Aguilar Arelhano/ Aguilar Arelhano

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

Aguilar Arelhano/ Aguilar Arelhano

#136860 | luis262 | 10 dez 2006 01:53

Boa noite

Graças a colaboração de João Ramos , soube de um Miguel José D´Aguilar Arelhano ( talvez o aportuguesamento do castelhano" Arellano" ), que foi por diversas vezes vereador da Câmara de Moura, a primeira das quais em 1785, sendo assim contemporâneo, de Aguilares de Moura e Serpa a saber :

- José da Costa de Aguilar n. em Serpa c. 1740/45 cc Elena Gertrudes n. em Moura c. 1745, que tiveram:

- José da Costa de Aguilar n. em Moura c. de 1770/75, proprietário, casado com Margarida da Conceição Guerreiro Valente b. em Moura , Santo Aleixo da Restauração a 24.11.1776,tiveram

- Benta Maria da Conceição de Aguilar nascida em Moura, Stº Agostinho a 3.3.1822, casada com Pedro Eloy Piçarra b. Moura São João Baptista 22.3.1807, tiveram

-José da Costa de Aguilar Piçarra n. Moura, S. João Baptista 1843, ( foi por várias vezes Presidente e Vice-Presidente da Câmara de Moura, proprietário de Herdades na região de Moura e Serpa), casado Com Maria José Barbosa n. Moura Stº Agostinho 18.11.1856, tiveram

-Luís da Costa de Aguilar Barbosa Piçarra n. em Moura S.João Baptista a 30.6.1882, ( Proprietário de Terras entre ela a Herdade da Parreira no concelho e Moura) , casado com Luiza Maria Janeiro Caeiro nascida em Serpa, Pias a 22.2.1889, meus avós paternos.

Até agora, ainda não não consegui encontrar ligação entre estes meus Aguilares e o dito Miguel José, ou quaisquer outros do Baixo Alentejo.

Estou por isso interesado em qualquer informação sobre Aguilares Arelhanos ou Arellanos, quer de Espanha quer de Portugal , na esperannça de vir a encontrar qualquer ligação, com esses meus ascendentes.

Também tenho dados sobre Aguilares de Cuba, concelho muito próximo, como é o caso do Dr. Augusto Amado de Aguilar, nascido a 24.11.1907, filho de João António de Aguilar e neto paterno de António Maria de Aguilar, com descendência.

Agradecia pois qualquer achega, dado que a pesquisa nas paroquiais daquelas freguesias de Moura é difícil , uma vez que no A.D. Beja, so enviam pelo correio, cópias de registos de sejam conhecidas as datas, por falta de pessoal .
Como não será possível, nos tempos mais próximos, deslocar-me a Beja e, na Torre do Tombo em Lisboa, há freguesias de Moura, em que muitos dos assentos são completamente ilegíveis devido ao trespassamento de tinta, as buscas estão difíceis de fazer...

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Aguilar Arelhano/ Aguilar Arellano

#136861 | luis262 | 10 dez 2006 01:59 | Em resposta a: #136860

Corrijo o título do tópico.
LP

Resposta

Link directo:

RE: Aguilar Arelhano/ Aguilar Arellano

#136921 | luis262 | 11 dez 2006 00:22 | Em resposta a: #136861

Caros participantes,

Devo acrescentar, que na Enciclopédia Luso Brasileira da Ed. Verbo, existe um texto bastante desenvolvido sobre os Aguilar , sua origem e os ramos existentes em Portugal, abordando essencialmente os mais estudados, Aguilares de Elvas, mas referindo igualmente a existência de outros ramos de Aguilares que aparecem no Baixo Alentejo, originários de Espanha, sem no entanto citar qualquer exemplo. Não tenho comigo a obra, por isso não posso, neste momento, indicar o volume ou a página.

Por outro lado, na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, da Editorial Enciclopédia, é referido um Lourenço de Aguilar nascido em Serpa e falecido em Lisboa, em 1676, filho do Dr. António Antunes Leite e de Catarina de Aguilar, que professou na Companhia de Jesus a 23 de Maio de 1649 e autor de diversas obras.
Graças à colaboração de Pedro França, ainda pude saber que esta Catarina de Aguilar, poderá ser filha de João Gonçalves de Aguilar, mas não há uma certeza.

Aproveito para renovar o meu pedido de colaboração.

Codialmente,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Aguilar Arelhano/ Aguilar Arelhano

#136941 | luis262 | 11 dez 2006 13:52 | Em resposta a: #136860

Bom dia

Relativamente aos AGUILARES de Cuba e, sobre a ascendência do Dr. AUGUSTO AMADO DE AGUILAR, posso acrescentar que seu pai, JOÃO ANTÓNIO DE AGUILAR, já referido, nasceu cerca de 1880 na vila de Cuba e casou com D. MARIA DO ESPÍRITO SANTO AMADO SOUDO, natural da mesma vila, filha de JOSÉ THOMAZ AMADO SOUDO e de D. MARIA JOAQUINA MOREIRA AMADO .

Quanto ao seu avô paterno, ANTÓNIO MARIA DE AGUILAR, também já referido, nasceu c. de 1850 e c.c. D. PALMIRA AMÉLIA CONDE.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Aguilar Arelhano/ Aguilar Arelhano

#160704 | luis262 | 24 jun 2007 01:42 | Em resposta a: #136860

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Aguilar Arelhano/ Aguilar Arelhano

#253536 | mpra | 22 abr 2010 20:26 | Em resposta a: #160704

Miguel José de Aguilar Arelhano aparece citado pelo menos num dos documentos dos ditos "Papeis das Comarcas", maço 1070 do fundo da Casa do Infantado. O maço 1070 vai de 1772 ao 1776. Trata-se de um pedido que este mesmo Miguel José enviou à Casa do Infantado a 4 de Setembro de 1776, no sentido de lhe ser atribuída uma das capitanias das ordenanças de Moura. São tratados alguns dados curiosos, usados como justificação para a sua eleição.

Tem algo sobre o casal Manuel Martins Branco e Joana Martins Janeiro? Ele foi também vereador da Camâra e aparentemente Sargento-mor das ordenanças por volta de 1770

Cumprimentos
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Aguilar Arelhano/ Aguilar Arelhano

#253537 | mpra | 22 abr 2010 20:27 | Em resposta a: #253536

peço desculpa pelo erro.
Câmara

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 jun 2024, 06:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen