Mais uma de Leotes

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos | Património

Mais uma de Leotes

#138878 | Leote | 02 jan 2007 17:18

Caro Rui

Estive a "surfar a net" e encontrei esta mensagem.

----- De facto, a 31 de Agosto de 1819 realizou-se em Faro (São Pedro) o casamento de Lázaro Moreira Landeiro Camisão Corte-Real (sic), "viúvo de Dona Francisca Bernarda de Araújo Pereira", com D. Joaquina Inácia Xavier da Silva Leote, natural de Oeiras, filha do Sargento-Mor Francisco Correia da Silva, de Faro, e de D. Maria Inácia Cordeiro, de Estremoz, neta paterna do Sargento-Mor José Francisco Leote, de Lagos, e de D. Inês Antónia Xavier, da Baía, e neta materna de José Cordeiro, de Elvas, e D. Francisca Maria, de Estremoz. ------

Tem mais alguma informação destes Leotes aqui mencionados? Gostaria imenso de saber, pois neste momento são lacuna nos meus apontamentos....

Agradeço sua cooperação. João Luís Leote Tavares Esquível

P.S.: Outro dia estive a ler o testamento de Leonor do Espírito Santo, mãe de Lázaro Moreira Landeiro, que a certa altura reza:

(...) Deixo a meu Roque pelo amor com que o criei, um pequeno de vinha com figueiras que tenho na Torralta junto à quinta que foi de Alberto Pita, e uma caixa para por o seu fato, e deixo-lhe mais uma cama. (...)

Diz na provação e declarou ela testadora que no seu testamento deixava a um menino por nome Roque pelo o haver criado uma Vinha e Figueiras no sítio da Torralta, a qual verba derroga e lhe deixa em lugar disto 5 alqueires de trigo de foro a retro em cada um ano na mão de seu filho Lázaro Moreira Landeiro e outro sim disse ela testadora que ele gozava a metade de uma capela de que ela testadora era administradora que instituição sua tia Esperança de Fontes a qual metade da dita capela deixa a seu filho Lázaro Moreira Landeiro ... (...)

Resposta

Link directo:

RE: Mais uma de Leotes

#139537 | rmfrp | 07 jan 2007 21:07 | Em resposta a: #138878

Caro João Luís Leote Tavares Esquível:

Sobre os Leotes que refere não tenho informação para além da que consta do registo de casamento de 1819. Pelos nomes em causa suponho que se trate de um ramo descendente de Francisco Correia da Silva e sua esposa D. Vitória Francisca Xavier de Sousa Bassem (referidos em "Fidalgos de Cota de Armas do Algarve", p. 123).

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Mais uma de Leotes

#147308 | alxleota | 09 mar 2007 21:07 | Em resposta a: #138878

Gostaria de saber mais sobre as origens da minha família, Moro no estado do Rio Grande do Sul no Brasil, e gostaria de fazer a minha árvore até chegar no imigrante que veio para o Brasil o qual nãop possou nenhuma informação. Como começo, podem me ajudar?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 02:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen