Abrantes, de Tábua

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Abrantes, de Tábua

#13899 | jnt | 07 dez 2001 20:51

Procuro pessoas de apelido Abrantes, de Tábua.

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, de Tábua

#13914 | silvestre | 08 dez 2001 10:10 | Em resposta a: #13899

Caro jnt
Tenho antepassados Abranches, de Sinde, Tábua, que penso serem também os Abrantes. Pesquise em "Abranches" e lá encontrará 2 tópicos.
cumprimentos.
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, de Tábua

#14019 | jnt | 10 dez 2001 13:47 | Em resposta a: #13914

Os Abrantes de que falo são de Midões, Tábua.
Poderá eventualmente haver relação com os Abranches de Sinde, Tábua?

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, de Tábua

#14027 | silvestre | 10 dez 2001 15:46 | Em resposta a: #13899

Segundo no link "famílias Portuguesas" deste site, oa Abrantes ou Abranches da Beira são originários do mesmo ramo. Envio-lhe o meu endereço na página dos mormons. A árvore está repartida pois cada uma só pode conter 200 pessoas. Veja em Maria Pinto+Manuel de Abrantes Coelho (Ambos Abrantes) Em Manuel terá de procurar a árv. utilizando o botão direito do rato. Pode ser que encontre alguma ligação aos seus Abrantes.
Cumprimentos
Vera



http://www.genealogy.com/users/v/i/d/Vera-lcia-Silvestre-Videira/TREE/230450017tree.html

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, de Tábua

#14053 | jnt | 10 dez 2001 21:09 | Em resposta a: #14027

Obrigado pela dica. Vou explorar essa hipótese dupla (Abranches e Abrantes).
Cumprimentos
Joaquim

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, de Tábua

#14113 | FCS/FATCS | 11 dez 2001 18:31 | Em resposta a: #14019

Caro Senhor

Toda a zona da Beira Alta está povoada de Abrantes/Abranches, e concretamente Midões:
o próprio Visconde de Midões é Abranches.
Mas, como em qualquer apelido, não basta a indicação da terra ou região para se concluir que são dos "mesmos".
Casos existem em que o que parece ser "não é" e o que parece não ser´"é", pelo que com os elementos disponibilizados apenas lhe posso dizer isto.
Quanto a Abrantes e Abranches, uma vez que já consultou este apelidos no GENEA, já tem a indicações sobre a sua origem (que é semelhante à opinião expressa na Enciclopédia Luso-Brasileira) e da qual discordo, após 35 anos de pesquisa, e de ver a mesma pessoa, no mesmo documento, ser tratada tanto por Abrantes como por Abranches (e num caso nem se trata de um documento de "louvor", mas de um processo de réu da Inquisição, na 1º metade do sec XVII).
Cumprimentos

Fernando Correia da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, de Tábua

#22417 | Maggie | 05 jun 2002 23:45 | Em resposta a: #14019

Eu tenho Abranches da Vila de Midões, Distrito de Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, de Tábua

#22418 | Maggie | 05 jun 2002 23:46 | Em resposta a: #14027

Não consegui aceder à sua página.

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, de Tábua

#22428 | silvestre | 06 jun 2002 10:05 | Em resposta a: #22417

Maggie
Até que época remontam os seus Abranches?
Muito provavelmente serão os mesmos. Já contactou o Dr Abranches Soveral que estuda essa família?
Conheci o professor Nicolau Firmino que faleceu no final do ano anterior e cuja esposa era de Midões, local onde ele foi sepultado.
Cumprimentos
Vera

silvestre@aeiou.pt

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, de Tábua

#22430 | silvestre | 06 jun 2002 10:10 | Em resposta a: #22417

Maggie
Escreva para o meu mail para lhe enviar a página. Neste site, desde há algum tempo, não é permitido.
silvestre@aeiou.pt

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, de Tábua

#22470 | jnt | 07 jun 2002 01:02 | Em resposta a: #22417

Eu tenho Abrantes de Midões.

Joaquim Teixeira.

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, de Tábua

#24063 | Maggie | 08 jul 2002 09:40 | Em resposta a: #22470

Para Joaquim Teixeira,

Eu também tenho Abrantes de Midões do lado do meu tio, o que tenho para já é o seguinte:

Maria Angélica Joaquina Monteiro casou em 1773, os pais dela são Roque Monteiro e Antónia de Abranches/Abrantes, ambos naturais de Midões, é neta materna de Manoel de Abranches e de Antónia Viegas ambos naturais de Midões. Portanto fazendo mais ou menos os cálculos os pais devem ter nascido à volta de 1700-1733 e os avós 1680-1700.

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, de Tábua

#24073 | jnt | 08 jul 2002 13:57 | Em resposta a: #24063

Para Margarida,

Obrigado pela sua resposta.
Infelizmente as minhas buscas deste ramo familiar ainda não chegaram a essa época.
Em todo o caso, é curioso que também tenho Monteiro na mesma freguesia (Midões). O mais antigo que tenho é um Luís Monteiro casado com uma Josefa Costa (provavelmente nascidos no primeiro quartel do século XIX). Quanto aos Abrantes, tenho uma Teresa Abrantes, filha de Manuel António Cardador e Maria Joaquina, esta última talvez de apelido Abrantes. Os pais da Teresa de Abrantes terão também nascido provavelmente no primeiro quartel do século XIX.
Estes dois apelidos (Monteiro e Abrantes) têm-se mantido na família da minha mulher até ao presente. O meu sogro (com os apelidos Monteiro Abrantes) já nasceu na freguesia de Tábua (1938), enquanto os pais dele nasceram na freguesia de Midões (Tábua).

Cumprimentos

Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, de Tábua

#262462 | jnt | 19 set 2010 14:11 | Em resposta a: #24063

Cara Maggie

Passados 8 anos, consegui pesquisar o suficiente para saber que o seu "Roque Monteiro" é 6º avô da minha mulher.
Roque Monteiro Cabral (filho do Dr. Manuel Nunes Quaresma e de Luisa de Gouveia) teve de Inácia, solteira, um filho de nome José Monteiro que é 5º avô da minha mulher.

Cumprimentos.
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, de Tábua

#262986 | Maggie | 27 set 2010 15:11 | Em resposta a: #262462

Caro Joaquim,

Pelo que estou a ver nos meus dados, a Inácia seria a 3ª mulher solteira a ter um filho do Roque Monteiro. As outras duas mulheres, solteiras, seriam Antónia de Abranches e Maria. A Antónia Abranches é o ramo que pertence ao meu tio.
Tem mais dados dos antepassados do Roque Monteiro?

Se quiser contactar para o meu email é o seguinte: margarida08@gmail.com

Com os melhores cumprimentos,

Maggie

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, de Tábua

#262996 | jnt | 27 set 2010 16:35 | Em resposta a: #262986

Cara Maggie

A ascendência do Roque Monteiro Cabral é literalmente um manancial de informação.
O Roque Monteiro Cabral teve, pelo menos, filhos de 3 mulhares solteiras e acabou por casar a 13-09-1756 com Teodósia Luisa do Rosário, da qual teve, pelo menos, mais 3 filhos, onde se inclui o capitão-mór de Midões José Bernardino Monteiro Cabral Soares de Albergaria.
Vou contactá-la para o seu email.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 11:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen