa de quem teve:

6 Nuno Aires de Campos Barbosa, nasceu a … Agosto de … casou a…. com Maria da Paz de Azevedo Fonseca Matos Graça,





Mendes Moreira
1 José Rodrigues Mendes Moreira, licenciado em direito casado com Maria da Piedade de Sousa Leite Cunha, nascida a 29.06.1870, tiveram:

2 - Augusto Leite Cunha Mendes Moreira, foi governador do Distrito Autónomo de Ponta Delgada (Açores) 1ª vez entre 1936 e 1937 e 2ª vez entre 1944 e 1946;

2- …Mendes Moreira, licenciado em engenharia mecânica (?)


2 Francisco Maria de Gouveia e Cunha Mendes Moreira, nasceu em Seia a 16 de Dezembro de 1892, Oficial do Exército, faleceu na freguesia de S. Jorge de Arraiolos, Lisboa em 19 de Março de 1968.
Casou a 11 de Janeiro de 1917 com Maria Amélia de Sande Mexia Vaz Preto Geraldes Aires de Campos de Barros, (ver Campos Barros- Ameal) de quem teve:
(foto: Avô Chico com os netos Rui, Nuno e Paulo, Funchal 1954)


3 Francisco Maria de Sande Mexia Aires de Campos Mendes Moreira…. nasceu em ........., falecido a 2.2.2007 casou com Maria José… , falecida 22.09.2006, com geração:

PS Por favor quando menciona os irmãos Francisco e Nuno, não esqueça incluir o Rui

Atenciosamente
Paulo Mendes Moreia

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#169593 | Augusto Tavares | 08 out 2007 10:57 | Em resposta a: #169254

Caríssimo Senhor Paulo Mendes Moreira,

Agradeço as informações fornecidas e peço desculpa pela não referêcia a Rui Mendes Moreira, mas ele, de facto, não consta da fonte que eu tinha..., pelo que não tinha conhecimento da sua existência.

Cordiais saudações,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#169597 | Augusto Tavares | 08 out 2007 11:20 | Em resposta a: #169254

Caríssimo Senhor,

Por acaso sabe em que freguesia nasceu e morreu Bento Correia Aires de Campos, avô paterno do 1.º Conde do Ameal?

Cordiais saudações,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#170645 | memo | 22 out 2007 14:58 | Em resposta a: #169597

Caro Senhor.

Agradeço, com a demora da minha ausencia no estrangeiro, a vossa atenção.
Quanto à vossa pergunta, não poderei responder de imediato, mas fica a promessa de o fazer, assim seja possivel
Continuo ao dispor no que possa ajudar e muito lhe agredeceria tomar conhecimento do vosso trabalho.
Procuro elementos respeitantes ao ramo SANDE, de que noutro sitio do forum encontro bastante desenvolvido, embora sem conseguir estabelecer o vínculo com o Sande, do nome do meu pai.

Cumprimentos
Paulo Mendes Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#170666 | Augusto Tavares | 22 out 2007 17:52 | Em resposta a: #170645

Caríssimo Paulo Mendes Moreira,

Agradeço a s. resposta e fico a aguardar.
Na verdade, as informações não são para nenhum trabalho que esteja a desenvolver, mas para um familiar que está a fazer um estudo sobre a heráldica nos cemitérios de Coimbra, o qual vai ser publicado na revista do Instituto de Genealogia e Heráldica da Universidade Lusófona do Porto. Penso que estará para muito breve a publicação da primeira parte desse estudo.

Na verdade, parece que, depois de investigado, não foi localizado nem o assento de baptismo nem o de óbito de Bento Correia na freguesia do Ameal.

Relativamente aos Sande (penso que se refere ao apelido usado pela 1.ª Condessa do Ameal), nada lhe posso acrescentar ao que vem no Felgueiras Gayo e que já consta da base de dados do Geneall porque nada mais sei.

Cordiais saudações,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#170683 | memo | 22 out 2007 19:20 | Em resposta a: #170666

Prezado Senhor Augusto Tavares

Revendo os elementos que possuo, os quais já tive oportunidade de vos remeter, nada consta, como verificou, acerca dos dados pedidos, pelo que acho improvavel obtê-los uma vez que o autor ao não incluir, desconhecerá.

Refiro o acima dito justamente pela minucia dos dados no desenvolvimento do histórico acerca das pessoas constantes.

Nada poderei adiantar antes de Janeiro, quando espero encontrar-me com quem eventualmente possa prestar tal informação.

Justamente esse Sande, sendo do meu conhecimento o trabalho indicado. De qualquer forma, o meu agradecimento pela atenção.

Cumprimentos

Paulo Mendes Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#194816 | Monica Rodrigues | 30 abr 2008 18:34 | Em resposta a: #169254

Boa tarde,

Sou neta de Francisco Maria e Maria Jose Mendes Moreira.
Gostaria de saber quem foi o autor deste pedido e caso necessite de dados posteriores aos meus avós, poderei fornecer.
monicammr@gmail.com

Melhores cumprimentos,
Mónica Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#234338 | JCMMX | 16 jul 2009 17:54 | Em resposta a: #169254

Caro Sr. Paulo, me chamo José Carlos Mendes Moreira Xavier, sou brasileiro, natural de Niterói, no Rio de Janeiro.
Estou procurando as origens de minha famíla, que remonta à Portugal, e encontrei na sua mensagem indícios de pessoas em comum.
Meu avô chama-se José Lisboa Mendes Moreira, português de nascimento, filho de Joaquim Mendes Moreira, um dos filhos de José Rodrigues Mendes Moreira e Maria da Piedade. Meu avô mesmo, hoje com 83 anos, confirmou alguns dados e, com base nas informações dele, mais as suas, continuamos na busca pelos nossos ascendentes.
Caso o Sr. tenha mais alguma informação, gostaria de compartinhá-la; dados, fotos, etc. De repente, podemos, inclusive, ser primos ou algo do gênero.
Muito grato por sua atenção.
José Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#234339 | JCMMX | 16 jul 2009 18:00 | Em resposta a: #146756

Caro Sr. Carlos, me chamo José Carlos Mendes Moreira Xavier, sou brasileiro, natural de Niterói, no Rio de Janeiro.
Estou procurando as origens de minha famíla, que remonta à Portugal, e encontrei na sua mensagem indícios de pessoas em comum.
Meu avô chama-se José Lisboa Mendes Moreira, português de nascimento, filho de Joaquim Mendes Moreira, um dos filhos de José Rodrigues Mendes Moreira e Maria da Piedade. Meu avô mesmo, hoje com 83 anos, confirmou alguns dados e, com base nas informações dele, mais as suas, continuamos na busca pelos nossos ascendentes. Segundo ele, o seu bisavô, Augusto Mendes Moreira, é tio dele, irmão de Joaquim Mendes Moreira (pai do meu avô).
Caso o Sr. tenha mais alguma informação, gostaria de compartinhá-la; dados, fotos, etc. De repente, podemos, inclusive, ser primos ou algo do gênero.
Muito grato por sua atenção.
José Carlos

Resposta

Link directo:

MARQUÊS DE POMBAL - descendentes no Paraná, Brasil

#264645 | Peña Rey | 01 nov 2010 09:28 | Em resposta a: #169235

ALGUÉM PODE ME CONFIRMAR SE HÁ DESCENDENTES DO MARQUÊS DE POMBAL COM APELIDO/ SOBRENOME: ALMEIDA ou MOREIRA ? Tenho informações de que existiram no Paraná/Brasil, descendentes do Marquês de Pombal que são meus antepassados. Gostaria de compor esta história.

Agradecido. Clovis Manoel Pena - clovispena@terra.com.br - Curitiba, Paraná - BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#266018 | Peña Rey | 29 nov 2010 08:49 | Em resposta a: #146822

Olá Joaquim.

Meu bisavô João Antonio Moreira tinha um irmão chamado JOAQUIM ANTONIO MOREIRA. Viveram no Paraná - Brasil. João Antonio Moreira nasceu no ano de 1869 e morreu em 1963, em Ponta Grossa, Brasil.

Na sua opinião, existe alguma possibilidade de parentesco com Joaquim, Jorge ou João de Angola com geração em Portugal ?

Agradecido - Clovis Manoel Pena - Curitiba, Brasil -

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#266019 | Peña Rey | 29 nov 2010 08:52 | Em resposta a: #146970

Neusa:

Sabe o lugar do Brasil em que viveu Joaquim Mendes Moreira ?

Meu bisavô João Antonio Moreira tinha um irmão chamado JOAQUIM ANTONIO MOREIRA. Viveram no Paraná - Brasil. João Antonio Moreira nasceu no ano de 1869 e morreu em 1963, em Ponta Grossa, Brasil.

Na sua opinião, existe alguma possibilidade de parentesco com Joaquim, com geração em Portugal ?

Agradecido - Clovis Manoel Pena - Curitiba, Brasil -

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#266020 | Peña Rey | 29 nov 2010 09:06 | Em resposta a: #169200

Caro Paulo: Meu bisavô João Antonio Moreira tinha um irmão chamado JOAQUIM ANTONIO MOREIRA. Viveram no Paraná - Brasil. João Antonio Moreira nasceu no ano de 1869 e morreu em 1963, em Ponta Grossa, Brasil. O pai de João Antonio tinha o mesmo nome – nasceu portanto, cerca de 1845/50.

Na sua opinião, existe alguma possibilidade de parentesco com Francisco, com geração em Portugal ?

Agradecido - Clovis Manoel Pena - Curitiba, Brasil -

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#314188 | jmmoreira | 24 set 2012 17:58 | Em resposta a: #234339

Caro Senhor José Carlos,

Sou irmão de Carlos Mendes Moreira e estou a fazer a árvore genealógica da família Mendes Moreira a que pertenço.
Esta família sempre habitou, pelo menos desde o século XVIII até meados do século XX, na região do vale do rio Sousa com predominância nos concelhos de Penafiel e Paredes.
Assim,
(1) José Mendes (natural da freguesia e concelho de Penafiel) e Maria Coelho (natural da freguesia de Guilhufe, Penafiel tiveram como filho (lista não completa)
(2) António Mendes Moreira, natural da freguesia e concelho de Penafiel.
António Mendes Moreira casou com Ana Joaquina Camelo Freire (n. 1804-03-29 em Novelas, Penafiel), filha de José Luís Camelo (n. 1764-01-22, em Novelas, Penafiel) e de Ana Maria Freire (Beire, Paredes).
Foram seus filhos (lista possivelmente incompleta), nascidos na freguesia e concelho de Penafiel:
(3) Miquelina, n. 1828-03-12
(3) João Mendes Moreira, n. 1830-10-19
(3) Matilde, n. 1836-08-05
(3) José, n. 1838-11-27
(3) Joaquim, n. 1841-02-23
(3) Maria Mendes Moreira
João Mendes Moreira casou em 23-01-1862 (freguesia de Castelões de Cepêda, Paredes) com Ana Joaquina Ribeiro de Magalhães Carvalho, natural de Castelões de Cepêda, Paredes, filha de António Ribeiro de Magalhães e de Maria Joaquina de Carvalho ambos de Castelões de Cepêda, Paredes. Tiveram os seguintes filhos, todos nascidos na freguesia e concelho de Penafiel:
(4) António Mendes Moreira, n. 1863-03-25; foi pároco de Vila Cova de Carros, Paredes.
(4) Augusto Mendes Moreira, n. 1864-11-27; faleceu criança.
(4) Augusto Mendes Moreira, n. 1867-12-25, f. 1947-06-15.
Augusto Mendes Moreira casou com Rita Coelho Leal em 1893-01-29, na freguesia de Vila Cova de Carros, concelho de Paredes. A Rita Coelho Leal era natural de Vilela, Paredes, filha de Manuel Joaquim Coelho Leal e de Rita Ferreira Coelho Leal. O Augusto e a Rita tiveram os seguintes filhos todos nascidos na freguesia e concelho de Penafiel:
(5) António, n. 1893-10-30
(5) Rosa, n. 1894-12-19
(5) José Mendes Moreira (meu avô), n. 1896-05-14,
(5) Matilde Leal Mendes Moreira,
(5) Manuel Mendes Moreira,
(5) Delfina,
(5) Augusto Mendes Moreira,
(5) Ana.
Pelo que expus, não creio que haja relação entre as nossas famílias. De facto, apesar de ter um familiar de nome Joaquim (presumivelmente Mendes Moreira e nascido em 1841-02-23), seu pai chamava-se António Mendes Moreira e não José Rodrigues Mendes Moreira.
Seria muito importante saber os locais prováveis de nascimento/residência dos seus ascendentes.
Espero ter ajudado.

Entretanto aproveito a oportunidade para perguntar o seguinte:
Do António Mendes Moreira sei que os pais se chamavam Jose Mendes e Maria Josefa Coelho). Mais não sei porque:
- não sei por onde andam os assentos de casamento da freguesia de Novelas, concelho de Penafiel (possível local do casamento do António) entre 1816 e 1856. Diz no site do adporto que: "A freguesia de São Salvador de Novelas era curato da apresentação do Convento de São Miguel de Bustelo, no antigo concelho de Lousada. Em 1839 aparece na comarca de Penafiel e no concelho de Lousada e, em 1852, na comarca e concelho de Penafiel. Pertenceu ao extinto bispado de Penafiel. Arcediagado de Penafiel (século XII). Comarca eclesiástica de Penafiel - 4º distrito (1856; 1907). Segunda vigararia de Paredes (1916; 1970)." Esse "desaparecimento" deve-se a estas mudanças de comarca? Alguém me pode informar? Como aceder aos assentos de casamento em Novelas entre 1816 e 1856?
- não estão disponíveis online os assentos de batismo de Penafiel entre 1762-03-17 e 1807-08-04. Só será possível procurar indo ao adporto? Ou haverá outra forma de aceder a esses registos via web?

Cumprimentos,

jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#314297 | Conde | 26 set 2012 11:07 | Em resposta a: #314188

O Dr. Maurício Antonino Fernandes tem para sair no fim do ano um livro sobre os Moreiras históricos dessa região
.

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes Moreira

#318265 | MENDES MOREIRA | 27 nov 2012 19:31 | Em resposta a: #234338

Caro José Carlos, José Rodrigues Mendes Moreira era o meu avô paterno, o meu pai chamava-se Augusto Leite Mendes Moreira, irmão mais novo de Joaquim Mendes Moreira que viveu em Coimbra quando faleceu a sua esposa foi viver para o Brasil a minha mãe e as minhas tias correspondiam-se com ela.
Poderemos no futuro confirmar todos estes dados.
Cumprimentos,
F. Mendes Moreira

Resposta

Link directo:

Família Mendes Moreira

#352234 | JCMMX | 17 nov 2014 17:28 | Em resposta a: #136286

Olá Paulo,
Você conhece Francisco Mendes Moreira, residente em Coimbra, filho de Augusto e Natália?
Um abraço, José Carlos.

Resposta

Link directo:

Família Mendes Moreira

#352235 | JCMMX | 17 nov 2014 17:33 | Em resposta a: #136286

Olá Francisco, boa tarde! Boa noite já para você!
Acabamos de nos falar ao telefone e, sinceramente, não consigo me conter de tanta felicidade, pois tenho a certeza de que encontrei o elo da minha família aí em Portugal.
Fiz contato com minha tia avó, filha de Joaquim e Helena, e confirmei tudo que conversamos.
Ela, carinhosamente, me disse que você é um dos filhos do tio Guto.
Aguardo seu email, para podermos trocar mais informações.
Um abraço, José Carlos.

Resposta

Link directo:

Família Mendes Moreira

#352238 | JCMMX | 17 nov 2014 17:41 | Em resposta a: #318265

Olá Francisco, boa tarde! Boa noite já para você!
Acabamos de nos falar ao telefone e, sinceramente, não consigo me conter de tanta felicidade, pois tenho a certeza de que encontrei o elo da minha família aí em Portugal.
Fiz contato com minha tia avó, filha de Joaquim e Helena, e confirmei tudo que conversamos.
Ela, carinhosamente, me disse que você é um dos filhos do tio Guto.
Aguardo seu email, para podermos trocar mais informações.
Um abraço, José Carlos.

Resposta

Link directo:

Família Mendes Moreira

#364800 | gmexia | 04 jan 2016 22:00 | Em resposta a: #170645

O apelido SANDE foi usado por quase todos os membros da famiíia Magalhães Mexia que descendem do casamento de Joaquim de Magalhães Mexia Macedo, desembargador da Casa da Suplicação, e de D. Catarina José Baião de Lança Pereira de SANDE Salema, natural do Torrão.

Um dos seus filhos, Jerónimo de Magalhães Baião de Sande Lança Mexia Salema (1811-1875), foi agraciado em 1855, com o título de Visconde do Torrão, e foi ascendente dos actuais condes das Alcáçovas.

Um outro filho de Joaquim de Magalhães Mexia Macedo, foi, ainda, ascendente dos condes do Ameal.

Gonçalo Magalhães Mexia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 02:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen