Buscas no Arquivo Distrital de Faro

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Buscas no Arquivo Distrital de Faro

#138822 | judiaria | 02 jan 2007 03:17

Nas próximas semanas terei que fazer buscas no Arquivo Distrital de Faro.
Desde já me disponibilizo, aos confrades que julguem necessária a minha ajuda, bastando para isso responderem no forum ou pedirem meu e-mail ao moderador, o que fica desde já autorizado ao mesmo.

Bom Ano para todos vós

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Buscas no Arquivo Distrital de Faro

#138843 | LCM | 02 jan 2007 12:50 | Em resposta a: #138822

Caro Joaquim Reis,

Não quero abusar da sua generosidade mas como tenho datas certas tomo a liberdade de lhe pedir extractos dos seguintes registos paroquiais:

Baptismo de JOÃO PEDRO CORREIA DE MATOS, n. em Tavira, St.ª Maria do Castelo, a 29-6-1902, filho de Joaquim José de Matos e de Maria Amélia Correia.

Óbito de JOAQUIM JOSÉ DE MATOS, f. em Faro (penso que S. Pedro) a 28-5-1905.

Desde já agradeço a sua ajuda. Deixo o meu e-mail para futuros contactos.

Com os melhores cumprimentos,
Lourenço Correia de Matos
correiadematos (arroba) mail (ponto) telepac (ponto) pt

Resposta

Link directo:

RE: Buscas no Arquivo Distrital de Faro

#138868 | LSV | 02 jan 2007 16:04 | Em resposta a: #138822

Caro Joaquim Reis

Repasso aqui uma anterior mensagem minha em que lhe pedia a seguinte busca:
Cumprimentos
Luís Soveral Varella

O que pretendo é o assento de baptismo de Domingas Maria, nascida cerca de 1894 (de acordo com informação retirada do assento de uma sua filha nascida em 1912 sua mãe tinha 18 anos de idade aquando do seu nascimento), filha de José Miguel e de Maria Francisca, e nascida na freguesia de Marmelete, concelho de Monchique.
Encontrado o assento e caso seus pais tenham sido casados, agradecia ainda a busca do respectivo assento de casamento, que deverá ter sido realizado por volta de 1890/3.
No fundo o que pretendo é traçar a ascendência desta Domingas Maria que, a ser de Alferce ou de Monchique, poderei depois investigar na TT pois para Alferce os paroquias estão lá para trás de 1847 e de Monchique, para trás de 1889.

Antecipadamente agradecido
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Buscas no Arquivo Distrital de Faro

#138923 | judiaria | 02 jan 2007 23:13 | Em resposta a: #138868

Carissimo
Seus pedidos não foram esquecidos, acontece que só agora irei a Faro ao AD fazer buscas, e tenho as mesmas anotadas; Depois lhe direi alguma coisa.

Bom Ano e Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Buscas no Arquivo Distrital de Faro

#138924 | judiaria | 02 jan 2007 23:15 | Em resposta a: #138843

Carissimo
Logo que vá a Faro ao AD fazer buscas, tenho os seus pedidos anotados; Depois lhe direi alguma coisa.

Bom Ano e Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Buscas no Arquivo Distrital de Faro

#138935 | LCM | 03 jan 2007 00:01 | Em resposta a: #138924

Caro Joaquim

Desde já agradeço reconhecido.

LCM

Resposta

Link directo:

RE: Buscas no Arquivo Distrital de Faro

#138938 | JCC | 03 jan 2007 00:35 | Em resposta a: #138822

Caro Joaquim Reis

Perante tão grande generosidade não resisto a, também eu, lhe pedir um favor. E faço-o porque creio ter dados que facilitarão a pesquisa.

Procuro os filhos de José Joaquim Ferreira e Maria Vitória Xavier da Silva (ou Xavier da Silva Aboim) que sei serem os seguintes, nascidos nas data que indico e que constam do processo individual do pai existente no Arquivo Histórico Militar:

Ema - n. 5-5-1888, bapt. a 25-12-1889
Berta - n. 9-5-1889
Alda - n. 25-1-1890
Ivo - n. 27-1-1892 ou 1893
Celso - n. 1-6-1894

Já localizei o assento de baptismo da Ema, em Santa Maria de Lagos e que a dá como nascida em Santa Maria, mas de Tavira. Na ficha militar do Ivo, que combateu na I GG, aparece como natural de Santiago de Tavira. Uma pesquisa que pedi ao AD de Faro, para ele e para os irmãos nesta freguesia, nada encontrou.

Tendo em conta que o baptismo de Ema ocorreu já tinha ela mais de ano e meio e já depois do nascimento da sua irmã Berta e apenas um mês antes do nascimento da Alda, penso que o que poderá suceder é os baptismos terem sido tardios e, por isso, o AD Faro os não encontrou. O baptismo de Ema encontra-se na Fl 34, assento nº 105, do livro de 1889 de Santa Maria de Lagos.

O que me atrevo a pedir-lhe é se conseguiria verificar junto destas datas (até pode ser que ambas as irmãs, Ema e Berta, tenham sido baptizadas na mesma data), nas freguesias de Santa Maria de Lagos (e de Tavira), se encontra algum destes irmãos. Como os nomes são incomuns penso que será um pouco mais fácil, embora estas pesquisas nunca o sejam...

Desde já lhe agradeço o que lhe for possível fazer.
Aceite também os meus votos de um Feliz 2007.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Buscas no Arquivo Distrital de Faro

#138940 | Gilson Nazareth | 03 jan 2007 02:28 | Em resposta a: #138822

Caro Joaquim Reis,
Descendo de um oficial português que serviu em Santa Catarina/Brasil e depois no
Uruguai,é avô de minha bisavó uruguaia.É parente do 5º presidente de Portugal.
Gostaria de notícias sobre esta ascendência.
João Antunes da Costa e Silva c/c/Josefa Brizida
1-1- Antonio José da Costa e Silva Antunes(oficial do exercito)n.Faro casado Montevideo/El cordón 18-03-1822 com Micaela Vidal y Tembra n.Santa Maria de Los Angeles/Santiago.
Sei que faltam datas e freguesia de batismo mas...arrisco.
Imensamente grato e ao seu dispor no Rio de Janeiro.
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Buscas no Arquivo Distrital de Faro

#139198 | JCC | 05 jan 2007 00:54 | Em resposta a: #138822

Caro Joaquim Reis

Como não sei de leu a minha mensagem acima tomo aliberdade de voltar aoseu contacto.

Cumprimentos

JoãoCordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Buscas no Arquivo Distrital de Faro

#139661 | BiaPrata | 09 jan 2007 00:40 | Em resposta a: #138822

Prezado Joaquim,

Aproveito sua oferta para pedir ajuda na busca do assento de minha avó materna Maria José Neto Mendes nascida em Mocarapacho entre 1885 e 1886, filha de Manuel Mendes Junior e Catarina Teresa Neto. Foi casada com João da Paz dos Reis.

Grata pela ajuda.
Bia Prata

Resposta

Link directo:

RE: Buscas no Arquivo Distrital de Faro

#196568 | Manitu | 16 mai 2008 00:52 | Em resposta a: #139661

Caros Confrades

Apelo a algum dos Confrades que esteja a pesquisar no Arquivo Distrital de Faro, se me pode obter os seguintes elementos:

Assento de Baptismo de Maria da Piedade Freitas de Avellar, natural e baptizada na Paróquia de Nª.Senhora da Conceição, em Vila Nova de Portimão (hoje Cidade de Portimão) por volta do ano de 1856 +/- (registo de óbito consta que faleceu em Lisboa em 1934 com 78 anos), filha de Joaquim António de Freitas (Advogado) e de Joana Francisca Lindsay de Freitas.
Assento de Baptismo de seu esposo, João António Cordes de Avellar, natural da Freguesia de Santa Maria da Cidade de Tavira, filho de Joaquim António Ernesto de Avellar e de Eugénia Virgínia Cordes de Avellar ou Eugénia Benedicta Mascarenhas de Avellar, também pelo ano de +/- 1856, embora aqui não tenha tanta precisão.
Atribuo estes dois nomes à Eugénia, por constarem em registos de Baptismo de suas 2 netas estes diferentes nomes.
Esperançado que algum dos confrades que pesquise Faro, tenha oportunidade e boa vontade de juntar à sua lista de pesquisas, apresento desde já os mesmos agradecimentos.
Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: Buscas no Arquivo Distrital de Faro

#196614 | ffarrajota | 16 mai 2008 11:55 | Em resposta a: #138868

Caro Luís Varella,
Como tem o apelido Varella e pesquisa freguesias do Algarve, tem por acaso antepassados Varella em S.Clemente -Loulé ou em Sta. Bárbara.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Buscas no Arquivo Distrital de Faro

#198430 | Manitu | 29 mai 2008 02:08 | Em resposta a: #196568

Aos caros Confrades

Renovo pedido de ajuda.

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 23:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen