Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Bragança

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Cargos

Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Bragança

#139608 | manelsp | 08 jan 2007 14:54

Caros Confrades

Tenho encontrado inúmeros Teixeira desta região, muitos deles sem qualquer relação entre si. Coloco por isso alguns ramos no fórum à disposição de todos e agradecendo, desde já, toda e qualquer informação.

1- António Lopes Teixeira, nascido em 1848, proprietário em Vilarelho da Raia, Chaves, oficial do Exército que comandou as tropas republicanas de Chaves para Montalegre com o fim de enfrentar os Realistas de Paiva Couceiro no dia 8 de Julho de 1912 – filho de Joaquim Lopes, proprietário, e s.m. D. Gracinda de Sousa, ambos de Vilarelho, neto paterno de José António Lopes e de Matilde Teixeira e materno de Manuel Gonçalves e Maria de Souza, nasceu em Vilarelho da Raia em 8 de Março de 1858 e aí foi baptizado a 13, sendo padrinhos António Sanches Calvão e irmã Ana – casado com D. Maria Isabel Domingues, que também assinou como Isabel da Cruz Teixeira, nascida e baptizada em Edral de Sandim de Lomba em 1864, Vinhais – filha de António Domingues e s.m. D. Carolina Rodrigues, ambos de Sandim , neta paterna de José Domingues e Teresa Fernandes e materna de Manuel Rodrigues e Bárbara Gonçalves, nasceu em Sandim, freguesia de Edral em 4 de Maio de 1864, baptizada a 7, sendo padrinhos Domingos Gonçalves e Inês de Sá).

2 - D. Francisca de Magalhães (filha de Baltasar de Magalhães Caldas e de s.m. D. Antónia da Fontoura, neta paterna de Francisco Pires Velho, FCR do Couto de Ervededo, e de s.m. D. Francisca de Magalhães, e materna de João Carneiro da Fontoura e de s.m. D. Leonor Mendes Nogueira) e de seu 2º marido, António Teixeira de Araújo, de Vila Real, e também viúvo, filho de João Teixeira de Macedo e de s.m. D. Catarina de Araújo, neto paterno de Gaspar Vaz Velho, de Chaves, e de s.m. D. Branca Teixeira, e materno de Fernando Árias de Araújo, fidalgo Galego, morador em Chaves, e de s.m. D. Catarina Pequeno Chaves, e neta paterna de Baltasar de Araújo, Senhor do Paço de Verim, e de s.m. D. Catarina de Castro.

3 - D. Francisca Teixeira da Silva , de Paradela de Monforte, que casou com António Manuel de Moraes Sarmento (Madureira) nascido a 10 de Março de 1714 em Quintela de Paço, filha de Manuel Álvares Teixeira, natural de Oucidres, e de s.m. D. Domingas da Silva, de Paradela de Monforte, neta Paterna de António da Muimenta e de s.m. D. Isabel de Vaz Teixeira. Desta sabe-se das suas origens o seguinte:
António da Moimenta, nascido em Tinhela, viveu em Oucidres, administrando aí um vínculo, além do que herda de Nª Sª do Rosário, e casou com D. Isabel de Vaz Teixeira, natural do lugar de Curral de Vacas, hoje Santo António de Monforte, irmã de D. Úrsula Vaz Teixeira, filhas ambas de Francisco Vaz Teixeira e s.m. D. Maria (Ana) Fernandes. Foram pais de Manuel Álvares Teixeira, natural de Oucidres, administrador daqueles vínculos, c.c. D. Domingas da Silva, natural de Paradela de Monforte, onde viveram ambos e tiveram a D. Francisca Teixeira da Silva, por morte de seu único irmão herdeira universal de seus pais.

4- Pedro António da Fontoura, que nasceu em Dadim a 18 de Agosto de 1704, onde faleceu a 16 de Novembro de 1767, Bacharel em Cânones, administrador do vínculo instituído por seu irmão, casou em Santo Estêvão a 3 de Junho de 1744 com D. Úrsula Maria Teixeira Chaves, natural de Santo Estêvão, aí falecida a 25 de Setembro de 1800, filha de Domingos Álvares de Chaves e de s.m. D. Úrsula de Vaz Teixeira, neta paterna de Sebastião de Chaves e de s.m. D. Maria Álvares, a qual depois de viúva se tratava por “Donna Viúva”, e neta materna de Francisco Vaz Teixeira e de s.m. D. Maria (Ana) Fernandes. Tiveram estes, entre outros filhos, a D. Rosa Maria Fontoura Chaves. Sobre D. Úrsula Maria Teixeira Chaves, idem, p. 384. Sebastião de Chaves, de Santo Estêvão, c.c. D. Maria Álvares, de Cambedo, “que no estado de viuvez se intitulava D. Viúva, seg.do usavão as Mulheres Nobres daquelle tempo”, filha de João Rodrigues e de s.m. D. Margarida Álvares. Tiveram 1 filho, Domingos Álvares de Chaves, natural de Santo Estêvão e aí falecido antes de 3 de Junho de 1744, casado com D. Úrsula de Vaz Teixeira, de Curral de Vacas, filha de Francisco de Vaz Teixeira, da mesma povoação, e de sua mulher D. Maria, ou Ana, Fernandes, de Casas de Monforte, termo do concelho de Monforte do Rio Livre e hoje do de Chaves, falecida em Santo Estêvão, irmã de Isabel Vaz Teixeira, casada com António da Moimenta. Tiveram a D. Úrsula Maria Teixeira Chaves.

Agradece-se qualquer comentário, esclarecimento ou pergunta.
Com os melhores Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Bragança

#139670 | Vínculo | 09 jan 2007 09:59 | Em resposta a: #139608

Caríssimo

Tambem eu tenho alguns "Teixeiras para a troca" e não sei onde os
arrumar.
Não há ninguem em Trás os Montes que não tenha Teixeiras.
Ligá-los é o que por vezes se torna impossível.
Contactarei por "email".
Grande abraço

Amiel Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Bragança

#139691 | manelsp | 09 jan 2007 12:23 | Em resposta a: #139670

Caríssimo Amiel

Obrigado pela dica. De facto, falha grave a minha de nem me ter lembrado da recente obra do nosso tão estimado confrade. Confesso que tomei conhecimento dela "ao de leve" por estes meios informáticos, e os meus "passeios" natalícios Norte-Sul nem me deixaram pensar em adquirir a obra em questão. vou tentar arranjar o livro. Se quiser ponha aqui os seus Teixeiras desentroncados, nunca se sabe se não teremos sorte.
Com um abraço
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Bragança

#139699 | Vínculo | 09 jan 2007 14:10 | Em resposta a: #139691

Caros Confrades

A "dica" refere-se à recente publicação do confrade Dr Filipe Pinheiro de Campos que tem investigado as "Genealogias Brigantinas".
Foi publicado no final do ano o 1º livro com a descendência de António José Teixeira.
Estes serão os Teixeira "de Bragança" com interesse para os transmontanos.
Os meus Teixeira de Bragança aparecem na 2ª metade do séc XVII por uma
questão de fidelidade à Casa de Bragança.
Cps

Amiel Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Bragança

#141935 | raibet | 27 jan 2007 15:13 | Em resposta a: #139699

Tambem tenho interesse em teixeiras especialmente nos Teixeira de Magalhães da Casa da Calçada em Vila Real.
se alguem tiver alguma iformação agradeço pois estou a estudar esta casa e sua descendencia a partir do Sec. XVII ( fins)

Obrigado
raibet

Resposta

Link directo:

Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Bragança

#141945 | Lourval | 27 jan 2007 16:50 | Em resposta a: #139699

Caro Amiel,
Estou há quase dois anos procurando pela naturalidade de meu trisavô Júlio Teixeira, filho de José Teixeira Osório e Cândida Luísa. Ele nasceu cerca de 1856. Ele já estava no Brasil em 1887 e tomou como companheira (aqui no Brasil) minha trisavó Ana Luísa Esteves natural de Constantim, Vila Real. Se souber de alguma coisa, agradeço.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Bragança

#141947 | Lourval | 27 jan 2007 16:52 | Em resposta a: #139608

Caro colega,
Como já deverá saber estou há quase dois anos procurando pela naturalidade de meu trisavô Júlio Teixeira, filho de José Teixeira Osório e Cândida Luísa. Ele nasceu cerca de 1856. Ele já estava no Brasil em 1887 e tomou como companheira (aqui no Brasil) minha trisavó Ana Luísa Esteves natural de Constantim, Vila Real. Se souber de alguma coisa, agradeço.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Bragança

#143188 | BROGGIATO | 06 fev 2007 18:11 | Em resposta a: #141935

Caros
Estou a procura, com maior exatidão, do local de origem do meu avô, seu nome era Hermínio de Jesus Teixeira, nascido em 1898 (6/2/1898), filho de Teresa de Jesus Teixeira e tinha como irmão Constantino de Jesus Teixeira. Só sabemos que ele veio de Trás-os-Montes, chegou ao Brasil em 1911, aqui se casou com minha avó. Se alguém tiver alguma pista da região, se Bragança ou Vila Real, peço a gentileza de me responder. Sem mais, grata pela atenção.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Bragança

#143254 | fertelde | 07 fev 2007 02:51 | Em resposta a: #139670

Estimado Confrade:
Estou buscando origens Teixeira em:
*Belchior Luís Teixeira, natural de Miranda do Douro, onde nasceu a 02 de Julho de 1757, baptizado em 10 do mesmo, sendo seus padrinhos Francisco Xavier Luis e filha Mariana Teresa Cordeiro, moradores na mesma cidade e de sua mulher Maria José Mendo, natural de Mogadouro..
Belchior Luis Teixeira era filho de:
Luis Teixeira, n.c. 1730 natural de Azinhoso e de sua mulher Ana Sardinha, natural de Malhadas,
Luis Teixeira era filho de :
Bartolomeu Martins, n.c. 1700, natural de Azinhoso e Teresa Teixeira
Caso tenha algo, agradeço desde já a sua disponibilidade,
Cumprimentos
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Bragança

#145203 | gmfilipe | 23 fev 2007 15:47 | Em resposta a: #139608

Boa Tarde

Também tenho uns Teixeiras que não sei provêm de S. Mamede de Riba Tua ou de Alijó. Mariana Teixeira de Sampaio casou com Capitão António Alves tiveram uma filha Luisa Teixeira de Sampaio. Será que têm alguma informação para completar esta?

Graça Maria Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Braga

#145255 | gmg | 23 fev 2007 23:49 | Em resposta a: #145203

Eu descendo de uns TEIXEIRA, de Argeriz, Valpaços... O primeiro casal de que tenho conhecimento é MANUEL ANTÓNIO - VITÓRIA TERESA. Os paroquiais que consultei, deixam dúvidas quanto à naturalidade da Vitória Teresa, pois tanto apontam para que ela seja natural de Argeriz, como de Paradela, concelho de Chaves.


Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Braga

#145256 | gmg | 23 fev 2007 23:49 | Em resposta a: #139608

Eu descendo de uns TEIXEIRA, de Argeriz, Valpaços... O primeiro casal de que tenho conhecimento é MANUEL ANTÓNIO - VITÓRIA TERESA. Os paroquiais que consultei, deixam dúvidas quanto à naturalidade da Vitória Teresa, pois tanto apontam para que ela seja natural de Argeriz, como de Paradela, concelho de Chaves.


Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Braga

#145257 | gmg | 23 fev 2007 23:49 | Em resposta a: #139670

Eu descendo de uns TEIXEIRA, de Argeriz, Valpaços... O primeiro casal de que tenho conhecimento é MANUEL ANTÓNIO - VITÓRIA TERESA. Os paroquiais que consultei, deixam dúvidas quanto à naturalidade da Vitória Teresa, pois tanto apontam para que ela seja natural de Argeriz, como de Paradela, concelho de Chaves.


Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Braga

#145565 | ROSEMARIE PC | 26 fev 2007 15:57 | Em resposta a: #145256

Amigos..
Descendo tbem de um Teixeira de Vila Real, Cerva. Minha avó, Emilia Rosa Teixeira, filha de Alexandre Jose teixeira e Camila Ribeiro.
Quem tiver alguma informação, agradeço
Rosemarie
rosepinheiro@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Bragança

#209004 | manelsp | 23 set 2008 10:47 | Em resposta a: #139608

relanço o tópico dos Teixeiras... alguém tem novidades?

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Bragança

#209062 | GLAUCESARAIVA | 23 set 2008 19:37 | Em resposta a: #209004

Caro Sr. Manel,

desculpe-me a intromissao no topico mas e que sou brasileira e estou precisando muito de uma ajuda com relacao a pesquisa para a solicitacao de certidao de nascimento e/ou batismo do meu bisavo GUILHERMINO AUGUSTO. Nos documentos que temos dele constam que o seu nome e GUILHERMINO AUGUSTO, natural da Freguesia de VINHAIS OU VINHAS, BISPADO DE BRAGANÇA, TRAS-OS MONTES, filho de DOMINGOS ANTONIO GONÇALVES E ALEXANDRINA MARIA (DA PURIFICACAO??? NAO TENHO CERTEZA DESSE ULTIMO SOBRENOME), DATA DE NASCIMENTO 15 DE JULHO DE 1883, SOLTEIRO.
Imigrou para o Brasil em março de 1908 por um navio do Mala Real Inglesa desembarcando pelo Porto de Santos Sao Paulo - Brasil.
Se pudesse pesquisar junto ao Arquivo Distrital de BRAGANÇA nos registos de baptismo, nascimento e/ou registos de emissao de passaporte com destino ao Brasil ou me auxiliar como proceder essa pesquisa eu seria muito grata. ja enviei um e-mail a eles mas nao obtive resposta ainda.

Se você necessitar qualquer coisa aqui no Brasil, deixe-me saber.
Melhores Cumprimentos,
Glauce Saraiva.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Bragança

#209068 | José Luiz Folhadela | 23 set 2008 21:17 | Em resposta a: #209004

Tenho em minha árvore Miguel Teixeira, nascido a 30/9/1736 na Freguesia de Folhadela, em Vila Real. ERA filho de Manuel Mancilha Teixeira que casou em Folhadela a 14/2/1729 com Joaquina Coutinho Botelho. Neto paterno de Manuel Lourenço Teixeira e de Feliciana de Mancilha Osório. Bisneto de Domingos Lourenço casado com Filipa Teixeira.
Agradece-se qualquer complemento e/ou esclarecimento.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Bragança

#209117 | manelsp | 24 set 2008 12:21 | Em resposta a: #209062

Caríssima Glauce
Se já contactou o Arquivo de Bragança então não tenho muito mais que dizer. Para mim é impossivel deslocar-me até lá: vivo e trabalho longe. Mas decerto encontrará no forum alguns invesigadores que passam por lá.
Desculpe não saber ajudar melhor.
Cumprimentos
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Bragança

#209124 | gmg | 24 set 2008 15:19 | Em resposta a: #139608

Caros Confrades,

A linha documental que possuo sobre os COELHO de Santo Estêvão de Faiões é:

I- FRANCISCO COELHO, nat. de Vilela Seca, concelho de Chaves, irmão do Padre António Pires de Mello (Reitor de Santo Estêvão), c.c. COMBA LOPES, nat. de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves.
Tiveram, pelo menos:
II- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:

II- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido por volta de 1630 - 1635), nat. de Sto. Estêvão, c.c. JOÃO ÁLVARES FONTOURA, de Sto. Estêvão, filho de AFONSO ÁLVARES, nat. de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de CATARINA FERNANDES, de Sto. Estêvão.
Tiveram, pelo menos:
III- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:
III- GREGÓRIO COELHO DE MELLO, que fez Inquirição de Genere, em Braga, em 23.11.1689. No seu Processo de Genere, consta que os Avós Paternos e Maternos "são e foram pessoas nobres das principais deste concelho".

III- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido entre 1650 - 1655), nat. de Sto. Estêvão de Faiões, c.c. PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.
Tiveram, entre outros:
IV- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, que foi bap. 15.01.1697.

Deste Padre houve descendência.

Se possuirem informações que consigam recuar na ascendência destes COELHO DE MELLO e TEIXEIRAS, agradeço.

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Bragança

#209125 | gmg | 24 set 2008 15:20 | Em resposta a: #139670

Caros Confrades,

A linha documental que possuo sobre os COELHO de Santo Estêvão de Faiões é:

I- FRANCISCO COELHO, nat. de Vilela Seca, concelho de Chaves, irmão do Padre António Pires de Mello (Reitor de Santo Estêvão), c.c. COMBA LOPES, nat. de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves.
Tiveram, pelo menos:
II- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:

II- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido por volta de 1630 - 1635), nat. de Sto. Estêvão, c.c. JOÃO ÁLVARES FONTOURA, de Sto. Estêvão, filho de AFONSO ÁLVARES, nat. de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de CATARINA FERNANDES, de Sto. Estêvão.
Tiveram, pelo menos:
III- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:
III- GREGÓRIO COELHO DE MELLO, que fez Inquirição de Genere, em Braga, em 23.11.1689. No seu Processo de Genere, consta que os Avós Paternos e Maternos "são e foram pessoas nobres das principais deste concelho".

III- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido entre 1650 - 1655), nat. de Sto. Estêvão de Faiões, c.c. PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.
Tiveram, entre outros:
IV- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, que foi bap. 15.01.1697.

Deste Padre houve descendência.

Se possuirem informações que consigam recuar na ascendência destes COELHO DE MELLO e TEIXEIRAS, agradeço.

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Bragança

#209126 | gmg | 24 set 2008 15:20 | Em resposta a: #141935

Caros Confrades,

A linha documental que possuo sobre os COELHO de Santo Estêvão de Faiões é:

I- FRANCISCO COELHO, nat. de Vilela Seca, concelho de Chaves, irmão do Padre António Pires de Mello (Reitor de Santo Estêvão), c.c. COMBA LOPES, nat. de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves.
Tiveram, pelo menos:
II- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:

II- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido por volta de 1630 - 1635), nat. de Sto. Estêvão, c.c. JOÃO ÁLVARES FONTOURA, de Sto. Estêvão, filho de AFONSO ÁLVARES, nat. de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de CATARINA FERNANDES, de Sto. Estêvão.
Tiveram, pelo menos:
III- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:
III- GREGÓRIO COELHO DE MELLO, que fez Inquirição de Genere, em Braga, em 23.11.1689. No seu Processo de Genere, consta que os Avós Paternos e Maternos "são e foram pessoas nobres das principais deste concelho".

III- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido entre 1650 - 1655), nat. de Sto. Estêvão de Faiões, c.c. PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.
Tiveram, entre outros:
IV- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, que foi bap. 15.01.1697.

Deste Padre houve descendência.

Se possuirem informações que consigam recuar na ascendência destes COELHO DE MELLO e TEIXEIRAS, agradeço.

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Bragança

#209127 | gmg | 24 set 2008 15:21 | Em resposta a: #143188

Caros Confrades,

A linha documental que possuo sobre os COELHO de Santo Estêvão de Faiões é:

I- FRANCISCO COELHO, nat. de Vilela Seca, concelho de Chaves, irmão do Padre António Pires de Mello (Reitor de Santo Estêvão), c.c. COMBA LOPES, nat. de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves.
Tiveram, pelo menos:
II- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:

II- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido por volta de 1630 - 1635), nat. de Sto. Estêvão, c.c. JOÃO ÁLVARES FONTOURA, de Sto. Estêvão, filho de AFONSO ÁLVARES, nat. de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de CATARINA FERNANDES, de Sto. Estêvão.
Tiveram, pelo menos:
III- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:
III- GREGÓRIO COELHO DE MELLO, que fez Inquirição de Genere, em Braga, em 23.11.1689. No seu Processo de Genere, consta que os Avós Paternos e Maternos "são e foram pessoas nobres das principais deste concelho".

III- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido entre 1650 - 1655), nat. de Sto. Estêvão de Faiões, c.c. PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.
Tiveram, entre outros:
IV- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, que foi bap. 15.01.1697.

Deste Padre houve descendência.

Se possuirem informações que consigam recuar na ascendência destes COELHO DE MELLO e TEIXEIRAS, agradeço.

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Bragança

#209128 | gmg | 24 set 2008 15:21 | Em resposta a: #209068

Caros Confrades,

A linha documental que possuo sobre os COELHO de Santo Estêvão de Faiões é:

I- FRANCISCO COELHO, nat. de Vilela Seca, concelho de Chaves, irmão do Padre António Pires de Mello (Reitor de Santo Estêvão), c.c. COMBA LOPES, nat. de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves.
Tiveram, pelo menos:
II- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:

II- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido por volta de 1630 - 1635), nat. de Sto. Estêvão, c.c. JOÃO ÁLVARES FONTOURA, de Sto. Estêvão, filho de AFONSO ÁLVARES, nat. de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de CATARINA FERNANDES, de Sto. Estêvão.
Tiveram, pelo menos:
III- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:
III- GREGÓRIO COELHO DE MELLO, que fez Inquirição de Genere, em Braga, em 23.11.1689. No seu Processo de Genere, consta que os Avós Paternos e Maternos "são e foram pessoas nobres das principais deste concelho".

III- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido entre 1650 - 1655), nat. de Sto. Estêvão de Faiões, c.c. PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.
Tiveram, entre outros:
IV- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, que foi bap. 15.01.1697.

Deste Padre houve descendência.

Se possuirem informações que consigam recuar na ascendência destes COELHO DE MELLO e TEIXEIRAS, agradeço.

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Bragança

#209387 | Kodiak | 29 set 2008 00:33 | Em resposta a: #139608

Caro confrade "manelsp",
Aproveito o seu tópico para, de acordo com os elementos que transmite abaixo (7/1/07):
- "2 D. Francisca de Magalhães (filha de Baltasar de Magalhães Caldas e de s.m. D. Antónia da Fontoura, neta paterna de Francisco Pires Velho, FCR do Couto de Ervededo, e de s.m. D. Francisca de Magalhães, e materna de João Carneiro da Fontoura e de s.m. D. Leonor Mendes Nogueira) e de seu 2º marido, António Teixeira de Araújo, de Vila Real, e também viúvo, filho de João Teixeira de Macedo e de s.m. D. Catarina de Araújo, neto paterno de Gaspar Vaz Velho, de Chaves, e de s.m. D. Branca Teixeira, e materno de Fernando Árias de Araújo, fidalgo Galego, morador em Chaves, e de s.m. D. Catarina Pequeno Chaves, e neta paterna de Baltasar de Araújo, Senhor do Paço de Verim, e de s.m. D. Catarina de Castro", ver se tem a possibilidade de emtroncar os meus antepassados de Montalegre:
ANTONIO JOSÉ DE MAGALHÃES, casado com EMÍLIA FERREIRA CALDAS (N: 1814), filho de ALEXANDRE JOSÉ DE MAGALHÃES e de MARIA FERREIRA.
Gostava de conhecer, não só o entroncamento possível que referi como também, se possível, os seus ascendentes.
Focarei muito grato
Atentamenre
António Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Bragança

#209391 | Kodiak | 29 set 2008 01:07 | Em resposta a: #209004

Acabei de enviar uma mensagem sobre os Magalhães Caldas mas, não quiz acaber a noite sem referir que uma senhora de nome Maria da Conceição Teixeira, filha de Manuel Teixeira (?) e de Maria de Jesus (?), natural da freguesia de Stª Leocádia (+- 1870) casou com Severino Dias, filho de José Dias da Costa e de Guilhermina Augusta Magalhães Caldas.
Muito estimaria receber de algum confrade mais informações acerca desta senhora, sua ascendência e descendência.
Tenho conhecimento que D. Maria da Conceição teria um irmão padre que foi pároco em Fornelos de quem gostaria de saber notícias.
Agradecimentos antecipados
António Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Bragança

#209401 | manelsp | 29 set 2008 11:11 | Em resposta a: #209391

Caro António,
respondo aqui às duas mensagens que me enviou. Com respeito à outra, tenho pena de não poder ajudar de momento, porque estou sem os livros aqui e não os vou ter comigo tão cedo - estão em casa dos meus pais e há umas centenas de quilómetros entre nós. Mas posso adiantar que as informações foram sendo recolhidas de obras tais como o Felgueiras Gayo, a "Fidalgos e Morgados de Vila Real e do seu termo" de Júlio Teixeira, e "famílias transmontanas - A descendencia do palmeirim de inglaterra" de Francisco Xavier Quadros de Moraes Sarmento.
No que diz respeito ao irmão Padre, já procurou a inquirição de Génere? Suponho que a poderá encontrar no Arquivo de Braga, pesquisando o nome do padre em questão ou nos processos próximos da época do nascimento da irmã na mesma freguesia.
Ao seu dispor
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Bragança

#209478 | Kodiak | 29 set 2008 22:21 | Em resposta a: #209401

Mau caro Manuel,
Muito obrigado pela sua gentileza em prestar-me as informações que me vão ajudar certamente.
Com consideração
António Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Braga

#209869 | mgfdecarva | 04 out 2008 20:54 | Em resposta a: #209068

amigo jose luis

na minha árvore tenho domingos da fonseca que casou em 1680 com maria de mancilha na freguesia de fontes (santa marta de panaguião). não será da vossa familia?
diga alguma coisa sobre este assunto.
cumprimentos

manuel fonseca de carvalho
email mgfdecarvalho@gmail.com

Resposta

Link directo:

Teixeiras de Trás-os-Montes: Chaves,V.R, Bragança

#365395 | cteixeira18 | 25 jan 2016 17:10 | Em resposta a: #139608

Olá, boa tarde.
Busco informações sobre meu bisavô chamado MANOEL MIGUEL TEIXEIRA, natural de Trás-os-Montes, emigrou para o Brasil, casou-se com Almerinda de Moares Teixeira e entre seu filhos estão Anália Teixeira e Sebastião Teixeira, este meu avô. Faleceu, provavelmente, em 1943, no Brasil.
Agradeço imensamente qualquer informação que ajude-nos a obter mais dados sobre nossas origens.

Obrigada.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 21:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen