Ordenamento de Armas

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Formação

Ordenamento de Armas

#139601 | dmvasconcelos | 08 jan 2007 13:09

Caros confrades,

Num escudo esquartelado as armas eram ordenadas por ordem decrescente de varonia.

No caso de 2 armas paternas e 2 maternas como se ordenavam?

As paternas nos 1º e 3º e as maternas nos 2º e 4º ?

Ou as paternas nos 1º e 2º e as maternas nos 3º e 4º?

A primeira hipótese subentendia uma partição do escudo em armas paternas e maternas.

Agradeço a ajuda dos entendidos em Heráldica.

Cordiais Saudações,

Duarte Vasconcelos do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Ordenamento de Armas

#140144 | Manuel Artur Norton | 13 jan 2007 17:38 | Em resposta a: #139601

Caro Confrade;
No 1º e 2º quartéis os avós paternos; no 3º e 4º os avós maternos.
Como não existe Lei Sálica muitas das vezes, já no séc. XVI ordenavam o brazão só com as armas maternas.
Com os meus cumprimentos,
Manuel Artur Norton

Resposta

Link directo:

RE: Ordenamento de Armas

#140274 | dmvasconcelos | 15 jan 2007 10:17 | Em resposta a: #140144

Caro Confrade Manuel Artur Norton
Muito obrigado pelo seu abalizado parecer.
No caso de uma pedra de armas dos início do séc. XIX que contraria este ordenamento, poderá supor-se que se trata de armas assumidas? Ou das de uma Senhora com as do marido?
Ou será definitivamente um erro heráldico?
Renovados agradecimentos.
Com os meus melhores cumprimentos.

Duarte Vasconcelos do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Ordenamento de Armas

#140278 | Manuel Artur Norton | 15 jan 2007 10:46 | Em resposta a: #140274

Caro Confrade
Na armaria portuguesa é raríssimo o brasão masculino ser o conjunto das armas dos conjuges. Se o brasão a que sse está a referir tem o formato de lisonja então poderá ser a ordenação das armas dos conjuges. De qualquer forma será de todo o interesse ver-se a reprodução do brasão em causa sem o que se não pode garantir nada de definitivo.
Se fôr um brasão ordenado com armas assumidas então está-se perante uma fantasia. De qualquer forma convém sempre verificar se não será um brasão de "armas novas" tão frequente no século XIX. O armorial pubilcado que contem todos os brasões portugueses do século XIX é o seguinte: "A Heráldica em Portugal". 3 vols. Lisboa, Dislivro Histórica. 2004-2006. O segundo volume tem o conjunto quase completo do armorial português e o 3º vol. tem as correcções e aditamentos do que entretanto foi encontrado.
Cumprimentos
M. A. Norton

Resposta

Link directo:

RE: Ordenamento de Armas

#209352 | aeiou2 | 28 set 2008 14:42 | Em resposta a: #140278

Exmo Sr Dr Manuel Artur Norton,

Desculpe-me estar a tentar contactar consigo neste tópico, mas assim é mais fácil eu ter a certeza que tem conhecimento desta minha intervenção.

Através de uma prima, que é prima de sua mulher, soube que tinha um estudo sobre o ramo da família Oom, na Suécia.

Muito gostaria de trocar impressões sobre o assunto, pois tenho contacto com esses meus primos, bem como com todos os ramos da referida família e gosto de actualizar o meu ficheiro,pois pode ter mais informações do que eu.

O meu contacto é mjoomarrobanetcabopontopt

Desde já agradeço a sua atenção
Com os melhores cumprimentos

Maria Oom do Vale Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Ordenamento de Armas

#233425 | ncacosta | 06 jul 2009 13:52 | Em resposta a: #140278

Exmo Dr Manuel Artur Norton,

No seu livro "A HERÁLDICA EM PORTUGAL" Vol. II, publica o Índice dos Fidalgos de Cota de Armas, onde consta o nome de MANUEL LUÍS GONÇALVES PIPA, caso pretenda e ache interessante posso lhe enviar uma cópia da carta de brasão e armas e diversa documentação que possuo sobre este fidalgo.

Cumprimentos,

Nuno Carvalhinha Alves Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Ordenamento de Armas

#233452 | JCC | 06 jul 2009 23:03 | Em resposta a: #233425

Caro Nuno Carvalhinha Alves Costa

Peço-lhe desculpa da intromissão mas esse Pipa será de Braga?

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Ordenamento de Armas

#233480 | ncacosta | 07 jul 2009 13:49 | Em resposta a: #233452

Caro João Cordovil Cardoso,

Não tem que pedir desculpa, é sempre um prazer poder ser útil.

Manuel Luís Gonçalves Pipa, era natural do lugar de Viduedo, freguesia de Santa Marta da Montanha, concelho de Vila Pouca de Aguiar. Foi Capitão da Companhia de Viduedo e Gouvães na Ordenança de Vila Pouca de Aguiar (16.12.1749), Juíz Ordinário (1755) e Almotacé (1756). Casou com Senhorinha Teresa Gaspar. Era filho de Miguel Gonçalves Pipa, Capitão da Companhia de Viduedo e Gouvães na Ordenança de Vila Pouca de Aguiar (11.10.1734), Procurador do Concelho de Vila Pouca de Aguiar (13.01.1736) e Juíz Almotacé (1737), e de Maria Luiza. Neto paterno de Domingos Gonçalves Pipa e de Senhorinha da Costa, e neto materno de Domingos Gonçalves Luis e Izabel Gonçalves.

Por escritura de 26 de Fevereiro de 1755, lavrada na nota de Manuel Rodrigues, tabellião no concelho de Vila Pouca de Aguiar, instituira um vinculo de bastante importância que tinha "sua cabeça" na Cappela de Sant'Anna, em Viduedo.

Vivia o Capitão Manuel Luíz Gonçalves Pipa e sua familia á Ley da Nobreza, com creados, cavalos e armas, e era de tamanhas forças e de tão avantajada estatura que passava pelo mais corpulento e bravo homem de toda aquela longa corda de serras desde Barroso ao Marão. O "Grã-Capitão" Manuel Luiz Gonçalves Pipa, ruivo e membrudo gigante do Alvão, heroico montanheiro do Alvão, prestou muitos e valiosos serviços ao seu Rey e á sua terra.

Senhor da Casa de Viduêdo, recebeu Carta de Brasão de Armas e Nobreza, obtidas por Carta de Sucessão por linha de legitima avoenga, e ficou conhecido por ter derrotado, na campanha de 1762, as tropas espanholas pertencentes ao exército do Marquês de Sárria, os "Castilhanos e Mingaletes", estes últimos formando a mercenária guarda alemã do Rei Católico, que pretendiam entrar na dita Vila Pouca de Aguiar, matando numerosos dentre eles e aprisionando dezoito, tresmalhando-se os restantes que se retiraram para Espanha por Chaves.

Informo aqui um pequeno extracto da referida Carta de Brasão de Armas e Nobreza:

O CAPITÃO MANUEL LUIZ GONÇALVES PIPA, NATURAL DO LOGAR DE VIDUÊDO, CONCELHO DE VILLA POUCA D'AGUIAR - FILHO LEGITIMO DO CAPITÃO MIGUEL GONÇALVES PIPA E DE MARIA LUIZA, SUA MULHER, MORADORES NO MESMO LOGAR DE VIDUÊDO - NETO PELA PARTE PATERNA DE DOMINGOS GONÇALVES PIPA E DE SUA MULHER SENHORINHA DA COSTA MORADORES QUE FORAM NO LOGAR DE CARRAZÊDO DO ALVÃO, FREGUEZIA DE SÃO-THIAGO DE SOUTELLO E NETO PELO LADO MATERNO DE DOMINGOS GONÇALVES LUIZ E DE SUA MULHER IZABEL GONÇALVES - PESSOAS ESTAS TODAS NOBRES E QUE SEMPRE SE TRACTARAM Á LEI DA NOBREZA COM CAVALLOS, ARMAS E CREADOS, LEGITIMOS DESCENDENTES DAS LINHAGENS DOS GONÇALVES E COSTAS QUE N'ESTES REINOS SÃO FIDALGOS CONHECIDOS DE SOLAR E CÓTTA D'ARMAS - BRAZÃO; ESCUDO PARTIDO A PALO - NO 1º AS ARMAS DOS GONÇALVES QUE SÃO EM CAMPO VERDE UMA BANDA DE PRATA CARREGADA DE DOUS LEÕES DE PURPURA, - NO 2º AS ARMAS DOS COSTAS QUE SÃO EM CAMPO VERMELHO SEIS COSTAS DE PRATA EM TRES PALLAS E PERFILADAS - ELMO DE PRATA ABERTO GUARNECIDO DE OURO - PAQUIFE DOS METAES E CÔRES DAS ARMAS (VERMELHO VERDE E PRATA) - TIMBRE O DOS GONÇALVES, POR SER O APPELIDO DA VARONÍA, QUE É UM LEÃO DAS ARMAS, ROMPENTE. POR DIFERENÇA UMA BRICA D'OURO COM UM M DE NEGRO.
PASSADA A 19 DE JUNHO DE 1764 - REGISTADA NO CARTORIO DA NOBREZA - Lº 2º A FL. 108 - SENDO REI D'ARMAS PORTUGAL LUIZ RODRIGUES CARDOSO E ESCRIVÃO DA NOBREZA RODRIGO RIBEIRO DA COSTA.

Sou descendente directo deste capitão de Viduedo, por linha primogénita, e caso pretenda, posso enviar cópia de documentos que possuo.

Sei também que tem diversos descendentes em Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Braga, Porto, Coimbra, Lisboa, etc...

Cumprimentos,

Nuno Carvalhinha Alves Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Ordenamento de Armas

#233483 | gmg | 07 jul 2009 14:00 | Em resposta a: #233480

Não tem informações sobre o:

*Capitão de Ordenanças PEDRO AFONSO TEIXEIRA (Pai), natural de Alpande, Ervões, Valpaços?

*Capitão de Ordenanças PEDRO AFONSO TEIXEIRA (Filho), natural de Alpande, Ervões, Valpaços?

*ANTÓNIO MARQUES DE PAULA COIMBRA (ou apenas ANTÓNIO MARQUES), Capitão de Ordenanças de Molelos, Tondela, Viseu?

*Instituição da CAPELA DE SÃO BARTOLOMEU. Sabe-se que é mencionada num testamento em 1667 pelo Padre António Coelho de Mello, de Faiões (Chaves) e que em 1724 ainda se mantinha na Família. Pensa-se que esta Capela esteja localizada perto de Valpaços (ou ter existido em Valpaços, ou perto de Chaves).

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Ordenamento de Armas

#233493 | ncacosta | 07 jul 2009 16:47 | Em resposta a: #233483

Boa tarde,

Lamento mas não tenho as informações que pretende.

Cumprimentos,

Nuno Carvalhinha Alves Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Ordenamento de Armas

#233494 | gmg | 07 jul 2009 17:24 | Em resposta a: #233493

Obrigado.

Pena para mim...

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Ordenamento de Armas

#233510 | JCC | 07 jul 2009 19:04 | Em resposta a: #233480

Nuno Carvalhinha Alves Costa

Muito obrigado pela sua resposta

O meu interesse (remoto) pelos PIPA prende-se com o facto de um dos meus cunhados (e daí um dos meus sobrinhos) ser PIPA e o que conheço da sua ascendência vem de Braga, onde ainda creio existir uma Farmácia PIPA que está relacionada com a família.

Em tempos relçacionei-os com alguém que estva nos USA mas neste momento já não sei dos apontamentos.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Ordenamento de Armas

#233533 | JCC | 07 jul 2009 22:26 | Em resposta a: #233480

Acabo de reencontrar as mensagens que referia na minha anterior. Caso lhe interesse pode consultar:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=103646#lista

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Ordenamento de Armas

#234334 | ncacosta | 16 jul 2009 16:33 | Em resposta a: #233533

Boa tarde,

Consultei as mensagens.

Parece que se trata da mesma familia.

Talvez o seu sobrinho pudesse fazer a busca junto dos registos paroquiais e ver se descobre o nome dos antepassados do ramo Pipa.

Cumprimentos,

Nuno Carvalhinha Alves Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Ordenamento de Armas

#234452 | Sérgio Sodré | 17 jul 2009 21:29 | Em resposta a: #140144

Caro Dr. Manuel Artur Norton

Seria possível dar-me uma resposta sobre as suas investigações relativas a João do Cró, passante Santarém em 1508, no tópico que eu abri "João do Cró e o Livro do Armeiro-mor"? muito agradecido.

com os meus cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Ordenamento de Armas

#234501 | Manuel Artur Norton | 18 jul 2009 11:09 | Em resposta a: #234452

Não tenho trabalhado mais sobre os Oficiais de Armas pelo tudo o que tenho se encontra no1º vol. da "A HERÁLDICA EM PORTUGAl" a partir da p. 203. «O Cartório da Nobreza».

Resposta

Link directo:

RE: Ordenamento de Armas

#234503 | Sérgio Sodré | 18 jul 2009 11:28 | Em resposta a: #234501

Obrigado pela resposta

Resposta

Link directo:

RE: Ordenamento de Armas

#235169 | Sérgio Sodré | 27 jul 2009 21:46 | Em resposta a: #234501

Dr. Artur Norton

Já consultei as suas conclusões sobre João do Cró e respectiva responsabilidade na feitura do Livro do Armeiro-mor.

Reparei que, no 1º volume, pag 496, defende que as armas de Sodré são um caso de indigenização, e, no 2º volume, pag 310, precisa que provêem da Flandres. Dado o meu interesse pela origem da heráldica desta família seria possível dizer-me qual a fonte que utilizou ou como chegou a essa conclusão da origem das armas de Sodré?
É que, como eventualmente terá lido (Armas e Troféus de 2008) já há autores a defenderem que os Sodré (e julgo que pensam o mesmo para o brasão) eram portugueses genuínos de origem e eu pergunto-me se será licíto usar o que o Dr. Norton escreveu como contraprova (mas para isso seria útil saber qual a sua fonte). Isto para além de ter todo o interesse em conhecer a sua opinião pessoal, como perito heráldico, sobre o tipo de ordenamento das armas de Sodré (que só por si me parece "pouco português" e "muito inglês", mas sempre investiguei sozinho e não sei se será essa a percepção de estudiosos de armaria mais experientes).

Com os meus cumprimentos
Sérgio Sodré

Com os melhores cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

Casa do Pipas

#315027 | vaniac | 09 out 2012 17:26 | Em resposta a: #233480

Boa Tarde

Ficaria muito agradecida se me conseguissem dar algumas informações acerca da minha familia. Os meus bisavós paternos eram da aldeia de Viduedo: Luisa Maria Pipa e António Joaquim Ribeiro, tiveram 9 filhos entre eles o meu avõ José Luis Pipa Ribeiro que casou com a minha avó Arminda Neiva, filha de Albino Neiva também de Viduedo e uma Maria (não sei apelido ) que era da Povoa em Ribeira de Pena.

O meu avô paterno também era da aldeia de viduedo chamava-se João do Cabo e casou com Ana Goçalves de Santa Marta da Montanha( ou Santa Marta do Alvão).

Como se vê pouco sei dos meus ascendentes mas a curiosidade é muita, não sei se estas informações serão suficientes.
Actualmente a minha avó mora na Casa dom o brasão de viduedo

Obrigada

VÂnia Ribeiro do Cabo

Resposta

Link directo:

Caetano do Cabo de Loivos, Chaves

#315030 | portingal | 09 out 2012 17:48 | Em resposta a: #315027

Prezada Vânia do Cabo,

Porventura os seus "do Cabo" terão algo a ver com um Caetano do Cabo cc Antónia Maria, nascido cerca de 1841, filho de José Luís do Cabo e neto de José António, de Loivos cº de Chaves?

Obrigado,

Carlos da Fonte

Resposta

Link directo:

RE: Caetano do Cabo de Loivos, Chaves

#315035 | vaniac | 09 out 2012 17:55 | Em resposta a: #315030

Gostava muito de lhe poder responder mas na realidade sei mesmo muito pouco acerca da familia do meu pai, sei apenas os nomes dos meus avos e pelo que me foi dito nasceram ambos no lugar de viduedo.
Aventurei-me agora nesta descoberta e espero em breve conseguir responder a essa pergunta!

Obrigada
Vânia Cabo

Resposta

Link directo:

Ordenamento de Armas

#315112 | vaniac | 10 out 2012 18:32 | Em resposta a: #233480

Boa Tarde

Sei que deixou aqui este post já à algum tempo, e portanto não sei se obterei resposta.
A minha avó materna vive actualmente na casa do capitão de viduedo e gostaria que me enviasse documentos que tenha.
O meu avó era José Luis Pipa Ribeiro, filho de Maria Luisa Pipa e Antonio Joaquim Ribeiro.



Atenciosamente

Vânia Ribeiro do Cabo

Resposta

Link directo:

RE: Ordenamento de Armas

#315149 | ncacosta | 11 out 2012 12:31 | Em resposta a: #315112

Bom dia,
Faz bem em procurar informações sobre os seus antepassados.
Tenho de facto alguma documentação, mas está em arquivo na casa da Carvalhinha, que fica na aldeia de Lamas, bem perto de Viduedo. A minha avó era da Casa da Carvalhinha, de Lamas, e o meu avô do Paço de Vedro, de Cerva, também perto.
Quando for à casa da Carvalhinha, faço uma cópia para depois enviar. Vivo em Sintra e trabalho em Lisboa.
Sou descendente do capitão de Viduedo.
Quanto ao brasão de Viduedo, foi concedido a Manuel Luís Gonçalves Pipa, natural do lugar de Viduedo, que foi casado com Senhorinha Teresa Gaspar. Já tem aqui alguma informação publicada, ver: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1227696
No seu caso, para ir tendo mais informações, aconselho a ir fazendo buscas no site do Arquivo Distrital de Vila Real, http://www.advrl.org.pt/, nos registos paroquiais de Santa Marta da Montanha, localizando certidões de casamento e nascimento dos seus antepassados, para fazer a ligação ao referido capitão. Penso que deverá seguir a linha do seu avô e da sua bisavó, que têm o nome Pipa, e poderá estar aí a ligação.
É sempre trabalhoso, mas compensador à medida que vamos descobrindo informações.
Vamos comunicando,
Cumprimentos,
Nuno Carvalhinha Alves Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Ordenamento de Armas

#315152 | motalopes | 11 out 2012 12:59 | Em resposta a: #140278

Caro confrade

Resposta

Link directo:

Ordenamento de Armas

#315164 | vaniac | 11 out 2012 15:37 | Em resposta a: #315149

Boa Tarde,

Desde já quero agradecer a sua disponibilidade. e as informações que deixou.

Os meus pais conhecem a casa da Carvalhinha e conhecem bastantes familias de Cerva e Lamas!! Eu nasci em Lisboa e continuo por cá.
Agradecia imenso se me conseguisse então disponibilizar algumas cópias dos documentos que tem, visto que estou mesmo empenhada em pesquisar os meus antepassados e também a historia da casa de Viduedo!
Vou seguir o conselho e procurar registos e certidões.
Mais uma vez obrigada

M/ Cumprimentos;
Vânia Ribeiro do Cabo

Resposta

Link directo:

RE: Ordenamento de Armas

#315173 | ncacosta | 11 out 2012 17:02 | Em resposta a: #315164

Boa tarde,

É sempre um prazer ajudar. Assim que tiver esses documentos envio.
Talvez os seus Pais conheçam os meus avós, Maria Carvalhinha, da casa da Carvalhinha, e Agostinho Alves Costa, do Paço Vedro de Cerva, foi médico em Cerva.
Deixo um email meu para comunicar: nunocarvalhinha@hotmail.com
Para trocar documentos vamos ter que utilizar os nossos emails.

Cumprimentos,
Nuno Carvalhinha Alves Costa.

Resposta

Link directo:

Ordenamento de Armas

#315174 | vaniac | 11 out 2012 17:07 | Em resposta a: #315173

Boa Tarde

Hoje vou tentar saber se conhecem, é provavel que sim!!

O meu e-mail é Vania.cabo@hotmail.com
Mais uma vez obrigada

Atenciosamente
Vânia Ribeiro do Cabo

Resposta

Link directo:

Ordenamento de Armas

#426447 | Rui_Mello | 14 ago 2020 14:52 | Em resposta a: #315174

Bom dia,

O meu nome é Rui Alberto Carvalho dos Santos de Almeida e Mello, filho de Rui Manuel Costa de Almeida e Mello, neto de Vera Augusta de Sá Sarmento Costa, Trineto de Francisco António Costa, e TetraNeto de Germano Augusto Costa.
Sei que descendemos e temos em nossa possa uma cópia da carta de brasão e a minha Avô usava anel de Brasão e eu fiquei com ele, por parte dos Costas.
Estou a fazer um estudo da minha familia e gostava de ter mais informações.

Acham que era possivel entrar em contacto convosco?

Cumprimentos
Rui Costa Mello

Resposta

Link directo:

Ordenamento de Armas

#432590 | Filomena carvalhinha | 08 abr 2021 14:59 | Em resposta a: #233480

Caro Nuno,

Visto que temos em comum o mesmo bisavô, gostaria de entrar em
Contacto com o Nuno.
Melhores cumprimentos
Filomena Maria Carvalhinha de Matos Torres

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 14:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen