Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#13667 | Vasco Jácome | 03 dez 2001 20:17

Procuro informações sobre um Padre Gaspar Carneiro que foi vigário de Stª Eulália de Arnozela, Fafe, por volta de meados/fins do séc. XVII e onde deixou descendência de Maria Pinheiro.

Este Padre Gaspar Carneiro era natural do lugar de Cancela, Stª Maria de Penha Longa, antigo concelho de Bemviver, actual Marco de Canaveses. Por esse motivo e até pelo uso do nome Gaspar, tudo me leva a crer que seja da família que Felgueiras Gayo retracta no seu ttº de Carneiros §174, senão mesmo o N4, pois estes eram desta mesma freguesia, onde eram senhores da Casa de Vimeiro.

Será que alguém dispõem de algum elemento sobre esta gente, principalmente que comprove esta ligação?

Como esta localidade era bispado do Porto, se existe inquirição de génere deste Gaspar Carneiro, é natural que ela se encontre no Arquivo Distrital do Porto.
Será que algum frequentador do fórum e do referido Arquivo, me pode confirmar se de facto ela existe lá e, se não for pedir demais, os dados genealógicos básicos?

Obrigado pela atenção,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#13670 | Carlos Silva | 03 dez 2001 23:22 | Em resposta a: #13667

Caro Vasco Jacome,

Nào terà ligaçào com o Gaspar Carneiro, de Penha Longa, que fez inquiriçào em 1680, e que se acha no A.D.B. (Processo 27343)?

Carlos Silva

N.B.: como se ve no site do ADB as Inquiriçoes dizem respeito por vezes a freguesias de outros bispados (e de outros paises até).

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#13684 | Carlos Silva | 04 dez 2001 10:51 | Em resposta a: #13667

Caro Vasco Jacome,

Note tambem que uma das duas (creio que nào houve mais) inquiriçoes de genere de Santa Eulalia de Arnozela (Fafe) diz respeito a outro Carneiro : Luis Pires Carneiro, em 1719 (Processo 6031).
O nome Carneiro aparece duas vezes apenas nas inquiriçoes relativas a pretendentes do concelho de Fafe.

Veja tambem que o referido Gaspar Pinto Carneiro, de Penha Longa tambem vez inquiriçào em S. Bartolomeu do Rego (Celorico de Basto) além portanto de ter sido inquirido em Penha Longa.
Nào sei se ajuda ?

Melhores cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#13719 | Vasco Jácome | 04 dez 2001 20:16 | Em resposta a: #13684

Caro Carlos Silva

Começo por lhe agradecer a sua atenção.

Já conheço a inquirição de Luís Pires Carneiro que é neto materno do referido P.dre Gaspar Carneiro.

Quanto ao Gaspar Pinto Carneiro, ainda não tinha reparado nele. É realmente capaz de ser da família. Não será o próprio, pois o tal Luís Pires Carneiro seu neto foi b. em St.ª Eulália de Arnozela a 01-09-1697.

Um dia que possa, vou ver se consulto este documento no ADB, pois pode ter alguma coisa que ajude.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#13739 | magalp | 05 dez 2001 01:49 | Em resposta a: #13719

Meu caro Vasco

Tenho para aí alguma coisa de Carneiros de Canaveses (ou Bemviver) mas da freguesia de São Martinho de Ariz e antepassados dos Carneiro Geraldes.
Vou espreitar e amanhã conto.
Um abraço!
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#13783 | magalp | 05 dez 2001 19:29 | Em resposta a: #13667

FÓRUM/GP


Caros Vasco Jácome e Carlos Silva

Nos “Extractos dos Processos de Génere” o único Carneiro q. me aparece é da vila de Goes, Bispado de Coimbra. Trata-se de D. Maria Caetana Carneiro Pinto, c. c. Alexandre da Costa Froes, o requerente, natural q. era de S. Christovam de Cabanas, Bispado de Vizeu. Mais indica essa carta certidão de 16.12.1727, q. a mais remota origem dos Froes, era na vila de Mello, Bispado da Guarda.
Aparentemente interessará ao nosso jovem Luís Froes.

Espreitando a muito querida, informativa e esclarecedora “Corografia Portugueza” do P. Carvalho Costa, Cap. XII, pg.s 397 e segts. (1ª edição) em “Do Concelho de Bem-Viver”, transcrevo (em cópia livre do texto original) a parte q. respeitará ao assunto em epígrafe:

“ A este Concelho deu foral El Rey D. Manoel em Lisboa aos 3.9.1514. Parece q. antigamente foi todo, ou parte Honra e por tal a deu D. João o Primeiro ao Escudeiro Martim Fernandes de Freitas. Tem juiz ordinário, dois vereadores, Procurador e Meirinho, por pelouro e eleição do povo...
... Santa Maria de Vila Boa do Bispo é Convento de Cónegos Regrantes de Sto. Agostinho fundado perto do Tâmega e enriquecido pelo grande Capitão Dom Moninho Viegas, o Gasco, por cumprimento do voto q. fizera vendo-se apertado no lugar de Valboa numa batalha de mouros aos quais ganhou estas terras, favorecendo Deus com a desejada vitória, pelo q. deu princípio ao Convento em 990. Tinha acabado a Igreja em 992. a qual foi sagrada pelo Bispo do Porto, Dom Nonego q. nela pôs Clérigos debaixo da Regra de Sto. Agostinho e foi seu primeiro Abade, Dom Rozendo, Francez de nação...
... Reformou-se este Convento em 1605 e não aceitou a reforma um dos Cónegos Claustrais, a q. o vulgo chama Bravos e ele se chamava André Carneyro de Vasconcellos, irmão de Dona Maria Velho Carneyro, mulher de Francisco Leão Giraldes e Vasconcellos, senhor da Casa Nova”

No muito bem ordenado “Inventário dos Livros de Matrícula Dos Moradores da Casa Real” ( 2 Vols., ANTT, Imprensa Nacional, Lx. 1911) havendo ali muitos Carneiros registados, não encontrei mencionado nenhum, natural de Bemviver, bem como de Vila do Conde, naquela época.

A “Casa Nova” referida pelo P. Carvalho da Costa, no texto acima, é na freguesia de São Martinho de Ariz, então pertencente ao concelho de Bemviver, como verifiquei já. Curiosamente é contígua à velha Casa da Praça, cujo senhor nesta altura era Antonio Meyrelles, antigo Sargento Mor de Batalha, c. c. Dona Brites de Amorim Enxia. Outro documento a q. tive acesso refere este Meyrelles, como senhor da dita Casa da Praça, na Feira Nova e Monteyro Mor de Canavezes. Há aqui qualquer coisa q. não bate certo. Também não consegui entroncar este Meyrelles nos apontados por Caetano de Sousa.
Voltando aos nossos Carneiros e particularmente a estes da Corografia, poderemos deduzir q. são a origem da família Carneiro Geraldes, o q. já é um avanço para mim.
Um grande abraço!
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#13795 | Vasco Jácome | 05 dez 2001 22:05 | Em resposta a: #13783

Caro Manuel Magalhães

Agradeço-lhe a sua atenção e esforços para me ajudar nesta questão.
Mas pelo que vejo no Gayo, não encontro ligação entre estes Carneiros e Geraldes.
Pelo que vejo no ttº de Ferrazes §32 N15 (na continuação dos Carneiros §174) estes Carneiros, que entretanto usavam Fonseca Carneiro, ligaram-se a Sousa Sanhudos, Alvares Pereira da Silveira e Mouras Coutinho do Telhó:

N13 D. Brites Luísa de Sousa Sanhudo cc André Soares Pereira de Vasconcelos, da Casa da Seara.

N14 D. Josefa Luísa de Sousa Pereira cc Jerónimo da Fonseca Coutinho ao Morgado do Mosteiro de Sande)

N15 D. Ana Maria Pereira de Vasconcelos Sanhudo cc Joaquim José Alvares Pereira da Silveira, Sr. da Casa do Casal Grande da Veiga, em Penaguião.

N16 D. Claudia Angélica de Sousa Sanhudo cc Francisco de Moura Teixeira da cunha Coutinho, Sr. da Casa do Telhó, CG que segue no ttº de Silvas §68.

Espero ter ajudado a localizar esta gente,

Um abraço,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#13825 | macp | 06 dez 2001 11:55 | Em resposta a: #13795

A iniciar a "história da minha família", e em conversas com o meu pai, nascido na freguesia de Santa Marinha do Zêzere, concelho de Baião, ele conta-me que a sua avó materna era " Carneiro", o que era na época pretexto para troçarem da família. No entanto a própria família "aceitava" o apelido/ alcunha (?)com muito orgulho. Ao fazer as pesquisas, confrontei-me até ao momento ( meados do século XIX )com o facto de não encontrar esse apelido em documento nenhum... por enquanto...como ainda não cheguei ao ponto de me " cruzar" com indivíduos de fora dos lugares dessa freguesia, pois é cedo ainda!!! Haverá alguma possibilidade de haver alguma ligação? à medida que vá prosseguindo no meu caminho, vou estar atenta. Grata pela atenção.
Maria Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#13849 | Vasco Jácome | 06 dez 2001 20:12 | Em resposta a: #13825

Cara Maria Pinto

Naturalmente que não lhe posso garantir, à partida, se todos os Carneiros da zona do Douro Litoral, ou de outra zona qualquer, são parentes entre si.

Para se saber a origem certa das famílias é que é necessário fazer investigação séria. Aliás, julgo que essa é uma faceta interessante da genealogia: saber qual a verdadeira origem dos apelidos que cada uma usa actualmente! Note que a maior parte dos mais vulgares têm “correspondência” em famílias de nobreza conhecida. Mas saber, com certeza, se existe ligação entre eles e o respectivo tronco nobre, só perante provas documentais, aplicadas a cada família.

Para o seu caso, como em todos os outros em que isso ainda não foi feito, aconselho a que continue as suas investigações a ver o que sai daí.

Apenas uma nota: os Carneiros nobres e conhecidos, surgem precisamente pelo Porto, tendo dado origem a ramos distribuídos por localidades da região, como por exemplo, Vila do Conde, onde são conhecidas algumas famílias notáveis do apelido Carneiro.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#28457 | Conde | 11 out 2002 14:30 | Em resposta a: #13667

Sei que o Prof.Sousa Lara publicou em linhagens de Portugal um breve título de Carneiros de Bemviver.

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#28477 | macp | 11 out 2002 16:54 | Em resposta a: #13849

Caro Vasco Jácome
Ao passar por aqui, vi esta troca de mensagens no final do ano passado. Neste momento, posso acrescentar que já encontrei o " elo" dos Carneiros , do lado da minha avó paterna,(de Santa Marinha do Zêzere) em Anreade, concelho de Resende : Ana Carneiro, 1819, António Pinto Carneiro, 1790, Resende, José Pinto Carneiro, 1758, Paredes, Anreade, António Carneiro, 1705?, Corvo, Cárquere. Mais recentemente ainda, "dei de caras" , pelo lado do meu avô paterno, José Pereira Pinto, entre apelidos que foram variando entre Pereira , Pinto, Pinto Pereira ( todos de Santa Marinha do Zêzere) e se fixaram em Pereira Pinto, um tal Manuel Pinto Carneiro, de S. Pedro , Santa Marinha do Zêzere, de finais do séc. XVIII , princípios do XIX ( estou a tentar localizá-lo)
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#28541 | Vasco Jácome | 12 out 2002 12:29 | Em resposta a: #28457

Caro/a Conde

Muito lhe agradeço a informação.

Será que algum outro participante do fórum tem acesso a esta publicação? Não me pode precisar a data da mesma, nº do exemplar, etc?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#28543 | Vasco Jácome | 12 out 2002 12:34 | Em resposta a: #28477

Cara Maria Pinto

Fico contente por ter desfeito esse imbróglio. Continue as suas buscas, que se calhar ainda encontramos um antepassado comum!

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#28563 | jhuet | 12 out 2002 15:18 | Em resposta a: #28541

Caro Vasco Jácome

Possuo a referida obra do António de Sousa Lara, "Linhagens de Portugal" - VI Guedes Pinto de Vasconcellos de Mesãofrio e Tarouca (1990).
Das pag. 112 a 119 consta o titulo "Carneiros, de Bemviver". Se desejar posso transcrever-lho e enviá-lo para o seu e-mail.
Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacellar

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#28582 | Vasco Jácome | 12 out 2002 17:24 | Em resposta a: #28563

Caro José Huet de Bacelar

Essa genealogia interessa-me principalmente se for de facto da mesma gente de quem fala o Gayo. Não sei se tem a obra ou não, pelo que passo a transcrever o essencial do tal §174 (que aliás, são desentroncados dos demais Carneiros), com alguma adaptação ortográfica:

N 1 GASPAR CARNEIRO não sabemos de quem era fº só que era Sr. da Casa de Vimeiro em Bemviver.

N 2 DOMINGOS CARNEIRO foi Sr. da Casa de Vimeiro em Penha Longa Casou com Margarida Cardoso

N 3 MARIA CARNEIRO Casou em 1609 com Ant.o Pinheiro de Sousa, e viveram algum tempo na Casa da Cancela em Penha Longa fº de Amador Pinheiro Sr. da Qtª do Arrabaldo em S. Leucádia de Baião, e Mª de Sousa
4 An.to Pinheiro
4 Gaspar Carneiro q viveu no Vimeiro (será este o tal vigário de Stª Eulália de Arnozela?)
4 Isabel Carneiro §175
4 Ana Mª Carneiro c. c. Miguel Vieira Soares fº de G.ar Vieira de V.os S.g.
4 Ana Mª deixou o que tinha a seu segundo sobrinho Jerónimo da Fonseca Carneiro no ttº de Ferrazes §32 N 14.

4 ANTÓNIO PINHEIRO viveu na Cancela fregª de Penha Longa. Casou com Isabel da Fonseca fª de Jerónimo da Fonseca e sua m.er Ana de Azevedo neta p.ta de Jorge Pinho, e Catª da Fonseca e neta materna de Jerónimo Monteiro Sr. da qtª da Longa em S. Leucádia de Baião e Leonor de Azevedo.

N5 ANTÓNIO DA FONSECA CARNEIRO Instituiu o Morgado do Mosteiro na fregª de Sande. Casou com D. Mariana Vieira Soares fª de D.os ou Francisco Vieira Soares de S. Martinho de Sande e sua m.er Francisca Rebelo.

N6 JERÓNIMO DA FONSECA CARNEIRO Sr. da Casa de Punhete em Bemviver c. c. D. Josefa Luísa de Sousa Pereira fª de D. Brites Luísa de Sousa Sanhudo e André Soares Prª C. g. no ttº de Ferrazes § 32 N 14.

Serão os mesmos do estudo de Sousa Lara? Ou, pelo menos, esse estudo menciona algum Gaspar Carneiro vigário de Stª Eulália de Arnozela, Fafe?

Cumprimentos,
Vasco Jácome
PS: uma pergunta pessoal: é descendente da Torre da Lagariça?

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#28698 | Conde | 14 out 2002 09:13 | Em resposta a: #28582

Caros Senhores:
Recomendo ainda a leitura dos seguintes elementos:
"A Carta de Armas de Martinho Leão Giraldes",de Sousa Lara sep.Armas e Troféus,
"A Carta de Armas de Francisco Giraldes de Vasconcellos",idem,ambas com a descendência das manas Maria Velha Carneira e Beatriz Carneira Velha casadas com dois manos da Casa Nova,o morgado Martim e o Francisco, salvo êrro.Ainda os artigos da Raízes e Memórias publicados pelo senhor Luis B.M-V Carneiro Pinto,com os apontamentos do mesmo Sousa Lara e que este senhor mal refere...mas que têm muita informação.
Também é de vêr a notícia que o Padre Carvalho Costa publica sobre o cónego André Carneiro de Vasconcellos irmão do Domingos,do F.Gayo e destas duas,todos filhos do Gaspar Carneiro.
Tenho extrato da habilitação de genere do Padre Gaspar Pinto Carneiro,tirada do Arquivo do Paço Episcopal do Porto (há duas?)que posso enviar.É filho de António Pinheiro e da Filha única do Domingos.
Recomendo a leitura dos 2 vols.do Dr Moura Bessa,no final do 2º constando extratos dos assentos destes Carneiros e no 1º e 2º a genealogia Fonseca Carneiro das Casas de Pinhete e Mosteirô.Agradecia penhoradamente a descendência do Padre Gaspar que me falta.
Cumprimento.

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#28741 | Vasco Jácome | 14 out 2002 19:52 | Em resposta a: #28698

Caro/a Conde

Vamos a ver se entendi essas últimas notícias. A genealogia de Gayo deverá então ser completada:

N 1 GASPAR CARNEIRO não sabemos de quem era fº só que era Sr. da Casa de Vimeiro em Bemviver.
2 Domingos Carneiro, que segue
2 Cónego André Carneiro de Vasconcellos
2 Maria Velha Carneira c. C.G.
2 Beatriz Carneira Velha c. C.G.

N 2 DOMINGOS CARNEIRO foi Sr. da Casa de Vimeiro em Penha Longa Casou com Margarida Cardoso

N 3 MARIA CARNEIRO Casou em 1609 com Ant.o Pinheiro de Sousa, e viveram algum tempo na Casa da Cancela em Penha Longa fº de Amador Pinheiro Sr. da Qtª do Arrabaldo em S. Leucádia de Baião, e Mª de Sousa
4 An.to Pinheiro
4 Padre Gaspar Pinto Carneiro q viveu no Vimeiro (será este o tal vigário de Stª Eulália de Arnozela?). Fez inquirição de génere existente no Arquivo do Paço Episcopal do Porto.
4 Isabel Carneiro §175
4 Ana Mª Carneiro c. c. Miguel Vieira Soares fº de G.ar Vieira de V.os S.g.
4 Ana Mª deixou o que tinha a seu segundo sobrinho Jerónimo da Fonseca Carneiro no ttº de Ferrazes §32 N 14.

etc

Certamente que gostaria de receber o extracto dessa inquirição de génere do Padre Gaspar Pinto Carneiro. É também com todo o gosto que lhe envio o que tenho da descendência do vigário de Stª Eulália de Arnozela, que será então o tal Padre Gaspar Pinto Carneiro.
O meu e-mail é, seguindo a “moda” que vai pelos outros tópicos :):
vascojacomearrobanet.sapo.pt

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#28771 | jhuet | 14 out 2002 23:56 | Em resposta a: #28582

Caro Vasco Jácome,

Julgo que lhe serão de alguma utilidade os elementos que passo a transmitir-lhe:
"O mais antigo que conhecemos da dita vergontea é Gaspar Carneiro, a quem o Padre António Carvalho Costa, chama, na sua Corografia Portuguesa (Tomo I, pág. 352,353)Gaspar Carneiro de Vasconcellos. Casou, seguramente antes do ano de 1575, com Ana Teixeira, da Quinta do Vimieiro, junto ao Douro, que tenho por filha de Ruy Teixeira e de sua mulher Isabel Velho, possuidores do dito casal em 1513, e irmã de Rodrigo Teixeira que aí morou com sua mulher Maria Ribeiro e com mais de oito filhos. Tiveram um filho de entre mais que referiremos, Paulo Teixeira, casado a 21/2/1593 com Maria Marques, e pais de Isabel Velho, casada com Jorge Moreira (c.g.).
Na inquirição «de genere» de uma sua neta, Ana Carneiro, casada com o Familiar do Santo Ofício Paulo de Moura Carneiro, Senhor da Quinta do Casal, em S. Cristóvão de Espadanedo, couto de Tarouquela, pelo ano de 1647, testemunhas idóneas e idosas da freguesia de Sande que Gaspar Carneiro e sua mulher «eram pessoas nobres»«que vieram da sua Quinta» como «gente de grande qualidade e dos melhores deste concelho». Não sabemos se Gaspar Carneiro casou outra vez ou apenas teve uma ligação amorosa com Isabel Gonçalves, de Santa Marinha de Baião, mas o que é certo é que dela lhe nasce o único filho que Felgueiras Gayo lhe refere e faz herdeiro da Casa, o que é menos verdade como demonstraqm os assentos de óbito de Gaspar Carneiro e sua mulher. Ela faleceu no Vimieiro a 21/6/1616 com testamento deixando por testamenteiro a seu marido que menos de seis meses mais tarde, no primeiro de Dezembro seguinte, morria também dizendo o pároco que «ficou na propriedade seu genro Melchior de Leão». Aliás, em qualquer circunstância, era razoável que Domingos Carneiro, não sendo filho de Ana Teixeira não sucedesse nos bens dos Velhos e Teixeiras, pois a eles pertencia a referida Quinta, sobretudo tendo meios irmãos que o eram." (Sousa Lara, referida obra, pág. 112 e 113).
Amanhã, transcrevo a pag. 117 que julgo lhe interessará também.
Quanto à sua pergunta pessoal, não descendo da Lagariça, esses são os meus primos Huet Cochofel (ramo primogénito), eu descendo do ramo secundogénito (chamado da Vila da Feira, na família). A minha mulher é que tem vários parentes também com ascendência Jácome, os Ferreira Cabral da Casa de Agrelos, e mais recentemente pelo casamento da Maria Azeredo com o seu primo, e homónimo, Vasco Jácome.
Espero que lhe sejam de alguma utilidade os dados que transcrevi, e vou tentar enviar-lhe amanhã os que faltam.
Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacellar

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#28778 | Conde | 15 out 2002 08:55 | Em resposta a: #28741

Caro Confrade:
Quase certo,mas tem emendas,que estão no texto do Senhor Huet de Bacelar.Mas há mais:
Gaspar Carneiro era casado com Ana Teixeira Velho,mas Domingos Carneiro herdou a casa do Vimieiro e casou a 24.2.l591 em Penhalonga com Margarida Cardoso filha de Jerónimo Vaz e sm.Mª Fernandes.A filha única destes,Maria Carneira casou a 4.10.l609 em Penhalonga, com António Pinheiro e tiveram muitos filhos.A saber:
António bap 29.8.l610
Maria Carneira,qs.
António Pinhero cc.Isabel da Fonseca.cg.
Padre Gaspar Carneiro,diácono em 1647 e presbitero em l678.
D.Isabel Carneiro,cc Francisco Ribeiro de Castro,cg.
Agostinha Carneiro,cc Miguel Vieira de Vasconcellos,filho de Gaspar Vieira de Vasconcellos da Qtª do Prado (Cf.Pedatura,t6,vol.2,pag.l77)
Ana Carneiro cc.Agostinho Leitão Vieira,cg.
Belchior Carneiro,s.m.n.
MARIA CARNEIRO,qs,bap 6.2.l620 em Penhalonga e cc MIGUEL MOREIRA,filho de Pedro Moreira e s.m.Antónia Pinto,n.p.de FRANCISCO JORGE,Escrivão e Tabelião e de sm.ISABEL MOREIRA irmã de DIOGO MOREIRA F.C.A,CFCR,etc.(Vêr MOREIRAS de Tarouquela,do Dr.Maurício Antonino Fernandes e S.Lara,e ADP,Mostrador de Prazos de ALPENDURADA,Livro 3236,fols 255(379) e 256(381).Tiveram:
Gaspar Pinto Carneiro,com inquirição de genere em Braga 27.343.
e muitos outros com ilustre geração.
Portanto há dois Padres Gaspar Carneiro.Qual é o seu? Esta questão parece-me inicial.Terei muito gosto em facultar tudo o mais.
Cumprimenta .

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#28826 | jhuet | 15 out 2002 22:45 | Em resposta a: #28771

Caro Vasco Jácome,

Conforme o prometido passo a gtranscerver a fl. 117 da obra citada de António de Sousa Lara:
"... de Gaspar Carneiro foi ainda filho Domingos Carneiro, casado em Penhalonga em 24/2/1591 com Margarida Cardoso, filha de Jerónimo Vaz, já falecido à data e de sua mulher Maria Fernandes. Num dos «mostradores do convento de Alpendurada» existentes na B.P./A.D. Porto, Livro 137 encontramos a fol. 385, que Jerónimo Vaz e mulher tinham três filhas Isabel Cardoso, Catarina Coelho e Margarida Cardoso, e que esta última dotou sua única filha Maria Carneiro, na Casa da Cancela, em Penhalonga. Efectivamente aí casou a 4/10/1609 com António Pinheiro de Sousa, de S. Lourenço do Douro que segundo Felgueiras Gayo é filho do casal Amador Pinheiro e Maria de Souza, senhores da Quinta do Arrabalde, em Santa Leocádia de Baião. Todavia, o processo do Padre Gaspar Carneiro, habilitado «de genere» em 1647, aos seus 23 anos,e ordenado 31 anos mais tarde, mostra-nos que António Pinheiro era sim, filho de João Gonçalves lavrador do lugar do Pinheiro em S. Lourenço do Douro e de sua mulher Catarina Antónia daí também natural (cf. A.P.E.P., habilitações, maço de Penhalonga, s/n). Tiveram pelo menos oito filhos de onde descendem os senhores da Quinta do Souto em Seidões de Basto, os Leitões Carneiros, de Penhalonga, os Fonsecas Carneiros, morgados de Mosteiro e senhores da Casa de Pinhete, um ramo de Mellos de Macedo, da Quinta do Pinheiro, em S. Lourenço do Douro, um ramo dos Carneiros Barbosas de Penhalonga, e os Sousas Carneiros deles descendentes.".
Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacellar

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#28887 | Vasco Jácome | 16 out 2002 19:18 | Em resposta a: #28826

Caro José Huet de Bacellar

Muito obrigado por esse esforço! Essas indicações serão certamente de grande utilidade.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#28890 | Vasco Jácome | 16 out 2002 21:02 | Em resposta a: #28778

Caro/a Conde

Mais uma vez, muito obrigado pela sua intervenção.
Não há dúvida que a questão de saber qual é o meu P.dr Gaspar Carneiro é fundamental. Vamos tentar ir pela cronologia, dado que há uma diferença de dezenas de anos do 1º Gaspar Carneiro (b. por 1625?) para o Gaspar Pinto Carneiro. Em relação a este último, se já consultou a respectiva inquirição de génere, feita em 1680-02-23, pode-me dizer qual a sua data de nascimento ou baptizado? (1659?)
O que tenho sobre esta gente, investigado por mim e não de forma exaustiva, é:

I P.dr GASPAR CARNEIRO, natural do lugar de Cancela, Stª Maria de Penha Longa, antigo concelho de Bemviver (actual Marco de Canaveses), Vigário de Arnozela. Teve de MARIA PINHEIRO, n. em Arnozela mas criada no lugar da Bouça, freg. de S. Tiago do Pinheiro (Felgueiras) pelo menos uma filha. Viveram no lugar do Outeiro.

II MARIA CARNEIRO cc FRANCISCO PIRES, fº de António Francisco, n. em S. Maria de Borba de Montanha (Celorico de Basto), lugar do Sucado e de sua m.er Maria Francisca, moradores no lugar da Velheira(?), Stª Eulália de Arnozela, Fafe. Tiveram:
1. MARIANA, que segue.
2. CATARINA PIRES CARNEIRO c St.ª Eulália de Arnozela, Fafe, a 24-?-1726 (testemunhas: Gonçalo da Silva marido de Catarina da Maia, Luís Marinho marido de Francisca Carneiro e João da Silva marido de Maria Marinho, sendo celebrante o Vigário Luís Pires Carneiro) c BALTAZAR COELHO DE MAGALHÃES, fº António Coelho e de sua m.er Baptista de Magalhães, do lugar de Funtam(?), freg. S. Salvador de Fervença.
3. LUÍS PIRES CARNEIRO, b. St.ª Eulália de Arnozela a 01-09-1697. Padrinhos: Luís de Araújo, do lugar do Souto, freg. Leydois(?) e Catarina, solteira, fª do Cap. Gonçalo Gonçalves, do lugar de Aveleira. Fez inquirição de génere, em Arnozela, a 02-07-1719 (ADB – Pasta 267, Processo nº 6031)

III MARIANA CARNEIRO c. em Arnozela, Fafe, a 05-06-1710 (testemunhas: João Pires de Medeiros, Luís Marinho e Dionisio de Lemos) c. MANUEL ALVES PINTO f. antes de 30-01-1741, do lugar de Lamelas, St.º Estevão de Regadas, Fafe. CG. Este casal já consta da árvore 205 dos “Costados das Famílias Ilustres”, de Canaes de Figueiredo, embora Mariana apareça erradamente apelidada Carvalho. Também já aparecem nos “Carvalhos de Basto”, ou no fim do III volume ou início do IV.

Se admitirmos que esta Mariana para casar em 1710 deve ter nascido por 1690 e sua mãe por 1670, parece-me quase certo que o meu Gaspar só pode ser o mais antigo. Mas conviria verificar as datas de baptismo destes Gaspares.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#28904 | Conde | 17 out 2002 09:04 | Em resposta a: #28890

Caro Confrade:
O lº Gaspar nasceu em Penhalonga a 4.l2.l625,tomou ordens menores em l647 e maiores em l678.Para ajudar a complicar as coisas,aparece um Capitão Gaspar Carneiro,desta freguesia er época, casado com Marta Carneira,filha de Paulo de Moura Carneiro e de sua mulher Marta Carneira,pessoas nobres,e ela Marta 1ª, irmã de Maria(muito evangélico)Carneiro da Fonseca ou de Moura,casada com António Leão Giraldes seu primo (atenção a este pormenor),morgado da Casa Nova,pais do morgado Francisco de Moura L.G.,do DR.António C.G.e do beneditino Abade Rafael C.G. ou de S.Luiz, D.Abade de Ganfei,de Basto etc.(A.D.Braga,Inq.S.Bento M43 fol.3O3).Salvo êrro o Paulo de Moura Carneiro foi FSO.
O Gaspar 2º, fez inquirição em l680 o que já dará uma ideia.Quid juris?
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#29062 | Vasco Jácome | 18 out 2002 19:04 | Em resposta a: #28904

Caro/a Conde

Obrigado por mais essa achega. Assim sendo, não há dúvida que sai reforçada a ideia de que o meu Padre Gaspar Carneiro, a ser efectivamente algum desses, ser o 1º.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#29985 | Conde | 05 nov 2002 08:02 | Em resposta a: #13667

Caros Confrades:
Tenho um problema sobre esta família e peço ajuda geral.Em 30 de Nov. de l735 casou em Penhalonga Francisco de Souza Cyrne com Theresa Maria de São José,sendo parentes dispensados em 3ºe 4º graus.Ele era filho de João de Souza Cyrne e de Mariana Valente,sua mulher,de Mourilhe,São Cristovão de Nogueira.Ela era filha de Gonçalo Carneiro Barbosa e de sua prima em 5º grau e mulher Catarina Carneiro,n.p. de Goncalo Luis e de sua mulher Maria Carneiro Barbosa,e n.m. de Miguel Moreira e de s.m.Maria Carneiro,(esta filha de António Pinheiro e Maria Carneiro,e portanto irmã do padre Gaspar Carneiro,acima referido noutro local.)Questão:Parentes como?Quem são aqueles Souza Cyrne?Agradeço desde já a ajuda.

Resposta

Link directo:

Casa de Seara / Marco de Canaveses

#29999 | Vasconcelosminas | 05 nov 2002 11:23 | Em resposta a: #13795

Caríssimo Vasco Jácome,
Ao responder sobre o tópico originalmente aqui discutido, o caro colega se refere a um André Soares Pereira de Vasconcelos, da Casa da Seara e a uma D. Ana Maria Pereira de Vasconcelos Sanhudo, conforme acima citados. Dois fatos aí me chamaram a atenção: 1º o apelido Pereira de Vasconcelos e o 2º a referência a uma Casa da Seara. Ocorre que procuro uns antepassados em Marco de Canavezes, na freg. de Paredes de Viadores, exatamente do apelido Pereira de Vasconcelos. O mais remoto antepassado que identifiquei foi um Bernardo Pereira de Vasconcelos, filho de um Bernardo Pereira Pais e de sua mulher Ana Vieira da Rocha, isso em torno de 1690.
Também um parente colateral tinha o apelido familiar Seara, cujo nome completo era Antônio Cardoso Seara, que tinha o título do Conselho e era Desembargador.
Diante do exposto, se possível for, sabe alguma coisa a respeito de tal Casa de Seara e dos Pereiras de Vasconcelos a que se refere?
Mui fraternalmente,
José Roberto Vasconcelos
vasconcelos@genealogias.org

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#30001 | sapeca | 05 nov 2002 11:52 | Em resposta a: #29985

Será que alguém tem qualquer notícia acerca de uns Carneiros, do casal de Ranhõ, fregª de Santa Eulália da Ordem, Lousada?
Os livros paroquiais existentes são escassos, começando (se bem me recordo) já no século XVIII, apenas sabendo que certa Maria Carneiro, daquele casal de Ranhõ, que viveu em meados do século XVII, casou com Jerónimo Henriques, da quinta de Pedregal, em Sobrosa, antigo concelho de Aguiar de Sousa.
Deste casal descendeu, nomeadamente, uma outra Maria Carneiro (Henriques) que casou com Diogo Dias Moreira, senhor da quinta de Fundevila, na freguesia de S. Pedro de Ferreira, de quem descendem os Moreiras de Sá.
A quem tenha qualquer notícia que possa ajudar, qualquer indício que ajude a aproximar este ramo de Moreiras, de outros estudados pelos linhagistas, o meu muito obrigado.
Cumprimentos para todos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Seara / Marco de Canaveses

#30182 | Vasco Jácome | 07 nov 2002 22:28 | Em resposta a: #29999

Caro José Roberto Vasconcelos

A Casa da Seara está no Gayo ttº de Costas §210 e §243 e com parte da descendência n’”Os Meus Costados”, de Francisco de Azeredo, pg. 198 e seguintes. É de facto de Pereiras de Vasconcelos, mas infelizmente não encontro os seus antepassados que refere.

Cumprimentos,
Vasco Jácome
PS: peço desculpa no atraso na resposta, mas tive problemas no acesso à net.

Resposta

Link directo:

Casa de Seara / Marco de Canaveses

#30221 | Vasconcelosminas | 08 nov 2002 12:33 | Em resposta a: #30182

Caríssimo Vasco Jácome,
Desculpar por alguma demora? Nem pense em tal coisa. Eu é que lhe agradeço e muito a gentileza pelas informações prestadas! Obrigado!
Estou tentando identificar mais algumas gerações anteriores ao Bernardo Pereira Pais (Vasconcelos). Está difícil, mas não desisto. Quem sabe os "meus" Pereiras de Vasconcelos não seriam um ramo obscuro dos que cita? Em Genealogia, tudo (ou quase) tudo é possível.
O meu fraternal abraço e, se precisar de alguma coisa, por favor, pode contactar-me aqui no Brasil.
José Roberto Vasconcelos
vasconcelos@genealogias.org

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Seara / Marco de Canaveses

#30237 | Conde | 08 nov 2002 14:39 | Em resposta a: #30221

Caro Confrade:
Tenho muita coisa sobre Vasconcellos do actual Marco de Canaveses.Embora seja um concelho pequeno, sobretudo na visão brasileira do espaço,tem famílias de ascendência nobre em exagero,muitos mantendo o estatuto e outros caídos na plebe.Note que tinham todos a consciência do parentesco comum e por isso se pode concluir que nobre era o que vivia nobremente e não o que tinha antepassados fidalgos,só por isso.Os Vasconcellos,do Marco são todos primos, embora alguns longinquos.Tal como os Aranhas,os Vieiras,os Pedrosas,os Carneiros inclusivamente.A dificuldade está em demonstrar como.Creio que a Casa de Seara fica em Magrelos.Aconselho-o, antes de mais a adquirir um mapa da região e do Concelho em particular.Só com a hidrografia e a orografia presente, podemos avaliar as distâncias e as barreiras.Não raciocine à brasileira.Pense tudo em pequenino que é a dimensão pátria.Quanto aos Pereiras,que é o que os seus são, veja os dois volumes de capa encarnada editados pelo Eng. Moura Bessa.Estão lá os Pereiras e Vasconcellos,de Seara.Em todo o caso tenho muita coisa.
Cumprimentos cordiais.

Resposta

Link directo:

Casa de Seara / Marco de Canaveses

#30394 | Vasconcelosminas | 11 nov 2002 11:01 | Em resposta a: #30237

Caríssimo Conde,
Sua colocação me renovou os ânimos na busca por esses meu antepassados.
Não tenho nenhuma certeza de que eles pertenceriam aos da Casa de Seara. Esse nome me chamou a atenção em razão de um outro parente, o já citado Antonio Cardoso Seara que, tudo indica, seria da região de Coimbra.
Me chamou a atenção para não raciocinar, em geografia, à brasileira. Tem toda a razão! Involuntariamente, estava comentendo esse erro, grosseiro aliás. Obrigado!
Tentei obter, cá desse lado do Atlântico, mapas de M. de Canavezes. Não tive sucesso. Não os encontro em lugar algum. Vou tentar pela internet.
Não conheço a obra do Eng. Moura Bessa. Vou contactar a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e a do Museu Imperial de Petrópolis, para me certificar se a possuem. Novamente, o meu obrigado!
Um neto do Bernardo Pereira Pais que citei, casado com a Ana Vieira da Rocha (ou Mota), e de nome Jerônimo Pereira de Vasconcelos, em 1758, já estava estabelecido na cidade do Porto. É que nesse ano aí batizada um filho de nome Diogo, que vem a ser o tronco dessa família em Minas Gerais, Brasil. Dele, desse Diogo, que assinava Pereira Ribeiro de Vasconcelos (Ribeiro é do lado materno dele), foi pai do conhecido estadista brasileiro Bernardo Pereira de Vasconcelos; do Marechal Jerônimo Pereira de Vasconcelos - 1º Visconde de Ponte da Barca, aí em Portugal; e avô do Conselheiro José Dias Ferreira, conhecido jurisconsulto lusitano.
Muitíssimo é o meu interesse em podermos entrar em detalhes sobre essa teia de parentescos dos Pereiras, Aranhas, Vasconcelos e Vieiras do Marco! É possível contactar-me em particular? O meu e-mail é vasconcelos@genealogias.org .
Os meus reais cumprimentos.
José Roberto Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Seara / Marco de Canaveses

#30405 | Conde | 11 nov 2002 13:45 | Em resposta a: #30394

Caro Confrade:
Dão-me agora a informação de ser o seu antepassado José Soares Pereira de Vasconcellos,Rendeiro do imposto da dízima de São Joâo de Folhada,por volta de 1835.É muito possível que na chancelaria respectiva do ANTT,exista alguma nomeação.Eu mandaria vêr...
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#33426 | helderst1 | 15 jan 2003 13:24 | Em resposta a: #30001

Meu nome é Helder Tougeiro e estou procurando a origem de meu avô : Antonio Alves Tougeiro que era filho de Manoel Pereira Carneiro e Anna Alves Carneiro. Veio para o Brasil a partir de 1892. Como o assunto são os Carneiros pode ser que meu bisavô seja proveniente de algusn destes Carneiros.
Eu preciso da localidade onde nasceu mau avô. Como pode ser notado o sobrenome dele foi alterado de Carneiro para Tougeiro, ainda sem razão conhecida.

Com os sinceros cumprimentos,

Helder Tougeiro

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#50322 | joseantonioreis | 24 out 2003 13:49 | Em resposta a: #13667

Caro Vasco Jácome,

Notas sobre o Padre Gaspar Carneiro, vigário de Santa Eulália de Arnozela, Fafe:

Inquirição para ordens menores, de Gaspar Carneiro,da freguesia de Santa Maria de Penhalonga, a 20 de Agosto de 1647:
Filho legítimo de António Pinheiro, de S. Lourenço e de Maria Carneira, moradores na freguesia de Santa Maria de Penhalonga,
Neto paterno de João Gonçalves e de Catarina Antónia, de S. Lourenço
Neto materno de Domingos Carneiro e Maria Fernandes
Testemunhas:
Manuel Aranha Moreira, de 74 anos de Campos
Manuel Aranha Coutinho,de 73 anos, morador na sua quinta da Granja
Domingas Vieira, Dona viúva de Domingos António
de 80 anos
Belchior Nunes, de 90 anos
Maria Moreira, de 70 anos, viúva que ficou de Domingos Pereira da Concela
e Pedro Rodrigues, de 70 anos

Inquirição para ordens maiores feita a 21 de Outubro de 1678, nas casa do Reverendo Luís de Morais, promotor deste Bispado e Vigário Geral neste Bispado do Porto

Filho de António Pinheiro e de Maria Carneira moradores na freguesia de S. Maria de Penhalonga
Neto paterno de João Gonçalves e Catarina Antónia de S. Lourenço
Neto materno de Domingos Carneiro e de Domingas Cardosa de Penhalonga

Testemunha

Manuel de Araújo, lavrador morador no lugar da Quintã

Cumprimentos

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#50329 | Vasco Jácome | 24 out 2003 15:51 | Em resposta a: #50322

Caro José António Reis

Muito lhe agradeço essas informações!
De qualquer modo, há aqui algumas questões ainda por resolver: nas mensagens anteriores tem sido dito que a m.er de Domingos Carneiro era MARGARIDA Cardoso. Na inquirição para ordens maiores fala-se de DOMINGAS Cardosa e na inquirição para ordens menores, surge uma Maria Fernandes!

A filiação do Domingos Carneiro também está em contradição com o que é dito por Manuel Abranches Soveral no seu site nos “Pinto, Moura Coutinho e Carvalho, de Santa Marinha de Zêzere (Baião)” onde não é dado este filho Domingos a Gaspar Carneiro e Ana Teixeira. Aí é também contrariada a tese da sucessão na quinta de Vimieiro.

Aproveito para lhe perguntar como é que sabe que o Gaspar Carneiro destas Inquirições é o mesmo que foi vigário de Arnozela? Na segunda, é referido esse facto?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#50336 | joseantonioreis | 24 out 2003 18:04 | Em resposta a: #50329

Caro Vasco Jácome,

A transcrição de parte da inquirição, que fiz, de Gaspar Carneiro, é a do vigário de Santa Eulália de Arnozela, que acho que é em Fafe.
Está lá escrito na inquirição para ordens maiores, que vi, em 21 de Outubro de 1678.
Não há contradição com o texto de Manuel Soveral. O que se passa é que nesta altura e nesta época nas freguesias de Sande e Penhalonga, o que há mais é "Carneiros" e é preciso ter muito cuidado com as confusões.
A confusão com as avós maternas pode dever-se a várias coisas:
Ela ter "adoptado" o 2º nome passados 30 anos da 1ª inquirição.
A sua mãe chamava-se Maria Fernandes e daí a confusão
O Domingos Carneiro ter casado duas vezes, a segunda com esta Domingas Cardosa.Tenho que ver o óbito da mulher e se casou novamente
E sobretudo, tirar tudo a limpo, nos assentos paroquiais, desta época e eventualmente nas inquirições de propriedade do padre Gaspar.
Ou pedir ao nosso amigo Conde que é quem mais sabe sobre "Carneiros ", de Bemviver, uma ajuda para dissipar alguma névoa que por aqui paira.
De qualquer modo,o casal do Vimieiro na freguesia de Sande, concelho de Bemviver, tem estes prazos, no mosteiro de Alpendurada:


Rui Teixeira e mulher Isabel Velha 1513
Rodrigo Teixeira e mulher Maria Ribeira 1591
Pêro Castilho 1568
Belchior Leão Cabral e mulher Brites Carneiro 1619
Manuel Carneiro e mulher Isabel Teixeira 1676
Manuel Carneiro e mulher Isabel Teixeira 1694
Manuel soares e Cristóvão da Fonseca, solteiros 1694
Padre Manuel Coelho, abade de Moimenta 1633
Isabel Vieira, mulher de Manuel Vieira 1694
Manuel Barbosa Caldeira e mulher Mariana de Melo 1694
Ângela Soares, solteira, filha de António Barbosa de Vasconcelos 1695
Rafael Carneiro e mulher Marta Vieira 1695
Jerónimo de Azevedo carneiro e mulher Perpétua Carneiro de Leão 1718
António Carneiro Gonçalves, solteiro 1741
Francisco Pinto Carneiro e mulher Rosa Maria 1745
António Caldeira 1745
Gaspar Vieira e mulher Luísa Moreira 1745
Padre António Correia de Sousa 1745
António Moreira e mulher Marinha da Fonseca 1745
Jacinto Carneiro e mulher Maria de Jesus 1745
Jacinto Carneiro e mulher Maria de Jesus 1745
Ana Carneiro do Espírito Santo, mulher de Veríssimo Pinto de Azevedo 1745
Domingos de Abreu 1757
Maria de Aguiar, solteira 1769

De qualquer modo, quando puder ir ao Arquivo distrital do Porto vou tirar estas dúvidas a limpo, ou seja a ascendencia do Padre Gaspar Carneiro, vigário de Arrozela em Fafe, pelos anos de 1680.

Receba os melhores cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#50338 | Conde | 24 out 2003 18:09 | Em resposta a: #50329

Caros Confrades:
O Dr.Maurício Antonino Fernandes descobriu um parentesco próximo entre um Adão Carneiro,este Gaspar Carneiro e o Padre Braz Carneiro.Tenho dados mais precisos que trarei.Por outro lado descobri no ANTT uns dez maços da Câmara Eclesiástica do Porto (!) onde estão processos de descendentes destes Carneiros que já pedi para vêr.Depois reporto.
Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#50339 | Conde | 24 out 2003 18:15 | Em resposta a: #50322

Ps.-A Avó certa é a Cardosa,como parece que vem no Gayo.Cito de cabeça.Esta Maria Carneira é filha única e legitima.O Gayo tem errados os pais do Marido (Pinheiros de Souza).Creio que já sei porquê o que é irrelevante para aqui.

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#50351 | Vasco Jácome | 24 out 2003 23:34 | Em resposta a: #50336

Caro José António Reis

Quanto à ligação de Gaspar Carneiro a Arnozela, era o que eu já suspeitava: já seria lá vigário quando fez a segunda inquirição e como tal, já lá consta nessa qualidade.

Quanto à comparação com o que é dito por Manuel Soveral é que já não concordo que não haja contradição. Pelos se comparado com o que já foi aqui dito. Vejamos:

Domingos Carneiro, segundo a mensagem de 15-10-2002, 08:55 (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=28778#lista) é filho do casal Gaspar Carneiro e Ana Teixeira Velho, que me parece claro que é o que figura com o nº 2.1.1.4. no trabalho de Soveral. Só que aí não existe nenhum Domingos filho deles, o que parece estranho dado a sua suposta condição de herdeiro de Vimieiro.

Resta-me esperar a sua generosa pesquisa nos paroquiais!

Renovando os meus agradecimentos e cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#50352 | Vasco Jácome | 24 out 2003 23:45 | Em resposta a: #50338

Caro Conde

Esse Padre Braz Carneiro deve ser o referido por Manuel Abranches Soveral. Ser for, pelo que é dito no trabalho “Pinto, Moura Coutinho e Carvalho de Santa Marinha de Zêzere (Baião)”, então Gaspar e Braz são irmãos e ambos filhos de João Carneiro, que está nos “Fidalgos e Morgados de Vila Real”, vol. I, pg. 321 N3, Gayo ttº de Carneiros §78 N16 e aqui em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=132514

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#50430 | Conde | 27 out 2003 13:38 | Em resposta a: #50351

Caro Confrade:
A esta sei eu responder:o Domingos é filho de outra mulher e não da Ana Teixeira.Isto é seguro.Todavia o Vimieiro era prazo dos Teixeiras Velhos.Isto também é seguro.O Gayo refere que o Domingos ficou herdeiro da Cancela ou Concela,salvo erro, o que diz respeito a Cardosos.Creio que quem herdou o Vimieiro foram duas manas do Domingos, Brites e Maria Carneira Velha ou vice-versa e aqui é apelido,casadas com dois Giraldes de Leão,o Morgado da Casa Nova e outro mais novo.Daqui destes dois casamentos geneticamente identicos, vêm os Carneiros Geraldes do Marco,Baião e arredores.De outra mana casada com Diogo Leitão vem o célebre Principal da Patriarcal de Lisboa Cónego e Doutor Lázaro Leitão,que construiu o palácio do Visconde do Botelho na Junqueira,hoje Univ.Lusíada.
Cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Filiação de Domingos Carneiro

#50437 | Vasco Jácome | 27 out 2003 14:51 | Em resposta a: #50430

Caro Conde

Deduzo então que Domingos seria filho de Gaspar Carneiro e de outro casamento (ou filho natural/bastardo) que não o de Ana Teixeira. As manas germanas Beatriz Velho Carneiro e Maria Velho Carneiro, seriam então suas meias-irmãs, só com o pai em comum.
Existe alguma bibliografia em que isto seja referido?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Filiação de Domingos Carneiro

#50500 | Conde | 28 out 2003 13:28 | Em resposta a: #50437

Caro Confrade:
É isso mesmo.Existe o F.Gayo,tit.Carneiros,os artigos do Luis B.M.V.Carneiro Pinto nas "Raízes e Memórias",embora com imprecisões, e nas "Linhagens de Portugal",no final, o título Carneiros de Bem-viver,embora com outras falhas.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Filiação de Domingos Carneiro

#50503 | Vasco Jácome | 28 out 2003 14:14 | Em resposta a: #50500

Caro Conde

Obrigado por mais esta achega.
Verifico que Luiz Bernardo Carneiro Pinto nas “Raízes & Memórias” escreveu vários artigos intitulados “Descendências e Origens” tendo o 12º sido publicado na revista de 2002 (nº 18). Será que me pode precisar em qual deles é que existem referências a Domingos Carneiro?
Quanto às "Linhagens de Portugal" é que não encontro nada.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Filiação de Domingos Carneiro

#50509 | Conde | 28 out 2003 14:58 | Em resposta a: #50503

Caro Confrade:
Estou a citar de memória (má).Os Carneiros não chegam lá?Será por Giraldes ou Teixeiras?Já não me lembro.Vou vêr melhor.Quanto a "Linhagens" vem no final do fascículo 6,antes do índice geral.Os 6 fascículos formam o livro.Desculpe mas nunca tenho ao pé deste pc o material necessário.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Filiação de Domingos Carneiro

#50607 | Conde | 29 out 2003 11:53 | Em resposta a: #50503

Caro Confrade:
Hoje trouxe os livros.Como calculei, o artigo do Carneiro Pinto diz respeito a Teixeiras,Giraldes e outros, do Vimieiro,Sande.Pode vêr, com cuidado, em "Raízes e Memórias" nº11 a pag 155 e ss.O artigo relaciona-se com o do nº 5 da mesma revista,pag.87 e ss.
A mãe de Domingos Carneiro,casada ou não com Gaspar Carneiro foi Isabel Gonçalves e era natural de Stª Maria de Baião.Domingos cas. a 24.2.1591 com mArgarida Cardoso,filha de Jerónimo Vaz e de sm Maria Fernandes,moradores na Casa da Cancela em Penhalonga,onde se realizou o casamenmto.Maria Carneira foi destes filha única e casada com António Pinheiro (de Sousa) de S.Luorenço doDouroTiveram o prazo de3 geraç.da Cancela foreiro a Alpendurada.Destes foi filho Gaspar Carneiro que ora surge como capitão casado com Marta Carneira,no Vimieiro ou a tomar ordens menores(1647) e maiores(1678)no Porto,estando o seu processo no A.Diocesano.
Tenho muito material sobre estes.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#50627 | Conde | 29 out 2003 14:42 | Em resposta a: #13667

Ps-Nas "Linhagens de Portugal" a pag. é a 112 e daí por diante.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Filiação de Domingos Carneiro

#50690 | joseantonioreis | 30 out 2003 11:46 | Em resposta a: #50437

Caro Vasco Jácome,
Isto é certo:
Gaspar Carneiro(casado com Ana Teixeira), morador na quinta do Vimieiro, na freguesia de Sande, teve de Isabel Gonçalves, moradora na freguesia de Santa marinha de Baião a Domingos Carneiro, que casou a 24.2.1591, em Penhalonga com Margarida Cardosa, filha de Maria Fernandes e de seu marido Jerónimo Gonçalves, já defunto, moradores na cancela, e tiveram:
Maria Carneiro que nasceu na Cancela, na freguesia de Penhalonga e casou com António Pinheiro, da freguesia de São Lourenço e tiveram:(PMCN15, Lv1)
Gaspar Carneiro, que nasceu a 4.12.1625 em Penhalonga e foi o vigário de Santa Eulália de Arnozela em Fafe, com inquirições em 1647 e 1678 que estão no arquivo do Paço Episcopal do Porto.
Não acrescenta nada mas foi o que vi no ADP e no Paço
Cumprimentos
josé António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Filiação de Domingos Carneiro

#50727 | Vasco Jácome | 30 out 2003 15:29 | Em resposta a: #50690

Caro José António Reis

Assim sendo, parece que esta questão está esclarecida. Esclarecida fica também a diferença com o que é dito por Abranches Soveral, pois ele só trata dos filhos legítimos de Gaspar Carneiro, uma vez que o trabalho dele é desenvolvido através da mulher de Gaspar.

Agradecendo mais uma vez a ajuda prestada,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Filiação de Domingos Carneiro

#50730 | Vasco Jácome | 30 out 2003 15:34 | Em resposta a: #50607

Caro Conde

Com a sua mensagem e a de José António Reis estou esclarecido quanto à origem deste Domingos Carneiro.
Uma vez que me diz que tem mais elementos sobre estes Carneiros, caso queira continuar a trocar informações, além deste espaço, posso disponibilizar o meu e-mail:

vascojacome arroba net ponto sapo ponto pt

Eu posso contribuir com o pouco que já consegui descobrir sobre a descendência do P.dr Gaspar Carneiro.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#63427 | magalp | 25 abr 2004 16:21 | Em resposta a: #50430

Meu caro Conde

A propósito da Casa Nova, S. Martinho de Ariz, Bemviver, consegue a ligação de:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=53763
com as manas Carneira Velha?
Este Adelino Carneiro Geraldes é o 2º bisavô paterno do actual senhor da Casa e Qtª da Bouça, em Lousada.
É minha convicção (ou palpite), que foi representante do morgado da dita Casa Nova um muito conhecido Engº Carneiro Geraldes, que presidiu ao CA da antiga Hidroeléctrica dos Riba d’Ave (CHENOP), mas não consigo estabelecer a ligação daqueles com este.
É uma família com profundas raízes no Marco de Canavezes, a vários títulos muito interessante, que muito gostaria de ver aqui esquematizada nesta BD/GP.
Cmptos.
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#63511 | Conde | 26 abr 2004 13:27 | Em resposta a: #63427

Meu Caro MMM;
A ligação está feita na obra "Ensaios e Documentos",1996, Pedro Ferreira Editora,a pag. 81. Trata-se da geração nº 20 desta linhagem.
Um abraço amigo.

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#63549 | magalp | 26 abr 2004 20:38 | Em resposta a: #63511

Caríssimo Conde

Já o encomendei há dias ao Guarda-Mor, em jeito de homenagem “silenciosa”ao autor!
Também por sugestão do nosso amigo e incansável investigador, JAR

Sabe? Há muitos anos que os Carneiro Geraldes têm uma forte ligação aos Vieira de Magalhães. Em Ariz, a já citada Casa Nova era pegada à Casa da Praça (que hoje chamam Casa Grande), o que me faz pensar numa remota relação de parentesco entre ambas.
Aconteceu até que o Engº C.G., genealogista interessado, esteve para comprar Vilacetinho (há cerca de 60 anos), e não o conseguindo porque o Tio Antº Girão administrador de grande mérito, não vendia um palmo de terra que fosse! Veio a comprar o Mosteiro à célebre Drª Regina Quintanilha, que o arrematara em praça pública em 1940.
Acontece que agora tenho 3 sobrinhos (mais outro que vem a caminho…), Carneiro Geraldes e por aí o meu renovado interesse.
Outro abraço!
MM

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#63553 | joseantonioreis | 26 abr 2004 22:36 | Em resposta a: #63549

Meu caro Manel,

Duas inquirições de genere do Bispado do porto, para a tua colecção.

Alpendurada
19.12.1750
Rodrigo Mendes de Vasconcelos e Azevedo e
José Mendes de Vasconcelos e Azevedo, naturais de Alpendurada
Filho de Luís Mendes de Vasconcelos, natural da freguesia de Rossas, concelho de Arouca, Bispado de Lamego e de sua mulher D. Mariana Angélica de Azevedo, natural de Alpendurada, moradores na quinta de Vilacetinho
Neto paterno de Teotónio Vasconcelos Portugal e Mendes, natural da freguesia de Rossas e de sua mulher D. Joana de Lacerda Pereira Lago, natural da freguesia de Oliveira de Azeméis, moradores na sua quinta de Terçoso, da freguesia de Rossas
Neto materno do Capitão Manuel Vieira de Azevedo, natural da freguesia de Alpendurada e de sua mulher D. Paula Maria , natural da quinta dos Currais, da freguesia de São Martinho de Avessadas


Alpendurada
20.10.1773
Manuel de Vasconcelos e Azevedo
Filho de Luís Mendes de Vasconcelos Cirne e de sua mulher D. Mariana Angélica de Azevedo, moradores na quinta de Vilacetinho, freguesia e couto de S. João de Pendorada


Alpendurada
5.3.1754
Gonçalo Carneiro Giraldes
Filho de Marcelino Carneiro Giraldes, natural de São Paio de Favões e de Luísa Maria, natural de Alpendurada e Matos
Neto paterno de Rafael Carneiro Moura Giraldes e de Luísa Pinheira, de São Paio de Favões
Neto materno de Bento Soares e de Maria de Sousa, de Alpendurada e Matos

Aceita um abraço amigo do
JAR

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#63609 | Conde | 27 abr 2004 13:41 | Em resposta a: #63549

Meu Caro MMM:
Pois a origem deles é toda a mesma.Há dois irmãos Leão Giraldes casados com duas manas Carneiro e daí vêm todos. Eu sou descendente dos Carneiros e dos Giraldes por linhas separadas. Mas é uma coincidência. Qualquer dia tenho de ir re-cheirar o ar dessas paragens. Deve ser dos ossos dos avós, mas a terra puxa por mim.
Se houver tinto à antiga cravo-lhe um copo. No Cartaxo já descobri um produtor que faz cartaxal da nossa meninice. Beber aquilo é uma traição: por segundos dá a ideia que não se estragou nada em volta.
Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#63642 | magalp | 27 abr 2004 19:26 | Em resposta a: #63553

Meu caro Zé António

As duas primeiras já tinhas mandado. Esta última de Gonçalo C.G. aparentemente empurra-me para Vilaboinha, para os Soares (da camionagem), para os Teles de Sousa (ou Sousa Teles) e um ror de remotos testemunhos patuscos onde talvez haja alguma verdade de mistura... falaremos depois sobre isso.

A espécie de desafio acima do nosso Exmo. Conde entusiasma-me! Não conhecerás por Terras de Bemviver e Canavezes sítio capaz de o receber e onde haja uma vinhaça de primeira? No "Sapo" de Irivo já pus uma cruz, pois o tintol aconselhado (parece que era de Castelo de Paiva) ao JAA, ao VB e a mim, era pouco menos do que uma zurrapa intragável! Já me falaram dum restaurante mesmo em Alpendurada (city), do actual dono de Vilacetinho, mas desconfio que seja coisa a puxar para o finaço, com toalhas bordadas, centro de mesa florido, velas, etc. e pela certa um tintol engarrafado, lavra dum qualquer enólogo muito escrupuloso com os diktatuns e lampanas comunitárias!
O teu sábio primo Sanhudo não quererá alinhar connosco? Se for muito necessário sou capaz de arranjar umas “kosher” e prometo toda a minha devoção à evocação do Tora no início da refeição… Valeu?
Grande abraço,
MM

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#68176 | joseantonioreis | 23 jun 2004 13:51 | Em resposta a: #50627

Meus caros,

Em S. Romão de Paredes de Viadores:

9.11.1648
Foi baptizado, Gabriel, filho de Margarida, solteira, que deu por pai Gaspar Carneiro, do Vimieiro

Cumprimentos
JAR

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#68183 | Conde | 23 jun 2004 15:11 | Em resposta a: #68176

Caro Primo:
Cá está, quando menos se espera e onde menos se espera aperece um fulano com mais de 3 séculos de esquecimento...
Parabéns!

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#68240 | Vasco Jácome | 24 jun 2004 09:11 | Em resposta a: #68176

Caro José António Reis

Pela data, esse Gaspar Carneiro, deve ser o que foi Abade de Arnozela, certo?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#68362 | joseantonioreis | 25 jun 2004 13:56 | Em resposta a: #68240

Caro Vasco Jácome,

Acho que sim, no entanto não tenho isto bem estudado.
Ando a ver "Aranhas" em Bemviver
Cumprimentos
JAR

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#69369 | mivapi | 11 jul 2004 18:52 | Em resposta a: #68362

Caro José António Reis

Vendo que costuma frequentar o Arquivo Diocesano do Porto, venho propôr-lhe uma troca.
Procura-me as inq. de genere dos Padres Agostinho Barbosa e Domingos Barbosa, primos entre si e ambos da freg. do Burgo, concelho de Arouca e eu proponho-me fazer-lhe uma busca num arquivo de Lisboa.
Cumprimentos

Miguel Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#69439 | MMENDONCA | 12 jul 2004 19:18 | Em resposta a: #69369

Exmos Senhores,

Tenho seguido no forum este tópico com bastante atenção já que sou descendente do casal Perpétua Carneiro Leão/Jerónimo de Azevedo Carneiro. Como sou novato nestes caminhos exponho o que tenho e peço a vossa colaboração:

- Perpétua Carneiro Leão teve com seu marido um prazo no Casal de Vimieiro, Sande (1718). Casou, a 5 de Outubro de 1711, em Sande, com Jerónimo de Azevedo Carneiro.
Filhos:
- Maria, nasceu a 13 de Setembro de 1713 em Sande
- Rosa, nasceu a 17 de Dezembro de 1714 em Sande
- Jerónimo, que segue
- Álvaro, nasceu a 2 de Março de 1719 em Sande
- André, nasceu a 7 de Maio de 1721 em Sande
- Perpétua, nasceu a 8 de Fevereiro de 1723 em Sande

Jerónimo Carneiro Geraldes, nasceu a 27 de Janeiro de 1717 em Sande. Casou a 10 de Março de 1742 em Santo Ildefonso, Porto com Luisa Maria, que nasceu a 16 de Janeiro de 1710 em Valadares, Marco de Canavezes, filha de Tomás Pereira da Silva e de sua mulher Antónia Monteiro; neta paterna de António Pereira da Silva e de sua mulher Isabel Fernandes; neta materna de António Monteiro e de sua mulher Isabel Soares
Filho:
- Jerónimo Carneiro Geraldes, nasceu em Sande. Casou a 21 de Agosto de 1766 em Campanhã, Porto com Brizida Ferreira, filha de João Ferreira e de sua mulher Quitéria Ferreira de Miranda, recebidos a 13 de Setembro de 1723 em Campanhã; neta paterna de Manuel Jorge e Ana Ferreira;neta materna de André Pires de Miranda e de sua mulher Luisa Ferreira de Aguiar
Filhos:
- Jerónimo Carneiro Geraldes, nasceu em Campanhã cerca de 1770. Foi Monteiro-mór de Avintes e Pedroso por carta de 14 de Dezembro de 1814 (ANTT, Registo Geral das Merçês, D. João VI, Lv. 11, fl. 339) e cavaleiro da Ordem de Cristo com dispensa de provas em 1806 (ANTT, Registo Geral das Merçês, D. João VI, Lv. 9, fl. 21v)
- José Carneiro Geraldes, que segue.

José Carneiro Geraldes, nasceu cerca de 1770 em Campanhã, Porto. Casou a 9 de Janeiro de 1805 em Santo Ildefonso, Porto com D. Ana Casimira de Lima, que nasceu em Valongo, filha de Tomás José dos Santos, Sargento-mór de Valongo, e de sua mulher D. Ana Rosa Constância de Paiva Pinto; neta paterna de Bento José dos Santos, Capitão de Ordenanças de Valongo, e de sua mulher D. Ana Marques das Neves; neta materna de António de Paiva Pinto, Capitão-mór de Alfena, e de sua mulher D. Rosa Maria de Jesus, filha do Capitão de Mar-e-Guerra Vicente Ferreira Alfena.
Filha:
- D. Tomásia Casimira Carneiro Geraldes de Lima

(continua)

Agradeço contributo, se alguém tiver dados para completar estes. Nomeadamente que era Jerónimo de Azevedo Carneiro? Perpétua Carneiro Leão é dada como provavel filha de Gaspar Carneiro Leão que se casou em Sande a 15 de Fevereiro de 1664 com Isabel Vieira, filho este de Beatriz Velho Carneiro e de seu marido Belchior Leão Geraldes, mas até hoje não há prova indesmentivel.
Alguém se terá cruzado com dados sobre os Paiva Pinto de Alfena ou sobre estes Santos, sargento-mór e capitão de ordenanças de valongo (Pai e filho).

Desde já o meu obrigado a quem quiser contribuir.

Miguel Mendonça

Resposta

Link directo:

Casa do Vimieiro, Sande

#69452 | aburma | 12 jul 2004 22:30 | Em resposta a: #69439

Caro Miguel Mendonça,

Acho sempre interessantes e curiosos os encontros da História - bem mais que os desencontros!

Vem isto a propósito da sua referência ao Casal de Vimieiro, pois descendo de um seu proprietário contemporâneo dos seus antepassados Jerónimo de Azevedo Carneiro e Perpétua Carneiro Leão, proprietário esse constante desta Base de Dados:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=119726

Terá por acaso mais elementos acerca da constituição do referido prazo?

Com os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#69453 | joseantonioreis | 12 jul 2004 22:56 | Em resposta a: #69439

Caro Miguel Mendonça,

Quando vier de férias, lá para Setembro, vou tirar esta "cena" a limpo!
O Rodrigo Ortigão de Oliveira, também "anda"a ver estas ascendencias e não avança!
Cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#69458 | Gilson Nazareth | 12 jul 2004 23:44 | Em resposta a: #13667

Amigos,
Descendo de Carneiro de Marco de Canavezes,teria algum dos senhores
algo a me esclarecer sobre eles?
Vamos ao pouco que tenho:
Manuel da Silva Carneiro n.cerca 1740 c/c/Maria Ferraz.Pais de:
1-1-Domingos da Silva Carneiro n.Sobretamega cerca de 1760 c/c/Custodia Maria da Silva n.Sobre Tamega e filha de Manuel Caetano e Maria da Silva.Pais de:
...2-1-José Carneiro da Silva n.SobreTamega/freg Santa Maria/Marco de Canavezes cerca 1760 casado na mesma freg 26/10/1803 c/Tomazia de Magalhães n.SobreTamegas,filha de João Barboza e Maria Coelho de Magalhães.
Pais de:
......3-1-Manuel da Silva Carneiro n.Freg.Santa Maria/SobreTamega e casado mesma freg. 23-04-1823 com Joaquina Maria de Jesús ,n.SobreTamega,filha natural de Francisco Babo e Tomazia Maria.
O casal teve vários filhos dos quais tenho notícia de um fotografo em Paris,depois falecido RJ,e uma filha e dois filhos estabelecidos no interior de São Paulo com
fazendas de café.
Esperando resposta,aqui fico
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#69488 | joseantonioreis | 13 jul 2004 13:29 | Em resposta a: #69369

Quando vier de férias, vejo isso!
Por acaso não é sobrinho do Dr. Vaz Pinto, que agora está no Porto?
Cumprimentos
JAR

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#69513 | mivapi | 13 jul 2004 18:55 | Em resposta a: #69488

C. José António Reis

Agradeço a sua resposta.
Quanto ao Dr. Vaz Pinto, não faço ideia a qual se refere;Se me disser, posso responder-lhe.
Cumprimentos
Miguel Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#69535 | joseantonioreis | 14 jul 2004 00:45 | Em resposta a: #69513

Estou a falar do Sr. Padre Vaz Pinto, que estuda também a família de Arouca
Cumprimenta
JAR

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Vimieiro, Sande

#69547 | MMENDONCA | 14 jul 2004 09:13 | Em resposta a: #69452

Caro Alexandre Burmester,

O que sei sobre o prazo é o que está aqui transcrito no aqui neste tópico. A lista desde a sua instituição com as sucessivas renovações retirada dos livros do mosteiro de Alpendurada pelo Exmº Sr. José António Reis. Penso que ele lhe poderá dar mais dados.

Com os meus cumprimentos,

Miguel Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#69548 | MMENDONCA | 14 jul 2004 09:19 | Em resposta a: #69453

Exmº Senhor José António Reis,

O Rodrigo Ortigão de Oliveira "anda" a ver estas ascendencias a meu pedido já que eu por razões profissionais tenho pouco tempo disponivel (em horários de trabalho) para dedicar a este assunto.
Como disse e bem o assunto não avança. Como não se trata da minha varonia o assunto tem sido relegado para 2º plano.
Aproveitei este tópico para o relançar e agradeço-lhe, desde já, qualquer contribuição que possa dar.

Com os meus melhores cumprimentos e, ficando á sua disposição para qualquer assunto

Miguel Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#69567 | mivapi | 14 jul 2004 11:34 | Em resposta a: #69535

O Padre António Vaz Pinto é irmão de meu pai.
Cumprimentos

MVP

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#79335 | joseantonioreis | 13 dez 2004 19:13 | Em resposta a: #68183

Caro Primo:

Penhalonga
Livro Misto 1, fl.42v

Francisco, nasceu a 9.3.1621, filho de Ana, solteira do lugar de Aiêns, e de Melchior Leão, homem casado, do lugar do Vimieiro, freguesia de S. Martinho de Sande
Foram padrinhos, António Luís e Francisca, moça solteira, filha de Rodrigo Teixeira, do dito lugar do Vimieiro

Um abraço
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros, da Penha Longa, Marco de Canaveses

#158910 | Suomi | 09 jun 2007 16:38 | Em resposta a: #29985

Caro confrade Conde,

Já passando uns anos quando este tema era actual, consegue saber mais alguma coisa dos Souza Cirne ?
Ascendentes do meu marido (Souza Cyrne) e fim do sec. XVIII e inicio sec. XIX) eram naturais de Cinfães / S. Cristovão de Nogueira.

maarit

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 15:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen