Famíla Gracias - goeses e luso descendentes

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Famíla Gracias - goeses e luso descendentes

#136367 | IsabelFont | 03 dez 2006 22:22

Caros confrades,
Sou neta de Bernardino João Salvador Gracias e bisneta de José António Ismael Gracias, ambos nascidos em Goa (ex- Índia Portuguesa).
Será que alguém frequentador deste fórum me pode dar mais informações sobre os meus antepassados, anteriores ao meu bisavô?
Obrigada
Mª isabel Gracias da Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Famíla GRACIAS - goeses e luso descendentes

#136880 | PCC | 10 dez 2006 16:40 | Em resposta a: #136367

Cara Maria Isabel Gracias da Fontoura,

Tenho alguns elementos sobre esta família de Goa, mais precisamente de Loutolim, lugar onde nasceu a minha mãe.

1. Bernardino João Salvador Gracias, seu avô, Professor de Liceus, nasceu em Nova Goa a 1/4/1889 e faleceu em Lisboa a 17/9/1966. Era Licenciado em Letras (secção de Filologia Gemânica) em 1917, e em direito em 1922 pela Universidade de Lisboa. Deixou obra publicada e foi sócio da Sociedade de Geografia de Lisboa, do Instituto de Coimbra e da Academia das Ciências, de Lisboa. Filho de:

2. José António Ismael Gracias, Historiógrado, arqueólogo, bibliógrafo, professor e funcionário público, nasceu em Loutolim, a 29/8/1857 e faleceu em Nova Goa a 27/1/1919. Foi um dos maiores investigadores do seu tempo e a ele deixou uma vastíssima obra publicada.

e de

3. Maria Lucina Pacheco

4. Joaquim Sebastião do Rosário Gracias, baptizado em Margão a 2/11/1832 com 8 dias. Casou em Loutolim a 22/1/1856 com

5. Maria Justina Lúcia da Santíssima Trindade Borges, de Curtorim, nascida a 7/6/1838.

8. Lourenço António Caetano Gracias, batizado em Loutolim (bairro Carvotta, de onde são todos originários) a 6/2/1802 de 8 dias. Casou em Loutolim a 3/6/1823 com

9. Ana Rita Senhorinha de Sousa, baptizada em Curtorim a 25/1/1810 de 8 dias.

16.. Miguel João Gracias, que deve ter nascido por volta de 1750. Teve um irmão José António Gracias, que nasceu a 4/8/1756

17. Teresa Rosaura Tavares

32. Lourenço Gracias, que deve ter nascido por volta de 1725. Casou em Loutolim a 10/5/1745 com

33. Celestina de Noronha, filha de Caetano de Noronha, de Loutolim, e de Emerciana de Noronha.

64. Francisco Gracias, que deve ter nascido em 1690-1700.

65. Mónica Dias

Estes útimos são os seus sétimos-avós Gracias.

Estou ao seu dispôr se precisar de mais informações. Eu gostaria de completar as gerações actuais desta grande família de intelectuais. Será que me pode ajudar? Estou particularmente interessado em saber a descedência completa do José António Ismael Gracias.

Melhores cumprimentos,

Pedro do Carmo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Famíla GRACIAS - goeses e luso descendentes

#136936 | IsabelFont | 11 dez 2006 12:15 | Em resposta a: #136880

Boa tarde,
Muitíssimo obrigada pela sua informação.
Os pontos 1, 2 e 3, já eu sabia até porque já publiquei, na Internet a biografia de meu avô (através do site de SuperGoa) e estou em vias de fazer o mesmo (com um primo) sobre o meu bisavô, pois realmente foram intelectuais brilhantes que merecem esta homenagem póstuma.
Procuro informação mais para trás, principalmente com datas, já que não sei onde encontrar certidões ou assentos de nascimento.
Já agora, posso saber quem é ou foi a senhora sua Mãe? Eu posso não conhecê-la, mas de cereteza primos neus ainda vivos a conhecerão.
Tenho informação muito incompleta (quanto a ascendentes, aguns descendentes e respectivas datas de nascimento, baptismo e morte) num software, de que posso extraír um documento. Mas como não é Word, não o consigo copiar para aqui. Se quiser fazer o favor de me dar o seu e_mail posso enviá-lo por essa via.
Não tem datas mais precisas sobre os antepassados anteriores aos bisavós? Ou tem meios para obtê-los?
Outra questão que se me põe e que gostava de aclarar, é de onde virá o apelido GRACIAS. Sabe, por acaso?
Cumprimentos
Mª Isabel Gracias da Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Famíla GRACIAS - goeses e luso descendentes

#136937 | IsabelFont | 11 dez 2006 12:25 | Em resposta a: #136880

(Continuação da resposta anterior)
Boa tarde caro confrade Pedro CC,
Presumo que se me dá estas datas tão concretas é porque teve aceso a assentos de baptismo ou certidões de nascimento? Será? ou foi informação via familiar? Gostava que me confirmasse,
Os meus agradecimentos,
Mª Isabel Gracias da Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Famíla GRACIAS - goeses e luso descendentes

#136946 | IsabelFont | 11 dez 2006 15:21 | Em resposta a: #136880

Caro Pedro do Carmo Costa,
Peço desculpa de as perguntas não irem todas de seguida, mas na altura não se proporcionou a questão.
Qual a relação e como, entre os antepassados nomeados na sua informação do GENEA como 16, 17, 32, 33, 64 e 65, com os restantes-anteriores. Há ali uma quebra que não percebi. Por enquanto estou nos meus tetravós.
Além do mais se souber algo da sua biografia, o que faziam na época, etc.. também agradeço essa informação.
Cumprimentos
MIGF

Resposta

Link directo:

RE: Famíla GRACIAS - goeses e luso descendentes

#137001 | PCC | 12 dez 2006 09:19 | Em resposta a: #136946

Cara Maria Isabel,

O meu email é pcarmocosta arroba gmail ponto com ou pcarmocosta@gmail.com

Poderei responder às suas questões por email, se preferir.
Quanto aos dados - consultei alguns paroquiais em Goa. Também consultei muitas habilitações de genere, de processos de ordenação de sacerdotes, no Paço Patriarcal, em Goa. As datas vêm daí.

Quanto aos números segui a numeração de Sosa-Stradonizt:

1 é o seu avô
2. é o pai do 1
3. é a mãe do 1

O pai de um número X é 2 vezes X
A mãe de um número X é 2 vezes X mais 1

Por exemplo, o número 16 é pai do 8, e é filho do 32 (2 vezes 16) e 33 (2 vezes 16 mais 1).

Desta forma:

Francisco Gracias, que deve ter nascido em 1690-1700, é pai de:

Lourenço Gracias, que deve ter nascido por volta de 1725. Casou em Loutolim a 10/5/1745. Que é pai de:

Miguel João Gracias, que deve ter nascido por volta de 1750, que é pai de:

Lourenço António Caetano Gracias, batizado em Loutolim (bairro Carvotta, de onde são todos originários) a 6/2/1802 de 8 dias. Que é pai de:

Joaquim Sebastião do Rosário Gracias, baptizado em Margão a 2/11/1832 com 8 dias. Que é pai de:

José António Ismael Gracias, que é pai de:

Bernardino João Salvador Gracias, seu avô.

A minha família de Loutolim é a família Quadros (mais precisamente Quadros e Costa).

Cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Famíla GRACIAS - goeses e luso descendentes

#137014 | IsabelFont | 12 dez 2006 12:21 | Em resposta a: #137001

Caro Pedro Carmo Costa,
Por acaso um primo - que conheci via GENEA, e que ainda não conheço pessoalmente - viu a mensagem e explicou-ma. Tinha suspeitado, mas não tinha a certeza da explicação. Não conhecia este tipo de numeração aplicada á genealogia.
Como prometido é devido, mandei-lhe um mail com um anexo com os descendentes de meu bisavô - os que tenho - e que concerteza não está completo.
Lembro-me de há uns anos, quando a minha filha estava na faculdade, ouvir falar num Prof Quadros e Costa, que será provavelmente da sua família.
Se procurar, por exº no Google, por "Bernardino Gracias" encontrará a sua biografia. E daqui a um tempo espero que vá encontrar tb. a do meu bisavô.
Cumprimentos de
Mª Isabel G.F.
MIGF

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 13:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen