Descendentes de João Luís e Maria Josefa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Descendentes de João Luís e Maria Josefa

#138861 | gmg | 02 jan 2007 15:43

Caros Confrades,

Nas minhas buscas deparei-me com a seguinte dificuldade: Uma antepassada minha, ROSA DA ALEGRIA, nasceu em Portalegre em 1821 (freg.ª de S. Lourenço). Ela era f.ª de João Luís natural do lugar da Ribeira, Bispado de Viseu e de Maria Josefa natural do lugar de Molelos do mesmo Bispado. Neta paterna de António Luís e de Maria Correia e materna de José Marques Coimbra e de Maria Marques.

Consultando um Dicionário Corográfico, pude constatar que existem muitos lugares de Ribeira. Contudo um lugar de Ribeira (próximo da freguesia de Molelos), fica em Campo de Besteiros, ambas freguesias do concelho de Tondela. Acontece que hoje em dia, Molelos já não é um lugar, mas sim uma freguesia e consegui encontrar o assento de Baptismo de Maria Josefa (nascida em Molelos em 1783).

Procurei o Registo de Casamento de JOÃO LUÍS com MARIA JOSEFA em Molelos e em Campo de Besteiros e não os consegui localizar. Devem ter casado entre 1806 - 1820.

Procurei o mesmo registo em todas a freguesias do concelho de Tondela e nada.

Procurei o mesmo registo na freguesia da Sé Ocidental (Viseu) e nada.

Procurei o Registo de Casamento nas freguesias urbanas de Portalegre, e também não o encontrei...

Cheguei a procurar registos de Baptismo de filhos deste casal em Molelos e em Campo de Besteiros e não encontrei nenhum!

E além de Campo de Besteiros, consultei várias freguesias pertencentes a diversos concelhos do distrito de Viseu, que têm lugares de Ribeira para encontrar o Registo de Baptismo de João Luís e apenas em Campo de Besteiros, surge um João (natural de Ribeira) e mais irmãos deste João, filhos de António Luís Bandeira (ou António Luís) e de Maria Correia (ou Maria Gomes, ou Maria Gomes Correia, ou ainda Maria Gomes de Figueiredo).

Cheguei a consultar outras freguesias, com lugares de Ribeira, pertencentes ao Bispado de Viseu (distrito de Viseu) e Bispado de Viseu (Distrito da Guarda) e nada. Apenas em Campo de Besteiros se encontra o Registo de Baptismo de João Luís (nascido em 1788), pelo que - e devido à proximidade geográfica com Molelos, e ausência de Registos de Baptismos de um João (f.º dos supracitados António Luís e Maria Correia) - considero como sendo o meu antepassado o João nascido em Campo de Besteiros, bem como legítima toda a minha linha ascendente, por este meu antepassado.

Este João Luís pertencia à Família BANDEIRA e aos FREIRE DE ANDRADE, gente nobre e principal da Beira.

Interpelo a quem possa descender deste casal ou que saiba onde se encontra lavrado o respectivo registo de casamento o favor de me contactarem.

Sabe-se que tiveram duas filhas em Portalegre: uma nascida em 1821 e outra em 1824.


Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes de João Luís e Maria Josefa

#138978 | gmg | 03 jan 2007 13:58 | Em resposta a: #138861

Renovo o pedido. O título original, por mim colocado neste Fórum era: Alguém descende deste casal!? Mas o título foi mudado para o que agora é exibido no Forúm.

Interpelo a quem descenda deste casal.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes de João Luís e Maria Josefa

#139143 | gmg | 04 jan 2007 17:54 | Em resposta a: #138861

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes de João Luís e Maria Josefa

#141750 | gmg | 26 jan 2007 01:55 | Em resposta a: #138861

renovo o pedido...

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes de João Luís e Maria Josefa

#142748 | gmg | 02 fev 2007 18:00 | Em resposta a: #138861

Renovo o tópico

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes de João Luís e Maria Josefa

#189441 | gmg | 25 mar 2008 00:12 | Em resposta a: #138861

Caros Confrades,

Nas minhas buscas deparei-me com a seguinte dificuldade: Uma antepassada minha, ROSA DA ALEGRIA, nasceu em Portalegre em 1821 (freg.ª de S. Lourenço). Ela era f.ª de João Luís natural do lugar da Ribeira, Bispado de Viseu e de Maria Josefa natural do lugar de Molelos do mesmo Bispado. Neta paterna de António Luís e de Maria Correia e materna de José Marques Coimbra e de Maria Marques.

Consultando um Dicionário Corográfico, pude constatar que existem muitos lugares de Ribeira. Contudo um lugar de Ribeira (próximo da freguesia de Molelos), fica em Campo de Besteiros, ambas freguesias do concelho de Tondela. Acontece que hoje em dia, Molelos já não é um lugar, mas sim uma freguesia e consegui encontrar o assento de Baptismo de Maria Josefa (nascida em Molelos em 1783).

Procurei o Registo de Casamento de JOÃO LUÍS com MARIA JOSEFA em Molelos e em Campo de Besteiros e não os consegui localizar. Devem ter casado entre 1806 - 1820.

Procurei o mesmo registo em todas a freguesias do concelho de Tondela e nada.

Procurei o mesmo registo na freguesia da Sé Ocidental (Viseu) e nada.

Procurei o Registo de Casamento nas freguesias urbanas de Portalegre, e também não o encontrei...

Cheguei a procurar registos de Baptismo de filhos deste casal em Molelos e em Campo de Besteiros e não encontrei nenhum!

E além de Campo de Besteiros, consultei várias freguesias pertencentes a diversos concelhos do distrito de Viseu, que têm lugares de Ribeira para encontrar o Registo de Baptismo de João Luís e apenas em Campo de Besteiros, surge um João (natural de Ribeira) e mais irmãos deste João, filhos de António Luís Bandeira (ou António Luís) e de Maria Correia (ou Maria Gomes, ou Maria Gomes Correia, ou ainda Maria Gomes de Figueiredo).

Cheguei a consultar outras freguesias, com lugares de Ribeira, pertencentes ao Bispado de Viseu (distrito de Viseu) e Bispado de Viseu (Distrito da Guarda) e nada. Apenas em Campo de Besteiros se encontra o Registo de Baptismo de João Luís (nascido em 1788), pelo que - e devido à proximidade geográfica com Molelos, e ausência de Registos de Baptismos de um João (f.º dos supracitados António Luís e Maria Correia) - considero como sendo o meu antepassado o João nascido em Campo de Besteiros, bem como legítima toda a minha linha ascendente, por este meu antepassado.

Este João Luís pertencia à Família BANDEIRA e aos FREIRE DE ANDRADE, gente nobre e principal da Beira.

Interpelo a quem possa descender deste casal ou que saiba onde se encontra lavrado o respectivo registo de casamento o favor de me contactarem.

Sabe-se que tiveram duas filhas em Portalegre: uma nascida em 1821 e outra em 1824.


Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes de João Luís e Maria Josefa

#189696 | gmg | 26 mar 2008 20:53 | Em resposta a: #189441

Caros Confrades,

Nas minhas buscas deparei-me com a seguinte dificuldade: Uma antepassada minha, ROSA DA ALEGRIA, nasceu em Portalegre em 1821 (freg.ª de S. Lourenço). Ela era f.ª de João Luís natural do lugar da Ribeira, Bispado de Viseu e de Maria Josefa natural do lugar de Molelos do mesmo Bispado. Neta paterna de António Luís e de Maria Correia e materna de José Marques Coimbra e de Maria Marques.

Consultando um Dicionário Corográfico, pude constatar que existem muitos lugares de Ribeira. Contudo um lugar de Ribeira (próximo da freguesia de Molelos), fica em Campo de Besteiros, ambas freguesias do concelho de Tondela. Acontece que hoje em dia, Molelos já não é um lugar, mas sim uma freguesia e consegui encontrar o assento de Baptismo de Maria Josefa (nascida em Molelos em 1783).

Procurei o Registo de Casamento de JOÃO LUÍS com MARIA JOSEFA em Molelos e em Campo de Besteiros e não os consegui localizar. Devem ter casado entre 1806 - 1820.

Procurei o mesmo registo em todas a freguesias do concelho de Tondela e nada.

Procurei o mesmo registo na freguesia da Sé Ocidental (Viseu) e nada.

Procurei o Registo de Casamento nas freguesias urbanas de Portalegre, e também não o encontrei...

Cheguei a procurar registos de Baptismo de filhos deste casal em Molelos e em Campo de Besteiros e não encontrei nenhum!

E além de Campo de Besteiros, consultei várias freguesias pertencentes a diversos concelhos do distrito de Viseu, que têm lugares de Ribeira para encontrar o Registo de Baptismo de João Luís e apenas em Campo de Besteiros, surge um João (natural de Ribeira) e mais irmãos deste João, filhos de António Luís Bandeira (ou António Luís) e de Maria Correia (ou Maria Gomes, ou Maria Gomes Correia, ou ainda Maria Gomes de Figueiredo).

Cheguei a consultar outras freguesias, com lugares de Ribeira, pertencentes ao Bispado de Viseu (distrito de Viseu) e Bispado de Viseu (Distrito da Guarda) e nada. Apenas em Campo de Besteiros se encontra o Registo de Baptismo de João Luís (nascido em 1788), pelo que - e devido à proximidade geográfica com Molelos, e ausência de Registos de Baptismos de um João (f.º dos supracitados António Luís e Maria Correia) - considero como sendo o meu antepassado o João nascido em Campo de Besteiros, bem como legítima toda a minha linha ascendente, por este meu antepassado.

Este João Luís pertencia à Família BANDEIRA e aos FREIRE DE ANDRADE, gente nobre e principal da Beira.

Interpelo a quem possa descender deste casal ou que saiba onde se encontra lavrado o respectivo registo de casamento o favor de me contactarem.

Sabe-se que tiveram duas filhas em Portalegre: uma nascida em 1821 e outra em 1824.


Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes de João Luís e Maria Josefa

#189743 | Braz Tisana | 26 mar 2008 23:50 | Em resposta a: #189696

Confrade Luís GMG e primo,

Anda cheio de sorte. Passo a explicar:

Também eu descendo deste matrimónio (João Luís casado com Maria Josefa). O João Luís foi ferrador no Regimento de Cavalaria de Olivença, onde casou a 29.02.1812, servindo de testemunhas o Coronel comandante do Regimento, D. José de Cárcome Lobo "e muita outra gente". Ora, aí diz-se que ele era filho de António Luís e sua mulher Maria Correia, naturais do lugar da Ribeira, e ela de José Marques e de sua mulher Maria Marques, de Molelos, tudo no Bispado de Viseu.
Agora vem o mais interessante: o padre que lavrou o baptismo acrescentou que António Luís era natural "das Ilhas de Cabo Verde, escravo preto de Bernardim Freire de Andrade, e sua mulher, de igual nasção, que foram de tenra idade para a Viseu, na companhia de um fidalgo de apelido Amaral".

É tudo o que tenho.

cumprimentos

Braz Tinoco de Brito Freire

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes de João Luís e Maria Josefa

#189748 | gmg | 27 mar 2008 00:06 | Em resposta a: #189743

Caríssimo Confrade e Primo Braz Tinoco Brito Freire!

Ainda bem que as minhas preces foram atendidas! Será possível enviar-me esse registo digitalizado, por e-mail? O e-mail é: genealogia_@portugalmail.pt


Agora fiquei confuso! Bastante confuso! Pois em campo de Besteiros encontro o nascimento desse João Luís e ele é filho de António Luís Bandeira, dos BANDEIRA e FREIRE DE ANDRADE, Famílias nobres! Terá andado por Cabo Verde? É uma hipótese, mas escravo....... não me parece! Isto porque é fácil traçar a sua ascendência, ou deparou-se com outra? Agradecia que me pudesse facultar esses dados.

Já agora, descende de que filho(a)?

Posso ser-lhe útil de alguma forma?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes de João Luís e Maria Josefa

#189752 | Braz Tisana | 27 mar 2008 00:29 | Em resposta a: #189748

Caro primo Luís,

Descendo deste casal, recuando na ascendência até uma filha destes, de nome Pureza da Encarnação, nascida em Olivença a 14.10.1814 (depois de casada usou D. Pureza da Encarnação Freire de Andrade do Amaral e Fiesque), que casou em Cáceres, a 23.07.1837 com don Juan de Ovando y Bocanegra. São meus 4.os avós.
Diz-me que não podem ser escravos ... Pena! Fazia algum gosto neste costado.

Tenho que pedir a uma das minhas filhas para digitalizar os documentos. Não tenho scanner.

Um abraço do

Braz

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes de João Luís e Maria Josefa

#189753 | gmg | 27 mar 2008 00:35 | Em resposta a: #189752

Não é que me incomode descender de escravos! Não é isso! É que eu em Ribeira, Campo de Besteiros encontro o registo de Baptismo desse João, filho de António Luís e de Maria Correia, e de mais irmãos e nada consta que fossem escravos!

Não tem a ascendência desse João Luís?

Os Registos de Olivença estão em Portalegre, não é?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

D. Pureza Freire de Andrade

#189755 | gmg | 27 mar 2008 00:38 | Em resposta a: #189752

Caro primo,

De onde vem o Freire de Andrade da sua antepassada? é por casamento? É que se não é por casamento é por sangue, pois ela descendia dos Freire de Andrade através do João Luís!

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: D. Pureza Freire de Andrade

#189758 | Braz Tisana | 27 mar 2008 00:54 | Em resposta a: #189755

Caro primo Luís,

Sempre entendi que esta minha avó era meio preta (tenho um retrato da Senhora, morreu em 1897, em que se nota uma linheira carapinha).
Até hoje pensei que tivesse assumido os apelidos dos "senhores" de quem os avós foram escravos. Fiquei baralhado com os seus elementos.
Tenho um irmão que se interessa mais do que eu por estas coisas, embora venha aqui espreitar desde Agosto, quando a minha filha mais velha quiz que eu aprendesse a "navegar". Estou a gostar.
Dizia que tenho um irmão que se interessa por genealogia, é mais velho e dominicano (os Cães de Deus, para alguns). É muito meticuloso com a informação. Tem alguns amigos que o ajudam, uns vivem em Lisboa e os outros não sei.
Este meu irmão tem todos os papéis de família, com documentos e pergaminhos. Esta minha Avó usou brasão de armas (Freires de Andrade e Amaral), que estão no jazigo que mandou edificar.

Os documentos de Olivença estão em Elvas, mas os deste período estão na paróquia de Olivença. Perdemos esta magnífica vila em 1801.

Um abraço do

Braz

Resposta

Link directo:

RE: D. Pureza Freire de Andrade

#189759 | gmg | 27 mar 2008 00:58 | Em resposta a: #189758

Caro Primo,

Como posso entrar em contacto com o seu Irmão?
Eu tenho alguns elementos, que lhe posso enviar, se quiser. Mas gostava de poder "ver" esses documentos que tem!

Estou muito curioso! :)

Cumprimentos,

Luís

Resposta

Link directo:

Confusão!

#189762 | gmg | 27 mar 2008 01:10 | Em resposta a: #189758

Caro Primo,

Há aqui muita confusão! na minha família não há ninguém com características de mulatos.
Repare que há muita gente com características europeias (caucasianas), que têm o cabelo muito encaracolado!

Em tempos, na Faculdade participei de um estudo genético para determinar a ancestralidade e não tenho genes africanos! Se fossem escravos, e devido a ser há relativamente pouco tempo (séc. XIX), certamente eu teria apanhado genes africanos também....

O que lhe digo, foi baseado nas investigações que fiz. De facto, nunca encontrei o casamento deles em Portalegre, ou em Molelos ou em Campo de Besteiros (lugar de Ribeira)... E o mais engraçado é que também não encontrei o registo de óbito de ambos em Portalegre, tudo indicando que foram para outro lado....

E já me disseram várias vezes, que os averbamentos eram feitos por vezes, posteriormente, bem como os registos e muitas vezes os párocos introduziam erros...

Não sei mais que lhe dizer, a não ser que estou muito interessado e curioso em saber da documentação que possui.

Abraço,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: D. Pureza Freire de Andrade

#189763 | Braz Tisana | 27 mar 2008 01:11 | Em resposta a: #189759

Caro Primo,

Amanhã mesmo peço o e-mail do meu irmão Marcos, que não sei se tem. É da moda antiga, gosta de escrever cartas e cartões, em papel timbrado e numa tinta especial (tem a mania que só ele tem aquela cor. Caturreiras de velho).
Entrentanto descobri aqui alguns nomes de pessoas que o ajudam nas investigações, são uns tais de Afonso de Torres, Diogo Rangel, João de Quental, Rodrigo da Cunha e Diogo Gomes de Figueiredo (não tenho a certeza deste último). Conhece algum? não faço ideia quem sejam ou onde vivam.

Amanhã dou mais notícias. Estou viúvo e a enfermeira que trata da minha medicação chega quase antes do sol nascer.

Abraço do

Braz

Resposta

Link directo:

Moradas!

#189764 | gmg | 27 mar 2008 01:15 | Em resposta a: #189763

Não conheço os nomes... sabe dizer-me os nomes que usam como utilizadores? O seu é Braz Tisana, o meu gmg e o desses senhores?

Tem o contacto telefónico de algum desses senhores ou a sua morada?

Também tenho a mania de escrever cartas e cartões.... em papel também timbrado! Acho que o seu irmão iria ficar contente em travar correspondência, não?

Desejo-lhe uma boa noite.
Até amanhã.

Cumprimentos,

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Moradas!

#189765 | Braz Tisana | 27 mar 2008 01:21 | Em resposta a: #189764

Desculpe, há aqui alguma confusão.
São amigos pessoais do meu irmão e não me consta que frequentem a internet. As moradas destes Senhores não as sei, mas devem já ter alguma idade. Não me consta que o Marcos se dê com qualquer pessoa.
Noto-o mal agradecido e arisco, sem explicação aparente.

Cumprimentos

Braz

Resposta

Link directo:

RE: Moradas!

#189821 | gmg | 27 mar 2008 14:13 | Em resposta a: #189765

Caro senhor,

Queira desculpar se o ofendi de alguma maneira. Não era minha intenção, de todo. Talvez não tenha entendido as minhas palavras do modo como as queria transmitir. Longe de mim ofender alguém que não conheço e que se tem mostrado extremamente simpático comigo. Se sentiu que fui mal agradecido, peço-lhe desculpa por algo, mas reafirmo que não era de todo a minha intenção.

Ficarei a aguardar notícias, caso ache conveniente, sobre a digitalização dos documentos.

Muito obrigado.

Cumprimentos,

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes de João Luís e Maria Josefa

#190222 | gmg | 29 mar 2008 18:19 | Em resposta a: #189752

Caro Primo Braz,

Como tem passado?

Tem mais notícias sobre estes nossos avoengos? Entrou em contacto com o seu irmão?

Cumprimentos,

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes de João Luís e Maria Josefa

#190379 | gmg | 31 mar 2008 01:13 | Em resposta a: #189743

Caro Primo Braz,

Como tem passado?

Tem mais notícias sobre estes nossos avoengos? Entrou em contacto com o seu irmão?

Cumprimentos,

Luís

Resposta

Link directo:

D. Pureza da Encarnação Freire de Andrade e Amaral

#196142 | gmg | 12 mai 2008 12:22 | Em resposta a: #189765

Caro Primo Braz,

Há muito que não tenho notícias suas! Ficou de entrar em contacto com o seu irmão para falar sobre estes nossos antepassados em comum, casados em Olivença (João Luís e Maria Josefa, os quais não poderiam ser filhos de escravos pois eu encontrei o registo de nascimento de João Luís e não há qualquer menção a ser escravo, nem como os seus Pais. Ele é de facto, descendente dos Freire de Andrade e Bandeira, Famílias Nobres da zona de Tondela)

Tem, o processo de justificação de nobreza e o processo da obtenção da Carta de Armas da sua antepassada D. Pureza da encarnação, Irmã da minha avoenga Rosa d' Alegria?

Será possível enviar-me uma cópia desses mesmos documentos? Obrigado

Com amabilidade,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 jun 2024, 11:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen