Valpaços

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Valpaços

#136824 | PinheirodeCampos | 09 dez 2006 13:54

Caros Confrades

Tenhop estado a pesquisar paroquiais da freguesia de VALPAÇOS entre 1670 e 1750. Se algum dos confrades precisar de algum dado uma vez que são livros que não se encontram no ADVR é só pedir!

Relembro que a freguesia é apenas VALPAÇOS, hoje cidade

Com amizade

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

VALPAÇOS

#136826 | Lourval | 09 dez 2006 14:58 | Em resposta a: #136824

Caro Filipe Pinheiro de Campos,

Estou procurando pela naturalidade de meu trisavô Júlio Teixeira, filho de José Teixeira Osório e Cândida Luísa. Tudo indica que Júlio Teixeira nasceu cerca de 1856.

Por tradição oral sabemos que ele era de um lugar de Valverde. Como há um lugar de Valverde em Valpaços e também sei que há uma numerosa família Teixeira em Valpaços, então eu gostaria de lhe pedir que procurasse em 1856 pelo batismo do Júlio. Também serviria quaisquer filhos do casal José Teixeira (Osório) e Cândida Luísa nascidos por volta de 1855. Eu falo aqui de quaisquer filhos do casal José Teixeira e Cândida Luísa porque sempre há a probabilidade de meu trisavô não ter nascido Júlio mas sim ter adotado este nome quando chegou ao Brasil.

Agradeço antecipadamente
Lourval S. Silva

Resposta

Link directo:

MEDEIROS, de VALPAÇOS

#136857 | gmg | 10 dez 2006 01:12 | Em resposta a: #136824

Caro Confrade Filipe Pinheiro de Campos,

Onde se encontram, então, os livros de Valpaços desse período que não estão no ADVR?

Procuro recuar na minha ascendência MEDEIROS.

O que possuo é o seguinte:

I- JACINTA DE MEDEIROS, n.c. 1700 e c.c. FRANCISCO FERNANDES, que terá nascido entre 1680 – 1700.
Tiveram, pelo menos:
II- ISABEL DE MEDEIROS, que segue:
II- ANTÓNIO, nat. de Valverde, Valpaços, n. 1 de Abril de 1729.


II- ISABEL DE MEDEIROS, nat. do lugar de Valverde, freg.ª e concelho de Valpaços, casou, no dia 15 de Abril de 1744 em Valpaços com ANTÓNIO FERNANDES DA RUA, nat. de Valverde, Valpaços, f.º de António Fernandes e de Comba Alves.
Tiveram, pelo menos:
III- JOÃO DE MEDEIROS que c.c. Isabel Gonçalves, f.ª de Manuel Gonçalves e de Caetana Maria, de Valongo.
Tiveram, pelo menos:
IV- RITA.. S.m.n.
III- FRANCISCO DE MEDEIROS, c.g.


estou muito interessado na ascendência da Jacinta de Medeiros e do seu marido e também do António Fernandes da Rua.

O Confrade Filipe já sabe o meu e-mail!

Desejo-lhe umas Boas Festas!

Cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: VALPAÇOS

#136858 | gmg | 10 dez 2006 01:18 | Em resposta a: #136824

Se conseguir alguma coisa, será possível enviar-me, por aqui ou para o meu e-mail? E será possível enviar-me as digitalizações dos registos que se refiram a estes meus avoengos?

Cumprimentos e muito obrigado,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: VALPAÇOS

#136874 | Samuel C O Castro | 10 dez 2006 14:39 | Em resposta a: #136824

Estimado Filipe,

Dentro de sua disponibilidade, peço-lhe a especial gentileza de, o que achares sobre os Castros, de qualquer ramo, e puder anotar e depois de você terminar tudo, me transmitir em um único documento, fico-lhe muitíssimo agradecido.

Antecipo agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: VALPAÇOS

#136938 | amguedes | 11 dez 2006 12:26 | Em resposta a: #136824

Caro Filipe Pinheiro de Campos,

Procuro informações sobre Dona Luiza Maria Lemos Teixeira de Loureiro Medeiros, natural de Nozedo, Valpaços, filha de José António Gomes de Medeiros e de D. Catarina Lemos Teixeira. D. Luiza deve ter nascido por volta de 1730.

Casou em Valpaços cerca de 1762(?) com Lourenço de Souza Guedes Pinto Mourão, natural de Vila Pouca de Aguiar.

Com os melhores cumprimentos,
Ana Maria Guedes

Resposta

Link directo:

RE: MEDEIROS, de VALPAÇOS

#136992 | casadorego | 12 dez 2006 01:52 | Em resposta a: #136857

Boa noite,
Em Felgueiras Gayo, Nobiliário..., aparece o Dr. Gonçalo Fernandes da Rua e m.er D. Felipa de Faria (Ruas §6 N10 e Barbosas §69 N23), que viviam por Barcelos e com descendência em Viana do Minho. Este Dr. deve ser jurista e é natural que fosse eventualmente natural dessas paragens (e até parente daqueles que procura). Sendo parente (se for) e Licenciado, é natural (possível) que tenha Processo na Universidade de Coimbra, ou mais certo nas Habilitações para os Lugares de Letras (nestas encontra os nomes dos pais e avós).
Atentamente
Jorge pereira de araújo barbosa

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#137630 | gmg | 18 dez 2006 19:57 | Em resposta a: #136824

Caro Filipe,

Esperava ter notícias suas e nada....

Cumprimentos,

Luís.

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#137662 | gmg | 19 dez 2006 00:40 | Em resposta a: #136824

Fico à espera de uma resposta sua Filipe. Os dados que conseguir, podem ser-me muito importantes!

Cumprimentos e obrigado,

Luís

Resposta

Link directo:

RE: VALPAЗOS

#139098 | Granja | 04 jan 2007 11:48 | Em resposta a: #136938

Cara Ana Maria

Em primeiro lugar os meus mais sinceros votos de Boas Festas para que este ano de 2007 seja pleno de alegrias e conquistas.

Vistos os livros de Valpaços não me apareceu nenhum casamento entre indivíduos com os noes que refere. Manter-me-ei atento.

ualquer coisa disponha

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: VALPAЗOS

#139100 | Granja | 04 jan 2007 11:50 | Em resposta a: #136874

Caso apareçm claro que enviarei.

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#141291 | gmg | 23 jan 2007 11:35 | Em resposta a: #136824

Fico a aguarade notícias suas...

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: MEDEIROS, de VALPAÇOS

#141298 | fertelde | 23 jan 2007 13:16 | Em resposta a: #136992

Estimado Confrade Jorge:
VASCO JOSÉ LEITE DE MAGALHÂES E MENEZES BARBOSA DE ARAÚJO,
Este nome diz-lhe algo?
Onde se pode consultar as Habilitaçôes para Lugares de Letras?
Vejo também que se apresenta com Rego, alguma ligaçâo aos Rego de Viana do Castelo?
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: MEDEIROS, de VALPAÇOS

#141352 | casadorego | 23 jan 2007 18:42 | Em resposta a: #141298

Estimado Fernando,
Lamento mas o nome não me diz nada. Mas quem é Magalhães e Menezes é o Rodrigo Ortigão de Oliveira, que é genealogista e (julgo) colaborador deste site. Penso que será a pessoa indicada para o esclarecer.

Os Regos de Viana (Mereces) são, de facto,ligados aos meus (os Rego Barreto).
Cumprimentos
Jorge

Resposta

Link directo:

RE: MEDEIROS, de VALPAÇOS

#141366 | fertelde | 23 jan 2007 20:34 | Em resposta a: #141352

Estimado Jorge:
Sou do ramo Cunha Rego e tenho nos Rego a pesquiza parada em Cap. André Alvares Oliveira e Rego, c. 1690.
Se tiver algum estudo que bata cerca, agradeceria me informasse.
Cumprimentos
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#141748 | gmg | 26 jan 2007 01:43 | Em resposta a: #136824

Caro Filipe,

Por favor não se esqueça de me facilitar os dados que está a procurar em Valpaços! Já sabe quem eu sou e já lhe enviei através do seu e-mail, parte da minha Ascendência, de Valpaços.

Fico a aguardar notícias suas!

Cumprimentos,

Luís

Resposta

Link directo:

Teixeiras

#141949 | Lourval | 27 jan 2007 16:54 | Em resposta a: #136824

Caro Filipe,
Estou há quase dois anos procurando pela naturalidade de meu trisavô Júlio Teixeira, filho de José Teixeira Osório e Cândida Luísa. Ele nasceu cerca de 1856. Ele já estava no Brasil em 1887 e tomou como companheira (aqui no Brasil) minha trisavó Ana Luísa Esteves natural de Constantim, Vila Real. Se souber de alguma coisa, agradeço.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Lamalonga, Família FERRO

#143600 | gmg | 10 fev 2007 23:41 | Em resposta a: #136824

Caríssimo Filipe,

Continuo a aguardar notícias suas quanto à sua pesquisa nos paroquiais de Valpaços.

Já agora, no seu espólio arquivístico de genealogia, tem informações sobre a Família FERRO, de Lamalonga (Macedo de Cavaleiros - Bragança)?

Cumprimentos e aguardo notícias suas,

Luís

Resposta

Link directo:

RE: MEDEIROS, de VALPAÇOS

#143864 | AMAssis | 13 fev 2007 01:50 | Em resposta a: #136857

Caro Luís Murta Gomes

Sobre o que refere tenho esta pequena informção:

1. JACINTA DE MEDEIROS

Natural de Rio Torto.

Casou com FRANCISCO FERNANDES PASSEADO, ou FRANCISCO FERNANDES EIRÓ, natural de Valverde, Valpaços.

Filhos:

2. ISABEL DE MEDEIROS, natural de Valverde, Valpaços, onde nasceu a 6 de Maio de 1722, sendo seus padrinhos Francisco de Medeiros e sua mulher Caetana Fernandes . Casou em Valpaços a 15 de Abril de 1744 com ANTÓNIO FERNANDES DA RUA, filho de António Fernandes, natural de Valverde, e de Comba Álvares, natural de Cachão, Possacos. Foram moradores em Valverde, Valpaços. Filhos:
3. MARIA, que nasceu em Valpaços a 22 de Maio de 1745, sendo seus padrinhos Francisco Fernandes e sua filha Catarina, solteira. Morreu em 18 de Julho de 1752 .
3. QUITÉRIA AGOSTINHA, que nasceu em Valpaços a 28 de Agosto de 1748, sendo padrinhos Jerónimo de Morais e Castro, que assina, e sua irmã D. Antónia, que se fez representar por procuração em Belchior Luís Pinto de Magalhães .
3. CATARINA, que nasceu em Valpaços a 6 de Setembro de 1750, sendo padrinhos Francisco Fernandes e sua filha Catarina, avô e tia da baptizada .
3. ANTÓNIO, que nasceu em Valpaços a 12 de Fevereiro de 1753, sendo seus padrinhos António Ribeiro, que assina, e sua mulher Jacinta de Medeiros, da Fonte Mercê, Água Revez .
3. FRANCISCO JOÃO, que nasceu em Valpaços a 26 de Junho de 1756, sendo padrinhos o avô Francisco Fernandes e sua filha Catarina .
3. JOSÉ JOÃO, que nasceu em Valpaços a 27 de Abril de 1759, sendo padrinhos Manuel Gonçalves Barroso e sua irmã Maria .
3. JOÃO DE MEDEIROS, que nasceu em Valpaços a 30 de Abril de 1762, baptizado com o nome de JOÃO SECUNDINO, sendo padrinhos Francisco Fernandes Eiró, que assina de cruz, e sua filha Catarina . Casou com ISABEL GONÇALVES, filha de Manuel Gonçalves e de Caetana Maria, do lugar de Valongo . Filhos:
4. RITA, sem mais notícia.
4. FRANCISCO DE MEDEIROS, com geração.
3. JOSEFA MARIA, que nasceu em Valpaços a 19 de Março de 1765, sendo padrinhos Francisco Fernandes e sua filha Catarina, solteira. Morreu a 5 de Setembro de 1769 .
2. CATARINA, que é madrinha de seu sobrinho Francisco João em 1756. Nasceu em Valpaços a 12 de Janeiro de 1724, sendo seus padrinhos Manuel, solteiro, e sua irmã, também solteira, filhos que ficaram de António Gonçalves, de Valverde .
2. ANTÓNIO, que nasceu em Valverde, Valpaços, a 1 de Abril de 1729 .

Refira-se ainda que nos aparece, em Valpaços, uma Jacinta de Medeiros, de Rio Torto, a amadrinhar em 1652 do padre Gonçalo de Medeiros Teixeira, e em 1662 de Catarina Veloso, ambos filhos de Francisco da Costa Homem e de sua mulher Ana Barreira, senhora do morgado de S. Francisco, em Valpaços - o que sugere a possibilidade de parentesco entre ela e os morgados de S. Francisco.

Cumprimentos,

António Assis

Resposta

Link directo:

JACINTA DE MEDEIROS

#143902 | gmg | 13 fev 2007 16:38 | Em resposta a: #143864

Caríssimo António Assis,

Muito obrigado pela sua preciossa informação!!!!

Descende desta Jacinta de Medeiros? Tem mais informações sobre a sua Ascendência?

Cumprimentos,

Luís MurtaGomes

Resposta

Link directo:

RE: JACINTA DE MEDEIROS

#143970 | AMAssis | 14 fev 2007 00:28 | Em resposta a: #143902

Caro Luís Murta Gomes

Não descendo desta senhora mas conheço relativamente bem os Medeiros desta região, bem como trabalhadas as fontes documentais existentes (incluindo os livros de Valpaços que existem na paróquia, de que tenho fotocópia integral).

Terei todo o gosto em conversar consigo sobre o assunto. O meu telefone é o 961 361 853.

Deixo-lhe aqui mais umas noticias sobre outra Jacinta de Medeiros, também de Rio Torto, decerto parente da sua, ramo aliás que amadrinhou.

1. BRITES DE MEDEIROS

Casou com MATIAS GONÇALVES.

Filha:

2. PÁSCOA DE MEDEIROS, ou MARIA PÁSCOA DE MEDEIROS, que segue.

2. PÁSCOA DE MEDEIROS, ou MARIA PÁSCOA DE MEDEIROS

Natural de Rio Torto.

Casou com MANUEL PIRES, natural de Friões.

Filhos:

3. JACINTA DE MEDEIROS, que segue.

3. JACINTA DE MEDEIROS

Natural de Rio Torto, onde nasceu a 12 de Março de 1712.

Casou com ANTÓNIO RIBEIRO, natural de Água Revez, onde nasceu a 6 de Agosto de 1710, filho de Amaro Ribeiro, natural de S. Vicente de Valongo, comarca de Vila Real, e de Maria Moutinho, natural de Água Revez, neto paterno de Bartolomeu Ribeiro, solteiro (?), e de “sua mulher” Catarina Fernandes, moradores em Valongo, e de Tomé Lopes e de Comba Moutinho, do lugar de Fonte Merce, em Água Revez.

Filho:

4. ANTÓNIO RIBEIRO, natural de Água Revez, onde nasceu a 14 de Setembro de 1755. Fez habilitação De Genere em Braga a 22 de Dezembro de 1777 .

Cumprimentos

António Assis

Resposta

Link directo:

RE: JACINTA DE MEDEIROS

#144030 | gmg | 14 fev 2007 16:15 | Em resposta a: #143970

Caríssimo António Assis,

Muito obrigado pela sua grande ajuda! Desconhecia que a JACINTA DE MEDEIROS era de Rio Torto (Valpaços). Consta como sendo natural de Rio Torto, em que Registo de Baptismo? Onde fica Cachão, Possacos? A que concelho e distrito pertence?

Sobre o ANTÓNIO FERNANDES DA RUA, tudo o que sei é que era natural de de Valverde, Valpaços, f.º de António Fernandes e de Comba Alves (ou Álvares, como menciona) estes recebidos em Valpaços em 16 de Setembro de 1714, ele viúvo de Ângela Martins e ela filha de Ciríaco Fernandes e Maria Fernandes.

Tem o Registo de Casamento de António Fernandes com Ângela Martins? Através desse mesmo Registo, é possível obter a filiação do António....

O problema é que estes Livros estão em Valpaços, na Igreja, e o Padre não os dá ao Arquivo Distrital de Vila Real... Mas tem fotocópias desses Livros de Valpaços?

Diz-me também que a Comba Álvares era natural de Cachão?

Vou entrar em contacto consigo.

Sobre o FRANCISCO FERNANDES EIRÓ ou FRANCISCO FERNANDES PASSEADO, tem mais dados sobre a sua Ascendência?

Sabe se há livros de Rio Torto, de Casamento, capazes de enquadrar o Casamento da JACINTA DE MEDEIROS com o FRANCISCO FERNANDES PASSEADO?

Cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

JACINTA DE MEDEIROS, algum aditamento?

#144205 | gmg | 15 fev 2007 15:48 | Em resposta a: #143970

Caríssimo António Assis,

Nem imagina a óptima notícia que me dá ao dizer que conhece "relativamente bem os Medeiros desta região, bem como trabalhadas as fontes documentais existentes (incluindo os livros de Valpaços que existem na paróquia, de que tenho fotocópia integral)".

Diz então que tem fotocópias dos Livros Paroquiais que existem em Valpaços, na Igreja?

Eu gostaria, se fosse possível, de ficar também com uma fotocópia desses Livros Paroquais.

Vivo no Porto. Não sei de onde é o António... Entrarei em contacto consigo, mal possa. Julgo que a sua ajuda vai ser preciosa para eu continuar a desvendar esta parte da minha Ascendência.

Mais uma vez agradeço a sua simpatia e amabilidade ao fornecer-me o seu contacto telefónico e a ajudar-me! Poucas são as pessoas que fornecem dados a este ponto... Infelizmente.

Espero poder contar consigo, e com um aliado, nas Investigações Genealógicas.

Da minha parte, o que eu puder ajudar diga. Neste momento ando muito ocupado com um Estágio Científico, daí que não tenha tanto tempo para me dedicar (como gostaria) à Genealogia...

Cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: JACINTA DE MEDEIROS, algum aditamento?

#144237 | AMAssis | 15 fev 2007 20:16 | Em resposta a: #144205

Caro Luís Murta Gomes

Planeio estar no Arquivo do Porto na semana de 26 de Fevereiro a 2 de Março.

Ligue-me então.

Cumprimentos

António Assis

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#144302 | jsarmento | 16 fev 2007 10:26 | Em resposta a: #136824

Caro Filipe Pinheiro de Campos

O meu nome é José Sarmento e sou um dos co-proprietários da casa dos Aciprestes em Santa Valha, Valpaços.

I D. Carmelinda Rosa Gonçalves da Rua nascida em Valpaços a 03.10.1788 e falecida em Santa Valha a 27.08.1849 c.c meu 3º avô António José de Moraes Pinto Sarmento 8º Morgado de Santo António dos Aciprestes em Santa Valha

Filha de:

II. Gonçalo Manuel Gonçalves da Rua, nascido em Valpaços a 28.01.1763, c.c D.Jacinta Rosa Gonçalves, filha de Francisco Gonçalves da Rua e de D.Quitéria Gonçalves

neta paterna de:

III.António Gonçalves da Rua, nascido c. de 1730 em Valpaços, c.c D.Catarina Lopes filha de Domingos Alves e de D.Páscoa Lopes

bisneta paterna de:

IV. João Gonçalves e de D. Maria Gonçalves da Rua

Muito grato ficaria se me informasse se possui alguma informação relativa a estes meus avoengos.

Com os meus melhores cumprimentos

Jose Alexandre de Saavedra Rodrigues Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#144304 | jsarmento | 16 fev 2007 10:42 | Em resposta a: #136824

Caro Filipe Pinheiro de Campos

Reporto-me à minha mensagem anterior que foi enviada com um erro pelo que a passo a corrigir:

I. D.Luisa Maria Gonçalves da Rua de Moraes Sarmento, natural de Vilar de Ouro, Torre D.Chama, c.c. meu 3º avô António José de Moraes Pinto Sarmento, 8º Morgado de Santo António dos Aciprestes em Santa Valha;

filha de:

II. D. Carmelinda Rosa Gonçalves da Rua nascida em Valpaços a 03.10.1788 e falecida em Santa Valha a 27.08.1849 c.c José Manuel Sarmento do Lago de Moraes Madureira, Morgado de Vilar de Ouro na Torre de D.Cham

neta materna de:

III. Gonçalo Manuel Gonçalves da Rua, nascido em Valpaços a 28.01.1763, c.c D.Jacinta Rosa Gonçalves, filha de Francisco Gonçalves da Rua e de D.Quitéria Gonçalves

bisneta materna de:

IV. António Gonçalves da Rua, nascido c. de 1730 em Valpaços, c.c D.Catarina Lopes filha de Domingos Alves e de D.Páscoa Lopes

3ª neta materna de:

V. João Gonçalves e de D. Maria Gonçalves da Rua

Muito grato ficaria se me informasse se possui alguma informação relativa a estes meus avoengos.

Com as minhas desculpas pelo engano apresento os meus melhores cumprimentos


Jose Alexandre de Saavedra Rodrigues Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: JACINTA DE MEDEIROS, algum aditamento?

#144338 | gmg | 16 fev 2007 14:28 | Em resposta a: #144237

Caro António Assis,

Diga-me uma coisa: é natural do Porto ou de Trás-os-Montes?

Eu sou natural de Vila Real, onde vivo, mas também vivo no Porto.

É possível eu tirar fotocópias dos Livros Paroquiais de que dispões? São muitos?

Cumprimentos e vou ligar-lhe,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: JACINTA DE MEDEIROS, algum aditamento?

#144339 | gmg | 16 fev 2007 14:35 | Em resposta a: #144237

Caro António Assis,

Peço desculpa pelo erro "dispões", que escrevi na mensagem. Queira aceitar a versão: dispõe.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#144579 | IsabelFont | 18 fev 2007 12:44 | Em resposta a: #136824

Bom dia,
Só agora vi esta sua mensagem, e disponibilidade para procurar em Valpassos; e embora saia um bocadinho da data extrema que diz que tem em mãos, será que dá para procurar:
José António Lopes, provavelmente nascido em 1765, filho de José Martins e Maria Gomes?
Cumprimentos
Ma. Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

REGISTOS PAROQUIAIS DO CONCELHO DE VALPAÇOS

#144685 | gmg | 18 fev 2007 23:47 | Em resposta a: #144205

Caro António Assis,

Além dos Livros Paroquiais da freguesia de VALPAÇOS (de que tem fotocópia), tem mais Livros Paroquiais fotocopiados? Tais como de RIO TORTO? de POSSACOS?


Agradecia uma resposta. Se for possível, gostaria de tirar fotocópia tembém aos de RIO TORTO e de POSSACOS.

No Arquivo Distrital de Vila Real, e para a freg.ª de RIO TORTO, só têm documentação paroquial, a partir de 1696. Contudo, numa mensagem sua aqui do fórum, vi que tem conhecimento de uma Jacinta de Medeiros em 1652!!

Cumprimentos e até breve,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

REGISTOS PAROQUIAIS DO CONCELHO DE VALPAÇOS

#144686 | gmg | 18 fev 2007 23:48 | Em resposta a: #144237

Caro António Assis,

Além dos Livros Paroquiais da freguesia de VALPAÇOS (de que tem fotocópia), tem mais Livros Paroquiais fotocopiados? Tais como de RIO TORTO? de POSSACOS?


Agradecia uma resposta. Se for possível, gostaria de tirar fotocópia tembém aos de RIO TORTO e de POSSACOS.

No Arquivo Distrital de Vila Real, e para a freg.ª de RIO TORTO, só têm documentação paroquial, a partir de 1696. Contudo, numa mensagem sua aqui do fórum, vi que tem conhecimento de uma Jacinta de Medeiros em 1652!!

Cumprimentos e até breve,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

Fotocópias!

#144691 | gmg | 18 fev 2007 23:58 | Em resposta a: #144237

Caro António Assis,

Tenciono telefonar-lhe na semana de 26 de Fevereiro até 2 de Março, para entrar em contacto consigo. Se puder levar as fotocópias dos Livros paroquiais, agradecia-lhe muito.

Pedia-lhe o favor de me deixar tirar fotocópia. Obrigado.

Desculpe a insistência das mensagens, sempre focalizadas no mesmo assunto. Desculpe maçá-lo... Mas a verdade é que estou muito entusiasmado com os documentos que possui! É uma forma de eu poder recuar mais um pouco na minha Ascendência! Ainda por cime, é um conhecedor da Família em causa!

Sinceros cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

Duas Jacintas de Medeiros, Tia e Sobrinha

#144776 | gmg | 19 fev 2007 19:00 | Em resposta a: #143970

Caro António Assis,

De facto esta Jacinta de Medeiros, natural de Rio Torto e aí nascida em 1712, é sobrinha da minha Antepassada JACINTA DE MEDEIROS, pois esta casou em Rio Torto com FRANCISCO FERNANDES (PASSEADO ou EIRÓ) no dia 11 de Agosto de 1721.

Era f.ª de MATIAS GONÇALVES e de BRITES DE MEDEIROS e portanto irmã da Maria Páscoa de Medeiros.

Sobre a Ascendência da BRITES DE MEDEIROS e seu marido é que nada consegui mais.... Fico à espera de me encontrar consigo, para a próxima semana, no Porto.

Até lá, sinceros cumprimentos e mais uma vez, muito obrigado pela sua ajuda.

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

Dê Notícias! :)

#144896 | gmg | 20 fev 2007 15:15 | Em resposta a: #144237

Quando puder, dê notícias por aqui...

Espero não o estar a maçar. Peço desculpa se o estou.

Cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

Entrar em contacto: MEDEIROS

#145341 | gmg | 24 fev 2007 23:29 | Em resposta a: #144237

Caro António Assis,

Entrarei em contacto consigo segunda-feira, dia 26 de Fevereiro.

Espero que possa levar consigo a documentação.

Obrigado e cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Publicação

#146306 | gmg | 03 mar 2007 20:04 | Em resposta a: #136824

Caro Filipe,

Não há novidades ainda? Vai publicar esse levantamento de Registos de Baptismo e Casamento?

Cumprimentos,

Luís

Resposta

Link directo:

MEDEIROS, TEIXEIRA e COELHO DE MELLO

#147962 | gmg | 14 mar 2007 00:11 | Em resposta a: #144237

Caro António,

Já entrei em contacto consigo, através do telemóvel.

Espero poder encontrar-me consigo no dia 14 de Março, após as suas pesquisas, para conversarmos sobre os assuntos de genealogia.

Cumprimentos,

Luís

Resposta

Link directo:

MEDEIROS, TEIXEIRA e COELHO DE MELLO

#147963 | gmg | 14 mar 2007 00:13 | Em resposta a: #144237

De qualquer das formas, aqui tem o meu e-mail, caso necessite dele: genealogia_@portugalmail.pt

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Valpaзos

#147987 | Granja | 14 mar 2007 09:55 | Em resposta a: #144304

Caro José Alexandre

Apenas hoje i a sua mensagem e irei ver se consigo algo mais acerca dos dados que me enviou. Penso que até ainda somos parentes pelo lado Figueiredo Sarmento

Um abraço

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#149290 | aglobo | 20 mar 2007 14:41 | Em resposta a: #141748

Só agora entrei nestas andanças, mas reparo que fala em Teixeiras de Valpaços.
Sabe alguma coisa sobre eles?
Precisava recuar no Filipe Teixeira de Sampaio (21.09.1838 - 01.08.1892) nascido em Vassal. Sei que o pai também se chamava Filipe Teixeira de Sampaio.
Sabe algo destes Teixeiras?

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#149307 | gmg | 20 mar 2007 16:29 | Em resposta a: #149290

Nada tenho sobre esses Teixeira. Tente o Arquivo Distrital de Vila Real. São muito atenciosos e despacham o "serviço" rapidamente!

Com os melhores cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Sempre vem ao Porto?

#150065 | gmg | 26 mar 2007 13:54 | Em resposta a: #144237

Caro António Assis,

Sempre vem ao Porto? Quando estiver por cá, diga-me qualquer coisa pois estou interessado nos MEDEIROS, TEIXEIRAS e COELHOS DE MELLO. Consta alguma informação sobre estes, de Ervões e de pero de Chaves, no tombo da "Casa de Samaiões"? O seu amigo Filipe Pinheiro de Campos, disse-me que tinha esse tombo fotocopiado e que é enorme! É lá que se encontra mais informações sobre as famílias indicadas?

Aguardo uma resposta sua.

Com os melhores cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Sempre vem ao Porto? - parte II

#150070 | gmg | 26 mar 2007 14:11 | Em resposta a: #144237

Ressalvo o "pero de Chaves" para perto de Chaves.

Sinceros cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#150124 | AMAssis | 27 mar 2007 03:40 | Em resposta a: #149290

É na certa filho de FILIPE TEIXEIRA DE SAMPAIO nascido em Vassal em 1804, e habilitado De Genere em 1823; neto outro FILIPE TEIXEIRA DE SAMPAIO, nascido em Santiago da Ribeira de Alhariz em 1766; bisneto de ANTÓNIO TEIXEIRA DE SAMPAIO, nascido na Quinta de Sadoncelhe, Ervões, em 1729; trineto de FILIPE TEIXEIRA DE SAMPAIO, nascido em Santiago da Ribeira de Alhariz em 1684; tetraneto de ANA DE SAMPAIO, natural de Santiago da Ribeira de Alhariz; 5º neto de ISABEL DE SAMPAIO, natural de Santiago da Ribeira de Alhariz.

Tenho bastantes mais informações; se quiser, diga-me.

Cumprimentos

António de Assis

Resposta

Link directo:

RE: Sempre vem ao Porto?

#150125 | AMAssis | 27 mar 2007 03:41 | Em resposta a: #150065

Caro Luis Murta,

Acabo de chegar ao Porto, onde estarei até 5ª feira.

Encontra-me no Arquivo Distrital.

Abraço

António de Assis

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#150137 | aglobo | 27 mar 2007 09:33 | Em resposta a: #150124

Estou encantada.
Pedi uma certidão de nascimento à ADVRL de Filipe Teixeira de Sampaio (1804), que certamente vem confirmar as informações que me dá.
Como tem tanta informação?
Estou casada com Augusto Gil Sampaio Lobo (de Argeriz), bisneto de Filipe Teixeira de Sampaio +20.09.1838*01.08.1892, que pouco sabia da família. Estou a tentar fazer a arvore dele. Alguém me disse já, que ele chega a Afonso III por descendência com uma árabe?. Ficamos curiosos
Já comecei a introduzir a arvore no genea.
Diz ter mais informações. Claro que quero, sem querer ser abusadora.
Já agora que quer dizer De Genere? Sou mesmo novata nestas andanças.......
Desde já o meu obrigado,

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#150377 | AMAssis | 28 mar 2007 03:01 | Em resposta a: #150137

Manuela:

1. "De Genere" quer dizer, em forma abreviada, de geração. Durante todo o antigo regime usaram destas provanças para tudo.
2. O seu marido - que creio saber quem é - vive em Viana do Castelo? Lige-me pelo 961 361 853 ou pelo 963 872 573 (da minha mulher, Graça). Tenho várias informações sobre a sua ascendência, não só desde ramos de Teixeiras de Sampaios.

António de Assis

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#150485 | aglobo | 28 mar 2007 22:58 | Em resposta a: #150377

Olá,

De encantada passamos a admirados.......
O Gil Lobo, meu marido, vive realmente em Viana do Castelo (minha terra natal).
Mas não consegue chegar a lado algum por António de Assis (ou não se lembra).
Como o conhece? Ajude-o lá.
Qual a melhor hora para contactá-lo? É que vejo que me responde sempre noite dentro.

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#150510 | AMAssis | 29 mar 2007 01:35 | Em resposta a: #150485

Somos nocturnos, de facto...

Mas também diurnos: a melhor hora para nos telefonar é entre o meio dia e meia e as duas - altura em que estamos fora do Arquivo do Porto (onde não há rede). Se não conseguir falar para o meu telefone, tente o da Graça, ou ainda o 965 049 922.

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#150511 | AMAssis | 29 mar 2007 01:38 | Em resposta a: #150485

Não conheço, de facto, o seu marido. Mas sei quem é - e já me ajudou muito.

A pista é: Sadoncelhe.

António

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#150610 | titihelena | 29 mar 2007 20:02 | Em resposta a: #150511

boa noite,

estou a procura dos dados dos pais dos meus avós paternos
aldeia Nozedo, freguesia Sao João da Corveira, concelho de Valpaços

avo : Alcino Dos Santos nascido 27.04.1924
pai : Manuel Marcelino Dos Santos
mãe : Maria dos Prazeres

avô : Maria Fernandes Matias nascida 05.10.1925
pai : João Matias
mãe : Adelia Fernandes

Se alguém pode me ajudar ?
Vivo em França e só vou a Portugal durante as férias do verão.

Obrigado
Cumprimentos
Helena Margarida Dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#150643 | Vanda J. | 30 mar 2007 00:10 | Em resposta a: #150610

Boa Noite
Procuro saber a freguesia onde nasceu a 10 de Novembro de 1907, Marcelina Augusta, filha de Felisberto José Gonçalves e Anna dos Santos.
A unica referência que tenho é que poderá ser de Valpaços.
Obrigada

Vanda

Resposta

Link directo:

COELHO DE MELLO e TEIXEIRA

#150724 | gmg | 30 mar 2007 20:32 | Em resposta a: #150511

Caro António,

Já lhe enviei, por e-mail, o que possuo dos COELHO DE MELLO e TEIXEIRA. Como me disse que me diria logo alguma coisa e estranhando o tempo na resposta, venho perguntar-lhe se recebeu o meu e-mail?

Cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços / José António Lopes

#153726 | IsabelFont | 25 abr 2007 12:33 | Em resposta a: #143970

Boa tarde caro confrade António Assis,
Não sei se ainda tem este informação de Valpaços, mas de qualquer maneira atrevo-me a fazer-lhe este pedido.
Ando há já muito tempo porcurando o assento de nascimento de um tetravô - José António Lopes - que eu pensava que era de Mirandela, onde não encontram registos.
Recentemente deram-me uma nova pista: de que teria nascido em Veiga de Lilla -Valpaços, talvez entre os anos de 1707 e 1786 (a primeira filha, ou que julgamos ser a primeira, nasceu em 4/11/1817), embora inicialmente me tivessem dito que ele teria nascido em 1765, muito concretamente. Parece que poderiam ser 2 irmão gémeos, daí poder haver até 2 assentos de nascimento. Este José António Lopes seria filho de José Martins e Maria Gomes, cujos assentos também não tenho.
Se me puder ajudar nesta tarefa da nossa árvore genealógica da família, muito agradeço.
Melhores cumprimentos
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#166220 | isabel a | 31 ago 2007 10:28 | Em resposta a: #144304

Ex.mo Senhor
Li com o maior interesse a sua mensagem, pois procuro também informações sobre José Manuel Sarmento do Lago de Moraes Madureira (ou outra variação dos apelidos) nascido a 31.3.1795 e a sua família. Já consultei a sua ‘ficha’ no Genea e as referências no Felgueiras Gaio.
Grata pela sua atenção
Com os meus melhores cumprimentos
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#166223 | jsarmento | 31 ago 2007 12:04 | Em resposta a: #166220

Exma Senhora D.Isabel,

A informação disponível no Genea é a que possuo. Se, porventura, dispuser de mais alguma, muito grato ficaria se tivesse a gentileza de a me dispensar.

Com os meus melhores cumprimentos

Jose Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: JACINTA DE MEDEIROS, algum aditamento?

#166226 | gmg | 31 ago 2007 12:50 | Em resposta a: #144237

Caro António Assis,

Para quando o tão aguardado artigo sobre a Família MEDEIROS, de Valpaços e arredores? Onde vai ser publicado?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#166258 | isabel a | 31 ago 2007 17:02 | Em resposta a: #166223

Ex.mo Senhor

Pouco de relevante posso acrescentar, infelizmente. José Manuel Sarmento de Moraes Madureira do Lago era Juíz Ordinário da Torre de D. Chama em 1831 pois é assim mencionado num documento incluído na habilitação de genere dum outro familiar não relacionado directamente com ele. Não sei aliás quais eram as habilitações requeridas para exercer esse cargo. Encontrei foi uma ligação à minha família através dos registos paroquiais de São Pedro Velho e uma referência ao que parece ser um segundo casamento em Meles. Seria possível saber quando e onde faleceu e se deixou testamento?

Com os meus melhores cumprimentos
Isabel (por favor sem ‘senhora’, pois faz-me sentir (ainda) mais velha)

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#166265 | jsarmento | 31 ago 2007 17:33 | Em resposta a: #166258

Cara Isabel

A informação que tenho retirei-a de "Familias Transmontanas" de Francsico Xavier Moraes Sarmento. Se não possuir esta obra terei todo o gosto em consultá-la para ver se consta a informação que pretende. Contudo sempre lhe posso adiantar que, de acordo com a mesma obra, a mãe deste José Manuel, Luisa Maria dos Reis, era natural de Meles, Macedo de Cavaleiros.

A Isabel tem raízes na região?

Jose Sarmento (agradeço a gentileza e peço-lhe tratamento recíproco)

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#166267 | isabel a | 31 ago 2007 18:18 | Em resposta a: #166265

Caro José Sarmento
Agradeço-lhe muito a sua generosa oferta pois não tenho cópia desse livro. Muito obrigada.
A minha mãe é transmontana e fez o liceu em Bragança, mas vive em Lisboa. Pelo que tenho conseguido investigar, a família é oriunda de várias aldeias do antigo concelho da Torre de D. Chama. Uma das suas bisavós era de S. Pedro Velho, mas não se falava disso porque, confessou-lhe uma vez um primo em segredo, era filha dum padre e duma das senhoras da aldeia – daí esta (possível) ligação. Já confirmei o padre que, afinal, era filho de outro padre – felizmente que na época e naquela freguesia os registos de baptismo eram muito completos. Histórias destas existem em todas as famílias e eu gostaria de provar ou desprovar as nossas que acho engraçadíssimas a esta distância no tempo. Às vezes fico muito frustrada em “só” conseguir obter nomes nos registos e não poder saber mais sobre as pessoas e as suas vidas e personalidades.
Mais uma vez muito obrigada
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Livros de Valpaços

#168510 | IsabelFont | 25 set 2007 16:33 | Em resposta a: #143970

Caro confrade António Assis,

Do que neste tópico pude perceber ficou com cópias destes livros de Valpaços! é assim?

Se assim não for, agradeço me indique a quem posso pedir este favor nos dias que correm.

Eu não preciso de cópias, porque só estou a fazer pesquisa familiar.
Mas dar-me-ia uma grande ajuda se pesquisasse para mim nesses livros, o seguinte:
- Baptismo de Anastácia Gomes (Barreto Salgado ??) em Santa Maria de Emeres cerca do ano de 1690, ou anterior, filha de Catarina Salgado (também de Santa Maria de Emeres) e Bento Gomes Peixoto;
- seu casamento com Francisco de Freitas, de Santo Tirso de Prazins, cerca de 1715, na zona de Valpaços;
- baptismo da Mãe - Catarina Salgado - também de Santa Maria de Emeres, filha de Manuel Salgado Barreto, e ???, entre 1660 e 1670 (?), consoante a data de nascimento da filha Anastácia acima mencionada.

Claro, convirá explicar que só peço este favor porque não há, no ADVRL, baptismos anteriores a 1691 nem casamentos anteriores 1732, referentes a Valpaços.

Cumprimentos
MªIsabel

Resposta

Link directo:

RE: MEDEIROS, de VALPAÇOS

#169103 | jsarmento | 02 out 2007 10:18 | Em resposta a: #143864

Caro António Assis,

Procuro informações sobre "Medeiros Teixeira" de Tinhela, nomeadamente:

1. Francisco Martins Teixeira, c.c Maria Pires. Tiveram a:

2. Afonso de Medeiros Teixeira *Tinhela, Valpaços, casou a 29/12/1653 com Maria de Loureiro, * Cortiços, Macedo de Cavaleiros, filha de João Loureiro Mesquita, falecido a 2 de Julho de 1653 em Cortiços, e de Filipa de Buiça, neta paterna de António de Loureiro de Mesquita, natural de Viseu e de Maria de Faria Borges dos Cortiços. Tiveram a:

3.Afonso de Medeiros Teixeira, Morgado de Tinhela, C.O.C por alvará de 20/02/1691, que casou com Francisca de Moraes Colmieiro.

Conheço a descendência deste casal (in "Familias Transmontanas" de Francisco Xavier Moraes Sarmento).

Muito grato ficaria se me pudesse dispensar, caso lhe seja possível, informações sobre os seus ascendentes.

Antecipadamente grato pela atenção que possa dispensar a este assunto.

Com os meus melhores cumprimentos

José Alexandre Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: MEDEIROS, de VALPAÇOS

#169190 | AMAssis | 03 out 2007 09:50 | Em resposta a: #169103

Caro José Alexandre Sarmento,

No Nobiliário de Queiroga a filiação de Afonso de Medeiros Teixeira é diferente daquela que indica. Não é Francisco Martins Teixeira mas sim Gaspar Martins Teixeira, "de Argemil" (lugar na freguesia de Nozedo, Valpaços). Casou a 20 de Maio de 1606 em Tinhela com MARIA PIRES, filha de João Afonso e de sua mulher Maria Pires. Foram moradores em Tinhela. MARIA PIRES era irmã do licenciado AFONSO GONÇALVES, que foi reitor em Oucidres, e instituidor de vários vinculos. Das “habilitações deste Afonso Gonçalves consta ser neto paterno de Afonso Gonçalves e de Isabel Pires, naturais de Tinhela, e materno de Pedro Gonçalves, natural de Santa Valha, e de sua mulher Isabel Pires, natural de Sonim”; MARIA PIRES e seu irmão AFONSO GONÇALVES eram “sobrinhos direitos do Padre PEDRO GONÇALVES, reitor de Oucidres, que além de instituir vários vinculos, dotou a sua sobrinha e ve-se do Inventário que a Casa era grande (…).

GASPAR MARTINS TEIXEIRA, "de Argemil", era filho de GARCIA DE MEDEIROS, irmão de Pedro Pires de Medeiros, instituidor do Morgado da Fonte, em Valpaços. Ambos tomaram o apelido do lugar de Medeiros, “junto ao Monte Rei, em Galiza”, onde se refugiaram.

Casou com MARIA PADRÃO, natural de Oucidres ou de Argemil, onde nasceu em 1571, irmã do padre Francisco Teixeira, reitor de Oucidres, ambos filhos de Gaspar Martins e de Catarina de Moimenta.

Foram moradores no lugar de Argemil, acrescentando Queiroga que se "estabeleceu" em Santiago da Ribeira de Alhariz (hoje freguesia de Valpaços).

Gaspar Martins Teixeira e Maria tiveram 8 filhos, entre os quais Afonso de Medeiros Teixeira.

Cumprimentos,

António de Assis

Resposta

Link directo:

RE: MEDEIROS, de VALPAÇOS

#169196 | jsarmento | 03 out 2007 11:05 | Em resposta a: #169190

Caro António de Assis

Muito obrigado pela informação que teve a gentileza de me disponibilizar.

O Nobiliário de Queiroga a que se refere é o da autoria do Reitor de Lamas de Orelhão cujo original manuscrito se encontra na Biblioteca Municipal do Porto?

Se não me falha a memória penso que há alguma informação sobre estes Gaspar Martins Teixeira e Maria Padrão no trabalho do Prof. Luis Vaz de São Payo sobre "Famílias de Chaves" publicado na "Raízes e Memórias". Vou consultar e se for o caso e eventualmente lhe seja útil, terei todo o gosto em a disponibilizar.

Melhores cumprimentos

José Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços - será que ainda vou a tempo?

#169201 | IsabelFont | 03 out 2007 13:30 | Em resposta a: #136824

Caro confrade Filipe Pinheiro de Campos,

Será que ficou com cópias destes livros de Valpaços!? Se assim for, agradeço o favor que lhe descreveo abaixo.

Se assim não for, agradeço me indique a quem posso pedir este favor nos dias que correm.

Eu não preciso de cópias, porque só estou a fazer pesquisa familiar.
Mas dar-me-ia uma grande ajuda se pesquisasse para mim nesses livros, o seguinte:
- Baptismo de Anastácia Gomes (Barreto Salgado ??) em Santa Maria de Emeres cerca do ano de 1690, ou anterior, filha de Catarina Salgado (também de Santa Maria de Emeres) e Bento Gomes Peixoto;
- seu casamento com Francisco de Freitas, de Santo Tirso de Prazins, cerca de 1715, na zona de Valpaços;
- baptismo da Mãe - Catarina Salgado - também de Santa Maria de Emeres, filha de Manuel Salgado Barreto, e ???, entre 1660 e 1670 (?), consoante a data de nascimento da filha Anastácia acima mencionada.

Claro, convirá explicar que só peço este favor porque não há, no ADVRL, baptismos anteriores a 1691 nem casamentos anteriores 1732, referentes a Valpaços.

Cumprimentos
MªIsabel

Resposta

Link directo:

Família MEDEIROS

#170178 | gmg | 16 out 2007 15:38 | Em resposta a: #150511

Caro António Assis,

Não tenho tido notícias suas, pese embora tenha entrado em contacto consigo.
Gostava de saber para quando vai ser publicado o artigo sobre a Família MEDEIROS e em que publicação?

Aguardo uma resposta.

Atenciosamente,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#173220 | gmg | 17 nov 2007 22:45 | Em resposta a: #150511

Caro António,

Continuo à espera de notícias suas sobre a publicação do artigo dos MEDEIROS!

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Para quando o artigo sobre os MEDEIROS?

#174705 | gmg | 29 nov 2007 12:52 | Em resposta a: #150511

Caro António,

Fico a aguardar notícias suas sobre quando vai publicar o artigo sobre os MEDEIROS. Desculpe a insistência, mas tenho tentado entrar em contacto consigo e não tenho conseguido falar consigo....



Melhores Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Artigo: "MEDEIROS"

#175458 | gmg | 06 dez 2007 15:21 | Em resposta a: #150125

Caro António,

Não sei como o contactar mais... Tento por telefone, por mensagens de telemóvel e por e-mails e não obtenho uma resposta sua há imenso tempo! O que se passa? Espero que não tenha nada a ver com a sua saúde e que esta esteja intacta!

Venho, novamente, perguntar sobre a Pesquisa Genealógica dos MEDEIROS, de Valpaços e arredores e quando e onde vai ser publicada!?

Desculpe a insistência nas mensagens, mas essa Família é de todo o meu interesse e já começo a achar que estou a ser incomodativo com tantas mensagens, assim como pode calcular que não me sinto muito bem em não obter qualquer resposta da sua parte. Fico incomodado com o facto, porque o que me tinha dito era que me avisava quando fosse publicar. Disse-me também que publicaria este ano na Revista do Arquivo Distrital de Vila Real, Estudos Transmontanos e Durienses, o artigo sobre a supracitada Família, mas jé entrei em contacto com o Arquivo e não foi publicado qualquer artigo da sua autoria.


Agradecia uma resposta sua.

Aproveito para lhe desejar, assim como à Graça e restante Família, um Feliz Natal e um Próspero Ano de 2008!

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Os MEDEIROS, Publicação

#175956 | gmg | 10 dez 2007 21:22 | Em resposta a: #169190

Caro António,

Venho por este meio perguntar-lhe se a Investigação Genealógica sobre os MEDEIROS já está concluída!?

Gostaria que me avisasse assim que tivesse o artigo sobre a referida Família pronto.

Cumprimentos e votos de Boas Festas,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

INVESTIGAÇÃO - MEDEIROS

#181901 | gmg | 25 jan 2008 12:02 | Em resposta a: #150125

Caro António de Assis,

Como está? A investigação genealógica está a correr-lhe bem? Já descobriu e entroncou os Medeiros, dispersos por Valpaços e arredores?

Fico a aguardar uma resposta sua.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Investigações Genealógicas Transmontanas

#195404 | gmg | 06 mai 2008 13:52 | Em resposta a: #150125

Caro António de Assis,

Há muito que não tenho notícias suas.

Como está a decorrer essa investigação Genealógica sobre a Família Medeiros, de Valpaços e arredores?

Sobre a ascendência o casal Capitão PEDRO AFONSO TEIXEIRA - MARIA COELHO DE MELLO, tem dados que complementem a sua ascendência?

Aguardo uma resposta sua.

Cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#218400 | gmg | 14 jan 2009 14:06 | Em resposta a: #144304

Alguém tem notícia de algum Manuscrito Genealógico referente à Família MEDEIROS, da região de Valpaços que esteja depositado na BNL ou na Biblioteca Municipal Pública do Porto?

Alguém possui informações sobre os MEDEIROS da região de Valpaços e arredores? Algum dos Exmos Senhores tem algum manuscrito respeitante a esta Família?

Será que nesse Manuscrito, se existir, consta a ascendência do seguinte casal: BRITES DE MEDEIROS - MATIAS GONÇALVES, casados entre 1680 - 1700?

Muito obrigado.

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços - será que ainda vou a tempo?

#218401 | gmg | 14 jan 2009 14:06 | Em resposta a: #169201

Alguém tem notícia de algum Manuscrito Genealógico referente à Família MEDEIROS, da região de Valpaços que esteja depositado na BNL ou na Biblioteca Municipal Pública do Porto?

Alguém possui informações sobre os MEDEIROS da região de Valpaços e arredores? Algum dos Exmos Senhores tem algum manuscrito respeitante a esta Família?

Será que nesse Manuscrito, se existir, consta a ascendência do seguinte casal: BRITES DE MEDEIROS - MATIAS GONÇALVES, casados entre 1680 - 1700?

Muito obrigado.

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Valpa#1079;os

#218402 | gmg | 14 jan 2009 14:07 | Em resposta a: #147987

Alguém tem notícia de algum Manuscrito Genealógico referente à Família MEDEIROS, da região de Valpaços que esteja depositado na BNL ou na Biblioteca Municipal Pública do Porto?

Alguém possui informações sobre os MEDEIROS da região de Valpaços e arredores? Algum dos Exmos Senhores tem algum manuscrito respeitante a esta Família?

Será que nesse Manuscrito, se existir, consta a ascendência do seguinte casal: BRITES DE MEDEIROS - MATIAS GONÇALVES, casados entre 1680 - 1700?

Muito obrigado.

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#218502 | IsabelFont | 15 jan 2009 14:34 | Em resposta a: #136824

Como está o Confrade?

Já encontrei o baptismo de meu tetravô José António Lopes, qua afinal nasceu em S. Pedro Veiga de Lilla (ex-freguesia de Valpaços) em 1765, filho de José Martins e Maria Gomes, ambos naturais de mesma região.

Será que me pode ajudar com a ascendência do meu tetravô, uma vez que deve pertencer ao período que refere, talvez 1740.

Ele, meu tetravô, tinha um irmão gémeo de nome João. Presumo que se chamaria João ?? Lopes. Gostaria de conhecer a descendência.

Se me puder ajudar, agradeço
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#218539 | Jotarodrigues1979 | 15 jan 2009 21:50 | Em resposta a: #218502

Os microfilmes referentes à freguesia de Valpaços feitos pela igreja mormon abarcam o período 1579-1879 e estão disponiveis no ADVR (a partir dessa data estão na posse da Conservatória de Registo Civil de Valpaços).
Segundo a biblioteca da dita Igreja, não foi possivel microfilmar os baptismos referentes ao período 1742-1770.
Talvez sejam esses que estão na posse de Filipe Pinheiro de Campos ?
Cumprimentos
Joao Stevenson Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#218603 | IsabelFont | 16 jan 2009 13:49 | Em resposta a: #218539

Caro confrade
João Rodrigues,

Os registos que penso precisar devem estar no período anterior a 1740.
Penso que também não estão no ADVRL, a advinhar pelo que foi difícil encontrar o tal baptismo do meu tetravô.

Penso que talvez estivessem nos livros que já já algum tempo (2 ou 3 anos) estavam nas mãos de de Pinheiro de Campos.

Ainda vou de novo tentar contactar o ADVRL.
Cumprimentos e Obrigada
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#218615 | Jotarodrigues1979 | 16 jan 2009 17:51 | Em resposta a: #218603

Já consultou o site dos Mormons ? Lá pode saber exactamente o que eles têm microfilmado.
Cumprimentos
Joao Stevenson Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#220253 | gmg | 02 fev 2009 23:30 | Em resposta a: #218615

Caro João,

Enviei-lhe um e-mail.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#227407 | Natalia Sarmento | 24 abr 2009 22:33 | Em resposta a: #136824

Caro Filipe,

Procuro informações sobre Teixeira de Veiga de Lila:

António José Teixeira, casou com D. Maria Cardoso (de Vila Chã), antes de 1865.
D. Luísa Maria Teixeira (filha) que deve ter nascido em 1865 ou depois.

Obrigada.

Cumprimentos.

Natália Sarmento.

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#266101 | InterCidades | 29 nov 2010 23:33 | Em resposta a: #227407

Procuro informações sobre a ascendência de:

-MANUEL TEIXEIRA MACHADO, nat. de Vreia de Bornes, filho de Ana Machado (viúva de Martinho Álvares) e de Francisco Diniz, casados em 1671 em Vreia de Bornes. Francisco Diniz era filho de Domingos Diniz e de Senhorinha Gonçalves, de Telões (Soutelinho do Mezio).


-LUCAS DE MORAIS e CUSTÓDIA GONÇALVES, casados em Carrazedo de Montenegro no dia 9 de Junho de 1715. LUCAS era filho de João Fernandes e de Catarina Martins e CUSTÓDIA era filha de Frutuoso Gonçalves e de Isabel Fernandes.


-JOÃO RODRIGUES PEREIRA, casado com JOSEFA MARIA FERNANDES, ambos do lugar de Cubo, Carrazedo de Montenegro. JOÃO nasceu em 1728 e era filho de Domingos Gonçalves «o Novo» e de Maria Rodrigues (esta de Santa Leocádia).

Agradeço qualquer informação:
pistas
livros paroquiais
fontes documentais/ bibliográficas

Cumprimentos,
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#266102 | InterCidades | 29 nov 2010 23:33 | Em resposta a: #166267

Procuro informações sobre a ascendência de:

-MANUEL TEIXEIRA MACHADO, nat. de Vreia de Bornes, filho de Ana Machado (viúva de Martinho Álvares) e de Francisco Diniz, casados em 1671 em Vreia de Bornes. Francisco Diniz era filho de Domingos Diniz e de Senhorinha Gonçalves, de Telões (Soutelinho do Mezio).


-LUCAS DE MORAIS e CUSTÓDIA GONÇALVES, casados em Carrazedo de Montenegro no dia 9 de Junho de 1715. LUCAS era filho de João Fernandes e de Catarina Martins e CUSTÓDIA era filha de Frutuoso Gonçalves e de Isabel Fernandes.


-JOÃO RODRIGUES PEREIRA, casado com JOSEFA MARIA FERNANDES, ambos do lugar de Cubo, Carrazedo de Montenegro. JOÃO nasceu em 1728 e era filho de Domingos Gonçalves «o Novo» e de Maria Rodrigues (esta de Santa Leocádia).

Agradeço qualquer informação:
pistas
livros paroquiais
fontes documentais/ bibliográficas

Cumprimentos,
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#266103 | InterCidades | 29 nov 2010 23:34 | Em resposta a: #218615

Procuro informações sobre a ascendência de:

-MANUEL TEIXEIRA MACHADO, nat. de Vreia de Bornes, filho de Ana Machado (viúva de Martinho Álvares) e de Francisco Diniz, casados em 1671 em Vreia de Bornes. Francisco Diniz era filho de Domingos Diniz e de Senhorinha Gonçalves, de Telões (Soutelinho do Mezio).


-LUCAS DE MORAIS e CUSTÓDIA GONÇALVES, casados em Carrazedo de Montenegro no dia 9 de Junho de 1715. LUCAS era filho de João Fernandes e de Catarina Martins e CUSTÓDIA era filha de Frutuoso Gonçalves e de Isabel Fernandes.


-JOÃO RODRIGUES PEREIRA, casado com JOSEFA MARIA FERNANDES, ambos do lugar de Cubo, Carrazedo de Montenegro. JOÃO nasceu em 1728 e era filho de Domingos Gonçalves «o Novo» e de Maria Rodrigues (esta de Santa Leocádia).

Agradeço qualquer informação:
pistas
livros paroquiais
fontes documentais/ bibliográficas

Cumprimentos,
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#291142 | LuSaraiva | 15 nov 2011 00:48 | Em resposta a: #136824

Boa noite,

Encontrei agora esta mensagem antiga. Eu estou procurando pelos livros de registo de baptismo de Valpaços nas datas entre 1742 e 1770. Gostaria de encontrar o nascimento de João de Sousa que casou com Teresa Gonçalves dos Possacos e teve 4 filhos. Ele faleceu em 1814, contudo parece que nasceu em Valpaços por volta de 1760.

Muito Grata,

Luciana Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#296572 | mad11942 | 06 fev 2012 18:39 | Em resposta a: #166258

Muito boa tarde,

Solicito o favor do seguinte esclarecimento:

Haverá alguma ligação entre José Manuel Sarmento de Moraes Madureira do Lago com Leonardo de Moraes Madureira Osório casado que foi com Maria Amália Pereira do Lago?
Melhores cumprimentos,
Mad1

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#310473 | cavaleirofidalgo | 20 jul 2012 22:15 | Em resposta a: #136824

Boa noite.

Procuro informação sobre a ascendência de BRITES DE MEDEIROS, casada com MATIAS GONÇALVES e Pais de:

Páscoa de Medeiros e Jacinta de Medeiros.


Sobre a JACINTA DE MEDEIROS, filha de BRITES DE MEDEIROS e de MATIAS GONÇALVES, aqui deixo alguns apontamentos:


I- JACINTA DE MEDEIROS, natural de Rio Torto (Valpaços). Casou com FRANCISCO FERNANDES PASSEADO [também chamado de FRANCISCO FERNANDES EIRÓ], natural de lo lugar de Valverde da Esteveira, Valpaços.
Filhos:

II- ISABEL DE MEDEIROS, natural de Valverde, Valpaços, onde nasceu a 6 de Maio de 1722, sendo seus padrinhos Francisco de Medeiros e sua mulher Caetana Fernandes . Casou em Valpaços a 15 de Abril de 1744 com ANTÓNIO FERNANDES DA RUA, filho de António Fernandes, natural de Valverde, e de Comba Álvares, natural de Cachão, Possacos. Foram moradores em Valverde, Valpaços. Filhos:

---III- MARIA, que nasceu em Valpaços a 22 de Maio de 1745. Morreu em 18 de Julho de 1752.
---III- QUITÉRIA AGOSTINHA, que nasceu em Valpaços a 28 de Agosto de 1748.
---III- CATARINA, que nasceu em Valpaços a 6 de Setembro de 1750, sendo padrinhos Francisco Fernandes e sua filha Catarina, avô e tia da baptizada .
---III- ANTÓNIO, que nasceu em Valpaços a 12 de Fevereiro de 1753, sendo seus.
---III- FRANCISCO JOÃO, que nasceu em Valpaços a 26 de Junho de 1756.
---III- JOSÉ JOÃO, que nasceu em Valpaços a 27 de Abril de 1759.
---III- JOÃO SECUNDINO DE MEDEIROS, que nasceu em Valpaços a 30 de Abril de 1762, baptizado com o nome de JOÃO SECUNDINO. Casou com ISABEL GONÇALVES, filha de Manuel Gonçalves e de Caetana Maria, do lugar de Valongo. Filhos:
----IV- RITA, sem mais notícia.
----IV- FRANCISCO DE MEDEIROS, com geração.
---III- JOSEFA MARIA, que nasceu em Valpaços a 19 de Março de 1765. Morreu a 5 de Setembro de 1769.

II- CATARINA, que é madrinha de seu sobrinho Francisco João em 1756. Nasceu em Valpaços a 12 de Janeiro de 1724.
II- ANTÓNIO, que nasceu em Valverde, Valpaços, a 1 de Abril de 1729.



Agradeço todas as informações sobre a ascendência do casal BRITES DE MEDEIROS – MATIAS GONÇALVES, os quais devem ter casado entre 1680 – 1700, em Valpaços ou arredores.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#310474 | cavaleirofidalgo | 20 jul 2012 22:16 | Em resposta a: #144302

Boa noite.

Procuro informação sobre a ascendência de BRITES DE MEDEIROS, casada com MATIAS GONÇALVES e Pais de:

Páscoa de Medeiros e Jacinta de Medeiros.


Sobre a JACINTA DE MEDEIROS, filha de BRITES DE MEDEIROS e de MATIAS GONÇALVES, aqui deixo alguns apontamentos:


I- JACINTA DE MEDEIROS, natural de Rio Torto (Valpaços). Casou com FRANCISCO FERNANDES PASSEADO [também chamado de FRANCISCO FERNANDES EIRÓ], natural de lo lugar de Valverde da Esteveira, Valpaços.
Filhos:

II- ISABEL DE MEDEIROS, natural de Valverde, Valpaços, onde nasceu a 6 de Maio de 1722, sendo seus padrinhos Francisco de Medeiros e sua mulher Caetana Fernandes . Casou em Valpaços a 15 de Abril de 1744 com ANTÓNIO FERNANDES DA RUA, filho de António Fernandes, natural de Valverde, e de Comba Álvares, natural de Cachão, Possacos. Foram moradores em Valverde, Valpaços. Filhos:

---III- MARIA, que nasceu em Valpaços a 22 de Maio de 1745. Morreu em 18 de Julho de 1752.
---III- QUITÉRIA AGOSTINHA, que nasceu em Valpaços a 28 de Agosto de 1748.
---III- CATARINA, que nasceu em Valpaços a 6 de Setembro de 1750, sendo padrinhos Francisco Fernandes e sua filha Catarina, avô e tia da baptizada .
---III- ANTÓNIO, que nasceu em Valpaços a 12 de Fevereiro de 1753, sendo seus.
---III- FRANCISCO JOÃO, que nasceu em Valpaços a 26 de Junho de 1756.
---III- JOSÉ JOÃO, que nasceu em Valpaços a 27 de Abril de 1759.
---III- JOÃO SECUNDINO DE MEDEIROS, que nasceu em Valpaços a 30 de Abril de 1762, baptizado com o nome de JOÃO SECUNDINO. Casou com ISABEL GONÇALVES, filha de Manuel Gonçalves e de Caetana Maria, do lugar de Valongo. Filhos:
----IV- RITA, sem mais notícia.
----IV- FRANCISCO DE MEDEIROS, com geração.
---III- JOSEFA MARIA, que nasceu em Valpaços a 19 de Março de 1765. Morreu a 5 de Setembro de 1769.

II- CATARINA, que é madrinha de seu sobrinho Francisco João em 1756. Nasceu em Valpaços a 12 de Janeiro de 1724.
II- ANTÓNIO, que nasceu em Valverde, Valpaços, a 1 de Abril de 1729.



Agradeço todas as informações sobre a ascendência do casal BRITES DE MEDEIROS – MATIAS GONÇALVES, os quais devem ter casado entre 1680 – 1700, em Valpaços ou arredores.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#310475 | cavaleirofidalgo | 20 jul 2012 22:16 | Em resposta a: #227407

Boa noite.

Procuro informação sobre a ascendência de BRITES DE MEDEIROS, casada com MATIAS GONÇALVES e Pais de:

Páscoa de Medeiros e Jacinta de Medeiros.


Sobre a JACINTA DE MEDEIROS, filha de BRITES DE MEDEIROS e de MATIAS GONÇALVES, aqui deixo alguns apontamentos:


I- JACINTA DE MEDEIROS, natural de Rio Torto (Valpaços). Casou com FRANCISCO FERNANDES PASSEADO [também chamado de FRANCISCO FERNANDES EIRÓ], natural de lo lugar de Valverde da Esteveira, Valpaços.
Filhos:

II- ISABEL DE MEDEIROS, natural de Valverde, Valpaços, onde nasceu a 6 de Maio de 1722, sendo seus padrinhos Francisco de Medeiros e sua mulher Caetana Fernandes . Casou em Valpaços a 15 de Abril de 1744 com ANTÓNIO FERNANDES DA RUA, filho de António Fernandes, natural de Valverde, e de Comba Álvares, natural de Cachão, Possacos. Foram moradores em Valverde, Valpaços. Filhos:

---III- MARIA, que nasceu em Valpaços a 22 de Maio de 1745. Morreu em 18 de Julho de 1752.
---III- QUITÉRIA AGOSTINHA, que nasceu em Valpaços a 28 de Agosto de 1748.
---III- CATARINA, que nasceu em Valpaços a 6 de Setembro de 1750, sendo padrinhos Francisco Fernandes e sua filha Catarina, avô e tia da baptizada .
---III- ANTÓNIO, que nasceu em Valpaços a 12 de Fevereiro de 1753, sendo seus.
---III- FRANCISCO JOÃO, que nasceu em Valpaços a 26 de Junho de 1756.
---III- JOSÉ JOÃO, que nasceu em Valpaços a 27 de Abril de 1759.
---III- JOÃO SECUNDINO DE MEDEIROS, que nasceu em Valpaços a 30 de Abril de 1762, baptizado com o nome de JOÃO SECUNDINO. Casou com ISABEL GONÇALVES, filha de Manuel Gonçalves e de Caetana Maria, do lugar de Valongo. Filhos:
----IV- RITA, sem mais notícia.
----IV- FRANCISCO DE MEDEIROS, com geração.
---III- JOSEFA MARIA, que nasceu em Valpaços a 19 de Março de 1765. Morreu a 5 de Setembro de 1769.

II- CATARINA, que é madrinha de seu sobrinho Francisco João em 1756. Nasceu em Valpaços a 12 de Janeiro de 1724.
II- ANTÓNIO, que nasceu em Valverde, Valpaços, a 1 de Abril de 1729.



Agradeço todas as informações sobre a ascendência do casal BRITES DE MEDEIROS – MATIAS GONÇALVES, os quais devem ter casado entre 1680 – 1700, em Valpaços ou arredores.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Famílias de Trás-os-Montes/ Medeiros

#311546 | cavaleirofidalgo | 08 ago 2012 18:34 | Em resposta a: #150125

Caro Confrade,
´

Boa tarde


Procuro informação sobre a ascendência de BRITES DE MEDEIROS, casada com MATIAS GONÇALVES e Pais de:


- MARIA DE MEDEIROS, que casou com João Pires, em Rio Torto (Valpaços), no dia 20 de Julho de 1698.
- MARIA PÁSCOA DE MEDEIROS, que casou com Manuel Pires, em Rio Torto, no dia 9 de Maio de 1709.
- BEATRIZ DE MEDEIROS, que casou com João Lopes, em Rio Torto, no dia 18 de Abril de 1719, sendo nesta data a Mãe (Brites de Medeiros) já defunta.
- JACINTA DE MEDEIROS, casada com Francisco Fernandes Passeado [também chamado de: Francisco Fernandes Eiró], no dia 11 de Agosto de 1721.


Daqui se depreende - cronologicamente - que o casal MATIAS GONÇALVES - BRITES DE MEDEIROS, deve ter casado cerca de 1680, e que a BRITES DE MEDEIROS terá nascido entre 1650 - 1680.

……………………………………………………
Sobre a JACINTA DE MEDEIROS, filha de BRITES DE MEDEIROS e de MATIAS GONÇALVES, aqui deixo alguns apontamentos:


I- JACINTA DE MEDEIROS, natural de Rio Torto (Valpaços). Casou com FRANCISCO FERNANDES PASSEADO [também chamado de FRANCISCO FERNANDES EIRÓ], natural de lo lugar de Valverde da Esteveira, Valpaços.
Filhos:

II- ISABEL DE MEDEIROS, natural de Valverde, Valpaços, onde nasceu a 6 de Maio de 1722, sendo seus padrinhos Francisco de Medeiros e sua mulher Caetana Fernandes . Casou em Valpaços a 15 de Abril de 1744 com ANTÓNIO FERNANDES DA RUA, filho de António Fernandes, natural de Valverde, e de Comba Álvares, natural de Cachão, Possacos. Foram moradores em Valverde, Valpaços. Filhos:

---III- MARIA, que nasceu em Valpaços a 22 de Maio de 1745. Morreu em 18 de Julho de 1752.
---III- QUITÉRIA AGOSTINHA, que nasceu em Valpaços a 28 de Agosto de 1748.
---III- CATARINA, que nasceu em Valpaços a 6 de Setembro de 1750, sendo padrinhos Francisco Fernandes e sua filha Catarina, avô e tia da baptizada .
---III- ANTÓNIO, que nasceu em Valpaços a 12 de Fevereiro de 1753, sendo seus.
---III- FRANCISCO JOÃO, que nasceu em Valpaços a 26 de Junho de 1756.
---III- JOSÉ JOÃO, que nasceu em Valpaços a 27 de Abril de 1759.
---III- JOÃO SECUNDINO DE MEDEIROS, que nasceu em Valpaços a 30 de Abril de 1762, baptizado com o nome de JOÃO SECUNDINO. Casou com ISABEL GONÇALVES, filha de Manuel Gonçalves e de Caetana Maria, do lugar de Valongo. Filhos:
----IV- RITA, sem mais notícia.
----IV- FRANCISCO DE MEDEIROS, com geração.
---III- JOSEFA MARIA, que nasceu em Valpaços a 19 de Março de 1765. Morreu a 5 de Setembro de 1769.

II- CATARINA, que é madrinha de seu sobrinho Francisco João em 1756. Nasceu em Valpaços a 12 de Janeiro de 1724.
II- ANTÓNIO, que nasceu em Valverde, Valpaços, a 1 de Abril de 1729.



Agradeço todas as informações sobre a ascendência do casal BRITES DE MEDEIROS – MATIAS GONÇALVES, os quais devem ter casado entre 1680 – 1700, em Valpaços ou arredores.



Cumprimentos,
L.

Resposta

Link directo:

Valpaços

#311547 | cavaleirofidalgo | 08 ago 2012 18:34 | Em resposta a: #150511

Caro Confrade,
´

Boa tarde


Procuro informação sobre a ascendência de BRITES DE MEDEIROS, casada com MATIAS GONÇALVES e Pais de:


- MARIA DE MEDEIROS, que casou com João Pires, em Rio Torto (Valpaços), no dia 20 de Julho de 1698.
- MARIA PÁSCOA DE MEDEIROS, que casou com Manuel Pires, em Rio Torto, no dia 9 de Maio de 1709.
- BEATRIZ DE MEDEIROS, que casou com João Lopes, em Rio Torto, no dia 18 de Abril de 1719, sendo nesta data a Mãe (Brites de Medeiros) já defunta.
- JACINTA DE MEDEIROS, casada com Francisco Fernandes Passeado [também chamado de: Francisco Fernandes Eiró], no dia 11 de Agosto de 1721.


Daqui se depreende - cronologicamente - que o casal MATIAS GONÇALVES - BRITES DE MEDEIROS, deve ter casado cerca de 1680, e que a BRITES DE MEDEIROS terá nascido entre 1650 - 1680.

……………………………………………………
Sobre a JACINTA DE MEDEIROS, filha de BRITES DE MEDEIROS e de MATIAS GONÇALVES, aqui deixo alguns apontamentos:


I- JACINTA DE MEDEIROS, natural de Rio Torto (Valpaços). Casou com FRANCISCO FERNANDES PASSEADO [também chamado de FRANCISCO FERNANDES EIRÓ], natural de lo lugar de Valverde da Esteveira, Valpaços.
Filhos:

II- ISABEL DE MEDEIROS, natural de Valverde, Valpaços, onde nasceu a 6 de Maio de 1722, sendo seus padrinhos Francisco de Medeiros e sua mulher Caetana Fernandes . Casou em Valpaços a 15 de Abril de 1744 com ANTÓNIO FERNANDES DA RUA, filho de António Fernandes, natural de Valverde, e de Comba Álvares, natural de Cachão, Possacos. Foram moradores em Valverde, Valpaços. Filhos:

---III- MARIA, que nasceu em Valpaços a 22 de Maio de 1745. Morreu em 18 de Julho de 1752.
---III- QUITÉRIA AGOSTINHA, que nasceu em Valpaços a 28 de Agosto de 1748.
---III- CATARINA, que nasceu em Valpaços a 6 de Setembro de 1750, sendo padrinhos Francisco Fernandes e sua filha Catarina, avô e tia da baptizada .
---III- ANTÓNIO, que nasceu em Valpaços a 12 de Fevereiro de 1753, sendo seus.
---III- FRANCISCO JOÃO, que nasceu em Valpaços a 26 de Junho de 1756.
---III- JOSÉ JOÃO, que nasceu em Valpaços a 27 de Abril de 1759.
---III- JOÃO SECUNDINO DE MEDEIROS, que nasceu em Valpaços a 30 de Abril de 1762, baptizado com o nome de JOÃO SECUNDINO. Casou com ISABEL GONÇALVES, filha de Manuel Gonçalves e de Caetana Maria, do lugar de Valongo. Filhos:
----IV- RITA, sem mais notícia.
----IV- FRANCISCO DE MEDEIROS, com geração.
---III- JOSEFA MARIA, que nasceu em Valpaços a 19 de Março de 1765. Morreu a 5 de Setembro de 1769.

II- CATARINA, que é madrinha de seu sobrinho Francisco João em 1756. Nasceu em Valpaços a 12 de Janeiro de 1724.
II- ANTÓNIO, que nasceu em Valverde, Valpaços, a 1 de Abril de 1729.



Agradeço todas as informações sobre a ascendência do casal BRITES DE MEDEIROS – MATIAS GONÇALVES, os quais devem ter casado entre 1680 – 1700, em Valpaços ou arredores.



Cumprimentos,
L.

Resposta

Link directo:

Famílias de Trás-os-Montes/ Medeiros

#311560 | cavaleirofidalgo | 08 ago 2012 21:25 | Em resposta a: #169190

Caro Confrade,


Boa noite.



Procuro informação sobre a ascendência de BRITES DE MEDEIROS, casada com MATIAS GONÇALVES e Pais de:


- MARIA DE MEDEIROS, que casou com João Pires, em Rio Torto (Valpaços), no dia 20 de Julho de 1698.
- MARIA PÁSCOA DE MEDEIROS, que casou com Manuel Pires, em Rio Torto, no dia 9 de Maio de 1709.
- BEATRIZ DE MEDEIROS, que casou com João Lopes, em Rio Torto, no dia 18 de Abril de 1719, sendo nesta data a Mãe (Brites de Medeiros) já defunta.
- JACINTA DE MEDEIROS, casada com Francisco Fernandes Passeado [também chamado de: Francisco Fernandes Eiró], no dia 11 de Agosto de 1721.


Daqui se depreende - cronologicamente - que o casal MATIAS GONÇALVES - BRITES DE MEDEIROS, deve ter casado cerca de 1680, e que a BRITES DE MEDEIROS terá nascido entre 1650 - 1680.

……………………………………………………
Sobre a JACINTA DE MEDEIROS, filha de BRITES DE MEDEIROS e de MATIAS GONÇALVES, aqui deixo alguns apontamentos:


I- JACINTA DE MEDEIROS, natural de Rio Torto (Valpaços). Casou com FRANCISCO FERNANDES PASSEADO [também chamado de FRANCISCO FERNANDES EIRÓ], natural de lo lugar de Valverde da Esteveira, Valpaços.
Filhos:

II- ISABEL DE MEDEIROS, natural de Valverde, Valpaços, onde nasceu a 6 de Maio de 1722, sendo seus padrinhos Francisco de Medeiros e sua mulher Caetana Fernandes . Casou em Valpaços a 15 de Abril de 1744 com ANTÓNIO FERNANDES DA RUA, filho de António Fernandes, natural de Valverde, e de Comba Álvares, natural de Cachão, Possacos. Foram moradores em Valverde, Valpaços. Filhos:

---III- MARIA, que nasceu em Valpaços a 22 de Maio de 1745. Morreu em 18 de Julho de 1752.
---III- QUITÉRIA AGOSTINHA, que nasceu em Valpaços a 28 de Agosto de 1748.
---III- CATARINA, que nasceu em Valpaços a 6 de Setembro de 1750, sendo padrinhos Francisco Fernandes e sua filha Catarina, avô e tia da baptizada .
---III- ANTÓNIO, que nasceu em Valpaços a 12 de Fevereiro de 1753, sendo seus.
---III- FRANCISCO JOÃO, que nasceu em Valpaços a 26 de Junho de 1756.
---III- JOSÉ JOÃO, que nasceu em Valpaços a 27 de Abril de 1759.
---III- JOÃO SECUNDINO DE MEDEIROS, que nasceu em Valpaços a 30 de Abril de 1762, baptizado com o nome de JOÃO SECUNDINO. Casou com ISABEL GONÇALVES, filha de Manuel Gonçalves e de Caetana Maria, do lugar de Valongo. Filhos:
----IV- RITA, sem mais notícia.
----IV- FRANCISCO DE MEDEIROS, com geração.
---III- JOSEFA MARIA, que nasceu em Valpaços a 19 de Março de 1765. Morreu a 5 de Setembro de 1769.

II- CATARINA, que é madrinha de seu sobrinho Francisco João em 1756. Nasceu em Valpaços a 12 de Janeiro de 1724.
II- ANTÓNIO, que nasceu em Valverde, Valpaços, a 1 de Abril de 1729.



Agradeço todas as informações sobre a ascendência do casal BRITES DE MEDEIROS – MATIAS GONÇALVES, os quais devem ter casado entre 1680 – 1700, em Valpaços ou arredores.



Cumprimentos,
cavaleirofidalgo

Resposta

Link directo:

Famílias de Trás-os-Montes/ Medeiros

#311561 | cavaleirofidalgo | 08 ago 2012 21:26 | Em resposta a: #169190

Caro Confrade,


Boa noite.



Procuro informação sobre a ascendência de BRITES DE MEDEIROS, casada com MATIAS GONÇALVES e Pais de:


- MARIA DE MEDEIROS, que casou com João Pires, em Rio Torto (Valpaços), no dia 20 de Julho de 1698.
- MARIA PÁSCOA DE MEDEIROS, que casou com Manuel Pires, em Rio Torto, no dia 9 de Maio de 1709.
- BEATRIZ DE MEDEIROS, que casou com João Lopes, em Rio Torto, no dia 18 de Abril de 1719, sendo nesta data a Mãe (Brites de Medeiros) já defunta.
- JACINTA DE MEDEIROS, casada com Francisco Fernandes Passeado [também chamado de: Francisco Fernandes Eiró], no dia 11 de Agosto de 1721.


Daqui se depreende - cronologicamente - que o casal MATIAS GONÇALVES - BRITES DE MEDEIROS, deve ter casado cerca de 1680, e que a BRITES DE MEDEIROS terá nascido entre 1650 - 1680.

……………………………………………………
Sobre a JACINTA DE MEDEIROS, filha de BRITES DE MEDEIROS e de MATIAS GONÇALVES, aqui deixo alguns apontamentos:


I- JACINTA DE MEDEIROS, natural de Rio Torto (Valpaços). Casou com FRANCISCO FERNANDES PASSEADO [também chamado de FRANCISCO FERNANDES EIRÓ], natural de lo lugar de Valverde da Esteveira, Valpaços.
Filhos:

II- ISABEL DE MEDEIROS, natural de Valverde, Valpaços, onde nasceu a 6 de Maio de 1722, sendo seus padrinhos Francisco de Medeiros e sua mulher Caetana Fernandes . Casou em Valpaços a 15 de Abril de 1744 com ANTÓNIO FERNANDES DA RUA, filho de António Fernandes, natural de Valverde, e de Comba Álvares, natural de Cachão, Possacos. Foram moradores em Valverde, Valpaços. Filhos:

---III- MARIA, que nasceu em Valpaços a 22 de Maio de 1745. Morreu em 18 de Julho de 1752.
---III- QUITÉRIA AGOSTINHA, que nasceu em Valpaços a 28 de Agosto de 1748.
---III- CATARINA, que nasceu em Valpaços a 6 de Setembro de 1750, sendo padrinhos Francisco Fernandes e sua filha Catarina, avô e tia da baptizada .
---III- ANTÓNIO, que nasceu em Valpaços a 12 de Fevereiro de 1753, sendo seus.
---III- FRANCISCO JOÃO, que nasceu em Valpaços a 26 de Junho de 1756.
---III- JOSÉ JOÃO, que nasceu em Valpaços a 27 de Abril de 1759.
---III- JOÃO SECUNDINO DE MEDEIROS, que nasceu em Valpaços a 30 de Abril de 1762, baptizado com o nome de JOÃO SECUNDINO. Casou com ISABEL GONÇALVES, filha de Manuel Gonçalves e de Caetana Maria, do lugar de Valongo. Filhos:
----IV- RITA, sem mais notícia.
----IV- FRANCISCO DE MEDEIROS, com geração.
---III- JOSEFA MARIA, que nasceu em Valpaços a 19 de Março de 1765. Morreu a 5 de Setembro de 1769.

II- CATARINA, que é madrinha de seu sobrinho Francisco João em 1756. Nasceu em Valpaços a 12 de Janeiro de 1724.
II- ANTÓNIO, que nasceu em Valverde, Valpaços, a 1 de Abril de 1729.



Agradeço todas as informações sobre a ascendência do casal BRITES DE MEDEIROS – MATIAS GONÇALVES, os quais devem ter casado entre 1680 – 1700, em Valpaços ou arredores.



Cumprimentos,
cavaleirofidalgo

Resposta

Link directo:

Famílias de Trás-os-Montes/ FONTOURA e outros...

#311562 | cavaleirofidalgo | 08 ago 2012 21:28 | Em resposta a: #169190

Boa noite.

O casal GASPAR VAZ BARROSO e ISABEL CARNEIRO [DA FONTOURA], de Santiago da Ribeira de Alhariz tiveram os seguintes filhos:
- ISABEL
- ANA CARNEIRO
- MERÊNCIA DA FONTOURA, que m. em Santiago da Ribeira de Alhariz no dia 6 de Julho de 1714. Era solteira.
- FELICIANA VIEIRA, era solteira. Morreu no dia 12 de Julho de 1715 em Santiago da Ribeira de Alhariz.
- ANTÓNIO CARNEIRO DA FONTOURA, que m. 23 de Setembro de 1715, em Santiago da Ribeira de Alhariz.
- P.e JOÃO CARNEIRO DA FONTOURA, que m. 8 de Junho de 1717 e que teve duas filhas, perfilhadas.
-----------------------------------------


Sabe-se o seguinte:

1. O P.e FRANCISCO COELHO FONTOURA, de Ervões (Valpaços) é filho do Capitão de Ordenanças da Companhia de Ervões Pedro Afonso Teixeira e de D. Maria Coelho de Melo, era PRIMO-DIREITO de MATEUS GONÇALVES [LAGE], filho de Pedro Gonçalves Lage e de Maria Lopes. Pedro Afonso Teixeira era filho de outro Capitão de Ordenanças de Ervões Pedro Afonso Teixeira e de Maria Fernandes (esta de Santiago da Ribeira de Alhariz).

2. MARIA LOPES era irmã inteira do Capitão de Ordenanças de Ervões PEDRO AFONSO TEIXEIRA.

3. MATEUS GONÇALVES [LAGE] era filho de MARIA LOPES e sobrinho do Capitão de Ordenanças PEDRO AFONSO TEIXEIRA.

4. MATEUS GONÇALVES [LAGE] era primo-direito do P.e FRANCISCO COELHO FONTOURA.

5. No Processo de Inquirição De Genere de MATEUS GONÇALVE [LAGE], consta que o P.e JOÃO CARNEIRO DA FONTOURA (filho de Gaspar Vaz Barroso e de Isabel Carneiro [da Fontoura]) é parente do Inquirido.
----------------------


Isto leva-nos a supor que:

1. O P.e JOÃO CARNEIRO DA FONTOURA e o P.e FRANCISCO COELHO FONTOURA são PRIMOS, pois a Avó do P.e Francisco Coelho Fontoura - Maria Fernandes - era natural de Santiago da Ribeira de Alhariz.

2. ANTÓNIO CARNEIRO DA FONTOURA, supra, nomeia no seu testamento um sobrinho-neto, DUARTE TEIXEIRA CHAVES, filho de sua sobrinha D. Isabel e um sobrinho João de Magalhães.

3. O único Duarte Teixeira Chaves, que cronologicamente compreende esta época e filho de uma «Dona Isabel», é o Duarte Teixeira Chaves, filho de Sebastião Pequeno Chaves e de D. Isabel de Magalhães Fontoura.

4. DUARTE TEIXEIRA CHAVES era casado com D. ANGÉLICA DE SOUSA PEREIRA, dos Morgados de Vilar de Perdizes.

---------------------

TODOS os filhos de GASPAR VAZ BARROSO e ISABEL CARNEIRO são PRIMOS do P.e FRANCISCO COELHO FONTOURA e de MATEUS GONÇALVES [LAGE].


• Alguém me pode ajudar a verificar estas informações e os entroncamentos genealógicos?
• Algum confrade tem pistas e documentação com a qual me possa ajudar, se fizer o favor?


Relativamente aos filhos de GASPAR VAZ BARROSO e ISABEL CARNEIRO, há uma referência, num testamento, a um JACINTO TEIXEIRA, que certamente será o JACINTO TEIXEIRA HOMEM, Capitão-Mor de Ervões.



Fico a aguardar uma resposta de todos os interessados. Muito obrigado.





Cumprimentos,
cavaleirofidalgo

Resposta

Link directo:

RE: VALPAÇOS

#321511 | cavaleirofidalgo | 20 jan 2013 20:02 | Em resposta a: #136938

Cara Confreira,


Boa noite.

Envio-lhe o seguinte tópico: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=321504


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

VALPAÇOS

#321512 | cavaleirofidalgo | 20 jan 2013 20:03 | Em resposta a: #139098

Caro Confrade,


Boa noite.

Envio-lhe o seguinte tópico: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=321504


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

VALPAÇOS

#321513 | cavaleirofidalgo | 20 jan 2013 20:03 | Em resposta a: #169196

Caro Confrade,


Boa noite.

Envio-lhe o seguinte tópico: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=321504


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

MEDEIROS, de VALPAÇOS

#322409 | paguiar | 04 fev 2013 16:41 | Em resposta a: #169190

Caro António Maria Assis

A sua intervenção já tem mais de 5 anos, mas só agora o contacto porque só agora me interessei por um ramo de Medeiros, dos Possacos (Valpaços), com origem na freguesia de Santiago da Ribeira de Alhariz.

Subindo pelos registos paroquiais on-line, consegui recuar até um ALEXANDRE DE MEDEIROS casado em 1716 em Santiago da Ribeira de Alhariz com COMBA DENIS e parece terem vivido em Paradela.

Este Alexandre de Medeiros era filho de ANTÓNIO FERNANDES e de sua m.er ANA FERNANDES e foram moradores no lugar de São Juzenda, daquela freguesia de Santiago da Ribeira de Alhariz.
É provável que estes últimos tenham nascido por meados de Seiscentos.

Será que tem elementos nas suas investigações que permitam ligar este António Fernandes, ou sua m.er Ana Fernandes, a algum descendente de GARCIA DE MEDEIROS, ou de seu irmão PEDRO PIRES DE MEDEIROS ?

Agradeço qualquer dica que me permita avançar nas minhas buscas.
Cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: MEDEIROS, de VALPAÇOS

#322413 | cavaleirofidalgo | 04 fev 2013 19:02 | Em resposta a: #322409

Caro Confrade,

Veja o seguinte link: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=320869 Também eu estou interessado em saber mais sobre os meus ascendentes Medeiros.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: MEDEIROS, de VALPAÇOS

#322417 | AMAssis | 04 fev 2013 19:54 | Em resposta a: #322409

Meu Caro António,

Aqui vai o pouco que tenho:

I. DOMINGOS FERNANDES. Foi morador em S. Mamede de Argeriz com sua mulher MÉCIA FERNANDES. Filhos:
1 (II). ANTÓNIO FERNANDES, que casou com ANA FERNANDES, filha de Gonçalo Gonçalves e de Bárbara Fernandes, de Sanfins. Foram moradores em Santa Juzenda, Santiago da Ribeira de Alhariz. Filhos:
1 (III). ALEXANDRE DE MEDEIROS, que casou em Santiago da Ribeira de Alhariz a 17 de Setembro de 1716 com COMBA DINIZ, filha de João Fernandes e de Catarina Diniz, já defuntos, do lugar de Paradela, desta freguesia . Com geração.
2 (III). Padre JOÃO DE MEDEIROS, natural de Santa Juzenda, Santiago da Ribeira de Alhariz. Habilitou-se De Genere em Braga a 11 de Maio de 1714 . Teve uma filha natural, cuja “mãe não se sabe por se achar engeitada e não haver impedimento”.

Resposta

Link directo:

RE: MEDEIROS, de VALPAÇOS

#322424 | cavaleirofidalgo | 04 fev 2013 22:21 | Em resposta a: #322417

Boa noite.



Procuro informação sobre a ascendência de BRITES DE MEDEIROS, casada com MATIAS GONÇALVES e Pais de:


- MARIA DE MEDEIROS, que casou com João Pires, em Rio Torto (Valpaços), no dia 20 de Julho de 1698.
- MARIA PÁSCOA DE MEDEIROS, que casou com Manuel Pires, em Rio Torto, no dia 9 de Maio de 1709.
- BEATRIZ DE MEDEIROS, que casou com João Lopes, em Rio Torto, no dia 18 de Abril de 1719, sendo nesta data a Mãe (Brites de Medeiros) já defunta.
- JACINTA DE MEDEIROS, casada com Francisco Fernandes Passeado [também chamado de: Francisco Fernandes Eiró], no dia 11 de Agosto de 1721.


Daqui se depreende - cronologicamente - que o casal MATIAS GONÇALVES - BRITES DE MEDEIROS, deve ter casado cerca de 1680, e que a BRITES DE MEDEIROS terá nascido entre 1650 - 1680.

……………………………………………………
Sobre a JACINTA DE MEDEIROS, filha de BRITES DE MEDEIROS e de MATIAS GONÇALVES, aqui deixo alguns apontamentos:


I- JACINTA DE MEDEIROS, natural de Rio Torto (Valpaços). Casou com FRANCISCO FERNANDES PASSEADO [também chamado de FRANCISCO FERNANDES EIRÓ], natural de lo lugar de Valverde da Esteveira, Valpaços.
Filhos:

II- ISABEL DE MEDEIROS, natural de Valverde, Valpaços, onde nasceu a 6 de Maio de 1722, sendo seus padrinhos Francisco de Medeiros e sua mulher Caetana Fernandes . Casou em Valpaços a 15 de Abril de 1744 com ANTÓNIO FERNANDES DA RUA, filho de António Fernandes, natural de Valverde, e de Comba Álvares, natural de Cachão, Possacos. Foram moradores em Valverde, Valpaços. Filhos:

---III- MARIA, que nasceu em Valpaços a 22 de Maio de 1745. Morreu em 18 de Julho de 1752.
---III- QUITÉRIA AGOSTINHA, que nasceu em Valpaços a 28 de Agosto de 1748.
---III- CATARINA, que nasceu em Valpaços a 6 de Setembro de 1750, sendo padrinhos Francisco Fernandes e sua filha Catarina, avô e tia da baptizada .
---III- ANTÓNIO, que nasceu em Valpaços a 12 de Fevereiro de 1753, sendo seus.
---III- FRANCISCO JOÃO, que nasceu em Valpaços a 26 de Junho de 1756.
---III- JOSÉ JOÃO, que nasceu em Valpaços a 27 de Abril de 1759.
---III- JOÃO SECUNDINO DE MEDEIROS, que nasceu em Valpaços a 30 de Abril de 1762, baptizado com o nome de JOÃO SECUNDINO. Casou com ISABEL GONÇALVES, filha de Manuel Gonçalves e de Caetana Maria, do lugar de Valongo. Filhos:
----IV- RITA, sem mais notícia.
----IV- FRANCISCO DE MEDEIROS, com geração.
---III- JOSEFA MARIA, que nasceu em Valpaços a 19 de Março de 1765. Morreu a 5 de Setembro de 1769.

II- CATARINA, que é madrinha de seu sobrinho Francisco João em 1756. Nasceu em Valpaços a 12 de Janeiro de 1724.
II- ANTÓNIO, que nasceu em Valverde, Valpaços, a 1 de Abril de 1729.



Agradeço todas as informações sobre a ascendência do casal BRITES DE MEDEIROS – MATIAS GONÇALVES, os quais devem ter casado entre 1680 – 1700, em Valpaços ou arredores.



Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

MEDEIROS, de VALPAÇOS

#322450 | paguiar | 05 fev 2013 14:47 | Em resposta a: #322417

Caro António Maria Assis

Obrigado pela sua informação. Já foi uma grande ajuda.

Muito provàvelmente já não será possível recuar mais do que isto, a não ser que um dia eu tenha disponibilidade para uma estadia em Vila Real e lá passar alguns dias para poder consultar todo o acervo de Notariais e Judiciais onde, pela consulta on-line dos respectivos catálogos, parece haver vasta documentação relacionada com o ramo de Medeiros que tenho vindo a investigar. Pena é que alguns processos, pelo menos os testamentos, não estejam ainda digitalizados.

Aproveito a oportunidade para daqui do Alentejo lhe manifestar a minha pena por não ter sido possível dar continuidade à valiosíssima publicação que há anos começou sobre as Habilitações do Santo Ofício. Trabalho de larga envergadura, era da maior utilidade para quem não pode dispor de tempo suficiente para a consulta atenta in loco dos respectivos processos. Paciência.

Mais uma vez agradeço a sua ajuda no que lhe pedi e envio um abraço amigo.
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: MEDEIROS, de VALPAÇOS

#322452 | cavaleirofidalgo | 05 fev 2013 14:53 | Em resposta a: #322450

Caríssimo Confrade,

Ficou com a linha documental que lhe enviei? Será que em algum dos parentescos seus há entroncamento com os seus? É que também descendo dos MEDEIROS (da mesma zona e tudo!), mas por mais que já tenha investigado.... não consigo mais. Aproveito para lhe dizer que muita documentação antiga não está no ADVilaReal, mas ainda nas Paróquias.

Ficar-lhe-ia muito agradecido se me pudesse ajudar.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

MEDEIROS, de VALPAÇOS

#322456 | paguiar | 05 fev 2013 15:44 | Em resposta a: #322452

Caro Luis GMG

Tenho acompanhado os seus pedidos de ajuda para a identificação da ascendência da sua Brites de Medeiros, que terá casado por 1680-1700 com Matias Gonçalves.

Esta cronologia fá-la contemporânea do meu António Fernandes casado com Ana Fernandes, moradores em São Juzenda, da freguesia de Santiago da Ribeira de Alhariz. A estes conseguiu o António Maria Assis subir mais uma geração, conforme resposta dele, mas sem usarem o apelido Medeiros.
Parece mesmo que o apelido apenas surgiu na geração de seus filhos Alexandre de Medeiros e Padre João de Medeiros. Ainda não percebi de onde lhes vem o Medeiros.

E infelizmente não consigo estabelecer nenhuma relação entre os meus e os seus Medeiros.
Se descobrir alguma coisa que lhe interesse, voltarei aqui para o informar.

Cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: MEDEIROS, de VALPAÇOS

#322458 | cavaleirofidalgo | 05 fev 2013 15:58 | Em resposta a: #322456

Caro Senhor,

Muito obrigado. O apelido MEDEIROS deve vir certamente do seu antepassado que mais próximo fica (em termos de naturalidade) de Possacos, Rio Torto e Valpaços. Já fui à Paróquia de Rio Torto (de onde muitos MEDEIROS vêm) e julgo ter visto um registo de testamento de uma Comba Diniz.... mas cito de memória.

Muito provavelmente poderá estar ligado aos TEIXEIRA (Ervões, Valpaços) e aos LAGE, e também aos COELHO DE MELLO. Sobre estes publiquei um livro, no passado ano. Quanto ao Confrade António Maria de Assis, nada mais sei. Apenas que me disse saber a minha ascendência por estas linhas e que me enviaria. O que não aconteceu em anos. O que muito lamento. É pena que não possamos colaborar todos.

De todo o modo, no que eu puder ajudar e tiver para lhe dar de informações, não hesite!


Com os melhores cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

MEDEIROS, de VALPAÇOS

#322462 | paguiar | 05 fev 2013 16:28 | Em resposta a: #322458

Caro Luís

No registo de óbito da "minha" Comba Denis a 28.09.1722 em Santiago da Ribeira de Alhariz, onde foi sepultada, refere-se que faleceu abintestada, sendo seus herdeiros o marido e os filhos

A "sua" Comba Denis não é a mesma, mas poderá ser familiar. De qualquer forma, obrigado.

Cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: MEDEIROS, de VALPAÇOS

#322463 | cavaleirofidalgo | 05 fev 2013 16:41 | Em resposta a: #322462

Caríssimo!


Não disse que a sua Comba Diniz é a minha antepassada! Estava a falar da sua.... mas afinal de contas morreu sem fazer testamento.

Obrigado pelo seu cuidado e se tiver novidades, peço-lhe o favor de me avisar.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Valpaços

#333616 | aglobo | 08 ago 2013 22:43 | Em resposta a: #150124

Caro António de Assis

Estou de volta à árvore genealógica do meu marido Gil Lobo, "pista de Sadoncelhe". Tenho bastantes pontas soltas. Será que me ajuda a resolver algumas?

- a ANA DE SAMPAIO, natural de Santiago da Ribeira de Alhariz casou com Domingos Gonçalves de Esturãos? Além do Filipe Teixeira de Sampaio, também teve outro filho em 1684, António Gonçalves de Sampaio casado com em 1725 com Ana Lopes de Esturaõs?

-a ISABEL DE SAMPAIO, natural de Santiago da Ribeira de Alhariz, Esturãos? ou Vilanova?,mãe de Ana de Sampaio, casou com Crespim Gomes de Vilanova? Teve mais 2 filhas, Esperança de Sampaio, casada com Domingos Machado e Mariana Cunha de Sampaio, casada com Caetano de Sá?

Agradecia se me dissesse se vou no caminho certo... Podemos falar por uma linha privada - aglobo@gmail.com

Aguardando uma confirmação

Cumprimentos

Manuela Sampaio Lobo

Resposta

Link directo:

Valpaços

#348661 | BGLino_19 | 27 jul 2014 21:11 | Em resposta a: #136824

Caro António Pimenta de Aguiar


Maria Joseph, nasceu em 1778, em Carrazedo de Montenegro.


Filha de Manoel Joseph Teixeira de Medeiros e Maria da Ascenção.

Neta paterna de Alexandre de Medeiros e Catharina Teixeira.

Segundo o registo de batismo de Mª Joseph, o avô Alexandre de Medeiros é natural de Paradela, Santiago da Ribeira de Alhariz e a avó Catharina Teixeira natural de Carrazedo de Montenegro. Porém no registo de casamento dos pais (Manoel Joseph e Mª da Ascenção), diz que Catharina Teixeira também é do lugar de Santiago da Ribeira.

Segundo a estimativa Manoel Joseph deveria ter nascido entre 1730-1755. Logo Alexandre de Medeiros e Catharina Teixeira nasceram por volta de 1710-1730.

Será que o "meu" Alexandre de Medeiros tem alguma relação com o "seu"?


Cumprimentos,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

Valpaços

#348662 | BGLino_19 | 27 jul 2014 21:12 | Em resposta a: #136824

Caro António Pimenta de Aguiar


Maria Joseph, nasceu em 1778, em Carrazedo de Montenegro.


Filha de Manoel Joseph Teixeira de Medeiros e Maria da Ascenção.

Neta paterna de Alexandre de Medeiros e Catharina Teixeira.

Segundo o registo de batismo de Mª Joseph, o avô Alexandre de Medeiros é natural de Paradela, Santiago da Ribeira de Alhariz e a avó Catharina Teixeira natural de Carrazedo de Montenegro. Porém no registo de casamento dos pais (Manoel Joseph e Mª da Ascenção), diz que Catharina Teixeira também é do lugar de Santiago da Ribeira.

Segundo a estimativa Manoel Joseph deveria ter nascido entre 1730-1755. Logo Alexandre de Medeiros e Catharina Teixeira nasceram por volta de 1710-1730.

Será que o "meu" Alexandre de Medeiros tem alguma relação com o "seu"?


Cumprimentos,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

Valpaços

#348663 | BGLino_19 | 27 jul 2014 21:13 | Em resposta a: #322456

Caro António Pimenta de Aguiar


Maria Joseph, nasceu em 1778, em Carrazedo de Montenegro.


Filha de Manoel Joseph Teixeira de Medeiros e Maria da Ascenção.

Neta paterna de Alexandre de Medeiros e Catharina Teixeira.

Segundo o registo de batismo de Mª Joseph, o avô Alexandre de Medeiros é natural de Paradela, Santiago da Ribeira de Alhariz e a avó Catharina Teixeira natural de Carrazedo de Montenegro. Porém no registo de casamento dos pais (Manoel Joseph e Mª da Ascenção), diz que Catharina Teixeira também é do lugar de Santiago da Ribeira.

Segundo a estimativa Manoel Joseph deveria ter nascido entre 1730-1755. Logo Alexandre de Medeiros e Catharina Teixeira nasceram por volta de 1710-1730.

Será que o "meu" Alexandre de Medeiros tem alguma relação com o "seu"?


Cumprimentos,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

Valpaços

#348684 | paguiar | 28 jul 2014 10:07 | Em resposta a: #136824

Caro Gonçalo

Só hoje vi a sua mensagem que muito agradeço.

Sobre o "meu" Alexandre de Medeiros tenho o seguinte:

"1. Domingos Fernandes - foi morador em S. Mamede de Argeriz com sua mulher Mécia Fernandes e tiveram:

2. António Fernandes – terá nascido por meados de Seiscentos, foi casado com Ana Fernandes, filha de Gonçalo Gonçalves e de Bárbara Fernandes, de Sanfins. Viveram no lugar de São Juzenda, freguesia de Santiago da Ribeira de Alhariz, concelho de Valpaços, e parece terem sido o tronco do ramo de Medeiros aqui desenvolvido.
António Fernandes já tinha falecido em 1716 quando seu filho Alexandre casou e Ana Fernandes veio a falecer pobre em 11.VI.1719, tendo feito testamento presente testemunhas (sic) e ficando sepultada dentro da Igreja de Santiago.
Foram pais de:
----------- 3. Alexandre de Medeiros, que segue.
----------- 3. João de Medeiros (Padre) - natural de São Juzenda.
Habilitou-se de Genere em Braga a 11.V.1714 ( ). Teve uma filha natural, cuja “mãe não se sabe por se achar engeitada e não haver impedimento”.
----------- 3. Violante de Medeiros – casou a 17.V.1725 na Matriz de Santiago da Ribeira de Alhariz com José Gonçalves, morador no lugar de Alvites e já viúvo de Catarina Fernandes.
Viveram naquele lugar de Alvites, onde tiveram, pelo menos:
-------------------- 4. Manuel de Medeiros – casado a 29.I.1765 na mesma Matriz de Santiago com Violante Fernandes, filha de Manuel Fernandes e sua mulher Isabel Gomes, do lugar de Cancelo.
----------- 3. N… Medeiros ( ) – uma filha que ainda vivia quando sua mãe faleceu.

3. Alexandre de Medeiros – terá nascido por 1685-1695 e casou a 17.IX.1716 na Matriz de Santiago da Ribeira de Alhariz com Comba Denis, solteira ( ), filha de João Fernandes e sua mulher Catarina Denis, do lugar de Paradela da mesma freguesia e ambos já falecidos naquela data.
Comba Denis faleceu abintestada a 28.IX.1722, ficando sepultada dentro da Igreja de Santiago, sendo seus herdeiros seu marido e seus filhos.
Viveram no lugar de Paradela, onde tiveram:
----------- 4. José de Medeiros - casou a 5.I.1747 na Matriz de Santiago da Ribeira de Alhariz com Ana Fernandes, filha de André Fernandes e sua mulher Ana Martins, do lugar de Parada da mesma freguesia.
Viveram no lugar de Parada, c.g.
----------- 4. Outros"

Pelas datas que atribui ao "seu" Alexandre de Medeiros, talvez este se inclua nos meus "outros", filhos do meu homónimo. É até muito possível.

Fiz esta investigação online para um parente meu e encontrei o que queria... ou que consegui...!!!

Dadas as limitações deste tipo de investigação, dei o trabalho por encerrado. Também online, encontrei referências a testamentos e outras fontes no AD de Vila Real relacionados com os "meus" Medeiros, mas isso possivelmente nunca será possível investigar. Vamos a ver.

Obrigado pela sua colaboração, que agradeço.
Se continua a investigar os Medeiros daquelas paragens e se encontrar alguma novidade relacionada com o meu texto acima, ficar-lhe-ei muito agradecido pela informação que me possa enviar.

Cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

Valpaços

#350738 | Tago0 | 29 set 2014 23:09 | Em resposta a: #136824

Boa noite

Por acaso não terá informação de Maria Alvares das Lagoas casada com Manuel Gomes? Não encontro registos de baptismo e/ou casamento. Tenho ideia que terão nascido antes de 1750 pois o neto (António José da Cruz Alves) nasceu em 1804.

Maria Alvares e Manuel Gomes tiveram uma filha (Maria José) casada com Antonio José Alvares de Possacos.

Desde já obrigado pela ajuda

Resposta

Link directo:

Valpaços

#357805 | Conde | 20 mai 2015 12:00 | Em resposta a: #143970

Procuro uma Isabel Guedes n. S. Pedro de Rio Torto, casada com Manuel Lopes da Torre de Moncorvo, pais de Ana Maria casada com José Ribeiro, de Jou filho de João Ribeiro ( filho de Pascoal Ribeiro x Mª Frs.) de Jou aí casado a 20.6.1736 com Antónia Gomes . A dita Guedes deve sir irmã de Martim Guedes.
Obrigado.

Resposta

Link directo:

Valpaços

#370421 | Bruno_Lino | 06 jun 2016 18:15 | Em resposta a: #169190

Boa tarde a todos!...


Descendo de D. Isabel Teixeira de Medeiros - (nasceu c. 1645), na ex-Freguesia de Nozedo (hoje São João da Corveira), Valpaços. Filha legítima de Simão de Medeiros e de Isabel Gonçalves.

Simão de Medeiros já era falecido em 1690, data em que faleceu a sua esposa Isabel Gonçalves e irmão de António de Medeiros, que faleceu em 1683, este casado com Catarina Esteves.

Agora, as minhas questões são as seguintes:
- Serão estes António de Medeiros e Simão de Medeiros que nasceram cerca de 1600 - filhos de Gaspar Martins Teixeira e Maria Padrão?

- Quais os nomes dos 8 filhos de Gaspar Martins Teixeira e Maria Padrão, incluindo o de Afonso de Medeiros Teixeira?


Aguardo uma resposta.

Atenciosamente,
Bruno

Resposta

Link directo:

Valpaços

#390051 | anabelademelo | 14 mar 2018 10:51 | Em resposta a: #136824

Caro Senhor Pinheiro,
Este poste já tem mais de 10 anos. Se ainda estiver disponível para ajudar agradecia. O meu e-mail: demelobella@icloud.com
Os meus antepassados eram de : Vila Frade, Lamadarcos, Mairos, Águas Frias, Curral de Vacas. Nomes: Duro, Melo, Montalvão.
Do lado do meu pai eram de: Dadim, Alvarelhos, Travancas, Sonim, São Vicente, Oucidres...
Cumprimentos
Anabela

Resposta

Link directo:

Valpaços

#390054 | paguiar | 14 mar 2018 11:14 | Em resposta a: #390051

Cara Anabela de Melo
Julgo que a sua intervenção foi erradamente dirigida a mim, que não sou o Pinheiro.
De qualquer forma, de todos os nomes e freguesias que cita nada sei. O meu interesse é sobre os Medeiros de Possacos, Santiago da Ribeira de Alhariz e arredores.
Cumprimentos do
António Pimenta

Resposta

Link directo:

Valpaços

#390085 | mariasamei | 14 mar 2018 19:11 | Em resposta a: #390051

Cara Anabela

Caso me queira contactar peço que use o meu e-mail

pinheirodecamposARROBAgmailPONTOcom

Resposta

Link directo:

Valpaços

#390181 | genealogia80 | 16 mar 2018 14:45 | Em resposta a: #390085

Caro Confrade,


Boa tarde.



Procuro informação sobre a ascendência de BRITES DE MEDEIROS, casada com MATIAS GONÇALVES (https://geneall.net/pt/nome/2461981/brites-de-medeiros/) e Pais de:


- MARIA DE MEDEIROS, que casou com João Pires, em Rio Torto (Valpaços), no dia 20 de Julho de 1698.
- MARIA PÁSCOA DE MEDEIROS, que casou com Manuel Pires, em Rio Torto, no dia 9 de Maio de 1709.
- BEATRIZ DE MEDEIROS, que casou com João Lopes, em Rio Torto, no dia 18 de Abril de 1719, sendo nesta data a Mãe (Brites de Medeiros) já defunta.
- JACINTA DE MEDEIROS, casada com Francisco Fernandes Passeado [também chamado de: Francisco Fernandes Eiró], no dia 11 de Agosto de 1721.


Daqui se depreende - cronologicamente - que o casal MATIAS GONÇALVES - BRITES DE MEDEIROS, deve ter casado cerca de 1680, e que a BRITES DE MEDEIROS terá nascido entre 1650 - 1660.

……………………………………………………
Sobre a JACINTA DE MEDEIROS, filha de BRITES DE MEDEIROS e de MATIAS GONÇALVES, aqui deixo alguns apontamentos:


I- JACINTA DE MEDEIROS, natural de Rio Torto (Valpaços). Casou com FRANCISCO FERNANDES, natural de lo lugar de Valverde da Esteveira, Valpaços.
Filhos:

--II- ISABEL DE MEDEIROS, natural de Valverde, Valpaços, onde nasceu a 6 de Maio de 1722, sendo seus padrinhos Francisco de Medeiros e sua mulher Caetana Fernandes . Casou em Valpaços a 15 de Abril de 1744 com ANTÓNIO FERNANDES DA RUA, filho de António Fernandes, natural de Valverde, e de Comba Álvares, natural de Cachão, Possacos. Foram moradores em Valverde, Valpaços. Filhos:

---III- MARIA, que nasceu em Valpaços a 22 de Maio de 1745. Morreu em 18 de Julho de 1752.
---III- QUITÉRIA AGOSTINHA, que nasceu em Valpaços a 28 de Agosto de 1748.
---III- CATARINA, que nasceu em Valpaços a 6 de Setembro de 1750, sendo padrinhos Francisco Fernandes e sua filha Catarina, avô e tia da baptizada .
---III- ANTÓNIO, que nasceu em Valpaços a 12 de Fevereiro de 1753, sendo seus.
---III- FRANCISCO JOÃO DE MEDEIROS, que nasceu em Valpaços a 26 de Junho de 1756.
---III- JOSÉ JOÃO, que nasceu em Valpaços a 27 de Abril de 1759.
---III- JOÃO SECUNDINO DE MEDEIROS, que nasceu em Valpaços a 30 de Abril de 1762.
---III- JOSEFA MARIA, que nasceu em Valpaços a 19 de Março de 1765. Morreu a 5 de Setembro de 1769.


Agradeço todas as informações sobre a ascendência do casal BRITES DE MEDEIROS – MATIAS GONÇALVES, os quais devem ter casado entre 1680 – 1700, em Valpaços ou arredores.



Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Valpaços

#390589 | aglobo | 01 abr 2018 21:41 | Em resposta a: #390054

Caro António Pimenta

Aqui vai o que tenho sobre Medeiros

http://pagfam.geneall.net/P/pag_pessoas_pesquisa.php?search=medeiros

Cumprimentos

Manuela Sampaio Lobo

Resposta

Link directo:

Valpaços

#390617 | paguiar | 02 abr 2018 18:04 | Em resposta a: #390589

Manuela Sampaio Lobo
Obrigado pela sua colaboração relativamente aos Medeiros, mas redirecionou-me para a minha própria página familiar que tenho interrompida há algum tempo. Mesmo assim agradeço.
Cumprimentos do
António Pimenta

Resposta

Link directo:

Valpaços

#390664 | aglobo | 03 abr 2018 23:27 | Em resposta a: #390617

Caro António Pimenta,

Não sei como me diz que o redirecionei para a sua própria página. É uma busca de Medeiros na minha página familiar. Deduzo que temos em arquivo nas paginas familiares os mesmos Medeiros.

Cumprimentos

Manuela Lobo

Resposta

Link directo:

Valpaços

#390670 | paguiar | 04 abr 2018 10:24 | Em resposta a: #390664

Cara Manuela Lobo
Com efeito, a página é a minha. Redireccionou-me para uma página com uma listagem de pessoas da família Medeiros, à qual pertence um cunhado meu.
Abrindo o contacto indicado no topo dessa página vou realmente ter à minha própria página inicial com o nome "Grade Santos Pimenta de Aguiar - Costados e Parentescos".
De qualquer forma, se não se importar, gostaria de consultar a sua própria página familiar. Pode-me informar qual é o título?
Cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

Valpaços

#390758 | sousa42 | 06 abr 2018 21:33 | Em resposta a: #136824

Caros,

A estirpe Medeiros era de tal modo preponderante em Valpaços, que só na minha árvore tenho vários ramos que ainda não consegui interligar. Medeiros (fim de linha), de Valpaços:

1. Antónia de Medeiros (10a avó), n. c. 1634, natural de Parada, Santiago da Ribeira de Alhariz, filha de Domingos Pires, de Parada, e de Isabel Fernandes, de Capeludos, Nogueira da Montanha. Casou com Pedro Gonçalves, natural de Adães, Capitão de Ordenanças.´

2. Brites de Medeiros (10a avó), n. c. 1660, natural de Rio Torto, Valpaços. Casou com Matias Gonçalves, de Rio Torto.


3. João de Medeiros (8º avô), n. c. 1680, natural de Possacos. Casou com Filipa de Sousa, natural de Vassal.

4. Francisco Vaz de Medeiros (7º avô), n. c. 1700, natural de Possacos. Casou com Domingas Fernandes, de Possacos.

5. Leonardo de Medeiros (7o avô) , n. c. 1710, natural de Possacos. Casou com Isabel Gonçalves, de Possacos.

6. Jerónimo de Medeiros (7o avô), n. c. 1730, natural de Argeriz. Casou com Maria Gonçalves, de Possacos. Era irmão de Catarina Gomes, solteira, de Argeriz, que fez testamento em 1768 onde declara ser prima de João Gomes, de Argeriz.

7. José António Ferraz de Medeiros (7º avô), n. c. 1750, natural de Possacos. Casou com Joana Maria Gonçalves, de Possacos.

8. Francisca Rosa de Medeiros (6a avó), n. c. 1770, natural de Possacos. Casou com Manuel António José, de Jou, Murça.

Se alguém tiver antepassados comuns podemos partilhar dados.

Sousa

Resposta

Link directo:

Valpaços

#390765 | genealogia80 | 07 abr 2018 00:32 | Em resposta a: #390758

Boa noite,


Tenho o seguinte casal, como antepassados directos:

«2. Brites de Medeiros (10a avó), n. c. 1660, natural de Rio Torto, Valpaços. Casou com Matias Gonçalves, de Rio Torto».

Nada mais sei sobre a linha ascendente.


Cumprimentos e agradeço alguma informação,
Luís

Resposta

Link directo:

Valpaços

#390770 | sousa42 | 07 abr 2018 11:59 | Em resposta a: #390765

Bom dia

Esse é um dos casais “fim de linha”. Desconheço a ascendência.

A investigação está muito dificultada pelo desaparecimento de vários livros paroquiais de Rio Torto e os de São Lourenço de Lilela (freguesia extinta) nem sei se existem.

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

Valpaços

#390782 | genealogia80 | 07 abr 2018 21:23 | Em resposta a: #390770

Boa noite.


Obrigado.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Valpaços

#390817 | aglobo | 08 abr 2018 21:51 | Em resposta a: #390670

Caro António Pimenta,

Continuo sem perceber como isso acontece, mas passemos adiante.
A minha página familiar tem o título "Teixeira Sampaio Lobo, de Valpaços, Chaves, Vila Pouca de Aguiar".
Espero que o consiga ajudar.

Cumprimentos

Manuela Sampaio Lobo

Resposta

Link directo:

Valpaços

#416265 | ricardorocha | 14 jul 2019 06:38 | Em resposta a: #136824

Caro Filipe,

Preciso localizar o Registo de Batismo do meu Tetravô Manoel Antônio, nascido na Freguesia de Valpaços no final dos anos 1700.
Mudou-se, no início dos anos 1800, para a localidade de Maços, Freguesia de Nogueira da Montanha, Concelho de Chaves, onde casou com Izabel Maria, natural do lugar.
A partir dessa união, recebeu o apelido "Valle-Passos", iniciando o ramo ao qual pertenço, os "Val Passos".
Abraço fraterno,

Ricardo Rocha

Resposta

Link directo:

Valpaços

#421343 | cruzzz | 04 fev 2020 13:45 | Em resposta a: #390758

Viva,

Também cheguei agora ao casamento de Leonardo de Medeiros com Isabel Gonçalves.

Alguém tem mais informação sobre este casal e sua ascendência?

Obrigado,
Luis

Resposta

Link directo:

Valpaços

#421347 | aglobo | 04 fev 2020 16:11 | Em resposta a: #421343

Boas,

Está muito vago. Localidade e data?

M. Lobo

Resposta

Link directo:

Valpaços

#421485 | sousa42 | 08 fev 2020 15:17 | Em resposta a: #421343

Caro Luís,

Há já algum tempo que abandonei as pesquisas sobre o casal Leonardo de Medeiros/Isabel Gonçalves. De que ramo descende?

Sou descendente deste casal:
https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1085956 – tif 74.

Estes, de Vilarandelo, entroncam nos Rozas, de Fornos do Pinhal, Bispado de Miranda.

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

Valpaços

#422307 | machadojon | 05 mar 2020 11:44 | Em resposta a: #136824

Caro Filipe Pinheiro de Campos,

Procuro informações sobre Domingos de Magalhães e Esposa Maria Vaz. Já encontrei diversos assentos que informam que eram de Serapicos, ervoes lamas e Santiago da região de Valpaços.
Gostava de saber se o Senhor possui alguma informação.
Meus melhores cumprimentos,
Jonathan N Magalhães Machado

Resposta

Link directo:

Valpaços

#422333 | cruzzz | 06 mar 2020 21:57 | Em resposta a: #421485

Caro Sousa,

Antes de mais, muito obrigado pela resposta neste forum.

A descendência que tenho é exatamente do mesmo ramo, no entanto não tenho mais informações sobre o lado Rosa.
Poderá partilhar mais informação sff?

Obrigado,
Luis

Resposta

Link directo:

Valpaços

#422347 | sousa42 | 07 mar 2020 14:47 | Em resposta a: #422333

Caro Cruzz,

Que interessante. Eu descendo de dois filhos desse casal: António Manuel de Medeiros e Maria Rosa de Medeiros. Tem ascendência por estas linhas?

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

Valpaços

#422350 | cruzzz | 07 mar 2020 17:55 | Em resposta a: #422347

Caro Sousa,

Até agora só encontrei ascendência de uma das filhas: Antónia Luísa, casada com Manuel Vicente.

Tem alguma informação sobre essa filha?

Obrigado,
Luis

Resposta

Link directo:

Valpaços

#422355 | sousa42 | 08 mar 2020 01:22 | Em resposta a: #422350

Caro Luís,

Tenho alguns dados desse casal:

Antónia Luísa casou nos Possacos em 1812 com Manuel Francisco Vicente, filho de Francisco António Vicente e Joana Maria Terra; neto materno de Manuel Lopes Terra e Joana Maria do Paço (esta de Valpaços).
Tiveram pelo menos 7 filhos, 3 dos quais com descendência conhecida: António José, Maria Joana e Francisco António.

Existe um inventário com a relação de bens e outras informações interessantes.

Inventário de Manuel de Medeiros (também conhecido por Manuel Midões):

1. Herdeiros:
. José Manuel, maior de idade;
. António Manuel, soldado de cavalaria em Chaves, maior de idade;
. Francisca Bernarda, maior;
. Mariana Teresa, maior;
. Antónia Luísa, maior;
. Bernarda Joaquina, casada com José Martins, do Pereiro;
. Maria Rosa, casada que foi com Inácio Xavier, de que ficaram:

. José, de 12 anos;
. Ana, de 12 anos;
. Francisca, de 10 anos;
. Maria das Dores, casada.

2………….

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

Valpaços

#422363 | aglobo | 08 mar 2020 17:41 | Em resposta a: #390758

Mais uma achega:

António Lopes de Sampaio (8º avô), de Stº Ribeira de Alhariz (Esturãos), casado em 5.6.1669, Serapicos com Catarina Martins (8º avó), n. 7.4.1648, Serapicos.
Tiveram entre outros:
- Jose Lopes de Sampaio (7º avô), n. 15.10.1670,casado com Maria Antónia (7º avó), de Serapicos
- António de Medeiros, de Serapicos, cc Ana Fernandes, de Serapicos (S. Cipriano)

Cumprimentos
Manuela Lobo

Resposta

Link directo:

Valpaços

#422366 | machadojon | 08 mar 2020 20:32 | Em resposta a: #422363

Estou estudando os magalhaes em Valpaços, mas iniciei a pesquisa em Mirandela, pois um dos meus ascendentes nasceu lá. Durante a pesquisa encontrei casamento Martinho Texeira de Sampaio em Mirandela Bragança em 1714 - PT-ADVRL-PRQ-PCHV50-RB-002-015_m0004.
Notei pq tenho Texeira Sampaio em minha familia, mas de outra origem.
Acredito que ele é descendente dos de Valpaços.
Meus melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Valpaços

#422404 | aglobo | 09 mar 2020 21:19 | Em resposta a: #422366

Caro Jonathan

De que Teixeira de Sampaio fala?

Tenho ascendência nos Teixeira de Sampaio em Vassal, Ervões, Stº Ribeira de Alhariz.
Talvez o possa ajudar.

Manuela Lobo

Resposta

Link directo:

Valpaços

#422833 | luizm | 31 mar 2020 23:35 | Em resposta a: #422355

Caro Sousa,

Tenho lido os fóruns desta página sobre Valpaços e vi que possuímos, pelo menos, um ramo de antepassados em comum. Desde já agradeço pelas informações disponibilizadas. Utilizei-as para complementar minha árvore (ainda em formação).

O ramo em questão é o do casal Matheus de Medeiros e Comba Guedes, de Rio Torto.
https://gw.geneanet.org/luizqm_w?lang=pt&n=de+medeiros&nz=queiroz&oc=0&p=matheus&pz=h&type=fiche

Acredito que outros ramos também cruzem com as árvores de membros do tópico. (Valpaços, Vassal, Rio Torto...)
https://gw.geneanet.org/luizqm_w?lang=pt&pz=h&nz=queiroz&ocz=0&m=A&p=adelaide+augusta&n=hermenegildo&sosab=10&color=&t=Z&birth=on&birth_place=on&marr=on&marr_date=on&death=on&gen=on&repeat=on&v=10

Resposta

Link directo:

Valpaços

#422834 | machadojon | 01 abr 2020 00:07 | Em resposta a: #422404

Em ribeira eu tenho descendência dos Magalhães!
Lembrei dos Texeira Sampaio que mandei, pois tenho ascendência dos Texeira Sampaio do Açores, mas não encontrei conexão.
Infelizmente dos Magalhães de ribeira e ervoes eu estou travado por falta de livros. Sabem se existe algum livro misto de ervoes, lamas e ou anteriores a 1670? Também não encontro os casamentos de 1700 e pouco.
Jonathan Navarro Magalhães Machado

Resposta

Link directo:

Valpaços

#422885 | Vasco Briteiros | 03 abr 2020 16:20 | Em resposta a: #139100

Caro Filipe Pinheiro de Campos,
Gostaria de obter informações sobre "0s Teixeira de Bragança ".
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Valpaços

#422895 | sousa42 | 04 abr 2020 00:53 | Em resposta a: #422833

Caro Luíz,

Obrigado pela partilha. Efectivamente estes Medeiros de Rio Torto fazem parte da minha árvore genealógica. Refira-se, como curiosidade, que conheci nos meandros da genealogia vários descendentes deste casal de Rio Torto.

Para além deste ramo também somos aparentados por outras linhas. Casais que são antepassados comuns:

1. Rio Torto: Mateus de Medeiros e Comba Guedes;
2. Valverde da Esteveira: Francisco Fernandes (Passeado) e Maria Fernandes;
3. Possacos: Manuel Lopes (Barbeiro) e Francisca Álvares (Barbeira). Estes eram pais do “meu” António José que era irmão das “suas” Isabel Maria e Domingas Álvares. A filiação correcta está no assento de baptismo de Bernardo, filho de Isabel Maria, dito neto materno de Manuel Lopes e Francisca Álvares.
4. Vassal: Gonçalo Afonso e Catarina Martins;
5. Alhariz/Vassal: António Gonçalves Centeno e Francisca Fernandes…

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

Valpaços

#422902 | luizm | 04 abr 2020 04:57 | Em resposta a: #422895

Caro Sousa,

Não esperava a ligação por tantos ramos. Foi uma boa surpresa!
Se possível, gostava de indicações de como prosseguir a pesquisa e aumentar as informações presentes na minha árvore. Caso prefira, pode ser por mensagem privada.
Sobre o casal 3 e suas filhas, tendo em vista a ausência de livros de Possacos, a única referência que eu dispunha era uma dispensa matrimonial. (Um neto de Isabel Maria casou-se com uma neta de Domingas). Quanto ao assento de baptismo de Bernardo, infelizmente ainda não o encontrei. Busquei nos livros de Valpaços entre 1771 e 1780.
Além disso, fiquei curioso por conhecer os casais 4 e 5. Como não os identifiquei, acredito que sejam de gerações anteriores às que tive acesso.

Com os melhores cumprimentos,
Luiz

Resposta

Link directo:

Valpaços

#422912 | sousa42 | 04 abr 2020 14:40 | Em resposta a: #422902

Caro Luíz,

Esses avoengos (4 e 5) fazem parte da árvore de costados dos Medeiros, de Vassal, que são primos na “minha” Catarina Rodrigues e entroncam nos “Medeiros de Valpaços”, de Felgueiras Gayo.

O registo de baptismo de Bernardo (ou Bernardino), filho de Isabel Maria Pássaro, de Possacos: https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1207174 . tif 7
.

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

Valpaços

#427121 | amsguedes | 13 set 2020 17:44 | Em resposta a: #422912

Caro Sousa,
Tem mais informação sobre os Medeiros de Vassal, Valpaços?
Obrigada,
Ana Guedes

Resposta

Link directo:

Valpaços

#427330 | sousa42 | 22 set 2020 15:53 | Em resposta a: #427121

Claro que sim. O que procura saber?

Resposta

Link directo:

Valpaços

#435955 | Patrícia Bocaiuva | 29 ago 2021 05:31 | Em resposta a: #422833

Caro Sousa,
O casal André Guedes e Isabel Fernandes tem ainda uma outra filha, Maria José Guedes (minha pentavó), nascida em 1770 em Valpaços, pois não?
Cordialmente,
Patrícia Bocaiuva

Resposta

Link directo:

Valpaços

#435977 | pjcardoso | 30 ago 2021 20:25 | Em resposta a: #136824

Caro confrade
Sousa,
Boa noite.
Desculpe o incómodo, mas como verifico que tem informações sobre a família Medeiros de Valpaços, gostaria de lhe colocar uma questão:
- Tem alguma referência a "Medeiros" da Torre Dona Chama - Mirandela?
Faço esta pergunta porque nos meus registos tenho Meu 5.º Avô - Manoel António de Medeiros, natural da Torre Dona Chama.
Manoel António de Medeiros foi Casado com Genoveva Maria, natural de Barreiros - Valpaços.
Estes elementos constam no registo de casamento no Ano de 1813 de uma Sua Filha - Ana Joaquina, em Barreiros-Valpaços, com João António Barreira.
Gostaria de apanhar os ascendentes deste meu antepassado "Medeiros" mas ainda não consegui localizar nenhum Assento, apesar de recentemente o ADB ter disponobilizado online vários documentos da Freguesia da Torre-D-Chama.
Caso tenha algum dado e possa partilhar, fico muito Grato.
Os meus cumprimentos.

Paulo Vieira Cardoso

Resposta

Link directo:

Valpaços

#436025 | sousa42 | 02 set 2021 14:52 | Em resposta a: #435955

Olá, Patrícia!

Sim, Maria José Guedes era irmã de Isabel Maria Guedes, ambas naturais de Valverde da Esteveira. Outros filhos do casal André Guedes e Isabel Fernandes: Rosa Teresa Guedes cc Pedro Gonçalves; Leonardo António Guedes cc Maria José; João António Guedes cc Joana Maria Delgado, todos com numerosa descendência.

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

Valpaços

#436155 | sousa42 | 08 set 2021 22:36 | Em resposta a: #435977

Caro confrade Paulo Cardoso,

Não tenho antepassados Medeiros da Torre de Dona Chama.

Já consultou este documento? https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1149372

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

Valpaços

#436167 | pjcardoso | 09 set 2021 18:19 | Em resposta a: #436155

Caríssimo Confrade
Sousa,
Boa tarde.
Os meus agradecimentos pela sua Resposta.
Entretanto, pela tentativa e erro, já consegui encontrar alguma coisa relativamente ao ramo dos "Medeiros" na Torre- D. - Chama.
Todavia, ainda não estou certo de que sejam estes, que abaixo indicarei, os meus ascendentes por via da minha 4.ª Avó, Ana Joaquina, como antes disse, pois não encontro elo de confirmação de que seu pai, Manuel António de Medeiros, seja o que localizei na Torre, e pese embora a Era de nascimento se enquadre neste horizonte, assim tenho:

1-Manuel António de Medeiros - N 1761-04-08, Torre.D.Chama
Filho de : Belchior de Medeiros, N. 1722-4-19- e de Teresa Fernandes, natural da Fradizela;
2 - Belchior de Medeiros,
Filho de : Domingos de Medeiros, morador em Mirandela e natural de Santa Maria de Émeres, (presumo ser uma Paróquia de Valpaços), e de sua mulher Domingas Martins natural de Agrochão,( concelho de Macedo Cavaleiros).
3- Domingos de Medeiros,
Filho de : Domingos de Medeiros natural de Santa Maria de Émeres, e de sua mulher Anna Gomes natural de Santa Maria de Émeres.

Assim, se conseguir confirmar que o "Manuel António de Medeiros" que aparece no Registo de casamento de Ana Joaquina, seu pai, como sendo o que encontrei na Torre d. Chama, concluo a ligação da minha família "Medeiros" ao Concelho de Valpaços, concretamente a Santa Maria de Émeres.

Qualquer ajuda é sempre bem vinda, o que desde já agradeço em especial ao caro confrade Sousa.

Com os meus melhores cumprimentos.
Paulo J. Vieira Cardoso

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443704 | Mauricio2022 | 16 out 2022 22:24 | Em resposta a: #136824

Olá, me chamo Mauricio Gomes e estou a busca de informações sobre meus ascendentes Trisavós José Gomes Sebastião (filho de Sebastião Gomes e Delfina Rosa) e Prisciliana de Jesus ou Reis (José Joaquim dos Reis e Leopoldina Rosa ou Liopoldina) - (informações de casamento e nascimento). A única informação que possuo é o batismo e nascimento do meu bisavô José Maria Gomes filho deles, que foi realizado em Valpaços/Vila Real em 1889. Se alguém puder me ajudar, desde já agradeço.

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443706 | Jorge Resende | 16 out 2022 23:05 | Em resposta a: #136824

Mauricio, de que freguesia de Valpaços eram eles? Ou eram mesmo da Vila de Valpaços??? Tem algum dado sobre o seu bisavô José Maria que informe a naturalidade deles????
Ajude com melhor informação, por favor.

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443707 | Jorge Resende | 16 out 2022 23:21 | Em resposta a: #136824

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1084682 tif 156 e 157 batismo do seu bisavô
Eram de Argeris, uma freguesia de Valpaços

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443708 | Jorge Resende | 16 out 2022 23:32 | Em resposta a: #136824

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1084557 tif 36, assento 2, ano 1878
Algeris,
casamento de José Gomes Sebastião e Prisciliana

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443709 | Patrícia Bocaiuva | 17 out 2022 00:07 | Em resposta a: #436025

Prezado Sousa,
Grata pelas informações adicionais!
Cordialmente,
Patrícia Bocaiuva

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443711 | Mauricio2022 | 17 out 2022 00:30 | Em resposta a: #443706

Algeriz. Desculpa estava sem internet.

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443712 | Mauricio2022 | 17 out 2022 00:44 | Em resposta a: #443708

Muito obrigado. Será que você consegue localizar informações sobre o Sebastião Gomes e a Delfina Rosa??? Grato

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443714 | sousa42 | 17 out 2022 10:56 | Em resposta a: #443712

Caro Maurício,

Conheço relativamente bem esta família e temos ascendência comum pelo ramo dos Taveira.

Para mais informações pode pesquisar no Family Search: https://www.familysearch.org/tree/person/details/K641-493

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443715 | Mauricio2022 | 17 out 2022 12:30 | Em resposta a: #443714

Bom dia Sousa. Estou montando a minha árvore genealógica tem pouco tempo. Vinha tentando buscas sem sucesso, mas depois que conheci Portugal em 2018 em lua de mel, isso acendeu dentro de mim novamente. Fiz algumas pesquisas e cheguei nos Taveira por outro ramo de ascendência, o materno (Gomes Vieira de Cantagalo/RJ Brasil), e nesse ramo, há vasta informação pesquisada. Já nesse ramo dos Gomes de Algeriz, que são do meu ramo paterno, apesar de ser bem próximo (avô, bisavô e tetravô) tenho poucas informações. Qualquer ajuda é bem-vinda. Obrigado.

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443716 | pjcardoso | 17 out 2022 12:38 | Em resposta a: #436167

Caríssimo Confrade
Sousa,

Bom dia.
Para lhe reportar, sobre a minha mensagem de 2021, acima, sobre o meu ramo dos "Medeiros" que apareciam na Torre-D.-Chama, Mirandela.
Há uns dois meses atrás consegui encontrar as HG de José António Barreira, um dos muitos filhos que o casal João António Barreira e Ana Joaquina de Medeiros tiveram.
Nesse processo que pedi ao Fundo eclesiástico Diocesano de Bragança Miranda, encontrei o registo de Nascimento não só de Ana Joaquina como também do seu pai, Manuel António de Medeiros.
Assim, confirmo a ligação do meu Ramo ao concelho de Valpaços - santa Maria de Emeres.
Agora tenho ainda mais dois casos difíceis para resolver, um com os "pais de um meu Bisabisô paterno" (saber o casamento de D. Gracinda Angelina Doutel)- Nasc. - Aguieiras, Chairos) e outro sobre o nascimento de meu Bisavô materno, (João António Barreira - Nasc. Barreiros, encontro todos os irmãos e não o registo dele).
os meus melhores cumprimentos.

Paulo Jorge B. Vieira Cardoso

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443720 | Jorge Resende | 17 out 2022 19:12 | Em resposta a: #136824

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1084636 tif 8
batismo de Prisciliana


Att Mauricio

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443721 | Jorge Resende | 17 out 2022 19:24 | Em resposta a: #136824

MAURICIO, ATT

https://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVLP03-002-025H&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PVLP03-002-025H/PT-ADVRL-PRQ-PVLP03-002-025H_m0020.jpg
IMAGEM 20
CASAMENTO DOS PAIS DE PRISCILIANA,
JOSE JOAQUIM REIS E LEOPOLDINA

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443722 | Jorge Resende | 17 out 2022 19:28 | Em resposta a: #136824

mAURICIO, O ASSENTO DO CASAMENTO ANTES INDICADO, É O 2º ASSENTO DA PÁGINA DA ESQUERDA

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443723 | Jorge Resende | 17 out 2022 19:56 | Em resposta a: #136824

MAURICIO, CREIO QUE NEM SEBASTIÃO GOMES E DELFINA ROSA CASARAM EM ALGERIZ, ASSIM COMO JOSÉ GOMES SEBASTIÃO, SEU FILHO, ALI NÃO NASCEU, TEM OUTRA INFORMAÇÃO SOBRE FREGUESIAS DELES????

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443724 | Mauricio2022 | 17 out 2022 21:02 | Em resposta a: #443723

Primeiramente, agradeço imensamente pelas informações prestadas que são de grande valia e importância para mim. Quanto a esse ponto, entendi que meu trisavô, aqui no Brasil, resolveu de alguma forma homenagear o pai... se nomeando como José Gomes Sebastião... como se fosse José Gomes filho de Sebastião... porque todas as linhas convergem para a informação anterior que você havia passado. Só gostaria do paradeiro, digo, informações sobre os pais do José Gomes casado com a Presciliana Alexandrina, que são Sebastião José (provavelmente Gomes) e da Delfina Teresa (Theresa)., pois a árvore que o Sousa havia informado tem informações sobre a família, mas não contém fontes bem como contém registro de informações truncadas, como no caso do José Gomes (que lá é José Fernandes Gomes e não encontro documentos neste sentido) e no caso da Prisciliana Alexandrina que veio para o Brasil (tenho documentos do passaporte) e naquela árvore consta que faleceu em Algeriz, quando na verdade foi no Brasil (tenho também a documentação).
Grato.

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443725 | ADB | 17 out 2022 21:15 | Em resposta a: #443724

Caro Jorge

O batismo de José não está no ano dele porque, segundo o casamento, foi feita uma justificação de idade.

Veja se encontra irmãos que lhe digam onde foi o casamento dos pais.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443728 | Jorge Resende | 17 out 2022 23:23 | Em resposta a: #136824

Pois, amigo Filipe, tem razão...
Este Ventura Gomes, irmão de José, nasceu em 1832 e a justificação está aqui em 1854
https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1084638
TIF 37

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443730 | Jorge Resende | 17 out 2022 23:46 | Em resposta a: #136824

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1084634 tif 176, assento 34,
batismo de um filho de Jos+e Gomes Sebastião e Prisciliana

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443731 | Jorge Resende | 18 out 2022 00:05 | Em resposta a: #136824

Os livros de casamentos de Algeriz de 1837 para trás não estão online, pelo que, o casamento de Sebastião José e Delfina Teresa de ter sido de 1832 para trás, e assim, terá de solicitar essa pesquisa ao Arquivo Distrital de Vila Real.
Quanto ao batismo de José Gomes Sebastião, deve existir uma certificação desse batismo mais tarde, depois de 1843, talvez perto do casamento dele, 1878...
Veremos!

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443732 | sousa42 | 18 out 2022 00:05 | Em resposta a: #443724

Caro Maurício,

Sebastião José Gomes, natural de Argeriz, Valpaços, filho de Manuel José Gomes e de Isabel Maria Esteves, de Argeriz; neto paterno de Francisco Gomes e de Maria Rosa, de Argeriz; e neto materno de António Fernandes Esteves, dos Possacos, e de Maria José de Sampaio, de Valpaços.

Casou nos Possacos, a 1 de Março de 1829, com Delfina Rosa (ou Teresa) Taveira, filha de António José, de Adagói, e de Ana do Patrocínio, das Lagoas, Valpaços; neta materna de André Pequeno Fernandes, de Vale de Salgueiro, Mirandela, e de Angélica Teresa Taveira, dos Possacos.

Casamento:
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVLP16-002-050&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PVLP16-002-050/PT-ADVRL-PRQ-PVLP16-002-050_m0030.jpg

Angélica Teresa Taveira, era filha de António Taveira da Fontoura e de Teodora de Medeiros, sendo que estes são meus 7os avós maternos.

No casamento é mencionada uma dispensa matrimonial em 4o grau de consanguinidade, isto porque Joana Maria de Sampaio (trisavó do Sebastião José) era irmã de Teodora de Medeiros, ambas filhas de João Álvares e de Mariana de Medeiros…

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443736 | Mauricio2022 | 18 out 2022 05:57 | Em resposta a: #443731

Caro Jorge,
Obrigado pelo empenho e presteza nas informações sobre meus ascendentes. Fico no aguardo de mais informações sobre o batismo/justificação do meu trisavó José Gomes.

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443737 | Mauricio2022 | 18 out 2022 06:10 | Em resposta a: #443732

Caro Sousa,
Obrigado pelas informações sobre meus ascendentes. São de grande valia... Estou tentando reconstruir parte da minha história e, obviamente, da minha família pois desse ramo somente meu pai é vivo. Tenho profunda admiração por Portugal e todo histórico. Tenho muitos ramos portugueses também do meu lado materno, mas a partir do meu 4⁰ avô e minha mãe já é falecida. Enfim, sou Servidor Público e estou concluindo um mestrado aqui no Brasil. Me aposento daqui há 8 anos e gostaria de passar uma temporada em Portugal. Talvez, fazer um Doutorado, quem sabe. Mas, antes, gostaria de desvendar esse ramo familiar que coloquei neste fórum. Grato.

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443754 | ADB | 18 out 2022 20:27 | Em resposta a: #443737

Caro Maurício

No Arquivo Distrital de Braga há o processo de justificação de batismo do José Gomes: http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1580742&ht=justifica%c3%a7%c3%a3o%7cde%7cbatismo%7cjos%c3%a9%7cgomes

Se o desejar, pode pedir para lá a reprodução digital do documento.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443755 | Jorge Resende | 18 out 2022 21:43 | Em resposta a: #136824

O Caro Filipe na verdade vai sempre mais longe! Pois surgiu o desejado documento, que nada se viu referido na que se presume seja a naturalidade de José Gomes, Argeriz.
Parabéns Filipe e Mauricio.

Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443757 | ADB | 18 out 2022 22:41 | Em resposta a: #443755

Caro Jorge, nem sempre, mas quando é possível. E o amigo também não fica atrás, com as suas ajudas que, em alguns casos, quase constroem uma árvore genealógica!

Parabéns!

Filipe

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443758 | sousa42 | 18 out 2022 23:17 | Em resposta a: #443716

Caro confrade Paulo Cardoso,

Estas famílias Medeiros, de Valpaços, estão todas relacionadas, mas é muito difícil estabelecer ligações. Subindo pelos paroquiais consegui avançar até um Gonçalo de Medeiros (ca. 1580) que teve filhos de uma Maria Rodrigues, e que era filho de Pedro Pires, de Valpaços.

De Santa Maria de Émeres tenho um ramo de Araújos, Gomes e Cardosos. Existe uma vasta documentação que trata destas famílas e é possível estabelecer as origens nas vilas de Chaves e Moreira do Rei, Trancoso.

Também tenho antepassados da Quinta dos Chairos, Aguieiras. O Padre António de Andrade, de Fornos do Pinhal, Confirmado das Aguieiras, teve vários filhos com uma moça solteira dos Chairos, sendo que também são meus ascendentes.

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443759 | Mauricio2022 | 19 out 2022 00:40 | Em resposta a: #443754

Caro Filipe,
Gratidão por seu empenho e o do Jorge que foram incansáveis. Em menos de 48h desvendaram situações que eu venho tentando a meses. Demorei a responder porque não estou recebendo as notificações do fórum, apesar de ter marcado.
Cordialmente,
Mauricio

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443764 | ADB | 19 out 2022 12:25 | Em resposta a: #443759

Caro Mauricio

Estamos aqui para tentar ajudar. O fato de localizarmos mais rapidamente, é pela experiência em fazer pesquisas. Mas o Mauricio, mais cedo ou mais tarde, conseguiria lá chegar, pois já tinha os dados do batismo do seu antepassado para dar seguimento.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443772 | pjcardoso | 19 out 2022 15:50 | Em resposta a: #443758

Caríssimo confrade
Sousa,
Boa tarde.
Anoto a sua informação sobre as suas famílias, dos Araújos e Gomes, pois pelo lado da minha avó materna tenho Araújos ligados aos Barretos, (Mirandela) e Gomes ligados aos Vaz, (em Barreiros), -nomeadamente o Padre Manuel Gomes que teve uma filha com Maria Teresa dessa localidade.

Quanto a Cardosos ainda não detectei, o meu apelido é apenas por casamento.

Relativamente aos Chairos-Aguieiras, tenho o enigma que lhe reportei, e a família que estudo é a Doutel, que tenho referências de descendência por D. Gracinda A. Doutel, mas para este análise preciso de encontrar referências do seu casamento com Silvério Martiniano M. Silva, desse mesmo lugar.

Se encontrar algo que verifique do seu interesse sobre o Padre que refere, dou-lhe conta.
Abraço, com amizade.
Paulo Jorge B. Vieira Cardoso

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443803 | Mauricio2022 | 21 out 2022 03:04 | Em resposta a: #443732

Caro Sousa,
Poderia me esclarecer mais sobre a situação do Sebastião José Gomes, digo, sobre a questão de ter uma 3ª avó ou 4ª que gerou a situação de consanguinidade citada por você???
Grato.

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443809 | sousa42 | 21 out 2022 15:36 | Em resposta a: #443803

Caro Maurício,

Tronco de João Álvares e Mariana de Medeiros:

1. Joana Maria de Sampaio > Maria José de Sampaio > Isabel Maria Esteves > Sebastião Gomes

2. Teodora de Medeiros > Angélica Teresa Taveira > Ana do Patrocínio > Delfina Rosa Taveira

Portanto, Sebastião José Gomes e Angélica Teresa Taveira tinham trisavós comuns. Foram dispensados do 4o grau de consanguinidade.

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443812 | tmacedo | 21 out 2022 16:25 | Em resposta a: #443809

Caro confrade,

Há certamente erro no seu raciocínio.
Para haver dispensa no 4.o grau de consanguinidade têm de ter pelo menos um trisavô comum.

O parentesco que reporta é fora do 4.o grau.
Haverá certamente um outro parentesco entre eles dentro do 4.o grau que terá originado a dispensa.

Cumprimentos,
S.T.

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443813 | sousa42 | 21 out 2022 16:53 | Em resposta a: #443812

Caro confrade,

Sim, foi erro da minha parte. A dispensa é entre o Sebastião José e a Delfina Rosa. Angélica Teresa é a avó da Delfina.

Obrigado

Sousa

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443815 | Mauricio2022 | 21 out 2022 16:57 | Em resposta a: #443812

Caro Sousa,
Entendi. Ambos ligados no 4º grau a José Medeiros e Maria Araújo, pais de Mariana Medeiros.
Grato.

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443816 | sousa42 | 21 out 2022 17:42 | Em resposta a: #443815

Caro Maurício,

Tronco de João Álvares e Mariana de Medeiros.

Estes são os trisavós de ambos e na minha opinião foi o motivo da dispensa no 4o grau de consanguinidade.

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443819 | sousa42 | 22 out 2022 00:05 | Em resposta a: #443815

Caro Maurício,

A propósito deste ramo, que entronca na minha árvore, tive a curiosidade de ler a dispensa matrimonial.

Na dispensa os impetrantes são Sebastião José de Medeiros, de São Mamede de Argeriz, e Delfina Teresa de Medeiros, de Nossa Senhora das Neves dos Possacos.

O tronco apresentado é o de João Alves e Feliciana de Medeiros:

1. Joana Maria > Maria José > Isabel Maria > Sebastião José

2. Teodora de Medeiros > Angélica Teresa > Ana do Patrocínio > Delfina Teresa

Portanto, ao que parece estes seus antepassados usaram o apelido Medeiros e a naturalidade da Delfina Teresa parece ser Possacos.

Em relação à filiação de Teodora de Medeiros, minha avoenga, a dispensa tem um erro grave já que a mãe era a Mariana de Medeiros. Houve confusão das testemunhas da dispensa já que a Feliciana de Medeiros era irmã da Mariana e casou em Nozelos com Lourenço Teixeira.

Melhores cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443822 | Mauricio2022 | 22 out 2022 02:18 | Em resposta a: #443819

Caro Sousa,
Em relação a essa situação, pelo que eu entendi, meus tetravós se utilizaram do sobrenome Medeiros no processo. A situação é muito confusa e intrigante, uma vez que no casamento utilizam os sobrenomes mais conhecidos da família.
Não sei se você possui acesso a este documento, pois eu gostaria de ver.
Grato
Mauricio Gomes

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443823 | sousa42 | 22 out 2022 11:22 | Em resposta a: #443822

Maurício

Dispensa matrimonial a favor de Sebastião José de Medeiros e Delfina Teresa de Medeiros:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99L4-6N97?cat=2339181

Sousa

Resposta

Link directo:

Valpaços

#443824 | Mauricio2022 | 22 out 2022 15:08 | Em resposta a: #443823

Caro Sousa,
Grato por informações tão preciosas.
Cordialmente,
Maurício Gomes

Resposta

Link directo:

Valpaços

#444117 | Mauricio2022 | 12 nov 2022 02:56 | Em resposta a: #443819

Caro Sousa,
Estive um pouco afastado, pois estou em fase de conclusão de um Mestrado. Gostaria, se possível, de mais informações sobre
Antonio Taveira da Fontoura e Teodora de Medeiros. E, se você possui mais alguma informação sobre os pais de Teodora.
Grato.
Mauricio Gomes

Resposta

Link directo:

Valpaços

#444130 | sousa42 | 13 nov 2022 14:42 | Em resposta a: #444117

Caro Maurício,

Teodora de Medeiros, filha de João Álvares e Mariana de Medeiros; neta paterna de João Álvares e Maria Fernandes; e neta materna de Joseph de Medeiros e de Maria de Araújo.

Este Joseph de Medeiros viveu em Limãos e era Escrivão da Alfândega do Monte.

A Mariana de Medeiros teve um filho, Francisco Álvares, que faleceu em 1759 “nas Minas da Chapada, Brasil”. Tentou “cobrar a herança”, e ao que parece o património era considerável…

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

Valpaços

#444229 | Mauricio2022 | 16 nov 2022 19:12 | Em resposta a: #444130

Prezado Sousa,
Vi algumas modificações que foram feitas na árvore do familysearch em relação aos parentes anteriormente mencionados. Fiquei confuso com outra situação inerente a Maria José de Sampaio que aparece por duas vezes. Uma sendo filha de João Alvares e Mariana de Medeiros e outra neta, filha de Joana Maria de Sampaio e Domingos José de Sousa. Sei que era comum nomear pessoas com os mesmos nomes. Isso procede ou algo está errado. Desculpa te importunar, mas acho que como estamos mexendo no mesmo ramo familiar, gostaria de tirar essas dúvidas contigo.

Resposta

Link directo:

Valpaços

#444270 | sousa42 | 18 nov 2022 01:05 | Em resposta a: #444229

Caro Maurício,

É isso mesmo, são duas pessoas distintas. A sua Maria José é sobrinha da outra Maria José.

Portanto, a sua Maria José é filha de Joana Maria Joaquina de Sampaio (1734) que é irmã da Maria José de Sampaio (1723).

As indexações no FS têm o seu mérito, mas há que ter algum bom senso. Não se pode unificar homónimos com datas incompatíveis.

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

Valpaços

#444281 | Mauricio2022 | 18 nov 2022 23:28 | Em resposta a: #136824

Prezado Sousa,
Mais uma vez, obrigado por suas informações que são muito caras para mim.
Estou montando minha árvore genealógica por lá. Meus ramos maternos (que incluem ascendência portuguesa a partir da minha 4 geração e em alguns ramos também Sefarditas - cheguei a 27 gerações bem estudadas por documentos e registros em obras literárias) estão bem delimitados, uma vez que inúmeros parentes já vinham alimentando o sistema - inclusive fiz DNA no Genera e no Myheritage, somente a parte italiana que encontro dificuldades, mas é um ramo mais complexo, devido a mudanças de nomes e sobrenomes da época (9 gerações). Já a minha parte paterna, portuguesa, é que estou desvendando com o auxílio precioso de bons conhecidos que fiz por aqui e em outros canais, pois possuía poucas informações.
Como falei anteriormente, a visita que fiz a Portugal e a Itália (férias em 2018 ), foi um divisor de águas para mim. Já era para ter ido novamente, conhecer Porto, Valpaços e Óbidos, pois na primeira vez fui a Lisboa e Sintra, mas veio a pandemia, perdi minha mãe por conta da doença e logo depois da melhora da pandemia (casos bem reduzidos), quebrei o pé e fiquei os últimos meses em recuperação.
Assim, se você possui mais informações e quiser compartilhar, sinta-se a vontade.
Grato.
Mauricio Gomes Neto

Resposta

Link directo:

Valpaços

#444282 | Mauricio2022 | 18 nov 2022 23:35 | Em resposta a: #444270

Prezado Sousa,
Mais uma vez, obrigado por suas informações que são muito caras para mim.
Estou montando minha árvore genealógica por lá. Meus ramos maternos (que incluem ascendência portuguesa a partir da minha 4 geração e em alguns ramos também Sefarditas - cheguei a 27 gerações bem estudadas por documentos e registros em obras literárias) estão bem delimitados, uma vez que inúmeros parentes já vinham alimentando o sistema - inclusive fiz DNA no Genera e no Myheritage, somente a parte italiana que encontro dificuldades, mas é um ramo mais complexo, devido a mudanças de nomes e sobrenomes da época (9 gerações). Já a minha parte paterna, portuguesa, é que estou desvendando com o auxílio precioso de bons conhecidos que fiz por aqui e em outros canais, pois possuía poucas informações.
Como falei anteriormente, a visita que fiz a Portugal e a Itália (férias em 2018 ), foi um divisor de águas para mim. Já era para ter ido novamente, conhecer Porto, Valpaços e Óbidos, pois na primeira vez fui a Lisboa e Sintra, mas veio a pandemia, perdi minha mãe por conta da doença e logo depois da melhora da pandemia (casos bem reduzidos), quebrei o pé e fiquei os últimos meses em recuperação.
Assim, se você possui mais informações e quiser compartilhar, sinta-se a vontade.
Obs.: Sempre que vou desvendando meus antepassados, quando possível, vou incluindo as fontes.
Grato.
Mauricio Gomes Neto

Resposta

Link directo:

Valpaços

#444294 | sousa42 | 20 nov 2022 01:18 | Em resposta a: #444282

Caro Maurício,

O FamilySearch é um site muito interessante e uma ferramenta indispensável para ler muitos registos que já estão digitalizados, no entanto qualquer pessoa pode alterar os dados que colocamos online. A quantidade de erros publicados é tão grande que optei por não partilhar a minha árvore e uso um programa offline.

Relativamente ao MyHeritage, é curioso assinalar que o Maurício e a minha avó materna são match e compartilham um pequeno segmento de 9,3 cM no Cromossoma 3. Trata-se de um parentesco muito distante, provavelmente pelo ramo Esteves, de Possacos.

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

Valpaços

#444332 | Mauricio2022 | 22 nov 2022 18:11 | Em resposta a: #444294

Prezado Sousa,
Agradeço pela resposta. Sim, concordo contigo no quesito segurança dos dados, pois já passei por isso. Na questão do DNA tenho muitos ramos portugueses na minha linhagem, por parte de mãe, advindos do Porto, Braga, Madeira e outros.

Resposta

Link directo:

Valpaços

#444340 | sousa42 | 22 nov 2022 22:35 | Em resposta a: #444332

Maurício,

A genealogia genética é um mundo fascinante. É muito interessante estudar as relações de parentesco e os cromossomas que herdámos dos nossos antepassados. É também útil para perceber os traços genéticos e as possíveis doenças associadas.

https://promethease.com/

Estive a fazer uma breve pesquisa da sua árvore e descobri alguns antepassados comuns. O ramo da Prisciliana dos Reis é muito interessante e entronca em antepassados que são comuns a vários confrades do geneall.

O Maurício também tem o Abade de Água Revés, Caetano Teixeira Nis (ou Diniz), na sua árvore.

Pode consultar este processo que é algo surreal:

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=2353278

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

Valpaços

#444348 | Mauricio2022 | 23 nov 2022 02:45 | Em resposta a: #444340

Prezado Sousa,
A cada dia me interesso mais sobre estes assuntos. Cada dica que recebo, sempre procuro me aprofundar.
O link que você me passou está incompleto, pois não acessa, senão vejamos:
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=2353278

Grato,
Mauricio Gomes Neto

Resposta

Link directo:

Valpaços

#444356 | sousa42 | 23 nov 2022 14:12 | Em resposta a: #444348

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=2353278

Resposta

Link directo:

Valpaços

#444372 | Mauricio2022 | 24 nov 2022 14:15 | Em resposta a: #444356

Bem interessante essa história do padre, parece ficção da vida real. Dei boas risadas...
Me aprofundei e revisei o ramo da Prisciliana e assiste razão ao nobre colega de ser interessante, passa pelo ramo dos Teixeira Sampaio Lobo, de Vila Pouca de Aguiar. E, por incrível que pareça, novamente me deparei com João Álvares meu 9º avô pela parte de Mariana Medeiros (por duas filhas - Joana Maria e Teodora Medeiros, no ramo de Sebastião José Gomes), mas agora por sua outra filha com Jeronima Gonçalves (Isabel Maria), passando pelos Boticários... Enfim, muitas descobertas das terras Transmontanas...
Grato.
Mauricio Gomes Neto

Resposta

Link directo:

Valpaços

#444386 | Mauricio2022 | 25 nov 2022 22:43 | Em resposta a: #444372

Me equivoquei na situação do João Álvares aparecer na minha ascendência por parte da Prisciliana que citei no tópico anterior. E, na questão dos Boticários que são ligados a Izabel Maria. Mas, vamos seguindo... Já corrigido rumo.
Grato
Mauricio Gomes Neto

Resposta

Link directo:

Valpaços

#444391 | sousa42 | 26 nov 2022 00:50 | Em resposta a: #444386

Caro Maurício,

Realmente, estes padres transmontanos não eram dados ao celibato. Tenho vários na minha árvore… Esse Abade não é meu antepassado, mas é sobrinho do meu 8º avô materno António Teixeira.

Relativamente à ascendência de Prisciliana dos Reis, não me parece que se tenha equivocado:
Prisciliana dos Reis (1860) > José Joaquim dos Reis (1831) > João do Nascimento dos Reis (1799) > Maria Caetana Pinheiro (1766) > José Joaquim Lopes Pinheiro (1739) > Isabel Maria Alves (1715) > João Álvares cc Jerónima Gonçalves…

Eu descendo do segundo casamento de João Ávares com Mariana de Medeiros - casaram em 1718. Isso só aconteceu porque em Janeiro desse mesmo ano ocorreu um acontecimento trágico: Jerónima Gonçalves morreu durante o parto de sua filha Inês Maria.

Grande parte da sua árvore já se encontra no Family Search, embora com algumas omissões. É possível fazer a unificação de indíviduos evitando assim erros e repetições.

Para mais informações sobre estas famílias de Argeriz, pode ver este tópico do Geneall:

https://geneall.net/pt/forum/163564/a-afidalgada-familia-dos-teixeira-argeriz-valpacos-e-a-sua-ligacao-a-principalidade-local/

Cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

Valpaços

#444533 | Mauricio2022 | 02 dez 2022 22:56 | Em resposta a: #444391

Prezado Sousa,
Verdade. Boa informações essas do link que você me enviou.
Estou empolgado com as últimas descobertas.
Consegui chegar em outro ramo, este materno, que faz ligação com alguns considerados cristãos novos.
Tem um ramo de descendência que não consigo avançar. Por parte de Manoel Antônio Meirelles cc Ludovina Moureira (Marina) esses avós da esposa de José Maria Gomes (Laura Rosa Meirelles), ele filho de José Gomes e Neto de Sebastião José Gomes, ambos de Argeriz/Valpaços, mas que se casou no Rio de Janeiro - Brasil. E, outro que parte dos Gomes Costa (Amancio da Costa) de Pernambuco - Brasil - Manoel Gomes (Amancio) da Costa cc Ana Tereza de Jesus e seu pai Luiz Gomes da Costa cc Joana Maria da Conceição.
Não sei por onde vou. Mas, estou a busca.
Grato.
Mauricio Gomes Neto

Resposta

Link directo:

Valpaços

#444624 | Marta Regina | 08 dez 2022 14:56 | Em resposta a: #136824

Olá,
Estou a procura de informações sobre Antonio Osorio ou Ozorio, nascido em Friões, Vila Real casado com Maria Gonçalves do mesmo lugar, devem ter nascido entre 1700 a 1740.
Se vocês tiverem informações sobre estas pessoas agradeço.

Resposta

Link directo:

Valpaços

#444639 | aglobo | 08 dez 2022 20:58 | Em resposta a: #444624

Olá,

Eis o que tenho:

António de Osório, falecido em 2.7.2013 em São Tiago da Ribeira de Alhariz, casado com Maria Gonçalves.
ADVRL-PRQ-PVLP21-003-072_m0004.tif (livro de Alhariz)
ADVRL-PVLP03-001-Lv002_M_00135.jpg (livro de Argeriz)
ADVRL-PVLP03-001-Lv002_M_00173.jpg (livro de Argeriz)

Pais: António Martins e Mª de Osório, mor.em Frioes (Vilarinho) já defuntos em 2.7.1713,
ADVRL-PRQ-PVLP21-003-072_m0004.tif (livro de Alhariz)

As minhas notas:
tem um primo Caetano, um primo André, fºs de Isabel de Osório, viuva em 2.7.1713. Tio Pe Matº de Osorio.
Madrª Isabel de Osorio.
2 primas fªs de tia Agueda Osorio.
Maria fªde Isabel Mis de Friande.
Irmã IsabelOsorio, de Vilarinho,Friões.

Manuela Lobo

Resposta

Link directo:

Valpaços

#444681 | pjcardoso | 12 dez 2022 10:36 | Em resposta a: #444639

Exma. Manuela Lobo

Bom dia.
Desde já lhe peço desculpa, pois lhe peço um favor, e que não tem que ver directamente com este Tópico, mas com o " A afidalgada Família dos Teixeira (Argeriz/ Valpaços) e a sua ligação à principalidade local.", onde coloquei uma mensagem para si, em 08 Fev 2021 17:57.
Se me pudesse dar uma ajuda na questão que ali lhe coloco muito grato lhe fico, pois ainda não progredi mais além porque me encontro com algumas dúvidas.
A sua ajuda poderá desbloquear a minha continuidade.
Considerando a sua gentil disponibilidade,
os meus melhores cumprimentos.

Paulo Jorge Barreira Vieira (Cardoso)

Resposta

Link directo:

Valpaços

#444735 | avvaraujo | 13 dez 2022 16:38 | Em resposta a: #136824

Prezados,

Sou brasileiro e estou em busca de informações sobre minha ascendência.

Cotejando informações de diversas fontes, descobri que possuo um ascendente chamado Domingos Fernandes Moreira. No Family Search, consta que era “natural da Vila de (...) de Nossa Senhora do Rosário, Comarca de Vila Real, Arcebispado de Braga, Portugal” e que “foi sepultado dentro da capela de Nossa Senhora das Maravilhas do Morro da Garça, Minas Gerais, Brasil”, tendo falecido em 25/07/1781. Essas informações estão no registro de óbito formalizado pela Arquidiocese de Diamantina (Brasil).

No site, menciona-se, também, o nome alternativo “Domingos Alves Moreira”.

Como citado, a informação sobre a naturalidade de Domingos Fernandes Moreira está incompleta – falta o nome da vila, que, possivelmente, estava ilegível no documento original.

Na busca deste dado, verifiquei que, no FS, consta que ele era filho de Domingos Fernandes e Isabel Fernandes. Sobre estes, não há outras informações. Porém, pesquisando nos registros do site, localizei 06 casais com os mesmos nomes em Vila Real. Um deles é de Valpaços (https://www.familysearch.org/tree/person/details/9VYM-2QL).

Assim, solicito os préstimos dos senhores no sentido de me ajudar a identificar se há alguma referência à “Nossa Senhora do Rosário” em Valpaços. Alguma capela ou igreja, por exemplo. Imagino que, dessa forma, seria possível identificar a vila/paróquia, o que viabilizaria a conferência e localização dos respectivos registros.

Antecipadamente, agradeço.

Resposta

Link directo:

Valpaços

#444738 | saintclair | 13 dez 2022 17:20 | Em resposta a: #444735

-
Veja isto...
https://lebucaodevalpacos.blogspot.com/2014/05/o-virgem-do-rosario-da-fatima-senhora.html

Resposta

Link directo:

Valpaços

#444761 | pjcardoso | 14 dez 2022 10:50 | Em resposta a: #444735

Caro Avvaraujo,

Bom dia.
Que idade tinha seu familiar à data do óbito, em 25/07/1781.
Tem ideia em que período ele foi para o Brasil?
Sabe se tinha mais irmãos? Se sim, mencione seus nomes.
Estas e outras questões colaterais, podem ajudar a obter mais informação sobre ele, e mesmo poder chegar ao R. Baptismo.
Os meus cumprimentos.
Paulo Vieira Cardoso

Resposta

Link directo:

Valpaços

#445884 | avvaraujo | 15 fev 2023 13:06 | Em resposta a: #136824

Caros saintclair e pjcardoso,

Consegui acesso ao inteiro teor do registro de óbito, que consta o seguinte:

"Aos 25 de Julho de 1781 falleceu da Vida prezᵉ Sem Sacramᵗᵒ Repentinamᵗᵉ Domᵒˢ Frz' Mor.ª homen branco Cazado com [corroído] da Sylva morador na Sua fazenda do Capam, Destr. desta Freg. de Santo Antonio do Corvello, natural da Villa de Alfarella de Nossa Senrª do Rozario, comarca de Villa Real, Arcebispado de Braga, filho legítimo de Domingos Frz', e de Izabel Frz' já defuntos. Foy Sepultado dentro da Capella de Nossa Senrª das Maravilhas Morro da Garça filial desta Matriz, amortalhado em mortalha branca acompanhado [?] de mª Licª pello P. Francisco Jozé Roiz' e eu lhe dei a Missa de Corpo prezᵉ na frª do Seu Testamento na qual deyxou a Seus Filhos por herdeyros".

A citada "Villa de Alfarella de Nossa Senhora do Rozario" seria Alfarella de Jalles?

Resposta

Link directo:

Valpaços

#445940 | pjcardoso | 19 fev 2023 22:40 | Em resposta a: #445884

Caro Avvaraujo, boa noite.

É bem provável, pois junto a Alfarela de Jales existe uma localidade, de nome Vreia de Jales, na qual se invoca Nossa Senhora do Rosário.
Não perde nada em fazer uma pesquisa com base no intervalo de anos aproximado do Nascimento de seu antepassado, recorrendo a idade aproximada com que faleceu.
Partilhe esse dado que posso também ajudará pesquisar.
Os meus cumprimentos,
Paulo Vieira Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 16:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen