Família Garcia de Chaves

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Arquivos | Regiões | Famílias | Brasil

Família Garcia de Chaves

#137030 | fatimaV | 12 dez 2006 15:01

CAros amigos
Gostaria de saber quem pode me informar onde posso conseguir informações sobre os nascidos em Chaves. A família da minha mãe morava em Campo da Roda na estrada que levava ao campo de aviões de pequeno porte.
Meus avós: Mariana Garcia dos Santos e se casou com Américo Lopes ( militar ), tiveram cinco filhos. logo após o nascimento do último, minha avó faleceu e meu avô também, meses depois. As crianças foram criadas separadamente pelos tios por parte de vó. Minha mãe foi criada por um tio que era conhecido como Antônio Garcia casado com Laura Pereira do Rio. Minha mãe lembra que o seu velório a cidade parecia estar toda presente e que saiu uma nota no jornal local. As crianças eram:
Deolinda Garcia Lopes ( ainda moradora de Chaves).
Maria Garcia Lopes ( faleceu em Chaves ).
Irene Garcia Lopes nasc. 4/1/1933 ( mora no Brasil - Rio de Janeiro )
Aida Garcia Lopes nasc. 3/8/1934 ( mora no Brasil - Rio de Janeiro ), minha mãe
Antônio Lopes Garcia ( mora em Chaves com Deolinda )

Os nomes acima são de solteiras.

Não sei por onde começar a pesquisa, gostaria de saber onde ficam concentrados as informações e registros dos nascidos nesta região.

Agradeço toda a atenção

Fátima Valdão - Rio de Janeiro - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família Garcia de Chaves

#137046 | manelsp | 12 dez 2006 17:25 | Em resposta a: #137030

Cara Fátima

Conheço a região de que fala e suponho que algo lhe poderei esclarecer.
Se procura registos com menos de 100 anos convém ver se alguns familiares os têm (bilhetes de identidade, passaportes, etc) onde se incluam os dados tais como a freguesia de nascimento. No respeitante ao campo da Roda, suponho que a Freguesia será Santa Maria Madalena, mais conhecida em Chaves como Madalena. Tem uma única igreja paroquial, pelo que os assentos de baptismo e casamento dos seus antepassados que tenham sido redigidos há menos de 100 anos ainda lá devem estar.
As informações que pretenda dentro dos mesmos registos, baptismo e casamento, com mais de cem anos, encontram-se provavelmente no Arquivo Distrital de Vila Real, ao qual deve dirigir-se - quer por escrito, quer via mail, quer pessoalmente - para obter mais informações. Como saberá, pode requisitar cópias simples dos registos que têm um preço de 50 cêntimos mais os custos do serviço, como se pode consultar no site da referida instituiçao.
Por agora é o que lhe posso dizer. Se precisar de mais ajuda estou ao seu dispor
com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Garcia de Chaves

#137048 | fatimaV | 12 dez 2006 17:35 | Em resposta a: #137046

Sr. Manuel,

Foi muito esclarecedora a sua resposta.
Encaminhei um pedido para o Distrito de Vila Real e eles encontraram os dados do meu avô, mas o da família Garcia ( da minha avó), não encaminharam resposta. Vou providenciar o pagamento da taxa para receber essa fotocópia.
Minha mãe veio para o Brasil com 17 anos. Com o nº do passaporte é possível saber a data de nascimento da minha avó?

Muito obrigada pela a atenção

Maria de Fátima Garcia Valadão

Resposta

Link directo:

RE: Família Garcia de Chaves

#137076 | manelsp | 12 dez 2006 21:07 | Em resposta a: #137048

Cara Maria de Fátima
Se encontraram os dados do seu avô, então será fácil procurar o registo de casamento com a sua avó. Aí virá a data de nascimento de cada um e a filiação deles. Esse acento estará no registo civil de Chaves, e na Paróquia da Madalena caso tenham casado religiosamente. Não creio que os seus avós tenham casado antes de 1905, pois nao?
com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Garcia de Chaves

#137102 | fatimaV | 13 dez 2006 09:32 | Em resposta a: #137076

Sim, minha mãe nasceu em 1934 e foi a quarta filha. Ela disse que o nascimento dos irmãos foram seguidos, então eu acredito que meus avós se casaram por volta de 1925 a 1930 aproximadamente.
Se a documentação da minha avó estiver em madalena como posso entrar em contato com o Registro civil de Chaves e a Paróquia de Madalena. Seria por carta, ou teria algum endereço eletrônico?
Cumprimentos e perdão por tantas perguntas...
Fátima

Resposta

Link directo:

RE: Família Garcia de Chaves

#137145 | manelsp | 13 dez 2006 16:22 | Em resposta a: #137102

Cara Maria de Fátima

quanto ao Registo Civil, tente escrever por mail. Como neste forum nao são permitidos links externos de qualquer tipo vou por-lho mais ou menos codificado: crc (ponto) chaves (arroba) dgrn (ponto) mj (ponto) pt.
Mais informo que os registos civis anteriores a 1903 já se encontram no Arquivo Distrital de Vila Real.

Quanto à Paróquia de Santa Maria Madalena, como não está dito se têm ou nao e-mail no Anuário Católico português, pode escrever para

Igreja de Santa Maria Madalena
Rua São João de Deus
540-320 Chaves
Portugal

Se quiser dirija a sua carta ao Pároco, Reverendo Padre Luis António Guedes de Freitas Saavedra.
No entanto, se ainda tiver algum familiar em Chaves, seria mais fácil que alguém lá fosse pessoalmente. Ontem o meu pai, que vive em Chaves, disse-me que ainda lá vivem bastantes Garcia na zona que fala. Mas não vou pôr mais dados porque sei que ele passa por aqui pelo Fórum e poderá dizer-lhe mais e melhor do que eu algumas coisas. Provavelmente ele até conhece alguem da sua familia.
Ao seu dispor, com os melhores cumprimentos
Manel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Garcia de Chaves

#137155 | fcpbravo | 13 dez 2006 17:08 | Em resposta a: #137030

Quem lhe responde é o pai do Manuel Sarmrnto Pizarro e julgo poder ajudar.
Presumo que sua Tia Deolinda terá sido aluna de minha Mãe na escola de Outeiro Jusão. Sabe se ela é casada com um Senhor Mário,natural de Outeiro Jusão, conhecido como Mário da Ricardina?. Se fôr esse estamos no bom caminho e julgo poder dar boas notícias pois conheço pessoalmente as pessoas de quem sou amigo.
Os melhores cumprimentos
Pizarro Bravo

Resposta

Link directo:

RE: Família Garcia de Chaves

#137215 | fatimaV | 14 dez 2006 10:17 | Em resposta a: #137155

Sr. Pizarro,

Fiquei emocionada com a sua mensagem, confirmei com a minha mãe e ela disse que real mente estamos falando das mesmas pessoas. Minha tia Deolinda, a quem tenho muito carinho, mesmo sem conhecer, é casada com o tio Mário que cuidam também do meu Antônio.
Minha mãe também estudou nesta escola. Ela lembra da professora com muito carinho, ( Tia Licínia ), seria esta senhora a sua mãe?

Sr. Pizarro, minha madrinha ( Irene ) já tentou falar sobre esse estudo que estou fazendo com a tia Deolinda, mas acredito que ela teve dificuldades para relembrar os dados que preciso. Será que Sr. poderia nos ajudar?
Caso possa, penso preparar um e-mail , colocando em tópicos o que preciso. Se o Sr. puder repassar essa mensagem para a tia Deolinda preencher, agradeceria muito. Minha tia disse que tenho primas que com certeza possui endereço eletronico. Se elas pudessem entrar em contato comigo seri de grande valia.
Vou repassar o meu endereço codificado: fatima ( ponto) valadao (arroba) grupoccaa ( ponto ) com ( ponto) br

Tendo os dados em mãos posso encaminhar uma carta para que a tia Deolinda possa entregar na igreja de Maria Madalena conforme orientação do seu filho.

Agradeço muito toda a ajuda e atenção.
Um grande abraço a todos

Maria de Fátima Garcia Valadão

Resposta

Link directo:

RE: Família Garcia de Chaves

#137220 | fcpbravo | 14 dez 2006 11:36 | Em resposta a: #137215

Pois é... a minha Mãe era realmente a "Tia Licínia". Se a Mãe se lembra dela deve recordar-se de mim pois sou seu filho único e, às vezes, ia por Outeiro Jusão fazer uma vizita à escola. Vou ver o que consigo para sí, OK? Darei notícias. Os melhores cumprimentos
Pizarro Bravo

Resposta

Link directo:

RE: Família Garcia de Chaves

#137247 | manelsp | 14 dez 2006 15:35 | Em resposta a: #137220

Ora viu, "Caro Confrade" e senhor meu Pai como afinal fez bem em participar também? Há coisas para as quais um historiador à distância não serve para muito, e já o outro sabia muito porque...tinha mais idade! Fique bem e continue a estar atento ao que se vai passando que sabe melhor do que eu falar dessa região. E já agora, até breve!
Com o costumeiro abraço forense,
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Família Garcia de Chaves

#137565 | fatimaV | 18 dez 2006 09:56 | Em resposta a: #137220

Sr. Pizarro,

Sei que estou abusando de sua boa vontade pedindo que encaminhe essa mensagem para a minha tia. Se não for possível, não tem problema, eu entenderei. Sua gentileza já foi tamanha ( a de seu filho também, esclarecendo e informando os endereços de contato ).
Caso tenha oportunidade, descrevo abaixo a carta para minha tia

Obs.: Minha mãe disse que lembra da casa da Tia Licínia, que ela, após as aulas levava as crianças para casa para reforçar a matéria, e que era muito gentil e aplicada. Ele pediu também para perguntar o 1º nome do Sr.
Obrigada por toda a atenção.
---------------------------------------------------------------------------------
Tia Deolinda,

Estou pesquisando o histórico da nossa família, buscando os dados de todos.
Sei que a senhora tem uma vida difícil com muito trabalho, por isso peço que, se possível vá preenchendo esses dados com tranqüilidade, sem pressa e quando puder.
A tia Irene disse que os filhos de uma prima que mora próximo tem computador. Se a Sra puder encaminhar essa carta informando o meu endereço eletrônico agradeço, pois aí poderei pedir os dados deles diretamente para montar a árvore genealógica.
O meu endereço ( codificado ), é:
fatima(ponto)valadao(arroba)grupoccaa(ponto)com(ponto)br

Os dados que preciso:

Nome completo de casada data de nascimento e local da senhora, do tio Mário e do tio Antônio.
Se puder informar nomes e datas que a senhora possa lembrar de alguém da família ( como o da tia Maria e esposo ), seria muito importante.
Vou escrever uma carta para o padre de Igreja de Maria Madalena, para verificar se é possível a localização de alguma certidão da família.

Abraços de todos aqui do Brasil, entraremos em contato assim que possível.

Um beijo no coração,
De sua sobrinha,
Maria de Fátima Garcia Valadão

Resposta

Link directo:

RE: Família Garcia de Chaves

#137566 | fatimaV | 18 dez 2006 10:01 | Em resposta a: #137247

Sr. Manel,
Incrível, né!
Estamos emocionados aqui no Brasil, a minha tia Irene e minha mãe ( ambas alunas da Tia Licínia ) ficam agora "puxando" pela memória tentando recordar detalhes da infancia, e eu apaixonada por genealogia, fico atenta a detalhes com descrição de pessoas, lugares e costumes. Nada disso seria possível sem a ajuda do Sr. e de seu pai, pois estava muito difícil encontrar pistas.
Um grande abraço ( carioca ),
Fátima

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 13:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen