Morais Sá Correia e Castro, de Tarouca e Aldeia Ga

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Morais Sá Correia e Castro, de Tarouca e Aldeia Ga

#13657 | LCM | 03 dez 2001 18:28

Família Morais Sá Correia e Castro, originária de Tarouca, a que pertenceu o 1º Visconde de Azenha. Um irmão deste, Francisco, casou em Alenquer com D. Maria José de Menezes de Vasconcelos Lobo de Torneio (vd. tópicos "Jaques de Magalhães Lobo de Torneio" e "Vasconcelos e Menezes") e foram avós do 1º Visconde da Merceana, José de Menezes Correia de Sá.

Agradeço informações.
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sá Correia e Castro, de Tarouca e Aldeia Ga

#17272 | limad | 15 fev 2002 20:38 | Em resposta a: #13657

"MARIA
Nasceu a 03 de Janeiro de 1763. Foi baptizada na freguesia de Aldeia Galega a 12 de Fevereiro. Foram padrinhos, Agostinho Jacques de Magalhães Lobo de Torneio e Nossa Senhora da Piedade".
"HENRIQUE
Nasceu a 31 de Outubro de 1769. Foi baptizado na freguesia de Aldeia Galega a 14 de Dezembro. Foram padrinhos, O Exmº Senhor Henrique José de Carvalho e Melo , Conde de Oeiras e Gentil Homem da Câmara do Príncipe Nosso Senhor, representado pelo Capitão José Barbosa de Lima e a Ilmª e Exmª Senhora Dona Maria Francisca Xavier de Daun , filha de Ilmº e Exmº Senhor Sebastião José de Carvalho , Conde de Oeiras, representada por Francisco Jacques de Magalhães Lobo Torneio Pais de Oliveira".
"MANUEL JACQUES LOBO DE TORNEO
Natural de Aldeia Galega.
Casou com Dona MARIA DOROTEIA CAMELO, natural dos Anjos, Lisboa"
Ver registos paroquiais de Aldeia Galega. Há vários Torneo/Torneio.

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sá Correia e Castro, de Tarouca e Aldeia Ga

#17286 | LCM | 15 fev 2002 23:24 | Em resposta a: #17272

Muito obrigado pela sua resposta. Já conhecia as informações que me enviou, pois "bati" todos os paroquiais de Aldeia Galega. É uma freguesia interessante do ponto de vista genealógico e prestava-se a um trabalho de conjunto sobre todas as famílias principais.

Cumprimentos,
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sá Correia e Castro, de Tarouca e Aldeia Ga

#122035 | cverde | 02 jul 2006 00:33 | Em resposta a: #17286

Tem algumas informações sobre a família Caiano da Merceana, com origens na freguesia de Lavos da Figueira da Foz?

A minha avó era filha ilegitima de Graciano da Silva Caiano e muito gostaria de saber mais sobre esta família.

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sá Correia e Castro, de Tarouca e Aldeia Ga

#122040 | LCM | 02 jul 2006 10:35 | Em resposta a: #122035

Caro Luís Figueira,

Não tenho nada sobre a família Caiano. Consultei os paroquiais de Aldeia Galega em 2001, não me lembro se vi ou não este apelido.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sá Correia e Castro, de Tarouca e Aldeia Ga

#122042 | cverde | 02 jul 2006 12:08 | Em resposta a: #122040

De qualquer maneira muito obrigado pela rápida resposta.

Cumprimentos

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sá Correia e Castro, de Tarouca e Aldeia Ga

#122064 | Samuel C O Castro | 02 jul 2006 21:33 | Em resposta a: #13657

Estimado Lourenço Correia de Matos,

O irmão do 1º Visconde de Azenha, Francisco, que referiste, a única informação que tenho é a seguinte: "b) Francisco – Casou na Merciana, junto a Lisboa". Pergunto-lhe se o mesmo assinou Castro ? É dele a descendência informada pelo colega "limad" ? Agradeço pele atenção. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sá Correia e Castro, de Tarouca e Aldeia Ga

#122166 | PinheirodeCampos | 04 jul 2006 15:51 | Em resposta a: #13657

Caro Lourenço

Essa gente entra nos Doutel que penso incluir num dos tomos.

Que acha?

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Morais Sá Correia e Castro, de Tarouca e Aldeia Ga

#122167 | PinheirodeCampos | 04 jul 2006 15:52 | Em resposta a: #122064

Caro Samuel

Peço que me mande de novo o seu mail.

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

Morais Correia e Castro, em Moçambique

#175673 | jliberato | 08 dez 2007 17:25 | Em resposta a: #13657

Caro Lourenço,
Assento da Ilha de Moçambique:
Aos 17-10-1844 faleceu Francisco Morais Correia de Castro de idade de 45 anos e foi sepultado no cemitério de Nossa Senhora da Saúde.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Morais Correia e Castro, em Moçambique

#175682 | LCM | 08 dez 2007 18:46 | Em resposta a: #175673

Caro José Liberato,

Muito obrigado pela informação. O Jorge Forjaz prepara um trabalho sobre as famílias da Ilha de Moçambique à semelhança do que fez com Macau e Índia.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Morais Correia e Castro, em Moçambique

#175689 | Samuel C O Castro | 08 dez 2007 19:31 | Em resposta a: #175682

Estimado Lourenço Correia de Matos,

Como talvez tenha lhe passado despercebido, se puder responder-me o que lhe questionei aqui na mensagem de 2.7.2006, muito lhe agradeço. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Morais Correia e Castro, em Moçambique

#175696 | LCM | 08 dez 2007 20:26 | Em resposta a: #175689

Caro Samuel de Castro,

Aqui fica o que tenho sobre esta gente.

Cumprimentos
LCM

_______________________________________________

III - D. MARIA JOSÉ DE MENESES DE VASCONCELOS LOBO DE TORNEIO, n. na Golegã, N.ª Sr.ª da Conceição, e foi bapt. a 13-8-1817 e f. em Aldeia Galega da Merceana a 26-8-1858, sendo sepultada na Capela de N.ª Sr.ª da Piedade . Herdeira da Quinta de João Carneiro.
C. em Alvados, Porto de Mós, com MARTINHO DE MORAIS SÁ CORREIA E CASTRO , n. em Aldeia Galega da Merceana, Alenquer, a 12-11-1813 e f. aí a 27-3-1871, sepultado na mesma Capela de sua mulher . Moraram na sua Quinta da João Carneiro .
Era filho de Francisco de Morais Sá Correia e Castro (irmão do 1º Visconde da Azenha ), n. em S. Pedro de Tarouca, e de sua mulher, com quem c. na Capela do Palácio Marialva em Belém, Lisboa , D. Ana Perpétua Xavier do Céu Boucinha, n. em Aldeia Galega da Merceana a 11-6-1778 , e f. aí a 20-3-1821 ; neto paterno de Bernardo de Morais Madureira, n. em S. Pedro de Tarouca, cerca de 1732, proprietário, Familiar do Santo Ofício (carta de 20-4-1752) , e de sua mulher, D. Maria Josefa de Sá Correia e Castro , Dona da Câmara da rainha D. Maria I (nomeada a 16-5-1790, com antiguidade de 25-4) ; neto materno do Francisco Xavier Boucinha , n. em Alvados, cerca de 1723, e f. em Aldeia Galega da Merceana a 26-5-1794 , fez testamento e foi amortalhado no hábito da Ordem de Cristo de que era Cavaleiro (1754) , Doutor de Capelo pela Universidade de Coimbra , e de sua 2ª mulher, com quem c. na Capela da Quinta da Corugeira dos Marqueses de Marialva, em Aldeia Galega da Merceana, a 3-8-1775 , D. Maria Ana do Céu de Campos Ribeiro e Carvalho, n. em Lisboa, S. Nicolau e f. em Aldeia Galega da Merceana a 20-7-1778 .
Filhos:
IV - MARIA, n. em Aldeia Galega da Merceana a 16-10-1847 ; deve ser a D. Maria Antónia de Meneses Correia de Sá que participa a morte do irmão, Visconde de Merceana, em 1921; s.m.n..
IV - FRANCISCO, n. em Aldeia Galega da Merceana a 4-10-1848 , s.m.n..
IV - JOSÉ, que segue.
IV - MARTINHO, n. em Aldeia Galega da Merceana a 27-11-1851 , s.m.n..

IV - JOSÉ DE MENESES CORREIA DE SÁ, 1º Visconde de Merceana , n. em Aldeia Galega da Merceana a 22-9-1850 e f. em Lisboa, na Rua da Emenda, n.º 111, a 1-8-1921, sendo sepultado no Cemitério de Charnais no dia 2 .
Proprietário e capitalista em Aldeia Galega da Merceana “onde a sua morte foi muito sentida, visto que era muito respeitado e considerado por todos, e concorreu bastante para que ali se fizessem melhoramentos” , tendo sido também chefe do Partido Progressista do concelho de Alenquer e administrador do Banco Nacional Ultramarino.
Foi agraciado com o título de Visconde de Merceana, em sua vida, por decreto da Rainha Regente, em nome do Rei D. Carlos, de 11-10-1895 e carta de 6-12 .
Era proprietário da referida Quinta de João Carneiro que foi herdada por seu filho, e da Quinta da Grila, que vendeu a seu primo José de Almeida e Silva no princípio do séc. XX .
Foi admitido como sócio do Real Club Tauromáquico Português a 28-12-1914, com o n.º 533, de que se despediu a 16-5-1919.
Não casou mas teve um filho, Artur de Meneses Correia de Sá (ou Artur Nunes Correia de Sá, nome que usava quando da morte do pai), n. a 28-4-1881. Em 1921 era secretário da Direcção do Banco Nacional Ultramarino e foi 2º Visconde de Merceana por mercê de D. Manuel II no exílio, de 6-2-1923 .

Resposta

Link directo:

RE: Morais Correia e Castro, em Moçambique

#175731 | Samuel C O Castro | 09 dez 2007 11:16 | Em resposta a: #175696

Estimado Lourenço Correia de Matos,

Os dados que informaste foram muito úteis para minha base, o que muito lhe agradeço.

Referindo-me ao Bernardo de Morais Madureira que citaste, creio ser o mesmo que está aqui em: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=181277, que para a esposa tenho os seguintes nomes: Maria Josefa Correia de Morais (ou Maria Correia de Morais Castro,ou Maria Rosa de Morais e Castro Doutel Correia de Sá), que me consta também ter sido Dama de Honra de D. Carlota, Princesa do Brasil, com as seguintes bibliografias: NFP, vol VII, Madureira, $29, N13 – NPB, vol II, pg 36 - RFTGP, Tomo I, pg 183.

Quanto aos filhos desse casal, além do Francisco que citaste e, Martinho e Rita que estão no link do Geneall informado, me consta ainda:
- Antônio
- Bernardo Correia de Morais – Visconde de Azenha
- .................. Cônego em Braga

Muitíssimo obrigado pelas informações. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Morais Correia e Castro, em Moçambique

#224768 | beatriz moraes | 23 mar 2009 20:30 | Em resposta a: #175731

caro, samuel,
gostaria, por favor, informar sobre a família moraes da aldeia galega e que depois instalou-se em vale verde, esporões, tarouca. por acaso custódio de morais e miguel de moraes do período de 1700 a 1800 encontram-se na sua pesquisa? tem parentesco com esses ascendentes dos moraes? se vc tiver informação ajude-me nessa investigação.
obrigada.
bmoraes.

Resposta

Link directo:

RE: Morais Correia e Castro, em Moçambique

#224804 | Samuel C O Castro | 24 mar 2009 11:22 | Em resposta a: #224768

Prezada Beatriz,

Gostaria muito de poder ajudá-la, mas minha pesquisa limita-se a todos os ramos interligados à família Castro. Em sua ancestralidade, se vieres a encontrar alguma linhagem Castro e desejar informações, estou a disposição. Ok.

Desejo-lhe boa sorte nas pesquisas. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Morais Correia e Castro, em Moçambique

#224830 | beatriz moraes | 24 mar 2009 16:51 | Em resposta a: #224804

Olá, Samuel,

Agradeço muito. Vc deve estar no mesmo caso em que eu estou. Procuras ramos interligados a um sobrenome específico. Que tenhas boa sorte, também, em suas pesquisas.

Beatriz.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 12:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen