Aguilar Arelhano ou Aguilar Arellano

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Hispânia

Aguilar Arelhano ou Aguilar Arellano

#137375 | luis262 | 15 dez 2006 21:41

Boa noite,

Agradecia aos participantes do Fórum, sobretudo aos que conhecem bem as famílias de Espanha, alguma informação sobre Miguel José D´Aguilar Arelhano ( certamente o aportuguesamento do castelhano" Arellano" ), que graças à informação de João Ramos, fiquei a saber que foi, por diversas vezes vereador da Câmara de Moura, a primeira das quais em 1785, sendo assim contemporâneo, de alguns dos Aguilares da região meus ascendentes :

- José da Costa de Aguilar n. em Serpa c. 1740/45 cc Elena Gertrudes n. em Moura c. 1745, que tiveram:

- José da Costa de Aguilar n. em Moura c. de 1770/75, proprietário, casado com Margarida da Conceição Guerreiro Valente b. em Moura , Santo Aleixo da Restauração a 24.11.1776 que tiveram entre outros filhos,

- Benta Maria da Conçeição de Aguilar , n. em Moura Stº Agostinho a 3.3.1822 que casou com Pedro Eloy Piçarra, n. em Moura S. João Baptista a 22.3.1807. Tiveram,

-José da Costa de Aguilar Piçarra n. Moura S. João Baptista em 1843 casado com Maria José Cinza Barbosa, n. Moura Stº Agostinho 18.11.1856, tiveram entre outros,

- Luís da Costa de Aguilar Barbosa Piçarra n. em Mora São João Baptista em 30.6.1882 que casou com Luiza Maria Janeiro Caeiro n. em Serpa, Pias e 28.2.1889, meus avós paternos.

Até agora não consegui encontrar ligação entre estes Aguilares e o dito Miguel José.
Aliás o mesmo acontece relatovamente aos Aguilares de Elvas, ou mesmo aos Aguilares de Cuba, concelho vizinho de Serpa e de Moura.

Agradecia pois qualquer achega, dado que a pesquisa nas paroquiais daquelas freguesias de Moura é difícil, uma vez que não fazem pesquisas no A.D. Beja por falta de pessoal , sendo necessário delocar-me lá oque não é fácil em tempo útil e, na Torre em Lisboa, há freguesias em que muitos assentos são completamente ilegíveis devido ao trespassamento de tinta.

Voltando a Miguel José de Aguilar Arelhano, no Genealogia Portugal, constam uns Arellanos que, em Espanha tiveram (ou têm) o título de Condes de Aguilar. Será que esse Aguilar Arelhano terá alguma coisa a ver com essa família?

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Aguilar Arelhano ou Aguilar Arellano

#138151 | luis262 | 26 dez 2006 02:37 | Em resposta a: #137375

Caros participantes do Fórum,

Quanto aos AGUILAR do Baixo Alentejo, posso acrescentar que na Enciclopédia Luso Brasileira da Ed. Verbo, existe um texto bastante desenvolvido sobre os AGUILAR , sua origem e os ramos existentes em Portugal, abordando essencialmente os mais estudados, Aguilares de Elvas, mas referindo igualmente a existência de outros ramos de Aguilares que aparecem no Baixo Alentejo, originários de Espanha, sem no entanto citar qualquer exemplo.
Não tenho comigo a obra, por isso não posso, neste momento, indicar o volume ou a página.

Por outro lado, na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, da Editorial Enciclopédia, é referido um LOURENÇO DE AGUILAR, nascido em Serpa e falecido em Lisboa em 1676, filho do Dr. ANTÓNIO ANTUNES LEITE e de CATARINA DE AGUILAR, e professou na Companhia de Jesus a 23 de Maio de 1649 tendo sido autor de diversas obras.
Graças à colaboração de Pedro França, ainda pude saber, que esta Catarina de Aguilar, poderá ser filha de JOÃO GONÇALVES DE AGUILAR, mas não existe uma certeza.

Quanto aos Aguilares de Cuba, sobre a ascendência do Dr. AUGUSTO AMADO DE AGUILAR, notário, aí nascido a 24.11.1907 e que casou com D. MARIA HELENA LAMY NEVES, sei que foi filho de JOÃO ANTÓNIO DE AGUILAR, nascido cerca de 1880 na vila de Cuba e de D. MARIA DO ESPÍRITO SANTO AMADO SOUDO, natural da mesma vila . Foi neto paterno, de ANTÓNIO MARIA DE AGUILAR, que nasceu c. de 1850 e de D. PALMIRA AMÉLIA CONDE.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pe Lourenço de Aguilar da Companhia de Jesus

#140404 | luis262 | 16 jan 2007 12:59 | Em resposta a: #138151

Bom dia:
Relativamente ao Padre Lourenço de Aguilar, da Companhia de Jesus, consegui graças à colaboração de José Maria Ferreira, a cópia do seu assento de nascimento, que passo a transcrever,

Aos uinte dias de agosto da era de mil e sissentos e doze anos o padre ferei joão bentes benefisiado desta igreja de santa maria bautizou lourenso filho de antº. antunes leite e de caterina dagilar forão padrinhos joão figueira e mª. braga de q. fiz este termo e por ser verdade ................
fr. joam Bentes

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Aguilares do Baixo Alentejo

#142529 | luis262 | 31 jan 2007 19:27 | Em resposta a: #140404

Boa noite,

Será que alguém tem mais elementos sobre Aguilares do Baixo Alentejo, para além dos poucos que foram divulgados, NESTE E NOUTROS TÓPICOS, do Fórum?

Existirá alguma relação destes com os do Alto Alentejo?

Há ainda muito trabalho por fazer, sem esquecer , é claro, de forma alguma, os notáveis trabalhos publicados por alguns genealogistas, nestas últimas décadas.

E sobre os tais Aguilares? Ficava agradecido aque pudesse disponibilizar alguma infomação.

Cordialmente
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Aguilares do Baixo Alentejo

#144467 | luis262 | 17 fev 2007 19:22 | Em resposta a: #142529

Caros Participantes,

Dada a dificuldade de obter por e-mail ou por carta, qualquer fotocópia de assentos do A.D.Beja, desde que não sejam conhecidas datas exactas , renovo os pedidos feitos neste tópico.

Cordialmente
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Aguilares do Baixo Alentejo

#145004 | luis262 | 21 fev 2007 23:54 | Em resposta a: #144467

Renovação de pedido.
LP

Resposta

Link directo:

RE: Aguilares do Baixo Alentejo

#146407 | luis262 | 04 mar 2007 15:42 | Em resposta a: #145004

Renovação de pedido.
LP

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 01:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen