Comenda de São Pedro de Caíde de Rei

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Cargos | Pessoas | Famílias

Comenda de São Pedro de Caíde de Rei

#136598 | cristiano | 06 dez 2006 14:50

Estou a ler o Tombo de Bens da Comenda de São Pedro de Caíde de Rei de 1613, no concelho de Lousada (extinto concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega).

Neste documento figuram inúmeros indivíduos desde o Comendador, aos tabeliães, enfiteutas de diversos casais desta freguesia, etc.

Gostaria de partilhar alguns dados com os restantes participantes do Fórum e obter mais alguns dados que acrescentassem algo a uma breve biografica de cada um destes personagens.

Dom Frei Manuel de Ataíde e Azevedo - Tratar-se-á do filho de D. Manuel de Azevedo senhor da Honra de Barbosa. É o Comendador.

Gaspar Vieira - Penso que se trata do filho de Belchior do Couto e Antónia Soares, todos naturais do extinto concelho de Bem Viver. Era morador no Porto e advogado e Procurador na Casa da Relação desta cidade. Casou com Maria Pinta e 2ª vez com Maria Brandoa. É o Juiz deste Tombo.

Amador de Sousa - Para além de ser o tabelião nomeado para este Tombo, era também foreiro da dita igreja, com metade do casal da Seara, ainda em Caíde de Rei. Casado com Guiomar Brochada. Tinha pelo menos um filho, Francisco Brochado, que assina como testemunha.

Luís de Queirós - Reitor da dita igreja nesta data.

Jerónimo Ferraz - Natural de Santa Cruz de Riba Tâmega, é representante do Ouvidor.

António Domingues Nogueira - Morador no mesmo concelho e igualmente representante do ouvidor.

Gregório de Magalhães Coelho - Procurador pelo Comendador no dito Tombo.

Licenciado João Nunes - Corregedor da Comarca de Guimarães

Casais Foreiros:

Casal da Seara - Amador de Sousa e sua mulher traziam este casal (metade) que tinha sido dos pais de Amador de Sousa. Estes tinham-no comprado a Gonçalo Gaspar e sua mulher Maria Pires que era terceira vida.

Casal da Seara (metade) - Traziam André Fernandes e Gonçala Antónia que lhes tinha ficado de André Fernandes, pai do enfiteuta.

Casal da Lage - André Francisco e Isabel Francisca. A mãe de Isabel Francisca era terceira vida neste casal, tendo dotado o genro.

Casal do Lagarteiro - Gonçalo Dias e Bratis Camela em que Gonçalo Dias era terceira vida e que tinha sido de seu pai Pero Dias.

Há um conjunto de outros foreiros da Comenda e outros elementos que tiveram participação neste Tombo.

Agradeço outros dados acerca de qualquer um destes intervenientes no referido Tombo.

Cumprimentos,

Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Comenda de São Pedro de Caíde de Rei

#137324 | cristiano | 15 dez 2006 11:43 | Em resposta a: #136598

Renovo pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Comenda de São Pedro de Caíde de Rei

#139877 | cristiano | 11 jan 2007 12:15 | Em resposta a: #136598

Renovo Pedido

Resposta

Link directo:

RE: Comenda de São Pedro de Caíde de Rei

#200273 | paribas | 13 jun 2008 17:56 | Em resposta a: #136598

Ola Cristiano

Faço investigação genealógica nessa zona geográfica nomeadamente na extinta santa cruz de riba tamega ( e todo o concelho de Penafiel, particularmente a zona limitrofe com Marco de Canavezes e Amarante ), nos apelidos, Leal, Beça, Andre e Pires.

Se encontrou algo pedia-lhe que me informasse!

1 abraço

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Comenda de São Pedro de Caíde de Rei

#200278 | coimbra | 13 jun 2008 20:11 | Em resposta a: #200273

Ricardo, filho da Raquel ?
Se és, tenho novidades Bessa.

Resposta

Link directo:

RE: Comenda de São Pedro de Caíde de Rei

#200280 | paribas | 13 jun 2008 20:28 | Em resposta a: #200278

Ricardo sim, mas filho da Raquel não.

Sou Bessa sim mas de Sao Martinho de Recezinhos-Penafiel...!

Ainda assim não sei se tem novidades para mim!?

1 ab e obrigado!


Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Comenda de São Pedro de Caíde de Rei

#200291 | coimbra | 13 jun 2008 22:44 | Em resposta a: #200280

Ao Ricardo,provável Parente
Se serve para si, no site « Etombo-Recursos para Geneologia» aparecem os óbitos, casamentos e baptizados. Grande parte do seculo XIX, nas freguesias de Penafiel . Como é muito recente talvez lhe interesse.
Consegui esclarecer vários familiares de Vitorino Ferreira Bessa,que morreu em Amarante. Não eram de Perozelo, mas sim de Luzim e outras as datas.
Esperando ser-lhe util!

Resposta

Link directo:

RE: Comenda de São Pedro de Caíde de Rei

#200294 | paribas | 13 jun 2008 22:57 | Em resposta a: #200291

Meu caro...

O meu problema esta no sec 16, com duas avós : Briatis Beça casada com Pedro André e Catarina Beça e Sebastião Pires, pois não consigo ligar aos Beças da Honra de Barbosa...

Um abraço

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Comenda de São Pedro de Caíde de Rei

#200302 | coimbra | 13 jun 2008 23:20 | Em resposta a: #200294

Ricardo
O seu problema não é de certeza a Brites de Beça c.c. Pedro ou Fernando de Leão. Esses estão aqui e na Honra de Barbosa
Mas Biartis (ou Brites) com Pedro e neste local!
Abraço do remotissimo parente.

Resposta

Link directo:

RE: Comenda de São Pedro de Caíde de Rei

#205332 | Cristiano Cardoso | 14 ago 2008 10:03 | Em resposta a: #200273

Caro Ricardo,

Curiosamente também investigo essa zona: Vila Caiz, Louredo, Mancelos, Santo Isidoro, etc.

Se encontrar alguma coisa digo-lhe, apesar de ainda estar no século XVI/XVII.

Quanto à Comenda de São Pedro de Caíde de Rei tenho três tombos transcritos, mas nada que possa relacionar com os apelidos que anda a investigar. É natural, porque os três casais que constituem a Comenda são emprazados a lavradores de naturais de Caíde de Rei.

Procuro um Jerónimo Coelho da Silva em Castelões, Penafiel, que terá nascido por volta de 1670-1690. Se por acaso encontrar alguma coisa agradeço imenso que me informe.

Abraço
Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Comenda de São Pedro de Caíde de Rei

#205343 | paribas | 14 ago 2008 12:50 | Em resposta a: #205332

Caro Cristiano

Efectivamente trabalhamos na mesma zona.

Toda a minha ascendência se encontra nessa zona, nomeadamente os Camelo(Baião) que se ligam aos Senhores de Baião.

Em Santo Isidoro-Vila Caiz encontra-se um ramo que não consegui concluir:

- apelido Mello.

Marianna Ferreira de Mello, filha de Domingos Castro e Marta Ferreira, casados a 19-5-1635 em Santo Isidoro.

O apelido Mello perde-se nesta ascendência, não se encontrando nos avós e bisavós. Se tiver alguma coisa sobre estes agradeço.

Relativamente a Castelões, somente tenho muita informação sobre os Coelho da Mota(meus primos) .

Um abraço

Ricardo Beça Teixeira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 06:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen