Teresa Amaral

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Teresa Amaral

#138423 | aliberal | 28 dez 2006 18:13

A Sr.ª D. Teresa Amaral foi uma brilhante pianista e professora de piano do Porto em finais do século XIX e inícios do século XX. Entre os seus alunos mais distintos contam-se Raimundo de Macedo e Virginia Suggia. Segundo os dados que possuo, D. Teresa Amaral nasceu no Porto a 14 de Julho de 1860 e faleceu, também no Porto, a 29 de Junho de 1946. Teve uma filha, de seu nome Irene Amaral Nogueira.
Será que algum dos frequentadores deste fórum me poderá fornecer mais elementos biográficos sobre esta senhora, ou conhece algum dos seus descendentes?
Grata pela atenção dispensada,

Ana Maria Liberal

Resposta

Link directo:

RE: Teresa Amaral

#138440 | abribas | 28 dez 2006 19:55 | Em resposta a: #138423

Cara Ana Liberal,
Quanto a este assunto, infelizmente, nada sei que possa acrescentar.
Acompanhei as informações solicitadas ao Gil Campilho que pelos vistos nada resultaram. Espero que a Tese esteja no bom caminho, e faço votos de um óptimo 2007 cheio de projectos realizados.
Aproveito para chamar a sua atenção para um tópico, que criei em tempos, e que poderá eventualmente interessar: http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=117646
Cumprimentos,
António B Ribas

Resposta

Link directo:

RE: Teresa Amaral

#138611 | aliberal | 30 dez 2006 15:46 | Em resposta a: #138440

Caro António Ribas,

No passado mês de Setembro defendi a minha tese de doutoramento na Universidade de Santiago de Compostela tendo obtido a classificação máxima com louvor e distinção.
Agradeço-lhe a atenção que teve em responder a este tópico que acabo de criar aqui no GENEA. Estou a preparar a publicação da minha dissertação, e gostaria de aprofundar o capítulo relativo aos discípulos de Miguel Angelo Pereira, nos quais se inclui a pianista Teresa Amaral.
Agradeço-lhe, ainda, a sua chamada de atenção para o tópico que criou e que, como deve calcular, se reveste de enorme interesse profissional para mim.
Retribuo os votos de um 2007 pleno de realizações pessoais e profissionais.
Cumprimentos,

Ana Maria Liberal

Resposta

Link directo:

RE: Teresa Amaral

#138840 | aliberal | 02 jan 2007 11:42 | Em resposta a: #138611

Renovo o pedido de informações acerca da pianista Teresa Amaral.
Gratos pela atenção dispensada,

Ana Maria Liberal

Resposta

Link directo:

RE: Teresa Amaral

#152270 | vicmag | 13 abr 2007 15:54 | Em resposta a: #138840

Sra. Ana Maria Liberal

Tenho alguns documentos na minha colecção sobre Sra. D. Teresa Amaral.

Passo a citar:

Emprazamento que fazem os ex.mos Joaquim Domingos Ferreira Cardoso e sua esposa, e José Eduardo Ferreira Pinheiro e sua esposa, a Dona Teresa do Amaral, em 6 de Março de 1890.

- Venda do foro e domínio directo que fazem ex.mo Joaquim Domingos Ferreira Cardoso e esposa, a José Eduardo Ferreira Pinheiro e esposa, a Dona Teresa do Amaral, em 7 de Fevereiro de 1891.

- Venda que faz a firma Ferreira Cardoso & Companhia a Dona Teresa do Amaral Nogueira, em 15 de Março de 1893.

- Conta para a obra de Pintura a fazer na casa do Ex.mo Sr. Amaral (Pai), na rua do Heroismo, aos 9 de Fevereiro de 1895.

- Concluir toda a obra de Carpinteiro, Trolha e Estuques no prédio pertencente a Ex.ma Sra. Dona Teresa do Amaral, na rua de São Lazaro ou Reimão. aos 19 de Fevereiro de 1895.

- Recibo da Ex.ma Sra. D. Teresa Amaral, do acabamento de Canalização para água e gaz, na rua de Reimão. aos 30 de Julho de 1895.

- Declaração e Rectificação que fazem a firma Ferreira Cardoso & Companhia e Dona Teresa do Amaral, em 19 de Agosto de 1898.

- Traslado da concessão de terreno para jazigo no cemitério oriental a Dona Teresa Amaral, aos 20 de Novembro de 1899.

- Distrate de Arrendamento que fazem a firma Ferreira Cardoso & Companhia e António da Fonseca Monteiro, e vendas que estes fazem a Dona Teresa Amaral, em 8 de Julho de 1901. o dito Arrendamento que fazem a firma Ferreira Cardoso & Companhia a António da Fonseca Monteiro, em 27 de Março de 1899.

- Declaração passada por Dona Teresa Amaral e José Francisco de Sousa, por motivo de obras no prédio, aos 22 de Outubro de 1903, Declaração assinada por Teresa Amaral.

- Convenção ante-nupcial que Dona Irene Amaral Nogueira (filha) e o Doutor Americo Teixeira, em 20 de Novembro de 1922.

- Certidão de Nascimento da filha Irene, tirada aos 13 de Novembro de 1933.
Nasceu em Bonfim, Porto, aos 23 de Maio de 1892, filha de João Pinto Nogueira (Cepelos, Amarante) e de Dona Teresa Amaral Nogueira (Bonfim, Porto), Casaram em Salvador de Matozinhos), neta paterna de José Pinto Nogueira e de Maria Teresa, materna de Francisco José do Amaral e de António Rosa da Silva.

- Informação de uma reclamação apresentada na repartição de finanças, aos 2 de Dezembro de 1935.

- Aviso da Câmara Municipal do Porto, da Direcção dos Serviços de Finanças, aos 18 de Setembro de 1945.

- Aviso da Câmara Municipal do Porto, da Direcção dos Serviços de Finanças, aos 20 de Setembro de 1945.

- Recibo da entrada de requerimento na Camara Municipal do Porto, da D. S. C. C., aos 23 de Outubro de 1945.

- Recibo de cancelamento de requerimento enviado por correio, aos 11 de Janeiro de 1946.

Outros documentos sem datas.

- Relação de bens para o processo de liquidação de imposto sucessório por óbito de Dona Teresa Amaral, 3 Imobiliários na freguesia do Bonfim da cidade do Porto.

- 2 folhas de papel escritas a lapis do requerimento que Dona Teresa Amaral pediu a camara do Porto, (não sei se a caligrafia lhe pertence).

Se tiver algum interesse nestes dados manda um mail:
jvsmgenealogia@hotmail.com

José Victor Magalhães

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 17:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen