Famílias:Correia/Almeida, Ag Beira ou Dist. Guarda

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Famílias:Correia/Almeida, Ag Beira ou Dist. Guarda

#139660 | miguelnoutel | 09 jan 2007 00:39

Caros confrades,

Tenho um casal
1. João Correia = Maria Dinis de Almeida, que teve:
2. António Correia, n. de Coruche, Aguiar da Beira, mas que foi casar a Góis a 18.7.1709 (cc Maria das Neves do lugar do Nogueiro, Góis) e † a 1760´, que teve:
3. António, seu primeiro filho, baptizado em Nogueiro, Góis a 13.6.1712

Com estes dados calculo que o assento de casamento do casal (João Correia e Maria Diniz de Almeida) e o assento de bap do António Correia se situarão no último quartel do séc. XVII, entre 1670 e 1693, 94.

Ninguém terá um tal casal para o concelho de Aguiar da Beira ou concelhos limítrofes (incluindo concelhos do Dist. de Viseu) e para o séc. XVII?
Ninguém tem ideia de quem poderá ser esta gente?
Os paroquiais de Coruche parece que estão um pouco danificados.

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias:Correia/Almeida, Ag Beira ou Dist. Guarda

#139748 | miguelnoutel | 09 jan 2007 20:37 | Em resposta a: #139660

Renovo o apelo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias:Correia/Almeida, Ag Beira ou Dist. Guarda

#139764 | rmfrp | 09 jan 2007 23:01 | Em resposta a: #139660

Caro Miguel Noutel:

Eu tenho uma antepassada de Coruche, no século XVIII, e curiosamente com o apelido Almeida. Devido à falta de registos paroquiais não sei nada sobre a sua ascendência. Apenas consegui apurar o seguinte:

Águeda de Almeida, n. Coruche, c. c. José Luís, n. Quinta de Açores, freg. Aguiar da Beira. Tiveram:
- Ana Maria de Almeida, n. Quinta de Açores, c. c. José de Lemos, n. Quinta de Açores, com filhos nascidos a partir de 1795.
- Luísa Maria de Almeida, n. Quinta de Açores, c. c. Anastácio José de Frias, n. Quinta de Açores, com um filho nascido em 1806.

José de Lemos e Anastácio José de Frias eram ambos de Luís de Lemos, n. Quinta de Açores, e Francisca Maria, n. Souto de Aguiar.

Infelizmente é tudo o que tenho.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias:Correia/Almeida, Ag Beira ou Dist. Guarda

#140152 | miguelnoutel | 13 jan 2007 19:24 | Em resposta a: #139764

Carissimo Rui Pereira,

Cá nos encontramos, mais uma vez! Não recuei mais naqueles meus Sá Pereira, de Coja, pois os mais remotos apenas referem a residência e não a naturalidade.
Os assentos de Coruche parece que estão detriorados, mas disponíveis para consulta. Quando tiver disponibidade quero iniciar as minhas investigações no ADG e estes assentos de Aguiar da Beira serão dos primeiros a verificar. Para já, vou pedir no ADG que me façam uma busca. por estes nomes.
Uma nossa confrade fez uma busca rápida pelos paroquiais do último quartel do séc XVI, encontrou em Coruche uma Ana, filha de um João Correia, mas o nome da mãe não coincide. O que também não significa que não sejam os meus, pois no assento de um dos netos ela vem com nome diferente do que aparece nos outros. Aliás, gostaria que me comentasse esta estranha descoberta, já que é impossível que não se trate da mesma pessoa!
É que, nos assentos de casamentos de 3 dos netos estes aparecem como filhos de António Correia, de Coruche, Aguiar da Beira e a mãe Maria das Neves, do Nogueiro, Góis, filha de Domingos Francisco n. Alagoa Cimeira cc Ana das Neves n. e m.res Nogueiro e netos de João Correia e Maria Denis de Almeida, de Coruche. No assento de casamento do neto mais velho, António Correia este aparece como filho de António Correia, de Coruche, Aguiar da Beira e a mãe Maria das Neves, do Nogueiro, Góis, filha de Domingos Francisco n. Alagoa Cimeira = Ana das Neves n. e m.res Nogueiro e netos de João Correia e Paula Francisca, de Coruche.
Tem alguma explicação para isto? Uma seria não ser amesma pessoa e ter havido uma fabulosa sequência de coincidências, o que não me parace crível!
Tenho notícias de Almeidas, por esta época, na freg. de Aguiar da Beira e nos concelhos de Moimenta da Beira, Pinhel e Almeida.

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias:Correia/Almeida, Ag Beira ou Dist. Guarda

#140449 | rmfrp | 16 jan 2007 21:35 | Em resposta a: #140152

Caro Miguel Noutel:

Muito obrigado pela sua resposta.

O tipo de erro que encontrou nos registos de casamento não é infelizmente tão incomum como se poderia supor. De todos os dados existentes nos registos paroquiais, os avós dos casamentos são os menos fiáveis por serem os que correspondem a pessoas mais antigas. Já em mais de uma ocasião encontrei indicações de avós que foram desmentidas pelos registos de casamento da geração imediatamente anterior. Neste caso, e por haver três registos com o mesmo nome, suponho que sejam esses os registos correctos.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias:Correia/Almeida, Ag Beira ou Dist. Guarda

#140461 | JMSA | 16 jan 2007 22:48 | Em resposta a: #140152

Caro Confrade
Aproveitando este tópico e a sua mensagem gostaria de saber o que tem sobre os Almeidas de Pinhel e Almeida.
Muito obrigado
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Famílias:Correia/Almeida, Ag Beira ou Dist. Guarda

#140767 | jarbas | 19 jan 2007 05:49 | Em resposta a: #139660

Caro Miguel Noutel, Notei que v. tem transito no AD Guarda e solicito que v. me ajude localizar informações sobre José Homem de Almeida, da cidade de Guarda, casado com Eugênia de Jesus e que veio com a família para o Brasil de 1840 a 1860.
Seu filho Antonio Homem de Almeida nasceu na cidade de Guarda em18/01/1841.
Agradeço. Mario.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias:Correia/Almeida, Ag Beira ou Dist. Guarda

#140950 | miguelnoutel | 20 jan 2007 20:03 | Em resposta a: #140461

Caro JMSA,

Aquilo que sei de Almeidas de Pinhel e Almeida li aqui no fórum num tópico iniciado por si.
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=51899
Lamento não poder ajudar.

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias:Correia/Almeida, Ag Beira ou Dist. Guarda

#140951 | miguelnoutel | 20 jan 2007 20:24 | Em resposta a: #140767

Caro Mario,

Desculpe só agora responder. Lamentavelmente, não faço investigação no Arquivo Distrital da Guarda, embora tenha, um dia, de vir a fazê-lo.
Aliás, neste momento, acho que nem no Arquivo da Universidade de Coimbra vou poder continuar a investigar pois o cerco dos afazeres profissionais aperta-se. E com muita pena minha pois o que comecei por brincadeira acabou por transformar-se numa das coisas que mais gosto de fazer. Mas, lá terá que ficar para férias e para a reforma (se, pelo andar da carruagem, algum dia a vier a ter!)
Sugiro-lhe que contacte o Arquivo Distrital da Guarda e requeira uma busca. Tem ideia de com que idade foi para o Brasil? E o casamento, terá sido na cidade da Guarda? O filho António, foi o primogénito? Para o assento de casamento do José sugiro-lhe que requeira a busca entre 1805 e 1815, enquanto que para o assento de casamento deste José com a Maria o intervalo de 1831 e 1840.
Os meus melhores cumprimentos,
Miguel
Coimbra - Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Famílias:Correia/Almeida, Ag Beira ou Dist. Guarda

#141000 | JCA | 21 jan 2007 10:06 | Em resposta a: #140152

Caro Miguel

Tenho ascedência em "Almeida" de Aguiar da Beira, e ainda não tive possibilidade de verificar se há registo de Maria Ignácia de Almeida, filha de paulino de Almeida de Josefa Maria, ambos de Aguiar da Beira;
Maria Ignácia casou cerca de 1757, pelo que poderá ter nascido, provavelmente, entre 1737 e 1747;
Será que tem alguma informação que me possa ajudar?
De Moimenta da Beira também gostava de informação sobre a família "Vieira de Almeida", tem alguma coisa relacionada?

Obrigado,

José Manuel Correia Alves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias:Correia/Almeida, Ag Beira ou Dist. Guarda

#146313 | miguelnoutel | 03 mar 2007 20:26 | Em resposta a: #139660

...

Resposta

Link directo:

RE: Famílias:Correia/Almeida, Ag Beira ou Dist. Guarda

#148895 | miguelnoutel | 17 mar 2007 21:39 | Em resposta a: #146313

...

Resposta

Link directo:

RE: Famílias:Correia/Almeida, Ag Beira ou Dist. Guarda

#149989 | miguelnoutel | 24 mar 2007 19:30 | Em resposta a: #148895

Renovo pedido

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 10:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen