Apelido Maquias

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Apelido Maquias

#138657 | LLima | 30 dez 2006 22:47

O meu avô materno tinha o apelido Maquias, nome que nunca ouvi ou conheci em mais ninguém. Era do Algarve, Faro, e gostaria que alguém me indicasse qual a origem deste nome, se possível e se haverá ainda quem tenha este apelido.
Muito obrigada.
L. Lima

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Maquias

#138927 | victorferreira | 02 jan 2007 23:24 | Em resposta a: #138657

Maquias são a percentagens, normalmente em produto agrícola transformado, que quem leva azeitonas ou cereal ao lagar ou ao moinho, tem que pagar ao lagareiro ou ao moleiro, neste caso em azeite ou em farinha.
Para saber se há alguém com esse apelido é consultar as listas telefónicas on line ou no seu posto de correio mais próximo, 'faça chuva ou faça sol' e tudo o que eles costumam dizer ...
O seu "Maquias" mais antigo seria provavelmente moleiro ou lagareiro, duas prósperas actividades em tempos idos, ou funcionário de alguma casa rica ou do tesouro real encarregue de cobrar algum imposto sobre as maquias.
Ou não, e foi apenas o Sr. Prior que esqueceu de escrever o "la" do Ma'la'quias ...
Bom ano e cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Maquias

#138975 | LLima | 03 jan 2007 13:53 | Em resposta a: #138927

Caro Victor ferreira:
Muito obrigada pela sua resposta. Embora conhecesse o significado da palavra não tinha a certeza da sua ligação com o apelido. O meu avô era comerciante em Faro, mas nada ligado a cereais ou lagares, uma vez que tinha sapatarias. Talvez algum outro antepassado, não sei. Ao longo da minha vida, e todas as vezes que tive que repetir o apelido da minha mãe, o nome foi sempre recebido com alguma estranheza! Daí a minha curiosidade. Também já fiz alguma pesquisa nas páginas da lista telefónica... sem sucesso
Acredito que o Sr. Prior se tenha mesmo esquecido de uma sílaba, porque Malaquias, sim, é relativamente comum.
De qualquer modo, fico grata pelo seu esclarecimento.
Votos de um Bom Ano. L. Lima

Resposta

Link directo:

Maquias

#139015 | victorferreira | 03 jan 2007 17:39 | Em resposta a: #138975

O facto de ser incomum apenas nos diz que há ou houve pouca gente a adoptar o apelido, e não que haja algum engano, no caso vertente, de algum Prior mais distraído.
Dado que o termo era muito conhecido e usado há algumas décadas atrás (não havia quem não o conhecesse) é perfeitamente possível e bastante provável que alguém na família da Srª sua Mãe o tenha recebido por alcunha, por profissão ou por outra razão qualquer, adoptado e passado a descendentes. É assim aliás que se explicam quase 100% dos apelidos.
Pesquise. Ande umas gerações mais para trás e verá. Já agora dê notícias para eu saber se a minha teoria do 'Prior disléxico' se confirma ou desmente.
Cumprimentos.VF

Resposta

Link directo:

Apelido Maquias

#421366 | LLima | 05 fev 2020 11:17 | Em resposta a: #139015

Bom dia

Agradeço a sua resposta à minha questão e julgo que terá razão, embora não consiga precisar quando terá sido "introduzido o nome Maquias como apelido.
Já há algum tempo tinha colocado esta questão e a explicação que me foi dada na altura seria a tal provável dilslexia do pároco que poderia ter "comido" uma sílaba a "Malaquias".

Na verdade, o meu avô materno chamava-se António da Cruz Maquias, natural da Sé, Faro e era filho de Patrício António da Cruz e Francisca do Carmo. Não tendo o meu bisavô o apelido Maquias nem Malaquias, estou também convencida de que o apelido possa ter tido origem numa alcunha. Seria conhecido por ser filho do "Maquias" ou algo semelhante. (?)
Cumprimentos
L.LIma

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 18:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen