Família Bessa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Bessa

#1375 | joaomaya | 17 dez 2000 18:09

Parentes e possíveis irmãos/irmãs de Emília Arminda Pinto Bessa, casada com João Eduardo de Souza, filha de José Pinto de Souza e de Mª.Emília Bessa Leite; esta é filha de Mª.Joaquina de Santa Rita e de Francisco Ferreira Bessa. Poderão ser todos dos norte de Portugal, provavelmente da area do Porto

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#46297 | JKRIBAS | 22 ago 2003 11:03 | Em resposta a: #1375

Caro João Maia
De facto, na área do Porto concentrou-se a maior parte desta família. Neste momento, já tenho registados na árvore da famiila mais de 650 descendentes de Francisco Ferreira Bessa.
Relativo ao seu pedido, posso lhe informar que Emília Pinto Bessa tinha 7 irmãos, nomeadamente:
Maria * 1819
Francisco * 1821
Carolina * 1823
Joaquim * 1824
António * 1826
José * 1829
Ana Emília * 1830

Cumprimentos

José Bessa Ribas

Resposta

Link directo:

Bessa Ribas & Burmester

#46300 | aburma | 22 ago 2003 15:35 | Em resposta a: #46297

Ora viva Primo José!

Palpitou-me que este tópico fôsse do seu interesse e dei uma espreitadela, registando com agrado a participação de mais um Burmester neste Forum!

Já agora corrija-me se estiver errado: o seu Avô António Dias Bessa Ribas tinha apenas um irmão, Manuel Dias Bessa Ribas (é esta a minha dúvida). Como ambos casaram com senhoras da família Burmester, deduzo que todos os Bessas Ribas são igualmente Burmester.

Um abraço e vá dando notícias

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Bessa Ribas & Burmester

#46346 | JKRIBAS | 25 ago 2003 10:52 | Em resposta a: #46300

Olá Alexandre.
Pois cá venho eu dar uma colaboraçãozinha no Forum.
Permita-me então a seguite correcção, na realidade o meu avô António e o seu irmão Manuel casaram com senhoras Burmester mas, a minha Avó Eva era Burmester por via materna e Gilbert pelo pai, então os seus filhos já não herdaram o nome Burmester mas sim Gilbert Bessa Ribas.
No caso do meu tio-avô Manuel Dias Bessa Ribas, casado com Elizabeth Burmester, os seus filhos ficaram Burmester Bessa Ribas.
Quanto à dúvida se havia mais irmãos, a verdade é que houve duas irmãs a saber:
Carolina casada com António Martins Gonçalves de Azevedo (com geração) e
Helena casada com Alberto da Fonseca Figueiredo
também com geração.

Um abraço

José Luis

Resposta

Link directo:

RE: Bessa Ribas & Burmester

#46370 | aburma | 25 ago 2003 23:42 | Em resposta a: #46346

Caro José Luís,

Eu sabia de facto que o seu Pai e as suas Tias não usam Burmester, referia-me ao "sangue".

Agradeço-lhe a sua informação acerca das suas tias-avós, a qual significa que afinal nem todos os Bessa Ribas são Burmester.

A título de curiosidade, posso referir-lhe que a sua Avó Eva Elisabeth Burmester Gilbert era madrinha do meu Pai.

O seu tio-avô Manuel Dias Bessa Ribas consta desta base de dados em

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=195947

E já agora, para respeitar o título original deste tópico, será que pode confirmar que o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, é também membro da família Bessa?

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Bessa Ribas & Burmester

#46377 | JKRIBAS | 26 ago 2003 11:31 | Em resposta a: #46370

Caro Alexandre
Agradeço as achegas e confirmo o parentesco com Jorge Nuno Pinto da Costa; António de Bessa Leite é o nosso "tronco" comum pois ele é meu 4º Avô e igualmente de Pinto da Costa (por ascendentes maternos).

Um abraço

José Luis

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#46390 | joaomaya | 26 ago 2003 17:23 | Em resposta a: #46297

Caro José Bessa Ribas


Já posteriormente a ter posto este tópico vim a descobrir que o pai de Emília seria José Pinto de Sousa, e Mais tarde, creio que através do livro de Maria João Craig sobre os Nogueira Ferrão de Viseu, que seria de seu nome completo, José pinto de Sousa e Almeida.

Também que o marido seria afinal João Eduardo de Sousa e Carvalho e, que Emíla seria Bessa Pinto e Não Pinto Bessa.

Estamos a falar da mesma pessoa? Se sim, alguns destes meus dados não estão correctos.

Esta Emília seria minha trisavó, já que a sua filha Maria José Bessa de Souza, casou com o meu Bisavô Fernando da Costa Maya,

Não poderá elucidar-me sobre estes Pinto Bessa / Bessa Pinto?

Cumprimentos

João Maya

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#46505 | SEBROF | 28 ago 2003 17:50 | Em resposta a: #1375

Olá primo João Maya

O que eu tentei contactá-lo!!!já agora para
si e todos os primos Bessa tenho novidades.Não sei se lhe tinha dito(penso que na altura estava na Nigéria)que o Honório Pinto da Costa, licenciado em história tinha uma árvore genealógica, recuando até 1600, da qual tenho uma cópia e dei fotocópias a vários parentes.Entretanto, infelizmente o Honório faleceu.No entanto, ao oferecer uma cópia e fotografias a outro parente-Manuel Graça, também ele formado em história e genealogista entusiasmei-o a continuar estes estudos.Quando lhe falei em si ficou curioso pelo Maya e hoje ao descobrir este forum telefonei-lhe de imediato. (...)
Essa ligação dos Pinto de Sousa aos almeida é muito interessante...
meu mail jbessa@msclei.mscgva.ch
Cumprimentos
José Forbes de Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#46559 | JKRIBAS | 29 ago 2003 18:02 | Em resposta a: #46390

Caro João
O que eu posso confirmar, é que Maria Emília de Bessa Leite e José Pinto de Souza (SEM e Almeida) constam como padrinhos de António de Bessa Leite (Filho). Quanto a seus filhos, não tenho referências oficiais, mas o que me constou é que eram Bessa Pinto mas, que Francisco usava o apelido como Pinto Bessa.
Vou tentar saber mais sobre o assunto.

Cumprimentos

José Bessa Ribas

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#46565 | joaomaya | 29 ago 2003 18:40 | Em resposta a: #46559

Não tenho aqui à mão o livro, mas creio que um António Bessa Leite seria irmão da Maria Emília de Bessa Leite.
Não seria normal os pais serem padrinhos dum filho, pelo que deduzo que este irmão António seria o pai de António de Bessa Leite (filho) referido por si.

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#46671 | JKRIBAS | 01 set 2003 16:29 | Em resposta a: #46565

Correcto. O sr. António Bessa Leite (irmão de Maria Emília de Bessa Leite) teve 8 filhos, um dos quais também chamado António de Bessa Leite.
Cumprimentos

José Bessa Ribas

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#46694 | dcorrea | 01 set 2003 18:27 | Em resposta a: #46505

Certamente não é novidade, mas na Casa da Seara em Entre-os-Rios existe uma pedra de armas dos Pinto Bessa, provavelmente da primeira metade do século XVIII, casa há várias gerações na posse da família Barroso Pereira, do Porto, também ligados aos Pinto Bessa.

Diogo Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#46713 | SEBROF | 02 set 2003 10:43 | Em resposta a: #46694

Bom dia

Será que estamos a falar dos mesmos Pinto Bessa?Se assim é essa pedra de armas é relativamente recente uma vez que os Bessa só se uniram á familia Pinto de Souza nos principios do sec.XIX.

Cumprimentos
José Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#46718 | dcorrea | 02 set 2003 12:55 | Em resposta a: #46713

É obviamente outra família Pinto Bessa, visto que as armas que referi são da primeira metade do século XVIII. Aliás são dois apelidos com forte incidência na região do Douro e que se podem ter unido mais do que uma vez. Sobre estes Pinto Bessa de Entre-os-Rios pode encontrar referências, por exemplo, nos “Carvalhos de Basto”.

Cumprimentos

Diogo Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#46727 | SEBROF | 02 set 2003 14:57 | Em resposta a: #46718

Boa tarde

No entanto seria interessante explorar essa via;estes Bessa teriam raizes em Amarante, aparentados com a esposa do presidente Sidónio Pais que era daquela zona...
P.f. note meu mail jbessa@msclei.mscgva.ch

Cumprimentos
José Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#46743 | gonçalo calheiros | 02 set 2003 18:25 | Em resposta a: #46505

Caros senhores
Era muito amigo do Honório,e a sua morte surprendeu-me dolorosamente-soube-a pelos jornais.
Em tempos havia-me contactado,pois a sua ascendência tem pontos comuns com a minha,de Viseu,pelos Bandeira.Tenho pois o maior interesse em ser contactado por quem quer dar seguimento as suas pesquisas.
O meu contacto é gbcalheirosarrobahotmilpontocom
Os melhores cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#46771 | SEBROF | 03 set 2003 09:25 | Em resposta a: #46743

Bom dia

Tem por acaso parentesco com os Gusmão Calheiros?


Cumprimentos
José Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#46774 | MSPAGraça | 03 set 2003 09:42 | Em resposta a: #46671

Caro Primo
Há já alguns anos que tenho vindo a recolher alguns dados sobre estes nossos Bessas. Também o sou, e duplamente: os avós maternos da minha Mãe eram primos em 4.º grau, ele Agostinho José da Costa Lobo (descendente dos Bessa e Mota), ela Maria José Ventura Forbes de Bessa (cuja ascendência tratei nos «Forbes de Portugal e outros mais...»).
Faltam-me, contudo, alguns dados, que gostaria de completar.
Sei que também tem dados sobre a Família. Será possível contactar-me pelo e-mail?
Um abraço

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

Kendall

#49524 | tfp | 10 out 2003 11:04 | Em resposta a: #46671

Caro José Bessa Ribas,

Perdoe estar a usar este forum para o abordar relativamente a outro sobrenome.

Será que me pode fornecer informações relativamente aos Meireles Kendall ? Ou o seu "Kendall" não tem qualquer relação com estes ultimos.

Agradeço antecipadamente

Com os melhores cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#66529 | Gil Campilho | 03 jun 2004 11:20 | Em resposta a: #46743

Caro Gonçalo Calheiros,

Além de primo também tinha o prazer de ser amigo do Eduardo Honório, cuja morte foi uma grande perda para todos que com ele privavam.

Sucede que não só possuo a árvore genealógica manuscrita relativa aos Bessa acima referida, como também vastos elementos sobre o ramo Bandeira de Viseu, ao qual também pertenço pelo mesmo ramo do Eduardo Honório e que me foram por ele fornecidos.

Com efeito, a minha trisavó Laura Albertina Bessa Cardoso (casada com António Abreu da Cunha Soares e com duas filhas cuja descendência hoje é totalmente Campilho!) era irmã da bisavó do E.H. (casada com o mecenas Honório de Lima) e ambas filhas de Miguel Augusto Cardoso, de Viseu e com ascendência Bandeira, e de Delfina Claudina Bessa Leite, irmã de um António de Bessa Leite, filha de outro com o mesmo nome e neta de Francisco Ferreira Bessa.

Gostaria pois de dar sequência às pesquisas do E.H., embora, infelizmente tenha uma disponibilidade temporal um pouco limitada...mas vai-se fazendo o que se pode!!

Os melhores cumprimentos

Gil Campilho

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#66709 | gonçalo calheiros | 05 jun 2004 18:11 | Em resposta a: #66529

Caro amigo
O meu irmão Luis Filipe anda á uma porção de anos a elaborar um livro sobre os Bandeira. Precisamente andava a tratar com o Honório sobre a introdução das actualizações do seu ramo.A ligação ao tronco Bandeira tenho , não oferecendo dúvidas. Estou, pois , á sua disposição. O meu mail é gbcalheiros@hotmail.com
Cumprimentos do
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#66710 | gonçalo calheiros | 05 jun 2004 18:13 | Em resposta a: #66709

...anda há....óbviamente
Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#112502 | JDM | 20 fev 2006 16:48 | Em resposta a: #46727

Boa Tarde

Sou descendente de Vitorino Ferreira Bessa, Pai de Maria dos Prazeres Martins Bessa esposa de Sidónio Pais - conforme vem indicado na "arvore" do GENEA. Gostaria de saber se me poderia ajudar a descobrir a ascendência de Vitorino Ferreira Bessa que era natural da freguesia de Perozelo em Penafiel e que terá nascido por volta do ano de 1840?

Atentamente

Resposta

Link directo:

Bessa de Penafiel

#112508 | tfp | 20 fev 2006 17:34 | Em resposta a: #112502

Caro JDM,

Tenho alguns Bessas de Penafiel na minha base de dados:

Francisco Coelho de Bessa Borges, nascido em 1856 em Croca (Penafiel) e filho de João Coelho de Bessa Borges e de Miquelina Leopoldina Ferreira Pinto.

Quem sabe são dos mesmos.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Bessa de Penafiel

#112548 | JDM | 21 fev 2006 09:56 | Em resposta a: #112508

Caro Tiago Faro Pedroso

Tendo em conta o ano de nascimento e os nomes parece-me pouco provável que sejam irmão e pais respectivamente, no entanto será sempre uma possibilidade.
Sabe quais as datas de nascimento e locais de naturalidade dos pais?

Cumprimentos
João Donasbotto e Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Bessa de Penafiel

#112549 | tfp | 21 fev 2006 10:03 | Em resposta a: #112548

Caro João Donasbotto e Menezes,

Os pais são também naturais de Croca (Penafiel), o pai nasceu em 1826 e a mãe em 1822.

Os Ferreira Pinto julgo que seriam de S. Martinho de Recezinhos (Penafiel) na geração anterior, os Bessa parecem ser sempre de Croca (Penafiel).

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#112647 | aliberal | 22 fev 2006 12:13 | Em resposta a: #66529

Caro Gil Campilho,

Estou a terminar uma tese de doutoramento sobre a vida e a obra do pianista e compositor Miguel Angelo Pereira que viveu no Porto na segunda metade do século XIX.
Miguel Angelo Pereira relacionou-se com a família da sua trisavó. Miguel Augusto Cardoso e Maria Amélia Bessa Cardoso (sua filha?) foram padrinhos de baptismo de Américo Ângelo, o quarto filho do compositor, nascido no Porto em 1878; e Elisa Adelaide Bessa Cardoso foi madrinha de baptismo do filho mais novo, Virgílio Ângelo, em 1880. Sei também que Laura Albertina e a irmã Elisa Adelaide foram discípulas de Miguel Angelo.

Bertino Daciano refere que Miguel Angelo Pereira dedicou à sua trisavó uma peça para piano intitulada 'Invocação', que, infelizmente, não consegui localizar.
Gostaria de lhe perguntar se tem conhecimento da existência dessa obra e das ligações de amizade entre as duas famílias.

Com os melhores cumprimentos,

Ana Maria Liberal

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#112657 | abribas | 22 fev 2006 14:42 | Em resposta a: #112647

Cara Ana Maria Liberal,
Encontramo-nos de novo por aqui. Não sei se já terá conhecimento, mas Maria Amélia Bessa Cardoso (*186?,+1882), era sobrinha do Nicolau Medina Ribas, filha de Delfina Claudina de Bessa Leite (*1841,+1918) que era irmã da mulher do Nicolau, Carolina Augusta de Bessa Leite (*1844, +1918). Alias, estão todos aqui no Genea.
Fico também a aguardar pelo Gil Campilho, para verificar se ele terá alguma informação sobre essas amizades, que também me interessam.

Com os meus cumprimentos,
A Bessa Ribas

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#112747 | aliberal | 23 fev 2006 13:11 | Em resposta a: #112657

Caro António Bessa Ribas,

Muito prazer em voltar a 'revê-lo' e muito obrigado pela informação. Francamente ainda não tinha dado conta da relação de parentesco de Maria Amélia Bessa Cardoso com Nicolau Medina Ribas. Provavelmente foi através de Nicolau Ribas que Miguel Angelo conheceu a família Cardoso.
Vamos ver se o Gil Campilho nos poderá fornecer mais algumas pistas sobre o assunto.

Com os melhores cumprimentos,
Ana Maria Liberal

Resposta

Link directo:

RE: Bessa de Penafiel

#112766 | JDM | 23 fev 2006 17:10 | Em resposta a: #112549

Caro Tiago Faro Pedroso

Caso fossem pais de Vitorino, tendo em conta a data indicada no GENEA 1840 como sendo a data de seu nascimento, a mãe e o pai teriam 18 e 14 anos respectivamente aquando do seu nascimento.

Mas nestas coisas de genealogia tudo pode ser possível e todas as pistas são importantes.

O meu problema é que já solicitei ao AD do Porto informação sobre o registo de nascimento de Vitorino e não tive sucesso, na busca que fizeram nada encontraram.

Vou tentar aceder a informação sobre a mulher com quem casou e tentar ver se surge alguma pista em concreto.
Penso que para chegar a Vitorino tenha de seguir as pistas via sua descendência ou via sua mulher (registo de casamento etc.)
Se houver referência aos nomes que indicou então sim tentarei ir nessa direcção.
Todos estes processos de procura de elementos são de forma geral trabalhosos e morosos.

De qualquer forma muito obrigado, e se por acaso tiver acesso a alguma outra informação que me possa vir a ser útil agradeço antecipadamente que me informe.

Melhores cumprimentos

João Donasbôtto e Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#112826 | Gil Campilho | 24 fev 2006 17:53 | Em resposta a: #112747

Caros Ana Maria Liberal e António Bessa Ribas,

Confesso que desconhecia essa ligação, sabia apenas que minha trisavó Laura Albertina teria alguma formação musical pois temos uns álbuns com as suas iniciais bordadas contendo pautas de música. Esses álbuns não estão aqui no Porto mas o meu Pai este, fim-de-semana, vai confirmar se, por um feliz acaso, os mesmos contêm a referida peça “Invocação”.

Quanto a meu 4º avô Miguel Augusto Cardoso, o mesmo era natural de Viseu, onde nasceu a 17.2.1832, faleceu em 3.5.1889 no Porto, e casou a 23.6.1858 na Igreja de S. Nicolau, no Porto com Delfina Claudina Bessa Leite, irmã de António Bessa Leite, em cuja homenagem existe no Porto a rua com o mesmo nome, e filha de outro António de Bessa Leite, grande industrial no Porto e de sua mulher e prima Delfina Claudina Leite de Moraes. Deste casamento nasceram 3 filhas, Maria Amélia Bessa Cardoso, cuja data de nascimento desconheço mas que faleceu em 23.2.1882, Elisa Adelaide Bessa Cardoso (nascida a 28.01.1861, falecida 7 Março 1947) e Laura Albertina Bessa Cardoso (nascida 2.5.1864, falecida 25.10.1834). Nos anos em causa, Pai e filhas tinham residência na actual Rua Ayres Gouveia, antiga Rua da Liberdade.

Relativamente a "ligações musicais" da família, as que conheço são as seguintes:

1)Como referiu o António Bessa Ribas, a minha trisavó Laura Albertina era sobrinha de Carolina Augusta de Bessa Leite (* 15.7.1844 + 29.10.1918) casada com Nicolau Medina Ribas, distinto músico, violinista, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Cavaleiro da Ordem de S.Tiago de merito cientifico, literario e artístico, Cavaleiro da Ordem da Conceiçäo de Vila Viçosa.
2)A supra referida Elisa Adelaide Bessa Cardoso casou, em 26.4.1884 com Eduardo Honório de Lima, grande mecenas da cidade do Porto, dono do Teatro de S. João etc, que mandou construir, na sua casa da Rua de Cedofeita, um magnífico auditório onde se realizaram vários concertos.

Vou tentar nos próximos dias encontrar mais pistas sobre este assunto das quais darei imedato conhecimento.

Com os meus melhores cumprimentos

Gil Campilho

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#112831 | abribas | 24 fev 2006 19:03 | Em resposta a: #112826

Caro Gil Campilho,

Agradecia que, caso encontrasse algo relacionado com os Ribas músicos, me desse igualmente conhecimento.

Cumprimentos,
António Ribas

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#113009 | aliberal | 27 fev 2006 15:49 | Em resposta a: #112826

Caro Gil Campilho,

Fico a aguardar mais elementos que consiga apurar sobre as 'ligações musicais' da sua trisavó e irmãs.

Entretanto, queria acrescentar que nas certidões de batismo dos filhos de Miguel Angelo datadas de 1878 e 1880 é referido que o seu 4.º avô, Miguel Augusto Cardoso, e suas filhas residiam na Rua dos Bragas, bem próximo da Rua da Cedofeita onde viva Miguel Angelo naquela época.

Com os meus melhores cumprimentos,

Ana Maria Liberal

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#113027 | francisco1955 | 27 fev 2006 21:30 | Em resposta a: #46774

Minha Cara senhora

Gostaria de saber, se esta familia Lobo, tem algum parentesco com a Familia Lobo do Belem do Pará no brasil, pois acontece que o meu avo materno era brasileiro, mas veio para portugal muito novo, o meu avô chamava se António Lobo Antunes
franciscoantonio_9@hotmail.com
desde ja os meus agradecimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#113044 | kalis | 28 fev 2006 00:46 | Em resposta a: #112826

Bom dia,

estou procurando a filiação de minha 7 avó Rosa Maria de Bessa, nascida no Rio de Janeiro e que foi casada com Luiz Marques da Fonseca, natural da vila de Santarem (?).

A data mais próxima deles que tenho é a do casamento de uma das filhas do casal, Felícia Maria da Fonseca, que casou-se em 20.05.1760 em Conceição de Ibitipoca, Minas gerais, com o Capitão de Ordenanças João Rodrigues da Costa, natural do Arcebispado de Braga. Felícia e João tiveram os seguintes filhos:
M i Manoel Rodrigues da Costa
M ii João Rodrigues da Costa
M iii José Rodrigues da Costa
F iv Maria Jacintha da Costa
M v Francisco Rodrigues da Costa Capitão de Ordenanças
M vi Antônio Rodrigues da Costa faleceu em 10 março 1773 em Ibitipoca, 10.03.1773 e foi sepultado no adro da capela de Nossa Senhora da Conceição de
Ibitipoca, MG.
F vii Ignácia Felizarda da Costa
M viii Miguel Rodrigues da Costa
M ix Luiz Rodrigues da Costa
F x Constança Claudina da Costa (foi minha 6 avó), e que casou-se com o Capitão de Ordenanças Francisco de Paula Rodrigues.

Obrigada por toda informação.

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#113138 | Paulo Valadares | 01 mar 2006 10:58 | Em resposta a: #46297

De: Paulo Valadares, Brasil
Para: José Bessa

Bom dia, Sr. Bessa.
Sou Paulo Valadares, historiador, pertenço a Associação Portuguesa de Genealogia e também a outras sociedades congêneres. Sou autor de quase uma centena de artigos sobre genealogia, principalmente de cristãos-novos. No momento estou terminando uma genealogia do Capitão Artur Carlos de Barros Basto (1887-1961), construtor da sinagoga do Porto. Já conheço o seu costado paterno (Barros Basto) até o séc. XVIII, porém o lado materno, conheço pouco. A sua mãe era a professora de música MARIA ERNESTINA BESSA FORTES (1859- Porto, 15-04-1920), de família de Amarante. Os seus pais eram Domingos Martins da Silva Fortes e Ana Maria Bessa (esta, nascida em Santa Maria de Peroselo, Penafiel e filha de Francisco Ferreira Bessa e Custódia Maria (...).
Pergunto: o Sr. teria alguma indicação sobre este ramo Bessa ?
Agradeço e coloco-me a sua disposição,

Paulo Valadares,
cx. postal nº 1025
Campinas, SP, Brasil
13001-970

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#113139 | abribas | 01 mar 2006 11:49 | Em resposta a: #113138

Caro Paulo Valadares,
A família tratada acima era residente em Lordelo do Ouro, Porto, pelo menos desde o século XVII, pelo que penso não terá relação com a que procura; No entanto o confrade JDM (João Donasbotto e Menezes) abaixo é descendente e procura pela mesma família Bessa de Santa Maria de Peroselo, Penafiel, pelo que lhe poderá ser um contacto interessante.
Cumprimentos
A B Ribas

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#113150 | francisco1955 | 01 mar 2006 15:02 | Em resposta a: #46559

Boas tardes

Uma vez que vossa familia tem lobo na familia, ex. Costa lobo,sabem me dizer se tem haver com alguma familia lobo proveniente do Brasil mais concretamente Belem do Pará ?ou da família antunes que se supõe ser da nazare

Desde Ja Agradeço a vossa ajuda

F.simoes

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#113158 | souzaneto | 01 mar 2006 17:37 | Em resposta a: #1375

Sou bisneto de Maria Pereira Bessa, que casou-se com Bernardino Carneiro de Souza Netto e viviam , ao que sei, em Passos Fereira - Guimaraes. Agradeço se puder me dar informaçoes sobre este ramo da minha familia.

Wilson Correa de Souza Neto
Rio de Janeiro - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#113436 | Paulo Valadares | 05 mar 2006 11:24 | Em resposta a: #113139

Bom dia, Sr. Ribas.
Agradeço a sua resposta e também a indicação.
A disposição,

Paulo Valadares
faiguen arroba terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Bessa de Penafiel

#113437 | Paulo Valadares | 05 mar 2006 11:34 | Em resposta a: #112766

Bom dia, Sr. Donasbôtto e Menezes:
Estou procurando os ascendentes de MARIA ERNESTINA BESSA FORTES (Amarante, 02-10-1859 - Porto, 15-04-1920), filha de Domingos Martins da Silva Fortes e Ana Maria Bessa (esta, nascida em Santa Maria de Peroselo, Penafiel e filha de Francisco Ferreira Bessa e Custódia Maria... As razões desta pesquisa estão em participação anterior.
Agradeço a atenção,

Paulo Valadares
faiguen arroba terra.com.br
Campinas, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Bessa de Penafiel

#113586 | JDM | 07 mar 2006 20:14 | Em resposta a: #113437

Caro Paulo Valadares

Infelizmente a informação que procura não a tenho. No entanto a probabilidade de Ana Maria Bessa ser Irmã de Vitorino Ferreira Bessa parece-me grande. Poder-me-á facultar os elementos que eventualmente terá relativamente a esta Senhora e a seus Pais (Francisco e Custódia) por ex. nºs de registos, baptizados, datas, etc.
Com mais informação talvez eu possa chegar mais longe no arquivo distrital do Porto.
Melhores cumprimentos
João Donasbôtto e Menezes
joao ponto menezes arroba sapo ponto pt

Resposta

Link directo:

RE: Bessa de Penafiel

#113608 | Paulo Valadares | 08 mar 2006 12:55 | Em resposta a: #113586

Bom dia, Sr. Donasbôtto e Menezes.
As informações que passei vem do batismo de MARIA ERNESTINA BESSA FORTES, já identificada anteriormente. Apenas um dado a se acrescentar: o seu padrinho de batismo foi Vitorino Ferreira Bessa e sua esposa Bernardina Augusta Pinto.
Agradeço a sua atenção.

Ao dispor,

Paulo Valadares
Campinas, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#115177 | giselabessa | 27 mar 2006 02:23 | Em resposta a: #113158

Sou bisneta de Antonio Barbosa Bessa natural do Porto ( conforme certidão narrativa completa de meu pai Antonio Barbosa Bessa Neto -filho de Antonio Barbosa Bessa natural de Luanda e neto paterno de Antonio Barbosa Bessa natural do Porto/Portugal) pretendo saber por gentileza se seria possivel encontrar algum registo pois pelas minhas contas ele teria nascido entre os anos de 1870 a 1880. Não sei se ele deixou irmãos ou parentes no porto antes de viajar e se fixar em angola
muito grata por ter esta oportunidade
gisela angela de macedo barbosa bessa

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#117046 | aliberal | 21 abr 2006 12:04 | Em resposta a: #112826

Caro Gil Campilho,

Na sequência dos mails trocados no GENEA em Fevereiro deste ano, escrevo-lhe para saber se teria encontrado elementos relativos às ligações musicais da sua trisavó Laura Albertina Bessa Cardoso com o pianista e compositor Miguel Angelo Pereira, que como se recordará me interessam em particular.
Com os melhores cumprimentos,

Ana Maria Liberal

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#225170 | CarlosE | 31 mar 2009 02:03 | Em resposta a: #46297

Exmo. Sr. Kleber Bessa (JKRIBAS),

Através da sua colaboração no site, venho por meio deste pedir a seguinte informação e agradeço a sua gentileza.

Estou em um dilema muito grande, pois busco a árvore da minha família Bessa e não posso encontrar devido a falta de informação atribuída pela minha família ou seja, infelizmente no Brasil não temos os mesmos costumes como o de Portugal - de registar todos os acontecimentos da nossa história.

Bom, como disse; procuro mais informações sobre o paradeiro do meu bisavô que foi para o Brasil com os dois irmãos dele em meados de 1897. Mas o nascimento dele se torna difícil, pois não temos a data exacta, somente temos a data do seu falecimento e estimamos (através da idade de falecido - 63 anos) que ele tenha nascido no ano de 1878.

Sendo assim, qual seria o vosso parecer (dica, sugestão) para que possamos obter mais informações de seu local de nascimento?

Ps: Possuo os nomes dos pais dele.


Agradeço imensamente toda a atencao prestada.

Atenciosamente,
Carlos E.

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#225188 | paribas | 31 mar 2009 13:40 | Em resposta a: #225170

Caro Carlos

Eu também tenho um ramo Bessa em Santa Marta/Croca Penafiel.

Serão os seus de que zona?

RT

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#225189 | CarlosE | 31 mar 2009 14:34 | Em resposta a: #225188

Exmo. Sr. Paribas, (RT)


Devido a falta de interesse de minha família (infelizmente) não sabemos certamente a origem/ramo de nossa raiz Bessa.
Mas de acordo com a pesquisa feita pela minha mãe, sabemos que o meu Bisavô vem da região do Porto, Paços de Ferreira. Será que existe alguma conexão com Santa Marta/Croca Penafiel?


Atenciosamente,
Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#225202 | paribas | 31 mar 2009 19:00 | Em resposta a: #225189

Caro Carlos

Sem essa informação é quase impossível saber.

Paços de Ferreira é próximo de Penafiel, mas "Bessas" nesta zona há muitos e em diferentes sítios.

Cump.

RT

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#225203 | CarlosE | 31 mar 2009 19:04 | Em resposta a: #225202

Agradeço a resposta...


RT ja' conseguiu fazer a pesquisa alguma vez de suas raizes em Penafiel?

Attn.
Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#225205 | paribas | 31 mar 2009 19:17 | Em resposta a: #225203

Caro Carlos

Claro que sim. Tenho a arvore até 1580 (+/-)!

Um abraço

RT

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#225225 | CarlosE | 31 mar 2009 23:21 | Em resposta a: #225205

Caro RT,


que interessante!

Aonde eu posso visualiza-la?

Abs,
Carlos

Ps: Com o nome do meu tataravô ajudaria em algo?

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#225948 | fraflotei | 09 abr 2009 06:52 | Em resposta a: #115177

Caso fosse possível. gostaria de ser informado se alguem tem conhecimento de um casamento efectuado no Porto possivelmente anos 1920/1930 de um Bessa com uma senhora chamada Maria Carolina Trepa Flores.
Obrigado pela atenção devida.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Bessa

#330226 | ILKA | 02 jun 2013 14:59 | Em resposta a: #112502

Estou muito interessada em saber a descendencia de Vitorino , na região de Peroselo . Voce poderia me mandar os dados que tem sobre qualquer Vitorino daquela região? Obrigada!
Ilka Villela
icmvillela@gmail.com

Resposta

Link directo:

Família Bessa

#348708 | RuiBrito | 29 jul 2014 00:35 | Em resposta a: #46297

Caro José Bessa Ribas,

O meu nome é Rui Miguel Leite Dantas de Brito e embora eu já não tenha no meu nome, sou descendente da família Bessa, em particular a minha bisavó chamava-se Francisca Pinto Bessa e nasceu em 1880 na freguesia da Vitória, no Porto e os meus trisávos seus pais foram António Pinto de Bessa e Lizarda dos Anjos Pinto de Bessa, e foi casada com Luiz da Rocha Brito de uma igualmente conhecida familia do Porto ligada ao Teatro Sá da Bandeira. Estou a fazer a árvore da família e gostava de encontrar um elo comum com aqueles que já possui desta família. Será possivel disponibiliar-me alguma informação que tenha que me possa ajudar e que antecipadamente agradeço? Fico a aguardar um retorno seu. Obrigado.

Atentamente, Rui Brito.

Resposta

Link directo:

Família Bessa

#348709 | abribas | 29 jul 2014 10:21 | Em resposta a: #1375

Caro confrade, bom dia

A filiação do seu trisavô António Pinto de Bessa está incorrecta aqui na base de dados do Geneall. Já por diversas vezes a tentei corrigir mas nunca fui atendido.
Poderá confirmar o que estou a dizer no baptismo dos irmãos da sua bisavó Francisca Pinto Bessa:
Alberto, Vitória 3/7/1870, fl 82 (m0044.tif em http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=781875)
António, Vitória 1871, fl 58v
António José 1877, Vitória, fl 126v
Todos filhos de António Pinto de Bessa e de Lizarda dos Anjos Pinto de Bessa, netos paternos de Alberto Pinto de Bessa e de Luzia D'Oliveira Barbosa e maternos de António José da Silva e de Dona Maria Francisca Ribeiro e Silva.

Também eu pensei ser o mesmo quando encontrei o testamento de António Pinto de Bessa no Arquivo Histórico do Porto, a 25/4/1907 http://gisaweb.cm-porto.pt/units-of-description/documents/56575/?q=Lizarda+dos+Anjos , onde vêm enunciados os filhos, mas depois vim a verificar não ser.

Melhores cumprimentos e boas pesquisas
António

Resposta

Link directo:

Família Bessa

#348711 | aburma | 29 jul 2014 15:08 | Em resposta a: #1375

Caro António,

A sua mensagem deveria ser endereçada aos meus primos António e José Luís Bessa Ribas, também presentes neste tópico. Sou primo deles por outro lado que não a família Bessa Ribas.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

Família Bessa

#348713 | pedrolx78 | 29 jul 2014 16:27 | Em resposta a: #1375

Boa tarde,

Alguma vez nas suas pesquisas encontrou D. Olímpia do Carmo Bessa, natural da freguesia da Vitória (c. 1870...) casada com Francisco António dos Santos?

Se me puder dar alguma informação ficar-lhe-ia extremamente grato.


Obrigado,

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

Família Bessa

#348714 | abribas | 29 jul 2014 16:55 | Em resposta a: #1375

Boa tarde
Lamento mas não me recordo desse nome.
Bessa's existem muitos da zona de Lousada e Penafiel. Os que me interessam são de Lordelo do Ouro.
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

Família Bessa

#348715 | pedrolx78 | 29 jul 2014 16:56 | Em resposta a: #1375

Estes seriam mesmo do Porto, freguesia da Vitória..

Resposta

Link directo:

Família Bessa

#348824 | RuiBrito | 02 ago 2014 17:21 | Em resposta a: #348709

Caro confrade boa tarde,

Antes de mais muito obrigado pela sua resposta e pelas informações que me enviou. No entanto, as mesmas ainda me deixaram mais confuso. Percebo que a filiação do meu trisavó está errada aqui no GeneAll e que portanto tenho a certa das pesquisas que já efetuei. É isso? E relativamente aos irmãos da minha bisavó Francisca, eu tenho informação de outros para além dos que me enviou, até pelo testamento do António Pinto de Bessa e da sua esposa Lizarda que também já tenho, pelo que presumo que apenas me enviou os que tem conhecimento. No entanto, fiquei sem perceber se este ramo Bessas da Vitória está ou não relacionado com o seu de Lordelo e qual o ramo em comum. Pode ajudar-me a esclarecer essa questão dado possuir um enorme conjunto de informação? Ou são ramos totalmente diferentes, pois afirma que também pensava serem o mesmo e que não são?
Tomo a liberdade de lhe enviar o meu e-mail para ser mais fácil falarmos e trocarmos informação: ruimiguelbrito@gmail.com, agradecendo-lhe uma vez mais toda a ajuda já dada e a que estou certo ainda poderá dar.
E relativamente à filiação errada, conseguiu obter uma resposta da parte dos administradores do site ou não?
Um vez mais obrigado por toda a ajuda e disponibilidade e fico a aguardar um seu retorno.

Com os meus melhores cumprimentos, Rui Brito.

Resposta

Link directo:

Família Bessa

#360644 | ecostaseixas | 21 ago 2015 12:02 | Em resposta a: #1375

João Maya

Só hoje vi esta sua entrada no Forum. Quero informa-lo que o seu Trisavô João Eduardo de Souza e Carvalho está sepultado num nosso jazigo no cemitério de Agremonte no Porto. Ele era irmão de minha trisavó Albina Amélia de Souza e Carvalho . Casou com uma Bessa que por sua vez era irmã de meu trisavô materno Joaquim de Bessa Pinto.
Conheci bem o escultor Delfim Maya, mulher e o filho Francisco. Sempre que vinham ao Porto iam visitar minha avó Maria das Mercês de Souza Lima da Rocha Leão. Mais tarde encontrei o Francisco no Porto já casado com a Gilda e com 2 filhos. Dei-me muito com o Delfim Lucena em Angola .

Euardo da Costa Seixas

Resposta

Link directo:

Família Bessa

#361044 | hmaia | 04 set 2015 12:22 | Em resposta a: #1375

Caro João Maya,

Muito apreciaria saber se por acaso tem ascendentes Maya em Lordelo do Ouro, em Miragaia, na Sé do Porto, lugares por onde andaram os meus antepassados Maya.

Com cumprimentos, agradeço antecipadamente.
Hernâni Maia

Resposta

Link directo:

Família Bessa

#361045 | hmaia | 04 set 2015 12:27 | Em resposta a: #46297

Caro Sr. José Bessa Ribas,

Muito grato lhe ficaria se pudesse informar-me se alguma vez a família Bessa Ribas foi proprietária ou residiu na Quinta do Monte na Foz do Douro.

Com os melhores cumprimentos,
Hernâni Maia

Resposta

Link directo:

Família Bessa

#361046 | hmaia | 04 set 2015 12:32 | Em resposta a: #46671

Caro Sr. José Bessa Ribas,

Muito grato lhe ficaria se pudesse informar-me se a família Bessa Ribas foi alguma vez proprietária ou residente na Quinta do Monte na Foz do Douro.

Com os melhores cumprimentos,
Hernâni Maia

Resposta

Link directo:

Família Bessa

#361048 | abribas | 04 set 2015 14:19 | Em resposta a: #361046

Caro Hernâni Maia
Essa Quinta pertenceu a Manuel Dias de Bessa Ribas, que nunca lá residiu. Foi vendida há mais de 50 anos.
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

Família Bessa

#430506 | cteodoro | 17 jan 2021 21:24 | Em resposta a: #1375

Caro José Bessa e Caro Gil,

Sou trisneta de António Barbosa Bessa natural do Porto a minha avô paterna chamava-se Ilda Barbosa Bessa era filha de António Barbosa Bessa natural de Luanda, pretendo saber se seria possível encontrar algum registo como freguesia e ano ou mesmo certidão de nascimento do meu trisavó.

Não sei se ele deixou irmãos ou parentes no porto antes de viajar e se fixar em Angola

Aguardo ansiosa por noticias vossas, pois gostaria de ver também a árvore genealógica dos meus antepassados.

carolinateodoro.ct@gmail.com

obrigada

Resposta

Link directo:

Família Barbosa Bessa

#433860 | cteodoro | 20 mai 2021 07:36 | Em resposta a: #430506

António Barbosa Bessa (Pai), natural do Porto, António Barbosa Bessa (filho) natural de Cabire nasceu em Angola, necessito dos seus dados como freguesia, e ano de nascimento.

Resposta

Link directo:

Família Bessa

#433888 | Vasco Briteiros | 21 mai 2021 04:10 | Em resposta a: #361048

Caro Hernâni Maia
Pode me informar se frequentou a Faculdade de Ciências do Porto.
Cumprimentos
Vasco Brandão Gama
Porto

Resposta

Link directo:

Família Bessa

#433910 | hmaia | 21 mai 2021 22:24 | Em resposta a: #361048

Possivelmente já respondi a agradecer, mas caso não o tenha feito, agradeço agora, reconhecidamente.
Hernâni

Resposta

Link directo:

Família Bessa

#433911 | hmaia | 21 mai 2021 22:27 | Em resposta a: #433888

Sim, frequentei e, se a memória não me engana, fomos colegas…
Será que ambos temos boas memórias?
Posso saber se é esta a razão da pergunta?
Um abraço.
Hernani Maia

Resposta

Link directo:

Família Bessa

#433919 | Vasco Briteiros | 22 mai 2021 02:38 | Em resposta a: #433911

Olá Hernani

Fizeste a minha caricatura para o livro de curso.
Depois creio que nunca mais nos vimos, Eu fui par o Liceu de Braga dois anos , mas depois voltei para o Porto e cá fiquei até agora. Onde estás agora ?
Um grande abraço.
Vasco
vbriteiros@gmail.com

Resposta

Link directo:

Família Bessa

#433920 | hmaia | 22 mai 2021 10:22 | Em resposta a: #433919

Olá, Vasco,

Que óptimo! Respondo-te por email.

Grande abraço.
Hernâni

Resposta

Link directo:

Família Bessa

#434400 | JCOLX | 12 jun 2021 11:57 | Em resposta a: #225948

Talvez TENHA o que procura.
Entre em contacto comigo via este email, jose.carlos.olx@gmail.com, para facilitar a troca de dados. Abraço

Resposta

Link directo:

Família Bessa

#434519 | JPedroBessa | 17 jun 2021 10:10 | Em resposta a: #1375

Alguém tem alguma informação que possa fornecer sobre Ana Margarida da Rocha Beça (Penafiel?), mãe de Agostinho da Rocha Beça nascido em Sebolido, Penafiel a 28 de agosto 1833?
Obrigado,
J. Pedro Bessa
(jpedro.bessa@gmail.com)

Resposta

Link directo:

Família Bessa

#434801 | Teresa Vilhena | 01 jul 2021 18:41 | Em resposta a: #1375

o irmão da minha avô: Valeriano Pires Bessa, nasceu em Lisboa mas foi morar para Alvaredo (Melgaço), terra de nascimento dos seus pais. Em 1941 foi vogal no Conselho Municipal de Melgaço.
Veio a ser conhecido por Valeriano Guimarães Bessa.
Gostava de saber os antecedentes dele.
Se me puderem ajudar, fico muito grata.
Teresa Vilhena

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 04:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen