Carreço - Viana do Castelo

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Carreço - Viana do Castelo

#136500 | João Pinho | 05 dez 2006 16:12

Boa tarde.

Uma parte da minha família é da Freguesia de Carreço, Concelho de Viana do Castelo, onde habito. Já tenho a minha árvore genealógica avançada e por isso gostaria de procurar descendentes desta freguesia em qualquer parte do país.

Quem me puder ajudar agradeço.

João Nuno Amorim de Pinho.

Resposta

Link directo:

RE: Carreço - Viana do Castelo

#136606 | João Pinho | 06 dez 2006 16:50 | Em resposta a: #136500

Renovo o pedido.

Um abraço.

João Nuno Amorim de Pinho.

Resposta

Link directo:

RE: Carreço - Viana do Castelo

#136607 | mtavares | 06 dez 2006 17:14 | Em resposta a: #136606

joão:
Conta comigo para ascendentes. Envia-me um mail e diz se queres q te mande alguma coisa em GED ou PAF?
Abraço
luis

Resposta

Link directo:

Carreço- Joaquim M. Laginha c.c. Maria R. Moreira

#184169 | Jpteixeira | 09 fev 2008 01:33 | Em resposta a: #136607

Caro Luís :

Procuro o registo de casamento de Joaquim Martins Laginha (de Carreço) com Maria Rodigues Moreira (de Afife), realizado cerca de 1860-1868. Este casamento também poderia ter sido realizado na freguesia da noiva, ou seja em Afife.
Se por acaso tiver alguma informação deste casamento, agradecia que me facultasse tal informação.

Cumprimentos
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Carreço- Joaquim M. Laginha c.c. Maria R. More

#202782 | ORNELLAS | 10 jul 2008 02:48 | Em resposta a: #184169

Caro amigo , saudações.
Sou descendente da familia Moreira ,vinda de portugal , tenho em meu poder os passaportes , Governo Civil de Braga ,15 de junho de 1823 ou(1893) concedido a Sr°
Jose luiz Pedreira , natural de Comluzes ,Conselho de Monção ou Monsão e residente Alvorao , Conselho dos Eticos de Vallo de Vaz, districto de Viannão do Castello ,com Esposa Anna e um filho de 11 anos.Infelizmente ilegivel os nomes.Embarcado em Lisboa E passaporte de Governo Civil do Districto de Porto ,consedido a Domingos MOREIRA Michellas datado 08 de fevereiro de 1883 com 24 anos desembarcou Rio de Janeiro dia 11 de março de 1883 e Antonio Moreira Michellas
Abraço ao dispor Gilberto Antonio Michel

Resposta

Link directo:

RE: Carreço - Viana do Castelo

#245741 | LOURENCOLX | 08 dez 2009 01:55 | Em resposta a: #136606

Caro João Pinho

Só hoje é que vi a sua mensagem! Tenho 5 gerações de avoengos "de Pinho" que termina com a minha trisavó

Maria Josefa de Pinho *21 Out 1835, mas todos nascidos em Caminha, será que os seus Pinho têm origem em Caminha onde sei que eram um número considerável já no ínicio do séc. XVIII!

Meus melhores cumprimentos

Fernando Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Carreço- Joaquim M. Laginha c.c. Maria R. Moreira

#246536 | Casimiro | 26 dez 2009 18:00 | Em resposta a: #184169

Caro Júlio Sousa:
Se ainda estiver interessado em dados sobre Joaquim Martins Laginha (Carreço) e Maria Rodrigues Moreira (Afife), informe-me, que eu o poderei elucidar.
Um abraço,
Casimiro Puga, de Afife.

Resposta

Link directo:

RE: Carreço- Joaquim M. Laginha c.c. Maria R. Moreira

#246538 | Jpteixeira | 26 dez 2009 18:57 | Em resposta a: #246536

Caro Casimiro:

Muito obrigado pela amabilidade e atenção manifestada. Contudo, já tenho o registo do casamento do casal em referência, do qual extraí informações importantes, designadamente sobre os pais e avós de Joaquim Martins Laginha, estando, no entanto,
interessado em obter mais informações sobre "todos" os Laginhas de Carreço ou de outras freguesias de Viana.
No caso concreto do casamento de Joaquim Martins Laginha com Maria Rodrigues Moreira, sei que tal casamento ocorreu na data de 23 de Maio de 1868, na freguesia de (Santa Cristina) de Afife, ele da idade 23 anos, solteiro morador no lugar de Carreço e ela com 35, viúva de Manuel Baptista de Moraes, moradora no lugar da Poça.
Se dispuser de mais informações sobre o ramo Laginha estou naturalmente interessado, pelo que agradeço, antecipadamente, a sua disponibilidade.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Carreço- Joaquim M. Laginha c.c. Maria R. Moreira

#246641 | Casimiro | 28 dez 2009 17:53 | Em resposta a: #246538

Caro Júlio Sousa:
Mesmo que não esteja interessado, mando-lhe os seguintes dados:
A Casa do Laginha em Afife ficava situada no lugar da Poça, mas como hoje a entrada principal passou para um portão que existe mais a sul da porta original, virado para o Largo 25 de Abril e confinante com a Casa do Povo de Afife, passou a ter as duas moradas. Nesta casa, onde casou o Joaquim Martins Laginha, de Santa Maria de Carreço, com a Maria Rodrigues Moreira (Botão) em 23-05-1868, nasceu o padre António Tomás Rodrigues Moreira, irmão da antecedente, nasceu a 15-10-1824 e faleceu em 10-04-1862.
Se eu for neste momento à varanda da minha casa, virada ao mar, dou de caras com o Solar do Laginha, hoje Turismo de Habitação, mas herdeira da antiga Casa do Laginha. A casa grande e solarenga, embora já restaurada para turismo, mantem a genuína traça antiga. Nos terrenos em derredor foram construidos mais 7 ou 8 apartamentos, uma piscina e bar e restaurante, tudo para turismo.
O pai do Padre António Tomás e da Maria, era conhecido pelo Firrança da Poça. Há quem diga que ele, José Rodrigues Botão, foi um hábil pintor, tendo pintado e dourado o altar-mór da Igreja Paroquial de Afife. Nesta altura a casa era conhecida pela Casa dos Moreiras da Poça.
O último proprietário do Solar do Laginha, João Isidro da Mota Laginha de Castro, falecido este ano de 2009, era bisneto de Joaquim Martins Laginha e de Maria Rodrigues Moreira. Era filho de Joaquim Martins Laginha, nascido em Afife e empreiteiro em Lisboa, neto paterno de Camilo de Castro, nascido em 17-11-1876 em Santa Marinha de Gontinhães, hoje Vila Praia de Ancora e de Rosa Martins Laginha, nascida em 20-05-1869, casada com o Camilo em 21-07-1900 e falecida em 04-01-1948, tudo em Afife. O Camilo de Castro (pescador) era de ascendência de La Guardia, Galiza (se for preciso os antecedentes dele também os tenho). Bisneto de Joaquim Martins Laginha de Santa Maria de Carreço e de Maria Rodrigues Moreira, de Santa Cristina de Afife, filha do Firranca da Poça. O Joaquim Martins Laginha, depois de enviuvar, tornou a casar em Afife em 27-04-1889 com Rosa Alves do Poço, nascida esta em 16-11-1847 e filha de Camilo Alves do Poço (N-18-04-1814) e de Josefa Pires (N-S. Pedro de Soutelo), do lugar da Folgosa ou Cabriteira, em Afife, neta paterna de Manuel Alves do Poço e de Rosa Enes Bandeira e neta materna de Manuel Pires Ramos e de Maria do Carmo, esta exposta e criada em casa de Catarina Franca, do lugar da Barrosa, freguesia de S. Pedro de Soutelo.
Por aqui me fico e se quiser algum dado mais concreto, é só dizer.
Cumprimentos.
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Carreço- Joaquim M. Laginha c.c. Maria R. Moreira

#246738 | Jpteixeira | 29 dez 2009 23:37 | Em resposta a: #246641

Caro Casimiro Puga:

Muito obrigado pelas informações prestadas acerca das ligações de Joaquim Martins Laginha e de Maria Rodrigues Moreira, bem como ao próprio Solar do Laginha, que já tive oportunidade de ver na Internet. Desconhecia o segundo casamento de Joaquim Martins Laginha com Rosa Alves, do Poço. o Joaquim Martins Laginha, bisavô do Sr. João Isidro da Mora Laginha de Castro, nasceu a 26-11-1844 e era filho de José Martins Laginha e Rosa Alves Fernandes, lavradores da freguesia de Carreço, neto paterno de Manuel Martins Laginha e Antónia Martins do dito lugar de Carreço e netos maternos de João Alves e Teresa Fernandes, naturais do lugar de Abelheira, freguesia da Colegiada Matriz de Viana do Castelo.
Sem prejuízo de outras informações sobre os laginhas de Carreço, interessa-me ir o "mais longe" possível neste ramo Laginha, ou seja, saber algo sobre o atrás referido Manuel Martins Laginha casado com Antónia Martins, provavelmente por volta de 1790. Assim, se tiver alguma informação sobre aquele casamento ou outros dados( mais recentes) sobre os Laginhas, estou de "braços abertos" para receber tal informação.
Aproveito a oportunidade para lhe desejar um Bom Ano Novo de 2010 para si e para os seus.

Com os meus cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Carreço- Joaquim M. Laginha c.c. Maria R. Moreira

#246768 | Samuel C O Castro | 30 dez 2009 11:46 | Em resposta a: #246641

Prezado Casimiro,

Notei que possuis muitos elementos genealógicos do apelido Castro, que acima expuseste. Se não lhe for causar incômodo, peço-lhe a especial gentileza de fornecer-me a descendência, como também a ascendência do Camilo de Castro (Pescador), pois gostaria de ver se consigo entroncar o ramo dele junto aos demais de minha base. Podendo enviar para castro.genealogia arroba ig.com.br .

Antecipo agradecimentos. Meus votos de um FELIZ 2010. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Carreço- Joaquim M. Laginha c.c. Maria R. Moreira

#281772 | catarinadias | 15 jul 2011 03:12 | Em resposta a: #246538

Caro Júlio

Aqui vim parar por acaso, a minha Avó materna chamava-se Celeste Laginha , era filha de 2º Casamento de Manuel Alves Laginha , que de seu 1º casamento teve também filhos em Carreço, segundo parece muitos emigraram para o brasil, poderei tentar saber informações com mais detalhe, mas serão poucas.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 12:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen