sobre josé azevedo coutinho correia de freitas

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

sobre josé azevedo coutinho correia de freitas

#139496 | pulquéria | 07 jan 2007 14:23

José azevedo coutinho correia de freitas, nascido 1880, casado com D. laurinda pinheiro de vasconcelos, era filho de Maria de madre deus azevedo coutinho da gama lobo e do Dr. joão josé correia de freitas abreu carreira de Gouveia, desejo saber data de sua morte, bem como sobre as datas de sua presença em africa se teve honras governamentais, se tem brazão .

Resposta

Link directo:

RE: sobre josé azevedo coutinho correia de freitas

#139534 | mgorjaoh | 07 jan 2007 20:43 | Em resposta a: #139496

Ex.ma Senhora

Não podendo corresponder ao seu pedido, aproveito para manifestar igualmente o maior interesse em informações sobre José de Azevedo Coutinho Correia de Freitas, seus irmãos e descendência, de que sei apenas algumas coisas, a propósito de investigações que vou desenvolvendo há alguns anos sobre a Família Azevedo Coutinho e ramos colaterais provindos do mesmo tronco de varonia, como é o caso:

21.1. D. Maria Amália de Azevedo Coutinho da Gama Lobo, n. Lisboa (St.ª Engrácia), a 27.1.1853 e b. Lisboa (St.ª Engrácia), a 5.2.1853 . Casou a 27.1.1890 com o General João Veloso de Azevedo Coutinho «com quem não tinha parentesco, embora usassem os mesmos apelidos». S.g.

21.2. D. Maria Jacinta de Azevedo Coutinho da Gama Lobo, n. 19.9.1854 e f. 28.12.1931. Casou a 28.5.1908 com o General Zeferino Brandão, «diplomado com o Curso de Engenharia Militar», f. 28.6.1910. S.g.

21.3. D. Maria da Graça, n. 25.12.1855. Casou a 18.1.1897 com Eduardo Gomes dos Santos Braga, f.a. 1932. Foram pais de:
21.3.1. D. Maria Ana de Azevedo Coutinho da Gama Lobo Braga, n. 6.12.1897. Casou com Armando Lopes Semeão, Bacharel formado em Direito, 1.º Secretário da Legação de Portugal em Berlim, filho de Valentim Semeão e de sua mulher D. Olímpia Augusta Lopo. Foram pais de:
21.3.1.1. João da Gama Lobo Braga Lopo, n. 10.5.1920
21.3.1.2. D. Maria da Graça, n. 16.2.1922
21.3.1.3. D. Maria José, n. 22.9.1923

21.4. D. Maria da Madre de Deus de Azevedo Coutinho da Gama Lobo, n. 13.12.1857. Casou a 26.11.1879 com João Correia de Freitas Abreu Carreira de Gouveia, n. 3.11.1844, filho de José Correia de Freitas Abreu Carreiro de Gouveia e de sua mulher Joana Aldonça Sanches Barreto de Gusmão. Foram pais de:

21.4.1. José de Azevedo Coutinho Corrêa de Freitas, n. 29.10.1880. Casou com Laurinda Pinheiro de Vasconcelos. C.g.
21.4.2. Francisco de Azevedo Coutinho Corrêa de Freitas, n. 30.10.1881, mm
21.4.3. Maria Ana de Azevedo Coutinho Corrêa de Freitas, n. 24.11.1882
21.4.4. Maria Joana de Azevedo Coutinho Corrêa de Freitas, n. 13.2.1884. Religiosa (Tuy – Galiza)
21.4.5. João de Azevedo Coutinho Corrêa de Freitas, n. 1886. Casou com Severina Cavalcanti de Tavares de Melo. C.g. até à actualidade
21.4.6. Maria da Madre de Deus de Azevedo Coutinho Correia de Freitas, n. 24.8.1889. Casou com Jaime Martinho Galouin Torres. C.g., julgo que até à actualidade

21.5. António de Azevedo Coutinho da Gama Lobo, mm
21.6. D. Maria da Luz, mm
21.7. Francisco, mm
21.8. D. Maria Joana de Azevedo Coutinho da Gama Lobo, n. 11.7.1862. Casou duas vezes, ambas sem geração. Casou a primeira vez com Veríssimo José de Quintanilha e Mendonça e a segunda com António Rufino de São Payo de Melo e Castro.

Cordiais cumprimentos,

MGH

Resposta

Link directo:

RE: sobre josé azevedo coutinho correia de freitas

#139541 | pulquéria | 07 jan 2007 21:45 | Em resposta a: #139534

Exmº Senhor: -
Agradeço o tempo dispensado, é de notar que está suficientemente informado e abalizado sobre a familia em questão. Sobre o josé de azevedo coutinho correia de freitas, nasc. 29.10.80, baptizado na freguesia de Anunciada em Setúbal com o nome de José, este é filho legitimo de Dr. João José ..... e não só João...., julgo. De facto tenho vindo a ler e a interessar-me sobre esta familia que são também descendentes directos dos Curvo Semedo, dos sem medo. No entanto caso possua mais informações sobre este Sr. peço que me envie.
Atenciosamente.
PQ.

Resposta

Link directo:

RE: sobre josé azevedo coutinho correia de freitas

#139730 | malimo | 09 jan 2007 18:40 | Em resposta a: #139541

Não sei se há alguma ligação com António Júlio Correa de Freitas que foi dono do jornal " A Província de Angola". Estes viveram em Luanda até o início dos anos 70. Nesta época o António ja havia falecido. Foi casado com Leonor Secca Correa de Freitas, nascida em 1891 e falecida em 1980. Pelas datas é possível que este casal pertencesse à geração do José que procuram.

Resposta

Link directo:

RE: sobre josé azevedo coutinho correia de freitas

#139788 | pulquéria | 10 jan 2007 11:23 | Em resposta a: #139730

Exmº Senhor .
Esta é uma informação que me pode ser util, como serão todoas que dizem respeito aos Correias de Freitas , é um passado que gostava de absorver.

Uma das minhas irmãs, falou-me na realidade da existência de um parente em Angola facto que desconheço paradeiro.

Será que existem descendentes dessa familia ?
Caso possua maiis informações peço que me envie,

Obrigado pela infromação.

Atenciosamente.

Resposta

Link directo:

RE: sobre josé azevedo coutinho correia de freitas

#139903 | mjgoncalves | 11 jan 2007 16:10 | Em resposta a: #139788

Caro confrade
também lhe poderei fornecer alguma informação dos Correa de Freitas de Angola, acrescentando ao que já foi dito anteriormente.
Lembro-lhe q ue há cerca de 2 anos, neste forum apareceu um confrade de apelido Guimarães cuja bisavó era Correa de Freitas (da cidade do Porto) e também muito interessado nessa família e ao que ele supunha já se teria extinguido. Mas isso não é verdade.
Cumprimentos
MJG

Resposta

Link directo:

RE: sobre josé azevedo coutinho correia de freitas

#139980 | pulquéria | 12 jan 2007 01:50 | Em resposta a: #139903

Caro Confrade
Na realidade existem várias familias com apelidos Correia de freitas, onde alguns são Gouveia, é por mais que evidente resulta questionar se serão todos parentes, porque estes Correias de Freitas com quem infelizmente não consigo contacto, tem ligação com uma famila destinta, António de Azevedo Coutinho; Francisco de Azevedo Coutinho da Gama Lobo/Ana Augusta Curvo Semedo Delgado; João Correia de Freitas Abreu Carreira de Gouveia e Maria de Madre Deus de Azevedo Coutinho da Gama Lobo. Sei sim que de Angola vieram uns primos na decada de 70, mas infelizmente perdeu-se o contacto pois na altura residiam temporariamente em Lisboa creio para os lados do Areeiro , mas. . .!!! , Mas é possivel que esta familia se tenha multiplicado no Porto, foi a vontade de Deus .
Obrigado pela atenção.
Um abraço.
De qualquer modo obrigado pela atenção

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Freitas, de Angola são do Algarve ?

#140023 | SUÃO | 12 jan 2007 13:26 | Em resposta a: #139903

Caros Confrades

Agradecia se me pudessem dar mais elementos sobre os Correia de Freitas de Angola. Sobretudo forma de contactar algum familiar capaz de me fornecer mais informações e pistas. Necessitava de saber se são dos Correia de Freitas originários do Algarve. É que tenho uma vaga lembrança de há muito tempo alguém me ter dito ou sugerido isso mesmo.

Cumprimentos

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Freitas, de Angola são do Algarve ?

#187032 | Victor de freitas | 05 mar 2008 12:57 | Em resposta a: #140023

Meu nome e Victor Correia de Freitas e sou um dos Correia de Freitas de Angola. Terei todo o prazer de responder-lhe a qualquer pergunta que queira por-me. Pode contactar-me para: kissangol@hotmail.fr

Resposta

Link directo:

RE: sobre josé azevedo coutinho correia de freitas

#187033 | Victor de freitas | 05 mar 2008 13:02 | Em resposta a: #139788

Eu sou Victor Manuel Correia de Freitas, fui criado e cresci com Antonio e Leonor. Sou natural de Angola. Pode contactar-me para kissangol@hotmail.fr, que tentarei dar-lhe a informacao que puder

Resposta

Link directo:

RE: sobre josé azevedo coutinho correia de freitas

#187034 | Victor de freitas | 05 mar 2008 13:09 | Em resposta a: #139903

Eu sou um dos correia de Freitas de Angola, fui criado por Antonio e Leonor (meus tios-avos), nasci em Angola. Meu nome e Victor Manuel Correia de Freitas, e terei todo o prazer de conversar consigo. Pode contactar-me para: kissangol@hotmail.fr. A famila ainda e existente, mas estamos um pouco espalhados depois do 25 de Abril...

Resposta

Link directo:

D. Maria Amália de Azevedo Coutinho da Gama Lobo

#187040 | S.João de Rei | 05 mar 2008 14:58 | Em resposta a: #139534

Caro Miguel Gorjão Henriques

21.1. D. Maria Amália de Azevedo Coutinho da Gama Lobo, n. Lisboa (St.ª Engrácia), a 27.1.1853 e b. Lisboa (St.ª Engrácia), a 5.2.1853 . Casou a 27.1.1890 com o General João Veloso de Azevedo Coutinho «com quem não tinha parentesco, embora usassem os mesmos apelidos». S.g.
João Veloso de Azevedo Coutinho, foi meu tio bisavô, portanto irmão do meu bisavô Manuel de Azevedo Coutinho.
Acontece que curiosamente, estão os três no mesmo jazigo e penso que mais ninguém. Terá sido decisão do meu avô não estar enterrado com a mulher “espanhola” e filhos, especialmente Vitor Hugo, coisas ...
O jazigo que foi mandado fazer por Maria Amália, para o marido João, albergou também o seu cunhado e amigo.
Cumprimentos

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

Os Generais Azevedo Coutinho

#187086 | chartri | 05 mar 2008 23:26 | Em resposta a: #139534

Meu Caro Miguel Gorjão Henriques

No Arquivo Histórico Militar existe a cax: AHM-DIV/3/7/1201 ondese encntra o registo bibliografico do Gen João Veloso de Azevedo Coutinho. Nasceu em Lagos a 3 Set 1841, faleceu a 4 Out 1912, tendo sido sepultado no Cemiterio do Alto de S. Jão. Era filho de Simão Manuel de Azevedo Coutinho e de Maria Gertrudes de Velloso Mascaranhas Corte Real e irmão do Gen. de Brigada Manuel de Azevedo Coutinho (cx. AHM - DiV/3///1088). Casou a 27 Jam de 1890 com Maria Amália de Azevedo Coutinho.
O irmão casou duas vezes: a primeira com Leonor Stuat de Mendonça com quem teve 5 filhos; e a segunda com Olympia de Paula Baptista com quem teve uma filha.

Existem ainda outros Generais Azevedo Coutinho:
Francisco de Azevedo Coutinho (Cx AHM-DIV/3/7/1135)
Bartolomeu Azevedo Coutinho que foi pai de Jorge de Azevedo Coutinho, oficial de Infantaria (era Mestre de Campo em 1662)
António Azevedo Coutinho (Cx. AHM-DIV/3/7/167) (1775-1850) filho do procurador Geral da Fazenda Francisco de Azevedo Coutinho.

Tudo isto se encontra ainda nos 3 volumes do "Generais do Exercito Português" publicado pela Bibliotaca do Exercito em 2003 e 2005

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Os Generais Azevedo Coutinho

#187108 | mgorjaoh | 06 mar 2008 09:19 | Em resposta a: #187086

Caros Ricardo Charters d' Azevedo e José de Azevedo Coutinho,

Muito agradeço as informações prestadas. Tenho algures nos meus papéis um que mostra que este General era, ainda que remotamente, parente de sua mulher. Tenho de procurar.

Abraço,

MGH

Resposta

Link directo:

sobre josé azevedo coutinho correia de freitas

#424335 | AnaMF | 21 mai 2020 17:52 | Em resposta a: #139534

Boa tarde,

Queria só informar que o nome no ponto 21.3.1.1. está incorreto, era o meu avô e o nome dele era João de Azevedo Coutinho Simeão.
O nome do seu pai, meu bisavô, também está incorreto. O nome dele era Armando Lopo Simeão.
Já agora, o nome completo do ponto 21.3.1.3. é Maria José Augusta de Azevedo Coutinho Simeão.
Grata,
Ana Fonseca

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 01:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen