familia souza machado

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

familia souza machado

#138391 | inezdiogo | 28 dez 2006 15:22

sou descendente da familia souza machado, da casa do cabo, fontes, soutelo de aguiar.
Procuro descendentes desta familia a partir de antonio de souza machado.

Atenciosamente
Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#138470 | miro | 28 dez 2006 23:28 | Em resposta a: #138391

boa noite,
este antonio de souza machado foi casado com joaquina maria de oliveira? estes casaram em 1751. se são os mesmos tenho mais informações.
cump
belmiro queirós ribeiro
www.travassos1.blogspot.com

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#138831 | fcamelo | 02 jan 2007 10:43 | Em resposta a: #138391

Cara confrade Isabel Botelho,


Na revista ARMAS & TROFÉUS de 1979, IV Série, Tomo I, Janeiro / Dezembro, nºs. 1, 2 e 3, encontra um artigo A NOSSA ASCENDÊNCIA de José Ernesto de Menezes e Souza de Fontes, que se debruça sobre a ascendência de António Machado de Souza " o Gordo ", da Casa do Cimo da Rua em Vila Pouca de Aguiar. A paternidade deste indivíduo é atribuída pelo autor a um António de Souza Machado, 1º Cap. Mór de Vila Pouca de Aguiar e sua mulher D. Ana Vaz de Souza Guedes, da referida Casa.
No mapa genealógico a que me estou a referir, e que faz parte do citado artigo, figura uma descendência deste " o Gordo ", que indica como seu filho outro António de Souza Machado, 5º Cap.Mór de Vila Pouca de Aguiar (1645/1665). Esta linha de descendência vem até ao Dr. José de Souza Machado Fontes, 9º Sr. da Casa do Cabo de Fontes, c.c D. Maria Francisca Calmon Navarro de Andrade Machado de Menezes, da Casa da Carreira em Sª. Eulália de Barrosas, ex-Lousada e agora do concelho de Vizela, pais do autor.
Não sei qual é o António de Souza Machado a que se refere, no entanto, para mais detalhes pode contactar-me para fernando-cameloarrobaclix.pt.

Cordiais saudações.

Fernando Camelo

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#138903 | amguedes | 02 jan 2007 21:06 | Em resposta a: #138831

Caro Fernando Camelo,
Segundo o livro do recentemente falecido Professor Sampaio, "Os Souza Machado de Vila Pouca de Aguiar", a ligação da casa do Cabo a António Machado de Souza, o Gordo, não é garantida, e a ter existido, terá sido por bastardia.

Cumprimentos,
Ana Maria Guedes

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#139089 | inezdiogo | 04 jan 2007 11:27 | Em resposta a: #138903

o antonio de souza machado a quem me refiro é filho de antonio machado, o gordo (1565) e de filipa de chaves e foi capitao mor de vila pouca de aguiar.

casou com catarina rodrigues, de vila meã, e teve como filho tome de souza, 1º senhor da casa de fontes, juiz ordinario de vila pouca de aguiar (1670).

Cumprimentos
Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#139123 | fcamelo | 04 jan 2007 15:23 | Em resposta a: #138903

Cara confrade D. Ana Maria Guedes,

Reportando-me à sua mensagem de 02-01-2007, devo notar que a sua ressalva me fez analisar de novo o mapa genealógico do Eng. José Ernesto Fontes. Efectivamente pode ver-se que a paternidade de António de Souza Machado, Cap. Mór de V. P. de Aguiar e c.c. Catarina Rodrigues vem ladeada de um (?). O seu a seu dono, pois.

Do próprio artigo citado qualquer leitor depreenderá a polémica com o Prof. Luis Vaz de Sampaio, mas é assunto que me transcende, pois nunca a ele me dediquei. Apenas qiuz chamar a atenção para essa fonte, sem sobre ela me pronunciar.

Melhores cumprimentos.

Fernando Camelo

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#139124 | fcamelo | 04 jan 2007 15:29 | Em resposta a: #139089

Cara confrade D. Isabel Botelho,

Relativamente ao tópico em epígrafe e à sua mensagem de 04-01-2007, não posso informar mais que o que já transmiti em mensagem anterior.
Verifico também que o Eng. José Ernesto Fontes colocou um (?) na paternidade do seu António de Souza Machado, conforme consta do mapa genealógico que referi.

Melhores cumprimentos.

Fernando Camelo

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#139141 | casadorego | 04 jan 2007 17:44 | Em resposta a: #138391

Ola,
Eu sou da Casa da Tapa e da Casa de Carrazedo da Cabugueira...mas julgo que também dessa Casa do Cabo. Descendo de Pedro Machado e mulher Sabina de Magalhães/ e de Manuel Borges de Souza e mulher Maria de Almeida Machado, mais precisamente de Luis de Sousa Machado Canavarro e de sua irmã Maria de Almeida Machado e Sousa (já constam do site). Não sei o que procura...mas diga.
Cumprimentos
Jorge

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#139704 | inezdiogo | 09 jan 2007 15:08 | Em resposta a: #139141

boa tarde,

confesso-me perfeitamente confusa apos aturadas buscas acerca dos meus antepassados souza machado (eiriz e soutelo de aguiar), pois todos eles vão entroncar na familia abranches soveral, já na actualidade, que não considero da minha família, nem sequer conheço.
Isto no site geneweb roglo, claro!

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#139713 | inezdiogo | 09 jan 2007 16:14 | Em resposta a: #139704

peço desculpa, mas esqueci-me de assinar a ultima mensagem.

Cumprimentos,
Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#139718 | casadorego | 09 jan 2007 16:42 | Em resposta a: #139704

Viva, boa tarde,
Esses Abranches Soveral (um deles) descendem tambem dos Sousa Machado. Esse senhor (que vive no Porto) - com quem ja falei e é simpático - escreveu um livro "Machados de Vila Pouca" (tb está à venda neste site, parece) onde tem informações muito correctas. Pelo menos do meu Ramo, que é de Vila Pouca de Aguiar/Carrazedo da Cabugueira/Chaves - tenho mesmo estado a actualizar a informação deste site sobre isso.

Eu venho de um Luis de Sousa Machado Canavarro e de sua irmã Maria de Almeida Machado e Sousa (que agora já constam do site onde estamos a dialogar) cujos filhos casaram e tiveram duas filhas, uma delas minha 5.ª avó. Por esses nomes pode ver se tem alguma ligação.

Há um Ramo dos meus que são Monteiro Leite...ou assim. Não sei. Sugiro-lhe que consulte o tal livro e que veja onde se enquadra.

Cumprimentos
Jorge

PS Tenho tentado actualizar informções sobre varias familias ligadas (Vaz Pato, Megre, etc) e tem demorado. Julgo ser últil que a informação de cada um conflua para este site a fim de ser por todos partilhada.

Resposta

Link directo:

Família Vaz Pato

#159750 | E. Osório | 17 jun 2007 10:36 | Em resposta a: #139718

Caro Jorge,

Reparei na sua mensagem que se referiu à família Vaz Pato. Se não for coincidência, é a família da minha mulher, pelo que lhe solicito quais os elementos que dispõe... e os que precisa.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#166823 | E. Osório | 08 set 2007 00:10 | Em resposta a: #139718

Caro Jorge,

Renovo a solicitação.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#169904 | ibotelho | 12 out 2007 16:02 | Em resposta a: #139141

Olá,

Penso que pertencemos realmente à mesma família e até temos como antepassada comum Inês de Góis.

Acontece que há muito tempo não encontro ninguém que me possa dar informações sobre o ramo Souza Machado da Casa de Rebordochão, ou seja, de Mariana de Souza Machado que casou com António da Costa Machado.

Será que já ouviu falar?

Melhores cumprimentos,

Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#169960 | acmspcp | 13 out 2007 13:01 | Em resposta a: #139704

Ola Ines,

meu nome e Cristina (Costa Pinto por casamento) e Madureira e Castro por via materna, nasci no Porto e moro actualmente no Rio de Janeiro.
Comecei recentemente a interessar-me por genealogia ( nostalgia das raizes?...).
Fiquei curiosa quando li que os seus antepassados sao ligados aos Souza Machado e mencionou a "casa de Eiriz" perto de Vila Pouca de Aguiar. Essa e a casa onde nasceu minha bisavo materna Luisa Margarida Sousa Madureira e Castro. Se realmente os Sousa Machado de Vila Pouca de Aguiar e Chaves sao seus parentes, de alguma forma devemos estar relacionadas pois sempre ouvi falar que essa familia "Sousa Machado" ( que alias conheco alguns dos membros que vivem actuamente na cidade do Porto) seriam nossos parentes.
Nao me parece que esses "Sousa Machado" que sao nossos parentes sejam relacionados com a familia Abraches Soveral que eu tb desconheco.

Se estiver interessada em trocar mais algumas ideias sobre nossa ascendencia e sobre a ligacao com os "Sousa Machado" de Chaves/Vila Pouca de Aguiar terei o maior prazer em partilhar consigo o que ate agora consegui descobrir.

Ana Cristina Madureira e Castro da Silva Pereira Costa Pinto

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#170032 | casadorego | 14 out 2007 20:15 | Em resposta a: #169904

Olá Isabel,
Lamento mas dessa casa nada sei. Já consultou o livro "Machados de Vila Pouca" da autoria de Abranches Soveral? Neste momento não o tenho à mão...mas deve lá constar alguma informação.

Cumprimentos
Jorge

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#170060 | ibotelho | 15 out 2007 11:33 | Em resposta a: #169960

Olá Cristina,

Tanto quanto me recordo, o Francisco António de Sousa Rebello de Madureira e Castro, casado com Ermelinda Machado, era primo do meu avô materno, João Manuel Álvares de Souza Santos * 1900, que tinha casas em Bornes e em Chaves.

Na altura, os meus pais viviam nas Pedras Salgadas, mesmo ao lado do parque, e o primo "Chico" vinha visitar-nos regularmente a cavalo.

Actualmente vivo em Lisboa mas ainda tenho bastantes familiares em Chaves, Oura e Vila Real (o meu avô tinha 13 irmãos) e sei que também estou ligada à família Teixeira Vahia de Miranda.

A minha ascendência tem sido bastante difícil de confirmar, pois, se por um lado se fala nos Souzas da Casa do Cabo (Tomé de Souza), por outro a minha ascendente directa Maria de Souza era da Casa de Rebordochão e já ninguém possui informações sobre esta Casa e seus descendentes a partir de Catarina de Souza.

Até breve,

Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#170148 | nuno.melo | 16 out 2007 01:30 | Em resposta a: #170032

Caros confrades,

Ando a fazer a pesquisa genealogica da minha mulher que por coincidencia é sousa machado (teixeira de sousa da parte da mãe e prazeres machado da parte do pai), sendo que os meus sogros são ambos de valpaços (cerca de 30 kms de chaves e vila pouca de aguiar). Sei que existe familia dela em bornes de aguiar, chaves, canaveses, jou, etc, pelo que se por acaso algum dos confrades tiver familia teixeira, sousa ou machado destas zonas, peço p.f. que entre em contacto comigo.

Cumprimentos,

Nuno da Rocha Martins

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#190774 | amguedes | 02 abr 2008 19:01 | Em resposta a: #139141

Caro Confrade Jorge,

Quanto à Casa da Tapa, sabe se saíu da família Machado? No dicionário Chorográfico de Pinho Leal (sec XIX) é referido João Manuel de Sousa Guedes como seu propriétário. Haverá alguma ligação deste a Pedro Machado cc Sabina Magalhães?

Cumprimentos,
AMGuedes

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#190782 | victória | 02 abr 2008 19:32 | Em resposta a: #139141

Caro Confrade

Após ler a sua mensagem lembrei-me que em tempos já andei por VP Aguiar mas que o meu desconhecimento da geografia da zona me levou a abandonar as pesquisas. Assim deixo-lhe a título de curiosidade as minhas pesquisas:

A minha pesquisa levou-me até Domingos Dinis casado com Maria Gonçalves, que tiveram a Domingos Dinis morador no lugar de Tourencinho em Salvador de Telões, n. 4.mar.1670 e casado s/ data com Maria Dinis ou Lourença b. 10.ago.1684 filha de António Lourenço e de Catarina Gonçalves, de Vila Chã.

Deste casal nasceu Domingos Dinis morador em Vila Pouca de Aguiar n. 7.abr.1706 e b. em casa por necessidade c1. 26.dez.1729 c.c. Paula Francisca+ c2. 16.mai.1743 c.c. Arcanja Rodrigues moradora em Vila Pouca de Aguiar n. 28.ago.1713 b. 3.set.1713 S. João Corveira filha de AntAntónio Rodrigues c. 6.mai.1711 S. João da Corveira, Valpaços c.c. Ana Pires ou Ana Gomes S. João da Corveira da Legião de Malta, Valpaços. Ele filho de António Roiz de Vila Pouca de Aguiar e de Comba Fernandes, também de Vila Pouca de Aguiar, e ela filha de Pedro Gomes e de Isabel Gonçalves.

E do citado casal nasceu Ana de Niz, solteira, que teve a João Diniz n. 7.jul.1777 Vila Pouca Aguiar, b. 20.jul.1777 no Salvador de VPA e c. 13.fev.1804 Salvador c.c. Maria Benedita Borges de Vila Pouca Aguiar, n. 28.abr.1784, b. 4.mai.1784, filha de António de Sousa Borges Morador no Salvador em Vila Pouca de Aguiar e c. 12.dez.1765 c.c. Joaquina de Sousa filha de Caetano Baltazar (apareceu um Baltazar Caetano que não sei se é o mesmo, filho de António Rodrigeus e de Teresa de Sousa) de Sousa, que não casou , mas que de Maria Borges, solteira teve a citada Joaquina de Sousa.

António de Sousa Borges morador no Salvador em foi filho de Manuel Borges de Sousa morador no Salvador Vila Pouca de Aguiar n. 20.out.1695, não casou com Mónica Gonçalves moradora em Carrazedo em S.Pedro do Bragado, possivelmente a mesma que foib. 1.jun.1669 filha de Domingos Gonçalves e de Ana Vaz. E foi neto de António Borges morador em S. Nicolau (?) Carrazedo, Valpaços E de Guiomar de Sousa possivelmente provavelmente filha de Francisco de Sousa n. 8.abr.1639 e este filho de
António de Souza Sucessor na Casa da Lixa f. 26.dez.1663 e de Marta, solteira, mas apenas hipótese!

Diga-me pois, cruza-se com alguma destas personagens?

Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#191730 | Miguel Mora | 09 abr 2008 01:17 | Em resposta a: #139718

Caro Jorge

Ando há muito afastado da intervenção activa neste Fórum e não tinha qualquer vontade de voltar a participar em discussões que possam suscitar polémica ou ferir susceptibilidades. No entanto, acabei por mudar de ideias devido a algumas das coisas que já foram ditas neste tópico e, sobretudo, à constatação de que foram introduzidos na base de dados deste site elementos que não são verdadeiros.

Lamento desiludi-lo, mas a obra que refere (“Machado de Vila Pouca de Aguiar”), e no que diz propriamente respeito à Casa de Carrazedo da Cabugueira, na freguesia de São Pedro do Bragado, contém diversas afirmações incorrectas, provavelmente vertidas da publicação “Mui nobre e ilustre Terra de Aguiar”, anteriormente editada pela Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar.

Neste momento não me posso alongar muito, mas chamo a sua atenção e a dos outros participantes para os seguintes aspectos:

-a ascendência de Guiomar de Sousa, mulher de António Borges Machado, está errada, já que a mesma era natural de Nuzedo, freguesia do Salvador de Vila Pouca de Aguiar, e filha de António Francisco de Aguiar (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=129462), familiar do Santo Ofício, etc., e de sua mulher Catarina de Sousa. Tal é comprovado por diversos processos de habilitação e é essa circunstância, aliás, que explica o facto de o seu neto Luís de Sousa Machado assinar ocasionalmente o apelido Canavarro;

-Manuel Borges de Sousa nunca foi casado em primeiras núpcias com Mónica Gonçalves, mas teve dela, pelo menos, dois filhos ilegítimos: o citado António de Sousa Borges e Ana Maria de Sousa, que viria a casar com Manuel Rodrigues Eiró;

-Mónica Gonçalves era solteira, natural de Sezelhe, concelho de Montalegre, e é certamente a que foi mãe de uma Maria José, nascida a 15.06.1738 (e baptizada a 24 ?) em Capeludos, freguesia confinante com a do Bragado e onde os srs. da Casa de Carrazedo também residiam e possuíam bens. Do respectivo assento consta que era filha de António Gonçalves e Maria Gonçalves, da freguesia de Santo André de Sezelhe, podendo a baptizada, cujo pai não é nomeado, ser igualmente filha de Manuel Borges de Sousa.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#192462 | ibotelho | 14 abr 2008 10:37 | Em resposta a: #190782

Renovo o pedido.

Cumprimentos,

Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#192718 | Miguel Mora | 16 abr 2008 01:05 | Em resposta a: #190782

Caro Eduardo Domingues

É possível que Joaquina de Sousa seja filha de Caetano Baltasar de Sousa de Carvalho (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=388909), Alcaide-mor de Vila Pouca de Aguiar, o qual, segundo o Dr. Canavarro de Valadares, “viveu muitos annos na côrte com luzido fausto e só veio a cazar, já d’edade um tanto adeantada, em Dezembro de 1748, na Villa de Guimarães”. Este Caetano Baltasar era contemporâneo e parente de Manuel Borges de Sousa, não sendo de estranhar que os filhos, mesmo sendo naturais, se tivessem casado.

Já na minha primeira intervenção neste tópico alertei para o facto de terem sido introduzidos elementos errados na base de dados deste site. Creio que a responsabilidade não será sua, mas como nestas questões todo o cuidado é pouco, volto a explicitá-los:

-António Borges Machado não era natural de Carrazedo, mas sim do vizinho lugar de Vilarinho, na freguesia de São João Baptista de Capeludos;

-A filiação de sua mulher Guiomar de Sousa está errada e foi atribuída sem qualquer suporte documental. Esta era, como se comprova pela análise de diversos processos de habilitação e dos assentos paroquiais da freguesia do Bragado, filha de António Francisco de Aguiar, Familiar do Santo Ofício e Escrivão da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, e de sua mulher Catarina de Sousa, herdeira da antiga Casa de Eiriz. (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=129462 e http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=129324). Nem todos os filhos deste casal (que é tronco dos Canavarros portugueses) surgem na base de dados — também ali falta, pelo menos ,Maria de Sousa, mulher com larga geração de Paulo Rodrigues, Sr. da Casa da Freixeda —, mas o Dr. Luís de Sousa Machado só poderia assinar o apelido Canavarro, como esporadicamente o fez, se efectivamente deles descendesse.

-Manuel Borges de Sousa não nasceu em Vila Pouca de Aguiar, mas sim no lugar de Carrazedo, freguesia de São Pedro do Bragado, e a data de 20.10.1695 não é a do seu nascimento mas sim a do seu baptismo; e também nunca foi casado com Mónica Gonçalves, que ainda é referida como solteira no assento do baptismo de sua neta Maria Engrácia, realizado na freguesia de São Pedro do Bragado a 27.01.1763.

Com os melhores cumprimentos

Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#192719 | Miguel Mora | 16 abr 2008 01:29 | Em resposta a: #190782

Caro Eduardo Domingues

Apenas uma correcção: onde se lê "herdeira da antiga Casa de Eiriz" deve ler-se "oriunda da antiga Casa de Eiriz".

Cumprimentos

Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#192721 | Miguel Mora | 16 abr 2008 01:41 | Em resposta a: #192462

Cara Isabel Botelho

Creio que poderá encontrar algo do que pretende na “Genealogia da Casa do Cabo em Fontes de Aguiar”, da autoria dos irmãos José Ernesto de Menezes e Souza de Fontes e Guilherme Filipe de Menezes e Fontes, e publicada em Braga no ano de 1969.
Trata-se de uma obra muito rigorosa, em que o escrúpulo dos autores foi tanto que não se atreveram a entroncar António de Sousa (ou António de Sousa Machado), marido de Catarina Rodrigues, e que, curiosamente, não vejo ser citada nos tópicos relacionados com os Sousas e Machados de Vila Pouca de Aguiar.
Chamo-lhe apenas a atenção para o seguinte ponto: a que é habitualmente citada pelos genealogistas como sendo a “Casa da Freixeda”, na freguesia de São João Baptista de Capeludos, é a que a “Mui Nobre e Ilustre Terra de Aguiar” diz ser a dos “Morgados da Capela de Santo António da Casa da Freixeda”, os quais, ao longo de diversas gerações, detiveram a propriedade do ofício de Escrivão das Guias de Vila Pouca de Aguiar, pertencendo actualmente a D. Maria Zulmira Canavarro de Morais Pereira de Almeida, que reside em Coimbra.

Com os melhores cumprimentos

Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#192723 | Miguel Mora | 16 abr 2008 01:50 | Em resposta a: #190782

Caro Eduardo Domingues

Como hoje pareço estar em maré de asneira, acrescentei um 9 ao link relativo a Caetano Baltasar de Sousa de Carvalho, fazendo-o assim viajar no tempo e aparecer disfarçado de condessa austríaca; que me perdoem ambos...
O link correcto é, evidentemente, o seguinte: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=38890.

Cumprimentos

Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#192747 | ibotelho | 16 abr 2008 11:53 | Em resposta a: #192721

Caro Miguel Mora,

Pelo tom sarcástico da sua mensagem deduzo que, não sendo especialista nesta matéria e querendo tão somente reconstituir a minha árvore genealógica, não devo dar grande crédito à obra que cita.

Também eu achei estranho que nada exista sobre a Casa de Rebordochão, quando aqui mesmo e nos apontamentos que possuo da Torre do Tombo a minha antepassada Maria de Sousa e Tomé de Sousa sejam apontados como irmãos.

A própria Maria do Rosário Fontes foi peremptória em dizer aqui no forum que somos primas.

Quanto à minha antepassada Mariana de Sousa Machado, sei que era da Freixeda, filha de Pedro Álvares e Catarina de Sousa. Casou com António da Costa Machado, de Montenegrelo.

A minha atenção volta-se agora para tempos relativamente mais recentes, tentando perceber como o meu trisavô materno Luís António Álvares de Sousa, sr. da Casa de Vila Verde de Oura casa com Maria Joaquina de Sousa Machado, de Rebordochão.

Qualquer ajuda será benvinda!

Cumprimentos,

Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#192778 | Miguel Mora | 16 abr 2008 17:06 | Em resposta a: #192747

Cara Isabel Botelho

A minha mensagem não pretendia ter nada de sarcástico e, se foi assim que erradamente a entendeu, só lhe posso apresentar as minhas desculpas por não me ter sabido explicar suficientemente bem.

Na verdade, limitei-me a indicar-lhe uma fonte — a “Genealogia da Casa do Cabo em Fontes de Aguiar” —, que julgo ser merecedora de todo o crédito, e que, por não a ver citar nos tópicos relativos a estes temas (talvez por desconhecimento, e daí o “curiosamente” da minha anterior mensagem), achei que lhe poderia ser útil; e ainda a fazer uma precisão sobre aquela que é habitualmente designada como a “Casa da Freixeda”.

Nunca me pronunciei sobre a Casa de Rebordechão, seus descendentes e parentescos. O meu interesse, por dela descender, prende-se unicamente com a Casa de Carrazedo da Cabugueira e respectivas alianças, sobre as quais fui acumulando ao logo dos anos muita informação, mas não me considero especialista do que quer que seja.

Quero ainda reforçar que tenho a maior consideração pelo Engenheiro José Ernesto de Menezes e Souza de Fontes, certamente o maior conhecedor da genealogia das principais famílias do concelho de Vila Pouca de Aguiar, e que há alguns anos generosamente me ofereceu um seu estudo manuscrito intitulado “Mirandas d’Ataíde de Melo e Castro, Morgados do Cerrado em Montalegre”. E se me referi ao “escrúpulo” que ele e seu irmão Guilherme Filipe tiveram na obra de que são co-autores, foi simplesmente para elogiar a prudência e o rigor de ambos.

Apenas fiz aqui reparos — mas não na mensagem que lhe dirigi — à obra “Machado de Vila Pouca de Aguiar”, da autoria do Dr. Manuel Abranches de Soveral, e tive o cuidado de explicitar que o fazia “no que diz propriamente respeito à Casa de Carrazedo da Cabugueira, na freguesia de São Pedro do Bragado”; e desse modo, por arrastamento, à “Mui Nobre e Ilustre Terra de Aguiar”, que no caso em questão parece ter servido de base ao autor.

Brevemente, e em local próprio, apresentarei uma genealogia esquemática dos Borges de Sousa Machado que durante três séculos foram possuidores da dita Casa de Carrazedo da Cabugueira, aí explicando porque é que algumas dessas afirmações são incorrectas.

Com os melhores cumprimentos

Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#195014 | Samuel C O Castro | 02 mai 2008 14:38 | Em resposta a: #170060

Estimada Isabel Botelho,

Do pouco que tenho abaixo em minha base dos Castros, saberia me informar dados complementares sobre esse ramo ?

Antecipo agradecimentos por qualquer informação. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

xxxxxxxxxx


Francisco Antônio de Sousa Rebelo Madureira e Castro - Presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar e do Grêmio da Lavoura. Oficial da Ordem de Benemerência.
Esposa: Ermelinda Machado - Fhs:

1) Alfredo Caetano Machado de Madureira e Castro - N-19.6.1932, Porto
Esposa: Ana Maria Júlia Sanchez Bretaño y Geñizares – N-26.9.1929

2) Maria Amélia Machado de Madureira e Castro - N-21.12.1937, Vréias de Bornes, Casa de Eiriz
Esposo: Jorge Feio Vasques de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#195015 | Samuel C O Castro | 02 mai 2008 14:49 | Em resposta a: #169960

Estimada Ana Cristina,

A sua bisavó Luísa Margarida Sousa Madureira e Castro consta de minha Grande base que estou a montar da família Castro. Mas só tenho a descendência do filho João de Sousa Madureira Moraes e Castro, que estão aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=315306 .

Se puder fazer a gentileza de disponibilizar a descendência dos demais filhos dela, ficaria muitíssimo agradecido e com prazer que incluiria na referida base, que poderás tomar conhecimento aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=194932&fview=e .

Dados da ascendência dela também seriam muito bem vindos.

Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

familia souza machado

#195077 | acmspcp | 03 mai 2008 01:37 | Em resposta a: #195015

Caro Samuel,

o que lhe posso adiantar no momento sobre minha bisavo Luisa ( n. 26.6.1869 ) eh o seguinte, ela era casada com Luis de Souza Moraes ( n. 29.9.1865 + 25.9.1931), meu bisavo materno. Eles tiveram os seguintes filhos:
Joao de Sousa Madureira Moraes e Castro (n.30.6.1893)casado com Maria Teresa da Silva Rebello Moniz e que tiveram 2 filhas: Maria Candida e Maria Ermelinda.
Maria Candida teve 3 filhos: Fernando ( que vive em Lisboa), Armando que vive nos EUA e Joao Madureira Lobao de Carvaho que vive entre Portugal e a Republica Tcheca.
Para alem de Joao De Sousa Madureira Moraes e Castro , meus bisavos Luis Sousa Morais e Luisa Margarida tiveram os seguintes filhos:
Francisco ( sem descendencia)
Antonia ( sem descendencia)
Domingos ( teve 2 filhas actualmente vivas em Lisboa: Maria Helena e Maria Antonia casada c/ Niki Stakinkis com quem tem 2 filhos).
Maria Carlolina ( sem descendendia)
Luis de Sousa Morais Madureira e Castro ( n.16.5.1906 Salvador - Vila Pouca de Aguiar + 26.4.1972 Chaves ), meu avo materno, casado com Adelaide da Conceicao Sa Seiros ( n. 7.5.1910 Casas dos Montes - Chaves, actualmente viva na cidade do Porto ), minha avo materna.
Descendencia:
Maria Luisa Seiros Madureira e Castro ( n. 14.7.1936 casa da Santa Cabeca - Chaves, actualmente viva na cidade do Porto), minha mae, casada com Julio Manuel Bernardes da Silva Pereira ( meu pai).
Descendencia:
Maria Adelaide Madureira da Silva Pereira ( n. 17.7.1958 ), casada com Camilo Velhote, tem 2 filhos: Mariana da Silva Pereira Velhote e Bernardo da Silva Pereira Velhote
Luisa Carlos Madureira da Silva Pereira ( sem descendencia )
Ana Cristina Madureira da Silva Pereira da Costa-Pinto ( n.8.12.1965 Porto, vive actualmente na cidade do Rio de Janeiro/Brasil) casada com Alexandre Manuel da Silva Costa-Pinto (n.31.12.1959 Lourenco Marques - Mocambique, vive actualmente na cidade do Rio de Janeiro/Brasil).
Tem 2 filhas, Katharina Rebeca Kallenborn ( do 1o casamento com Uwe Markus Kallenborn) e Alexandra da Silva Pereira da Costa-Pinto ( do 2o casamento com Alexandre Costa-Pinto).

Para alem deste filhos incluindo meu avo, meus bisavos tiverem ainda os seguintes filhos:
Amador ( casado com a tia Irene) tiverem 3 filhos (Maria Carolina, Isabel e Luis).
Maria Luisa ( sem descendencia).

Em relacao a ascendencia de minha bisavo, sei que ela era filha de Francisco Antonio de Sousa Madureira de Moraes e Castro casado em 1863 com Antonia Maria de Sousa Alvares de Aguiar.

Francisco Antonio ( meu trisavo ) por sua vez era filho de Caetano Jose de Sousa Morais Madureira e Castro Sottomayor casado com Florinda Rosa Rodrigues em Vreia Bornes 1857.

Os bisavos da avo Luisa eram Ana Caetana de Sousa Madureira e Castro (n.26.7.1769) Senhora da Casa de Eiriz casada com Caetano Jose de Morais Sramento Leite Alcoforado Sottomayor.

Ana Caetana era filha de Joao de Sousa Magalhaes e de Mariana de Moraes Madureira e Castro.

Mariana de Moraes Madureira e Castro era filha de Jaime de Moraes e Castro casado com Ana de Vargas Miranda de Madureira.

O meu bisavo Luis de Sousa Moraes era filho de Joao Jose de Sousa Moraes e Ermelinda Joana de Sousa Marques Aguiar.

Sabemos que a casa de Eiriz onde nasceu a avo Luisa pertence a familia Madureira ha muitos seculos. Essa familia esta ligada a D.Afonso III de Portugal (1210-1279) que teve no sec XIII com Madragana ( n. 1230, uma moura) tambem conhecida por Mor Afonso , um filho chamado Martim Afonso Chichorro (n.1250). Martim casou com Ines Lourenco de Valadares ( ou Sousa), n. 1250. As origens da Casa de Eiriz tem a ver com esse ramo da descendencia de D.Afonso III.

O irmao mais velho de minha bisavo materna (Luisa Margarida), Cateano, morreu com 63 anos e teve 2 filhos que ainda sao vivos: Alfredo com 76 anos actualemnte vivendo em Lisboa e Maria Antonia, actualmente com 72 anos e a presente Senhora da Casa de Eiriz.

Nao sei se isto o ajuda em algo, tenho ainda algumas fontes vivas e acesso a arvores geneologicas que mantivemos na familia ate hoje.

Se tiver algo mais que eu possa ajudar disponha.

Vivo no Rio de Janeiro ha 7 anos e por vezes vou a Sao Paulo em trabalho.

Cordialmente

Cristina Costa-Pinto

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#195123 | Samuel C O Castro | 03 mai 2008 15:58 | Em resposta a: #195077

Estimada Cristina,

Muitíssimo obrigado pelas amplas informações.

Vou passar para a base os dados que informaste. Se tiver alguma dúvida, vou tomar a liberdade de voltar a consultá-la.

Achei aqui no Geneall o link de seus pais. Quanto as árvores genealógicas que disseste, caso tiver em Arquivo no micro e puder me enviar por e-mail, poderão serem-me extremamente úteis. Para isso estou disponibilizando o meu e-mail, ao solicitar seu contato.

Ratifico meus agradecimentos. Fico a disposição. Ótimo final de semana. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: familia Morais Madureira e Castro

#200713 | João Mamed | 17 jun 2008 16:10 | Em resposta a: #195077

Cara Cristina,

Sou descendente de Filipe José de Sousa Magalhães, filho de João de Sousa Magalhães e de sua mulher Mariana Morais Madureira e Castro.
Estou interessado em desenvolver o ramo de Ana de Vargas Miranda de Madureira. Pergunto-lhe se tem dados desta nossa antepassada?

Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228105 | zilda marian cardoso | 01 mai 2009 16:51 | Em resposta a: #138470

António José de Sousa Machado, n. 1737 em Outeiro, Telões, V. Pouca de Aguiar, casou em 1752 com Joaquina Maria de Oliveira, de Soidos, Atei, Mondim de Basto, e tiveram Luís Caetano de Sousa Machado. Este casou c/Ana Bárbara da Costa Fajardo (família Costa, de Vila da Barca e Aguiar de Moimenta) em Moimenta, para onde foram viver. Os m/avós Sousa Machado, de Moimenta, descendem destes de Vila Pouca de Aguiar, mas não encontrei no livro de Abranches Soveral ligação com aqueles de que lá se fala. Conheço 2 ou 3 gerações de ascendentes destes e muitos descendentes.
Pergunto a Belmiro Queirós Ribeiro se me quer dar notícia do que sabe sobre Ant. José Sousa Machado, sobretudo em relação àqueles que aparecem no livro Machado de Vila Pouca de Aguiar.

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228113 | miro | 01 mai 2009 19:14 | Em resposta a: #228105

boa tarde zelia,
eu tambem sou descendente deste antonio de sousa machado.
nunca encontrei o registo de baptismo do antonio, como conseguiu a data de 1737?
a data de casamento que tenho é 2 de agosto 1751.
a joaquina era filha de antonio lourenço e mariana de oliveira, naturais de suidros, freguesia de atei.
o antonio era filho de joão rodrigues e teodozia gonçalves, naturais de outeiro de aguiar, freguesia de telões.
o joão era filho de filipe gonçalves e domingas fernandes - telões.
a teodozia era filha de domingos gonçalves e ana gonçalves
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228122 | zilda marian cardoso | 01 mai 2009 20:53 | Em resposta a: #228113

Penso ter encontrado o registo de nascimento nos Paroquiais: foi feita esta investigação há uma porção de anos e não tenho a certeza, mas logo que encontre lhe direi. No entanto, devo dizer que achei difícil ele ter casado com 14 ou 15 anos com uma senhora mais velha. Ás vezes são conveniências. O nome dele é António José e a filiação de Joaquina M. é a mesma que eu tenho. Conheço mais umas gerações, não sei se lhe interessa. O Filipe Gonçalves era filho de Ant. Gonçalves e de Domingas Golç., de Afonsim (1630) e esta filha de Gonçalo Afonso e de Ana Gonç. A Domingas Fernandes era filha de Ant. Rodrigues e de Isabel Fernandes, de Capeludos. O João Rodrigues e a Teodósia eram parentes em 3º e 4º de consanguinidade
O Ant. Lourenço da Costa(n. 1697) era filho de Domingos Lourenço e de Mariana da Costa.
Não há dúvida de que são os mesmos, não conhece o livro de Abranches Soveral? Não pode deixar de haver ligação. Encontrei vários parentes próximos através desdtas investigações.
O meu nome é Zilda e cumprimento-o como parente.

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228124 | zilda marian cardoso | 01 mai 2009 21:00 | Em resposta a: #138391

Sou descendente de antónio josé sousa machado, de outeiro, telões, vila pouca de aguiar com parentes em souto, zimão, afonsim, capeludos...

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228127 | miro | 01 mai 2009 21:37 | Em resposta a: #228122

desculpe ter-lhe chamado zelia, sim conheço o livro, tenho um exemplar aqui em casa. havia mais de um antonio sousa machado naquela zona na mesma época, não usei nenhuma informação do livro para a minha genealogia.
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228133 | DD | 01 mai 2009 22:32 | Em resposta a: #228105

Prezado Senhor Miro
Terá mais alguns elementos sobre esta Joaquina Maria de Oliveira, de Suídros, Atei, que refere nesta msg ?
Tenho uma antepassada -Clara Joaquina de Oliveira - natural de S. Pedro de Atei de Basto, que casou em Salvador da Vila dos Arcos, em 1808, constando do assento que é filha de Bento José da Costa e de Ana (?) Alves da Cunha, figurando esta última com os nomes de Teresa Alves e Teresa Alvares em assentos de nascimento de alguns netos, filhos daquela Clara Joaquina de Oliveira.
Como tem estudado em profundidade esta região, venho solicitar-lhe, mais uma vez, a sua ajuda.
Com os melhores cumprimentos e grato,
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228135 | miro | 01 mai 2009 22:48 | Em resposta a: #228133

boa noite,
pode ser descendente do antonio lourenço e mariana de oliveira, pais da joaquina. se for será neta ou bisneta. eu não pesquisei a descendencia destes porque o meu ramo desta familia seguiu para telões.
tente encontrar a localidade de onde eram naturais, depois não deve ser dificil.
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228141 | NISGM | 01 mai 2009 23:12 | Em resposta a: #228133

Caro Dario Rocha,

Só recentemente consultei os meus ramos de Vila Real, dado que o arquivo Distrital começou a pôr alguns paroquiais online.

Embora não tenha recuado tanto, referente a Atei, Mondim de Basto, tenho alguns:

1. Sousas,
2. Lemos (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=224172#lista),
3. Magalhães, Num dos ramos passam de S. Salvador de Ribas, Celorico de Basto, a Atei, em finais do séc. XVIII. Estão nesse caso, Custódio de Magalhães casado com Ana, pais de um Manuel José de Magalhães casado com uma Felicidade da Silva
4. Gonçalves - Passam de Vilar, de Basto, entre finais do séc. XVIII, inícios do XIX. Existe uma Benta Gonçalves.
5. Alves - Passam de Vilar, Cabeceiras de Basto, entre finais do séc. XVIII, inícios do XIX. Existe um João Alves casado com Benta Gonçalves e pais de Maria Teresa Alves casada com José Joaquim Pereira.
6. Pereiras,
7. Silvas e
8. Oliveiras (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=11351#lista).

Sobreda, Fraga, Parada, Fontanela (Tudo localidades pertencentes a Atei, Mondim de Basto) são lugares preponderantes. Alguma informação que possa entroncar nos meus?

Atenamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228142 | NISGM | 01 mai 2009 23:13 | Em resposta a: #228113

Caro Miro,

Só recentemente consultei os meus ramos de Vila Real, dado que o arquivo Distrital começou a pôr alguns paroquiais online.

Embora não tenha recuado tanto, referente a Atei, Mondim de Basto, tenho alguns:

1. Sousas,
2. Lemos (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=224172#lista),
3. Magalhães, Num dos ramos passam de S. Salvador de Ribas, Celorico de Basto, a Atei, em finais do séc. XVIII. Estão nesse caso, Custódio de Magalhães casado com Ana, pais de um Manuel José de Magalhães casado com uma Felicidade da Silva
4. Gonçalves - Passam de Vilar, de Basto, entre finais do séc. XVIII, inícios do XIX. Existe uma Benta Gonçalves.
5. Alves - Passam de Vilar, Cabeceiras de Basto, entre finais do séc. XVIII, inícios do XIX. Existe um João Alves casado com Benta Gonçalves e pais de Maria Teresa Alves casada com José Joaquim Pereira.
6. Pereiras,
7. Silvas e
8. Oliveiras (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=11351#lista).

Sobreda, Fraga, Parada, Fontanela (Tudo localidades pertencentes a Atei, Mondim de Basto) são lugares preponderantes. Alguma informação que possa entroncar nos meus?

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228146 | miro | 01 mai 2009 23:39 | Em resposta a: #228142

boa noite nuno,
tenho algumas informações de parada, sobreda, etc. mas nenhum entronca directamente com os seus. são familiares de certeza porque tenho esses apelidos.
preciso de mais algumas informações.
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228161 | NISGM | 02 mai 2009 00:59 | Em resposta a: #228146

Caro Miro,

Para além do que apresento tenho ainda o vertido no tópico Sousa, Mondim de Basto

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=7813#lista

Aliás dei conta que até lá havia uma resposta sua, que não sei se entretanto terá vsto. Estive muito tempo sem frequentar o Genea.

Se funciona com o PAF (personal ancestral file) posso procurar seu mail no seu Blogue e enviar-lhe a informação que tenho mais genérica.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228187 | DD | 02 mai 2009 14:51 | Em resposta a: #228135

Prezado Senhor Miro
Agradeço a sua rápida e amável resposta.
Tenho uma dupla dificuldade:-a) desconheço o lugar, de S. Pedro de Atei, onde se sediaa a familia; b) A inexistencia no AD VRL dos livros daquele período.
De qualquer modo, grato pela atenção.
C/ os melhores cumprimentos,
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228193 | DD | 02 mai 2009 15:20 | Em resposta a: #228141

Prezado Senhor Nuno de m.
Agradeço a sua msg e colaboração nas buscas que estou a fazer.
Dos elementos que me proporcionou não consegui relaciona-los com a minha Clara Joaquina de Oliveira( ou Clara Maria de Oliveira).
Tenho tb um Capitão ( não sei se de Ordenanças, ou do exército de linha) João da Cunha Pereira, filho de Bento da Cunha e de Josefa da Cunha, todos de S. Pedro de Atei, que casou em Salvador da Vila dos Arcos, em 10.9.1809.
Este casal teve uma filha-Vicencia Maria da Cunha -, nascida em S. Pedro de Atei, que casou em Giela ( Arcos), em24.10.1830, com José Caetano Pinto de Almeida, natural da mesma de Atei, filho de Manuel Alves Pinto e de Ana Luisa de Almeida, tb naturais de Atei.
Disporá de quaisquer elementos que possam relacionar-se com estas pessoas?
Grato e com os melhores cumprimentos,
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228248 | NISGM | 02 mai 2009 23:44 | Em resposta a: #228146

Caros confrades,


Talvez desta forma se consiga entroncar mais informação sobre Atei. Para já apenas cruzam o século XIX, com pequenas incursões (não comprovadas documentalmente) nos finais do século XVIII e início do XIX.

Tenho informação sobre Sousas, Pereiras, Lemos e Silvas que se
relacionam ainda familiarmente ou por afinidade com Magalhães, Alves, Gonçalves, Carvalhos, Borges, Dias, Ferreiras, Mouras, Teixeiras, Martins

Vêm de Freguesias como Ribas, Celorico de Basto,
Vilar, Cabeceiras de Basto,
Vilar de Ferreiros, Mondim de Basto

Junto indicações que permitem sintetizá-los e saltar de uns ramos para outros.

Pereiras

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=228245

Oliveiras

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=228244&fview=c

Lemos

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=228243

Sousa

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=228242

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228249 | NISGM | 02 mai 2009 23:44 | Em resposta a: #228133

Caros confrades,


Talvez desta forma se consiga entroncar mais informação sobre Atei. Para já apenas cruzam o século XIX, com pequenas incursões (não comprovadas documentalmente) nos finais do século XVIII e início do XIX.

Tenho informação sobre Sousas, Pereiras, Lemos e Silvas que se
relacionam ainda familiarmente ou por afinidade com Magalhães, Alves, Gonçalves, Carvalhos, Borges, Dias, Ferreiras, Mouras, Teixeiras, Martins

Vêm de Freguesias como Ribas, Celorico de Basto,
Vilar, Cabeceiras de Basto,
Vilar de Ferreiros, Mondim de Basto

Junto indicações que permitem sintetizá-los e saltar de uns ramos para outros.

Pereiras

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=228245

Oliveiras

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=228244&fview=c

Lemos

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=228243

Sousa

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=228242

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228376 | zilda marian cardoso | 04 mai 2009 19:03 | Em resposta a: #228113

tenho documentos de todas essas pessoas, nossos antepassados. o registo de nasc. de António José foi encontrado no arquivo distrital de vila real e foi em 27/7/1737, sendo filho dos n/já conhecidos.baptizado a 7/8/ pelo Pe José Teixeira Coelho de Melo. de todos os doc que encontrei deste n/avô há sempre certidões. ele estaria a hibilitar-se a qualquer coisa. O doc tem algum pormenor, diz nomes de padrinhos e testemunhas. o casmento de Ant. José S. M. com Joaquina Maria foi difícil de encontrar, está em muito mau estado e eu passava por ele e não via, de tão roto. Não sei sefoi nele que encontrou informção da data do casam. Na verdade, tenho alguma dúvida quanto à data, pode perfeitamente ser 1752 ou 3 ou... só com raio x. Eu tenho lá uma interrogação. É tb um doc extenso com nomes de padrinhos e testemunhas. Tenho outro registo de João Sousa Machado que casou logo a seguir com uma irmã da Joaquina M., Luisa M Oliveira em . Há no doc muitos nomes comuns aos 2 casamentos, sobretudo de testemunhas, e aparece um Ant sousa machado, do lugar de Parada e joão machado de fontes, e os rev antónio rodrigues e domingos borges
O interessante para mim é que encontrei no arquivo de v.real, no reg de baptismo de Luís caetano sousa machado, os nomes de pais ( ant.josé e joaquina m.) e de avós, o que confirma que são aqueles de que temos estado a falar. e este luís caetano, casou em moimente e deu origem à m/família sousa machado de Moimenta.

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228416 | miro | 05 mai 2009 04:29 | Em resposta a: #228376

boa noite zilda,
eu não tenho os dados do luis caetano, pode deixá-los aqui?
quanto à data de casamento do antonio, não sei se encontrei em vila real ou se foi o nuno pina que me mandou aqui no genea.
tenho tambem o registo de casamento de um, a mim pareceu-me, josé de sousa machado com a luiza, nesse tenho a data de 11 de abril de 1752. os pais deste josé também são meus antepassados por outro ramo.
quanto aos de atei, não sei se já tem os registos ou não, antonio lourenço e mariana de oliveira casaram em 15 de janeiro de 1727 sendo ele de suidros e ela de sobreira, ele filho de domingos lourenço e margarida costa e ela filha de joão de oliveira e maria borges.
eu tenho um blog onde vou deixando alguns posts sobre estas pesquisas, se quiser dar uma vista de olhos www.travassos1.blogspot.com
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228418 | miro | 05 mai 2009 04:39 | Em resposta a: #228122

boa noite,
se tiver mais informações é claro que me interessam, todas as que deixou aqui já tinha, excepto as de afonsim.
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228419 | miro | 05 mai 2009 04:59 | Em resposta a: #228248

boa noite nuno,
estive a procurar os seus apelidos na minha base de dados e encontrei o seguinte:
os meus magalhães de atei começam com maria de magalhães casada com joão de araújo, moradores em soutomaior, pais de manoel de araújo magalhães, morador em parada cerca de 1770.
tenho uma maria pereira, natural de sobreira onde nasceu em 1644, casou em travassos com antonio rodrigues. tenho uma rita maria pereira, natural da povoa, filha de manoel pereira e maria fernandes, casou em 1794. existem tambem alguns pereiras em cerva.
moura existem muitos, os meus provêm de simão alvares de moura de azevedo senhor da quinta do reguengo em atei, o pai dele era dono da casa do telhado e da quinta de parada o simão viveu no final do século XVII
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228421 | zilda marian cardoso | 05 mai 2009 08:38 | Em resposta a: #228416

O doc de casamento do anónio josé s.m. está num estado miserável. é a primeira folha do livro encontrado no arquivo de vila real). O casam de Luiza irmã de joaquina tem um doc bastante nítido em que se lê, (tenho a cópia na m/frente), joão de sousa machado f. de joão de sousa e de catarina gonçalves, de souto, salvador de telões, com a luisa, mesmos pais e avós da n/joaquina. A data está certa, é a mesma que tem. houve engano ou sou outros c/mesmos nomes e mesmas origens(!)
luis caetano de sousa machado nasceu em 1777 ou 67 (está dificil de saber ao certo porque muito emendado no registo mas eu adoptei 67 por alguma razão relacionada c/outra pesquisa como o s/casamento que foi em 1792) era filho de Ant josé sousa machado e de joaquina m da oliveira, neto de joão rodrigues e de teodósia gonçalves e de ant.lourenço e de mariana de oliveira.este registo de nasc e baptismo confirma todos os lugares de nasc do pais e avós. foi baptizado por p.e ant borges foram padrinhos p.e dionísio ferreira e ana filha de joão carneiro da burmela de atei. testemunhas:ant ferreira estudante filho de domingas gonçalves e de manuel da costa,p.es ant.rodrigues (penso que irmão de joão rodrigues), e francisco ferreira. O doc é extenso e tem mais pormenores, falo nestes nomes porque aparecem em quase todos os registo que tenho de parentes e ancestrais desta zona.
cumprimentos.
zilda cardoso

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228457 | NISGM | 05 mai 2009 15:40 | Em resposta a: #228193

Caro Dario Rocha,

Para já apenas tenho utilizado os dados online do Arquivo Distrital de Vila Real, que não chegam tão atrás.

Embora tenha a impressão que já passei por um capitão Pereira, talvez no livro que o arquivo identifica online como sendo um livro de Testamentos, mas que além disso inclui muitos óbitos (mal identificados pelo pároco), baptismos e casamentos.


Ainda quanto ao capitão já pensou em pesquisá-lo no Arquivo Histórico Militar?, em Lisboa, Santa Apolónia? Pode mandar um mail a perguntar se têm o processo do referido militar que eles logo lhe dizem qualquer coisa.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228460 | NISGM | 05 mai 2009 15:52 | Em resposta a: #228419

Caro Miro,

Curiosamente os Magalhães (do meu m.) chegam-me por uma via que não é esta de Vila Real, onde deparar com eles até me surpreendeu.

Mas os do distrito de Braga (cuja saga identificativa descrevo em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=223828#lista) nada têm para já que os relacione com os de Vila Real.


No entanto, em Mondim de Basto, Vila Real, surgem-me os Magalhães por dois ramos, chame-se-lhes por ramo avÓserno (da avó) e avÔserno (do avô). E num desses ramos eles passam de Atei, Mondim, para Ribas, Cabeceiras de Basto, Braga.

Por essa altura que refere (1770) pelo menos um dos ramos ainda não teria chegado a Mondim. Talvez o outro mas não tenho acesso aos arquivos.


Nos Pereiras ainda não recuei tanto, mas vêm do lado não ligado a Sobreira (Oliveiras e Silvas).

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228461 | DD | 05 mai 2009 16:03 | Em resposta a: #228457

Prezado Nuno de M.
Fico-lhe muito grato pela informação e tb pela sugestão da sua msg.
Vou tentar obter informação do AHM.
Com os melhores cumprimentos,
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228575 | NISGM | 06 mai 2009 18:20 | Em resposta a: #228135

Caro Miro,

Ponho-lhe uma questão.

Só consultei até hoje a informação de Atei Vila Real via o novo sistema deles online.

No entanto, as referências que encontro referem que os livros de assento mais antigos datam de 1808.

Para Atei, existe assentos anteriores a essa data?


Onde estão?

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228579 | miro | 06 mai 2009 19:43 | Em resposta a: #228421

são os mesmos, devo ter feito confusão nos nomes, não terão dois irmãos casado no mesmo dia?
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228581 | miro | 06 mai 2009 19:45 | Em resposta a: #228575

olá nuno,
existem livros mais antigos que 1808, eu consultei em vila real, no arquivo, e em lisboa na biblioteca mormon onde ainda devem estar os microfilmes que eu pedi.
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228583 | NISGM | 06 mai 2009 20:13 | Em resposta a: #228581

Viva, O pior é que tenho uma resposta do arquivo de Vila Real dizendo-me que não conhecem livros anteriores a essa data.

E depois na página da Torre do Tombo parecem indicar que existem outros livros, mas não percebo quem os detém.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228773 | NISGM | 08 mai 2009 23:54 | Em resposta a: #228581

Caro Miro,

E recorda-se exactamente dos microfilmes que estarão por lá?

Outras pessoas como eu, terão acesso a eles?

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228780 | miro | 09 mai 2009 03:01 | Em resposta a: #228773

boa noite nuno,
eu penso que não estão lá todos, mas está grande parte.
aqui pode ver todos os que existem:
http://www.familysearch.org/eng/library/fhlcatalog/printing/titledetailsprint.asp?titleno=444109
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#228953 | zilda marian cardoso | 11 mai 2009 09:36 | Em resposta a: #228579

Com a mesma senhora? Luísa Maria de Oliveira, de Atei?
Se descobri um novo parente, gostava de o conhecer melhor. Eu tenho um blogue desde há algum tempo - O fio de Ariane - e gostaria que o visitasse.
http://zildacardoso.blogs.sapo.pt
cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#230712 | miro | 28 mai 2009 19:37 | Em resposta a: #228953

finalmente de volta ao forum.
devo ter feito confusão com os nomes.
já passei pelo seu blog, quanto a conhecermo-nos melhor, pode tambem passar pelo meu www.travassos1.blogspot.com ou então quando vier para os lados de cascais podemos encontrar-nos, eu vivo em alcabideche.
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#230744 | zilda marian cardoso | 29 mai 2009 07:50 | Em resposta a: #230712

Vi também o seu.
Miró é da geração dos m/filhos que se não interessam nada por genealogia. Este m/interesse é relativamente recente, mas o m/livro ANA AUGUSTA resultou da investigação que fiz sobre a família Sousa Machado de Moimenta da Beira. Isso levou-me ao conhecimento dos Oliveira de Atei e dos S.M. de V.P. Aguiar. Gostei muito de ter investigado a genealogia familiar e fiz um curso, espécie de pos-graduação, de História da Família na Universidade Moderna.
Abandonei essa investigação por outros trabalhos, mas continuo interessada na família, conheci algumas pessoas que moram em Lisboa e de quem me sinto próxima e amiga. E apreciaria conhecer outras pessoas e ter outras informações. Por essa razão, transmito o que sei e pode interessar outros.
Vou c/alguma frequência a Lisboa,(moro no Porto), dir-lhe-ei quando.
Zilda Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#230902 | zilda marian cardoso | 31 mai 2009 12:28 | Em resposta a: #169960

Encontrei agora esta mensagem tão antiga, mas posso ir a tempo de lhe perguntar quem são os seus parentes Sousa Machado a residir actualmente no Porto. Eu sou Sousa Machado e resido no Porto, mas é claro que não se refere a mim! Como verá neste forum a que só recentemente acedi, procuro ascendentes (e descendentes) da m/família S.M. de Vila Pouca de Aguiar que passaram a Moimenta da Beira no século XVIII.
Cumprimentos.
Zilda Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#231828 | zilda marian cardoso | 13 jun 2009 12:44 | Em resposta a: #230744

Estive em Lisboa, mas não me lembrei desta combinação. Não há mais notícias sobre Sousa Machado?

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#231848 | lmvp | 13 jun 2009 21:49 | Em resposta a: #231828

Cara Zilda
Na investigação dos meus ascendentes de Vilar Torpim/ Figueira de Castelo Rodrigo, deparei-me com José de Sousa Machado(meu 8º avô), Sargento -Mor, natural de Armamar, pai de Ana Sousa de Aguilar (bp. 07.02.1733 em Vilar torpim) e filho de outro José de Sousa Machado (tb de Armamar) e de Maria de Almeida.

Atendendo á próximidade geográfica de Armamar e moimenta da beira, se tiver conhecimento de algum dado que me possa ajudar na minha investigação, ficaria agradecido.
cumprimentos
Luís Vieira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#231884 | DD | 14 jun 2009 20:44 | Em resposta a: #230744

Prezada Zilda Marian Cardoso
Como refere nesta sua msg ter" conhecimento dos Oliveiras de Atei", atrevo-me a pedir-lhe o favor de me dizer se, nas suas investigações, teve qualquer referencia
:
a) de Germana Maria de Oliveira que casou na freguesia de Giela, Arcos de Valdevez, a 16 de Julho de 1791 com Custódio Gonçalves, ele natural de S. Paio de (Bunhais?),filho de Manuel Gonçalves e de Domingas Lourenço, e ela NATURAL DE S.PEDRO DE ATEI, neta paterna de João Oliveira e de Sabina Pereira e materna de Ramiro da Cunha e de Maria Alvares. Não consta o nome dos pais mas dos assentos de nascimento de dois filhos do casal ( Maria Joaquina nascida a 3-3-1792 e Custódio Joaquim, nascido a 29-6-1792) consta que os avós maternos eram João Oliveira e Maria Alves ( ou Alvares);

b) do casamento de VICENCIA MARIA DE OLIVEIRA, na mesma freguesia , a 20-5-1799, com João Alvares Pinto de Miranda, consta que ela é NATURAL DE S.PEDRO DE ATEI, filha de JOÃO OLIVEIRA e MARIA ALVARES, neta paterna de João Oliveira e de Sabina Pereira e materna de Damazo da Cunha e de e de Maria Alvares;

c) Do casamento de CLARA JOAQUINA DE OLIVEIRA, em Salvador da Vila dos Arcos, a 20-1-1808, com Domingos de Sousa Dias, consta que ela é NATURAL DE S. PEDRO DE ATEI,filha de Bento José da Costa e de Maria Tereza Alves ( ou Alvares).

Com os melhores cumprimentos,
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#231886 | zilda marian cardoso | 14 jun 2009 21:49 | Em resposta a: #231848

Embora estivesse a procurar nos m/papéis não encontrei ligação. O m/trisavô José de Sousa Machado n. em 1792 em Moimenta, mas encontrei outros de V.Pouca de Aguiar com nomes idênticos numa data mais próxima. Sei que há muitos da mesma família nessas terras e encontrará alguma informação no livro Machado de Vila Pouca, de Abranches de Soveral. Esse nome é comum na n/família. Encontrei um Luis de Sousa Machado formado em leis pela Universidade de Coimbra, filho de Manuel Borges de Sousa e de Maria de Almeida, da freguesia de S.Salvador de Vila Pouca de Aguiar (doc. de 1752). Da m/família de Armamar, os nomes que encontro são Teixeira, Henriques Teixeira, Carvalho, Cardoso, Ferreira, Fernandes, Rodrigues, Amaral. Os Henriques Teixeira ligaram-se aos Sousa Machado já em Moimenta, bastante mais tarde. Encontro em Armamar uma M. Almeida ou M.José Almeida c.c/António Aguiar em 1737 tiveram Domingos de Aguiar que c/Clara dos Santos teve Ana que casou c/ Luís Caetano Sousa Machado, já em Moimenta e estes tiveram José de Sousa Machado.
Não tenho muitta esperança de que isto o vá ajudar, no entanto...
Cumprimentos
Zilda Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#231887 | jpro | 14 jun 2009 22:01 | Em resposta a: #231886

Grato pelas informações
cumprimentos
Luis Vieira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#234473 | gmg | 17 jul 2009 23:24 | Em resposta a: #138831

Isto é tudo o que eu sei sobre os COELHO DE MELLO e TEIXEIRA, que se unem aos FONTOURA (perto de Chaves, de uma freguesia a cerca de 2km de Chaves - berço dos Fontoura em Portugal e que por inexistência de livros Paroquiais, não consegui estabelecer a ligação com os Fontoura estudados pelo Exmo Senhor Prof. Doutor Luiz Vaz de São Payo)


• A linha documental que possuo sobre os COELHO DE MELLO de Santo Estêvão de Faiões é:

I- FRANCISCO COELHO, nat. de Vilela Seca, concelho de Chaves, irmão do Padre António Pires de Mello (Reitor de Santo Estêvão), c.c. COMBA LOPES, nat. de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves.
Tiveram, pelo menos:
II- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:

II- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido por volta de 1630 - 1635), nat. de Sto. Estêvão, c.c. JOÃO ÁLVARES FONTOURA, de Sto. Estêvão, filho de AFONSO ÁLVARES, nat. de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de CATARINA FERNANDES, de Sto. Estêvão.
Tiveram, pelo menos:
III- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:
III- GREGÓRIO COELHO DE MELLO, que fez Inquirição de Genere, em Braga, em 23.11.1689. No seu Processo de Genere, consta que os Avós Paternos e Maternos "são e foram pessoas nobres das principais deste concelho".

III- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido entre 1650 - 1655), nat. de Sto. Estêvão de Faiões, c.c. PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.
Tiveram, entre outros:
IV- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, que foi bap. 15.01.1697.

Deste Padre houve descendência.


• No Processo de Inquirição de Genere de Mateus Gonçalves (Laje), filho de Pedro Gonçalves Laje e de Maria Lopes [sobrinho de Maria Coelho de Mello e do Capitão Pedro Afonso Teixeira (este irmão de Maria Lopes)], feito em 1706, e que está no Arquivo Distrital de Braga, consta do mesmo que o Habilitando é parente do P.e João Carneiro da Fontoura, natural (este) de Santiago da Ribeira de Alheriz.

Quem seria este Padre João Carneiro da Fontoura? Alguém tem informações sobre a ascendência e entroncamento familiar com este Mateus Gonçalves (que por sua vez era sobrinho do Capitão de Ordenanças Pedro Afonso Teixeira e de Maria Coelho de Mello)?

Sabe-se que a Mãe do Capitão Pedro Afonso Teixeira, se chamava Maria Fernandes e era natural de Santiago da Ribeira de Alhariz.



• Relativamente à CAPELA DE SÃO BARTOLOMEU, (supõe-se perto de Alpande, Ervões, Valpaços) e a ligação ao Padre António Coelho de Mello (ou Pires de Mello)?

Este Padre deixou vinculadas 5 missas a ser rezadas na dita Capela, sendo que estas missas estavam associadas a uma propriedade que foi sempre transmitida entre os descendentes mais directos e sacerdotes da sua Família.

Começa com António Coelho de Mello, que faz testamento em 1667, passa para o seu sobrinho P.e Pedro Coelho, deste passa para o Padre Gregório Coelho de Mello e deste para o seu sobrinho o Padre Pedro Coelho Teixeira; deste passa para seu irmão o Padre Francisco Coelho Fontoura a propriedade que se chamava "Castanheiro", em 1724.

Agradeço a todos as informações e ajudas que me puderem dar.

Cordialmente,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: familia souza machado

#299014 | Maria_ | 06 mar 2012 15:11 | Em resposta a: #195077

...

Resposta

Link directo:

RE: familia Morais Madureira e Castro

#342400 | Samuel C O Castro | 13 fev 2014 14:09 | Em resposta a: #200713

Prezado João Mamede,

Em sua mensagem de 17-06-2008, diz que és descendente de Filipe José de Sousa Magalhães, que no Geneall, consta como Filipe de Sousa Madureira e Castro, aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=580762 .

Peço o favor de confirmar o nome dele e, se por acaso, tendo ele assinado Castro, peço sua gentileza de me informar a descendência dele, pois estou sem acesso às genealogias do Geneall. Podendo enviar para o e-mail que estará sendo disponibilizado.

Antecipo agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: familia Morais Madureira e Castro

#342477 | João Mamed | 15 fev 2014 11:20 | Em resposta a: #342400

Caro Samuel Castro, realmente é verdade, mas os descendentes dele do meu ramo, nunca usaram o apelido Castro. Só o Sousa é que se foi mantendo. Eu descendo de uma filha natural chamada Maria Joaquina de Sousa filha de Comba Maria Martins de Eiriz.

Um abraço
joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: familia Morais Madureira e Castro

#342479 | Samuel C O Castro | 15 fev 2014 12:09 | Em resposta a: #342477

Prezado João Mamede,

Muito obrigado pelo retorno. Em minha base não tenho os filhos dele, portanto, mesmo que não assinaram Castro, se puderes fazer a gentileza de informar para o e-mail que lhe foi disponibilizado, ou mesmo por aqui, fico-lhe muito agradecido. Se constar em alguma obra publicada, peço o favor de informar a obra, autor e página, para eu fazer a devida referência bibliográfica.

Ótimo fds. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

familia souza machado

#364877 | joso.o | 07 jan 2016 11:09 | Em resposta a: #228421

bom dia! Precisava que me falasse algo mais sobre esse João de Sousa Machado, cc Luisa Maria de Oliveira. são meus antepassados e precisava de saber mais sobre eles visto que não encontrei muita coisa.
Atenciosamente

João Pedro Naia

Resposta

Link directo:

familia souza machado

#448905 | jalseco | 11 jul 2023 20:17 | Em resposta a: #231886

Vejo que somos de alguma forma aparentados, dado que também eu descendo de José de Sousa Machado, trisavô de minha Mãe.
Convertido recentemente à genealogia, é com verdadeira satisfação que "encontrei" mais um ramo de uma árvore comum.
E tendo recuado no histórico de mensagens deste forum, verifico que não foi apenas um ramo que encontrei, mas pelo menos dois.
Permitam-me que os cumprimente como parente, embora afastado.

Resposta

Link directo:

familia souza machado

#448906 | jalseco | 11 jul 2023 20:26 | Em resposta a: #138470

Boa noite
Também eu sou descendente de António José de Sousa Machado e foi com natural curiosidade que segui as mensagens que tem trocado com a Srª. D. Zilda Cardoso.
Afinal seremos todos ramos da mesma árvore.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 16:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen