Família Caetano Ferreira, Anadia

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Caetano Ferreira, Anadia

#137511 | CesarPaulo | 17 dez 2006 17:05

Procuro antepassados da familia Caetano Ferreira.
Viviam na região de Arcos, Anadia, e regíoes vizinhas. Grato por qualquer informações

César Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Família Caetano Ferreira, Anadia

#137534 | Mavasc | 17 dez 2006 20:42 | Em resposta a: #137511

Caro César Paulo

Há, em Arcos,Anadia, uma família Paulo. Se, por acaso, faz parte dela é possível que lhe possa dar alguns elementos.

Melhores cumprimemtos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Família Caetano Ferreira, Anadia

#137545 | CesarPaulo | 17 dez 2006 22:45 | Em resposta a: #137534

Grato por responder.

Poderia informar-me como entrar em contacto com esta família? Teriam e-mail para correspondência?

Resposta

Link directo:

RE: Família Caetano Ferreira, Anadia

#137550 | Mavasc | 17 dez 2006 23:08 | Em resposta a: #137545

Caro César Paulo

Uma de minhas tias, Maria Beatriz, irmã de minha Avó Ema, casou com Jaime Paulo. Desse casamento houve 2 filhas, já falecidas, uma das quais, Maria José, casou com o pintor Fausto Sampaio. Tiveram 3 filhos, uma das quais é minha prima Maria Teresa Lares Paulo Sampaio, Casada com Carlos Costa Macedo, que surge normalmente como Teresa Costa Macedo. Outra, Maria José, foi deputada pelo CDS, está reformada e vive em Anadia. Conheci vários elementos da família Paulo, tendo estado, há pouco tempo, num casamento de família com alguns.
Procure, no genea, Teresa Sampaio e logo confima estes dados.A familia Sampaio , de Anadia, está ligada aos Alegre, isto é, Anadia é uma terreola e todos são primos uns dos outros.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Família Caetano Ferreira, Anadia

#137639 | CesarPaulo | 18 dez 2006 22:06 | Em resposta a: #137550

Houve uma pequena confusão.
Procuro a família Caetano Ferreira e não família Paulo. Mas de qualquer modo, sou grato pelas respostas, e como não conheço Anadia, toda informação é valiosa. grande abraço.

César Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Família Caetano Ferreira, Anadia

#137664 | qcrasto2b | 19 dez 2006 01:40 | Em resposta a: #137550

Cara Confrade

Maria Benedita

Ao denominar Anadia de ..." uma terreola"... onde ..." todos são primos uns dos outros"... só pode atestar o seguinte:

A_ A senhora é uma perfeita ignorante da história de Portugal, e desconhece os vultos da nossa cultura e políticos oriundos de Anadia.
B_ A Senhora é uma perfeita ignorante em termos de geografia, e nunca teve meios para se deslocar do sitio onde reside para conhecer esta localidade.
C_ A Senhora é uma perfeita ignorante das famílias e casas de Anadia.

Qualquer esclarecimento de que necessite sobre Anadia, não hesite em me contactar.

Cordialmente

Nuno Teixeira Pereira De Figueiredo
Casa do Crasto
Anadia

P.S. "Terreola" escreve-se terriola.

Resposta

Link directo:

RE: Família Caetano Ferreira, Anadia

#137675 | CesarPaulo | 19 dez 2006 09:00 | Em resposta a: #137664

Caro Nuno,

Grato por tua contribuição. Eu nunca estive em Anadia, mas meus antepassados eram ou são de lá ( se ainda houver alguem da familia vivendo nesta região). Diga-me como é a região e se conhece o povo que lá vive, eu gostaria de contactar alguém da família Caetano Ferreira, se conhecer poderia fornecer-me o contacto. Sou de São Paulo, Brasil e venho procurando fazer uma árvore genealógica de minha família, daí o interesse de conhecer alguem que ainda viva na região.

Obrigado e um ótimo Natal


César Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Família Caetano Ferreira, Anadia

#137692 | Mavasc | 19 dez 2006 12:34 | Em resposta a: #137664

Caro Nuno Teixeira Pereira De Figueiredo

A sua simpatia e cordialidade deixam-me sem fôlego! Sou, efectivamente, uma ignorante da história de Portugal. Dos vultos da nossa cultura e políticos oriundos de Anadia conheço apenas alguns, cujas obras e biografias costumo consultar na biblioteca de Anadia. E, tem graça, num dos que consultei em Agosto, sobre gente " ilustre" proveniente da zona, apareceram-me pelo menos uns 4 parentes bem próximos.
Realmente sou uma perfeita ignorante das famílias e casas de Anadia. Que quer que lhe diga, com a maior das humildades? Eu não vivo em Anadia, só lá passo férias desde miúda e alguns fins de semana, e, coisa mais grave ainda, a casa que possuía em Arcos, Anadia...vendi-a!
Contudo, dado manter outra casa a 5 Km de Anadia, e ter á minha disposição a Casa do Canto, em Ancas, Anadia, casa de meus trisavós, para além do facto de dever estar em Anadia em casa de minhas primas Sampaio no Natal, agradeço que, caso se queira dar a esse trabalho, meritório, porque ensinar um ignorante é ,decididamente , uma obra de benemerência a favor da comunidade, entre em contacto comigo e me instrua um pouco sobre a história, vultos políticos e casas de Anadia!
Contactos:

beneditavasconcelos@hotmail.com
Tel 965367425

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

Anadia

#137772 | Pedro Soldado | 20 dez 2006 12:47 | Em resposta a: #137692

Cara prima

Desta vez apanharam-te, nem a Rota Dos Vinhos Da Bairrada te salva! Em forma de consolação estás convidada para o almoço de dia 26 em Mogofores! E obrigada a subir a correr até á tua querida Quinta de Santa Luzia com o Código á cabeça,sem caír.
Permito o uso da rodilha!

Um abração

Pedro, já com uma Filipa Pato na mão

Resposta

Link directo:

RE: Família Caetano Ferreira, Anadia

#137818 | CesarPaulo | 20 dez 2006 21:28 | Em resposta a: #137692

Caros Nuno e Benedita,

Eu não tive intensão de provocar nenhuma desavença, apenas obter inofrmações sobre a região e se se há alguém de minha família ainda vivo por lá. Sou neto de português da região de Arcos, Anadia, mas não conheço o local, por isso meu interesse em saber de lá. Vamos falar da região com o respeito que merece. Eu vivo numa cidade enorme, São Paulo, com vida muito agitada, penso ser muito diferente do que é Arcos, mas me encantam lugares calmos.
Grato por toda inofrmação que puderem fornecer, grande abraço,


Cesar Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Família Caetano Ferreira, Anadia

#137819 | qcrasto2b | 20 dez 2006 22:00 | Em resposta a: #137818

Caro
César Paulo

Todas as eventuais desavenças estão perfeitamente esclarecidas e ultrapassadas.
Peço-lhe desculpa pela minha intromissão neste seu fórum. Apenas o fiz movido pelo desejo de ver tratada com respeito uma terra que eu bastante estimo.

Nasci e resido em Anadia mais propriamente em Arcos, e terei imenso prazer em ajudá-lo.
Para isso necessito que me informe do nome completo do seu antepassado e data nascimento, depois verei o que lhe consigo encontrar.

Cordiais Cumprimentos

Nuno Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Caetano Ferreira, Anadia

#137845 | CesarPaulo | 21 dez 2006 08:34 | Em resposta a: #137819

Caro Nuno,

Grato pela ajuda. Se vive em Arcos, que é a freguesia de onde vieram meus antepassados, conte me sobre a região.
Meu avô chamava-se Antonio Caetano Ferreira, nascido em 1881 em Arcos, filho de José Caetano Ferreira e Maria Paula de Jesus; o José era filho de outro José Caetano Ferreira e Maria Theresa de Jesus; este José era filho de Miguel Ferreira e Theresa Maria de Jesus.
Com os melhores cumprimentos

César Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Família Caetano Ferreira, Anadia

#139079 | CesarPaulo | 04 jan 2007 08:50 | Em resposta a: #137692

Cara Maria Benedita,

Poderia contar-me como é a região de Anadia? Meu avô nasceu na freguesia de Arcos, onde vc tem casa ( talvez de campo ?) , sei que eram de família de lavradores e gostaria de saber se ainda existe algum descentente dele vivo, não sei como pesquisar. Grato

César Paulo Caetano Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Caetano Ferreira, Anadia

#139086 | Mavasc | 04 jan 2007 11:11 | Em resposta a: #139079

Caro César Paulo

Anadia é uma pequena cidade, muito simpática. Das coisas bonitas que de lá me recordo, e ainda existem mas um pouco diluídas pelo crescimento da cidade, é a entrada velha até á Praça central, onde está a Câmara Municipal (e a estátua do Visconde de Seabra), ladeada de tílias lindíssimas, ao que consta mandadas plantar pela mulher de José Luciano de Castro, D.Emília de Seabra.

O concelho recebeu foral de D. Manuel I em 1514. O actual município foi criado em 1839 pela fusão de vários concelhos, tendo a vila sido elevada a cidade em 9 de Dezembro de 2004.
FREGUESIAS
Aguim
Amoreira da Gândara
Ancas
Arcos
Avelãs de Caminho
Avelãs de Cima
Paredes do Bairro
Moita
Mogofores
Óis do Bairro
Sangalhos
S. Lourenço do Bairro
Tamengos
Vila Nova de Monsarros
Vilarinho do Bairro

Arcos é pegado a Anadia. Se consultar no Google, Anadia, encontra muita informação sobre a região e a sua principal actividade, a vitivinicultura. A três Kms de Anadia encontram-se as termas da Curia, também patrocinadas por D. Emília de Seabra. Alías, no séc XIX, Anadia chegou a ser um centro político importante, já que lá vivia José Luciano de Castro ( Pereira Côrte-Real), 1834-1914, um dos fundadores do Partido Progressista, várias vezes ministro e Presidente do Conselho De Ministros. Era de Oliveirinha, Aveiro, mas casou em Anadia com D. Emília de Seabra, filha de um notável advogado da região, o Dr Alexandre de Seabra. D. Emília foi uma figura especialíssima, mulher de grande dinâmica e inteligência, governava Anadia enquanto o marido governava o país. É curiosíssima a sua correspondência com os vários presidentes da câmara da altura, demonstrativas de que, mesmo em plena instauração da 1ª República, todos se curvavam ás suas ordens e opiniões. Sobre este assunto há um livro muito interessante, "Anadia e a 1ª República", do Dr Nuno Rosmaninho. D. Emília teve 2 filhas, que ficaram ambas solteiras, e foram grandes beneméritas da região.

Diversas foram as pessoas de Anadia que entram na história pelas suas qualidades :

Fausto Sampaio, anadiense, nascido em Alféloas em 4 de Abril de 1893. Pintor surdo-mudo, que com muita perseverança conseguiu singrar no meio artístico.
Mário Duarte, que trabalhou para que o futebol se desenvolvesse em Portugal. Falecido em Aveiro tem o seu nome gravado no Estádio Municipal da cidade. É um dos avós do poeta e deputado Manuel Alegre.
Manuel Rodrigues Lapa, professor catedrático, filósofo e jornalista.
Fernando Afonso Geraldes de Melo Sampaio Pereira, único visconde, l° Conde e l° Marques da Graciosa. Por sucessão, senhor de Meddim, alcaide-mor de Monsanto.
De resto, as principais atracções da vila são o palacete do Conde da Anadia e o Paço dos Marqueses da Graciosa, magnífico edifício do século XVIII.
Uma actividade curiosa da zona é exclusivamente desempenhada por mulheres, as «empalhadeiras de garrafões», que trabalham com vime e palha.
A Bairrada é uma região de longos vales e montes abrigados onde a expressão «boas águas, melhores vinhos» se encontra plenamente justificada.

E que mais lhe posso dizer? Que é lindo o passeio até ás Termas de Vale da Mó, e do Luso, que a Curia, especialmente o Palace Hotel e o parque, merecem visita prolongada, que, quando se entra no palace e se percorrem os corredores nos deparamos com todo um ambiente que nos faz sonhar com os anos 20 do séc. passado e a vivência nas termas dessa altura, e que tudo isto são incentivos para que , um dia, venha visitar a terra de seus avós!

E depois há o leitão! Não em Anadia, mas em toda a região que a rodeia, da Mealhada a Sangalhos, regado com o bom espumante da zona!

Vale também a pena conhecer Mogofores, a 4Kms, e a história e casas da vila. Em Mogofores viveu e trabalhou no 1º Código Civil Português, o Visconde de Seabra, tanto na sua quinta de S. Lourenço como na de Sta Luzia. Por Sta Luzia, durante a redacção do Código de !867, passaram os maiores vultos da intelectualidade portuguesa, nomeadamente Alexandre Herculano. Outro vulto importante é o Barão de Mogofores, José Ferrreira de Seabra da Mota, cunhado do Visconde de Seabra. Todas estas figuras constam do Genea Portugal, onde os poderá procurar.

Quanto aos seus avós... sabendo a data de nascimento é fácil pedir certidões, quer em Anadia quer no AD de Aveiro.
Em nada me admira que fossem agricultores, era da agricultura que a região vivia, especialmente da vinha! Agora descobrir se ainda lá tem família...talvez perguntando a seus pais ou procurando na lista telefónica. Se eu, entretanto, encontrar alguma coisa digo!

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Família Caetano Ferreira, Anadia

#139294 | CesarPaulo | 05 jan 2007 14:24 | Em resposta a: #139086

Cara Maria Benedita,

Muito valiosa esta tua resposta. É por esta gentileza que sinto orgulho de ser descendente de português.
Tua sugestão de pedir certidão de batismo de meu avô, eu já o fiz, e já recebi.
Eu vivo em São Paulo, não sei se vc conhece, mas é uma cidade gigantesca, gostaria de retribuir tua gentileza, caso queira qualquer coisa daqui, estou a tua disposição, é só dizer.


Com os melhores cumprimentos,

César Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Família Caetano Ferreira, Anadia

#139308 | Mavasc | 05 jan 2007 15:57 | Em resposta a: #139294

Caro César Paulo

Bem-haja pela simpática resposta! Não conheço S. Paulo, talvez um dia... possa ser!

Um abraço

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Família Caetano Ferreira, Anadia

#221988 | Filipe Manuel | 23 fev 2009 23:35 | Em resposta a: #139308

Carissimos,

Alguém saberia dizer ou porventura terà informações acerca do Manoel Soares, Barbeiro, cc. Maria de Oliveira a 7 Setembro 1721 nos Covões mas natural de Avelãs de Caminho e cuja mãe daquele, Antonia Soares era natural de Coimbra, freguesia de Santa Cruz tendo casado com Domingos Soares de Avelãs de Caminho?

Ficaria imensamente grato por qualquer informação

Bem-Haja
Filipe Manuel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 16:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen