Info nome Rebordão souto casa- Fundão C. Branco

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Info nome Rebordão souto casa- Fundão C. Branco

#137189 | Cristina C | 13 dez 2006 23:26

Olá a todos os utilizadores deste fórum!
Sou estreante... :)

Gostava que quem soubesse qualquer informação histórica sobre o nome REBORDÃO, nomeadamente se a sua origem estiver ligada ao distrito de Castelo Branco e há freguesia de Souto da Casa do concelho do Fundão a pudesse partilhar, pois tenho uma grande curiosidade.

Obrigada!

Resposta

Link directo:

RE: Info nome REBORDÃO souto casa- Fundão C. Branc

#137243 | Sobral | 14 dez 2006 14:51 | Em resposta a: #137189

De um ramo da minha família retiro:
Maria Pinto, nasc. em Aldeia Nova do Cabo a 8-12-1811 Casou com João Lourenço Rebordão, de Souto da Casa, viúvo, filho de Lourenço Gonçalves Rebordão e Maria Fernandes
Tiveram Maria Rebordão, nasc. A N C 16-05-1824
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Info nome REBORDÃO souto casa- Fundão C. Branc

#137273 | Cristina C | 14 dez 2006 19:33 | Em resposta a: #137243

Obrigada pela resposta.

Resposta

Link directo:

RE: Info nome REBORDÃO souto casa- Fundão C. Branc

#137274 | Cristina C | 14 dez 2006 19:46 | Em resposta a: #137243

Sr Sobral, obrigada pela sua resposta.

Infelismente, esses nomes não surgem, pelo menos directamente, no meu ramo. Tenho muitos Rebordões, remontando até +/- 100 anos antes da data que forneceu, e são todos Gonçalves Rebordão. Mas são dois Pedros, um Joaquim, e estagnei em Manuel, que casou com Isabel Rodrigues. E é aqui que a origem do nome Rebordão sai de Souto da Casa e se transfere para Villar Seco, Nelas, Viseu.

Continuo curiosa a respeito da sua origem, pois o considero pouco comum e parece que é também muito restrito a uma zona em particular.

Mais uma vez agradecida!

Resposta

Link directo:

RE: Info nome REBORDÃO souto casa- Fundão C. Branc

#138929 | kimosabe | 02 jan 2007 23:26 | Em resposta a: #137274

Olá!
Eu pertenço a essa familia Rebordão.Somos como diz oriundos do Souto da Casa e eu também acho curioso que a pouca informação que tenho é a de que o apelido Gonçalves Rebordão há muito anda "emparelhado"!A minha avó já terá nascido no Fundão, mas toda a sua família era do souto da casa.A pequena curiosidade que descobri, que pode por mim ter sido meio ficcionada é a de que o apelido Rebordão terá surgido de alcunha.Um Rebordão mais não é do que um castanheiro centenário,velhinho, tão típico da zona....vai-se ver e algum ascendente nosso terá morrido bem velhote!!!
Agradeço que troque comigo informação que tenha pois também tnho alguma curiosidade...
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Info nome REBORDÃO souto casa- Fundão C. Branc

#139020 | pgarr | 03 jan 2007 17:53 | Em resposta a: #138929

Caros,
As informações que possuo:
Domingos João cc Domingas Afonso (Barrequeiros, Lumares ?)
Que tiveram:
Doningos Roiz Rebordão cc Justa Roiz (Barrequeiros, Lumares ?)
Que tiveram:S. Pedro
Domingos Roiz Rebordão c. em 13 ABR 1670 em S. Pedro, Souto da Casa com Catarina Antunes Rebelo
Que tiveram:
Manuel Rodrigues Rebordão c. em 1 MAR 1688 em S. Pedro, Souto da Casa com Isabel Lopes
Que tiveram:
Maria Esteves Rebordão c. em 2 FEV 1711 em Santiago, Penamacor com Manuel Antunes Salvador
A partir daqui a descendência segue toda em Penamacor.
Espero ter ajudado e continuação de um feliz Ano Novo
Pedro Garrido

Resposta

Link directo:

RE: Info nome REBORDÃO souto casa- Fundão C. Branc

#139077 | JCALD | 04 jan 2007 01:47 | Em resposta a: #139020

Caro Pedro Garrido (suponho que seja o meu velho companheiro de pesquisas nos Mormons de Lisboa e se assim fôr - e mesmo que assim não seja - bem-vindo ao Forum):

Chamou-me a atenção na sua mensagem aquela naturalidade interrogada. Não será a povoação de Barrigueiro, freguesia de Pomares, hoje concelho de Arganil? Pela serra é um «pulinho» até à região do Fundão.

Aproveito para lembrar que a cantora Amália Rodrigues era Rebordão pelo lado materno, com origens na região. Nos princípios da carreira hesitou em usar o nome artístico de «Amália Rebordão», apelido pelo qual já era conhecido um seu irmão boxeur.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Info nome REBORDÃO souto casa- Fundão C. Branc

#140306 | Cristina C | 15 jan 2007 13:00 | Em resposta a: #138929

Caro "Kimosabe"

De facto, este nome desperta curiosidade.

De momento, pouco sei além do que já sabia mas assim que descobrir algo mais, decerto partilho com todos os participantes do fórum.

Quanto ao castanheiro centenário, sim é verdade :)

Não sei quanto a si mas, os meus ramos de árvore são todos de longevidade!

Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Info nome Rebordão souto casa- Fundão C. Branco

#141433 | aavlfm | 24 jan 2007 02:44 | Em resposta a: #137189

cara confrade

esta família é de souto da casa.
não sei exatamente como....... mas está ligada À minha família(castanheira felipe).
cumprimentos
ana

Resposta

Link directo:

RE: Info nome Rebordão souto casa- Fundão C. Branco

#142118 | carlos luiz | 28 jan 2007 23:05 | Em resposta a: #137189

Cara Cristina
Escreva o nome (Rebordão), na pequena janela, ao lado de (todas as salas), e pesquise, pode ser que encontre algum parente ! Sabia que a nossa grande (Amália Rodrigues) era filha de Lucinda da Piadade Rebordão, do Souto da Casa?
Cumprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Info nome Rebordão souto casa- Fundão C. Branc

#143498 | Jotri | 09 fev 2007 22:58 | Em resposta a: #142118

Caros Confrades
A grande Amália Rodrigues, descendia dos Rebordões do Souto da Casa (Fundão)
JT

Resposta

Link directo:

RE: Info nome Rebordão souto casa- Fundão C. Branc

#143577 | carlos luiz | 10 fev 2007 21:29 | Em resposta a: #143498

Caros confrades
Como sabemos todos, que a nossa Amália Rodrigues, descendia dos Rebordôes do Souto da Casa,Fundão, agradecia a todos aqueles desta terra, que ajuda-sem a constituir a sua arvore!
Cumprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Info nome Rebordão souto casa- Fundão C. Branc

#143593 | Jotri | 10 fev 2007 23:01 | Em resposta a: #143577

Caros Confrades
Aqui vão alguns dados genealógicos da grande Amália Rodrigues. Abandonei este projecto porque, entretanto, outros se meteram de permeio, porém, não será muito difícil continuar esta investigação na TT e em Coimbra.
1. AMÁLIA DA PIEDADE RODRIGUES (1920-1999), n. 23.07.1920, na rua Martim Vaz, 86-4, Lisboa, freg. da Pena (Reg.54). Fadista
2. ALBERTINO RODRIGUES (1888-1962), n. 08.06.1888, Castelo Branco, filho natural. Casou a 03.02.1913, no Registo Civil do Fundão. Fal. A 13.05.1962. Sapateiro.
3. LUCINDA DA PIEDADE REBORDÃO (1892-?), n. 02.05.1822, Fundão.
4. JORGE RODRIGUES, n. Lardosa, Castelo Branco. Correeiro.
5. CLEMENTINA DE JESUS ABRANTES, n. Santa Cruz de Coimbra. Doméstica.
6. ANTÓNIO JOAQUIM REBORDÃO, n. Souto da Casa, Fundão. Jornaleiro. Casou em Alçaria, Fundão.
7. ANA DO ROSÁRIO ASSUNÇÃO (ou BENTO), n. Alcaria, Fundão.
8. JOAQUIM RODRIGUES.
9. JOAQUINA MERUJE.
10. JOSÉ RIBEIRO.
11. TERESA ABRANTES.
12. JOAQUIM REBORDÃO.
13. ANA SALVADO.
14. FRANCISCO BRITO.
15. ROSARIA MARIA
Saudações cordiais
João Trigueiros

Resposta

Link directo:

Rebordões e Amália

#143890 | Cristina C | 13 fev 2007 15:11 | Em resposta a: #143593

Caríssimos,

Com o nome Rebordão, tenho as seguintes informações:

Maria Cristóvão, tinha ao menos como irmã Catarina Cruz. Ambas filhas de Manuel Cristóvão de Medelim, Monsanto e de Maria Cruz, do Fundão. Casada com Pedro Gonçalves Rebordão (data desconhecida por enquanto), ambos de 1º matrimónio. Ele filho de Manuel Gonçalves Rebordão de Vilar Seco, Nelas, Viseu, e de Isabel Rodrigues de Souto da Casa. Referências a este Pedro indica "natural de Casa(L)? de Rebordão, freguesia de S. Pedro, lugar de Souto da Casa". O casal teve pelo menos 4 filhos: Joaquim (30.06.1723), Manuel (19.12.1726) João (09.07.1732) e Pedro (??), carpinteiro, casado pelo menos 2 vezes. Todos carregam o nome Gonçalves Rebordão.

Se alguém tiver mais informações que possam revelar, façam o favor de partilhar.
Espero que isto seja de utilidade para quem procura localizar "Rebordões" e para os que estão a aprofundar as origens de Amália Rodrigues.

Cordialmente,
CC

Resposta

Link directo:

RE: Rebordões e Amália

#170670 | carvalho salvado | 22 out 2007 18:08 | Em resposta a: #143890

Caros Confrades:
Penso que praticamente que todos os Salvados da Beira Baixa têm origem em Vale de Prazeres. Assim fiquei interessado em saber se a bisavó de Amália, Ana Salvado, também descende de Vale de Prazeres, de onde eu também descendo.
Vou tentar começar pelo registo de nascimento da mãe. Mas se alguém tiver informações fico grato.

Resposta

Link directo:

RE: Rebordões e Amália

#170686 | Cristina C | 22 out 2007 19:59 | Em resposta a: #170670

Caro confrade,
Não sei sobre a origem de Ana Salvado, pois entroquei a ascendência com Amália na minha árvore nos seus 5ºs avós, de acordo com a informação disponibilizada por colegas neste tópico. Mas pode encontrá-la utilizando esses mesmos dados. Os que aqui coloquei contribuíram para dar a conhecer os seus 6ºs avós, que presumi serem do desconhecimento geral, com um bónus de "tios" à mistura.

O que lhe posso dizer é que encontrei o apelido Salvado extensamente mencionado nos arquivos relativos ao Fundão, pelo que, se a sua origem estiver em Vale de Prazeres, também gostaria de saber.
Boa sorte.
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Rebordões e Amália

#170719 | carvalho salvado | 23 out 2007 09:43 | Em resposta a: #170686

Cara Cristina C.

Muito obrigado pelas sua informações.
De facto uma consulta no Arquivo Distrital de Castelo Branco do registo de nascimento da mãe, poderá logo dizer de onde é natural a sua avó. Penso eu. Mas já tive casos em que tal não era mencionado.
Também fiquei surpreso com apelido Rodrigues, pelo que me foi dado ver neste tópico, vem da Lardosa, uma vez que que sou natural de lá bem perto: Soalheira.
Quando tiver mais informações ponho neste tópico.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Info nome Rebordão

#204675 | TelmaRebordão | 02 ago 2008 02:49 | Em resposta a: #137189

Olá!
Também sou uma estreante.
Eu sou da família Rebordão da aldeia de Valverde pertencente à vila de Mogadouro. Tenho informações por enquanto até aos meus bisavós, podendo ter até aos meus trisavós ou tetravós., não sabendo as datas de nascimento e morte.
Como vi, sei que há muitos Rebordões do Fundão e eu gostaria de saber se me podiam dar alguma informação que me esclareça se a minha família há muito tempo foi do Fundão. E se possível darem-me toda a informação possível sobre o nome Rebordão...
Entretanto eu também irei pesquisar.
Agradeço imenso. :)

Resposta

Link directo:

RE: Info nome REBORDÃO souto casa- Fundão C. Branc

#207066 | JoséRebordão | 02 set 2008 23:05 | Em resposta a: #137274

Esse ramo é do lado dos Vaz Rebordão

Resposta

Link directo:

RE: Info nome REBORDÃO souto casa- Fundão C. Branc

#207067 | JoséRebordão | 02 set 2008 23:08 | Em resposta a: #138929

Não é esse o caso o nome de Rebordão deriva de uma arvore muito forte estilo Pinheiro à qual foi dado o nome de Rebordões e daí veio a origem da família cuja a origem da família é o Souto da Casa

Resposta

Link directo:

RE: Info nome REBORDÃO souto casa- Fundão C. Branc

#207069 | JoséRebordão | 02 set 2008 23:10 | Em resposta a: #140306

desculpe mas não é verdade, era uma árvore estilo Pinheiro não Castanheiro como afirma

Resposta

Link directo:

RE: Rebordões e Amália

#207070 | JoséRebordão | 02 set 2008 23:12 | Em resposta a: #170670

Nunca jamais

Resposta

Link directo:

RE: Info nome Rebordão souto casa- Fundão C. Branco

#207071 | JoséRebordão | 02 set 2008 23:13 | Em resposta a: #141433

pode por favor explicar-me com?

Resposta

Link directo:

RE: Rebordões e Amália

#207072 | JoséRebordão | 02 set 2008 23:15 | Em resposta a: #170686

Os Salvados não teêm nada a ver com a família Gonçalves Rebordão hà qual Amália pertencia

Resposta

Link directo:

RE: Info nome Rebordão

#207073 | JoséRebordão | 02 set 2008 23:17 | Em resposta a: #204675

Olá prima como está se precisar de alguma informação diga o meu mail é este jmlrodrigues@msn.com

Resposta

Link directo:

RE: Info nome Rebordão souto casa- Fundão C. Branco

#207075 | JoséRebordão | 02 set 2008 23:22 | Em resposta a: #142118

Desculpe mas está errado no que diz respeito ao local de nescimento de Amália Rodrigues e da minha avó, a origem da familía é Souto da Casa não o local de nascimento das duas

Resposta

Link directo:

RE: Info nome REBORDÃO souto casa- Fundão C. Branc

#241382 | crisca | 08 out 2009 01:42 | Em resposta a: #139077

Olá a todos os intervenientes,

"Caí" aqui por acaso, sempre curiosa acerca dos meus familiares antepassados e mais uma vez me surpreende esta fascinante via de comunicação!
Respondo directamente a "JCALD ", porque me chamou a atenção a referência que faz a Amália Rodrigues. Desse ramo da minha família pouco sei, mas o suficiente para poder dizer que era filha de uma irmã do meu avô, pai da minha mãe, Fernando Joaquim Fidalgo, falecido muito novo, com tifo, tinha a minha mãe tenra idade, sendo que Rebordão . Curiosamente parece que o meu avô não possuía esse apelido, por qualquer razão desconhecida, mas muito comum na época. Forneço alguns nomes, por certo poderão ser reconhecidos, o que me daria o maior prazer, visto que depois do falecimento do meu avô se perdeu todo o contacto com a minha família do Fundão: era filho de Joana Rosa e tinha os seguintes irmãos: António, Rudolfo, Armando e Eugénia Rebordão Fidalgo —esta, mãe de Amália Rodrigues. O meu nome é Cristina e conservo o apelido Fidalgo.
Saudações calorosas,
Cristina Fidalgo Carneiro.

PS Acabo de ver a informação sobre o nome da mãe de Amália, Lucinda, e não Eugénia.

Resposta

Link directo:

RE: Info nome Rebordão souto casa- Fundão C. Branco

#241383 | crisca | 08 out 2009 02:10 | Em resposta a: #207075

Isto quer dizer, José Rebordão, que —atendendo a que o meu avô, Fernado Joaquim (Rebordão) Fidalgo, falecido há muitos anos e pai da minha mãe —era irmão da mãe da Amália Rodrigues, nós somos primos...
—Querem ver que, de repente, encontrei uma data de família???

Saudações a todos, primos e não-primos,
Cristina Fidalgo Carneiro

Resposta

Link directo:

RE: Info nome Rebordão souto casa- Fundão C. Branco

#241386 | crisca | 08 out 2009 04:06 | Em resposta a: #241383

Falta-me aqui um dado para já: confirmar dados do meus bisavós, pais do meu avô Fernando Joaquim Fidalgo, Segundo a minha mãe a sua avô chamava-se Joana Rosa.

Obrigada mais uma vez!
Saudações para todos,

Cristina Fidalgo Carneiro

Resposta

Link directo:

RE: Info nome REBORDÃO souto casa- Fundão C. Branc

#241579 | crisca | 10 out 2009 01:21 | Em resposta a: #241382

Peço desculpa por algumas falhas na anterior redacção e algumas inexactidões. Talvez alguém me possa ajudar.

"...parece que era filha de uma irmã do meu avô, pai da minha mãe, Fernando Joaquim (Rebordão) Fidalgo,.." —não é assim , pois sabemos que a mãe de Amália se chamava Lucinda e não Eugénia.

O meu avô realmente chamava-se Rebordão , mas não trazia este apelido. Portanto Fernando Joaquim Fidalgo cc Maria Pipa torres de quem teve uma filha, a minha mãe, Maria Fernanda Pipa Torres Fidalgo. Este meu avô faleceu há muitos anos, 4 anos depois de casar, inicio anos Morreu por volta dos anos 1938.
Tinha 4 irmãos: António, Rudolfo, Armando e Eugénia.
Não sei de onde vem o apelido Fidalgo.
A mãe dele chamava-se Joana Rosa.

É tudo quanto sei.

Se alguém me pudesse ajudar agradeço .

Obrigada.
Cristina Fidalgo

Resposta

Link directo:

RE: Info nome REBORDÃO souto casa- Fundão C. Branc

#241603 | crisca | 10 out 2009 12:10 | Em resposta a: #241579

Queria dizer "Inicio do Anos 30".

Obrigada mais uma vez.

Resposta

Link directo:

RE: Info nome REBORDÃO souto casa- Fundão C. Branc

#247500 | LeandroPiola | 11 jan 2010 13:56 | Em resposta a: #139020

olá Bom dia

meu nome è Leandro e sou descendente de Manoel Rebordões e Maria Ribeira, por parte de seu filho Domingos Ribeiro Rebordões batizado em lagoa rebordões cidade do Porto, casou-se em 13 de setembro de 1769 em Aiuruoca - MG Brasil, ja ouviram falar tãlalguma informação?» serei grato se puderem me ajudar

Resposta

Link directo:

RE: Info nome REBORDÃO souto casa- Fundão C. Branc

#247517 | cverde | 11 jan 2010 19:20 | Em resposta a: #247500

A freguesia de Rebordões pertence ao concelho de Santo Tirso no distrito do Porto pelo que o assento de batismo deverá estar no Arquivo Distrital do Porto. Para obter cópia do assento necessita de saber uma data ainda que aproximada da idade que o seu antepassado teria quando casou em 13.09.1769.

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Info nome REBORDÃO souto casa- Fundão C. Branc

#274764 | fgerin | 18 abr 2011 12:56 | Em resposta a: #247500

Leandro,

Também descendo deste mesmo Domingos Ribeiro Rebordões. Vc tem a transcrição do casamento dele em Aiuruoca, que vc menciona em sua mensagem? Poderia enviá-la para o meu e-mail: erastes@ig.com.br ?

Agradeço antecipadamente,

Fabrício Gerin
Campinas/SP
Brasil

Resposta

Link directo:

Duas árvores genealógicas: Rebordão e Gonçalves Rebordão

#275204 | aeiou | 26 abr 2011 19:10 | Em resposta a: #137189

Olá a todos

Tenho duas árvores genealógicas de "Rebordão", infelizmente ainda não ligadas. Uma delas está associada a "Gonçalves Rebordão" (o ramo da Amália Rodrigues)

Posso disponibilizá-las a quem mas pedir, a menos que o possa fazer por este ambiente...
Vi aqui várias participações em torno deste apelido, mas de 2006 e 2007. Estamos em 2011...
Há por aí ainda alguém com dados úteis?
Obrigado
José Manuel Rebordão
(pertenço a um ramo centrado no Souto da Casa)

Resposta

Link directo:

RE: Duas árvores genealógicas: Rebordão e Gonçalves Rebordão

#291281 | pgarr | 17 nov 2011 12:35 | Em resposta a: #275204

Caro confrade,
Como tenho também ascendência Rebordão, de Souto da Casa, ficava-lhe muito grato se me pudesse disponibilizar o seu e-mail afim de trocarmos informação do que temos.
Cumprimentos,
Pedro Garrido

Resposta

Link directo:

RE: Duas árvores genealógicas: Rebordão e Gonçalves Rebordão

#299676 | Xstina | 13 mar 2012 12:41 | Em resposta a: #275204

Olá.
Até que data vão as árvores?
Tenho curiosidade em ver, pois também fiz a minha com ligação a esse ramo Rebordão, Souto da Casa (a que perdi rasto quando passou para Nelas).
Calhei espreitar este fórum o ano passado mas não o pude contactar por estar a tentar entrar com o login que me era conhecido: Cristina C. Tive de registar novamente, pelo que se tiver curiosidade nas minhas descobertas elas andam por aqui.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Duas árvores genealógicas: Rebordão e Gonçalves Rebordão

#333409 | pjr | 04 ago 2013 22:24 | Em resposta a: #275204

Sou da familia Rebordão, tendo os meus pais ambos nascido no Souto da Casa, que conheço bem.
Alguém me poderá facultar as arvores que tenha ?

Obrigado

Resposta

Link directo:

Info nome Rebordão souto casa- Fundão C. Branco

#437284 | Roma10 | 29 out 2021 13:11 | Em resposta a: #274764

Olá também sou descendente de Manoel Ribeiro Rebordoes

Resposta

Link directo:

Info nome Rebordão souto casa- Fundão C. Branco

#437310 | JMLRebordão | 30 out 2021 21:06 | Em resposta a: #137189

Boa noite a todos, a Família Rebordão a sua origem é do Minho, mais tarde veio descendo até que se fixou na Beira Baixa, mais propriamente no Souto da Casa, uma das freguesias do Fundão

Resposta

Link directo:

Info nome Rebordão souto casa- Fundão C. Branco

#437311 | JMLRebordão | 30 out 2021 21:09 | Em resposta a: #207075

A minha tia Amália Rodrigues, nasceu em Lisboa, e a minha avó Lucinda no Fundão

Resposta

Link directo:

Info nome Rebordão souto casa- Fundão C. Branco

#437312 | JMLRebordão | 30 out 2021 21:12 | Em resposta a: #207067

A origem da família Rebordão é do Minho que remonta ao século 14 pelo que pesquisei na torre do tombo

Resposta

Link directo:

Info nome Rebordão souto casa- Fundão C. Branco

#437314 | JMLRebordão | 30 out 2021 21:18 | Em resposta a: #241383

Boa noite, espero que esteja bem de saúde, sou sobrinho de Amália Rodrigues e pelo que eu sei o que a minha avó Lucinda me contou acerca dos irmãos não me lembro de que ela tenha falado desse nome.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 08:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen