S. Paio do Codeço

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

S. Paio do Codeço

#136647 | Raquelis | 06 dez 2006 22:30

Caros confrades

O meu tretravô terá nascido em S. Paio do Codeço por volta de 1800.
Não consegui identificar este lugar, pois deve tratar-se de nome antigo de uma localidade. Há Codeço no Minho, mas não tem S.Paio. Como grande parte da minha família é oriunda da Beira Baixa pensei que deveria ser desta região mas S. Paio do Codeço não é conhecido no Arquivo Distrital de Castelo Branco.
Agradeço qualquer informação que me possa ser dada ou orientação para a busca.

RDG

Resposta

Link directo:

RE: S. Paio do Codeço

#136660 | JCALD | 07 dez 2006 00:47 | Em resposta a: #136647

Cara RDG:

São Paio do Codeço era o antigo nome da actual freguesia de São Paio de Gramaços no concelho de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra.
A mudança de nome deu-se em 1919, por decreto.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: S. Paio do Codeço

#136693 | Raquelis | 07 dez 2006 11:14 | Em resposta a: #136660

Caro José Caldeira

Um muitíssimo obrigada. Eu nunca pensaria em Coimbra. Estava mais inclinada para o Norte do País (Monção)

Os meus melhores cumprimentos

RGD

Resposta

Link directo:

RE: S. Paio do Codeço

#136705 | Pedro França | 07 dez 2006 13:05 | Em resposta a: #136693

Cara Raquel:

O confrade José Caldeira tem toda a razão: a actual S. Paio de Gramaços pertence ao concelho de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra (AUC), mesmo no nordeste do distrito, quase a passar para Seia, distrito da Guarda.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: S. Paio do Codeço

#136752 | Raquelis | 08 dez 2006 00:48 | Em resposta a: #136705

Caro Pedro França

Realmente agora já sei, porque estive a ler o "site" da freguesia que indica exactamente a sua lolalização, Nos vulgares mapas de estrada não consta o nome de S. Paio de Gamaços.
Se não fosse este Forum não vejo como poderia chegar a identificar S.Paio do Codeço.
Pensei que existisse uma lista, um trabalho... qualquer coisa que informasse a mudança de nomes das localidades em Portugal.
Se não conhecesse, também nunca teria sabido que a antiga designação de "Venda do Grave" no Concelho de Alcanena se chamava hoje "Moitas Venda"

Um abraço

Raquel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 jun 2024, 02:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen