família Vaz

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

família Vaz

#139708 | JOÃO FRANCISCO | 09 jan 2007 15:32

Olá Pessoal,
Sou brasileiro de origem portuguesa,e busco parentes de meu bisavô paterno : Manoel Lourenço Vaz,que ainda vivam em Portugal. Ele emigrou para o sul do Brasil, no final do séc.19, casado com Albina Marques Vaz. O embarque se deu em um vapor ,na cidade de OPorto-Portugal, e provávelmente suas origens são os distritos do norte do País(Douro

Resposta

Link directo:

Êrro de pontaria?

#139722 | salen | 09 jan 2007 17:24 | Em resposta a: #139708

Caro João Francisco,
Permita-me comentar alguns pontos da sua mensagem:
1. não existe (pelo menos eu não conheço) nenhuma cidade em Portugal com o nome de 'OPorto'. Há una americanos e uns ingleses que costumam escrever o nome da cidade portuguesa do 'Porto' assim, MAS na língua deles. Mas como você está a escrever em português, não deve ser a mesma (ou será?...) ...
Vá lá, use a nossa língua, como deve ser, não copie os estranjas ...
2. dizer, com a intenção de procurar alguém, que a origem dessa pessoa ou pessoas é 'provavelmente' (ainda por cima) os distritos do Norte do país, é o mesmo que se eu dissesse que tenho aí um tio provavelmente 'no Sul do Brasil', ou seja, equivale a não dizer nada;
3. parentes que sejam descendentes de alguém que emigrou há mais de cem anos. Ou os Srs. seus bisavós mantiveram uma estreita ligação com os parentes em Portugal que se manteve na descendência ou das duas três: os que se lembravam dele já faleceram; os que poderiam ter deles ouvido falar, hoje já nem devem ouvir, quanto mais navegar na internet; e os da terceira e quarta geração muito provavelmente não fazem a menor ideia de quem sejam esses senhores;
4. um site de genealogia é um bom veículo para a troca de informações sobre parentes. Mas note bem:
- não é tanto para a BUSCA, é mais para a TROCA, porque a busca é com cada um, nos registos, como está bem explicado ali à esquerda em cima na barra verde, no Home>Iniciação à Genealogia (vá la ver);
- e nem é tanto para parentes VIVOS: é mais para os mortos: para os vivos há os anúncios em jornais das localidades, as pesquisas nas listas telefónicas e coisas do género. Mas isso não é bem bem genealogia ... enfim.

Caro participante, se quizer fazer genealogia e se vir de repente bloqueado num passo, meu caro amigo haverá sempre alguém neste Forum pronto a dar uma mão (ou as duas!). Mas tem é que demonstrar que fez qualquer coizinha, não é?
Vá lá à página de rosto e leia. Se tiver dúvidas, volte a este seu Tópico e pergunte.
Os melhores cumprimentos, e boas pesquisas (nos registos, nas conservatórias, aí e aqui, por mail, por carta, etc.: não é uma coisa para um fim de semana)
VF

Resposta

Link directo:

RE: família Vaz

#139723 | salen | 09 jan 2007 17:35 | Em resposta a: #139708

Esqueci-me do principal:
5. Vaz é uma coisa chamada 'patronímico', ou seja um segundo nome de quem era filho de alguém chamado Vasco. Lá pela Isade Média, quando esses apelidos começaram a se fixar, o filho do Vasco era o Não-sei-quantas Vaz, assim como o filho do Henrique era o Fulano Henriques, o filho do Gonçalo era o Sicrano Gonçalves, o filho do Rodrigo era o Beltrano Rodrigues, e por aí afora. Por isso, não existe 'uma' família Vaz: há centenas ou milhares, do Brasil a Timor, e que não têm nada a ver umas com as outras.
Se lhe aparecem 800 pessoas de apelido Vaz, 'do Norte do País', como é que você sabe os que têm a ver consigo?

Por isso, mais uma razão para você descobrir - pela pesquisa nos documentos - quem são os SEUS Vaz.
(e até pode-se dar o caso de uma ou duas gerações atrás deles não terem nenhum ascendente chamado Vaz, e ter sido um apelido adoptado recentemente. Mas isso é outra história)

Mais uma vez, boas pesquisas, e pergunte sempre. VF

Resposta

Link directo:

RE: família Vaz

#139745 | JOÃO FRANCISCO | 09 jan 2007 19:57 | Em resposta a: #139723

Prezado Salen,
Cabe algumas considerações importantes:
-Em sua grande maioria,os Imigrantes de várias nacinalidades que vieram ao Brasil ,eram pessoas de pouca instrução e que tentavam aqui condições dignas de sobreviver e prosperar, e que embora muitos deixassem sua terra natal com lágrimas nos olhos, fizeram questão de se sentirem o mais rapidamente "Brasileiros".
Este período de integração e adaptação ao novo País, queiramos ou não, fez com que estas pessoas praticamente se desligassem definitivamente da terra natal.
E imagine você, ainda mais se tratando de pessoas que falavam o mesmo idioma, como os imigrants Portugueses.
Devido à bareira linguística, é lógico que os Alemães e italianos(que vieram em grande número ao Rio Grande do Sul),formassem clubes,associações e outras entidades, para que se sentissem protegidos e amparados num ambiente bem mais hostil e diferente,como era o Brasil no séc 19.
Por isso, os netos e bisnetos de imigrantes Alemães,Italianos,Poloneses, fácil e rapidamente encontram parentes nos Países de origem.
Tenha certeza também, que estamos falando de viagens que ocorreram á 100 ou 120 anos.
Isto explica em parte,o conteúdo vago dessas minhas informações lançadas no fórum.
Lamentavelmente a única coisa que tenho é o depoimento verbal de meu falecido Pai que sempre que podia dizia todo orgulhoso: "sou neto de um Português que veio da cidade do Porto"
Nos últimos 30 ou 40 anos é que devido ao interesse de netos e bisnetos de imigrantes,como é meu caso, aumentou o interesse em buscar parentes que ficaram no País de origem.
Antes de pedir ajuda ao fórum, já consultei o "projeto Imigrantes",que reune muitas informações disponíveis sobre Imigrantes Portugueses,Espanhóis,Italianos e Alemães que vieram ao R.g do Sul(Brasil),no entanto na listagem disponível,aparecem mais de 30 "Manuéis Vaz" exatamente no período da chegada de meu bisavô,no entanto nenhum "Manoel Lourenço Vaz".
Provavelmente pode ter havido algum erro de registro na hora da chegada,ou coisa que o valha, mas com certeza o nome completo é o último.
Estou tentando,também contacto via Internet, com o Arquivo Distrital do Porto, que ainda pode ter informações mais objetivas ,porém o endereço de email que possuo,talvez estaja errado, impossibilitando efetivar a comunicação.
Em resumo Salen, agradeço suas orientações,mas compreenda que as tentativas não se esgotam neste fórum.

Resposta

Link directo:

RE: família Vaz

#139753 | carlos luiz | 09 jan 2007 21:01 | Em resposta a: #139745

Caro João Francisco

O endereço email do Arquivo Distrital do Porto, é o seguinte(adpr@adporto.iantt.pt)
Com desejos de Boas Festas, e muitas prosperidades para conheçer os seus ascendentes Portugueses, pena que não que sejam do Distrito de Castelo Branco, concelho da Sertã poderia ajudar!
Cumprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

Afinal temos pesquisador

#139792 | salen | 10 jan 2007 12:24 | Em resposta a: #139745

Caro João Francisco,
Conheço perfeitamente esse estado de espírito, a ´partida para sempre' de quem atravessava o Atlântico, o esforço de integração ou melhor, de aclimatação, uma vez que na maior parte das vezes era 'cada um por si e Deus por todos'.
E compreenda que por uma mensagem breve dificilmente se pode perceber até que ponto vai o real interesse de carácter genealógico do interveniente.
E a propósito, o meu nome é Victor Ferreira (passei a 'salen' porque já estava farto de escrever um nick longo).
Passemos a mais umas sugestões, uma vez que parece que está no bom caminho. Faltar-lhe-ão apenas uns passos (e uma pontinha de sorte) para apanhar o fio à meada:
1. recolha as certidões de nascimento do Sr. seu Avô. Nela descobre os nomes dos avós dele, ou seja, os pais do seu bisavô Manuel Lourenço Vaz;
2. recolha os registos de entrada dos tais trinta Manuéis Vaz (considere Manoel e Manuel indiferentemente). E também encare a hipótese de se isto falhar, recolher as dos Manuéis/Manoéis Lourenços. Nesses registos estarão os nomes dos pais, que poderá confirmar com o registo de mascimento/baptismo do Sr. seu avô: serão claro está os avós paternos dele;
3. com a confirmação de qual dos Manuel/Manoel Vaz/Lourenço Vaz se trata, descubra o navio, a data de partida/chegada, porto de embarque (aqui provavelmente Porto, mas é melhor que os documentos o confirmem);
4. com essas informações, apresente ao Distrital do Porto o seu caso, com dados, datas mesmo que aproximadas, nome da pessoa em questão E dos seus pais, e ainda, se tiver muita sorte, alguma referência a um Concelho (Município) e fundamentalmente uma Freguesia (a menor região administrativa). Eles procurarão (se houver, o que é pouco provável) o registo do passaporte, e aí ... finalmente ... a confirmação (ou a informação) do local de origem.
A partir daí é continuar, geração após geração.
Boas pesquisas.VF
P.S.: provavelmente já sabe, mas procure num motor de busca o site do IANTT (Instituto dos Arquivos Nacionais - Torre do Tombo), e ao lado esquerdo clique em Arquivos. Clique de novo no link Arquivos e chega à lista de sites e endereços electrónicos, onde encontrará o do Porto.

Resposta

Link directo:

[óbito do Sr. seu Bisavô]

#139793 | salen | 10 jan 2007 12:42 | Em resposta a: #139745

Mais uma vez, com a pressa, esqueci-me de uma coisa.
- recolha também a certidão de óbito do Sr. seu Bisavô. Pode ser crucial para saber em que ano nasceu, uma vez que pode lá conter a idade com que faleceu, ou mesmo a sua data de nascimento, bem como outras informações importantes sobre o seu local de origem.

Resposta

Link directo:

RE: família Vaz

#139820 | JOÃO FRANCISCO | 10 jan 2007 19:08 | Em resposta a: #139753

Prezado Carlos,
Agradeço pelo email, certamente diferente daquele que me era disponível.
Provavelmente agora poderei comunicar-me com o Arquivo do Porto.
Estou planejando uma viagem à Portugal, e penso que em 2 ou 3 anos poderei realizar este sonho.
Por enquanto sigo na busca, de parentes vivos aí na Europa.
Um abraço, João Francisco da Silva Vaz.

Resposta

Link directo:

RE: Afinal temos pesquisador

#139822 | JOÃO FRANCISCO | 10 jan 2007 19:14 | Em resposta a: #139792

Prezado Victor,
Agradeço o interesse demonstrado pelo meu assunto.
Agora é "arregaçar as mangas" e buscar as informações que me sugeriste procurar.
Abraços e até breve.
obs: Tendo novidades consistentes,farei questão de compartilhá-las neste fórum.

Resposta

Link directo:

RE: família Vaz

#139963 | Limão | 11 jan 2007 23:09 | Em resposta a: #139708

A minha falecida sogra chaqmava-se Maria Vaz Monteiro, ela foi ao Brasil com um ano de idade, tinha lá família irmão, José Vaz Monteiro,e um filho deste Alfredo, que tinha um restaurante em Copacabana Brasil, eram naturais da freguesia de S. Miguel do Monte Fafe.onde tem muita descendência com esse nome.

Resposta

Link directo:

RE: família Vaz

#139999 | JOÃO FRANCISCO | 12 jan 2007 10:10 | Em resposta a: #139963

Limão, obrigado pelo interesse, porém não me consta que tenha antepassados diretos com sobrenome Monteiro(pelo menos até a geração de meu bisavô que era o Imigrante).
Abraços, João Francisco .

Resposta

Link directo:

RE: família Vaz

#140065 | roz | 12 jan 2007 19:26 | Em resposta a: #139999

Caro Joao Francisco

Eu tambem tenho o apelido Vaz e sei que os meus eram de Tourem, concelho de Montalegre, Distrito de Vila Real. Nunca ouvi falar do seu parente mas sei que pessoas de Tourem foram para o Brasil. Havia um que voltou 'a terra reformado e onde era conhcido pelo "Brasileiro" por la ter estado muitos anos. Eram conversas que ouvia de meu pai e minha avo' sobre coisas que passaram em fins do sec.XIX principio de XX.

Como tambem estou procurando parentes telefonei ao Arquivo Distrital de Vila Real e disseram-me que so ha registos referentes aquela zona de 1860 a 1884 e de 1891 a 1899. Disseram que 'a anos houve um fogo e queimou muita coisa. Contudo se acha que as datas sao boas para o seu parente pode tentar.

Boa sorte com as suas pesquizas.

Rosario Vaz

Resposta

Link directo:

RE: família Vaz

#140209 | Fres | 14 jan 2007 18:55 | Em resposta a: #139963

Caro Limão,

Permite-me contacta-lo pois a minha avó também se chama Maria Vaz Monteiro e nasceu em lugar de Luílhas, S. Miguel do Monte. Porém sempre morou em Portugal pois casou e foi morar para o vizinho concelho de Vieira do Minho. Eu fiz a minha árvore genealógica do lado dela e pesquisei bastante os Vaz Monteiros. Se estiver interessado nalguma informação, contacte-me através do meu email: Fres1969 arroba gmail ponto com.

Quanto aos outros, existe um site que disponibilize um ficheiro com os nomes (as vezes a paternidade), o local de embarque, desembarque, ano, etc... dos emigrantes portugueses para o Brasil. Tenho aqui mas já não me lembro onde encontrei. Se alguém necessitar, eu posso pesquisar.

Sérgio Fres

Resposta

Link directo:

RE: família Vaz

#140212 | Fres | 14 jan 2007 19:03 | Em resposta a: #139999

Caro João Francisco,

Tentei contactar o amigo Limão pois acho que devo ter ascendência comum com ele e venho também tentar contactá-lo. Isto porque faço a minha árvore genealógica a vários anos. A minha avó Maria Vaz Monteiro nasceu no lugar de Luílhas, São Miguel do Monte. A avó paterna dela chamava-se Maria Joaquina Vaz, esta filha de José Joaquim Vaz (n. 03-03-1836) e Jacinta Gonçalves de Macedo, ambos de São Miguel do Monte. Casaram estes em 28-07-1856. Tenho ainda várias gerações seguintes que poderão interessar. Se me quiser contactar, agradeço-lhe. Quanto ao conselho que lhe deram para obter o óbito do seu bisavô, seria bastante útil nas suas investigações.

Cumprimentos,

Sérgio Fres

Resposta

Link directo:

RE: família Vaz

#140273 | JOÃO FRANCISCO | 15 jan 2007 10:11 | Em resposta a: #140209

Prezado Sérgio,
Obrigado pelo interesse demonstrado.
Se puderes encontrar qual site ou endereço que contenha informações mais precisas sobre emigrantes que partiram para o Brasil em fins do séc.19,como foi o caso de meu bisavô,ficarei imensamente grato,
um abraço, João Francisco S.Vaz.
*enquanto isso,aqui no Brasil vou atrás da certidão de óbito dele, a ver se encontro seu local e data de nascimento.

Resposta

Link directo:

RE: família Vaz

#140277 | JOÃO FRANCISCO | 15 jan 2007 10:25 | Em resposta a: #140065

Olá Rosário,
Através do atestado de óbito de meu bisavô(caso o encontre em cartório no Brasil),pretendo saber o exato local de nascimento dele aí em Portugal.
Quem sabe possa ser da vossa região.
Este arquivo de Vila Real responderia à uma consulta por email?
Se achas que sim, tenta me conseguir email e/ou endereço postal.
Abraços, João Francisco Vaz.

Resposta

Link directo:

RE: família Vaz

#140330 | roz | 15 jan 2007 17:37 | Em resposta a: #140277

Caro Joao Francisco

Certamente que sim. E-mail: correio@advrl.org.pt e tambem advrl@advreal.iantt.pt (este e' para a Torre do Tombo pois certas datas ja estarao ai').
O site deles e' www.advrl.org.pt se quizeres dar uma olhadela.
A morada postal e': Arquivo Distrital de Vila Real, Av. Almeida Lucena, 5
5000-660 Vila Real
Telefone 259 330820 Fax 259 325712

Acho ser preferivel comecar com e-mail pois sera' mais rapido.
Espero que em breve encontres a tal certidao.
Boa sorte.

Rosario Vaz

Resposta

Link directo:

RE: família Vaz

#140545 | RSolange | 17 jan 2007 21:08 | Em resposta a: #140212

Caro Sérgio,

Por acaso a sua avó ou o seu bisavô teria algum parentesco com a Sra. Tereza de Jesus Vaz. Ela era a minha bisavó.

Resposta

Link directo:

RE: família Vaz

#140627 | Fres | 18 jan 2007 13:12 | Em resposta a: #140545

Cara RSolange,

Para apurarmos isso, preciso que me forneça mais dados. Data ou ano de nascimento e local do mesmo. Além disso, se me disser onde casou e com quem, (se for em Portugal) poderei pesquisar a relação entre os nossos antepassados.
Já agora, sou morador no concelho de Cabeceiras de Basto, fronteiriço ao de Fafe. E você?

Cumprimentos,
Sérgio Fres

Resposta

Link directo:

RE: família Vaz

#140646 | Limão | 18 jan 2007 15:07 | Em resposta a: #140209

É Maria vaz Monteiro nascida em 1912, mas é filha de Domingos Vaz Monteiro de S.Miguel do Monte dos Lugares da Cunha e da Veiga.

Resposta

Link directo:

RE: família Vaz

#140653 | JOÃO FRANCISCO | 18 jan 2007 15:29 | Em resposta a: #140209

Olá Sérgio,
Te escrevo para saber se já sabes onde encontrar informações sobre emigrantes que embarcaram para o Brasil em vapores, no final do séc.19, data que corresponde à vinda de meus bisavós paternos para cá.
Enquanto isso,estou tentando descobrir sua certidão de óbito.
Abraço, João F.Vaz.

Resposta

Link directo:

RE: família Vaz

#140670 | Fres | 18 jan 2007 17:48 | Em resposta a: #140653

Caro João Francisco,

Não sei se posso dar o endereço aqui. Trata-se do museu do emigrante. Endereço incompleto é o seguinte: h??p://w??.museu-emigrantes.org. Se tiver dúvidas, pode contactar-me pelo meu mail: Fres1969 arroba gmail ponto com
Neste site depois de clicar em entrada, clique em Diáspora e depois em Emigrantes e Imigrantes que lhe permite guardar um ficheiro em excel com uma listagem dos emigrantes que saíram do pais em relação ao Brasil. (PS: não sei se você já teria tido acesso a esta informação)
Cumprimentos,
Sérgio Fres

Resposta

Link directo:

RE: família Vaz

#141050 | RSolange | 21 jan 2007 19:09 | Em resposta a: #140627

Caro Fres,

Aqui estão os dados que possuo. Nome Tereza de Jesus Vaz casada com Avelino Candido Rebordãos. Seus filhos: Manuel José Rebordãos (1891), João Miguel Rebordãos (23/12/1901), Ana M. Rebordãos (01/05/1909). Todos nascidos em Parada - Bragança - Portugal. Se tive algum dd a acrescentar lhe agradeço muito.

Cumprimentos,
Solange

Resposta

Link directo:

RE: família Vaz

#142424 | Fres | 30 jan 2007 22:41 | Em resposta a: #141050

Cara Solange,
Infelizmente só pesquisei ainda no distrito de Braga, pois é onde se encontram as freguesias de Fafe. Lamento não poder ser eu a ajudá-la.

Resposta

Link directo:

família Vaz

#409574 | Hugo_Vaz | 12 nov 2018 16:29 | Em resposta a: #139708

Boa tarde.

Prezado,

Meu nome é Hugo Wellington Vaz Farias, estou a procura de informações sobre a origem da minha família por parte de mãe, Oscarina Felix Vaz. Se puder me ajudar fico muito grato.

Sugue meus dados para contato:

hugo.wvaz@gmail.com

(91) 98182-4128

Resposta

Link directo:

família Vaz

#416658 | chriscp | 28 jul 2019 16:41 | Em resposta a: #139708

Parte de minha família materna possuem sobrenome Vaz, até meus trisavós encontrei Vaz da Costa, eles eram de Formosa, Goiás, mas ainda não avancei na árvore genealógica,

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 16:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen