Família Dória

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Dória

#13706 | gz4379 | 04 dez 2001 15:30

A quem interessar e me puder ajudar na elaboração da minha árvore genealógica

Sou descendente pelo lado materno de uma família Dória proveniente da Catalunha (Sabadell) da qual alguns elementos se instalaram em Unhais da Serra. Em 1885 (data do nascimento de meu Avô)já se encontravam em Portugal. Sei que a sua Mãe era filha de um Dória originário de Genova e descendente do Príncipe Andrea Dória.
Que parentesco existe entre os diversos Dória existentes em Portugal?
Aguardo notícias.
Teresa Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Família Dória

#13731 | rafael mião | 05 dez 2001 00:21 | Em resposta a: #13706

Ex.ma Senhora
Tenho conhecimento de uma família-Dória-de Beja.Se tiver interesse procurarei essa informação para lha enviar.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Dória

#13734 | rmfrp | 05 dez 2001 00:48 | Em resposta a: #13706

Cara Teresa Pinto:

Os seus antepassados Dória, tendo chegado "recentemente" (séc. XIX) a Portugal, serão possivelmente parentes bastante afastados de outros Dórias portugueses, uma vez que a existência do apelido Dória em Portugal é mais antiga, encontrando-se referenciado (na Madeira, principalmente) desde a época dos Descobrimentos.

Por coincidência, tenho antepassados de Unhais da Serra e localidades vizinhas, mas nenhum de apelido Dória.

Boa sorte nas suas pesquisas.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Dória

#13751 | gz4379 | 05 dez 2001 10:29 | Em resposta a: #13731

Exmo Senhor
Sei da existencia de bastantes Dória da minha
família, mas desconheço o paradeiro de muitos.
Agradeço, então, que se tiver algumas informações sobre eventuais parentes mas comunique.
Os meus cumprimentos
Maria Teresa Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Família Dória

#13752 | gz4379 | 05 dez 2001 10:35 | Em resposta a: #13734

Caro Senhor
Obrigada pela informação.Assim sendo, terei que procurar fora de Portugal as ligações entre os Doria.
Maria Teresa

Resposta

Link directo:

RE: Família Dória

#13920 | doria_gen | 08 dez 2001 18:32 | Em resposta a: #13752

Sugiro-lhe que consulte Natale Battilana, _Genealogia delle Famiglie Nobili di Genova_, reimpressão de 1971, A. Forni. Não é livro difícil.Agora, v. deverá obter com precisão o nome de seu ancestral, para localizá-lo em Battilana. Se veio de Gênova, as chances são grandes de estar (ou pais, ou avós) registrado como nobre.

De um descendente dos ramos antigos em Portugal e Brasil,

Francisco Antonio Doria

PS: Andrea Doria (1465-1560) não deixou descendentes de seu casamento com Peretta Usodimare. Seus herdeiros foram os príncipes Doria-Pamphilj, extintos com o falecimento de Donna Orietta Doria-Pamphilj há cerca de um ano. Portanto, vc deve provir de algum outro ramo.

Se alguém quiser saber da origem dos ramos portugueses e brasileiros, posto aqui. Há muita documentação.

Resposta

Link directo:

RE: Família Dória

#14091 | gz4379 | 11 dez 2001 12:19 | Em resposta a: #13920

Obrigada pela informação.
Só conheço os antepassados a partir do meu trisavô-Boaventura Doria de Genova que casou com Teresa Capmany natural de Barcelona ou perto. Os seus filhos (que eu saiba eram 6)nasceram em Sabadell.As duas filhas foram as minhas bisavós. Uma casou ainda la com um Planas que se radicou em Unhais da Serra e posteriormente em Coimbra, onde, pelo menos viveu outro irmão e a outra casou ja em Portugal com um Aguiar do Porto tendo vivido na Covilhã.
Isto diz-lhe alguma coisa?

Maria Tersa

Resposta

Link directo:

RE: Família Dória

#14261 | doria_gen | 14 dez 2001 12:49 | Em resposta a: #14091

Você vai ter então que fazer uma busca documental em Gênova. Mas certifique-se antes que esse seu trisavô Boaventura era genovês; digo-o, documentalmente.

E, boa sorte!

fad

Resposta

Link directo:

RE: Família Dória

#20584 | artur41 | 04 mai 2002 21:09 | Em resposta a: #14261

Caros colegas


Procuro saber a linha de ascendência de Maria Vitória Simões de Carvalho Dória Cortesão, natural de Coimbra: mãe de Jaime Dória Cortesão, que casou com Maria Elvira Vaz Velho de Almeida; avó de Luís Miguel de Almeida Cortesão.
O Luís Miguel disse-me que era descendente de Boaventura Dória e de Teresa Capmany, e que gostaria de ser esclarecido relativamente às origens de Boaventura Dória.


Com os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Família Dória

#20591 | doria_gen | 04 mai 2002 22:37 | Em resposta a: #20584

Gostaria de ajudá-lo, no caso, mas creio que vai ser necessário fazer uma busca documental em Gênova.

fad

Resposta

Link directo:

RE: Família Dória

#20592 | artur41 | 04 mai 2002 22:49 | Em resposta a: #20591

Caro Francisco António


Nesse caso aconselha-me alguma instituição, ou associação, em Itália a que eu possa recorrer, nomeadamente em Gênova?


Um abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Família Dória

#20593 | doria_gen | 04 mai 2002 22:57 | Em resposta a: #20592

Artur,

Meu primo Vittorio Pareto tem contactos lá - ele tem nacionalidade italiana e é de família aristocrática genovesa. Contacte-me em pvt, por favor, pelo e-mail doria_gen@yahoo.com.br que lhe passo o endereço de Vittorio.

Gdes abcs, Francisco Antonio Doria

Resposta

Link directo:

RE: Família Dória

#20600 | orgc | 05 mai 2002 00:05 | Em resposta a: #20584

Caro Artur Camisão
Não leve a mal a minha intervenção.Leio -Cortesão,Almeida,Vaz Velho.Acontece que são também apelidos de ilustres famílias algarvias.Provavelmente,as referidas aqui no tópico nada terão a ver com as algarvias;mas,como estou ligado por antepassados comuns aos -Pires Cortesão-de Alte,foi a causa do meu interesse por este tópico.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Dória

#20601 | artur41 | 05 mai 2002 00:15 | Em resposta a: #20593

Francisco António


Fico-lhe muito agradecido. Logo mais, enviar-lhe-ei um e-mail.


Reiterado abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Família Dória

#20603 | artur41 | 05 mai 2002 00:28 | Em resposta a: #20600

Caro Rafael


Evidentemente que não lhe levo a mal!
Se, porventura, tiver alguns elementos recebê-los-ei com todo o gosto. Quando, daqui a umas horas, voltar a contactar o Luís Miguel, perguntar-lhe-ei se tem dúvidas relativamente às famílias que citou.


Um abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Família Dória

#22186 | artur41 | 31 mai 2002 13:38 | Em resposta a: #20584

Cara Maria Teresa


Já tenho em meu poder as fotocópias os assentos de nascimento do Luís Miguel, e de seus pais: importa desde já esclarecer que o apelido Capmany não está correcto; o apelido é "Cammany"!
Mas; o documento que foi entregue, salvo erro, num almoço convívio dos Dórias ( a árvore genealógica) tem incorrecções!

Para melhor esclarecimento, farei uma pequena resenha das antepassados Dória, mais recentes, do Luís Miguel. Ou seja, até onde, por ora, se consegue chegar, em termos de ascendência:


1) Boaventura Doria Barraill

Natural de Gerry, Lérida, (Catalunha, Espanha); casou com Teresa Cammany, natural de Sabadell, Barcelona (Catalunha, Espanha).

Do estudo comparativo de fontes, resulta que o Boaventura Doria, que refere, não era de Génova. Teria, isso sim, antepassados naturais de Génova: os quais tentarei apurar!


2) Boaventura Doria Cammany

Natural de Sabadell, Catalunha (Espanha); casou com Maria do Espírito Santo Ramos Castanhinha, natural da Covilhã.


3) Jaime Castanhinha Doria

Filho legítimo e primogénito, nascido em Coimbra em 09 de Abril de 1895, na freguesia de Santa Clara; casou com Irene Dunbar Simões de Carvalho.


3) Maria Vitória Simões de Carvalho Dória

Nascida em Coimbra, em 18 de Junho de 1917, na freguesia de Sé Nova; casou com Ivo da Veiga Cortesão.


4) Jaime Dória Cortesão

Nascido em Coimbra, em 12 de Agosto de 1944, na freguesia de Sé Nova; casou com Maria Helena Vaz Velho de Almeida Lopes.


5) Luís Miguel de Almeida Dória Cortesão

Nascido em Coimbra, em 14 de Outubro de 1969, na freguesia de Sé Nova; casou com Maria Paula Lopes Tavares de Almeida Malveiro.


6) Tomás Tavares de Almeida Dória Cortesão, nascido em 10.10.2001.



Nota: Curiosamente, os ancestros do Luís Miguel, usaram a grafia "Doria", até à sua avó; posteriormente passaram a usar a grafia actual: "Dória"!!




Com os melhores cumprimentos

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Família Dória

#22188 | artur41 | 31 mai 2002 16:30 | Em resposta a: #22186

[Errata]


4) Jaime Dória Cortesão casou com Maria Elvira Vaz Velho de Almeida Lopes- não com "Maria Helena"!

Resposta

Link directo:

RE: Família Dória

#22202 | doria_gen | 31 mai 2002 21:32 | Em resposta a: #22188

Artur:

Duas sugestões:

1) O ramo provençal dos Dorias de Gênova.

2) Há notícias de um ramo espanhol, com um cel. Lazzaro Doria, pelo século XVII. Não lhe sei, no entanto, nem ascendentes nem descendentes.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Família Dória

#22215 | doria_gen | 01 jun 2002 11:48 | Em resposta a: #22188

Artur,

Andei checando as minhas notas. O que posto agora vem de Vittorio Spreti, _Enciclopedia Storico-Nobiliare Italiana_, Suplemento, ``Doria,'' ao fim:

- Lazzaro, filho de outro Lazzaro Doria, coronel a serviço do rei da Espanha, no cerco de Messina, 1698.

- Luigi e Leone Doria, irmãos, †† na Flandres, 1692.

Spreti sugere ``forse erano...'' que fossem do ramo provençal, que aparece (na parte francesa) num apêndice em Battilana, e no detalhe provençal nas primeiras tavole. E' na verdade um ramo cheio de Lazzaros e Lodisios (Luigis).

Há ainda um outro ramo, que parece veio para a América espanhola. Na Argentina deram nos morgados Brizuela y Doria. Luis Mesquita, um genealogista argentino, é casado com uma das últimas herdeiras, e andamos trocando mensagens. Parecem de outra origem, mas entroncados noutro ramo genovês pelo começo do século XVII.

Boa sorte, fa

Resposta

Link directo:

RE: Família Dória

#22235 | artur41 | 01 jun 2002 20:42 | Em resposta a: #22215

Francisco António,


Muito obrigado pelas informões fornecidas. Longo trabalho me espera!


Grande abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Família Dória

#22236 | doria_gen | 01 jun 2002 20:45 | Em resposta a: #22235

Artur,

No que vc precisar, se eu puder ajudar - à disposição!

fa

Resposta

Link directo:

RE: Família Dória

#34318 | artur41 | 28 jan 2003 18:03 | Em resposta a: #22236

Caríssimo Francisco António


Tem, por acaso, alguns dados sobre Lazzaro Maria Doria, nascido em 1742?
É que o Luís Dória Cortesão enviou-me, há bocado, um e-mail a levantar a questão. Ele tem muita informação respeitante ao citado Lazzaro Maria Doria.


Grande abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Família Dória

#54647 | fg7 | 02 jan 2004 14:58 | Em resposta a: #13706

Já consultou aqui no Genea os Doria Meunier? Vai encontrar alguns de Sabadell.

ctos

Resposta

Link directo:

RE: Família Dória

#306215 | roz | 18 mai 2012 11:47 | Em resposta a: #22236

Caro Francisco Antonio Doria

Acabo de encontrar o assento de casamento de um meu 8.o avo, Rodrigo de Gois, natural de Porto de Mos, distrito de Leiria, em 11 de Julho de 1676, e que era filho de Rodrigo Doria e Sebastiana de Gois. O assento nao especifica se os pais tambem eram de Porto de Mos mas de qualquer forma, como nao existem registos dessa freguesia para aquela epoca ficava-lhe muito grata se tivesse qualquer informacao ou sugestao que me ajudasse a avancar neste ramo.

Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Família Dória

#307332 | cardosodoamaral | 02 jun 2012 15:34 | Em resposta a: #22236

Caro Doria

Escrevi para o seu mail particular, mas a mensagem veio de volta dizendo haver erro.

Será que me pode orientar de como conseguir o Nobiliário da Madeira de H. H. de Noronha, on-line?

Grato por tudo e ao seu dispor

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

O meu mail é cardosodoamaral@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 04:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen