Távoras

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Távoras

#139446 | luis262 | 06 jan 2007 21:26

Boa noite,

Procuro elementos sobre a ascendência de D. Maria Furtado de Távora cc João Gil da Costa, que tiveram

Maria de Távora Furtado cc Jácome Monteiro de Azevedo, que tiveram entre outros,

Ana Monteiro de Távora cc Manuel Coelho, b. 20.2.1556, que tiveram,

Catarina de Távora Monteiro b. Verride 16.09.1593 e falecida em Arganil a 4.12.1673 cc Gaspar Leite Ferraz natural de Goes, que tiveram, entre outros,

João Baptista de Mendonça Leite Ferraz de Távora

Resposta

Link directo:

RE: Távoras - Aditamento

#139449 | luis262 | 06 jan 2007 22:09 | Em resposta a: #139446

Peço desculpa pela involuntária interrupção, sem sequer ter assinado...

Assim, ainda acrescento:

João Baptista de Mendonça Leite Ferraz de Távora, b. na Lousã a 2.11.1711 e aí falecido a 14.4.1796 , da Casa da Rua da Fonte , na Lousã, casado a 20.7.1796 com Ana Maria Viegas da Silva, com geração conhecida.

Interessava-me , sobretudo, entroncar estes Távoras. Por isso, qualquer informação será benvinda.

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Távoras- Correcção

#139457 | luis262 | 06 jan 2007 23:29 | Em resposta a: #139446

Caros participantes,

"Saltei" uma geração destes Távoras pelo que passo a corrigir, com o meu pedido de desculpas pelo lapso.

Os por mim mencionados, Margarida de Távora Furtado e seu marido Jácome Monteiro de Azevedo, tiveram duas filhas , uma das quais foi Ana Monteiro de Távora, que casou com Agostinho Negrão da Costa . Foi este último casal que, por sua vez, teve uma filha que tal como sua mãe se chamou Ana Monteiro de Távora que casou com Manuel Coelho, b. a 20.2.1556, com a geração por mim já referida.

Cumprimentos,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Távoras

#139494 | luis262 | 07 jan 2007 12:29 | Em resposta a: #139446

Bom dia,

Queria deixar mais uma nota:

Gaspar Leite Ferraz, natural de Goes, cujo casamento com Catarina de Távora Monteiro, era filho de Escolástica Monteiro de Távora e neto paterno de João Monteiro de Távora

Resposta

Link directo:

RE: Távoras

#139495 | luis262 | 07 jan 2007 12:52 | Em resposta a: #139494

Descupem mais este "corte" por lapso...

Este João Monteiro de Távora, foi batizado na Lousã a 11.1.1654 e aí faleceu a 15.5.1694.
Poderemos suopor qua Catarina Monteiro de Távóra seria parente próxima do marido , Gaspar Leite Ferraz.

Verifiquei entretanto, que em "Raízes da Beira" - a magn ífica obra de Eduardo Osório, existe um título TÁVORAS MONTEIROS de ARGANI , no vol. II, págs. 778 a 797, o que vem ao encontro da minha pesquisa.
Erros meus , que me levaram a não ter lido ainda , de ponta a ponta como devia, esse livro fundamental.

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Távoras

#139554 | felpo | 08 jan 2007 00:18 | Em resposta a: #139495

Os dados que encontramos no GENEA não coincidem com os que são fornecidos em “Raízes da Beira” de Eduardo Osório Gonçalves.
1.º No GENEA Ana Monteiro de Távora é filha de Jácome Monteiro de Azevedo e de Maria de Távora Furtado, em Raízes da Beira em vez de Ana Monteiro de Távora está Maria Monteiro de Távora
2.º No GENEA tem Ana Monteiro de Távora casada com Agostinho Negrão,
em Raízes da Beira tem Maria Monteiro de Távora como casada com Alexandre Negrão da Costa. Que tiveram:
Entre outros Ana Monteiro de Távora que casou com Manuel Coelho. Tiveram:
Entre outros Catarina de Távora Monteiro * Verride 16.09.1593 + 04.12.1673, cc Gaspar Leite Ferraz * Góis + Arganil 10.01.1657
Em Raízes da Beira, Francisco Monteiro de Távora, filho de Catarina de Távora Monteiro e de seu marido Gaspar Leite Ferraz, b. Arganil a 11.10.1620 c Lousã c Madalena Ribeiro Proença + Lousã 01.03.1700, filha de Diogo Ribeiro * Lousã, e de sua mulher Maria Botelho * Coimbra. Entre outros tiveram João Monteiro de Távora b. 11.01.1654. Foi padre licenciado em Cânones + Lousã 15.05.1694. Teve de Maria Henriques, ou Maria da Silva uma filha natural: Escolástica Monteiro de Távora.

Escolástica Monteiro de Távora c Lousã 22.07.1703 c António Mendonça Serrão * Pombal, filho de João Patinha e de sua mulher Filipa Pereira de Mendonça. Entre outros tiveram:
João Monteiro de Távora, que mais tarde mudou o nome para João Monteiro Leite Ferraz, b. 02.11.1711, c 20.07.1766 c Ana Maria Vieira Viegas da Silva, filha de Alexandre da Costa Quaresma e de sua mulher Maria Teresa Vieira. Tiveram entre outros Rita Ifigénia de Mendonça Leite Ferraz de Távora, b11.11.1770.
Compreendo que possa ser muito complicado para os coordenadores do Genea fazer a gestão de todos os dados em especial quando os recebem em duplicado ou com erros.
Para pessoas como eu, amador e curioso, fico frustrado quando confio nos dados que estão apresentados e detecto erros. Neste caso particular e em muitos outros tenho que me conformar com as dúvidas.

Felpo

Resposta

Link directo:

RE: Távoras - Aditamento

#139557 | felpo | 08 jan 2007 00:46 | Em resposta a: #139449

Caro Luis,

Parece-me que João Baptista de Mendonça Leite Ferraz de Távora será o que em Raizes da Beira é chamado de Dr. João Monteiro de Távora, que mais tarde mudou o nome para João Monteiro Leite Ferraz e que era filho de António de Mendonça Serrão e da sua mulher Escolástica Monteiro de Távora, sendo esta filha natural do Padre Lic.º João Monteiro de Távora e de Maria Henriques, ou Maria da Silva, e neta paterna de Francisco Monteiro de Távora e de Madalena Ribeiro Proença, bisneta paterna de Gaspar Leite Ferraz e de Catarina de Távora Monteiro. Espero ter feito desta vez a ligação que falta.

Cumprimentos

Fernando Pinto Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Távoras

#139559 | luis262 | 08 jan 2007 01:21 | Em resposta a: #139554

Caro Fernando,

Obrigado pela sua colaboração.
Se conseguir mais alguns elementos a este respeito, que julgue poderem ajudar a esclarecer as coisas, não deixarei de os comunicar
Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Távoras

#139703 | JJML | 09 jan 2007 14:51 | Em resposta a: #139446

Caro Luis Piçarra,

Poderá consultar as ascendências solicitadas no seguinte livro "Genealogia da familia do Conde de Foz d'Arouce", Edição da Tipografia de Francisco França Amado, Coimbra 1893.

Melhores cumprimentos

João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Távoras

#139712 | luis262 | 09 jan 2007 16:11 | Em resposta a: #139703

Caro João Mascarenhas de Lemos,

Obrigado pela sua colaboração. Vou seguir a sua sugestão.

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 jun 2024, 00:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen