Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Heráldica | Bibliografia | Património

Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#136831 | Dsousa | 09 dez 2006 18:24

Caros Senhores,

Procuro informações sobre a família Azevedo de Paradela, lugar meeiro das freguesias de S. Miguel do Mato, Arouca, e Vale, Santa Maria da Feira. Esta família, que se ligou à família Soares de Albergaria, passando a usar o sobrenome Soares de Azevedo, usava as armas dos Azevedo de São João de Rei: um escudo esquartelado, no primeiro e quarto quartel, de ouro, uma águia negra, estendida; no segundo e terceiro, de azul, cinco estrelas de prata, de cinco pontas, em aspa, orla de púrpura, com oito aspas de ouro; elmo de aço, aberto, e por timbre a águia das armas, com a estrela delas no peito

Segundo Alfredo G. Azevedo e Domingos A. Moreira, em “Fermedo, Aspectos da sua História”, pág. 119, diz-se proceder esta família de João Álvares Pereira, senhor de Fermedo, e de sua mulher Joana de Vilhena, filha de Diogo Lopes de Azevedo, 4º senhor de São João de Rei. No entanto nada mais se refere sobre a sua origem.

Em meados do séc. XVIII, esta casa era pertença de Manuel Ferreira de Azevedo, juiz de Fermedo, filho de Domingos Ferreira da Rocha e de Francisca de Pinho (Azevedo), que casou com Mariana Soares Tavares, de Macieira de Cambra. Todos aparecem na base de dados do Genea, que no entanto não vai além dos seus pais, Domingos e Francisca.

Agradeço qualquer informação sobre esta família, a sua origem, ou sobre a provável ligação do casal Domingos Ferreira da Rocha – Francisca de Pinho aos senhores de Fermedo e de São João de Rei.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#137261 | QuintaVale | 14 dez 2006 17:23 | Em resposta a: #136831

Caro Daniel
Queria deixar um alerta se alguém tiver a revista O Tripeiro de Junho de 1946, pp. 34-36 ou a pessoa que escreveu que pode ainda se viva (que por muitos anos) penso que têm dados que pode dar pistas o meu muito obridago.
Daniel obrigado pelo tópico

QuintaVale

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#138990 | Dsousa | 03 jan 2007 15:24 | Em resposta a: #136831

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#139487 | QuintaVale | 07 jan 2007 10:49 | Em resposta a: #136831

Illustres Heroes ab alta Stirpe Pereiras
Mazareforum dominos memor urna recondjt
Sed edes sacrata suos colluiza patronos
Gaudet ad huc et suis Parradella parentat
Tume fide hiis, queque maxima Cedunt

Caros Genealogistas

Seria possível saber a que se refere esta Paradella ? Alguém pesquisa sobre o extinto concelho de Fermedo Arouca.
Não quero acreditar que não haja informação. Soares de Albergaria, Soares de Azevedo, Barbosa, Pinhos.
Ajuda é o don maior que há no ser humano.

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#218557 | mi2009 | 15 jan 2009 23:50 | Em resposta a: #139487

Olá a todos!
Foi-me dito que meu bisavô, de seu nome Eugenio Soares da Rocha Junior, seria filho bastardo de um senhor de Fermedo, talvez residente na Casa Do Castelo. Dado ser meu bisavô 'Junior' de nome, o mais logico seria que seu pai tivesse o mesmo nome. Agradecia se alguem me pudesse dar mais alguma informação. Apenas sei que o meu tetravô, era um homem rico, que antes de morrer pretendeu perilhar o meu bisavô, mas foi aliciado por alguem do clero e acabou por deixar tudo para una padres, um convento ou algo assim ligado ao clero.

Cumprimentos
Maria Isaura Esmeriz

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#218633 | QuintaVale | 16 jan 2009 22:16 | Em resposta a: #218557

Cara Maria Isaura,

Só com os dados que cita é complicado ajudar, mas se conseguir mais algumas coisas mesmo que lhe pareça que não são relevantes esponha só assim será eventualmente abter ajuda.

Comprimentos,

A. Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#218650 | mi2009 | 17 jan 2009 00:59 | Em resposta a: #218633

Sei que meu bisavô, Eugenio Soares da Rocha, era filho de uma serviçal, de sue nome aria Lina das Dores, que veio nascer ao Porto, na freguesia de Santo Ildefonso. na Travessa das Almas. Sua mãe era de Caminha e ele foi educado a expensas de um padrinho, comerciante na Rua da Fabrica (tinha uma casa de ferragens), mas consta-se que ne realidade quem enviava o dinheirp para os estudos era seu pai (amigo intimo de seu padrinho). Mais tarde meu bisavô, teve um negocio de transporte de mercadorias no rio Douro, entre Leixões e o Cais da Estiva e possuia varias barcaças de transporte. Foi um homem rico, casou com a minha bisavó -Josefa Luisa - viveram inicialmente na Povoa de varzim, depois em Vila do Conde e posteriormente em Valadares/V.N.Gaia, onde possuiu varias casas , onde viveu e depois viveu num casarão que tinha na Rua Candido dos Reis tambem am Gaia. Minha bisavó morreu com apenas 29 anos e 2 anos depois ele casou com uma empregada, muito mais nova, de quem teve um filho e que mais tarde e por morte dele, roubou tudo o que ele possuia, não tendo minha avó nem seus irmãos herdado praticamente nada daquilo que o Pai deixou ficar.
É o maximo de que me lembro, já não existe ninguem que me posssa dar mais informações.

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#218651 | mi2009 | 17 jan 2009 01:18 | Em resposta a: #136831

Cheguei aqui ha pouco, mas apos tomar conhecimento destas informações gostaria de expor o seguinte.
Tive um tetravô que me foi dito ser de Fermedo e ter habitado a Casa do Castelo naquele local. Não sei exactamente o seu nome, mas meu bisavô chamava-se Eugenio Soares da Rocha Junior e embora não tivesse sido perfilhado, o 'Junior' no nome faz-me pensar que o Pai teria um nome identico. Sei que meu tetravô era brasonado, penso que morreu solteiro tendo querido perfilhar o filho à hora da morte, sendo desviado dessa ideia, por influencia de alguem do clero, para quem ele acabou por deixar tudo o que tinha - para a igreja.

Tenho visto a familia Soares de Albergaria ligada a Fermedo. Sera que ha algum ponto comum entre eles?
Grata por qualquer indicação.

Cumprimentos
Maria Isaura Esmeriz

Resposta

Link directo:

Rochas em Fermedo

#218653 | Dsousa | 17 jan 2009 01:49 | Em resposta a: #218651

Cara Maria Isaura Esmeriz,

Embora não lhe possa ser muito útil, deixo-lhe algumas dicas. Sabe a data certa, ou aproximada, do nascimento do seu bisavô? Isso facilitaria imenso a quem a pretender ajudar. Quanto à família da Casa do Castelo, com bastante descendência na região, o melhor será contactar, aqui mesmo no fórum, o Sr. Artur Camisão Soares. Sobre os senhores de Fermedo, talvez o Sr. Júlio Pereyra (Jacques) a possa ajudar.

Pelo que pude depreender de algumas pesquisas que realizei nos registos paroquiais de Fermedo, os sobrenomes Soares e Rocha eram comuns na freguesia(Rocha era mesmo muito comum). No lugar de Covelas, em S. Miguel do Mato, outrora do concelho de Fermedo, viveu uma família Rocha com alguma notoriedade. Veja em:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=202919&fview=e

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#218671 | artur41 | 17 jan 2009 11:57 | Em resposta a: #218651

Cara Maria Isaura Esmeriz,

Na "Casa do Castelo" (Quinta do Castelo) nasceram, casaram e viveram antepassados meus antepassado meus. Agradeço que especifique melhor o que pretende. A sã troca de informações é imprescindível na pesquisa.

Meus melhores melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Rochas em Fermedo

#218672 | artur41 | 17 jan 2009 12:05 | Em resposta a: #218653

Caro Daniel Sousa,

Agradeço-lhe a indicação da minha pessoa. Pode ser que possa, de algum modo, contribuir para a obtenção de mais dados.
O confrade Júlio Pereira poderá ter, na realidade, um papel importante neste tópico.

Meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#218673 | artur41 | 17 jan 2009 12:10 | Em resposta a: #218671

Errata:

Onde se lê "...nasceram, casaram e viveram antepassados meus antepassado meus." deve-se ler "...nasceram, casaram e viveram antepassados meus."

Resposta

Link directo:

RE:

#218687 | Dsousa | 17 jan 2009 14:56 | Em resposta a: #218672

Caro Artur Camisão Soares,

Não tem nada que agradecer, ora essa! Apenas me lembrei que talvez pudesse ajudar, uma vez que descende de uma das famílias referidas.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#218696 | QuintaVale | 17 jan 2009 16:54 | Em resposta a: #218671

Caro Artur,

Desculpe da minha ousadia mas gostaria de saber se tem alguma informação sobre Maria de Barros, que foi moradora na Quinta do Castelo Fermedo.
Já agora queria deixar aqui um pequeno alerta a quem pesquisa, Quinta do Castelo, e Srs. de Fermedo, são duas coisas distintas.

A. Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#218709 | artur41 | 17 jan 2009 17:49 | Em resposta a: #218696

Caro A. Oliveira,


Está desculpado, claro. Não tenho, a priori, qualquer informação sobre "Maria de Barros". Meus antepassados foram Batista de Araújo e Sousa e Luisa de Barros: será que "Maria de Barros" tem alguma relação com Luisa de Barros?

Sobre o seu "pequeno alerta": Batista de Araújo e Sousa casou com Leonor Francisca Coelho da Silva, sem geração. Esta última era filha e irmã dos Senhores de Fermedo. Verdade...!?


Melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#218711 | QuintaVale | 17 jan 2009 18:24 | Em resposta a: #218709

Caro Artur,

Batista de Araújo e Sousa, e Leonor Francisca Coelho da Silva.

O Sr. sabe que a monografia de Fermedo, lhe aparenta pelo menos uma filha Joana Maria, filha dos dois.

Sousa Brandão, diz que o dito Capitão, viveu com Maria de Barros, na quinta do Castelo, possivelmente como amante porque era solteira.

Melhore cumprimentos,

A. Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Rochas em Fermedo

#218729 | mi2009 | 17 jan 2009 22:23 | Em resposta a: #218672

Caro Artur Camisão Soares,

Grata lhe ficaria por alguma ajuda que me pudesse dar.
Creio que meu tetravô terá nascido por volta de 1850 (partindo do principio que teria à volta de 30 anos quando nasceu meu bisavô).

Falei na Casa do Castelo porque uma vez que me dirigi a Arouca, aconteceu contactar um professor estudioso destas coisas da genealogia que me informou que na dita Casa do Castelo teria vivido uma família com esses sobrenomes.
Melhores cumprimentos
Maria Isaura Esmeriz

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#218754 | artur41 | 18 jan 2009 04:04 | Em resposta a: #218711

Caro A. Oliveira,

Estará a falar de Joana Maria e Araújo e Sousa, minha antepassada?
Ela era filha de Batista de Araújo e Sousa e de Leonor de Barros.

Melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#218761 | QuintaVale | 18 jan 2009 10:04 | Em resposta a: #218754

Caro Artur,

Como já disse, Sousa Brandão, dá Joana Maria de Araújo e Sousa, filha do capitão mor dr, Batista de Araújo e Sousa, e D. Leonor Fracisca Coelho da Silva, se tiver provas contrárias agradecia se me as poder ceder.

Melhores cumprimentos,

A. Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#218763 | artur41 | 18 jan 2009 11:12 | Em resposta a: #218754

Errata:

Onde se lê "Joana Maria de Araújo e Sousa" deve-se ler Joana Maria de Araújo e Sousa

Onde se lê "Leonor de Barros" deve-se ler Luisa de Barros

Nota- As minhas desculpas pelos lapsos. Estava ensonado e as coisas saíram mal.

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#218765 | artur41 | 18 jan 2009 11:39 | Em resposta a: #218761

Caro A. Oliveira,


A consulta dos registos paroquiais é fundamental!

As fontes: "ADP, RP, Porto (Stº Ildefonso), PPRT 12/ Lv 4 (MF: 365); 29v.".
Faça o favor de consultar a obra do Dr. Miguel Miguel Maria Telles Moniz Côrte Real: "Fidalgos de Cota de Armas do Algarve, p. 26)".


Renovados cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#218767 | artur41 | 18 jan 2009 11:48 | Em resposta a: #218765

Errata:

Onde se lê "29 v." deve-se ler "295 v."

Onde se lê "p. 26" deve-se ler "p. 296"

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#218768 | QuintaVale | 18 jan 2009 11:53 | Em resposta a: #218765

Caro Artur,

Efetivamente que os registos paroquiais é fundamental, pensei que podia estar monido com eles?.

A obra Dr. Miguel Miguel Maria Telles Moniz Côrte Real: não me pode informar onde posso consultar ?.

Renovados cumprimentos,

A. Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#218836 | artur41 | 18 jan 2009 23:10 | Em resposta a: #218768

Caro Arménio Oliveira,


1. Transcrevo aqui, com a devida vénia, o seguinte:

«Aos 4 dias do mês de Junho de 1712 e nesta Paroquial Igreja de Santo Ildefonso, feitas as denunciações na forma... João de Saá, filho legítimo de Manuel de Saá e Maria de Afonseca, da Rua Direita de Santo Ildefonso e Joana Maria, filha natural de Doutor Baptista de Araújo e Luísa de Barros da freguesia de Santa Maria de Fermedo, deste bispado e assistente na Rua Direita desta freguesia...»

2. A obra do confrade Miguel Maria Telles Moniz Côrte-Real pode ser encontrada em várias bibliotecas. Tem também a possibildade de a adquirir(basta ver na "net" possíveis sítios)

3. O ónus da prova não me pertence, a menos que assistamos a,,, uma inversão do "ónus da prova"!?
Realmente não percebo: o que pretende...??


Cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Rochas em Fermedo

#218870 | Dsousa | 19 jan 2009 11:04 | Em resposta a: #218729

Cara Maria Isaura Esmeriz,

Lembrei-me, depois de lhe enviar a primeira mensagem, que em Fermedo existiu uma família Soares da Rocha, descendente do casal:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=622377

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=622376

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Rochas em Fermedo

#218955 | mi2009 | 19 jan 2009 22:01 | Em resposta a: #218870

Obrigada pela sua mensagem.
Pena que não se consiga ver mais para a frente, ou seja a descendencia, pois creio que meu tetravô teria nascido por volta de 1850, seria portanto posterior a estes.

De qualquer das formas, obrigada.

Melhores cumprimentos
Maria Isaura Esmeriz

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#219070 | QuintaVale | 20 jan 2009 20:37 | Em resposta a: #218836

Caro Artur,

Apenas considero uma informação como verdadeira quando tenho a possibilidade de conferir com o respectivo assento do registo paroquial. Só assim a junto à minha modesta base de dados. A experiência leva-me a que assim o faça. Era isso que tinha em mente quando lhe perguntei se tinha o dito assento, para, quem sabe um dia, fazer uma troca.

Este fórum tem-me servido para angariar amigos que vão certamente ficar para toda a vida. Como o Sr. sabe, estou no estrangeiro como emigrante, o que não me permite fazer grandes peneiras. Também se torna bastante complicado pedir alguma coisa no nosso país. Nessa parte este fórum tem contribuído para minorar esse problema.

Cumprimentos,

A. Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#219122 | artur41 | 21 jan 2009 14:42 | Em resposta a: #219070

Caro A. Oliveira,

Faz muito bem em conferir..., conveniente será, inclusive, que tenha em conta vários registos!

Cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#220101 | mi2009 | 01 fev 2009 00:25 | Em resposta a: #218671

Caro Artur Camisão Soares,

Pelo que me diz o confrade Daniel Sousa, existiu em Fermedo uma familia Soares da Rocha. Esta ligação que faço de meus antepassados com esta casa é porque uma vez em Arouca, um professor (do qual me esquece o nome) mas que se dedica a pesquisas sobre o concelho de Arouca, me disse que naquela Casa teria existido tal Familia. Se souber algo mais, agradeço me diga.

Cumprimentos
Maria Isaura Esmeriz

Resposta

Link directo:

RE: Rochas em Fermedo

#220164 | jacques | 01 fev 2009 21:22 | Em resposta a: #218653

Caro Daniel Sousa

Nãp sei se posso ser útil, pois os meus conhecimentos sobre Fermado são escassos.

Já lá estive várias vezes. Tinha curiosidade em conhecer o antigo Senhorio dos meus antepassados.
Tem alguns edifícios pitorescos, o da antiga Câmara, a Casa do Castelo, o Pelourinho. Não entrei na Igreja porque estava fechada todas as vezes que lá fui.
Também não vi a Casa dos Senhores de Fermedo, mas a foto que vem no livro "Fermedo, Aspectos da sua História", mostra que dificilmente terão vivido lá, tal a exiguidade, mais parece uma casa de lavoura.

O Senhorio de Fermedo entrou na posse da minha Família pelo casamento da herdeira, Mariana Farncisca Pereira da Silva com João Pinto Coelho, 10.º Sr. de Felgueiras e Vieira. Não me parece que vivessem em Fermedo depois de terem propriedades com melhores comodidades.
Todos os bens de Fermedo foram vendidos por meu Trisavô, António Peixoto Pinto Coelho Pereira da Silva de Sousa Padilha e Seixas Haucourt, 18.º Sr.

De qualquer modo estou ao dispor para ajudar se necessário.

Melhores cumprimentos

Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Rochas em Fermedo

#220170 | Dsousa | 01 fev 2009 23:05 | Em resposta a: #220164

Caro Júlio Pereyra,

Agradeço imenso a sua atenção. Qualquer contributo é sempre muito útil.

Eu também conheço pouco de Fermedo, mas creio que aí existiu mesmo um paço, onde terão vivido os senhores da terra. Não me recordo se é Pinho Leal que o refere. Situava-se junto à Igreja Matriz, comunicando com esta através de uma varanda ou passadiço. Isto, em tempos mais recuados. Não sei se este seria ou não o edifício que refere. É provável que esta casa tenha sido construída no local onde se encontrava o paço e daí que seja associada ao mesmo.
Por outro lado, convém ter em conta que até ao séc. XVI um “paço” podia ser uma simples construção de sobrado, sem nada de monumental.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Rochas em Fermedo

#243819 | Dsousa | 09 nov 2009 17:52 | Em resposta a: #218955

Cara Maria,

Já conseguiu descobrir quem era a família paterna do seu bisavô? Eram mesmo de Fermedo ou eram de São Miguel do Mato?

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Rochas em Fermedo

#243824 | mi2009 | 09 nov 2009 18:05 | Em resposta a: #243819

Caro Daniel,

Obrigada pelo seu contacto.
O que me foi dito era que eram de Fermedo, mas pode acontecer que fossem de São Miguel do Mato (é próximo?).
Sabe dizer-me alguma coisa?
Grata desde já

Cpts
Maria Isaura Esmeriz

Resposta

Link directo:

RE: Rochas em Fermedo

#243826 | Dsousa | 09 nov 2009 18:28 | Em resposta a: #243824

Cara Maria,

A freguesia de São Miguel do Mato fica mesmo ao lado de Fermedo e fazia parte desse antigo concelho. No lugar de Covelas, dessa freguesia, havia uma família Rocha (Coelho da Rocha). Infelizmente não tenho mais nada a acrescentar. Tinha esperança de que tivesse avançado nas pesquisas. Assim, talvez a pudesse ajudar.

Com os melhores cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

RE: Rochas em Fermedo

#243872 | mi2009 | 10 nov 2009 15:40 | Em resposta a: #243826

Grata pela sua infiormação.
Não parei com as pesquisas, mas está um pouco dificil avançar.
Verei o que posso fazer.

Cpts
Maria Esmeriz

Resposta

Link directo:

RE: Rochas em Fermedo

#243882 | mi2009 | 10 nov 2009 17:13 | Em resposta a: #243824

Descobri um José Luis Coelho da Rocha, que entre outras coisas possuiu uma loja na Rua das Flores 247/249 no Porto, a qual trespassou mais tarde a Antonio Jose de Sousa Guimarães. Ora, acontece que uns tios meus, ja falecidos, me diziam que meu bisavô era afilhado deste dono desta loja de seu numa Sousa Guimarães (não sei se o que comprou o trespasse ou já seus sucessores). Creio que a historia toda deve andar à volta disto, não estarei muito longe, mas não consigo derenredar o novelo...
Meu bisavô chamava-se Eugenio Soares da Rocha Junior, o qie me leva a crer que o seu pai tivesse o mesmo nome (devido ao 'Junior'). Não foi perfilhado e seu Pai, pessoa abastada e da qual me foi dito que teria vivido na Casa do Castelo em Fermedo, à sua morte deixou tudo a uma irmandade religiosa da zona de Fermedo, o que me leva a crer que tera morrido solteiro...

Agradeço se me puder dar qualquer ajuda

Cpts
Maria Isaura Esmeriz

Resposta

Link directo:

RE: Rochas em Fermedo

#243890 | Dsousa | 10 nov 2009 19:10 | Em resposta a: #243882

Cara Maria,

Esse José Luís Coelho da Rocha pode muito bem ser dos Rochas de Covelas. Os apelidos são os mesmos. Acho que a única solução que lhe resta é fazer uma incursão pelos registos paroquiais de Fermedo.

Com os melhores cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

RE: Rochas em Fermedo

#243938 | arturcs | 11 nov 2009 11:49 | Em resposta a: #243882

Cara Maria Isaura Esmeriz,

Confesso-lhe que o 'Junior' que o seu bisavôu usava, me levanta sérias dúvidas. Não terá sido perfihado: olhe que existe, também, a forma da 'perfilhação secreta'...?
Tenho encontrado vários casos onde aparece o 'Junior'. Em todos eles se estabeleceu a filiação!

Meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Rochas em Fermedo

#244013 | mi2009 | 12 nov 2009 14:31 | Em resposta a: #243938

Então como acha que devo fazer? Que hipoteses terei de descobrir?
Se me puder ajudar, agradeço.

Cpts
Maria Isaura Esmeriz

Resposta

Link directo:

RE: Rochas em Fermedo

#244014 | arturcs | 12 nov 2009 14:52 | Em resposta a: #244013

Minha Cara Maria Isaura Esmeriz,

Boa tarde.

É fundamental saber quais as paróquias que lhe interessam. Depois é necessário consultar, para além dos assentos e certidões, 'fundos particulares'(os quais, não raras vezes, estão na actual posse de membros da família..., e que bastas vezes passam despercebidos).
No Arquivo Distrital tem de saber o que procura!

Com os meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#258665 | madulo | 15 jul 2010 10:50 | Em resposta a: #136831

Posso ter informaçoes com interesse.
Manuel Afonso Duarte Lopes
mduartelopes@iol.pt

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#258667 | madulo | 15 jul 2010 11:06 | Em resposta a: #258665

Exmª.Srº.Dª.Maria Isaura Esmeriz
Posso ter informações de seu interesse.
Precisava saber concretamente o que pretende da Casa do Castelo de Fermedo.
Se tambem a quer visitar, se pretende consultar o nosso arquivo sobre os factos que refere.
Estou ao dispôr,
M.Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#258682 | arturcs | 15 jul 2010 13:51 | Em resposta a: #258667

Caros Confrades,

Há mais dados relevantes a ter em conta?

Com os meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Rochas em Fermedo

#258697 | madulo | 15 jul 2010 16:43 | Em resposta a: #220164

Exmº.Sr.Julio Pereyra
Se tiver interesse em visitar a Casa do Castelo que pertenceu aos
Seus antepassados, pode contactar-me pf, terei todo o gosto em mostrar-lha.
M. Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#258698 | madulo | 15 jul 2010 16:51 | Em resposta a: #218557

Exmª.Srª.Dª.Maria Isaura Esmeriz
Posso eventualmente possuir alguma informação acerca do que pretende.
Fico a aguardar o Seu contacto.
M.Lopes
mduartelopes@iol.pt

Resposta

Link directo:

RE: Rochas em Fermedo

#258700 | madulo | 15 jul 2010 16:54 | Em resposta a: #258697

Esqueci o meu contacto.
Peço desculpa.
M.Lopes
mduartelopes@iol.pt

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#258701 | mi2009 | 15 jul 2010 16:58 | Em resposta a: #258667

Caro Sr. M. Lopes

Gostaria muito de saber mais informações sobre a Casa do Castelo e os arquivos de Fermedo. Tudo o que me puder facultar, agradeço.
Fico a aguardar as suas noticias que desde já agradeço.

Cumprimentos
Maria Isaura Esmeriz

Resposta

Link directo:

RE: Rochas em Fermedo

#258702 | QuintaVale | 15 jul 2010 17:06 | Em resposta a: #258697

Caro M. Lopes

Para o fim da semana que vem chegarei a Portugal, ou seja a partir do 24.7.2010 a 11.8.2010 estarei em Portugal, se dentro destas datas e se tiver a boa vontade de mostrar agradecia, conheço a casa de passagem na estrada mas teria gosto de a poder visitar.
Se me der uma orientação quando chegar a Portugal entrarei em conctato.

Com os meus comprimentos,

A. Olîveira

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#258703 | madulo | 15 jul 2010 17:12 | Em resposta a: #258701

Boa tarde,
Por mero acaso vim hoje ao forum, o que é muito raro, e notei que o assunto em questão tem felizmente alguns interressados.
A minha vida ainda não me permite, utilizar o tempo que penso vir a dispôr, mas dentro do possivel poderei ajudar, no interesse de todos.
Tudo o que possa ter, para esclarecer o que pretende tentarei colaborar.
Para mim, só aos fins de semana,sábados de preferência, estarei mais disponivel.
Se quizer visitar a Casa do Castelo, ou eventualmente acerder aos nossos arquivos,
poderemos combinar.
Com os m/ cumprimentos,
M.Lopes
O meu contacto.
mduartelopes@iol.pt
T-917571526

Resposta

Link directo:

RE: Rochas em Fermedo

#258705 | madulo | 15 jul 2010 17:15 | Em resposta a: #258702

Muito bem.
Com todo o gosto.
Como já referi, é muito raro estar no forum.
Hoje fiz uma pausa no trabalho.
Os sabados são para mim o melhor dia, é uma questão de combinar-mos.
Cumprimentos,
M.Lopes
O meu contacto é:
mduartelopes@iol.pt
T-917571526

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#258709 | madulo | 15 jul 2010 17:39 | Em resposta a: #258701

Exmª.Srª.Dª.Maria Isaura Esmeriz

O meu contacto já está no forum e é:
mduartelopes@iol.pt
Cumprimentos,
M.Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Rochas em Fermedo

#258824 | jacques | 17 jul 2010 18:37 | Em resposta a: #258697

Caro Confrade M. Lopes

Por favor não me trate de maneira tão cerimonial.
Grato pela oferta, mas efectivamente não tenho ascendentes da Casa do Castelo, no entanto pode ser que algum dia tenha oportunidade de a visitar, já que tenho muito interesse em tudo o que tem a ver com os Pinto Coelho e uma senhora da minha família certamente lá viveu grande parte da sua vida.
Estive há dias em Fermedo e soube que ainda existe a Casa do Foro que provàvelmente terá pertencido aos meus antepassados, os Sres de Felgueiras e Vieira e de Fermedo e Cabeçais.
Gostaria que me desse um esclarecimento sobre uma casa que está abandonada em Cabeçais um pouco abaixo do cruzamento que vem de Fermedo e que fica à esquerda na estrada. Tem uma espécie de brasão com uma figura que parece um pelicano. Lamentàvelmente se não lhe fizerem urgentes obras de manutenção será uma ruína em pouco tempo.

Com os meus melhores cumprimentos

Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Rochas em Fermedo

#258910 | madulo | 19 jul 2010 15:58 | Em resposta a: #258824

Caro Confrade , Júlio Pereyra.

A casa a que penso referir-se, pertenceu ao falecido Prof.Alfredo Gonçalves de Azevedo, que a herdou de seus pais ( era a casa da familia.....e tinha um irmão padre...qua aí viveu e faleceu...).
O falecido Prof. vivia na casa em frente que havia comprado ao Prof.Dr.Alvaro Rodrigues, ( famoso cirurgião na Cidade do Porto) depois de ter recebido um Chorudo prémio no Totobola ( uma fotuna à época...!!).
Brasão .? Não me parece ter, apenas uma lápide...???.ou uma figura..??
Não deixou descendentes, apenas a esposa, que vive ainda com umas primas em S.Fins ( Feira)
Esta casa, pertence hoje, tanto quanto sei, a um possível filho que está no Brasil, que após a morte do Prof. intentou uma acção de paternidade em Tribunal de Arouca, tendo adquirido , por essa via alguns bens do dito, além da casa.
Talvez por isso, a casa se encontre em adiantado estado de degradação.
Com os meus cumprimentos,
M.Lopes

Resposta

Link directo:

Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#413844 | mi2019 | 11 abr 2019 22:00 | Em resposta a: #258667

Caro Sr. Duarte Lopes,

Peço me desculpe estar a indomodá-lo, mas após alguns anos longe do Geneall, por motivos vários, voltei hoje e estive a ler conversas antigas.
Procurava eu então origens da minha família em Fermedo/Arouca, através de um tetravô que presumo se chamasse Eugénio Soares da Rocha (dado que meu bisavô, embora não perfilhado, tinha o mesmo nome, apenas com 'Junior' no final..)
Pelo que me foi dito há uns anos por um tio avô, este meu tetravô teria vivido na casa do Castelo, morrendo solteiro e tendo deixado tudo o que tinha ao clero (não sei se com ligação ao Convento de Arouca..)
O que eu gostava mesmo de saber era consultar arquivos e ver se conseguia chegar mais longe na pesquisa, embora gostasse também de visitar a casa do Castelo. Não procuro nada mais...

Se ainda me puder ajudar de alguma forma, muito grata ficaria.

Resposta

Link directo:

Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#414110 | mi2019 | 23 abr 2019 18:24 | Em resposta a: #258698

Caro Confrade M.Lopes

Estive uns anos longe daqui, por diversos motivos. Contudo, não perdi o interesse em prosseguir com esta pesquisa. Não tenho o seu email actusal, uma vez que o 'iol' já não existe.... Será que me pode contactar?? isaesmeriz@mail.com. Muito obrigada

Resposta

Link directo:

Senhores de Paradela e Senhores de Fermedo

#441785 | cristianomcosta | 30 jun 2022 02:09 | Em resposta a: #218557

Cara Maria Isaura Esmeriz:

Em Sobrosa, Paredes, faleceu a 22-07-1884 um Eugénio Soares da Rocha, solteiro, com 25 anos, natural do Brasil. Tinha ligações a uma família de comerciantes de ferro.
Poderá ser a pessoa que procura?

Cumprimentos
Cristiano Marques da Costa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 22:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen