Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montalegre

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montalegre

#139618 | margaridabreu | 08 jan 2007 16:56

Caros Confrades

Encontrei um assento de baptismo de uma avoenga (1758) cuja avó era Maria Gonçalves, natural de Medeiros , Arcebispado de Braga.
Será que alguém estuda esta zona?

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montalegre

#139685 | pmpm | 09 jan 2007 11:59 | Em resposta a: #139618

Cara Margarida de Abreu

Tenho como meu antepassado um Domingos Golçalves natural de Medeiros, freguesia de São Vicente da Chã, Arcebispado de Braga. Era filho de Baltazar Gonçalves e Maria Afonso (pressuponho que naturais do mesmo lugar).

Este Domingos Gonçalves casou com Maria Nunes, nascida em 1694 e baptizada a 16 de Maio de 1694 na Igreja de São Pedro de Alverca e eram moradores no lugar de Arcena, termo da vila de Alverca (do Ribatejo). Penso que casaram também na Igreja de Alverca, mas ainda não tive oportunidade para pesquisar.

Este casal teve pelo menos 6 filhos:

Francisco Nunes, n. 1720;
Custódia, n. 1723;
António, n. 1726;
Manoel, n. 1729;
João Nunes, n. 1729-1739;
Manoel Nunes, n. 1739.
Todos naturais de Alverca.

A julgar pelas datas, nome e localidade o "meu" Domingos Golçalves deve ser parente muito próximo da "sua" Maria Gonçalves, talvez até possam ser irmãos.

Não sei se existem registos paroquiais desta freguesia de Montalegre, pelo menos na pesquisa que fiz na internet não consegui descobrir a existencia de nenhuns microfilmes, apenas existem de Santa Maria d'Assumpção de Montalegre e entre 1860 e 1883. Sem isso é muito dificil fazer qualquer ligação.

Se tiver mais alguma informação, por favor partilhe !

Cumprimentos
Pedro Pacheco Marques

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montalegre

#139716 | margaridabreu | 09 jan 2007 16:32 | Em resposta a: #139685

Caro Pedro Pacheco Marques

Será dificil, com tanta coincidência, não sermos parentes. Isto, porque:

1) Ana Saramaga ( a avoenga que nasce em 1758 nas Galveias, concelho de Ponte de Sôr) é filha de Manuel Dias Saramago e de Rosa Maria da Trindade, naturais das Galveias.
Os Avós paternos são Francisco Dias Saramago ( Galveias) e a Maria Gonçalves, de Medeiros.
Os Avós maternos são António Dias Carreiro( Galveias) e Natália(?) Nunes da Aldeia Velha de Santa Margarida (Galveias).
Foram Padrinhos da Ana : o médico Dr. António de Sousa Freire e Narcisa Nunes filha de Paulo Rovisco da Trindade.
Este Paulo Rovisco da Trindade era casado com Maria Mendonça filha de Francisco Vaz Negrão e de Isabel Nunes.
Casou Ana Saramaga em 1786 nas Galveias com José Barreto Afonso.

Muito agradeço a sua informação e tão rápida resposta. Se conseguir algo mais, lembre-se de mim.
Cumprimentos

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montalegre

#139920 | Duarte CB | 11 jan 2007 19:17 | Em resposta a: #139716

Prima,

Obrigado por me chamar a atenção para este tópico que também a mim interressa.
Às vezes os tópicos são de tal maneira rápidos que não os vemos, mesmo que frequentemos o Forum todos os dias.

Então uma avoenga de Trás-os-Montes certo?

É óptimo ver a nossa "árvore" crescer assim.

Espero as suas fotocópias com curiosidade.

Obrigado e beijinhos

Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montalegre

#140010 | pmpm | 12 jan 2007 11:11 | Em resposta a: #139716

Cara Margarida de Abreu,

Fiz uma consulta à Torre do Tombo sobre os paroquiais da Freguesia de Chã.

Responderam-me que têm os seguintes registos:

datas Baptismo: 1682-1846, casamentos: 1717-1801, óbitos: 1711-1839.

Microfilmes nº: 76 e 77.

Pode consultar no Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo.

Agora é só alguem ter oportunidade de lá dar um "salto" e tentar descobrir as relações entre as nossas duas árvores.
Se for lá antes de mim, avise !

Cumprimentos,

Pedro Pacheco Marques

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montaleg

#142714 | pmpm | 02 fev 2007 12:08 | Em resposta a: #139716

Cara Margarida de Abreu

Trago noticias do lugar de Medeiros no final do século XVII e principio do Século XVIII.

O apelido Gonçalves era extremamente comum nesta altura neste local. Deveriam ser quase todos parentes, sendo quase impossivel identificar os diversos ramos (os registos de baptismo só começam em 1682).

Não consegui descobrir o registo de baptismo do meu antepassado Domingos Gonçalves, mas decobri alguns irmãos.

Quanto a Marias Gonçalves, são mais que muitas e os casais com o nome Gonçalves, também.

Vai precisar de descobri o nome dos pais da "sua" Maria Gonçalves para poder entronca-la nesta complexa árvore.

No entanto deixo-lhe algumas hipóteses de investigação, que constam nos registos de baptismos do local de Medeiros, para as suas pesquisas:

Maria glz (Maria Gonçalves) mulher de António Aº (Afonso), madrinha de António filho de Baltazar glz (Gonçalves) e de sua mulher Mª Aº (Maria Afonso) baptizado 24 dias do mês de Março de 1683

Maria Gonçalves, mulher de Pascoal Barrozo, madrinha de Domingas, filha de Domingos Afonso e Catharina Fernandes, baptizada a 12 de Março de 1684.

Gonçalo Gonçalves e mulher Domingas Afonso já eram casados em 23 de Abril 1684.

Maria Gonçalves casada com João Rodrigues, sapateiro, baptizou o filho Francisco a 6 de Agosto de 1684.

Mª glz (Maria Gonçalves) casada com Antº Aº (António Afonso) baptizou o filho Bº (?)a 14 de Outubro de 1684.

Maria, filha de Francisco Marques e Ignes Gonçalves, baptizada a 18 de Fevereiro de 1685.

Maria filha de António (?) Fernandes e sua mulher Maria Gonçalves, baptizada a 15 de Novembro de 1685. Padrinho Gonçalo Fernandes e madrinha Maria Gonçalves mulher de Pascoal Barreto.

João, filho de João Rodrigues e Maria glz, baptizado a 26 Abril de 1686 na Igreja de São Vicente da Chã.

Ignes filha de Francisco Marques e Maria Gonçalves, baptizada a 29 de Dezembro de 1686.

Domingas Gllz mulher de Fran.co Carn.ro (Francisco Carneiro) foi madrinha de Balthazar filho de Balthazar Gllz e de sua mulher Maria Afonso do lugar de Medeiros, baptizado aos 6 dias do mês de Abril de 1687.

Pedro Gonçalves, o velho e Isabel Gonçalves foram padrinhos de Francisco filho de Balthazar Gllz e de sua mulher Maria Afonso baptizado a 6 dias do mês de Abril de 1687.


António filho de Pedro Fernandes e Maria Gonçalves, baptizado a 6 de Maio de 1688 na Igreja de São Vicente da Chã.

Maria, filha de António Gonçalves e Izabel Dias, baptizada a 2 dias de Setembro de 1696 na Igreja de São Vicente da Cham.

Maria, filha de Gonçalo Rodrigues e de Maria Gonçalves, baptizada a 18 de Janeiro de 1700 na Igreja de São Vicente da Cham.

Maria, filha de Ignácio Gonçalves e Izabel Francisca, baptizada a 6 de Maio de 1705 na Igreja de São Vicente da Cham.

Crismados 28 Julho 1705 na Igreja de São Vicente da Cham por D. Rodrigo de Maia ? Telles, Arcebispo e Senhor de Braga :

97. Maria filha de Balthazar glz e Mª Afonso. Foi madrinha Izabel, filha de Ant.º Dias, solteira

98. Rosendo filho dos mesmos. Foy padrinho Pedro Gonçalves, cirurgião.

Maria, filha de Francisco Afonso da Cruz o moço e Maria Gonçalves, baptizada a 19 de Abril de 1710 na Igreja de São Vicente da Cham.

Maria, filha de Gonçalo Afonso e Maria Gonçalves, baptizada a 11 de Outubro de 1711 na Igreja de São Vicente da Cham.

Maria, filha de Mathias Afonso e Maria Gonçalves, baptizada a 19 de Março de 1714 na Igreja de são Vicente da Cham.

Boa Sorte !

Quando conseguir alguma coisa, dê notícias.

Cumprimentos,

Pedro Pacheco Marques

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montaleg

#143131 | margaridabreu | 06 fev 2007 10:37 | Em resposta a: #142714

Caro Pedro Pacheco Marques

Muito lhe agradeço a informação que me enviou. Ou no assento de casamento da Maria Gonçalves, que espero ter sido já no Alentejo ou e esse vai ser o próximo passo encontrar um assento de baptismo dum filho.
Assim que descobrir a informação virá logo para o Genea, pois poderá servir a outros confrades.

Cumprimentos

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montaleg

#148680 | LProjecto | 16 mar 2007 16:48 | Em resposta a: #142714

Caro Pedro,

Reparei agora neste tópico sobre gente de Montalegre...

Se por um acaso, nas suas pesquisas, se deparar com esta gente agradeço qualquer informação:

- Domingos José Gonçalves, nasceu em data próxima de 1790 em Stª Marinha - Ferral- Montalegre - Vila Real. Era filho de Miguel Gonçalves e Joana Teresa.

Trata-se de um ramo da minha ascendência que ainda carece de investigação contudo qualquer ajuda será sempre preciosa.


Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montaleg

#149066 | pmpm | 19 mar 2007 09:42 | Em resposta a: #148680

Caro Luís,

Lamento desiludi-lo, mas eu só pesquisei a freguesia de São Vicente da Chã, Montalegre, no final de Séc. XVII e principio de Séc. XVIII, de onde era originário um antepassado meu que fez uma longa viagem desde Trás-os-Montes até Alverca, nos arredores de Lisboa, onde se estabeleceu.

De qualquer forma, os microfilmes do concelho de Montalegre são dos poucos de Trás-os-Montes que se encontaram na Torre do Tombo, em Lisboa, pelo que não sei se isso o possa ajudar.

É curioso observar que o nome Gonçalves era muito comum neste concelho. No livro de baptismos de São Vicente da Chã, que eu pesquisei, havia referências a imensos Gonçalves, muitos deles originários de outras freguesias do mesmo concelho. No entanto este meu antepassado não perpetuou o seu nome, ficando os seus descendentes com o nome da família da mãe, que era Nunes.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Pacheco Marques

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montaleg

#149268 | LProjecto | 20 mar 2007 11:17 | Em resposta a: #149066

Caro Pedro,

Grato pela imediata resposta.

De facto, os "Gonçalves" fazem-me lembrar os primeiros "Volks Wagen" - enxamearam por toda a parte. Creio que quase todos terão um "Gonçalves", e por sinal um "Gonçalo" na sua ascendência!

Após ter enviado a mensagem anterior, passei uma "vista de olhos" pelos tópicos que aludem a Montalegre e fiquei com a ideia de que existirão faltas nos respectivos paroquiais. Dispõe de alguma informação neste sentido?

De qualquer forma, o facto de existirem microfilmes de Montalegre na TT já poderá significar uma boa ajuda.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montaleg

#149417 | pmpm | 21 mar 2007 10:00 | Em resposta a: #149268

Caro Luís,

Apesar de eu ser apenas um pesquisador amador nestas lides da genealogia, já me tem acontecido parar as pequisas ou deixar para mais tarde uma linha de ascêndentes por falta de livros. Mais frustante ainda é quando se chega ao fim dos livros e gostavamos de continuar a investigação, mas não existe mais informação.

Em relação a Ferral, Montalegre, fiz uma pesquisa no Family Search (o site dos Mormons) e eles referem que existem os seguintes livros microfilmados:

Batismos 1758-1845
Batismos, casamentos, óbitos 1871-1883 (Faltam anos.)
Batismos 1860-1863
Batismos 1863-1870
Casamentos 1860-1870 (Falta 1866.)
Óbitos 1860-1870

As faltas que existem podem ser livro que se perderam, no entanto penso que com o livro de baptismos 1758-1845 ainda conseguirá descobrir mais uma geração ou duas da sua árvore genealógica.

Cumprimentos

Pedro Pacheco Marques

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montalegre

#150347 | Ana Luisa | 27 mar 2007 22:52 | Em resposta a: #139716

Cara Margarida

Tenho um registo de òbito de José Barreto casado com Ana Saramaga de Galveias.
Se não o tiver diga que eu dou-lhe a data.

Cumprimentos
Ana Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montalegre

#150356 | Duarte CB | 27 mar 2007 23:44 | Em resposta a: #150347

Cara Ana Luisa,

Também tem interesse nesse registo?
Eu tenho o registo de casamento desse casal que refere, pois são meus antepassados, tal como da minha prima Margarida, como deve saber.

Já agora, pode me dar a mim a data do óbito de José Barreto (ou José Barreto Afonso) ? Só mesmo para preencher melhor as informações acerca deste.

Cumprimentos,
Duarte Cruz Bucho

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montalegre

#150357 | Ana Luisa | 27 mar 2007 23:56 | Em resposta a: #150356

Caro Duarte

Tenho este registo porque veio junto com outros.
Óbito a 7-2-1807 em Galveias.Morreu com testamento,podem procurá-lo.

Cumprimentos
Ana Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montalegre

#150359 | Duarte CB | 28 mar 2007 00:03 | Em resposta a: #150357

Cara Ana Luisa,

Agradeço essa informação, especialmente a de ele ter deixado um testamento.

Cumprimentos,
Duarte Cruz Bucho

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montalegre

#150364 | Ana Luisa | 28 mar 2007 00:42 | Em resposta a: #150359

Caro Duarte

Sempre que eu possa ajudar embora as minhas pesquisas andem muito atrasadas...
Tenho uma Margarida Maria Barreto de Santa Margarida de Aldeia Velha por volta de 1700,minha antepassada.As netas já nascem nas Galveias.O vosso José Barreto não vem da Aldeia Velha?

Cumprimentos Ana Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montalegre

#150385 | Ana Luisa | 28 mar 2007 10:04 | Em resposta a: #150356

Caro Duarte

Peço desculpa mas o óbito é a 10-2-1807.

Cumprimentos
Ana Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montalegre

#150396 | margaridabreu | 28 mar 2007 11:28 | Em resposta a: #150364

Cara Ana Luisa

Parece que começamos a encontar troncos comuns. Descendo de Margarida Barreto(minha bisavó) nascida nas Galveias a 14.8.1845, filha de José Barreto ( Afonso) casado com Ana Saramaga. José Barreto nasceu nas Galveias a 15.9.1751 .
José Barreto era filho de Maria Antónia Barreto e neto de Miguel Dias, natural da Aldeia Velha de Stª Margarida e de Catarina de Sena, das Galveias.
Ainda não encontrei o assento de baptismo de Maria Antónia, nem sei ainda onde nasceu só tenho o assento de casamento que se realizou nas Galveias em 26.4.1745.
Caso tenha mais alguma informação, desde já lhe agradeço.
Cumprimentos

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montalegre

#150505 | Ana Luisa | 29 mar 2007 00:30 | Em resposta a: #150396

Cara Margarida

Tenho os meus papéis muito desorganisados pois falta-me tempo.Se encontrar a sua Maria Antónia digo-lhe.
A minha Margarida Maria Barreto não sei quem são os pais pois só tenho os registos das netas:Brizida a 9-6-1755 em Galveias e Caetana a 18-1-1750 em Galveias.Filhas de Silvestre da Silva(Santa Marinha de Mogege) e Teresa de Jesus(Benavila).Netas paternas de António Rodrigues e Constantina da Silva(ambos de Santa Marinha de Mogege).Netas maternas de Caetano Rodrigues(Beja) e de Margarida Maria Barreto(Santa Margarida da Aldeia Velha).

Cumprimentos
Ana Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montalegre

#152583 | margaridabreu | 16 abr 2007 17:03 | Em resposta a: #150505

Cara Ana Luisa

Encontrei um assento de baptismo da Aldeia Velha em 3.3.1672 de Margarida filha de Domingos Barreto e de Sebastiana Gomes. Foram Padrinhos Miguel Dias ( não sei se será o Pai da minha 5º Avó Maria Antónia Barreto que nasceu em Galveias a 20.2.1724, cuja Mãe era Catarina de Sena Barreto) e Isabel Fortes.
Será a sua Margarida?
Cumprimentos

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montalegre

#152898 | Ana Luisa | 18 abr 2007 22:51 | Em resposta a: #152583

Cara Margarida

Não sei se essa será a minha Margarida pois a data de nascimento é muito anterior ao nascimento das netas(1750 e1755).Agradeço a informação e quando a puder confirmar, indo ao arquivo procurar, dir-lhe-ei,pois tenho que encontrar a filha Teresa de Jesus(n.Benavila).
Nos meus papeis encontrei um neto de José Barreto:António(nascido em Galveias em 1-7-1824)filho de Plácido Barreto e de Mariana Garcia.Neto paterno de José barreto e de Ana Saramaga.Neto materno de José Garcia e de Joana Varella.
Os padrinhos aparecem na página 95 do livro Genealogias Alentejanas.O padre Francisco Maria Rogatti e Ana dos Inocentes Rogatti(penso que seria irmã do padre,não sei se estou enganada)e seu marido António da Silva Areias(Sargento Mor das Galveias).
Tenho um óbito em Galveias em 17-3-1806 de Francisca Barreto viúva de Manoel de Oliveira.Não sei quem são.

Cumprimentos
Ana Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montaleg

#152958 | margaridabreu | 19 abr 2007 14:06 | Em resposta a: #152898

Cara Ana Luisa

Quanto à sua Margarida nunca se sabe! Ainda ontem estive com um assento de baptismo cuja criança nascia do 5º casamento dos Pais.
Agradeço a sua informação e já agora dou-lhe outra. O Plácido foi baptizado na Igreja das Galveias a 26.10.1796.
Cumprimentos
Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montaleg

#158898 | Fres | 09 jun 2007 12:02 | Em resposta a: #152898

Bom dia a todos.

António Gonçalves Pereira casado com Domingas Rodrigues teve Manoel José Gonçalves de Pondões, S. Vicente de Chã, Montalegre. Este casou com Theresa Rebelo (n. 31.05.1730 em Lamedo, Rossas, Vieira do Minho). Infelizmente, ainda não pude pesquisar no concelho de Montalegre. Se alguém conseguir relacionar estes dados com outros que tenha, agradecia.

Sérgio Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montaleg

#172476 | MarciaGo | 12 nov 2007 14:46 | Em resposta a: #149268

Me registrei hoje nesse sitio e já me surpreendi ao ver os Gonçalves de Medeiros...
Sim, parece que são muitos.
Me chamo Márcia Gonçalves e vivo no Rio de Janeiro.
Meu avô era Pedro Gonçalves nascido em Medeiros, Montalegre em 27.08.1889 ou 1888 ...não sei bem.
Creio que meu avô deve ter sobrinhos ainda nessa região.
Há um dois anos atrás consegui a informação de que sua certidão de nascimento deveria estar em um arquivo geral de Vila Real.

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montaleg

#172569 | cverde | 12 nov 2007 22:43 | Em resposta a: #172476

Medeiros pertence à freguesia de Vila Chã, concelho de Montalegre, distrito de Vila Real cujos registos paroquiais de batismos/casamentos/óbitos se encontram efectivamente no Arquivo Distrital de Vila cujo site poderá consultar em:

h t t p : / / w w w . advrl.org.pt / index . html (sem espaços)

Atravé do site poderá solicitar uma pesquisa do asento de batismo do seu avô através dos seguintes passos:

Serviços -» Pesquisas -» Registo Civil -» Registos de nascimentos.

Boa sorte!

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montaleg

#172579 | MarciaGo | 13 nov 2007 00:21 | Em resposta a: #172569

Muito Obrigada Luis!
Em 2002 havia feito uma pesquisa pela internet e na ocasião fiquei sabendo que a certidão de meu avô estava agora no arquivo distrital de Vila Real e não em Montalegre, como eu pensava. O problema é que a pessoa me informou também que tal arquivo distrital não estava disponível por internet o que fez com que eu desistisse.
Agora fiquei imensamente feliz em saber que já existe um site do Arquivo.
Já entrei e solicitei uma cópia da certidão.
Obrigada novamente!
Um abraço ,
Márcia

Resposta

Link directo:

Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montalegre

#362811 | CaP | 27 out 2015 18:00 | Em resposta a: #150505

Margarida Abreu,
Cara Senhora,
Desculpe meter-me na vossa conversa com 8 anos de atraso, mas o vosso assunto também me interessa.
A Ana Saramaga (*1758) de que fala acima, casada com José Barreto Afonso, é irmã da Maria Joaquina Saramaga, casada com Jerónimo dos Ramos Barreto, meus antepassados diretos em 7ª geração.
Este Jerónimo dos Ramos Barreto é filho de Francisco Álvares Barreto, filho de Manuel Gomes Barreto, filho de Tomé Barreto.
Por outra via, descendo de Luís António Saramago (*1723), Pedro Dias Saramago (*1671) e Francisco Dias Saramago.
Por favor partilhe comigo a informação que tem sobre estes ramos. Procurarei fazer o mesmo.
Obrigado.
Cumprimentos,
Carlos CaP

Resposta

Link directo:

Gonçalves da localidade Medeiros-Chã- Montalegre

#377019 | vallemo | 16 jan 2017 10:06 | Em resposta a: #139618

Bom dia a todos!

Não têm, na vossa ascendência, uma Benta Afonso, de Medeiros, mãe (com pai incógnito) de um José Afonso da Moreira, nascido em 1833?

Cumprimentos,
Miguel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 03:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen