Como localizar uma certidão sem data exacta?

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Como localizar uma certidão sem data exacta?

#138218 | MP | 26 dez 2006 22:26

Caríssimos,
Que tipo de procedimentos se podem seguir para localizar, num arquivo distrital, uma certidão de nascimento sem se saber a data exacta, mas apenas um intervalo de 5 ou 10 anos?
Obrigado desde já pela atenção...

Resposta

Link directo:

Como localizar uma certidão sem data exacta?

#138241 | Lourval | 27 dez 2006 02:49 | Em resposta a: #138218

Caro MP,
Se você sabe exatamente o nome de quem você quer o batismo (ou registro civil), os nomes dos pais desta pessoa, o concelho e a freguesia, então este intervalo de 5 a 10 anos não representará grande problema. Normalmente quando você sugere um ano, por exemplo, 1890, eles procurariam entre 1885 e 1895. Mas tudo dependerá do que você disser e também daquele que vai efetivamente pesquisar.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Como localizar uma certidão sem data exacta?

#138278 | MP | 27 dez 2006 13:57 | Em resposta a: #138241

Caro Lourval,
Agradeço muito a sua resposta à questão colocada... O problema é que entretanto consegui saber que a extensão do intervalo cronológico poderá fazer disparar os custos de um pedido de fotocópia não certificada (o que, apesar de lógico, não deixa de ser preocupante)... Uma vez que a primeira meia hora de pesquisa é gratuita, a melhor estratégia a seguir quando se desconhece uma data será ir fazendo pedidos com intervalos curtos (1 ou 2 anos) até acertar, não? ;)
Obrigado uma vez mais...

Resposta

Link directo:

Como localizar uma certidão sem data exacta?

#138285 | Lourval | 27 dez 2006 14:36 | Em resposta a: #138278

Caro MP,
Este critério "geral" realmente existe mas ele não é seguido à risca, pois também há os critérios próprios de cada arquivo distrital, dependendo de seus diretores. Há arquivos distritais que nada cobram quando nada encontram (a maioria) mas há alguns que cobram mesmo sem nada encontrar. Há ainda a Torre do Tombo cujos serviços são gratuítos. Se você tiver a sorte de poder trabalhar com a Torre do Tombo.....
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Como localizar uma certidão sem data exacta?

#138293 | MP | 27 dez 2006 15:52 | Em resposta a: #138285

Caro Lourval,
Efectivamente, sou de Lisboa, daí que tenha facilidade em dirigir-me à Torre do Tombo... e, uma vez que até tenho algum tempo livre, melhor ainda...
Tenho andado a dar umas vistas de olhos pelo fórum e também pelo site da TT, e pelo que entendi posso eu mesmo fazer a pesquisa através dos registos microfilmados, em vez de solicitar que façam essa pesquisa por mim. A dúvida que tenho assenta no seguinte: na TT, estão disponíveis todos os registos microfilmados de todos os distritos do país ou apenas de alguns? Se calhar, é uma pergunta um pouco ingénua, mas a verdade é que não me posso considerar um sábio nestas matérias.
Os meus agradecimentos uma vez mais :)

Resposta

Link directo:

Como localizar uma certidão sem data exacta?

#138295 | Lourval | 27 dez 2006 16:04 | Em resposta a: #138285

Caro MP,
Ela, a Torre do Tombo, tem muita coisa, mas acho que nem tudo. Mas se você está ao lado da TT, você é um genealogista privilegiado. Sei que do Distrito de Castelo Branco eles têm praticamente tudo o que não for muito recente, pois neste caso, só nos arquivos distritais locais e se for ainda mais recente, somente nas conservatórias locais. Qual distrito você quer pesquisar?
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Como localizar uma certidão sem data exacta?

#138296 | Lourval | 27 dez 2006 16:05 | Em resposta a: #138293

Caro MP,
Ela, a Torre do Tombo, tem muita coisa, mas acho que nem tudo. Mas se você está ao lado da TT, você é um genealogista privilegiado. Sei que do Distrito de Castelo Branco eles têm praticamente tudo o que não for muito recente, pois neste caso, só nos arquivos distritais locais e se for ainda mais recente, somente nas conservatórias locais. Qual distrito você quer pesquisar?
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Como localizar uma certidão sem data exacta?

#138302 | MP | 27 dez 2006 16:42 | Em resposta a: #138295

Caro Lourval,
Na verdade, são alguns os distritos que pretendo pesquisar e na TT existirá parte do que pretendo. Porém, no que respeita a um deles, o de Viana do Castelo, creio que não existirá grande coisa na TT, pois, pegando nas suas palavras, «ela (...) tem muita coisa, mas (...) nem tudo». Ainda assim, o melhor que tenho a fazer é deslocar-me até lá e informar-me.
Novamente lhe dirijo os meus agradecimentos, pela ajuda e pela disponibilidade :)

Resposta

Link directo:

RE: Como localizar uma certidão sem data exacta?

#138337 | jmariz | 27 dez 2006 23:41 | Em resposta a: #138218

Acrescento uma precisão que poderá ser útil aos investigadores: é o Arquivo Distrital de Lisboa que, à semelhança dos restantes Arquivos Distritais, tutelado pelo Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo (e funcionando nas mesmas instalações) detém os livros de registo paroquial do distrito de Lisboa e uma parte significativa dos registos dos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Faro, Guarda, Santarém e Vila Real (não existem livros de registo do distrito de Viana do Castelo, pelo que deverá ser consultado directamente este Arquivo Distrital).
No site do Arquivo Distrital de Lisboa (www.adlisboa.org) encontram-se os inventários destes registos, bem como informações sobre os serviços de pesquisa disponíveis.
Todos os livros de registo paroquial do ADL dispõem de microfilme.
O Arquivo Distrital de Lisboa responde directamente a consultas através de adl@iantt.pt
José Mariz

Resposta

Link directo:

RE: Como localizar uma certidão sem data exacta?

#139563 | jm25100 | 08 jan 2007 03:58 | Em resposta a: #138241

caro amigo.gostaria de saber como faria para localizar a certidao do meu avo pois faz 4 anos que estou pesquisando e nao encontro o meu avo . ja fiz pesquisa no memorial de sao paulo e rio grande do sul. o meu avo chama jose de sousa nascido 20.01.1895 pai manoel de sousa mae maria rosa de jesus que foram para o brasil entre 1895 a 1902 da ilha da madeira parada no porto de santos -sp indo para cidade de tatui-sp se alguem sabe como .localizar por favor me informe

abrigo pela atencao
jose maria-new york usa

Resposta

Link directo:

Como localizar uma certidão sem data exacta?

#139564 | Lourval | 08 jan 2007 05:12 | Em resposta a: #139563

Caro José Maria,
Você tem o nome dele, os nomes dos pais dele e a data de nascimento dele. Só falta mesmo saber onde ele nasceu. Ele nasceu no Brasil ou na Ilha da Madeira? Qual certidão você quer? Nascimento, casamento ou óbito?
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Como localizar uma certidão sem data exacta?

#139565 | fertelde | 08 jan 2007 05:35 | Em resposta a: #138302

Estimado Confrade: Estou também averiguando antepassados em Viana do Castelo: Cunhas, Azevedos...
Se tiver algum tropeçâo com algum destes apelidos, agradecia que me informasse.
As pesquisas que requeri ao Arquivo Distrital, nunca foram caras e sempre foram bastante amáveis.
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Como localizar uma certidão sem data exacta?

#140482 | Ronaldo Campos | 17 jan 2007 03:18 | Em resposta a: #139563

Ola jose Maria,

Eram eles da Madeira, nao tenho certeza mas de tanto procurar neste site por meus antepassados, se nao me engano, na Madeira a registros bem antigos com acesso pela intenet ou coisa assim, me responda and we can take from there ok?

R.Campos.

Resposta

Link directo:

RE: Como localizar uma certidão sem data exacta?

#140902 | jm25100 | 20 jan 2007 03:10 | Em resposta a: #140482

eu jose maria gostaria de saber se voce consegui encontrar algun nome parecido com o do meu avo que chama jose de sousa nascido 20.01.1895 pai manoel de sousa mae maria de jesus o meu avo deve ter nascido ponta desgada,sao miguel ou concelho vila franca de campo.obs.estou a procura da certidao do meu avo que nasceu em portugal.


obrigado pela alguns informacoes
jose maria

Resposta

Link directo:

RE: Como localizar uma certidão sem data exacta?

#140970 | MP | 20 jan 2007 23:18 | Em resposta a: #139565

Caríssimo Fernando de Telde,
Correspondendo ao seu pedido relativamente a algum tropeção meu com Cunhas e Azevedos no distrito de Viana do Castelo, a verdade é que no caso de Azevedos esse tropeção já se verificou. Uma bisavó minha, cujo nome já eu conhecia antes de me iniciar nestas lides genealógicas, era Azevedo, bem como o seu pai (e provavelmente o avô, etc.) e nasceu no concelho de Arcos de Valdevez (não sei se lhe interessa). No entanto, somente solicitei o seu assento de baptismo na segunda-feira passada ao Arquivo Distrital de Viana do Castelo e ainda não sei quando vai chegar. Por acaso sabe se as respostas de lá costumam ser demoradas?
Muitíssimos cumprimentos,
MP.

Resposta

Link directo:

RE: Como localizar uma certidão sem data exacta?

#140988 | fertelde | 21 jan 2007 02:53 | Em resposta a: #140970

Estimado Confrade:
Claro que me interessa...
Tenho também pendente,um pedido para o mesmo Arquivo ...
Estou pelos anos de pesquiza de 1690, para os meus Azevedos
E para Cunhas, e para os Castro, da mesma area, também para os Rego
`Mas a pesar de estar, nas minha linha particular de investigaçâo, isto nâo significa que nâo me interesse por todas as possibilidades de entroncamento, uma vez que se compartimos areas de influencia de apelidos, isso significa que somos parentes no tempo...
Se me pode passar informaçâo, estarei agradecido.-
Atenciosamente
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Como localizar uma certidão sem data exacta?

#143624 | jm25100 | 11 fev 2007 05:31 | Em resposta a: #138293

caro amigo
o meu avo nasceu na ilha da madeira.jose de sousa nascido 20.01.1895 pai.manoel de sousa mae maria jose de jesus ja fiz varias tentativa para localisar a certidao voce tem alguma alternativa irmaos do meu avo manoel de sousa junior e domingos de sousa todos nascido em portugal . que foram para brasil entre 1896 a 1902.

obrigado pela atencao
jose maria

Resposta

Link directo:

RE: Como localizar uma certidão sem data exacta?

#143629 | LCM | 11 fev 2007 09:06 | Em resposta a: #143624

Procure no site do Arquivo Regional da Madeira. Têm umas óptimas bases de dados com os paroquiais da Ilha.

Cumprimentos
LCM

Resposta

Link directo:

RE: Como localizar uma certidão sem data exacta?

#145878 | IsabelFont | 28 fev 2007 13:57 | Em resposta a: #140988

Caro confrade Fernado de Telde,
Só lhe interessam as famílias REGO de Viana do Castelo?
É que, eu tenho um caso a que previsava de dar continuidade (convém frisar que sou pseudo-genealogista só para a família), de Dª Ana Luiza Morais Moutinho Carvalho Rego, provavelmente nascida em Chaves, não sei quando(?), filha de Domingos Moutinho de Carvalho e Roza Maria de Morais, presumivelmente também de Chaves. Esta senhora casou em 8/6/1753 com Joaquim António de Madureira Lobo. Preciso de localizar no tempo estas pessoas, para poder solicitar os respectivos assentos de nascimento.
Quando vi este tópico e a sua mensagem, pensei em perguntar-lhe primeiro se por acaso não teria já "tropeçado" num destes meus ancestrais. Sou da zona de Lisboa e, Vila Real fica bem fora de mão para fazer estas pesquisas!
Se me puder ajudar, fico grata
Maria Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Como localizar uma certidão sem data exacta?

#145912 | fertelde | 28 fev 2007 16:45 | Em resposta a: #145878

Estimada Mª Isabel Fontoura:
Dª Ana Luiza Morais Moutinho Carvalho Rego c.c.Joaquim António de Madureira Lobo a 8/6/1753. Sabe onde casaram? Aí tem uma preciosa informaçâo, pois pedindo a certidâo de casamento vai encontrar mais informaçâo...
Nâo estou apenas interessado na regiâo de Viana do Castelo, mas Chaves também, e os Morais de Chaves em particular.-
Entretanto para Chaves tem o confrade Filipe Pinheiro Campos que conhece bastante dos Morais de Chaves que talvez lhe possa ajudar: luisfc@nect.pt

Entretanto tenho um Fontoura dalí: Dr. Cândido Albino de Freitas Lobo, Bacharel em Direito, Desembargador na Relaçâo do Porto. Administrador dos Concelhos de Vila Real em Chaves e de Montealegre...

Cumprimentos
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Como localizar uma certidão sem data exacta?

#146532 | jm25100 | 05 mar 2007 02:02 | Em resposta a: #139564

caro amigo
caro amigo lourival

eu jose maria estou a procura procura da certidao de nascimento do meu avo que nasceu na ilha da madeira,eu estou pesquisado na www.arm@.arquivo madeira.org. e nao estou localizando manoel com o e so tem no arquivo com manuel que sao os pais do meu avo que chama manoel de sousa e maria de jesus
meu avo.chama jose de sousa nascido 20.01.1895 caso voce tiver alguma sugestoes me informe abrigado.jose maria - new york







l

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 05:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen