Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#136484 | PinheirodeCampos | 05 dez 2006 13:08

Algum confrade que se desloque à Guarda poderia tentar procurar-me um casamento em Vilar Torpim ou na freguesia de Castelo Rodrigo? Parece-me certo ser na primeira pelos anos de 1870.

Se algum dos amigos o possa fazer peço que me diga alguma coisa.

Com amizade

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#136545 | macp | 05 dez 2006 20:43 | Em resposta a: #136484

Caro Filipe Campos
Eu, talvez, possa procurar o que pretende. No entanto, não poderá ser tão urgentemente como é provável que deseje, porque tenho que esperar por algum momento mais livre... e já tenho um confrade em espera por pedido idêntico. Se não for muito urgente...
Cumprimentos
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#136583 | virgilio31 | 06 dez 2006 11:05 | Em resposta a: #136545

Cara Maria,

Jà agora aproveito boleia se houver tempo. Não tem nada de urgente mas ajudaria

Baptismo:
- 1881: Joaquina Nobre Pernadas filha de Manuel Pernadas ( Qta de Valverdinho-RENDO) e Ana Joaquina Nobre (quinta dos Moinhos-VILA DO TOURO)

- 1875: Manuel Gonçalves filho de Antonio Gonçalves e Candida Maria Monteiro (PARADA)

OU
Casamento por volta de 1900
de Manuel Gonçalves e Joaquina Nobre Pernadas na RAPOULA DO COA

Se encontrar os avos seria feliz ...

Obrigado

M. Cabral
- França -

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#136584 | virgilio31 | 06 dez 2006 11:38 | Em resposta a: #136545

Cara Maria,

Jà agora aproveito boleia se houver tempo. Não tem nada de urgente mas ajudaria

Baptismo:
- 1881: Joaquina Nobre Pernadas filha de Manuel Pernadas ( Qta de Valverdinho-RENDO) e Ana Joaquina Nobre (quinta dos Moinhos-VILA DO TOURO)

- 1875: Manuel Gonçalves filho de Antonio Gonçalves e Candida Maria Monteiro (PARADA)

OU
Casamento por volta de 1900
de Manuel Gonçalves e Joaquina Nobre Pernadas na RAPOULA DO COA

Se encontrar os avos seria feliz ...

Obrigado

M. Cabral
- França -

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#140326 | macp | 15 jan 2007 16:35 | Em resposta a: #136584

Caro M Cabral
Encontrei, em 1894, Rapoula do Coa, o assento de casamento ( infelizmente sem os nomes dos avós) de Manuel e Joaquina, o qual poderá ser de muita ajuda na busca dos assentos de baptismo, porque indica a idade dos noivos. Procurarei estes assentos, logo que possa ( hoje já não me foi possível, porque disponho de muito pouco tempo cada segunda-feira e nem sempre!). Caso queira ver com seus próprios olhos, o assento, enviar-lho-ei via net, se me der o seu endereço electrónico. O meu é mariapontoalexandrinaarrobaoninetpontopt
Os meus cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#140333 | roz | 15 jan 2007 18:23 | Em resposta a: #140326

Cara Maria

Vejo como sempre esta' disposta a ajudar a todos e por isso atrevo-me a perguntar-lhe tambem.

Nao ha urgencia nenhuma. Em qualquer altura que lhe seja possivel agradecia se procurasse por meu trizavo Manoel Pires Ferreira, nascido em Figueiro da Serra (hoje pertence a Gouveia) em 1787, filho de Jose e de Francisca Pires Ferreira. Tinha 3 irmaos: Jose, Antonio e Francisco. Sei que qualquer deles tera' morrido depois de 1817.

Assim se encontrar seja o que for de qualquer deles e' uma ajuda imensa. Ja agora, sei que Antonio e Francisco eram padres, no caso de haver qualquer mencao disso.

Melhores cumprimentos.

Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#140352 | macp | 15 jan 2007 20:17 | Em resposta a: #140333

Cara Rosário
Vou tentar encontrar o seu trisavô, mas não posso promter urgência, porque uma hora e meia que tenho disponível por semana para esse efeito é, como calcula, pouquíssimo. Como digo: vou tentar.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#140357 | bandeira | 15 jan 2007 21:21 | Em resposta a: #136484

Caro Filipe:
Mande os dados,vou tentar encontrar.
Abraço
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#140367 | roz | 15 jan 2007 23:49 | Em resposta a: #140352

Cara Maria

Obrigadissima pela atencao. Como lhe disse nao tenho pressa.

Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#140488 | virgilio31 | 17 jan 2007 09:47 | Em resposta a: #140326

bom dia,

Como jà disse por correio-e (email), obrigado pela vossa ajuda.
Espero pelos promenores que podem ajudar a encontrar meus avozinhos

bem haja

M. cabral
rapoula AROBA free PONTO fr

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#140548 | ajrei | 17 jan 2007 21:30 | Em resposta a: #136545

Cara Maria,
Vivo no Alentejo, em redondo mas tenho a minha varonia a partir da Abitureira, Vila do touro, sabugal.
Se não lhe for pesado, gostaria de lhe pedir se me podia ver o baptismo de Manuel António da Fonseca Coutinho, filho de Bernardo Martins Proença e Catarina Pego Soares. Sei do casamento do mesmo Manuel em 1778, em Penamacor com Dona Ana Leitão Toscano de Sousa, e onde diz que todos aqueles eram de Vila do Touro. Presumo que o manuel poderá ter nascido nas décadas de 40 ou 50 daquele século.
Tenho esta linha parada pois não me é fácil a deslocação, também porque os meis afazeres profissionais me retém aqui por baixo.
Desde já agradecido e com os melhores cumprimentos,

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#140770 | mjgoncalves | 19 jan 2007 09:15 | Em resposta a: #140326

Cara Maria:
Bom dia, por vezes não se pode ser generosa : logo aparece uma fila enorme de candidatos a " abusar" desse gesto. Ora bem, eu estou nessa fila e gostaria de aproveitar " a sua boleia " no Arq. Dist. da Guarda para o seguinte : Não tenho nenhuma pesquisa específica a efectuar nessa zona - já que penso que o meu ramo não me forneceu indicativos ( pelo menos até hoje) de haver qualquer coisa na Guarda - mas, enquanto fizer as suas pesquisas se eventualmente for confrontada com algum sobrenome Asseca/Secca/Seca agradecia que me comunicasse. Pode ser?
Saudações fraternas
MariaJosé

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#140806 | macp | 19 jan 2007 15:20 | Em resposta a: #140770

Maria José
Vou estar atenta.
Cumprimentos.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#140807 | macp | 19 jan 2007 15:23 | Em resposta a: #140548

Caro António Rei
Vou tentar encontrar o assento, mas não será para já. Tenho outros compromissos e como já divulguei o tempo que posso dedicar a estes assuntos é muito pouco.
Os meus cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#141198 | macp | 22 jan 2007 20:24 | Em resposta a: #136484

Caro Filpe Pinheiro de Campos
Procurei Antónia Alves em Castelo Rodrigo ( 1875-1875) e em Vilar Torpim ( 1854-1875) e lamento dizer-lhe que não a encontrei.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#141236 | ajrei | 22 jan 2007 23:26 | Em resposta a: #140807

Naturalmente, quando e se lhe for possível.
Agradecido pela sua disponibilidade.

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#141891 | catarinacho | 27 jan 2007 01:08 | Em resposta a: #136583

Caro Cabral.

Tive uma pessoa de minha família, de nome Candida Maria Monteiro, nascida presumivelmente na Freguesia da Parada - Distrito da Guarda (porque minha família é de lá). Nasceu em 11/04/1923 e morreu em 20/01/1995. Filha de Manuel Catrinacho e Maria Cândida Gil. Apesar da diferenças, me chamaram a atenção o nome e a localidade. Sabe-se que era comum repetir nome de familiares (eu tenho o mesmo nome de meu avô). Será que se juntarmos nossos esforços poderemos descobrir se estamos falando da mesma família? É um ramo que me faltam informações.

José Catarinacho

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#141948 | macp | 27 jan 2007 16:53 | Em resposta a: #136484

Coloquei a mensagem seguinte no fórum, mas parece que , por lapso, não lha dirigi.
Procurei Antónia Alves em Castelo Rodrigo ( 1875-1875) e em Vilar Torpim ( 1854-1875) e lamento dizer-lhe que não a encontrei.
Cumprimentos.
Maria

Resposta

Link directo:

Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#141951 | Lourval | 27 jan 2007 17:13 | Em resposta a: #136484

Caro Filipe,
Você sabe de Teixeiras de Vila Real que teriam imigrado para Cidade Rodrigo cerca de 1850?
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#142582 | jarbas | 01 fev 2007 03:57 | Em resposta a: #136545

Cara Maria Pinto,
Peço sua ajuda no ADGuarda para localizar o registro de nascimento de Antonio Homem de Almeida, n. 18/01/184l, que segundo informações nasceu na cidade de Guarda.
Antecipo meus agradecimentos.
Jarbas

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#142943 | macp | 04 fev 2007 17:33 | Em resposta a: #142582

Caro Jarbas
Como eu já expliquei, tenho apenas cerca de uma hora por semana para ir ao Arquivo e nem todas as semanas o posso fazer, o que significa que qualquer ajuda que eu possa dar enferma deste problema da falta de tempo que, muitas vezes, não se compadece com a necessidade de obter respostas rápidas. Isto para lhe dizer que irei, com toda a certeza, arranjar um bocadinho para ir procurar esse assento, mas não poderá ser muito depressa. Tenho em mãos outros pedidos desde Dezembro a que quero responder em primeiro lugar. Assim, se tiver paciência para esperar sem saber quanto tempo, terei todo o gosto em ajudá-lo. Por favor, confirme-me o ano do nascimento.
Lamento que a minha ajuda não seja tão célere como desejaria.
Os meus cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#142980 | jarbas | 05 fev 2007 00:09 | Em resposta a: #142943

Não esquenta não. V. tem todo o tempo do mundo.

A data do nascimento de ANTONIO HOMEM DE ALMEIDA É 18/01/1841, na cidade Guarda. O seu pai chamava-se JOSE HOMEM DE ALMEIDA, casado com Eugênia de Jesus. Ambos devem ter vindo para o Brasil de 1845 a 1856.

Por aquilo que fizer, antecipo a gratidão.

Jarbas.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#143666 | Granja | 11 fev 2007 16:36 | Em resposta a: #136484

Caros Confrades

Estou com uma urgência em mãos acerca de um casamento e respectivop nascimento no Distrito da Guarda.

Será possível algum dos confrades dfar-me uma ajuda?

Pois bem, trata-se do casamento entre JOSÈ ANTÓNIO BORGES DA SILVA com LUISA JOSEFA, na freguesia de Nossa Senhora da Luz em LUZELOS, penso que Figueira de Castelo Rodrigo, o qual ocorreu antes de 1813

Do mesmo modo remeto ainda para o nascimento da referida LUISA JOSEFA na freguesia de São Martinho de Pinhel cuja filiação ignoro mas que certamente se poderá deduzir do casa,mento supra indicado.

Agradece todo o auxilio possivel

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#145579 | macp | 26 fev 2007 17:16 | Em resposta a: #140333

Rosário
Procurei em Figueiró da Serra entre 1773 e 1790 e não encontrei o seu trisavô, o que lamento. Salvaguardo sempre o facto de algumas páginas ( era um microfilme ) estarem ilegíveis e até, apesar do cuidado que tenho, me escapar alguma coisa.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#145580 | macp | 26 fev 2007 17:20 | Em resposta a: #140548

Caro António Rei
Procurei em Vila de Touro entre 1733 e 1758 e não encontrei o indivíduo que me pediu. Lamento imenso. Faço sempre a reserva de, por motivo de alguma página ilegível ou cansaço, me ter escapado algo. Tenho pena de não ter podido ser útil.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#145588 | roz | 26 fev 2007 17:47 | Em resposta a: #145579

Cara Maria

Muito obrigada por toda a sua atencao. Talvez um dia ainda o encontre...
Meus cumprimentos

Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#145774 | macp | 27 fev 2007 17:33 | Em resposta a: #145588

Cara Rosário
Caso encontre mais dados, diga qualquer coisa.
Cumprimentos.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#145832 | ajrei | 28 fev 2007 01:06 | Em resposta a: #145580

Agradeço de qualquer forma a sua amabilidade e o tempo que gastou.
Cumpimentos,
António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#145923 | macp | 28 fev 2007 17:31 | Em resposta a: #145832

Caro António Rei
Se conseguir obter outros daos, diga alguma coisa.
Cumprimentos.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#147663 | macp | 12 mar 2007 17:39 | Em resposta a: #142980

Caro Jarbas
Encontrei o indivíduo que indica. Nasceu na freguesia da Sé ( naquele tempo, havia várias como ainda hoje, mas algumas extinguiram-se) em 18 de Janeiro de 1843 e baptizado em 12 de Fevereiro. Se quiser que lhe envie via net o assento ou que lho envie por correio normal ( ou primeiro via net e depois por correio) , diga-me alguma coisa para mariapontoalexandrinaarrobaoninetpontopt.
Cumprimentos.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#148275 | farnezi | 15 mar 2007 02:00 | Em resposta a: #136484

Cara Maria

Vejo como sempre esta' disposta a ajudar a todos e por isso também atrevo-me a perguntar-lhe tambem. Meu nome é Paulo Farnezi e moro aqui na cidade de São Paulo no Brasil. Não tenho ninguém a quem recorrer se não aos confrades aqui.

Em qualquer altura que lhe seja possivel agradecia se procurasse pelo registro de batismo do irmão de minha avó José Almeida Praça, nascido na cidade de Guarda entre os anos de 1900 e 1910, filho de Joaquim D'Almeida Praça e Felicidade de Maria Praça. Como informação adicional, o registro de minha avó Maria Luiza de Almeida Praça foi feito em 27 de Janeiro de 1911 na diosese da Guarda, sendo esta a única informação que possuo.

Assim se encontrar seja o que for e' uma ajuda imensa.

Melhores cumprimentos.

Paulo Farnezi - São Paulo/Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#159259 | mtt | 13 jun 2007 18:46 | Em resposta a: #141948

Cara Maria Pinto
Por ter vindo a testemunhar a sua constante disponibilidade para com quem procura informação no distrito da Guarda, mais meritória ainda dado a escasso tempo que confessa ter livre, atrevo-me a acrescentar mais um pedido à sua lista de espera.
Procuro o assento de baptismo de uma mulher que veio a chamar-se Maria da Luz Pereira Sartoris, filha de um italiano, Giuseppe ou José Sartoris, e de Maria dos Prazeres.
O assento deverá constar nos livros de Vila Nova de Foz Côa (na informação que possuo consta apenas Vila Nova - Guarda, mas penso que a freguesia não poderá ser outra), entre os anos de 1866 e 1876.
Estou interessado nos dados sobre os pais, sobretudo se nestes se incluir qualquer referência ao casamento deles, e sobre os avós.
No caso de lhe ser possível satisfazer-me, peço-lhe que não atribua qualquer urgência a esta solicitação.
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#168361 | IsabelFont | 24 set 2007 13:30 | Em resposta a: #142943

Cara Maria,

Como muito bem disse um confrade aqui neste forum: não se pode ser generoso, não é? Há logo tendência para o abuso!
O facto é que me meti numa aventura, de tentar estudar as raízes da minha família e os ramos são tantos e tão longos, que não há "bolsa" que aguente a solicitação de tantas pesquisas aos AD.
Assim, vou-me atrever a pedir-lhe o seguinte:

Procuro a ascendência de minha avó paterna, Mª Edurada Xavier, que casou com meu Avô Mário Júlio Neves da Fontoura, em 11/02/1909.
Desta minha avó só sei:
1. Maria Eduarda Xavier, nascida em 21-08-1888, na Quinta do Pinheiro - Guarda, baptizada em 25 Oct 1888, na Freguesia de S. Vicente, concelho e Diocese da Guarda, filha de:
2. António Xavier da Costa Mimoso, de Linhares - Guarda, e de
3. Jerónima de Jesus Xavier, natural de Maçal da Ribeira - Trancoso - Guarda
4. Faustino da Costa Mimoso
5. Josefa Carolina Guimarães
6. Manuel Gonçalves
7. Amélia de Jesus Gonçalves, de Maçal da Ribeira, freguesia de Villares, Guarda.

Aquela minha avó tinha pelo menos 3 irmãos:
- Natália Xavier da Costa Mimoso (Coelho)
- Maria Vitória Xavier (Guimarães)
- José Xavier

Comprei a obra - Raízes da Beira - mas não consegui entroncar nenhum destes parentes. Ainda é muito cedo. Tenho que aprofundar muito mais.

Se me conseguisse encontrar o assento de batismo de António Xavier da Costa Mimoso (cerca de 1861 ?) e / ou o seu assento de casamento com Jerónima de Jesus Xavier - cerca de 1887(?), ficar-lhe-ia muito grata.

Será que que me pode ajudar?

Cumprimentos
MªIsabel Fontoura

Resposta

Link directo:

Maçal da Ribeira

#168364 | Lourval | 24 set 2007 13:48 | Em resposta a: #168361

Cara Isabel,

Tenho ascendentes em Maçal da Ribeira porém mais antigos. O mais recente é Manuel António de Andrade nascido em 08-06-1795, filho de Francisco de Andrade Afonso e Catarina Maria Nunes. Tenho 22 antepassados deste Manuel. Quem sabe você não descende dele também?

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Maçal da Ribeira

#168384 | IsabelFont | 24 set 2007 15:51 | Em resposta a: #168364

Caro Lourval,

Talvez, mas ainda não cheguei lá! Tenho que percorrer muito caminho ainda!

Mas, aproveito o seu contacto para lhe perguntar, está em Portugal ou no Brasil? Da leitura de alguns tópicos pareceu-me que estava no Rio de Janeiro; verdade?
Se assim for será que me pode ajudar noutra pesquisa, esta relacionada com o outro nome de família: Fontoura.

Sei que alguns trisavós meus emigraram para o Brasil - Rio de Janeiro; pelo menos estes:
- Francisco da Fontoura Madureira,
- Leonel da Fontoura Madureira e,
- Constantino da Fontoura Madureira, todos nascidos em Chaves e que foram para o Brasil aí pela década de 1830/1840.
Não sei se casaram no RJ se deixaram descenderam, e onde morreram!
Será que é possível investigar isto?
Poder-me-á dar uma pista de como e onde procurar?

Cumprimentos
MªIsabel Fontoura

Resposta

Link directo:

Maçal da Ribeira

#168393 | Lourval | 24 set 2007 17:13 | Em resposta a: #168384

Cara Maria Isabel,

Infelizmente estou em São Paulo, cerca de 250 km do Rio de Janeiro. Há um Fontoura Madureira que mora no Estado de Mato Grosso: Jeovani Fontoura Madureira. Pode ser seu parente pois é o único (com telefone) que existe no Brasil com este sobrenome. O telefone dele é: 66 3423 4124. Lembre-se que vocês estão quatro horas na nossa frente. Ele mora na cidade de Rondonópolis. O bairro (freguesia para vocês) é Vila Esperança, Avenida Bandeirantes nr. 3223. Se você decidir escrever para ele, eu procuro o código de endereçamento postas (CEP) para você.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Maçal da Ribeira

#168399 | Lourval | 24 set 2007 17:39 | Em resposta a: #168384

Maria Isabel,

O código de endereçamento postal (CEP) é: 78745-030.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#168415 | macp | 24 set 2007 21:18 | Em resposta a: #168361

Cara Maria Isabel
O problema apenas se põe porque não tenho, este ano, horário compatível com o horário do Arquivo. Mas vou tomar nota e ver o que posso fazer. Não prometo urgência.
Cumprimentos.
maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Arq. Distr. da Guarda - Mimoso, Linhares

#168427 | IsabelFont | 25 set 2007 00:08 | Em resposta a: #168415

Cara Maria,

Qq. ajuda é bem vinda.
Esqueci-me de dizer que acho que pode não ter havido o casamento entre:
2. António Xavier da Costa Mimoso, de Linhares - Guarda, e de
3. Jerónima de Jesus Xavier, natural de Maçal da Ribeira - Trancoso - Guarda,

já que os filhos não têm todos o mesmo apelido; pode ter havido uma perfilhação no baptismo, ou qq. coisa do género, não sei!

Fico aguardando com calma.
Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Maçal da Ribeira

#169618 | IsabelFont | 08 out 2007 14:42 | Em resposta a: #168399

Caro confrade Lourval,

Infelizmente não consigo falar pelo telefone!
Grata pelas sua informações, de qq. modo.

Por acaso sabe de algum confrade deste Fórum na zona do Rio de Janeiro?

Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#169620 | IsabelFont | 08 out 2007 14:51 | Em resposta a: #168415

Boa tarde confrade Maria,

Apenas para renovar o pedido e efectuar algumas correcções ao meu pedido de erros que detectei ao reler algumas certidões.

Procuro a ascendência de minha avó paterna, Mª Edurada Xavier, que casou com meu Avô Mário Júlio Neves da Fontoura, em 11/02/1909.
Desta minha avó só sei:
1. Maria Eduarda Xavier, nascida em 21-08-1888, na Quinta do Pinheiro - Guarda, baptizada em 25 Oct 1888, na Freguesia de S. Vicente, concelho e Diocese da Guarda, filha de:
2. António Xavier da Costa Mimoso, de Linhares - Guarda, e de
3. Jerónima de Jesus Xavier, natural de Maçal da Ribeira - Trancoso - Guarda
4. Faustino da Costa Mimoso, num assento e noutro assento diz Ludovino
5. Josefa Carolina Guimarães
6. Manuel Gonçalves
7. Amélia de Jesus Gonçalves, de Maçal da Ribeira, freguesia de Villares, Guarda.

Aquela minha avó tinha pelo menos 3 irmãos:
- Natália Xavier da Costa Mimoso (Coelho)
- Maria Vitória Xavier (Guimarães)
- José Xavier

Será que me pode saber se para estes dois últimos - Maria Vitória e José Xavier - os seus assentos, de freguesias da Guarda e que devem datar de 1890 ou 1891 ou 1892 já estarão no Arquivo? Ou ainda estarão nas Conservatórias respectivas?


Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#242837 | IsabelFont | 26 out 2009 01:30 | Em resposta a: #168415

Cara Maria A. Pinto,

Em tempos disse-me que iria ver se conseguiria tempo para esta pesquisa. Já lá vão 2 anos e decidi dedicar-me a outros ramos. Mas tenho que repegar este. Não sei se ainda anda por este fórum, mas atrevo-me a fazer-lhe de novo este pedido.

O facto é que me meti numa aventura, de tentar estudar as raízes da minha família e os ramos são tantos e tão longos, que não há "bolsa" que aguente a solicitação de tantas pesquisas aos AD.
Assim, vou-me atrever a pedir-lhe o seguinte:

Procuro a ascendência de minha avó paterna, Mª Eduarda Xavier, que casou com meu Avô Mário Júlio Neves da Fontoura, em 11/02/1909.
Desta minha avó só sei:
1. Maria Eduarda Xavier, nascida em 21-08-1888, na Quinta do Pinheiro - Guarda, baptizada em 25 Oct 1888, na Freguesia de S. Vicente, concelho e Diocese da Guarda, filha de:
2. António Xavier da Costa Mimoso, de Linhares - Guarda, e de
3. Jerónima de Jesus Xavier, natural de Maçal da Ribeira - Trancoso - Guarda
4. Faustino da Costa Mimoso
5. Josefa Carolina Guimarães
6. Manuel Gonçalves
7. Amélia de Jesus Gonçalves, de Maçal da Ribeira, freguesia de Villares, Guarda.

Aquela minha avó tinha pelo menos 3 irmãos:
- Natália Xavier da Costa Mimoso (Coelho)
- Maria Vitória Xavier (Guimarães)
- José Xavier

Comprei a obra - Raízes da Beira - mas não consegui entroncar nenhum destes parentes. Ainda é muito cedo. Tenho que aprofundar muito mais.

Se me conseguisse encontrar o assento de batismo de António Xavier da Costa Mimoso (cerca de 1861 ?) e / ou o seu assento de casamento com Jerónima de Jesus Xavier - cerca de 1887(?), ficar-lhe-ia muito grata.

Será que que me pode ajudar?

Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#242852 | macp | 26 out 2009 11:56 | Em resposta a: #242837

Bom dia, Maria Isabel
Com certeza, terei todo o prazer. Irei ao Arquivo, em princípio, amanhã à tarde. Dir-lhe-ei algo logo que possa.
Diga-me onde pensa que casaram essas pessoas.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#242860 | macp | 26 out 2009 12:35 | Em resposta a: #242837

Maria Isabel
Reparei agora que, a ter Jerónima de Jesus Xavier nascido por volta de 1887, terá então casado depois de 1900 e, neste caso, ainda não terão no Aqruivo os assentos de casamento. Veremos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#242883 | IsabelFont | 26 out 2009 16:17 | Em resposta a: #242860

Cara Maria A. Pinto,

Não, posso ter-me enganado; nem sequer fui verificar; mas, o que eu queria dizer é que minha bisavó Jerónima de Jesus Xavier deve ter casado por volta de 1887, já que a minha avó que eu acho que era a mais velha nasceu em Quinta do Pinheiro na Guarda, a 21 Ago 1888. Neste seu assento de baptismo diz: Os Pais foram recebidos nos Villares, concelho de Trancoso, Bispado da Guarda e são paroquianos moradores no dito lugar da Qta do Pinheiro. Ou seja, o seu casamento deve estar em Trancoso antes de 1888.

Portanto o seu baptismo (de Jerónima de Jesus Xavier), considerando os tais 25 anos, talvez esteja por volta de 1862 (?) em Maçal da Ribeira, concelho de Trancoso na diocese da Guarda.

Quanto ao Pai, António Xavier da Costa Mimoso teria nascido em Linhares - Guarda.

Será que esclareci?
Os meus melhores cumprimentos e desde já muito obrigada pela sua disponibilidade.
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#242886 | macp | 26 out 2009 16:56 | Em resposta a: #242883

Cara Maria isabel
Registado. Amanhã, terça, se encontrar algo, contacto-a.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#242927 | simonetr | 27 out 2009 04:21 | Em resposta a: #242886

Cara Maria A. Pinto,

Meu nome é Simone e sou de são Paulo, Brasil. Preciso localizar o registro de nascimento de minha avó que nasceu em Guarda no ano de 1907 para saber a "Freguesia" e o "Concelho", você teria como me ajudar?
Os dados dela são:
Nome: Ernestina de Jesus Almeida.
Data de Nascimento: 21 de outubro de 1907.
Local: Distrito de Guarda - Portugal.
Filha de: Salvador de Almeida e Maria Augusta Coelho.

Grata pela atenção

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#242931 | paulobsilva | 27 out 2009 10:01 | Em resposta a: #242883

Cara Isabel, se por acaso alguma vez pegar no concelho de Manteigas diga-se se pode procurar um registo de nascimento.

Muito obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#242939 | macp | 27 out 2009 12:33 | Em resposta a: #242927

Olá, Simone
Do pouco que eu sei, quer-me parecer que esses registos não estão ainda de posse do Arquivo. E, de qualquer maneira, as coisas funcionam ao contrário. Que eu saiba, não há forma de descobrir qual a freguesia em que nasceram, pois não há uma lista de nomes para se poder procurar. Creio que é necessário saber a freguesia para se poder começar a pesquisar. Assim, é muito difícil. É a minha opinião.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#242963 | simonetr | 27 out 2009 17:37 | Em resposta a: #242939

Olá Maria A. Pinto

Obrigada por responder!
Infelizmente a única informação que temos tanto na certidão de casamento, quanto na certidão de óbito de minha avó são "Local de nascimento: Distrito de Guarda - Portugal", não existe nenhuma informação sobre a freguesia. Meu pai disse que ela só comentava ter nascido em Guarda e que nunca se referiu a freguesia nem conselho.
Estamos querendo fazer a transcrição de casamento e óbito dela e no formulário da Embaixada estão solicitando essas informações, não sabemos onde conseguir.
Grata,
Simone.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#242974 | macp | 27 out 2009 18:46 | Em resposta a: #242963

Olá, Simone
Pois assim parece-me difícil. Mas é como já disse anteriormente, no Arquivo não existem documentos posteriores a 1900, salvo erro. Ainda estarão todos no Registo. Mas sem a indicação da freguesia e datas qualquer que seja o assento de que necessitem, não me pareve viável.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#242976 | macp | 27 out 2009 18:52 | Em resposta a: #242883

Maria Isabel
Já tenho o assento de casamento e encontrei os assentos de baptismo que apenas vou buscar outro dia ( por problemas de logística do Arquivo). Envio-lho digitalizado, por mail, se tiver a maçada de me contactar para pintoalexandrinaarrobasapopontopt
Foi muito fácil com as indicações que me deu.
Cumprimentos
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#243003 | IsabelFont | 28 out 2009 00:48 | Em resposta a: #242976

Cara Maria A. Pinto

Muitíssimo obrigada; vou entrar em contacto consigo por e-mail.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#245251 | dhelena | 30 nov 2009 23:01 | Em resposta a: #242852

Cara Maria Pinto

Desculpe estar a pedir-lhe uma pesquisa, mas do ADG responderam-me que como o meu pedido levava + de 1h de pesquisa não podiam satisfazer esse pedido.

- Necessito do assento de baptismo de Augusto Pissarra Junior, filho de Francisco Andrade Pissarra e de Teresa Andrade Pissarra, nascido na freguesia da Sé da Guarda entre 1860 e 1870, para conseguir entroncar num ascendente Francisco Andrade Pissarra.
Tenho 2 microfilmes da Sé da Guarda, mas não abrangem este período.
Agradecendo a cooperação com os cumprimentos
Dulce José

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#245291 | macp | 01 dez 2009 17:17 | Em resposta a: #245251

Dulce José
Com certeza, desde que não seja urgente.
Cumprimentos.
Maria Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#246097 | Ortigão | 16 dez 2009 17:59 | Em resposta a: #245291

Cara Maria Pinto

Por acaso não tinha planeado passar no arquivo da Guarda nestes próximos dias? Tinha um pedido para lhe fazer, mas tenho alguma urgência... estou a ponderar seriamente a hipótese de fazer os 600 km de viagem.
Já deixei uma mensagem de teor igual no forum, mas repito-a aqui. Precisava de saber os dados constantes dos assentos de baptismo de:

-Eusébio de Almeida, n. freg. e concelho Aguiar da Beira, 1869, f. de José de Almeida e Maria Rosa.
-Maria da Encarnação, n. freg. e concelho Aguiar da Beira, 1872, f. de Constantino de Jesus e de Maria Carolina.
-Maria de Jesus Baltazar, n. freg. e Concelho de Almeida, cerca de 1888, f. de Manuel Baltazar e Piedade Maria.

Se conseguisse estes dados até sexta era um verdadeiro milagre natalício!

obrigado,
Rodrigo Ortigao
rodortigao@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#246131 | macp | 17 dez 2009 16:11 | Em resposta a: #148275

Caro paulo Farnezi
Os documentos que procura ainda não se encontram no Arquivo Distrital da Guarda. Terão que ser pedidos, se não me engano, ao Registo Civil.
Cumprimentos
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#246158 | coviantiga | 18 dez 2009 00:23 | Em resposta a: #246131

Cara Maria
Já foi repetido por muitos dos confrades que lhe pedem dados , que são mais um, na fila !.
Eu peço-lhe também, mas algo diferente, evidentemente quando a sua boa vontade e disponibilidade o permitir.
Agradecia que perguntasse no Arquivo, onde poderei pesquisar o que vou transcrever, tirado de 1 livro sobre um Tio Bisavô meu, ( muito importante para prosseguir na genealogia, pois "parece que tem família")de que não encontro ....mais rasto, e consequente falecimento.
O que José Germano da Cunha diz na História e Arte do Concelho do Fundão, é o seguinte:
Dr.José de Campos Paes do Amaral, formou-se em teologia em 1862 e ordenou-se em 1864.Foi professor de ciências eclesiásticas no seminário de Castelo Branco (ONDE JÁ PROCUREI E NADA) e em 1868 Cónego da Sé da Guarda.Em 1876 foi vogal do concelho do Distrito e várias vezes governador Civil.(TAMBÉM JÁ VI LISTA DE GOVERNADORES CIVIS E NADA) Foi professor de matemática e teologia do Seminário da Guarda desde 1886.
Sei que em 1889 era vivo pois foi padrinho de 1 criança, conjuntamente com Maria Eugénia de Campos Paes do Amaral ( que aliás andou muito tempo sempre com ele até que se casou,QUE DIZEM QUE ERA FILHA) no registo de nascimento dela era filha de pais incógnitos..
Via Online já procurei tudo o que sei.Onde existirá na Guarda rasto de 1 pessoa que até foi alguém na vida da Guarda? Se me conseguir dar alguma pista agradeço.
Cumprimentos
M.Alice

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#246188 | macp | 18 dez 2009 16:26 | Em resposta a: #246158

Cara Alice
Esta quadra não é muito propícia a indagações dessa natureza. Acho estranho que não apareça na lista dos governadores civis. No entanto, vou passar palavra a pessoas que se interessam por estes assuntos. Logo que tenha alguma pista, comunicar-lhe-ei.
Bom Natal.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#246209 | Fmaia | 19 dez 2009 00:22 | Em resposta a: #246158

Cara Maria Alice

Peço desculpa por interferir, sem algo para acrescentar que lhe possa ser útil.
Gostava de saber se esse seu tio bisavô tem ligações familiares a Avô ou Farminhão.
Antecipadamente grato pela atenção que possa dispensar

Cordiais cumprimentos
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#246244 | coviantiga | 19 dez 2009 20:56 | Em resposta a: #246209

Caro Costa Maia
Todas as perguntas que por qualquer motivo são formuladas, podem ser de grande utilidade e a mim já me aconteceu.
Porém os únicos dados mais, sobre este Tio é que nasceu em 3/3/1840 no Castelejo , era filho de José Alexandre de Campos Paes do Amaral de Alpedrinha e de Maria Antónia Lopes Moreira do Castelejo ( tenho mesmo a certidão de nascimento), na Monografia de Alpedrinha também se refere que em 1858 quando era um jovem que andava a estudar em Coimbra e que com outros criaram o 1º Teatro em Alpedrinha.Depois o que acima transcrevi de outro livro.Na transcrição há hiatos de tempo de que nada fala,Não sei mais nada.Tenho até uma foto dele vestido de Cónego.
O nome fez-lhe lembrar que factos ligados a Avô e Farminhão? Como dizem no Castelejo que ele tinha família, sendo a tal Eugénia filha e chegando uma pessoa a falar em Angelina Vidal a famosa escritora, poetisa e activista como ligada a ele,não sei nada sobre isto Só sei os factos reais e os outros sobre as ligações de família , que são meramente especulativos.
Se houver qualquer dado, é sempre benvindo Fiquei curiosa.
Cumprimentos e Boas Festas
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#246246 | coviantiga | 19 dez 2009 20:59 | Em resposta a: #246188

Cara Maria
Obrigada pelo seu interesse e para si também os desejos de Santas Festas
Cumprimentos
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#246279 | Fmaia | 20 dez 2009 13:00 | Em resposta a: #246244

Cara Maria Alice

Realmente, o que tenho e que se relaciona com o nome em questão, é pouco mais do que nada. Chamou-me a atenção o facto da conjugação dos apelidos Campos/Paes do Amaral, porque, em Avô, existe uma família Paes do Amaral, em tempos ligada aos Coelho de Campos de Farminhão.
Tenho interesse neste ramo(meus parentes) mas iniciei há pouco a procura nos paroquiais pelo que, os dados que de momento possuo são, ainda, muito incipientes.
Parece-me ser mais uma coincidência do que um facto relevante, a dita conjugação.
De qualquer forma, no futuro,vou ter em devida conta este nome, pois nunca se sabe o que nos reservam os paroquiais.
Quanto à Guarda, o meu interesse reside mais propriamente em Almeida, onde tenho familiares próximos e muita pesquisa a fazer.
Retribuo os votos de Feliz Natal e que o proximo ano lhe seja fértil nestas andanças e desandanças da genealogia.

Cordiais cumprimentos
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#246282 | macp | 20 dez 2009 14:01 | Em resposta a: #246246

Recebi esta informação:
- procurar no livro do Jose Osório da Gama e Castro , 1902/3 , Diocese e Distrito da Guarda; Carlos de Oliveira Apontamentos para a monografia da Guarda,1940; e nos livros do Pinharanda Gomes nomeadamente História da Diocese da Guarda; Diocese Egitaniense do falecido Dr Sanches de Carvalho. E depois os Jornais da época....
Boas Festas.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#246301 | coviantiga | 20 dez 2009 20:37 | Em resposta a: #246279

Caro Costa Maia
Por acaso sabe como se chamam esses Paes do Amaral que existem em Avô? Aonde moram (Rua e assim) pois eu que ando à procura de primos que são vivos e terão sensivelmente a minha idade, se calhjar tenho neles alguns, e entrava em contacto com eles.
Como as pessoas vão viver para onde querem , onde se casam, onde têm emprego, nunca se sabe quando em Avô eu tenho alguns.!
Agradeço-lhe imenso se conseguir saber, quem são os que existem.se quiser entrar em contacto comigo pelo mail é alice ponto peixeiro arroba netvisão ponto pt
Muito obrigado
Cumprimentos e novamente Boas Festas
M.Alice

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#246319 | coviantiga | 21 dez 2009 01:41 | Em resposta a: #246282

Cara Maria
Desculpe.Não tinha reparado que a resposta era para mim. Eu procurei alguns destes livros quando tentei ver o que poderia haver sido escrito na altura.Porém são difíceis de encontrar.Só consegui comprar a Monografia. que não tem nada respeitante ao Tio.Obrigado.Vou tentar online o que poderei consultar mais ,e com sorte e quando fizer bom tempo, vou tentar se a vossa Biblioteca tem estes livros, consultá-los,, pois moro na Covilhã e agora é difícil à noite o gelo.
Obrigado pela sua rápida resposta.Se por acaso nas suas pesquisas para alguém encontrar o tal Tio agradecia depois me dissesse de maneira que a geneall me notifique da sua resposta , se não acaba por se perder o tópico, como acontece com tantos a que a gente não volta mais, se não nos é dirigido.
Obrigado mais uma vez e Boas Festas ,para quem dá tanto aos outros, com esse espírito de Natal permanente.
Um beijo da
M.Alice

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#246327 | macp | 21 dez 2009 10:56 | Em resposta a: #246319

Cara m. Alice
Se não foi notificada da resposta, talvez eu não a tenha colocado no "sítio" certo. Peço desculpa.
Então, quando vier à Guarda, diga qualquer coisa. Se eu estiver disponível, vou ter consigo.
Pois a Biblioteca nova está muito bonita e funcional, dizem, que ainda não entrei lá. Enquanto estiver este tempo (esta noite caiu mais uma boa quantidade de neve e as estradas estão péssimas), é muito perigoso, se não for uma necessidade urgente.
Boas Festas também para si ( e não exagere, só tenho pena de não poder ajudar mais, porque também eu tenho outros projectos e nem sempre tenho disponibilidade para a urgência dos pedidos)
Beijos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#246498 | coviantiga | 24 dez 2009 23:59 | Em resposta a: #246301

Caro Costa Maia
Perguntava-lhe novamente se por acaso me consegue dar um pouco de luz à curiosidade que me despertou
Cumprimentos
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#248636 | Bento Miguel | 28 jan 2010 01:00 | Em resposta a: #246498

Olá a todos

Faço investigação regularmente no Arquivo Distrital da Guarda, sempre que possa ajudar fica o contacto daquenielarrobahotmailpontocom

Até breve

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#249303 | Fmaia | 06 fev 2010 00:04 | Em resposta a: #246301

Estimada M. Alice

Peço desculpa por so agora responder. Tenho andado um pouco arredado do Fórum e, quando cá venho, por vezes passam-me despercebidas as msgs.
De qualquer forma, para responder à sua questão p.f. dê uma olhada ao tópico "Avô (Oliveira do Hospital).
Como lhe referi, ainda estou um pouco atrasado nestas pesquisas.

Cordiais cumprimentos
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#249307 | coviantiga | 06 fev 2010 01:16 | Em resposta a: #249303

Caro Costa Maia
Obrigada pela sua ajuda
Cumprimentos
M.Alice

Resposta

Link directo:

Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#360541 | jvazcarvalho | 18 ago 2015 13:08 | Em resposta a: #246097

Boa tarde.

Não sei se venho a tempo, o Eusébio de Almeida e a Maria da Encarnação são meus bisavós e tenho os assentos de baptismo e de casamento de ambos.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 03:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen