In Memoriam - Ten.Coronel Armando Sacadura Falcão

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

In Memoriam - Ten.Coronel Armando Sacadura Falcão

#138925 | JCC | 02 jan 2007 23:15

Poucos dias depois de ter completado o seu 95º aniversário partiu para a eternidade o decano dos genealogistas portugueses, o Tenente Coronel Armando Sacadura Falcão.

O seu corpo encontra-se na Capela da Força Aérea, em S. Domingos de Benfica, junto ao Palácio Fronteira, de onde sairá o funeral amanhã, dia 3/1, após a celebração da Eucaristia às 10h.

Que Deus guarde a sua alma.

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: In Memoriam - Ten.Coronel Armando Sacadura Falcão

#138931 | JFMenéndez | 02 jan 2007 23:37 | Em resposta a: #138925

Caro Confrade

Associo-me aos seus votos de condolências à Exm.ª família do Tenente Coronel Armando de Sacadura Falcão e à sua memória, com esta singela evocação.

Recordo-o com amizade nalgumas tertúlias, principalmente quando ainda podia sair e detinha a visão intacta. Mas lembro-me, e lembro-o nas nossas viagens de comboio, da Figueira para Leiria, entre as casas das filhas, quando por casualidade nos encontravamos e falavamos das nossas investigações. Mais eu que ele, no ardor de lhe mostrar o pouco que ia conseguindo, perante aquele manancial de saber genealógico que a idade não parecia afectar.

Paz à sua alma

José Filipe Menéndez

Resposta

Link directo:

RE: In Memoriam - Ten.Coronel Armando Sacadura Falcão

#138934 | MariaDavid | 02 jan 2007 23:57 | Em resposta a: #138925

Caro João

Fui apanhada de surpresa pela notícia. Ainda recordo o último jantar dos nossos terceiros sábados em que estive com ele e trocámos algumas palavras. Apresentei-o a minha filha como o mais velho genealogista português e ela ficou muito admirada pelo olhar dele, extremamente vivo, perspicaz, atento, com a bonita idade de 94 anos.

À família enlutada, as minhas sentidas condolências e uma certeza, a de que ele foi um exemplo para muitos de nós nesta tarefa tão especial que é trazer ao presente os vultos dos nossos ancestrais.

Que descanse em paz.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: In Memoriam - Ten.Coronel Armando Sacadura Falcão

#138939 | rafael | 03 jan 2007 01:07 | Em resposta a: #138934

Recordo o grande Genealogista que foi tão ilustre Senhor. Afável e sempre disposto a pôr o seu saber ao alcance dos principiantes,como eu.
Algumas das suas raízes familiares do B.xo Alentejo,do concelho da minha naturalidade,foi motivo de alguma troca de informação de que possuo um apontamento acerca disso que teve a amabilidade de oferecer-me.

Que descanse em Paz.

Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: In Memoriam - Ten.Coronel Armando Sacadura Falcão

#138942 | Pedro França | 03 jan 2007 02:47 | Em resposta a: #138925

Caríssimos:

Estou sem palavras.
Ao associar-me nesta hora de profunda tristeza mas também de grande serenidade, recordo com grata memória os tempos em que, nas minhas investigações (ainda em S. Bento), eu me cruzava com ele naquela sala de leitura e nos corredores da antiga TT e lhe confiava as minhas dúvidas genealógicas. Ainda mais tarde, já na nova TT, voltei a encontrá-lo de espírito arguto e perseverante.
Era uma pessoa de grande perspicácia, de grande e bom conselho que em nada se fez rogado para me auxiliar. Antes me apontou caminhos, me deu pistas, e se mostrou sempre aberto a esclarecimentos futuros, mesmo quando eu já não estivesse por Lisboa.
Ainda hoje guardo comigo a correspondência epistolar que troquei com ele.
Era para mim como um velho lobo à maneira escutista e que em vários aspectos me fazia lembrar Lord Baden-Powell.
Que haja muitos e bons exemplos de trabalho e de humanidade como ele foi um.
Paz à sua alma; jamais será esquecido.
Um eterno abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: In Memoriam - Ten.Coronel Armando Sacadura Falcão

#138944 | artur41 | 03 jan 2007 02:56 | Em resposta a: #138925

Presto a minha homenagem ao confrade Armando de Sacadura Falcão. É um exemplo, para todos nós.
Os meus sentidos pêsames à família enlutada.

Que Deus, Nosso Senhor, o guarde.

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: In Memoriam - Ten.Coronel Armando Sacadura Falcão

#138953 | JCC | 03 jan 2007 09:28 | Em resposta a: #138944

.

Resposta

Link directo:

RE: In Memoriam - Ten.Coronel Armando Sacadura Falcão

#139206 | L. ManoeldeVilhena | 05 jan 2007 01:45 | Em resposta a: #138934

Também eu fui apanhado de surpresa pela notícia.

A esse grande Senhor da genealogia portuguesa, cuja atitude deveria servir de exemplo para as novas gerações, de um tipo e fibra que infelizmente já não existe, aqui fica o meu tributo e respeito.

Fico com uma sensação nostálgica do "principe de Salinas" - esse era o tempo dos Leopardos.

Deviam-se fazer uns estudos em homenagem. Fica aqui o repto.

À família os meus mais sentidos pêsames,

Lourenço M. de Vilhena

Resposta

Link directo:

RE: In Memoriam - Ten.Coronel Armando Sacadura Falcão

#259955 | talvim | 05 ago 2010 00:04 | Em resposta a: #138925

Exms. Srs.

Sou neto do Sr. Tenente Coronel Armando Sacadura Falcão e foi com grande emoção que li estas bonitas palavras relativas ao meu querido Avô.
Peço desculpa o agradecimento tardio, mas só agora tomei conhecimento deste forum.

Tenho o meu Avô como exemplo de vida e que muitas saudades e falta me faz.

A todos os meus agradecimentos,

Com os meus cumprimentos

Tiago de Sousa e Alvim

Resposta

Link directo:

In Memoriam - Ten.Coronel Armando Sacadura Falcão

#418851 | Rui Macedo Cabral | 20 out 2019 23:07 | Em resposta a: #138925

Por favor contacte-me. Sou descendente de Lucenas', e o seu avó inclui-me no livro sobre a família. Eu próprio tenho me dedicado a estudar a história da minha família. Há alguém na sua família a prosseguir o trabalho do seu avô.
Cumprimentos, Rui Quaresma de Macedo Cabral.
ruicabral1951@gmail.com.

Resposta

Link directo:

In Memoriam - Ten.Coronel Armando Sacadura Falcão

#418853 | TiagoA | 21 out 2019 08:39 | Em resposta a: #418851

Bom Dia,

Vou enviar email.

Cumprimentos

Tiago Alvim

Resposta

Link directo:

In Memoriam - Ten.Coronel Armando Sacadura Falcão

#419405 | JMBM | 14 nov 2019 14:48 | Em resposta a: #418853

Caro Tiago Alvim, boa tarde,

Diga-me, sff, onde faleceu o seu avô. Creio que em Lisboa e a freguesia? Sou seu parente.

Obrigado e um abraço,
José Manuel Bela Morais

Resposta

Link directo:

In Memoriam - Ten.Coronel Armando Sacadura Falcão

#443625 | diogoalvim | 12 out 2022 06:26 | Em resposta a: #419405

Caro JMBM,

Respondo pelo meu irmão. O nosso avô morreu em casa, na então freguesia de Nossa Senhora de Fátima (hoje Freguesia das Avenidas Novas), em Lisboa.

Abraço,

Diogo de Sousa e Alvim

Resposta

Link directo:

In Memoriam - Ten.Coronel Armando Sacadura Falcão

#443654 | JMBM | 13 out 2022 14:52 | Em resposta a: #443625

Caro Diogo, muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 00:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen