asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Arquivos

asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#139204 | miro | 05 jan 2007 01:18

procuro várias pessoas do antigo concelho de cerva mas como existem só meia duzia de anos de registos paroquiais está a ser muito dificil, será que alguém tem informações para trocar, as que eu tenho consegui nas freguesias vizinhas de atei e bilhó ou em inquirições de genere.
belmiro queirós ribeiro
(...)

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#139250 | victorferreira | 05 jan 2007 10:45 | Em resposta a: #139204

Tendo sido essa zona provavelmente em tempos do Bispado de Braga, não haverá registos de pessoas nascidas nessas freguesias nos livros de Celorico e Cabeceiras de Basto? Ou mesmo nos concelhos limítrofes do Distrito/Diocese do Porto (Amarante ou Baião)?
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#139274 | miro | 05 jan 2007 12:39 | Em resposta a: #139250

tenho procurado por todo lado e a resposta que me dão é de que os registos foram destruidos aquando das invasões francesas, já estive nos arquivos de braga e de vila real, em braga estão as inquirições de genere e em vila real penso que são 12 anos de paroquiais do século XIX.
mas deve haver alguma coisa mal explicada porque os registos paroquiais existentes penso que são entre 1860 e 1872, os franceses não justificam todos os anos que faltam aqui, podem estar perdidos?
cump
belmiro ribeiro

Resposta

Link directo:

'Meio' beco, com saída incerta ...

#139310 | victorferreira | 05 jan 2007 16:06 | Em resposta a: #139274

A esperança é a última que morre. Mas não é imortal.
1. Os livros foram em princípio todos recolhidos, ou nos Arquivos ou nos seus equivalentes (câmaras eclesiásticas ou bibliotecas de algumas universidades).
- pode ser que em alguma igreja tenham lá ficado alguns atrás de um móvel de sacristia. Ou pode ser que algum cura mais cioso os tenha sonegado. Mas tinha que ir ver uma a uma.
2. já pesquisou na história local qual foi a duração da paróquia como tal? estaria antes ou depois e por que períodos sujeita a outra paróquia/freguesia? Ou por outra, em algum ou alguns períodos da história teriam os registos dos sacramentos realizados pelas localidades que procura sido efectuados em livros de freguesias limítrofes? V. já disse que já procurou em livros de freguesias limítrofes: nunca lá encontrou crianças nascidas em localidades pertencentes ao antigo concelho de Cerva? Isso pode indicar percursos da história que podem dar pistas.
Por fim em alguns locais essa pode ser mesmo a triste verdade.
Ou franceses, ou um incêndio, uma inundação, a humidade natural de algumas sacristias, a ignorância, o 'bicho traça', o descuido de um guardião mais pinguço, enfim, os pobres livros paroquiais têm muitos 'inimigos naturais' - para usar uma linguagem ecologicamente correcta; o seu ambiente envolvente é hostil, para continuar no mesmo tom.
É melhor continuar a procurar os livros, embora depois do que já fez o que lhe poderá acontecer com mais probabilidades é descobrir as razões do seu desaparecimento.
Muito, mas muito boa sorte, é o que lhe desejo. VF

Resposta

Link directo:

RE: 'Meio' beco, com saída incerta ...

#139316 | aguerreiro | 05 jan 2007 16:36 | Em resposta a: #139310

caros confrades
Desculpem lá mas quando acontece haver perda de papeis e documentos vem-me á lembrança o que aconteceu com os arquivos e documentos e demais papelada, em especial no Alto Minho. Eram vendidos á carga para com os papeis fazerem bombas de foguete, para estourarem nas romarias. Foi o que aconteceu por ex. na casa da Torre em Lanhelas, no início do séc. XX. Os franceses apenas pagam as favas

Resposta

Link directo:

Fogos de artifácio feitos pelo Sr. Bonifício ...

#139340 | victorferreira | 05 jan 2007 19:56 | Em resposta a: #139316

... é caro confrade. Este tópico está meio 'down' ...
Quando leio uma dessas, caem-me os brios nacionais todos na sarjeta (para dizer a coisa de uma maneira elevada, porque o que me apetecia mesmo dizer era aquilo que V. sabe ...)
Há um outro tópico por aí sobre escravos. O que digo é que nós ainda continuamos e continuaremos a ser por muito tempo escravos da nossa falta de preparação.
Bombas de foguete ... Santa Justa!...

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#139892 | silassur | 11 jan 2007 14:47 | Em resposta a: #139204

Olá!
Vou começar agora a minha arvore genealogica e gostava de saber de que terra mesmo é que a sua familia é..? Não sei se por coincidência mas a minha avó é de Macieira com familia em Atei e Bilhó e chama-se Ribeiro... Mas ainda não tenho os nomes dos seus pais ou de irmãos... Quem sabe não temos parentes próximos..
Desde já obrigado..

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#139983 | miro | 12 jan 2007 02:42 | Em resposta a: #139892

boa noite,
a minha familia directa é de travassos, depois tenho familia nas redondezas, os queirós de macieira, os costa e almeida de cerva, os moura e machado de asnela, os ribeiro de ermelo, os gomes do bilhó, os vaz de carvalho de ermelo, etc. a minha familia é toda daquela zona (concelhos de mondim, ribeira de pena e vila pouca de aguiar).
se quiser visite o meu blog - www.travassos1.blogspot.com - onde explico um pouco das minhas origens.
cump
belmiro queirós ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#140990 | miro | 21 jan 2007 03:25 | Em resposta a: #139983

o melhor é deixar aqui alguns nomes e esperar que alguém possa ajudar, de cerva preciso dos seguintes:
michaela de almeida terá nascido cerca de 1830, da casa de crespos.
josé antonio da costa casado com maria joaquina fernandes tambem terão nascido cerca de 1830, da casa da igreja.
capitão antonio pereira cardoso cardoso casado com jeronima de moura terão nascido cerca de 1680.
anna jorge terá nascido cerca de 1700.
cump
belmiro ribeiro
www.travassos1.blogspot.com

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#141004 | JCouceiro | 21 jan 2007 11:04 | Em resposta a: #139204

Belmiro Q.R.:

Tem alguma informação sobre José Gonçalves da Silva, nascido em 1746 em Cerva-Rio Mau, fº de Gonçalo Fernandes da Silva e de Paula Ribeiro Gonçalves Ramalho.
Foi para o Maranhão e lá fez enorme fortuna morrendo solteiro e com uma fª legitimada que lá casou e foi sua herdeira; deixou também muitos bens à sua familia de Portugal.

Este homem tinha a alcunha de "o barateiro"

Cumps.

JCC

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#141077 | miro | 21 jan 2007 23:28 | Em resposta a: #141004

tenho alguns gonçalves da silva naturais de rio mau mas são todos do século XIX, do século XVIII não tenho nenhum.
tenho um "caderno de lembranças" de um conterraneo que andou pelo maranhão cerca de 1845, nesse caderno ele refere várias fazendas, não sei alguma será relacionada com o josé gonçalves da silva. pode ver a primeira página aqui - http://i53.photobucket.com/albums/g47/belmiroribeiro/primeira.jpg
cump
belmiro

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#145001 | miro | 21 fev 2007 22:46 | Em resposta a: #141077

de azeveda preciso de:
delfina roza que terá nascido cerca de 1870, filha de serafim dos anjos e joaquina roza.
maria angelina costa que nasceu em 1830, filha de josé luiz gonçalves cardoso e maria luiza costa.
constancia thereza fraga que nasceu em 1837, filha de manoel josé fraga e maria joaquina.
constancia gaspar que nasceu em 1820, filha de antonio gaspar e inácia gaspar.
maria george teixeira que nasceu cerca de 1730, filha de pedro george e maria george teixeira. também preciso da irmã joanna.
maria teixeira que nasceu cerca de 1775, filha de manoel teixeira e senhorinha gonçalves.
maria roza martins que nasceu cerca de 1875, filha de joaquim roza e miquelina gaspar.
se alguém puder ajudar, obrigado.
belmiro ribeiro
www.travassos1.blogspot.com

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#151260 | miro | 04 abr 2007 12:49 | Em resposta a: #141004

encontrei na torre do tombo uma habilitação de nobreza de dois irmãos gonçalves da silva naturais de rio mau, da proxima vez que lá for vou consultar e terei uma resposta para si.
cump
belmiro
www.travassos1.blogspot.com

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macie

#151395 | JCouceiro | 05 abr 2007 08:34 | Em resposta a: #151260

Caro Belmiro,

Ok, fico a aguardar.

Muito obrigado e boa Páscoa.

Cumps

José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#171841 | jpm2353 | 06 nov 2007 04:11 | Em resposta a: #139204

Caros confrades,

Procuro informações sobre qualquer um dos seguintes indivíduos:
Joana Francisca, (filha de David Gonçalves e de Maria Francisca), nascida entre finais do Séc. XVII e inícios do XVIII, na freguesia de S. João de Simães - Cerva, concelho de Ribeira de Pena. Sei que casou em 1730 com Constantino Martins Soares, (filho de Francisco Soares e de Maria Martins Fagundes), casamento celebrado na freguesia de S. João de Simães - Cerva, concelho de Ribeira de Pena, distrito de Vila Real.

O ADVR diz só possuir registos de baptismos e casamentos a partir de 1860, pelo que qualquer ajuda é preciosa!

Desde já obrigado,
João de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#172294 | miro | 10 nov 2007 22:09 | Em resposta a: #171841

boa noite,
deve ser s. joão de limões, antigamente escreviam limãos. tenho vários registos de pessoas de limões mas nenhuma com o nome das que refere, desculpe.
cump
belmiro ribeiro
wwww.travassos1.blogspot.com

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#172485 | jpm2353 | 12 nov 2007 15:48 | Em resposta a: #172294

Caro Sr. Belmiro Ribeiro,

Obrigado pelo interesse demonstrado.

Cumprimentos,
João de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#172644 | ROSE_CARDOSO | 13 nov 2007 14:14 | Em resposta a: #139983

Belmiro

Escrevi para vc há tempos atras procurando informações sobre meus avós que eram de Cerva.
Encontrei recentemente alguns primos por parte de minha avó que estão em Cerva, Vila Real, Lisboa e até na França..
ocorre que eles nada sabem sobre meu avõ, então resolvi escrever novamente..quem sabe vc possa me ajudar..
Americo Jose cardoso, filho de Gracinda de Almeida
foi casado com Emilia Teixeira, filha de Alexandre teixeira e Camila Ribeiro
todos de Cerva
eles vieram para o Brasil mais ou menos em 1906/07
meu avÕ era tamanqueiro e tinha 22 anos conforme consta no passaporte
agradecida por sua atenção
Rosemarie

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#172706 | miro | 14 nov 2007 03:03 | Em resposta a: #172644

boa noite rosemarie,
não consigo ajudá-la, vivo a 400 km de cerva, não conheço ninguém lá, todas as informações que tenho são de pessoas já falecidas.
tenho diversas fotografias e algumas informações principalmente da minha familia mas a minha ultima familiar natural de cerva faleceu em 1900, era minha bisavó.
não consegue saber o nome da casa de onde partiram os seus familiares?
pode ver fotografias de algumas casas de cerva no meu blog.
www.travassos1.blogspot.com
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#172722 | ROSE_CARDOSO | 14 nov 2007 11:11 | Em resposta a: #172706

olá Belmiro

Emilia Rosa Teixeira, minha avó foi nascida lá + ou - em 1888 e consegui ler no passaporte, que era do Casal
seu pai Alexandre Teixeira e mãe, Camila Ribeiro
alguns parentes dela eu já encontrei, pq de tanto investigar e até por causa DO CASAL é que encontrei uma prima em Cerva, mas já de 3 grau, com 82 anos. e a partir dela foi encontrando os outros da familia, que estão em Lisboa, Porto e Paris
mas eles nada sabem dos meus avós.
estou tentando aqui no Brasil, o obito de meu avô, para ver se tem mais dados...mas ainda não encontraram nos cartorios, pq é muito antigo.
no passaporte dele diz Americo Jose Cardoso, filho de Gracinda de Almeida, e diz DO LUGAR..então não da pra saber de que casa.
Mas se tiver alguma noticia posteriormente, por favor faça contato;
Já entrei em seu blog, que é muito bom..

obrigada por sua atenção
Rosemarie

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#172868 | miro | 15 nov 2007 12:32 | Em resposta a: #172722

olá,
no meu blog, pode ver no topico - cerva - uma fotografia da casa do casal, a minha familia também era dessa casa. agora falta saber se o seu antepassado era da casa do casal ou do lugar do casal que é uma povoação perto de cerva.
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#172875 | ROSE_CARDOSO | 15 nov 2007 13:22 | Em resposta a: #172868

Belmiro

Minha avó, Emilia Teixeira, era da casa do casal..disso já tenho certeza pelos primos que encontrei, como eu disse uma delas mora em Cerva, a Maria Conceição..
mas meu avô,Americo Jose Cardoso, filho de Gracinda de Almeida é que deva ser do lugar do casal, conforme o passaporte..
na verdade é dificil ler com precisão pq o documento, apesar de bem conservado tem 100 anos..
ser´que vc tem informações sobre essa casa ¨do lugar do casal¨? poderia ver isso ?

abraço
Rosemarie

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#173175 | luizsillos | 17 nov 2007 17:03 | Em resposta a: #172294

Caro senhor Belmiro,

Peço, primeiramente, desculpas pelo incômodo, mas, pesquisando mensagens antigas desse Fórum, reparei que o confrade já pesquisou os registros paroquiais de S. Pedro de Atei, e, que, também, possui ascendentes em S. Pedro de Cerva.

Também, tenho alguns fins-de-linha nessas freguesias, e tomo a liberdade de postar alguns dados aqui, na esperança do senhor dispor de algumas informações sobre essas famílias:

1-António Borges da Costa e sua mulher Maria Gonçalves, com filhos nascidos antes de 1735, moradores em S. Pedro Atei;

2-João de Oliveira Pereira e sua mulher Maria Borges, esta, figura como natural de S. Pedro da Cerva, com filho por nome Simão de Oliveira Pereira, casado em S. João del Rei, Minas Gerais, Brasil, antes de 1750;

3-Paulo Borges Carneiro, natural da freguesia de S. Pedro da Cerva, creio que fosse irmão da Maria Borges, do número 2 acima. Viveu em Santo André do Rio Douro, mas sabe-se que era de S. Pedro da Cerva, onde tinha um irmão morador no lugar de Formoselo. Era neto de uma Maria Gonçalves.

Caso tenha passado por algum desses nomes em suas pesquisas, e puder me ajudar, ficarei muitíssimo agradecido.

Um abraço,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#173202 | miro | 17 nov 2007 19:52 | Em resposta a: #173175

boa tarde,
estou um pouco desleixado nas pesquisas, já não procuro nada há algum tempo, mas procurando na minha base de dados encontrei os nomes do numero 2, joão de oliveira e maria borges moradores na localidade de sobreira, freguesia de atei. são meus antepassados mas também para mim são fim de linha pois não tinha mais onde pesquisar, posso-lhe dizer que tenho registo de seis filhos, o seu simão (21-10-1711) e a minha mariana.
nos seus registos não aparecem as localidades? tanto cerva como atei são freguesias.
em formoselos tenho antepassados mas são os gonçalves queiró, passei em formoselos este ano para conhecer, tem uma fotografia no meu blog.
em cerva é muito dificil pesquisar devido à falta de registos, se tiver outras necessidades naquela zona é só pedir.
cump
belmiro ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#173205 | miro | 17 nov 2007 20:08 | Em resposta a: #173175

fui procurar nas inquirições de genere e encontrei uma feita a joão de oliveira pereira em 24 de dezembro de 1733, tenho duvidas que seja o nosso pois pelas minhas informações já era defunto em 1727 data do casamento da filha, talvez fosse familiar.
cump
belmiro ribeiro
www.travassos1.blogspot.com

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#173206 | luizsillos | 17 nov 2007 20:16 | Em resposta a: #173202

Caro Belmiro,

Minhas pesquisas em S. Pedro de Cerva também estão paradas por conta da falta de registos paroquiais que atendam o período desejado.

O meu antepassado Paulo Borges Carneiro nasceu por 1672, sendo que em 1706 já estava num segundo casamento e vivendo em Santo André do Rio Douro. Mas num registro de batismo de uma neta, também em S. João del Rei, diz que ele era de S. Pedro da Cerva. E em outro, diz que ele tinha um irmão morando em Formoselos.

Se você der uma busca na Internet sobre Simão de Oliveira Pereira, verá que ele deixou vasta descendência em S. João del Rei. Porém, sobre os pais dele, sei apenas que a Maria Borges seria de S. Pedro da Cerva e o marido de S. Pedro Alvares, que acredito ser erro do padre, de forma que o mais correto é que seja Athey.

Em suas pesquisas em Atei, não achou o casamento de João e Maria Borges? Consta nos seus registos ser ela de Cerva?

Por fim, caso tenha os nomes dos padrinhos dos filhos de João e Maria, e puder me passar, talvez neles haja alguma pista.

E, também, se futuramente for pesquisar Atei, e puder procurar o casamento de Antonio Borges da Costa e Maria Gonçalves, ou o batisado de seus filos Domingos, José e Miguel, entre os anos de 1705 a 1725, fico-lhe agradecido.

Um abraço,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#173353 | miro | 19 nov 2007 01:26 | Em resposta a: #173206

boa noite luiz,
estou sem tempo para pesquisar os registos paroquiais.
estive a ver os meus apontamentos e tenho uma hipotese para os pais do joão de oliveira, nasceu um bébé com este nome em 25 de outubro de 1677 filho de joão oliveira e sabina gonçalves no lugar de corsãos.
quanto aos filhos de joão oliveira e maria borges:

mariana, não tenho registo de batismo
sebastiana 15-2-1707 cap. domingos de afonseca e maria, filha de david moura
manoel 26-5-1709 cap. manoel da silva ribeiro e maria de andrade martins
simão 21-10-1711 enrique de sousa leite e senhorinha pereira, mulher de bento rebelo do casal
roza 26-10-1714 padre manoel da silva moura e sabina, filha de pedro francisco
antonio 14-8-1717 francisco de oliveira e luiza de moura, mulher de mathias alvares

não tenho o registo do casamento destes dois, faz sentido pois os casamentos eram normalmente na freguesia da noiva, sendo ela de cerva não há quaisquer registos.
cump
belmiro

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#183628 | DMM | 05 fev 2008 09:52 | Em resposta a: #173175

Caro Luiz Gustavo,
Também tenho interesse no casal António Borges da Costa e sua mulher Maria Gonçalves, meus 7º avós.
Um abraço,
Decio Martins de Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macie

#183645 | luizsillos | 05 fev 2008 13:05 | Em resposta a: #183628

Caro Décio,

Quanto tempo! Como vai o amigo?

Eu já solicitei os microfilmes da freguesia de Atei. Quando eles chegarem, e eu der início as pesquisas, te comunico.

O António e a Maria são meus 8.ºs avós.

Não sei se você tem ciência dessa informação, no FamilySearch, apesar de não serem mencionadas as fontes, podemos ver a ascendência dos sogros de Miguel Borges da Costa.

Lá, consta que o Custódio Gonçalves Nogueira é nascido em Chamoim, filho de Domingos Gonçalves e Juliana Fernandes.

Curiosamente, pesquisei essa freguesia e encontrei um Custódio, batizado em 1690, filho de Domingos Gonçalves e Juliana Pires. A abreviatura dos sobrenomes Fernandes e Pires podem confundir muita gente.

Já, a Ana de Morais Sodré, aparece como filha de um Antonio de Oliveira Pimenta e de outra Ana de Morais Sodré.

Que acha dessas infirmações? Seriam confiáveis?

Um abraço,
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macie

#183650 | DMM | 05 fev 2008 13:55 | Em resposta a: #183645

Caro Luiz Gustavo,
Realmente, faz muito tempo que não escrevo nas listas. Continuo pesquisando e lendo as listas mas bem mais raramente do que antigamente.
Eu vou bem, e você?
Bom saber que você já solicitou os microfilmes da freguesia de Atei.
Por favor me avise quando chegarem. Vamos estudar juntos a ascendência destes nossos avós que temos em comum.

Não, não sabia que no FamilySearch tem a ascendência dos sogros de Miguel Borges da Costa. Vou lá dar uma olhada. Como o Custódio Gonçalves Nogueira e a Ana de Moraes Sodré são meus 7º avós, tenho interesse neles também. Obrigado pelas informações.
Na sua pesquisa em Chamoim você não encontrou o casamento de Domingos Gonçalves e Juliana Pires?
Um abraço,
Decio Martins de Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macie

#183653 | luizsillos | 05 fev 2008 14:12 | Em resposta a: #183650

Caro Décio,

Encontrei sim! Porém, como não existem (pelo menos nunca achei) registros paroquiais brasileiros que informem os nomes dos pais do Custódio, a ascendência dele, no casal Domingos Gonçalves e Juliana Pires, acaba não sendo confiável.

Eles casaram em Chamoim em 12-1-1676. Infelizmente em Chamoim, nesse período, os nomes dos pais dos noivos não são citados. Porém, como o Domingos era do lugar de Pergoim e a Juliana era do lugar da Carreira, e eu, como fiquei um ano pesquisando Chamoim, anotei uma relação de moradores datado de 1677, separado por lugares, e, o pai da Juliana, muito provavelmente, era um Francisco Pires, que vivia por lá. Já Gonçalves, haviam muitos....

O que acho estranho as fontes informarem como naturalidade do Custódio, Chamoim, pois lá, não encontrei de 1600 e pouco até 1700, pessoas com o sobrenome Nogueira.

Um abraço,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macie

#183655 | DMM | 05 fev 2008 14:27 | Em resposta a: #183653

Caro Luiz Gustavo,
Obrigado pelas pistas. Vou guardar para futuras pesquisas.
No momento estou pesquisando Candeias e Campo Belo em MG. Depois vou pesquisar Ouro Branco, MG e Louredo, Portugal. Estou atrás dos meus Silveira Fernandes.
Um abraço,
Decio

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macie

#183658 | luizsillos | 05 fev 2008 14:40 | Em resposta a: #183655

Caro Decio,

Disponha! Prometo manter-lhe informado, quanto aos Borges da Costa. Tenho pesquisado muito os meus ancestrais portugueses, principalmente, os que casaram em Minas Gerais e São Paulo com as filhas da terra.

Aproveito para te fazer uma pergunta? O amigo já pesquisou Jacuí? Procuro nessa cidade, Ribeiro de Miranda.

Um abraço,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macie

#183660 | DMM | 05 fev 2008 15:03 | Em resposta a: #183658

Caro Luiz Gustavo,
Também tenho pesquisado muito meus antepassados imigrantes portugueses e açorianos, que se casaram no sul de Minas Gerais.
Sim, já pesquisei em Jacui. Foi exatamente em Jacui que comecei a pesquisa dos meus antepassados Medeiros. Foi lá que em 1790 encontrei o casamento do imigrante açoriano, da Ilha do Faial, Manoel Jorge de Medeiros, com a Maria Luiza Ferreira da Conceição. Depois pesquisei São Sebastião da Ventania e Passos.
Já pesquisei um pouco sobre Lavras e agora estou pesquisando Candeias e região.
Já pesquisei varias freguesias nos Açores e algumas cidades em Portugal.
Quanto ao seu interesse em Jacui, tenho o censo de 1831. É por esta época que você procura Ribeiro de Miranda?
Um abraço,
Decio

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macie

#183668 | luizsillos | 05 fev 2008 16:37 | Em resposta a: #183660

Caro Decio,

Encontrei no Censo de 1831 em Jacuí, que o amigo disponibilizou na Internet, Maria do Rosário, viúva, com um bom número de filhos. Ela era a esposa de Jacinto Ribeiro de Miranda, ambos meus ancestrais.

Como eles casaram em Jacuí em 1794, estou encontrando informações divergentes na ascendência de Jacinto (que era português) em sua freguesia de origem, daquelas declaradas em seu assento de casamento.

Um abraço,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macie

#183674 | DMM | 05 fev 2008 17:23 | Em resposta a: #183668

Caro Luiz Gustavo,
Acho que você se refere ao Censo de 1831 em Passos, que disponibilizei na internet, em http://www.geocities.com/Athens/7452/passos1831q1.html
Se eles casaram em Jacui em 1794 e foram morar em Passos , acabaram seguindo o mesmo caminho que os meus.
Também tive alguma dificuldade com a informação da freguesia de origem do Manuel Jorge de Medeiros em seu assento de casamento em Jacui , 1790. Ele dizia que era da freguesia de Nossa Senhora do Rosário, mas que na verdade era uma capela: http://www.geocities.com/Athens/7452/nsrosario.html
Um abraço,
Decio

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macie

#183681 | DMM | 05 fev 2008 18:08 | Em resposta a: #183674

Caro Luiz Gustavo,
No Censo de 1831 de Passos tem , no fogo 21,
Maria do Rozario - branca 45 viuva
José - branco 19 solteiro -
Joaquim - branco 16 solteiro -
Manoel - branco 14 solteiro -
José - branco 12 solteiro -
Lucianno - branco 11 solteiro -
Jacinto - branco 6 - -
Francisco - branco 3 -
No Censo de 1831 de Jacui tem, no fogo 59,
Maria do Rozario - branca- 50- viuva
José Ribeiro de Miranda (filho) - branco - 32 anos -solteiro
Balduino - agregado- branco-19anos
e 4 escravos

Um abraço,
Decio

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macie

#183687 | luizsillos | 05 fev 2008 18:27 | Em resposta a: #183681

Caro Décio,

A minha ancestral, sem dúvida alguma, é esta última (fogo 59). Descendo de uma filha dela, por nome Maria do Carmo, casada em 1813.

No censo de Jacuí, figuram pessoas com o sobrenome Mello ou Sillos?

Um abraço,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macie

#183693 | DMM | 05 fev 2008 18:55 | Em resposta a: #183687

Caro Luiz Gustavo,
No censo de Jacuí em 1831 não encontrei nenhum Mello ou Sillos.
Você já olhou no censo de Passos/
Um abraço,
Decio

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#207962 | marie card | 10 set 2008 20:44 | Em resposta a: #139204

Belmiro

já fiz contato com o sr. antes, pedindo ajuda para encontrar parentes e informações sobre meus avós e bisavós, familia enfim, de Cerva
agora, depois de algum tempo informo que já encontrei primos em Cerva e ainda em busca de minhas raizes para genealogia familiar, consegui 2 registros de batismo, referentes , pelo menos um deles a minha bisavó Gracinda de Almeida, conseguidos através da ADVR, sr.Manuel, tão prestimoso.
ocorre que no assento diz algumas palavras que não tenho conhecimento , como
Escourda, da freguesia de SPedro de Cerva, Ribeira de Pena.
abaixo vai minha tradução dos documentos enviados para que o senhor quem sabe possa me ajudar nos lugares aferidos que não conheço
GRACINDA DE

AOS 19 DE JUNHO DE 1865, NA IGREJA DE SÃO PEDRO DE CERVA, CONSELHO DE RIBEIRA DE PENA, DIOCESE DE BRAGA, BATIZEI A GARCINDA, QUE NASCEU EM ESCOURDA, DESTA FREGUESIA, AS 4 HS DA MANHÃ DO DIA 15 DE JUNHO DE 1865, FILHA LEGITIMA DE JOSE MARIA DA COSTA, LAVRADOR, NATURAL DO DITO LUGAR DE ESCOURDA, E AUGUSTA GUILHERMINO(A), LAVRADORA, NATURAL DESTA FREGUESIA, MORADORES DE ESCOURDA, NETA PATERNA DE ANTONIO BENTO DA COSTA, THEREZA DE JESUS, E MATERNA DE MARIA, SOLTEIRA.
PADRINHOS
JOSE CLAUDIO AFFONSO MACHADO DA COSTA, CASADO PROPRIETARIO MORADOR NA CASA DO PEREIRA, E MARIA SOLTEIRA, LAVRADORA, AMBOS MORADORES DO LUGAR DE ALVITE

PAROCO JOSE RIBEIRO




AOS 29 DE NOVEMBRO DE1866, NA PAROQUIA DE SPEDRO DE CERVA, COM.RIBEIRA PENA, DIOCESE BRAGA, BATIZEI GRACINDA QUE NASCEU NO LUGAR DE PENAFORMOSA, DESTA FREGUESIA, AS 5 HS, DO DIA 28/11/1866, FILHA DE MARIA, SOLTEIRA, JORNALEIRA, NATURAL DE ASNELLA, DESTA FREGUESIA, NETA MATERNA DE LIONARDA GONÇALVES.
PADRINHOS
ANTONIO JOSE TEIXEIRA, CASADO PROPRIETARIO, MORADOR DO LUGAR DE PENAFORMOSA, E MARIA DE JESUS, CASADA,PROPRIETARIA MORADORA NA CASA DA PEREIRA DO LUGAR DE ALVITE, DESTA FREGUESIA


agradeço-lhe muito por me orientar

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#208739 | miro | 19 set 2008 22:18 | Em resposta a: #207962

boa noite marie,
escoureda é uma aldeia do antigo concelho de cerva.
na minha base de dados tenho uma gracinda roza que foi madrinha de uma criança em travassos em 1904, era natural do concelho de cerva, não sei se terá relação com a sua.
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#208740 | marie card | 19 set 2008 22:31 | Em resposta a: #208739

Miro

obrigada por responder..
infelizmente está muito dificil para ter informações sobre Gracinda de Almeida, minha bisa paterna...ainda continuo tentando encontrar informações primeiro de meu avô, Americo Jose Cardoso, filho dela, para poder ter mais certezas nas buscas.
Mas te agradeço pela informação. Assim que tiver novidades te informo

abraços

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#208741 | miro | 19 set 2008 22:36 | Em resposta a: #208740

marie,
encontrei o josé claudio affonso tambem como padrinho de uma criança em travassos em 1857, mas isso tambem não ajuda.
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#213091 | marie card | 12 nov 2008 16:02 | Em resposta a: #208741

Miro

de volta ao forum depois de algum tempo em pesquisa...
estava procurando informações sobre minha bisa, GRACINDA DE ALMEIDA,de Cerva e recebi 2 assentos do ADVR que podem ter coincidencias.

-parece que vc tem Machado da Costa em seu Blog, e um dos assentos diz que Jose Claudio Affonso Machado da Costa, proprietario da casa do Pereira foi um padrinho( essa nasceu em escoureda

-o outro assento diz q nasceu em PenaFormosa, e que foram padrinhos Antonio Jose teixeira e Maria de Jesus, moradora na casa do Pereira do lugar de Alvite

vc poderia me ajudar? não sei o que é casa do pereira e onde fica

obrigada
abraços
Rosemarie

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#222851 | miro | 04 mar 2009 19:26 | Em resposta a: #141004

passei hoje na torre do tombo e consultei, à pressa, o processo de justificação de nobreza do coronel josé gonçalves da silva e de seu irmão tenente coronel bento gonçalves da silva naturais de rio mau, filhos de gonçalo fernandes e de paulla ribeiro, netos paternos de antonio fernandes e marianna maria de sousa e maternos de antonio gonçalves e anna maria ramalho.
para descobrir outras informações seria necessário consultar este processo com mais tempo.
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#271390 | Maricelper | 26 fev 2011 17:03 | Em resposta a: #171841

Caríssimo
Deixo aqui uma achega de que o nome da freguesia na época, a que faz referência, também aparece grafada como "São João de Limães", termo que me parece o mais correto uma vez que se trata uma região de "terras de Lima". Contudo hoje, como já lhe foi referido o nome da referida freguesia é São João de Limões.
A palavra "Simães" deve ter sido um erro de interpretação paleográfico.

Resposta

Link directo:

RE: asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#273004 | Francisco Queiroz | 21 mar 2011 11:15 | Em resposta a: #271390

Acrescento que já encontrei Limães, mas a versão mais frequente, antes do século XIX, é Limãos.

Resposta

Link directo:

asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#353581 | miro | 12 jan 2015 19:35 | Em resposta a: #171841

boa noite,
encontrei um casamento de antonio gonçalves com ana affonso teixeira em 9 de fevereiro de 1705, os pais do antonio são david gonçalves e maria francisca,
cump
miro

Resposta

Link directo:

asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#353991 | miro | 24 jan 2015 18:06 | Em resposta a: #139204

consegui entroncar noventa por cento dos padres das inquirições de genere do antigo concelho de cerva.
se alguem precisar de alguma informação...

Resposta

Link directo:

asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#353993 | Francisco Queiroz | 24 jan 2015 19:08 | Em resposta a: #353991

Caro Miro
Está a informação do tal estudo sobre a Cerva a ser ordenada. Talvez em breve dê para trocar informações.
Grato;
Francisco

Resposta

Link directo:

asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#353997 | chardon | 24 jan 2015 19:58 | Em resposta a: #353991

Caro Miró,

Por acaso não se cruzou com informação acerca de José Joaquim Ribeiro, nascido em Cerva, Ribeira de Pena em 1840? Casou com Maria José de Sousa Rosa Rademaker, em Lisboa. Era filho de outro José Joaquim Ribeiro e de Ana Maria da Costa, ambos de Cerva, S. Pedro. Ando há anos atrás desta gente e não sei nada deles, a não ser o que se diz na família... Havia um solar, diz-se, mas nestas coisas sabemos que a imaginação é fértil. Enfim, se por acaso tiver alguma pista, ficar-lhe-ei muito agradecido.

Atenciosamente,

Ricardo Leitão.

Resposta

Link directo:

asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#354000 | bcb_sylos | 24 jan 2015 20:19 | Em resposta a: #353991

Caro Miro,

Em Cerva procuro Paulo Borges Carneiro, nascido por 1648, e que foi morador no lugar de Formoselos, e, também, em Leiradas (Rio Douro), de onde sua mulher Maria Barroso era natural.

Tiveram um filho chamado Paulo Borges, casado por 1697 em Cerva com Antonia Fernandes, esta, irmã de Gonçalo Fernandes.

Paulo Borges e s.m. foram pais de João Carneiro, Pedro Borges Carneiro, Domingos, Catarina, e, Maria Borges (esta, creio que mulher de João Oliveira Pereira, pois em 1703 no batismo da filha Maria, em Atei, os padrinhos foram Paulo Borges (Rio Douro) e Catarina (Formoselos)).

Meus cumprimentos.
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#354025 | miro | 25 jan 2015 04:53 | Em resposta a: #354000

boa noite luiz,
as inquiriçoes de genere de cerva começam um pouco depois das datas que refere.
penso que este padre pertence a essa familia:
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1942-44325-31958-75?cc=2125025&wc=SSVN-ZJ3:363117901,363483601,363494401,1303778613
o padrinho dele é um doutor gonçalo fernandes, morador no lugar de quintela. uma das testemunhas no casamento dos seus avós é um paulo borges.
quanto a leiradas tenho um casal:
antonio barroso pereira, de leiradas que casa com teresa costa ribeiro, de asnela em 1764, parece-me muito depois das suas datas.
talvez quando eu fizer em atei o que acabei de fazer em cerva encontre alguma coisa.
cump
miro

Resposta

Link directo:

asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#354029 | chardon | 25 jan 2015 12:33 | Em resposta a: #354025

Caro Miró,

Por acaso não se cruzou com informação acerca de José Joaquim Ribeiro, nascido em Cerva, Ribeira de Pena em 1840? Casou com Maria José de Sousa Rosa Rademaker, em Lisboa. Era filho de outro José Joaquim Ribeiro e de Ana Maria da Costa, ambos de Cerva, S. Pedro. Ando há anos atrás desta gente e não sei nada deles, a não ser o que se diz na família... Havia um solar, diz-se, mas nestas coisas sabemos que a imaginação é fértil. Enfim, se por acaso tiver alguma pista, ficar-lhe-ei muito agradecido.

Atenciosamente,

Ricardo Leitão.

Resposta

Link directo:

asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#354163 | miro | 27 jan 2015 16:36 | Em resposta a: #353993

viva francisco,
conseguiu algumas fotografias dos meus antepassados da casa da igreja?
cump
miro

Resposta

Link directo:

asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#354194 | miro | 28 jan 2015 01:26 | Em resposta a: #354029

boa noite,
está complicado encontrar alguma coisa para si.
encontrei qualquer coisa num registo de batismo:
http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1075020
os apontamentos ao lado do registo numero 33 na imagem 13.
será que ajuda?
cump
miro

Resposta

Link directo:

asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#354202 | chardon | 28 jan 2015 11:09 | Em resposta a: #354194

Muito obrigado... Não creio que esteja relacionado, mas vou investigar. Enfim... Isto de não haver registos é um aborrecimento.

Atenciosamente,

R.

Resposta

Link directo:

asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#354205 | Francisco Queiroz | 28 jan 2015 13:12 | Em resposta a: #354163

Caro Miro.
Em termos de fotografias não avancei nada nos últimos 2 anos. Infelizmente.
Cumps.

Resposta

Link directo:

asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#354364 | miro | 02 fev 2015 20:06 | Em resposta a: #353997

boa noite,
encontrei este registo de casamento de um filho de um josé antonio de sá ribeiro da costa:

http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1075116
img.005

deve ser familiar do seu.
cump
miro

Resposta

Link directo:

asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#354375 | chardon | 03 fev 2015 10:17 | Em resposta a: #354364

Bom dia!

Obrigado pela ajuda! Imagino que possa ser familiar, mas infelizmente não vejo relação directa, à excepção dos nomes serem os mesmos. Ainda assim os "meus" têm como último nome Ribeiro, e não Costa. O difícil neste meu imbróglio é encontrar alguma relação directa... Principalmente com tão poucos livros paroquiais.
Agradeço mais uma vez o emprenho.
Atentamente,

Ricardo Leitão.

Resposta

Link directo:

asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#354544 | miro | 08 fev 2015 18:18 | Em resposta a: #354029

boa tarde,
este é dos seus de certeza:

http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1075077
img.17

cump
miro

Resposta

Link directo:

asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#354658 | chardon | 12 fev 2015 12:23 | Em resposta a: #354544

Bom dia!

Só agora vi o registo, obrigado! Talvez esteja relacionado mas não é o meu, nesta altura já estava em Lisboa, casado. Não percebo a profissão, consegue ajudar-me?

Obrigado mais uma vez,
Atentamente,

Ricardo Leitão

Resposta

Link directo:

asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#354678 | miro | 12 fev 2015 20:22 | Em resposta a: #354658

boa noite,
pode mandar-me o link do casamento em lisboa?
também não consegui perceber a profissão.
cump
miro

Resposta

Link directo:

asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#354967 | chardon | 23 fev 2015 12:13 | Em resposta a: #354678

Caro Miro,

Não tenho link mas tenho o pdf, se quiser posso envia-lhe... Preciso apenas de um endereço de e.mail.

obrigado!

atentamente,

Ricardo Leitão

Resposta

Link directo:

asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#355012 | SaMenezes | 24 fev 2015 15:01 | Em resposta a: #139204

Também procuro uns Gonçalves de Queirós de Cerva, lugar do Formoselhos.

António José Gonçalves de Queirós
*Ribeira de Pena, Cerva, Formozelos
+C. Basto, R Douro, Leiradas 22.08.1833

Resposta

Link directo:

asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#355031 | miro | 25 fev 2015 03:15 | Em resposta a: #354967

boa noite,
pode enviar para belmiroribeiro@gmail.com
cump
miro

Resposta

Link directo:

asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#355108 | miro | 27 fev 2015 18:06 | Em resposta a: #354967

boa tarde,
já recebi, vou tentar, mais uma vez...
mas não parece nada fácil.
cump
miro

Resposta

Link directo:

asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#355241 | miro | 03 mar 2015 03:32 | Em resposta a: #271390

boa noite,
do dicionário geográfico de augusto pinho leal:

o nome desta freguesia sempre foi limãos, e assim se acha escrito em todos os livros antigos. modernamente, julgaram erro escrever limãos e mudaram para limões, no que cometeram um verdadeiro erro - porque limãos, no antigo português, não significava limões, fruto - mas sim limães terra pantanosa, coberta de limos.

miro

Resposta

Link directo:

asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#368146 | carp | 11 abr 2016 17:03 | Em resposta a: #355012

Caro Senhor tenho uma informção sobre António José Gonçalves de Queirós que talvez lhe possa interessar. Caso lhe interesse queira contactar me pelo seu email para o meu: caribaspachecos@gmail.com.

Os meus cumprimentos,

C. A. Ribas Pacheco

Porto, Portugal 11.04.2016

Resposta

Link directo:

asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#368202 | miro | 13 abr 2016 19:04 | Em resposta a: #368146

boa tarde, já enviei
cump
miro

Resposta

Link directo:

asnela, cerva, limões, azeveda, rio mau, macieira.

#368880 | carp | 02 mai 2016 11:10 | Em resposta a: #139310

Caro Senhor Luis Gustavo,
Li, por acaso, em Geneall.net, a sua questão sobre os seus antepassados Paulo Borges, natural de Cerva, e morador em Formoselos, e Paulo Borges Carneiro (filho dele), natural de Formoselos.
Penso que poderei contribuir, um pouco, para o ajudar a conhecer algo mais, nomeadamente, no que respeita à sua antepassada Maria Barroso, mulher de Paulo Borges, na medida em que dispondo de alguma informação documental antiga, intermitente, que venho organizando para efeito de publicar uma breve narrativa do antigo Casal e Casa do Eirô, de Formoselos, e dos seus possuidores, ascendentes, descendentes e ou colaterais (desde cerca de 1450), assim como de outras Famílias (Pires, Afonso(s), Gonçalves,Jorge(s) Faria(s), Pacheco(s) (de Andrade), Fernandes, Fernandes Pereira, Barroso(s), Gaspar(es), Domingues, Costa(s), Martins da Costa, Alves Costa, costa Martins, Antunes, Borge(s) etc, de quem também tenho vindo a recolher, adicionalmente, alguns dados informativos que tenho encontrado nas minhas pesquisas.
Entre esses dados, aparece - me, num 2º Prazo de uma metade do Cerrado da Pertença do Eirô, de Formoselos, feito em 12-7-1677, um Paulo Borges, como 1ª vida, e sua mulher, uma Maria Barroso, como 2ª vida (após o falecimento do dito seu marido Paulo Borges, em 1693), e um seu filho, Pedro Borges Carneiro (falecido cerca de 1754 sem filhos), como 3ª vida, tendo feito doação dos seus prazos a uma sua sobrinha Francisca Pereira, supostamente filha de um irmã dele, casada com um Gonçalo Gonçalves, de quem, supostamente, descenderão alguns dos seus parentes que, por cá ficaram.
Uma vez que tem por certo que Paulo Borges era de Cerva, esta Maria Barroso, que será aquela a quem Luis Gustavo se refere, não poderia ser, em minha opinião, de Leiradas (de onde poderia ter sido uma das mulher do Paulo Borges Carneiro, filho dele) mas sim, de Formoselos (Cerva), e que não poderá deixar de ser filha:
a) de uma filha de um Bartolomeu Pires e de uma Marinha Pires (meus avós em 9º grau), que foram possuidores, entre outros, de um Prazo do, então, chamado Cerrado da Pertença do Eirô ;
b) e, supostamente, tendo em consideração a mesma cronologia e onomástica, de um (…) Barroso, filho de outro (..) Barroso, de Agunchos, provavelmente, de um Gervásio Barroso, e irmã de um Domingos Barroso, de quem o dito Paulo Borges foi testemunha, na venda de uma propriedade, a Francisco Barroso (para poder pagar a sua quota parte na participação da feitura da Levada do Rio Louredo) todos, entre si, familiares….
A metade daquele prazo do Cerrado da Pertença, acima referida, fora dotada, a Paulo Borges e a Maria Barroso, pelos pais de Maria Barroso (de quem não encontrei os nomes próprios), para casar um com o outro, sendo ele, em 1ª vida, e ela, em 2ª vida, como era, então, costume, nestas situações.
A outra metade fora dotada a Maria (Francisca) Pacheco de Andrade, então possuidora da Casal do Eirô (e minha avó em7º grau), comadre de Maria Barroso e, supostamente sua prima.
Nos documentos de que disponho, há referência a uma escritura de emprazamento feito, em 12-7-1677, nas Notas de Constantino Ribeiro, tabelião que fora, então, dos Concelhos de Cerva e de Atei, e que, se fosse encontrada, permitiria descobrir a filiação de Maria Barroso, e até, possivelmente, de Paulo Borges, o que, me parece, de todo, improvável, pois que, quanto aos avós (maternos), não parece haver dúvidas.
Quanto a Paulo Borges, também tenho dúvidas se ele seria de Cerva, pois que, antes de 1633, em Cerva (concelho), só encontro um Borges, de nome Baltazar, já, então, falecido, e que fora casado com uma Maria Domingues, ambos pais de um António Borges, todos do lugar de Adoria (Cerva), sendo possuidores, entre outros, de um prazo do, então, chamado Campo do Testamento. Mais tarde, aparecem outros (Afonsos) Borges, meus antepassados, do ramo dos Martins da Costa, do Cabo da Costa, Cerva.
Também encontrei, em Atei, de onde possivelmente possam ter vido os Brges de Cerva: a) dessa época, meus antepassados (pela parte paterna de minha bisavó Maria de Jesus da Costa Pereira de Magalhães, da freguesia de S. Martinho do Arco de Baúlhe): um Francisco Borges, casado com Maria Martins, de Parada de Atei, pais de Bartolomeu Borges, casado com Mª Luisa Rodrigues Pereira, meus avós em 7º grau; e, mais recentemente, Maria Rodrigues Borges, casada com Francisco Xavier da Costa, meus tetravós, sendo: ele, de Parada de Atei, neto, por uma parte, de Domingos de Moura da Costa e de Maria Francisca, ambos co casal de Nunelhe, e, pela outra parte, de Domingos da Silva e de Mariana de Basto, ambos de Parada de Atei; e ela, neta, por uma parte, dos ditos Francisco Borges e de sua mulher; b)e de outros ramos: uma Maria Borges, do Casal de Santa Ovaia (?), casada com Francisco Ferreira de Mesquita, do Casal de Santa Euláia; um António (?) Borges, casado com Maria Dinis, do Casal de Fontelos, pais de um Miguel Dinis Borges, que, em1721, ainda era solteiro; um Paulo Borges, de Cortegaço, casado com Maria Martins, que, em 1701, já era viúva; uma Antónia Borges, casada com António Martins, pais de Jerónimo Martins, do lugar da Carrreira.
Quanto ao sobrenome de Carneiro, não encontro ninguém com esse sobrenome, nem mesmo em Atei, pelo que será provável que tenha derivado dos antepassados de alguém que tenha ido casar a Cerva (e porque não de Rio Douro?).

Ficarei muito feliz se lhe tiverem sido úteis estas minhas informações- para si e ou seus descendentes- que fazem parte de outras informações que estou a organizar com vista a, num futuro próximo, poder fazer uma pequena publicação, que possa permitir, aos meus descendentes e aos dos nossos antigos conterrâneos - que a actual globalização está a empurrar, novamente, por esse mundo fora – conhecerem algo sobre as suas raízes, o que não terá acontecido à generalidade daqueles que, no passado, pelas precárias condições oferecidas pela nossa terra, tiveram, com dor e saudade, de a abandonar.
Se tiver interesse em contactar- me, deverá fazê-lo por : caribaspachecos@gmail.com
Sem outro assunto,
Apresento-lhe os meus cumprimentos
C.A. Ribas Pacheco
Porto (Portugal), 2- 5-2016

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 09:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen