Pesquisa de possíveis familiares de origem judaica

Este tópico está classificado nas salas: Genética | Regiões | Arquivos

Pesquisa de possíveis familiares de origem judaica

#137064 | PedroBastos | 12 dez 2006 20:50

Caros confrades,

Como recém interessado pela matéria da genealogia estou de momento a realizar a árvore da minha família.
Após alguma pesquisa, deparei-me com a seguinte questão:

Foi-me dito por uma das minhas avós que os meus antepassados do final do séc. XIX (1870-1885) frequentariam uma mesquita na zona de Castelo de Vide.
Tendo confirmação de que os mesmos são daquela vila (registo dos filhos), não encontrei até ao momento nem assentos de baptismo nem de casamento no arquivo distrital de Portalegre. Como poderei encontrar registos destes familiares?

Agradeço a vossa ajuda.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de possíveis familiares de origem judaica

#137088 | joaopaz | 12 dez 2006 23:55 | Em resposta a: #137064

Confrade, não confunda mesquitas com sinagogas. Se realmente os seus antepassados frequentavam uma mesquita, nunca seriam de origem judaica, mas sim islamita.

Cumprimentos,

João Paz

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de possíveis familiares de origem judaica

#137090 | PedroBastos | 13 dez 2006 00:42 | Em resposta a: #137088

Caro João,

Obrigado pela correcção. Efectivamente o que queria afirmar era que frequentavam uma sinagoga.

Agradeço a ajuda.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de possíveis familiares de origem judaica

#137136 | victorferreira | 13 dez 2006 14:18 | Em resposta a: #137064

Consulte o site da comunidade israelita de Lisboa e ponha as suas questões.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de possíveis familiares de origem judaica

#146176 | landovix | 02 mar 2007 15:30 | Em resposta a: #137136

Estou procurando informa~'cão sobre meus ancestrais portugueses possivelmente de origem judaica

meu avô materno Samuel Joaquim Ferreira da Rosa
nasceu em cinfães do douro em 24 de julho de 1865
filho de Francisco da Rosa e Maria Ferreira da Rosa

Se alguém puder me ajudar na pesquisa serei muito grato.
Estou com dificuldades para encontrar respostas
obrigado
orlando

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de possíveis familiares de origem judaica

#146209 | salen | 02 mar 2007 22:20 | Em resposta a: #146176

Antes do mais, o que o faz pensar que os seus familiares possam ter sido de religião judaica?
Victor Ferreira
P.S.: digo religião e não 'origem' judaica, porque em 1865, e com esses nomes, eles já seriam de 'origem portuguesa' há séculos. De 'origem judaica' devem ter sido os n-avós deles, lá pelos primeiros séculos da era cristã (é que já devia haver gente de religião judaica no território português bem antes da nacionalidade, e até antes das invasões dos povos do Norte de África).

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de possíveis familiares de origem judaica

#146220 | AlferesPereira | 03 mar 2007 00:01 | Em resposta a: #146176

Caro Orlando

Estou numa situação semelhante.
O meu falecido pai também aludiu duas vezes ou três a antepassados judeus na família. E a família de que falava era precisamente dessa região. Freguesia de Nossa Senhora da Gralheira, Concelho de Sinfães (agora, Cinfães), diocese de Lamego e S. Pedro de Gozende, Concelho de Castro Daire Diocese de Viseu e com datas muito próximas dessa (tenho o casamento em 1854)

Se souber alguma coisa sobre o paradeiro destas freguesias para os anos de 1830, agradecia que me informasse. Ficar-lhe-ia muito grato.

Cumprimentos
António Alferes Pereira
O problema é que não encontro os paroquiais dessa zona

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de possíveis familiares de origem judaica

#146227 | MariaDavid | 03 mar 2007 02:03 | Em resposta a: #146220

Caros Confrades Pedro Bastos, Landovix, Alferes Pereira

Não sou a pessoa mais capacitada para vos dar indicações sobre se todos vós podem fazer prova ou não do judaismo dos vossos ancestrais. Contudo, as vossas mensagens e uma certa ansiedade que se denota nas entrelinhas das mesmas, levaram-me a “meter” um pouco a colherada num assunto que eu própria já senti como uma questão familiar a resolver e da qual queria dar um testemunho bem pessoal.

Vamos por partes: quem se pode gabar no nosso país de não ter uma única gota de sangue judaico, mouro, romano, negro, celta......and so on? Somos um produto de uma extraordinária miscigenação, para uns feliz, para outros nem tanto. Contudo, muitos de nós nasceram no seio de famílias que ao longo dos tempos tentaram preservar um conjunto de tradições e de valores, fossem eles étnicos, religiosos, etc. Alguns núcleos familiares conseguiram manter uma dada identidade através dos séculos, como é o caso de muitos cristãos novos. Por exemplo, é bem conhecida a comunidade marrana da beira interior.

Ora, se por um lado, na maioria das famílias portuguesas corre, na realidade, alguma gota de sangue judeu, não é menos verdade que parece existir no momento como que uma “moda”, a de querer encontrar à força vestígios desse sangue.

A questão é esta, para além dessas ditas gotinhas que se misturam nas nossas veias, há algo mais que nos permita dizer, com alguma “segurança”, sermos descendentes do dito grupo dos judeus? Não basta que um avô ou uma prima afastada nos segredem, “Olha que somos descendentes de judeus...”

Penso que todos aqueles que já escutaram estas palavras só têm um caminho: inventariar o passado!
Procurem no seio da vossa família os vestígios dessas ligações, em documentos escritos, em objectos de culto, em vestígios de cerimónias, em orações específicas, em atitudes comportamentais...
Façam a vossa genealogia recuando o mais possível no tempo, estudem os documentos existentes, analisem os processos da Inquisição...
Se depois de tudo isto conseguirem encontrar um conjunto de informações que se repete ao longo de séculos, no seio da vossa família, então sim, podem dizer com alguma segurança, que não têm só a tal gotinha de sangue judeu, mas são descendentes “reais” de cristãos-novos.

A título exemplificativo, hoje estou consciente do meu passado judaico: ao longo dos séculos em que a Inquisição tomou conta dos destinos de grande parte do nosso povo, os meus ancestrais, directos e colaterais, sofreram processos do Santo Ofício em que o mínimo que lhes aconteceu foi terem sido despojados dos seus bens, humilhados publicamente nos autos de fé, desterrados para paragens distantes, para culminar naqueles que foram mortos nas fogueiras, simplesmente porque assumiram as suas convicções e práticas religiosas. Ramos familiares inteiros, desde crianças/adolescentes a velhos de 90 anos!!!! Desde que a Inquisição começou até à sua extinção formal!!!
E perguntarão os senhores “está bem...isso era dantes...e agora que não há Inquisição?...como pode provar?”
Bom, aí eu diria, com alguma humildade “ Alguns objectos subsistiram no tempo, alguns costumes, algumas orações....”
Só a vossa investigação vos poderá levar a descobrir as vossas raízes.

Aceitem os meus sinceros cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

Arquivos ... e gavetas de família

#146268 | salen | 03 mar 2007 18:14 | Em resposta a: #146176

Subscrevo na íntegra o que nos apresenta Maria David.
Acrescento uma historinha que é conhecida, não sei até que ponto verdadeira, mas que ilustra bem a realidade da nossa origem múltipla.
Um clérigo influente na corte de D. José andava a insistir com Pombal para que, para além do que já havia de imposições incómodas aos nossos compatriotas de religião judaica, obrigasse quem quer que fosse que nestes reinos tivesse sangue hebreu ao uso de um chapelinho amarelo. Um dia Pombal chama-o a audição sobre o tema. Quando o padre, eufórico, se apresenta diante de Pombal, este tinha sobre a sua secretária três barretes amarelos. à pergunta do padre para quê eram os barretes ali reunidos, responde Pombal que decidira por em prática a ideia do padre. E por isso um era para ele, Pombal, um para o padre e outro ... para Sua Majestade. Claro está, o dito padre parece que nunca mais tocou no assunto.

Quanto à possibilidade de pesquisa pura e dura, nos livros paroquiais: Cinfães é Diocese de Lamego, e Lamego - por razões que só Deus sabe, assim como a antiga Diocese de Elvas - não entregou os livros (todos) ao Distrital que devia (o de Viseu).
Em resultado, fora de determinadas datas só indo a Lamego, ao Arquivo Diocesano.
Recentemente soube que a Diocese criou um novo (adaptado?) edifício para Arquivo, e que as condições de consulta passarão a estar mais conformes à dignidade daquela Instituição ... Mas estará fora da Rede de Arquivos Distritais, pelo que o seu funcionamento poderá divergir dos fins e modos dos Distritais.

No Arquivo Distrital de Viseu estão os seguintes 414 livros das seguintes Freguesias do Concelho de Cinfães:

Alhões 1776-1895 4 lv
Bustelo 1775-1894 23 lv
Cinfães 1713-1896 42 lv
Ermida 1618-1843 4 lv
Escamarão 1775-1819 1 lv
Espadanedo 1726-1888 34 lv
Ferreiros de Tendais 1801-1892 22 lv
Fornelos 1739-1890 26 lv
Nespereira 1797-1896 50 lv
Oliveira do Douro 1802-1896 40 lv
Santiago de Piães 1806-1898 47 lv
São Cristóvão de Nogueira 1802-1892 26 lv
Souzelo 1775-1894 26 lv
Tarouquela 1860-1892 2 lv
Tendais 1731-1898 42 lv
Travanca 1775-1897 25 lv

Agora veja se isto o ajuda e comece a sua pesquisa, com estas fontes e mais a 'pesquisa de hábitos' e dé tradições familiares de que fala Maria David.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos ... e gavetas de família

#146505 | landovix | 04 mar 2007 23:07 | Em resposta a: #146268

Obrigado, Salen
Orlando

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de possíveis familiares de origem judaica

#146510 | landovix | 04 mar 2007 23:21 | Em resposta a: #146209

Estou procurando possíveis informações sobre minha origem portuguesa. Alguns amigos sugeriram que os nomes poderiam ser de origem judaica. Não sei muito bem por onde começar. Tenho poucos dados
obrigado por sua atenção.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de possíveis familiares de origem judaica

#146512 | landovix | 04 mar 2007 23:25 | Em resposta a: #146220

Caro, Anonio

Terei prazer em ajuda-lo se algo descobrir sobre o assunto
infelismente ainda não posso ajuda-lo

saudações
Orlando

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de possíveis familiares de origem judaica

#146515 | landovix | 04 mar 2007 23:30 | Em resposta a: #146227

Maria,
Obrigado por seu interesse.
Orlando

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de possíveis familiares de origem judaica

#146523 | MariaDavid | 05 mar 2007 00:46 | Em resposta a: #146515

Caro Landovix

Esqueci-me de dizer uma coisa: quando já tiver avançado bastante com a sua investigação sobre os seus ancestrais, passe aqui no Forun os dados que tem em matéria de nomes e datas. Quem sabe não tenho dados que possam entroncar com os seus. Visto ter do seu lado como adquirido, por testemunhos familiares, que descenderia de cristãos-novos, eu própria que já fiz um certo percurso e muitos outros confrades na mesma situação, poderemos facilitar-lhe alguma informação já recolhida por nós e que lhe poderão facilitar a vida. Da minha parte, estou circunscrita à zona da beira interior.

Boa sorte!
Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos ... e gavetas de família

#146528 | MSá | 05 mar 2007 01:27 | Em resposta a: #146505

Caros confrades,
saúde.

Também tenho antepassados judeus portugueses, cristãos-novos para ser exato. Gregório Dias Pinheiro e Joanna Campos de Sá, dos quais tive notícia graças à gentileza de um confrade deste forum - Gilson Nazareth.

De Gregório Dias Pinheiro c1645-1693, sei que era Cirurgião, nascido Santa Maria de Loures, patriarcado de Lisboa e falecido no Rio de Janeiro, Candelária, livro 2°/97v em 14/03/1693. Foi filho de Sebastião Dias Pinheiro e Domingas Antunes.

Joana de Campos e Sá (1655-1724), nascida no Rio de Janeiro, Candelária 1°/119 e batizada 11/01/1655 e falecida em Rio de Janeiro, Sé - livro 10/304 em 04/02/1724. JCS era filha de André de Siqueira Lordelo e Madalena de Campos.

GDP e JCS casaram no Rio de Janeiro, Candelária, livro 1°/1 em 03/07/1675.

Ficarei muito contente se alguém puder informar sobre Sebastião Dias Pinheiro e Domingas Antunes (de Santa Maria de Loures) e de André de Siqueira Lordelo e Madalena de Campos (que julgo serem portugueses, mas não sei de onde). Pode-se inferir que todos terão nascido na primeira metade do século desessete.

Agradeço aos que puderem ajudar a encontrar a filiação destas pessoas.

Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos ... e gavetas de família

#146560 | Conde | 05 mar 2007 13:07 | Em resposta a: #146528

Sequeira Lordelo (experimente a grafia Sequeira Lordelo na base de dados) cheira-me a gente duriense. Devem ser Vieiras, Monterrosos e afins e não são judeus.Foram FSO e CBA. Os Campos depende. Se forem da frondosa árvore dos de Foz Côa, Pinhel, Sabugal, Penamacor, Covilhã, Fundão, Bragança e derivados tem a melhor cêpa sefardim do país. Se for dos de Viseu e derivados (Campos de do Campo) são outros e não são judeus. Veja na base de dados Campos Henriques, Campos Pereira, para os primeiros e Coelho de Campos para os segundos.Não aposto muito na sua hipótese de judiaria.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de possíveis familiares de origem judaica

#157806 | José Luiz | 30 mai 2007 18:42 | Em resposta a: #137090

Meu avo paterno, de nome José Rodrigues Barbeiro, filho de Manoel Rodrigues Barbeiro, e de, Rosa Pinto de Carvalho, natural de Fontelo – Armamar, conforme relatos de familia judiais convertidas “Cristãos Novos” comumente chamadas de Marranos, de nome Pinto Carvalho, por motivo de pinto ser nome de moeda “primitiva” de Portugal e que carvalho por se tratar de pessoa que produzia e comercializava cascos de carvalho, e geralmente estas pessoas era de origem judaica. É possível ?

Atenciosamente,
José Luiz Figueiredo Almeida Câmera Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de possíveis familiares de origem judaica

#157860 | Saba | 31 mai 2007 00:21 | Em resposta a: #146227

Concordo com a sua mensagem. Penso no entanto que se de facto alguns ou todos nos temos sangue judeu (e negro, arabe, etc), penso que desvendarmos e confirmarmos esse facto e' uma forma de honrar os nossos antepassados, que foram obrigados e renunciar ou a esconder a sue fe' ou etnia. Tambem ja ouvi falar de Carvalhos ser um nome de familias Judaicas....no entanto trata-se de um nome tao comum....terao todos os Carvalhos uma costela Judaica? Mais do que todos os outros?

Luis Miguel Carvalho Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de possíveis familiares de origem jud

#165714 | tiago77lx | 25 ago 2007 02:19 | Em resposta a: #137064

Eu queria saber a vossa opiniao neste assunto que acho muito pretinernte!!
o meu nome e tiago de oliveira rodrigues e tenho 30 anos, o ano passado estive no
brasil em sao paulo e fiz amizade com uma pessoa que era judeo, entao em conversa
depois de eu dizer o meu nome completo ele contou me que eu devia ter descendencia
judeia porque tinha o nome de familia oliveira. Eu fiquei de certa forma Espantado e
fui fazer umas pesquisas na internet sobre geneologia ate que encontrei este site.
Agora a minha pergunta : E normal uma pessoa com a minha idade nao saber disto
ou existe uma grande falta de eduacao em portugal sobre este assunto?

melhores cumprimento
tiago

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de possíveis familiares de origem jud

#165717 | melisa | 25 ago 2007 03:34 | Em resposta a: #165714

Caro Tiago

O que provavelmente quererá saber será se tem ASCENDÊNCIA ( e não descendência, pois esta é constituída pelos filhos, netos ...) judaica.

Apenas pelo apelido tal não é possível saber, pois não existem apelidos portugueses exclusivos dos judeus.

Na sua grande maioria os judeus que foram forçados a converter-se ao cristianismo adotaram nomes e apelidos portugueses já existentes à época.

Posso-lhe dizer que encontrei nos séculos passados muitos Oliveira que eram cristãos velhos.

Para reforçar exemplifico o que se passa comigo: Tenho na mesma localidade e época ascendentes de apelido Fernandes que eram cristãos novos (judeus convertidos) e outros que eram cristão velhos.

Para saber mais sobre as suas origens terá que pesquisar a sua ascendência passo a passa e a partir dos antepassados que conhece (pais , avós, bisavós ...) consultando os seus registos de casamento e baptismo.

Os mais recentes na Conservatória do Registo Civil, onde casaram ou foi registado o nascimento. Para datas anteriores a mais ou menos 1900 a consulta é feita nos Arquivos Distritais respeitante à freguesia onde nasceram ou casaram.

Nos referidos registos constam normalmente o nome e naturalidade dos pais e avós da pessoa em questão.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de possíveis familiares de origem jud

#165790 | salen | 26 ago 2007 16:59 | Em resposta a: #165714

Caro Tiago Oliveira Rodrigues,

200% de acordo com a suspeita subjacente ao que pergunta:
- Há uma grande falta de educação em Portugal. Ponto.
- Sobre esse, e sobre os outros assuntos todos. Ponto.

Dito isso, e só para deixar um testemunho:
- é claro que V está a referir-se a 'as'cendentes e não a 'des'cendentes, a jude'u' e não a jude'o' (a não ser que seja castelhano), e a gene'a'logia e não gene'o'logia. Deve ter sido da pressa;
- os apelidos adoptados pelos nossos compatriotas de religião judaica ou descendentes desses, e convertidos à força ou voluntariamente (que também os houve e não terão sido poucos!), não diferiam do comum dos portugueses da mesma época. Seria mesmo imbecil da parte de quem queria precisamente não dar nas vistas no meio da população ir logo adoptar nomes que os diferenciassem de forma evidente ou pseudo-camuflada. Não insultemos a inteligência dos nossos compatriotas, sejam eles de que religião forem;
- essa balela dos nomes de bichos e plantas é isso mesmo: uma balela;
- e fez muito bem em perguntar demonstrando que não tem pruridos em revelar que não sabe. Eu quando não sei também pergunto.

Se depois disto ficou com curiosidade em pesquisar os seus ascendentes ... está em maus lençóis: apanhou o H5N1 da genealogia que é uma peste das mais lascadas!
Vá aparecendo e dando notícias das suas pesquisas.
Cumprimentos. Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de possíveis familiares de origem jud

#165792 | tiago77lx | 26 ago 2007 18:32 | Em resposta a: #165790

MUITO OBRIGADO PELA CORRECÇÃO ORTOGRÁFICA E PELO COMENTÁRIO, FICO CONTENTE EM SABER QUE EXISTEM PESSOAS QUE TEM OPINIÕES IGUAIS AS MINHAS.
O QUE QUER DIZER H5N1 DA GENEALOGIA?
CUMPRIMENTOS
TIAGO

Resposta

Link directo:

H5N1, ora portantooo ...

#165823 | salen | 27 ago 2007 13:13 | Em resposta a: #165792

[H5N1 é o vírus da gripe das aves - para o qual ainda não se conhece forma eficaz de combate - e que anda a dar cabo do juízo das autoridades sanitárias a nível mundial. É claro que usei a sigla como uma piada ... mas parece que não resultou ...]

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos ... e gavetas de família

#167528 | restrela | 16 set 2007 23:23 | Em resposta a: #146528

Prezado Luiz,

O casal Andre de Siqueira Lordelo e Madalena de Campos está documentado no Rheingantz (Primeiras Famílias do Rio de Janeiro, III, 158). Madalena era filha de Bento Maciel Tourinho e de Catarina de Aguiar, neta paterna de Pero do Campo Tourinho (sobrinho do donatário homônimo de Porto Seguro) e de Margarida Furtado de Mendonça dos Reis, neta materna de Domingos de Aguiar e Felipa Rodrigues (ver Rheingantz, I, 23).

Quanto ao André de Siqueira Lordelo, também gostaria de obter mais informações.

Abraço,
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos ... e gavetas de família

#167602 | MSá | 17 set 2007 21:33 | Em resposta a: #167528

Caro Rodrigo, saúde.

Estou muito agradecido pela sua resposta. Há muito já deveria ter ido ao Colégio de Genealogia no Rio. Moro longe e faltou oportunidade. Mas sua ajuda foi instimável neste passo.

Um abraço do

Luiz

Resposta

Link directo:

Pesquisa de possíveis familiares de origem judaica

#185968 | Lourval | 24 fev 2008 06:56 | Em resposta a: #146523

Cara Maria,

Você conhece o casal Rodrigo Antunes e Helena Fernandes, naturais e moradores em Castelo Branco? Rodrigo Antunes foi preso em 1633 por ser judeu, conforme documento da Torre do Tombo de referência PT-TT-TSO/IL/28/9954.

Na descrição do documento os nomes das avós paterna e materna são idênticos. Pode ter sido um equívoco de quem os descreveu. Será que é fácil localizar este documento e confirmar os nomes das avós? O nome do avô materno não foi citado.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de possíveis familiares de origem jud

#185969 | LFGONCALVES72 | 24 fev 2008 08:59 | Em resposta a: #165790

Caro Salem,

Concordo. Inicié a pesquisa dos meus ascendentes à um mês é jà estou totalemente contaminado. Penso nisto cada dia é noite. Jà estou a pensar ir os arquivos distritais da Guarda é de Castelo Branco daqui algums mês ver se consigo ser vacinado ;-)

Luis Filipe Gonçalves (França).

Resposta

Link directo:

Viroses

#186035 | salen | 24 fev 2008 19:52 | Em resposta a: #185969

Bem vindo a bordo, caro Luis Gonçalves.
Mas não vale a pena ficar sem dormir apenas porque está a tentar descobrir os nomes e origens dos seus mortos.
Esteja descansado que não só eles não fogem como os livros estarão lá à sua espera com a informação.
A pesquisa não é nenhum bicho de sete cabeças, é fácil e um bom passa-tempo de férias.
Boas pesquisas e volte sempre.
Victor Ferreira
(P.S.: sale'n', e não Sale'm', a capital americana das bruxas, ou pior: 'cigarros de mentol' ...)

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de possíveis familiares de origem jud

#186085 | Ana D | 25 fev 2008 03:41 | Em resposta a: #185969

Alguem daqui ja fez pesquisa para familias ou nomes de familias do Concelho de Penamacor tendo obtido algum resultado?

Thanks

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de possíveis familiares de origem jud

#186086 | Ana D | 25 fev 2008 03:49 | Em resposta a: #185969

Maria David,

Concordo em absoluto com o seu post. Grande parte de alguns portugueses, (lamento nao poder por acentos neste texto), sobretudo na Beira Interior, tem grande probabilidade de ter uma gotinha de sangue judeu.
E......... "mouro"..... E "celta"...... E "africano" E..... E.... E.....
(inevitavelmente)

Ja agora gostava apenas de saber: quanto tempo levou a sua pesquisa ate ter chegado ah sua conclusao e ter tido a tal confirmaçao?

Obrigada e

um ola a todos os participantes do forum

Resposta

Link directo:

RE: H5N1, ora portantooo ...

#222662 | tiago77lx | 02 mar 2009 21:24 | Em resposta a: #165823

Ola!!
Estou de volta a Portugal, haha agora já percebi a piada do "H5N1" realmente não deu para esquecer. Por isso vou arregaçar as mangas e começar a minha investigação. Felizmente de momento estou de ferias e estou a morar em Aveiro que fica perto de Viseu onde vivia o meu avo paterno e os meus bisavós. Estava a pensar começar pelo conservatório do registo civil de Viseu, como me aconselhou a senhorita Melisa. Na sua opinião acha que eu posso vir a ter a resposta que procuro, será que é possível chegar ao ponto de ter uma prova concreta sobre esta minha crença? Tem alguma sugestão para me dar?
cumprimentos
tiago

Resposta

Link directo:

RE: H5N1, ora portantooo ...

#222683 | MariaDavid | 02 mar 2009 23:57 | Em resposta a: #222662

Caro Tiago

Vi esta sua mensagem e reparei que já vem de longe este tema.
Como não se dirigiu a ninguém em particular, tomei a liberdade de dar uma sugestão, para que se sinta mais acompanhado nas suas diligências.

Aquilo que pensa fazer é a titude correcta: levantar as informações constantes dos registos dos seus antepassados mais próximos, isto é, de pais, avós e bisavós, prosseguindo nas conservatórias até ser possível. Depois vem outra possibilidade: a dos Arquivos Distritais e a Torre do Tombo.

Quando já tiver avançado bastante, coloque aqui as informações que considerar pertinentes, para dar oportunidade a si mesmo de ter alguma possível ajuda de outros investigadores que trabalhem a mesma região ou apelidos.

Em relação às suas expectativas, convém refrescar a sua memória para a data do fim da Inquisição em Portugal - 1821. Isto quer dizer que, se fizer pesquisa em processos da Inquisição, serão muito anteriores a esta data. Significa que, não havendo outras fontes de informação que lhe possam indicar uma hipotética ascendência judaica ou cristã-nova, terá que encontrar os processos dos seus ancestrais que lhe possam confirmar essas ligações.

Portanto, tem muito trabalho pela frente. O interessante desse trabalho é que vai descobrir coisas que nem imagina. Se partilhar aqui as suas descobertas, outros irão acrescentar informação.

Aqui lhe deixo o meu incentivo. Boas pesquisas!

Maria

Resposta

Link directo:

RE: H5N1, ora portantooo ...

#222692 | tiago77lx | 03 mar 2009 01:08 | Em resposta a: #222683

Cara Maria
Agora fiquei entusiasmado! Se há uma coisa que eu gosto é aventura e novas descobertas! E como dizia a canção "Aqui vou eu a caminho de Viseu" Encontrar a minha arvore genealogica! obrigado pelo seu encorajamento.

Os meus melhores cumprimentos
Tiago

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de possíveis familiares de origem jud

#222741 | Saba | 03 mar 2009 19:49 | Em resposta a: #165714

Testes geneticos mostram que 20% dos Ibericos tem sangue Judeu. Provavelmente se testarem so em Portugal vao ver que e' muito mais. Acho que grande parte dos Portugueses deve ter "sangue" Arabe, Judeu e Negro e muitos de nos, todos estes. E nao se fala disso por achamos que se falarmos nisso seremos menos Europeus ou menos Brancos....


Luis

Resposta

Link directo:

RE: H5N1, ora portantooo ...

#222906 | tiago77lx | 05 mar 2009 13:35 | Em resposta a: #222683

Cara Maria
A minha pesquisa já começou e foi uma grande experiência! Foi ao conservatório do registo civil de Viseu e pedi a certidão de nascimento do meu Avo Materno, e assim foi recuando ate aos bisavós do meu Avo. Depois de fazer a árvore genealógica descobri que o meu sobrenome Oliveira pertence ao lado materno do meu avô! Ou seja o meu bisavó chama-se Abílio de silvestre dos santos e a minha bisavó chama-se Josefína d almeida oliveira e o meu Avo josé abilio dos santos oliveira. Eu queria saber se isto quer dizer alguma coisa ou é normal, já que eu penso que os sobrenomes, o que fica em ultimo é sempre de parte do pai. É possível esclarecer-me esta duvida?

Os meus melhores cumprimentos
Tiago

Resposta

Link directo:

RE: H5N1, ora portantooo ...

#222942 | MariaDavid | 05 mar 2009 19:18 | Em resposta a: #222906

Caro Tiago

Fiquei muito satisfeita por si, pois sei quanto é gratificante cada passo que se dá na busca dos nossos ancestrais. Você está indo muito bem, no caminho certo.

A sua questão é pertinente, pois tem ocasiado muita confusão a muita gente.
Primeiro, antigamente o apelido final de um indivíduo era o da mulher, isto é, o da mãe. Mais tarde passou a ser o do pai. Agora é ao gosto de cada um.
Segundo, para completar a resposta, a alteração de apelidos era frequente, em tempos passados. Poderá, até, vir a constatar que haverá irmãos com apelidos diferentes, sendo filhos dos mesmos pais. Umas vezes dava-se o apelido do avô, outras da avó, outros de um tio ou tia, de um padrinho, trocava-se a ordem dos apelidos, etc. Portanto, meu caro, isso é absolutamente possível e frequente.

Também deverá estar atento aos registos de casamento. Com os assentos de casamento, nesta fase inicial das suas pesquisas, vai encontrar, possivelmente, alguns com menção de dispensas matrimoniais. Isto significa que, para X e Y casarem, tiveram que obter autorização superior eclesiástica por se tratarem de parentes entre si. São dados relevantes quando se constrói uma árvore genealógica.

Continue a avançar. Quando chegar aos 1700 e tal poderá fazer outras tentativas de avançar com alguma rapidez. Mas vamos dar tempo ao tempo. Ainda tem muita estrada para andar.

Espero ter respondido à sua questão.

Cumprimentos
Maria

PS: Esqueci de relembrar o seguinte: NUNCA retire informações sem guardar as respectivas fontes. Isso vai-lhe ser muito útil.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de possíveis familiares de origem jud

#233338 | Mendes USA | 04 jul 2009 08:01 | Em resposta a: #165717

a minha familia e Mendes da Silva da Ilha da Madeira , imigraram para o Brasil em 1920......obrigada

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 15:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen